terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A Liga Guineense dos Direitos Humanos defende fim das "cobranças ilícitas" no Hospital Nacional Simão Mendes, caso do desaparecimento do recém-nascido.


Por Júlio Honório Bedam ©Rádio Capital Fm  06.02.2024

Embaixador da China na Guiné-Bissau, promete o apoio do governo do seu país ao Ministério dos Combatentes da liberdade da pátria


@Radio TV Bantaba

Coreia do Norte reduz distribuição de alimentos, dizem desertores... Cerca de metade dos que fugiram entre 2016 e 2020 disseram que não receberam salários ou alimentos do trabalho.

© Getty Images

Notícias ao Minuto   06/02/24 

A maioria dos norte-coreanos que se mudaram para a Coreia do Sul na última década disseram que nunca receberam rações do governo e que tiveram de recorrer a um mercado informal para sobreviver, mostra um estudo divulgado pelo Ministério da Unificação de Seul.

O relatório de 280 páginas sobre a situação económica e social da Coreia do Norte, publicado nesta terça-feira, e citado pela Reuters, baseou-se em entrevistas com mais de 6.300 desertores entre 2013 e 2022. O ministério sul-coreano iniciou a investigação em 2010, mas esta é a primeira vez que os resultados são divulgados publicamente.

Mais de 72% dos desertores que chegaram à Coreia do Sul entre 2016 e 2020 disseram que nunca receberam rações de alimentos do governo da Coreia do Norte, mostrou o estudo, em comparação com 62% dos que chegaram antes de 2000.

Cerca de metade dos que fugiram entre 2016 e 2020 disseram que não receberam salários ou alimentos do trabalho, comparando com cerca de um terço antes de 2000. Quase 94% de todos os entrevistados disseram que ganhavam dinheiro em mercados.

As pessoas que fugiram entre 2016 e 2020 disseram que 69% da renda familiar era obtida informalmente, enquanto o grupo anterior a 2000 relatou cerca de 39%.

"Pudemos confirmar que os ambientes habitacional, médico e educacional dos residentes norte-coreanos ainda são subdesenvolvidos, e a mercantilização continua como meio de subsistência", disse o ministro da Unificação, Kim Yung-ho, no relatório.

Trinta e sete por cento de todos os entrevistados disseram que foram privados, pelas autoridades, de pelo menos 30% do seu salário. Esse número subiu para 41% depois de o líder Kim Jong Un assumir o poder no final de 2011, segundo o relatório.

Mais ainda, mais de 54% dos desertores (de 2016 a 2020) disseram ter subornado funcionários do Estado autoritário, em comparação com 14% antes de 2000.

No mês passado, Kim Jong Un advertiu que deixar de fornecer às pessoas as necessidades básicas de vida, incluindo alimentos, era uma "questão política séria".

A Coreia do Norte enfrentou uma grave escassez de alimentos nas últimas décadas, incluindo fome na década de 1990, muitas vezes agravada por desastres naturais. A sua economia tem sido atingida por sanções internacionais, bem como pela queda do comércio fronteiriço durante a pandemia.



Leia Também: Coreia do Norte diz ter testado mísseis de cruzeiro com ogivas de grande calibre 


Mutilação Genital Feminina não é prática associada ao Islão, defende o líder religioso Aladje Seco Dabo


Radio TV Bantaba

Comissão condena "uso excessivo da força" no Senegal

Forças de segurança senegalesas durante protestos contra adiamento das eleições, a 5 de fevereiro  Foto: John Wessels/AFP

Por dw.com 06/02/2024

A Comissão dos Direitos Humanos da União Africana critica a detenção de opositores políticos e a forma como as forças de segurança reprimiram os protestos contra o adiamento das eleições no Senegal.

"A Comissão está preocupada com as detenções de opositores políticos e o uso excessivo da força e de gás lacrimogéneo por parte das forças da ordem para reprimir as manifestações", disse a instituição num comunicado citado pela agência espanhola de notícias EFE.

Os membros deste órgão da União Africana com sede em Banjul, na Gâmbia, dizem também que "condenam as graves restrições impostas contra o direito de reunião e manifestação pacífica por parte das forças da ordem", criticando igualmente a detenção de "cerca de dez" ativistas na República Democrática do Congo quando protestavam no sábado passado (03.02).

O Senegal adiou as eleições presidenciais previstas para este mês, desencadeando vários protestos e críticas internacionais, com base em dois argumentos. 

O primeiro diz respeito à acusação de alegada corrupção de membros do Conselho Constitucional (CS) - o organismo garante da legalidade do processo -, feita pelo Partido Democrático Senegalês (PDS), cujo candidato, Karim Wade - filho e antigo ministro do ex-Presidente Abdoulaye Wade -, foi excluído da corrida presidencial por ter dupla nacionalidade, senegalesa e francesa, não obstante ter renunciado formal e comprovadamente à segunda, dias antes do anúncio da lista final de candidatos às eleições.

O segundo argumento foi precisamente o facto de o CS ter validado a candidatura de Rose Wardani, líder do movimento Senegal Novo, acusada nas redes sociais no dia 01 de possuir nacionalidade e número de eleitor franceses, provas alegadamente constantes numa lista do Consulado de França em Dacar.

O adiamento das eleições até 15 de dezembro e o prolongamento do mandato de Sall por mais um ano foram aprovados esta segunda-feira pela Assembleia Nacional senegalesa, pela quase totalidade dos deputados presentes.

A Juventude da Renovação Social-JRS defende a realizaçāo do congresso extraordinario do PRS como forma de ultrapassar a situaçāo interna. Por isso, a JRS inicia contactos com as partes.

Esta manhā, a JRS foi recebida em audiência pelo Presidente Interino do PRS, Fernando Dias da Costa que entretanto acolheu a iniciativa da Juventude. As explicaçōes foram dadas pelo Presidente da JRS, Ufé Vieira.


@Radio Voz Do Povo

Dirigentes do PRS inconformados com a postura do Presidente Interino, Fernando Dias da Costa realizam conferência de imprensa.


@Radio Voz Do Povo 

‼🇨🇻 250 professores cabo-verdianos sem salário há dois meses

Por DW Português para África 

Há 250 professores cabo-verdianos sem salário, há dois meses, a maioria deles deslocados em ilhas afastadas das zonas de residência. "Estão a passar por grandes dificuldades", lamenta o presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), Jorge Cardoso.

"São quase 250 professores que iniciaram funções este ano letivo" e só receberam salário durante três meses, de setembro a novembro, explicou à Lusa Jorge Cardoso, que apela ao ministro da Educação para que encontre uma "solução urgente". 

Segundo o sindicalista, o Ministério da Educação justificou-se, referindo que o pagamento de salário após os três meses iniciais carece de visto do Tribunal de Contas, que ainda não foi atribuído. O sindicato está a preparar formas de luta para maio e junho, caso não haja entendimentos com o Governo sobre divergências em aberto. (Lusa)

‼️ Guiné-Bissau: Federação anuncia saída do selecionador Baciro Candé ‼️

 DW Português para África 

Após o desaire na Taça das Nações Africanas - CAN2023, a Federação de Futebol guineense anunciou hoje que não vai renovar o contrato do selecionador nacional, Baciro Candé.

O contrato termina no próximo dia 15 de março. Candé está à frente da seleção guineense há mais de oito anos. Apurou o país para quatro edições consecutivas da CAN, mas nunca passou da fase de grupos.

A Federação guineense, entretanto, já anunciou que está à procura de um novo selecionador para comandar a principal seleção de futebol do país. #CAN2023

Vai visitar o país vizinho? Este é o aeroporto que mais malas perde... Aeroporto de Lisboa ocupa o terceiro lugar de reclamações.

© iStock

Notícias ao Minuto   06/02/24 

Quando embarcamos num voo e enviamos as malas para o porão, há uma preocupação que nos acompanha durante todo o percurso: será que as bagagens vão chegar ao destino?

Não são poucos os relatos de quem fica sem malas quando vai de viagem, ficando temporariamente sem os seus bens e pertences.

Assim, é bom que esteja ciente de onde há mais riscos de isso acontecer, porque se sofrer muito com isso, convém estar preparado para o perigo.

Assim, segundo a empresa Reclamio, especializada na gestão de reclamações de passageiros aéreos, o aeroporto que mais queixas recebe é o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas.

O aeroporto da cidade madrilena é líder de queixas não só em Espanha, bem como em toda a Europa. Ao todo, 26,5% das reclamações apresentadas na Europa em 2023 foram naquele aeroporto.

O segundo na lista fica igualmente em território espanhol. Com 13,2% das reclamações encontra-se o aeroporto de Barcelona El Prat e, no fim do Top 3, contam as infraestruturas da capital portuguesa. O aeroporto Humberto Delgado recebeu 5,8% das reclamações.

Segue-se o aeroporto de Orly Paris, em França, e o de Palma de Maiorca, em Espanha.


Passageiro vindo da Guiné Bissau traz mais de 32kg de droga em bagagens... A cocaína estava "dissimulada no interior de duas malas de porão".

© Autoridade Tributária e Aduaneira

Notícias ao Minuto   

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) informou que apreendeu 32,8 quilos de cocaína, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Em comunicado, divulgado esta segunda-feira nas redes sociais, a AT adiantou que a apreensão ocorreu no "âmbito das suas competências de controlo da fronteira externa da União Europeia".

A cocaína estava "dissimulada no interior de duas malas de porão transportadas por um passageiro proveniente da Guiné Bissau" e foi detetada na sequência de uma "verificação física à bagagem".

O passageiro foi detido e o produto estupefaciente apreendido pela AT e entregue à Polícia Judiciária (PJ).

"Estas operações são efetuadas com base em métodos e técnicas de análise de risco desenvolvidas e implementadas pela AT, na luta contra a fraude, a evasão aduaneira e fiscal e os tráficos ilícitos", pode ler-se ainda na nota.


Leia Também: Universitário vendia droga nas redes sociais e até tinha tabela de preços

Portugal: Autoridades de saúde detetaram 238 casos de mutilação genital feminina entre 2023 e 2024

Por cnnportugal.iol.pt,  06/02/2024

No total, desde 2014, as autoridades de saúde registaram 1.091 casos de MGF.

As autoridades de saúde detetaram 223 casos de mutilação genital feminina em 2023, o que representa um aumento de mais de 17% face ao ano anterior, havendo já registo de 15 situações nos primeiros 31 dias de 2024.

De acordo com dados da Direção-geral da Saúde (DGS), enviados à agência Lusa, por ocasião do Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, que se assinala esta terça-feira, entre 1 de janeiro e 01 de fevereiro foram registados 15 casos de mutilação genital feminina (MGF) na plataforma “Registo de Saúde Eletrónico”.

Já durante o ano de 2023 foram detetados 223 casos, o que significa um aumento de 17,3% face às 190 situações sinalizadas durante o ano de 2022, que já representavam também um crescimento no número de casos de 27,4% face ao período homólogo.

No total, desde 2014, as autoridades de saúde registaram 1.091 casos de MGF.

“A identificação ocorreu em diversos âmbitos: consultas de vigilância da gravidez, parto, puerpério, e em consultas e internamentos nos cuidados de saúde hospitalares e cuidados de saúde primários”, refere a DGS, relativamente aos casos identificados em 2023.

Acrescenta que nesse ano não foi detetado nenhum caso de MGF realizado em Portugal e que os casos identificados ocorreram na Eritreia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Senegal, Serra Leoa e Somália, não especificando o número exato de casos por país.

Adianta que mais de metade (50,7%) dos casos detetados nos cuidados de saúde hospitalares e primários foram do tipo I (remoção total ou parcial do clítoris e/ou do prepúcio), totalizando 113 situações.

Houve também registo de 96 casos do Tipo II (43%), em que é removido total ou parcialmente o clítoris e os pequenos lábios, podendo ou não haver excisão dos grandes lábios, além de 10 situações sinalizadas como de tipo III (4,5%), em que é feito o estreitamento do orifício vaginal através da criação de uma membrana selante, com ou sem excisão do clítoris.

Foram igualmente detetados quatro casos do tipo IV (1,8%), que incluem todas as outras intervenções nefastas sobre os órgãos genitais femininos por razões que não são de natureza médica e que incluem situações como colocação de piercings, por exemplo.

Segundo a DGS, “o país com maior prevalência de casos de MGF de tipo III identificados foi a Guiné-Bissau, com cinco casos”.

Por outro lado, adianta que “a idade média da prática foi de seis anos (mediana de cinco anos) e a idade média de identificação foi de 29,4 anos”.

“Do total de registos, 76 incluem complicações do foro psicológico, 66 obstétricas, 60 incluem complicações de resposta sexual e 62 sequelas uroginecológicas”, diz a DGS, acrescentando que cada caso registado pode corresponder a mais do que uma complicação em simultâneo, e que em 108 dos 223 casos não foram detetadas quaisquer complicações.

Para a DGS, estes registos “mostram a importância de continuar a investir-se nesta área de atuação” e salienta que no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação 2018-2030 (ENIND) “estão programadas medidas e atividades no que respeita as práticas tradicionais nefastas, nas quais se inclui a mutilação genital feminina”.

Acrescenta que, no âmbito da saúde, será alargado e consolidado o “Programa Práticas Saudáveis: Fim à MGF” e irá decorrer uma nova edição do curso de Pós-Graduação em MGF, destinado a profissionais de saúde.

Bebé desaparece após parto no hospital Nacional Simão Mendes em Bissau


 Radio TV Bantaba



Veja Também:  Criança recém nascido raptado dipus de parto na hospital Nacional Simão

PERÍODO PERMIANO: Cientistas identificam o momento da maior extinção em massa da história

© iStock

POR LUSA   06/02/24 

Uma equipa de investigação liderada por cientistas chineses determinou com maior precisão o momento da extinção em massa que ocorreu há mais de 200 milhões de anos, no final do período Permiano.

Cientistas identificam o momento da maior extinção em massa da história

O estudo da equipa, cujas conclusões foram publicadas na revista Science Advances, revelou que diferentes ecossistemas responderam a ritmos distintos à degradação ambiental, ajudando a reconstruir com maior precisão o processo de extinção em massa.

"A extinção no final do período Permiano foi a maior da história geológica, eliminando mais de 80% das espécies marinhas e cerca de 90% das espécies terrestres", disse o especialista da Universidade de Nanjing Shen Shuzhong, diretor da investigação e citado hoje pelo jornal oficial China Daily.

Os cientistas acreditam que a extinção em massa ocorreu há cerca de 252 milhões de anos, mas "faltava uma investigação detalhada sobre o seu processo em diferentes regiões e ecossistemas", disse Shen.

Agora, após mais de dez anos de amostragem no terreno e de datação isotópica de alta precisão, investigadores da China e dos Estados Unidos determinaram pela primeira vez o momento específico da extinção em massa de organismos terrestres na região de baixa latitude no final do período Permiano.

Com base em amostragens e datações, a extinção em massa da vida terrestre nas baixas latitudes no final do período permiano começou há 251,88 milhões de anos, pelo menos 60.000 anos mais tarde do que a extinção em massa da vida marinha e pelo menos 430.000 anos mais tarde do que o desaparecimento em grande escala da vida terrestre nas altas latitudes.

Com recurso à base de dados paleontológica global, os investigadores analisaram também as alterações da biodiversidade em diferentes latitudes antes e depois da extinção em massa, o que os levou a concluir que a extinção em massa nas baixas latitudes ocorreu não só mais tarde, mas também a uma escala mais pequena. Isto poderá indicar que o ecossistema terrestre nas baixas latitudes era, nessa altura, mais resistente à pressão ambiental.

"Com base nos últimos resultados, podemos reconstituir com maior exatidão o processo de extinção em massa que ocorreu há mais de 200 milhões de anos", afirmou Shen.

A extinção foi parcialmente causada por erupções vulcânicas maciças que desencadearam uma mudança climática que eliminou a maioria das espécies da Terra, dando início à era dos dinossauros.



Leia Também: A NASA pretende lançar hoje um satélite revolucionário que permitirá analisar os "sinais vitais" da Terra e alcançar uma melhor compreensão da saúde do planeta, especialmente os oceanos e a atmosfera. 

NÃO HÁ PARTIDOS POLÍTICOS (ou interesses) HOMOGÉNEOS

Por Umaro Djau

Na Guiné-Bissau, ou em qualquer outra democracia, não há partidos homogéneos. Não há partidos sem diferendos ou contradições internas. Não há partidos em completa concordância. Não há... realisticamente.

Por exemplo, quem lê a referenciada pesquisa académica de Carlos Cardoso, “A Transição Democrática na Guiné-Bissau - um Parto Difícil” (1995), compreenderá que aquando do partido único, o suposto “partido de unidade nacional” (PAIGC) tinha três tendenciais político-ideológicas: conservadores, liberais e reformistas. Cada uma dessas facções tinha umas ideias próprias sobre a vida e a gestão interna desse partido, numa dinâmica hostil e competitiva que acabou “parindo” muitos outros partidos durante a adopção do multipartidarismo.

E quem analisa o PAIGC de 2024 também compreenderá que este partido, apesar da sua longa história, continua longe de ser uma formação política homogénea. Dentro dela existem, ainda hoje, muitas convulsões e divisões internas “naturais”. Os recentes episódios que saldaram na liderança do actual governo de iniciativa presidencial por parte de Rui Duarte de Barros – contra a vontade doutra parte (dir-se-ia) – sustentam a minha tese da inevitável existência de diferendos e/ou contradições internas dentre partidos políticos.

Quem também historicamente analisar o PRS, compreenderá que o distanciamento de Kumba Iala do seu partido em 2014 para apoiar um candidato independente (Nuno Gomes Nabiam) constituiu mais um outro nítido exemplo de diferendos e/ou contradições internas. Analisando a fragmentação das “lealdades” dentro do PRS nas últimas semanas, também compreenderemos a prevalência dos mesmos dilemas (a)típicos nas convivências democráticas.

Da mesma forma, o Movimento para a Alternância Democrática, também não é completamente imune às fragilidades acimas referenciadas, resultando em diferendos e/ou contradições internas. Elas existem e são internamente palpáveis -- infelizmente. Mas, os tais diferendos e/ou contradições resultam das liberdades do pensamento e de acção que a própria democracia interna proporciona e encoraja. É a parte do jogo normal da política e da democracia, diria. Aliás, a unanimidade é uma raridade na política, por mais ilusória ou desenvolvida que ela se aparente.

Qualquer que seja o contexto estrutural ou conjuntural e o partido em causa (PAIGC, PRS, MADEM, etc.), o mais importante é termos pessoas (militantes e líderes) com a suficiente preparação, responsabilidade e cultura democrática para continuar a gerir, eficazmente, todos os desafios (e interesses) inerentes à prática livre da democracia interna e popular.

O mais importante é termos pessoas (militantes e líderes) capazes de construir – democraticamente -- todas as pontes necessárias para uma discussão séria e recorrente entre diferentes sensibilidades, facções e interesses políticos. O objectivo deve ser sempre a construção contínua de largos consensos e entendimentos.

Mas, aí está: consensos e entendimentos (políticos) têm as suas elasticidades e são, quase sempre, temporais. E, como foram os casos do PAIGC e do PRS no passado, fissuras e mutações são também inevitáveis nas vidas políticas dos partidos. O MADEM G-15 certamente não será diferente.

Por isso, independentemente da sentença final, o nosso MADEM G-15 – e todo o guineense por extensão -- tem que se habituar à cultura de diálogos permanentes, genuínos, responsáveis, cívicos e patrióticos.

Devemos tentar aperfeiçoar a cultura social e política de saber discutir, de saber perder, de saber ganhar e de saber seguir os nossos caminhos, preferencialmente, juntos, unidos e mais fortes. Quando naturalmente desavindos – tal como se aparenta -- devemos evitar, a todo o custo, a política da terra queimada. Há sempre um amanhã que esperamos ser mais tolerante e mais convergente.

As recentes aparições públicas e conjuntas de Fernando Dias (PRS) e Nuno Gomes Nabiam (APU) – e os seus respectivos acordos políticos -- demonstram que a convergência é sempre possível quando, mesmo nos momentos mais difíceis, constringimo-nos conscientemente a não trair o futuro que nos é comum.

Ciente da minha responsabilidade política e patriótica,

--Umaro Djau

Deputado da Nação/Grupo Parlamentar do MADEM G-15

6 de Fevereiro de 2024

Conselho presidencial do Iémen demite primeiro-ministro

© iStock

POR LUSA  06/02/24 

O conselho presidencial do Iémen, internacionalmente reconhecido, demitiu segunda-feira o primeiro-ministro, numa decisão inesperada que ocorre num momento em que uma coligação liderada pelos Estados Unidos tem atacado alvos dos rivais do Governo, os rebeldes Hutis, apoiados pelo Irão.

Um decreto deste conselho nomeou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Awad Bin Mubarak, como o novo primeiro-ministro do país.

Bin Mubarak, que é próximo da Arábia Saudita, substituiu Maeen Abdulmalik Saeed, que era primeiro-ministro do Iémen desde 2018.

O conselho não adiantou qualquer motivo para esta remodelação, noticiou a agência Associated Press (AP).

O Iémen está envolvido numa guerra civil desde 2014, quando os rebeldes apoiados pelo Irão, conhecidos como Hutis, invadiram a capital, Saná, e grande parte do norte.

Uma coligação liderada pela Arábia Saudita interveio meses depois e tem lutado contra os rebeldes desde 2015, para tentar devolver ao poder o Governo internacionalmente reconhecido.

A guerra devastou o Iémen, já o país árabe mais pobre, e criou um dos piores desastres humanitários do mundo. Mais de 150 mil pessoas, incluindo combatentes e civis, foram mortas.

Nos últimos meses, os Hutis envolveram-se em negociações com a Arábia Saudita, que tem procurado uma saída para a guerra estagnada.

Os dois lados disseram que alcançaram resultados positivos para restaurar um cessar-fogo expirado, sendo que as conversações entre rebeldes e sauditas fizeram parte de esforços mais amplos para encontrar uma solução política para o conflito.

Os esforços de paz têm sido dificultados desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, em outubro.

Os Hutis atacaram rotas marítimas no mar Vermelho como parte do que dizem ser a sua resposta à campanha de Israel contra os militantes palestinianos, que são, tal como os Hutis, apoiados pelo Irão.

Os ataques Hutis levaram os EUA e o Reino Unido a lançar vários ataques contra áreas controladas pelos rebeldes no Iémen.



Leia Também: Os rebeldes Hutis do Iémen estimaram hoje em 300 o número de ataques dos Estados Unidos e do Reino Unido contra áreas controladas por si e alertaram os dois países que "devem estar preparados para serem responsabilizados".


Leia Também: Um navio britânico ficou danificado num ataque de drone, esta noite, no mar Vermelho, ao largo do Iémen, disse uma empresa de segurança especializada em transportes marítimos.


Leia Também: Os Estados Unidos destruíram a maior parte dos alvos que atingiram na Síria e no Iraque na sexta-feira, em retaliação ao ataque sofrido pelas suas tropas na Jordânia, perto da fronteira síria, estimou hoje o Departamento de Defesa (Pentágono).

Senegal: Presidenciais adiadas para 15 de dezembro

Macky Sall anunicou no sábado (03.02) o adiamento das eleições de 25 de fevereiroFoto: RTS/Reuters

DW.COM  06/02/2024

O Parlamento senegalês decidiu adiar para 15 de dezembro as eleições presidenciais de 25 de fevereiro. O Presidente Macky Sall segue no poder, mas a oposição alerta para "situação catastrófica".

Os deputados senegaleses decidiram, na segunda-feira (05.02), adiar as eleições presidenciais deste mês para dezembro, uma medida sem precedentes que suscitou preocupação internacional num país normalmente visto como um farol de estabilidade na África Ocidental.

O projeto de lei foi aprovado quase por unanimidade, com 105 votos a favor e um contra, depois de os deputados da oposição terem sido retirados à força do hemiciclo.

A medida abre caminho para que o Presidente Macky Sall permaneça no cargo até à tomada de posse do seu sucessor, apesar da crescente preocupação com a erosão da democracia. 

"A situação é completamente catastrófica, a imagem do Senegal está arruinada e não creio que recuperemos desta falência democrática, deste tsunami no Estado de direito, tão cedo", disse o deputado da oposição Ayib Daffe após a votação.

Mais cedo, as forças de segurança utilizaram gás lacrimogéneo para dispersar pequenos grupos de manifestantes da oposição, que gritavam "Macky Sall ditador" em frente ao Parlamento.

Protestos violentos eclodiram nas ruas de Dacar após o anúncio do Presidente de adiar as eleiçõesFoto: Seyllou/AFP

Tensão social

O ambiente de tensão instalou-se no Senegal desde o último sábado, quando Sall anunciou um adiamento da votação de 25 de fevereiro, poucas horas antes do início oficial da campanha.

Violentos protestos abalaram a capital Dacar no domingo, e dois candidatos da oposição, incluindo a antiga primeira-ministra Aminata Touré, foram detidos e posteriormente libertados.

Na segunda-feira, o Governo suspendeu o acesso à Internet móvel, alegando a disseminação de "mensagens odiosas e subversivas" nas redes sociais.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou aos senegaleses para evitarem a violência e absterem-se de todas as ações "que possam pôr em causa o processo democrático e a estabilidade", a propósito dos tumultos dos últimos dias. 

Polícia foi acionada para conter protestos perto do Parlamento esta segunda-feira (05.02)Foto: JOHN WESSELS/AFP

"Plano presidencial"

Adotada um dia antes por uma comissão preparatória, a proposta de adiamento das eleições foi apoiada por deputados do partido de Sall, que não tem conseguido unir-se totalmente em torno do sucessor preferido do Presidente.

Moussa Diakhate, presidente do comité legislativo pró-governamental, afirmou que "o Presidente Macky Sall disse que cumpriria dois mandatos e manteve a sua palavra".

Mas a oposição suspeita que o adiamento faz parte de um "plano presidencial” para evitar a derrota, ou mesmo para prolongar o mandato de Sall, apesar de este ter dito que não se candidataria à reeleição.

Sall designou o primeiro-ministro Amadou Ba como seu sucessor. No entanto, com o partido no poder dividido quanto à sua candidatura, Sall enfrenta uma possível derrota nas urnas.

No sábado, Macky Sall disse que tinha adiado a votação devido a um diferendo entre a Assembleia Nacional e o Conselho Constitucional sobre a rejeição de candidatos.