quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo Sr. Fodélis Forbs presidiu a cerimonia de confraternização dos funcionarios desta instituição e os filhos no quadro da festa do Natal e do Ano Novo

O acto que decorreu no espaço aberto do Ministério contou com a participação de todos os funcionários dos diferentes escalões da instituição.



MOPHU/ 23.12.2021 (Quarta-feira)

Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo/ Mustafa Cassamá 


O Presidente da República no jantar de Natal com os funcionários da Presidência.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


CANCRO - Esta pode ser a chave para a prevenção do cancro, sugerem cientistas ...É o que sugere um novo estudo,

© iStock

Notícias ao Minuto  23/12/21  

Ese o simples hábito de lavar os dentes pudesse ajudar a prevenir o cancro? Essa hipótese é levantada num artigo da revista The Scientist.

De acordo com a publicação, vários estudos sugerem que a bactéria oral Fusobacterium nucleatum pode aumentar o risco do desenvolvimento de cancro na boca e no pescoço. Quando esta entra na corrente sanguínea, também pode influenciar o aparecimento de tumores noutras zonas do corpo humano, nomeadamente na cabeça.

Até aqui, os cientistas relacionavam o aparecimento destas doenças com o tabagismo e o consumo de álcool. Porém, muitos doentes oncológicos negam ter esses hábitos, pelo que os cientistas viram agora as suas atenções para a periodontite, uma infeção bacteriana nos tecidos em redor dos dentes.

Citando um estudo publicado no ano passado, a revista revela que a investigação demonstrou que ratos infetados com bactérias orais desenvolveram não só mais tumores como maiores do que aqueles que não tinham sido infetados.

A The Scientist acrescenta ainda que, estima-se que cerca de 20% dos tumores humanos estejam relacionados com bactérias, sobretudo depois de os cientistas terem descoberto uma forte relação entre o cancro do cólon e a bactéria H. pylori nos anos 90.

Guiné depositou instrumentos de ratificação de Acordo sobre Mobilidade

© Lusa

Notícias ao Minuto  23/12/21 

A Guiné-Bissau anunciou ter depositado hoje na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) os instrumentos de ratificação do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados Membros da organização.

"Concluído este procedimento, a Guiné-Bissau fará parte do grupo de quatro países para os quais este acordo entrará em vigor no dia 01 de janeiro de 2022, aplicando-se de imediato a isenção apenas aos titulares de passaportes diplomáticos, oficiais, especiais e serviço", segundo o comunicado enviado à agência Lusa.

Citando o que está previsto no Acordo, aprovado na cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP em 17 de julho deste ano, sobre a isenção de vistos em passaportes comuns ficar a depender da "negociação bilateral de instrumentos adicionais/acordos complementares" entre os nove Estados-membros da organização, o comunicado destaca a "determinação" das autoridades guineenses em iniciar o mais brevemente possível negociações bilaterais com os restantes três Estados-membros que à semelhança da Guiné-Bissau "já concluíram os procedimentos internos de ratificado" do Acordo.

"A celeridade no cumprimento dos requisitos constitucionais de ratificação" pela Guiné-Bissau "é testemunho do profundo compromisso" das autoridades guineenses "com os fins, valores e princípios da CPLP", conclui o comunicado.

O Acordo já foi ratificado por quatro dos nove países que integram a comunidade lusófona, atualmente presidida por Angola.

Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe já ratificaram o acordo e Angola já o fez aprovar no parlamento, prevendo-se que possa entrar em vigor "no primeiro dia do mês seguinte à data em que três Estados-membros tenham depositado na sede da CPLP, os respetivos instrumentos de ratificação, aceitação ou aprovação".

O acordo deverá depois ser submetido para registo, junto do Secretariado das Nações Unidas, cabendo, posteriormente, a cada país legislar em concreto sobre como irá facilitar a circulação de pessoas entre os países signatários.

Este entendimento a nível da CPLP estabelece um "quadro de cooperação" entre todos os Estados-membros de uma forma "flexível e variável" e, na prática, abrange qualquer cidadão.

Aos Estados é facultado um leque de soluções que lhes permitem assumir "compromissos decorrentes da mobilidade de forma progressiva e com níveis diferenciados de integração", tendo em conta as suas próprias especificidades internas, na sua dimensão política, social e administrativa.

Neste contexto, têm a "liberdade (...) na escolha das modalidades de mobilidade, das categorias de pessoas abrangidas", bem como dos países da comunidade com os quais pretendam estabelecer as parcerias.

O acordo define que a mobilidade CPLP abrange os titulares de passaportes diplomáticos, oficiais, especiais e de serviço e os passaportes ordinários.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, organização que este ano comemora 25 anos.

O coletivo dos técnicos de saúde ameaçam sair as ruas apartir da próxima semana

Por: Ussumane Baldé  capgb.com

“O ministério da saúde pública perdeu controle dos seus funcionários e o ministro não tem condições de continuar no cargo”.

Defende um dos porta-voz do coletivo, Dencio Florentino ie, numa conferência de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira 23-12-2021, face a situação que deparam nos deferentes centros de saúde do país.

“Se é obrigatório cada funcionário ter conta bancária porquê que o ministério da saúde vai alegar que alguns de nós suas contas são inválido” ainda afirmou que foi o chefe do governo Nuno Gomes Nabiam que ordenou a todos os trabalhadores abrirem contas bancárias, durante a primeira vigília realizada junto ao palácio do governo.

Sublinhando que já lá vão meses que não recebem, facto que deixou muito dos seus companheiros em casa e nas regiões estão a ser perseguidos por diretores de hospitais

“quando não recebe é melhor ficar em casa facto que alguns acham que é chantagem, mas pelo contrário”, afirmou

Por fim apelou os colegas que um dia passaram esta situação de abdicarem de entrar em jogos que segundo ele,pode ser benéfico por parte do patronato “enquanto colegas, precisamos vossos apoios sobretudo nas próximas vigílias”.

De acordo com que se veiculou hoje na conferência de imprensa de hoje, o coletivo de técnicos de saúde”novos ingressos” vão começar realizar manifestações sucessivas apartir do dia vinte oito do mês corrente, se caso os seus problemas não forem resolvidos por parte do patronato.

Sua Excelência Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, felicita José Lampra Cá, por ocasião da sua nomeação como Novo Bispo de Bissau, e deseja-lhe votos de êxito no serviço sacerdotal e episcopal à frente da Diocese de Bissau.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

BOLSONARO DANÇANDO FUNK "Baile de Favela Proibidão do Bolsonaro"

Noticia sobre o nosso Brasil, sobre o Governo e do nosso Presidente!

Na gravação, o presidente dança uma paródia da música "Baile de Favela", que foi intitulada "Proibidão do Bolsonaro", de autoria do MC Reaça, que morreu em 2019 após fazer sucesso durante a campanha presidencial no ano anterior. Além de exaltar Bolsonaro, a letra da música compara as mulheres de esquerda a cadelas.👇

ANEMIA - Quatro sinais de que tem falta de ferro.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  23/12/21 

A anemia é uma das consequências mais comuns da carência de ferro no organismo.

Conforme explica um artigo publicado no site Essential Nutrition, o défice de ferro é um dos desequilíbrios nutricionais mais comuns em todo o mundo, e as mulheres estão entre os grupos com maior risco.

O nutriente é fundamental para a produção de hemoglobina, uma proteína que auxilia as células vermelhas do sangue a fornecerem oxigénio ao corpo como um todo. Sendo, que o défice de ferro pode levar ao desenvolvimento de anemia. 

Eis, quatro sintomas de carência de ferro aos quais deve estar atento:

1. Sente-se exausta

É o sintoma mais comum de défice deste nutriente e possivelmente também é o mais difícil de identificar.

"As mulheres estão tão acostumadas a ter vidas frenéticas e sensação de cansaço", afirma Nancy Berliner, MD, editora-adjunta da revista Blood da Sociedade Americana de Hematologia.

"Muitas vezes apenas ignoram o cansaço por ser parte da vida", acrescenta. 

Contudo, a carência de ferro leva a que chegue menos oxigénio aos tecidos, deixando seu corpo privado de energia. Por outras palavras, se à sua fadiga 'normal' surgem sinais como sensação de fraqueza, irritação ou incapacidade de se concentrar - a falta de ferro no organismo pode ser a razão. 

2. Menstruação é intensa

Nas mulheres, a grande causa de défice de ferro são menstruações demasiado intensas, conta Jacques Moritz, MD, diretor de Ginecologia da Mount Sinai St. Luke’s Roosevelt, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

"Perdem muito sangue, substituem cerca de metade, e isto repete-se nos meses seguintes", explica. "É como abastecer um carro com uma pequena retenção no tanque". 

O especialista recomenda fazer um teste simples - se tem de mudar o penso ou tampão com mais frequência do que a cada duas horas, converse com o seu ginecologista.

3. Palidez

A hemoglobina confere a cor vermelha ao sangue e, como tal, a cor rosada da pele. Isso significa que níveis reduzidos da proteína podem contribuir para a palidez da tez, refere Moritz.

Mais ainda, se o interior dos lábios, gengivas e o interior das pálpebras inferiores estiverem menos avermelhados do que o habitual, tal pode indicar falta de ferro. 

4. Fica com falta de ar facilmente

Se percebe que está a ficar sem ar ao fazer coisas que normalmente faria sem esforço, seja por exemplo subir um lance de escadas ou ao fazer uma caminhada – a carência de ferro pode ser responsável. 

O Madem-G15 e o seu Coordenador Nacional, desejam a todos um Feliz Natal 🎄.

 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

SER PRESIDENTE NA GUINÉ-BISSAU É ENFRENTAR FERAS.

Por Gaitu Baldé  

É óbvio que a Presidência do USE tenha contestação por estar a restaurar as ordens e disciplinada do Estado e relançar o País a nível internacional. 

Assegurar esses dois pilares é resistir ataques de todos os níveis, como estamos a assistir hoje na Guiné-Bissau. O desempenho do Presidente Umaro Sissoco Embaló é incomparável com falso regime do PAIGC.

Mas, temos só que encorajar o PR que continue a trabalhar para o seu povo que é a razão principal da sua candidatura à Presidência da República. 

As ondas de mentiras e calúnias não pode tirar nem um provento de credibilidade do Povo ao General USE. Povo “ ka buru, udju odja boka kala”. 

O General USE é único PR que entrou na Presidência da República com os seus  próprios meios materiais e financeiros, não roubou do Estado, aliás nunca trabalhou no Estado guineense. Diferentes do Eng. Dr, que se tornou um dos milionários do PALOP MENOS DE UM MÊS COMO PRIMEIRO MINISTRO.

O Regime deve assegurar os elos que o unem, particularmente o PM, Eng Nuno Gomes Nabiam. O País está a erguer com sucesso, precisa de mais coesão e ações concretas.

O povo já conhece a verdade, e acredita no General Presidente.

NO ISTA NA BOM CAMINHO.

The Man Who Married 12 Wives In One House Shocked The World

 

Afrimax English