segunda-feira, 21 de abril de 2025
Uma grande cerimónia militar vai marcar o fim do mandato de Olaf Scholz como chanceler alemão, a 05 de maio, enquanto o seu sucessor, o conservador Friedrich Merz, será eleito pelo parlamento no dia seguinte, indicaram hoje fontes oficiais.
Por LUSA
Scholz sai do governo alemão a 5 de maio com grande cerimónia militar
Uma grande cerimónia militar vai marcar o fim do mandato de Olaf Scholz como chanceler alemão, a 05 de maio, enquanto o seu sucessor, o conservador Friedrich Merz, será eleito pelo parlamento no dia seguinte, indicaram hoje fontes oficiais.
A cerimónia militar é o acontecimento mais solene das forças armadas, homenageando os oficiais que prestaram serviços meritórios no final do seu mandato, de acordo com uma explicação geral do exército alemão.
Uma cerimónia musical noturna é também realizada para a despedida de presidentes, ministros da Defesa e generais.
Scholz, que assumiu o cargo de chanceler em dezembro de 2021, pode também escolher três peças musicais para serem tocadas na cerimónia.
Segundo o diário alemão Tagesspiegel, citando fontes do Ministério da Defesa, o local previsto para a cerimónia é a Paradeplatz, nos terrenos do Ministério da Defesa em Berlim.
As origens desta cerimónia remontam ao século XVI. Consiste na execução de uma marcha, de peças musicais e do hino nacional.
No dia seguinte, o Bundestag (câmara baixa do parlamento alemão) vai eleger o conservador Friedrich Merz como chanceler, que irá chefiar um governo de coligação com os sociais-democratas (SPD, partido de Scholz), na sequência das eleições federais antecipadas de 23 de fevereiro.
Na votação, Friedrich Merz, 69 anos, deverá ser eleito por uma maioria dos 630 deputados.
A União Democrata-Cristã (aliada à sua congénere bávara União Social-Cristã) venceu as eleições com 28,6% dos votos, seguida da força de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD, com 20,8%), do SPD (16,4%), dos Verdes (11,6%) e da Esquerda (8,8%).

ALIANÇA PATRIÓTICA INCLUSIVA CABAS GARANDI RESOLUÇÃO FINAL
Reunião da Conferência de Líderes da API-CG
A Conferência dos Líderes da Aliança Patriótica Inclusiva-Cabas Garante (API-CG) reuniu-se no dia 9 de abril de 2025, pelas 10 horas, na cidade de Bissau, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Período antes da ordem do dia a) Apresentação, debate e aprovação do relatório dos seis meses da presidência do Eng. Nuno Gomes Nabiam.
2. Análise da atual conjuntura política nacional.
3. Definição da nova presidência da API-CG.
A sessão foi presidida pelo Eng. Nuno Gomes Nabiam que, após verificar o quórum, declarou aberta a reunião.
Em seguida, saudou os presentes e submeteu a ordem de trabalhos à aprovação, que foi unanimemente adotada. Concluída a sessão e após um debate profundo sobre os pontos constantes da ordem de trabalhos, foram aprovadas as seguintes resoluções, organizadas em dez (10) pontos:
1. Felicitar o camarada Nuno Gomes Nabiam pelo excelente desempenho durante os seis meses em que exerceu a presidência da API-CG, destacando-se o seu relatório, que refletiu de forma fiel e objetiva as principais realizações do seu mandato.
2. Estender esta felicitação à Comissão Técnica, pelo profissionalismo, prontidão e dedicação demonstrados sempre que foi solicitada, bem como pela qualidade do trabalho desenvolvido.
3. Aguardar a divulgação do relatório da Missão de Alto Nível da CEDEAO, prosseguindo, paralelamente, com ações e estratégias concretas para enfrentar a atual situação política nacional.
4. Reafirmar o compromisso inabalável com a consolidação do Estado de Direito Democrático, a promoção da justiça social e a defesa dos interesses soberanos do povo guineense.
5. Reiterar o compromisso com uma solução política global, que envolva todos os atores políticos, manifestando total disponibilidade para um diálogo sério, responsável e inclusivo.
6. Apelar a todas as forças vivas da Nação para a abertura urgente de um diálogo inclusivo, visando restaurar a confiança nas instituições democráticas e garantir a estabilidade política.
7. Reforçar que, para garantir maior credibilidade e solidez, a API-CG permanece coesa, coerente e convicta na preparação para os próximos desafios políticos.
8. Felicitar e encorajar o camarada Braima Camará pela declaração feita na Região de Bafatá, concretamente na Secção de Geba.
9. Considerando o alto desempenho da Presidência da API - CABAS GARANDI, liderado pelo Eng. Nuno Gomes Nabiam, durante seis meses, coroado de muitos sucessos, a Cimeira deliberou, por maioria dos seus membros, prolongar o mandato até que seja eleito um novo Presidente.
10. API-CABAS GARANDI mandatou o Presidente a efectivar o processo de adesão de novos Partidos que manifestaram o interesse em aderir a Aliança.
Feito em Bissau, aos 9 dias do mês de abril de 2025. Assinados pelos;
- Camarada Nuno Gomes Nabiam
- Camarada Baciro Djá
- Camarada Jorge Fernandes
- Camarada Braima Camara
- Camarada Fernando Dias

O navio catamarã Liberdadi da CV Interilhas, transportes domésticos de Cabo Verde, avariou-se, hoje, em alto-mar, entre Praia e Fogo, e regressou à capital, onde encalhou, tendo os 144 passageiros sido retirados por uma escadaria.
Por LUSA
Navio encalhou na capital de Cabo Verde, 144 passageiros retirados
O navio catamarã Liberdadi da CV Interilhas, transportes domésticos de Cabo Verde, avariou-se, hoje, em alto-mar, entre Praia e Fogo, e regressou à capital, onde encalhou, tendo os 144 passageiros sido retirados por uma escadaria.
Nenhum dos passageiros sofreu ferimentos e todos saíram em segurança, explicou Aniceto Soares , diretor financeiro do Grupo ETE - CV Interilhas, em declarações aos jornalistas, junto ao quebra-mar onde o navio encalhou, a poucos metros do cais, no porto da Praia.
A situação desenrolou-se durante "a viagem habitual para a ilha do Fogo", a cerca de 120 quilómetros, referiu.
"No percurso, foi identificada uma avaria no navio que não permitia continuar a viagem em segurança, decidindo-se regressar para o porto da Praia. À chegada, houve uma falha de gerador e perdemos controlo da máquina principal", descreveu.
O navio está encostado aos rochedos que formam o quebra-mar junto à estrada marginal do porto da Praia, rochedos por entre os quais foi aberta a escada de acesso ao navio, permitindo a saída de todos os passageiros.
A carga, que inclui várias viaturas, continua a bordo.
A prioridade é "fazer uma avaliação da integridade do navio", com mergulhadores a verificaram o casco, referiu Aniceto Soares.
"Assim que terminar a avaliação e a maré subir", o Liberdadi deverá ser rebocado para o porto, altura em que deverá ser reaberta a zona de carga para ser retirada.
A CV Interilhas remete para depois da avaliação em curso quaisquer informações sobre reparação do navio ou substituição da viagem.
Sidney Moreno, 39 anos, era uma dos passageiros que viajava em trabalho para a ilha do Fogo, quando receberam o aviso de que "o navio não estava bem" e de que era necessário regressar à capital para o reparar, descreveu à Lusa.
"Ao fazer marcha a ré para o barco chegar à rampa, para descermos do navio, todas as pessoas começaram a assustar-se, a perguntar: porque é que o barco não estava a conseguir virar", disse à Lusa.
"Eu assustei-me e outras pessoas também. O navio ia para uma rocha, como seria o impacto, mas uma senhora pediu para nos acalmarmos", acrescentou.
Segundo referiu, os passageiros sofreram "um susto" ao encalhar, mas a saída decorreu em segurança.
"Ainda estamos aqui [no porto da Praia]. Estão a ver se vão negociar com um outro navio para viajarmos à noite. Estão numa reunião agora", concluiu.

Reunião de Comissão permanente de MADEM G-15, e preside Presidente de Honra do MADEM G15 Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló.
DECLARAÇÃO DE CHEFE DE ESTADO GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ DIPOS DE REUNIÃO DE COMISSÃO PERMANENTE DE MADEM G-15👇
Secretario Nacional do MADEM-G15, José Carlos Macedo Monteiro "Zé Carlos", fala à imprensa após a reunião de Comissão Permanente na sede nacional em Bissau.👇

Morreu o Papa Francisco, aos 88 anos. O anúncio foi feito pelo Vaticano.
© Getty Images. Notícias ao Minuto. 21/04/2025
Morreu o Papa Francisco, o homem que quis reformar a Igreja.
A notícia da sua morte surge depois de o sumo pontífice ter surgido, este domingo, na janela do basílica de São Pedro para a bênção Urbi et Orbi, apesar de ainda estar a recuperar da sua infeção respiratória.
Francisco tornou-se Papa em 2013, depois da renúncia dos eu antecessor, Bento XVI. Os últimos meses do seu pontificado ficaram marcados pela batalha contra uma pneumonia.
A notícia da sua morte foi dada pelo cardeal Kevin Farrell num comunicado partilhado pelo Vaticano. "Queridos irmãos e irmão, é com profundo pesar que anunciou o falecimento do Papa Francisco", disse.
"Às 7h35 da manhã de hoje, o Bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja", prossegue, referindo que "ele ensinou-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados".
Francisco, nascido em Buenos Aires, na Argentina, foi o primeiro papa natural da América Latina, tendo assumido o cargo durante 12 anos, num pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.
Francisco, que teve alta hospitalar a 23 de março, após 37 dias de internamento devido a uma pneumonia grave, apareceu em público pela última vez no domingo, na Praça de São Pedro, para dar a tradicional bênção Urbi et orbi.
O corpo de Francisco repousará na Basílica de São Pedro durante um período de luto oficial, e depois - ao contrário da maioria dos seus antecessores - será sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, no bairro Esquilino de Roma.
Leia Também: Horas antes de morrer, Papa Francisco falou aos fiéis. Eis as imagens

Ciência e Espaço: Astrônomos usam IA para caçar planetas semelhantes à Terra
Por Olhar Digital 20/04/2025
Algoritmo foi treinado para reconhecer padrões indicando mundos potencialmente habitáveis
Encontrar planetas como a Terra em sistemas estelares distantes pode ser algo mais perto da realidade graças a um algoritmo revolucionário desenvolvido por cientistas europeus. Usando aprendizado de máquina, a IA identificou 44 estrelas que podem abrigar planetas rochosos semelhantes ao nosso – e localizados na chamada “zona habitável”, onde as condições podem permitir vida como a conhecemos.
A pesquisa liderada pela astrônoma Jeanne Davoult, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), usou dados simulados gerados pelo Modelo de Berna, um sistema sofisticado que cria milhares de cenários planetários artificiais. O objetivo? Treinar o algoritmo para reconhecer padrões que indiquem a presença de mundos potencialmente habitáveis.
