quarta-feira, 24 de junho de 2020

PAIGC_nota/conteúdo da conferência de imprensa realizada hoje em face da situação política.







Aliu Cande

NO COMMENT 04




 





Conferência de imprensa PAIGC explica como irá reagir aos avanços antid...

TODAS AS ESCOLAS PRIVADAS DO PAÍS VÃO CUMPRIR RECOMENDAÇÃO SANITÁRIA


Todas as Escolas Privadas do país vão cumprir todas as recomendações dadas pelas autoridades de Saúde, desde uso de mascaras, lavagens de mãos e entre outros durante retomas de aulas do ano lectivo 2019/2020 que esta prevista para o dia 13 de Julho.

Garantia foi dada esta manhã ao microfone da Rádio Nossa FM, pelo Presidente da Federação Nacional de Estabelecimentos de Ensino Privado.

Reagindo sobre calendário de Conclusão de aulas alcançada numa reunião no passado Sábado (20 deste mês) entre Ministério de Educação e seus Parceiros Envolvidos no sector Educativo, Agostinho Biague para além alertar os alunos a estarem preparados, afirmou que o prolongamento previsto permitirá Escolas Privadas concluírem programas do presente ano escolar.

Uma das maiores preocupações da Federação Nacional de Estabelecimentos de Ensino Privado do país, continua ser sustentabilidade de Escolas, segundo Agostinho Biague maiores destas Escolas alugaram casas e dai que precisam de apoio do Governo para colmatarem alguns devidas que poderão ter ao longo deste Estado de Emergência, disse.

RN,24.06.20
POR:NGS

POR RÁDIO NOSSA

Keita Umo was live

O Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo preside hoje a reunião de Conselho da Defesa Nacional.


O Ministro da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria Dr Sandji Fati fará a restituição da reunião do Conselho Superior Militar que tinha decorrido no passado 19 deste mês.


















Imagem e Texto: TAFA CASSAMA

Mustafa Cassamá

TOP 7 Best Contortionists WORLDWIDE on Got Talent Global

73-Year-Old Josefina Monasterio Proves That Age Is Just A Number! - Amer...

ULTIMA HORA: A SUPOSTA "CÉLULA MILITAR" E AS CONSEQUENTES REAÇÕES

O CAPITÃO DE FRAGATA NA RESERVA SR. MÁRIO FAMBÉ MANIFESTA-SE PREOCUPADO COM A EXISTÊNCIA DE UMA CÉLULA MILITAR LIGADA A UM PARTIDO POLÍTICO.

Bissau 23 de Junho 2020
O Sr. Secretário de Estado da Ordem Pública, Capitão de Fragata na Reserva MÁRIO SIANO FAMBÉ , mostrou-se preocupado com as informações veiculadas nas redes sociais sobre a eventual existência de uma célula militar ligada a um partido político, porque “a situação representaria uma ameaça à Segurança Nacional e Sub-Regional”.



FAMBÉ fez essas considerações durante a cerimónia da entrega de produtos de higiene oferecidos pela Cruz Vermelha Internacional e 1300 máscaras caseiras doadas pela associação de alfaiates da Guiné-Conacri no país aos elementos da Guarda Nacional (GN) e da Polícia de Ordem Pública (POP).

O Sr. SEOP MÁRIO SIANO FAMBÉ reagia assim esta terça-feira, 23 de junho de 2020, às declarações do deputado do PAIGC, Wasna Papai Danfa, que seguia na mesma viatura com o empresário Armando Correia Dias (Ndinho), preso no sábado, 20 de janeiro de 2020, supostamente na posse de duas armas “AK-M”, quatro carregadores e uma arma branca (punhal), todos de uso militar. Horas depois da detenção do empresário Ndinho, Wasna Papai Danfa terá acusado os agentes da Polícia de Intervenção Rápida de serem os responsáveis pela colocação das duas armas de fogo na viatura.

O Governante explicou na sua comunicação que não queria tecer considerações sobre o mesmo assunto, dado que a Polícia da Investigação Criminal do Ministério do Interior já fez o seu trabalho e entregou todo o processo ao Ministério Público.

“Uma pessoa pode ser detida em flagrante delito, mas mesmo assim pode oferecer resistência e negar o crime cometido e que levou a sua detenção”, disse, para de seguida lembrar que o Ministério do Interior tem a missão de garantir a segurança à população, permitir o exercício dos direitos da liberdade, garantir a ordem e a prevenção da criminalidade, a fim de permitir que os cidadãos durmam sossegados.

“É meio confuso dizer que as armas foram colocadas na viatura por outra pessoa! É bom lembrar-vos que a operação decorreu no período do dia e em frente ao Ministério do Interior… como é que uma pessoa vai colocar duas armas e uma faca (punhal) na viatura ? Alguém pode dizer que as armas foram colocadas na viatura? Quero garantir que o Ministério do Interior está ciente do seu trabalho, por isso já encaminhou todo o processo para o Ministério Público”, contou.

O SEOP FAMBÉ disse que a Operação que culminou com a detenção do dirigente dos libertadores (PAIGC) Ndinho, é um trabalho iniciado há três meses.

“O trabalho deste ministério é garantir a segurança a toda população, portanto acompanhou bem todas as movimentações de Ndinho e de outras pessoas e a investigação desencadeada culminou com a detenção de Ndinho”, contou.

O Secretário de Estado da Ordem Pública denunciou a existência de uma célula portando máscaras no rosto como se de “Ninja” se tratasse e a mesma afirmar que há uma célula militar ligada a uma formação política na Guiné-Bissau. Considerou grave a situação que, na sua observação, “representa uma ameaça a segurança nacional e sub-regional”.

“Queremos ouvir as reações dos responsáveis daquela formação política sobre esse assunto”, diz o governante, mas sem, no entanto, avançar com mais pormenores sobre o nome do partido a que se referia.

By: Assana Sambú

Fonte: Joaquim Batista Correia

SISSOCO ANUNCIA QUE A TURQUIA COMPROMETEU-SE EM APOIAR A CONSTRUÇÃO DO NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL

O Chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, anunciou que o governo turco comprometeu-se em apoiar o governo da Guiné-Bissau na construção do novo aeroporto internacional, bem como de um hospital de referência no país.


Embaló fez este anuncio esta noite, 23 de junho de 2020, no aeroporto internacional Osvaldo Vieir, depois do seu regresso de visita de três dias à Turquia  e ao Qatar. Na sua visita, o chefe de Estado fez-se acompanhar da ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, do ministro das Finanças, João Aladje Fadia e dos membros do seu Gabinete, Soares Sambú e Califa Soares Cassamá.

O presidente da República, explicou aos jornalistas na sua declaração que, no encontro de trabalho mantido com o seu humólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, abordaram a questão da política internacional em particular  do conflito na Líbia. Lembrou na sua comunicação que antes da sua deslocação à Turquia, reuniu-se com o Presidente Dinnis Sassou Nguesso, indigitado pela União Africana como mediador da crise líbia.

Embaló informou que falaram igualmente da cooperação entre os dois países, tendo anunciado que o governo turco comprometeu-se em apoiar o Estado da Guiné-Bissau na construção do novo aeroporto internacional, como também apoiar na construção de um hospital de referência no país.

“Vamos receber igualmente um grande apoio para os setores da defesa e da segurança. Vou orientar o governo a estabelecer contatos com o governo turco para efeito da materialização de tais apoios”, espelhou.

Assegurou que o governo pretende abrir uma Embaixada na Guiné-Bissau, pelo que a Turkia pediu às autoridades guineenses para abrirem também uma Embaixada na Turquia.

Relativamente à sua deslocação ao Qatar, informou que aquele país asiático manifestou a vontade de abrir a sua Embaixada na Guiné-Bissau. Acrescentou que o Emir de Qatar, disse estar disponível para apoiar o país a para abrir a sua Embaixada em Qatar.

“Vamos nomear brevemente um Embaixador em Angola, porque já temos a Embaixada, Angola tem a sua Embaixada aqui e nós devemos nomear também um Embaixador naquele país”, assegurou o Chefe de Estado, para de seguida sublinhar que a relação entre a Guiné-Bissau e Angola ultrapassa-lhe a ele e ao Presidente João Lourenço.

Realçou que os dois países que visitou mostraram igualmente a vontade de apoiar o relançamento económico da Guiné-Bissau. 

Em relação ao combate a corrupção que diz ser o seu lema, explicou que haverá apoios importantes para a Polícia Judiciária, porque “se a Polícia Judiciária está bem capacitado com meios, então a economia do país vai andar no bom caminho”.

“A Polícia Judiciária é um elemento de apoio que devemos ter para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. O ministério Público deve ser forte, bem como deve haver justiça para todos. As pessoas não têm a noção que a corrupção é pior que o coronavírus ou a cólera. Por isso, vamos dar todo o tipo de apoio a Polícia Judiciária e ao serviço de informação”, disse.

“Pedi ao Emir de Qatar que nos apoie em os recursos necessários para equipar a Polícia Judiciária, ou seja, o setor da justiça em geral. Devemos transformar a Guiné-Bissau em Singapura de África”, contou. 

Por: Assana Sambú

In Jornal Odemocrata

LANÇADO O CONCURSO PARA O REFORÇO DOS JOVENS SOBRE COVID-19 EM BISSAU


A Fundação Ana Pereira (FAP) e o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP/UNFPA) lançam esta terça-feira, 23 de junho, o concurso Mestre de Covid-19 e de proteção de meninas e mulheres, inserido no âmbito de reforço do conhecimento dos jovens sobre a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O projeto que conta com parceria da empresa de telecomunicações MTN Guiné-Bissau pretende apoiar, pelo menos, 1.000 jovens entre os 15 e os 25 anos.

No ato do lançamento do concurso denominado "Mestre de Covid-19 e de Proteção de Meninas e Mulheres", a presidente da FAP, Maimuna Sillá, afirmou que um dos objetivos desta iniciativa é garantir e promover a edificação de sinergias para reflexão e promoção da igualdade e equidade de gênero no país.

Alison Cabral
Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau

Quando Eu disse que tenho nojo de justiça Guineense, é por razões óbvias, porque a muita incompetência a ser promovido
nas instituições judiciais do país.

Quando não se sabe usar o poder que se tem você se torna o seu próprio refém,
lembrem-se disso!

A Nação Guineense vive à margem da Lei, país de impunidade dos grandes ladrões bandidos corruptos desfarçados de políticos e de empresários.

A pergunta que não quer se calar é: será que
existe o espaço no ambiente tão polarizado com pilhas e ondas de ameaças no país para soltar um cidadão que foi pegue com quartéis de armas, voltar a rua, sendo ele chefe de quadrilha no país, segundo as autoridades Guineenses, pelos incidentes que ele já teve no passado?

Caso N'Dinho
O político foi libertado sob a condição de apresentação periódica no Ministério Público, no meu olhar é uma pegadinha.

Estamos perante uma República das bananas!

E Estado de badernas, a sensação é que cadeia é para ladrão de galinha.

Afirmo categoricamente de que, essa gente, está mal preparada para governar!

Prendem as pessoas que todos sabem que são desordeiros e agentes mal mas no dia seguinte, essas pessoas estão soltas sem uma justificação!

Afinal em que estado está a Governação do Estado da Guiné-Bissau?

Reconhecido internacionalmente, o Fórum da Liberdade, com o tema “Ser livre inspira criminalidade", porquê? porque é o país dos fora da Lei, essa é a razão da liberdade de um gangster preso em flagrante delito segundo afirmou o porta-voz do Ministério Interior, e agora ganha a liberdade.

1- Outra pergunta contundente é: será que não foi a perseguição POLÍTICA?

2- será que a possibilidade de autoridades portarem arma de fogo, para tentar criminalizar o cidadão Ndinho?

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I'm still learn about Life! 
Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé assinou hoje terça-feira 23 de junho 2020 um acordo de cooperação com as caritas Americanas CRs Para apoio a Cantina Escolar e, nao só.

O acordo rubricado nesta terça-feira visa entre outros, melhorar a literacia das crianças em idade escolar, melhorar a capacidade dos professores, e administradores escolares, melhorar a frequência dos alunos ambientes escolares amigo das crianças, bibliotecas escolares e oportunidades de aprendizagens entre outros.

Para o efeito as Caritas Americanas através do financiamento do Governo Americano disponibilizou 17 Milhões de dólares para o apoio a Educação na Guiné-Bissau e, em particular, a Cantina Escolar.

O projecto tem uma duração de 3 anos e vai cobrir 350 escolas das regiões de Bafatá Gabu, Cacheu Oio e Quinara, e vai Beneficiar cerca de 120 mil crianças.

Após as formalidades do acordo, o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior pediu as Caritas Americanas no sentido de ajudar o seu pelouro a encontrar parceiros que possam apoiar a educação na Guiné Bissau que esta no chão.

Jibrilo Balde explicou que o sector que tutela tem um plano sectorial, lei de bases do sistema Educativo, mas mesmo assim, foi necessário elaborar um plano de contingência.

“O plano de contingência não é só porque estamos perante a pandemia de covid -19 é porque também estamos com a Educação no chão, precisamos levantar a Educação para pelo menos estar de pé” explicou o governante.

O Ministro deixou claro que o plano de contingência não anula o plano setorial da educação, até porque é Inspirado no plano sectorial, a única coisa nova é o factor pandemia que altera a nossa maneira de estar e de Organizar a Educação, por isso o referido plano é apenas para por a Educação em pé depois poder andar no plano sectorial.

Para finalizar Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé assegurou que se for conseguido o financiamento para o plano de contingência a actual direança do Ministério vai colocar de pé a educação para poder Marchar.

Por seu turno o chefe do Departamento das Caritas Americanas na Guiné-Bissau Famari Baro, agradeceu o Ministro da Educação e Ensino Superior por ter facilitado assinatura do acordo há muito tempo desejado pela sua Organização.

Baro disse que a cerimónia de hoje, é uma grande etapa na implementação do projecto de apoio à cantina escolar na Guiné-Bissau pela Caritas Americanas e o Governo da Guiné Bissau, prometendo uma forte colaboração com a actual liderança do Ministério e todos os departamentos da Educação.

Baro pediu ao Ministro da educação para transmitir os seus agradecimentos a todo o Governo da Guiné Bissau, assegurando ainda a disponibilidade de apoiar e estabelecer contactos na busca de financiamentos para projetos de desenvolvimento Nacional.

De referir que a cerimonia foi testemunhada pela supervisora do Escritórios de Ligação da Embaixada dos Estados Unidos da America do Norte na Guiné-Bissau, Dina Adão.

Bissau 23 de Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló

Presidente da república regressou esta noite à Bissau após quatro dias de visita de trabalho a Turquia e Qatar. Umaro Sissoco Embaló acompanhado por um importante delegação governamental disse ter conseguido apoios para vários setores do desenvolvimento e combate à corrupção. O Chefe de Estado anunciou a nomeação para breve do Embaixador da Guiné-Bissau em Angola e a abertura de Embaixadas da Turquia e Qatar em Bissau, e vice-versa.