sábado, 14 de agosto de 2021

Arranque da Temporada de desova das Tartarugas Marinhas na Guiné-Bissau.

Por IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas

Deu-se início a Temporada de desova 2021 das Tartarugas Marinhas em várias localidades da Guiné-Bissau, nomeadamente em 2 ilhas do Parque Nacional Marinho João Vieira e Poilão (Poilão e Meio), em 7 praias do Parque Nacional de Orango, nas praias do Complexo de Unhocomo e Unhocomozinho no Arquipélago dos Bijagós e bas 7 praias de Varela no Norte do país. 

Durante 4 meses, técnicos e colaboradores locais irão monitorizar as fêmeas que sobem para desova, o número de ninhos, os filhotes que nascem, isto tudo associado à experiências de transferências de ninhos e à pesquisa científica. 

Esperamos ter o mesmo sucesso obtido no ano 2020, que teve um numero record de mais de 63,286 ninhos de Tartarugas Verde!

Com @FnMAVA PRCM @ISPA ExeterMarine @AssociaçãoTartarugaMarinhaVarela

"Cerca de meio milhão de vacinas" que expiram em outubro vão ser doadas

© Global Imagens

POR SARA GOUVEIA  Notícias ao Minuto  14/08/21  

O coordenador da Task Force, o vice-almirante Gouveia e Melo, visitou o centro de vacinação de Loures.

No dia em que os jovens de 16 e 17 anos começam a ser vacinados, este sábado, dia 13 de agosto, o coordenador da Task Force visitou o centro de vacinação de Loures. Em declarações aos jornalistas, Gouveia e Melo deu conta de que responderam ao agendamento "mais de 160 mil jovens", sendo que o universo são "190/200 mil, grosso modo".

"Tenho uma elevada expetativa de adesão a este processo. Andei pelos centros de vacinação de manhã e vi muita gente alegre por poder finalmente ser vacinado e por isso estou muito confiante de que isto vai correr muito bem", começou por dizer.

Questionado sobre se a vacina era mesmo a forma mais eficaz de combater a pandemia, o vice-almirante respondeu com ironia que "quem não acredita nisso poderia esperar para estarem infetados 10 milhões". "Só infetamos 1 milhão em 10 porque entretanto iniciou-se um processo de vacinação que nos veio resgatar de uma situação em que estávamos reféns de um vírus", acrescentou em tom mais sério.

Terceira dose?

Sobre a terceira dose, o coordenador apontou o facto de não ser técnico, mas recordou que, no mundo, "muitos países nem a primeira dose ainda têm". "Gostaria de dizer que não se deve ir por caminhos que nos retiram a capacidade de olhar para o mundo por receios infundados, ou que não estão perfeitamente estudados, e com esses receios sermos usados em estratégias, eventualmente, até comerciais mas que não têm nada de ético", atirou.

"O mundo precisa de ser vacinado, porque senão iremos ter um efeito de boomerang - este vírus vai mutar e poderá vir atacar-nos mais tarde quando julgamos estarmos todos protegidos", continuou, referindo que "é uma altura única para mostrarmos alguma superioridade ética e ajudarmos o mundo mais pobre e mais subdesenvolvido a livrar-se também deste vírus".

Validade de vacinas

Quanto à validade das vacinas, Gouveia e Melo avançou que "há cerca de meio milhão de vacinas", todas da AstraZeneca, cuja validade "acaba no fim de outubro" e estão a ser "doadas para utilização imediata". "Não se vão desperdiçar vacinas", garantiu.

"Temos muito cuidado com isso e estamos a fazer a doação para que as vacinas sejam úteis o mais rapidamente possível a outros povos e outras nações", como tais, disse, "Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste". O coordenador esclareceu que "ao todo, já foram enviadas mais de 200 mil vacinas e estão a ser enviadas mais. Tem de se perceber que só agora é que começamos a acumular vacinas".

Sobre as que estão mais perto do fim da validade, "no fim de outubro", confirmou que "são cerca de meio milhão, mas já têm destino e já estão a ser preparadas para serem distribuídas". As que ficam cá além dessas têm "validade até 2022", por isso "temos bastante tempo".

DJs nos centros de vacinação

Gouveia e Melo afastou a possibilidade de alargar, para já, a iniciativa nos centros de vacinação de Loures e Odivelas, que vão ter uma 'Casa Aberta' especial, com DJs a atuar- destinada a jovens de 16 e 17 anos - para inoculação até à 01h00 da manhã de domingo. "Acho uma iniciativa interessante, gosto de pensar fora da caixa e gosto também de ajudar a iniciativa local. É positiva e dada de boa vontade, mas vamos ver como corre. Não estou a dizer que é uma solução, mas é uma solução interessante e todos nós aprendemos com estas experiências", afiançou.

Por fim, o vice-almirante reforçou o apelo que tem vindo a ser feito até então. "Venham vacinar-se. Como isto é uma pandemia não há maniera de nos escondermos deste vírus. É uma questão de tempo. Portanto é melhor estarmos vacinados do que sermos apanhados numa esquina pelo vírus", rematou.

Após uma jornada laboral intensa a causa do desenvolvimento do país, o proponente de ambicioso projecto "Geração de Concreto" Presidente da República, Genéral Umaro Sissoco Embalo e o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, realizaram abitual exercícios físico para manter o equilíbrio corporal.






Fonte: Mustafa Cassamá

O legado do Presidente de honra do PAIGC, Camarada Eng. Carlos Correia, o eterniza na história do nosso partido e do nosso país. Honra e glória a este combatente que continuará a ser um exemplo a ser seguido pelo povo guineense.


PAIGC 2021


Mensagem de condolências:

Por Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Foi com profunda consternação que recebi a triste notícia do falecimento do Engenheiro Carlos Correia, dirigente político e Deputado de várias legislaturas da Assembleia Nacional Popular. 

Engº Carlos Correia integrou vários governos da Guiné-Bissau desde o primeiro Executivo do nosso Estado, tendo exercido, por mais de uma vez, as funções de Primeiro Ministro do nosso país. 

Na sua longa carreira política, Carlos Correia distinguiu-se como patriota, figura pública respeitada e dedicado servidor do Estado Guineense. 

Neste momento de grande pesar, apresento, em nome do Povo guineense e em meu próprio nome, as mais sentidas condolências à família enlutada.

Adeus Ex-Magistrado Judicial Saido Baldé!

(...) o Predidente da República participa nas Cerimónias fúnebres do Ex Presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau 🇬🇼, ex Juíz Conselheiro Saído Baldé.👇

13/08/2021

Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

‼ Afeganistão: Governo busca “paz e estabilidade”, mas talibãs conquistam mais terreno ‼

Por DW Português para África 

O Presidente afegão, Ashraf Ghani, informou hoje que está a desenvolver contactos políticos com vista restabelecer a "paz e estabilidade" no país, onde os talibãs têm vindo a conquistar terreno numa ofensiva contra as forças afegãs. 

"Iniciei consultas", que "estão a avançar rapidamente", dentro do Governo, com líderes políticos e com parceiros internacionais, para encontrar "uma solução política em que a paz e a estabilidade sejam proporcionadas ao povo afegão", disse Ghani. 

O número de capitais provinciais afegãs dominadas pelos talibãs em pouco mais de uma semana elevou-se hoje a 18 após a captura nas últimas horas de Sharana, capital da província de Paktika, no sudeste do país. 

A capital Cabul está cercada e tornou-se o último bastião das forças governamentais do país. Os talibãs estão hoje acampados a apenas 50 quilômetros da capital, o que pressionou os Estados Unidos e outros países a correrem para retirar, por via aérea, seus cidadãos que estão em Cabul, diante do iminente risco de um ataque.

O Conselho de Segurança da ONU já manifestou a sua preocupação com a escalada da violência no Afeganistão e instou os rebeldes e o Governo a negociar. 

(Lusa / DW)


Mais uma derrota contra Ordem superior fora da Lei !!!!!


Mais uma derrota contra Ordem superior fora da Lei !!!!! 
A coesão nacional está em causa desde que Fernando Gomes assumiu o cargo do PGR, iniciou essa briga vã. Este homem não tem condições jurídicas para defender um criado que foi injustamente acusado de beber leite duma criança de 2 aninhos. Enfim, ele é advogado de Estado na Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira desfila na sala gigante de sua mansão em Sacavém respetivamente, além dos espaços comuns, DSP estava fazer uma sessão de fotos do lado de fora com garrafas de uísques e abraçando mulheres. 

Desde logo é para dizer que, Fernando Gomes como PGR é um desrespeito a Faculdade de Direito e aos Alunos de Direito. De acordo com o entendimento da jurisprudência pátrio, Fernando Gomes é um Aluno de Direito sem mérito mas que ocupou o cargo do PGR, o que é uma desgraça. Que Allah abençoa a sua incompetência.

Esse é o mesmo rigoroso padrão da inconsistência jurídica quando se trata de uma República de homens crianças onde os títulos falam mais alto do que mérito!

DSP como pessoa física foi coerente neste assunto e flexibilizou os seus argumentos no que toca ao seu direito cívico inalienável, concordo sem reservas com o Eng. porque o texto da Lei é cristalina clara e que não permite dubiadade os letrados sabem disso e não os claqueiros. Entretanto, é bom salientar de que, Folclore no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira não se trata de popularidade ! DSP tem muitos curiosos que o querem ver mas isso não significa popularidade! Não há nada para fazer e não está chovendo hoje em Bissau por isso cada um quer ver para depois fazer comentários nas bancadas. 

Agora vamos ao que interessa. ....
O compreensível é que, a imagem na foto mostra que, o Eng. Domingos Simões Pereira viajou com a força da Lei acima de Ordem superior fora da Constituição da República e mais do que necessário é imperativo. 
O PGR não tem que concordar com nada, simplesmente tem que cumprir a Lei e fiscalizar o cumprimento escrúpuloso da Constituição caso contrário, PGR tem a missão de Judicializar ou defender
 dentro da Lei, mas neste caso, o PGR é o disordeiro o que é vergonha Monumental.

Declaração do PGR sobre a saída do Eng. Domingos Simões Pereira da sua Terra natal destino à Portugal, é pura distração para desviar a atenção da vergonha. Mas ele não tem idoneidade moral para reparar os danos irremediáveis causados contra DSP. A Justiça e ao Estado Democrático de Direito Guineense sofre muito com Fernando Gomes no MP. Provocou perversões tremendas, porém,
ação do PRG é citada dramaticamente e planetariamente à Official incompetência e vergonha histórica face a mentalidade jurídica imatura, dito isto, pela instantaneidade das suas praticabilidades fora do mérito jurídico é uma vergonha da Pátria. É a lógica da filosofia analfabeta jurídica de sempre do Ministério público Guineense, na minha opinião, Fernando Gomes deve implorar Deus literalmente, pela sabedoria jurídica.
A diferença conceitual e estratégica do Fernando Gomes de um PGR no verdadeiro sentido da palavra competente, é de uma mega escala planetária global no mundo jurídico. O que quer dizer que, Fernando Gomes não pode marcar a mudança de nenhum valor jurídico para Bem Estar-SOCIAL coletivo na Guiné-Bissau.
 
É dever e obrigação Constitucional do PGR competente assegurar as franquias democráticas dos cidadãos, esse é o caminho jurídico. Esses problemas são inerentes as garantias Constitucionais asseguradas pela Constituição da República. Porém, como aprendiz de Direito, eu não aceito uma organização paralela no meu País que atua contra Lei. O que é um crime contra a relação pública. Agora que DSP saiu do País, Fernando Gomes qual é a sua demanda fora da Lei? Pelo amor de Deus, vamos estudar mais, porquê? Porque Diplomas sem qualificação profissional sofisticada em relação a matéria de Direito, não faz de ninguém um JURISTA na prática, apenas nos papéis, isto é certificados.

Este é um recado para todos os "pseudos- jurídicos na Guiné-Bissau" e intelectuais que falam em matéria Constitucional de ocasião que operam como assessor jurídicos que mentem, deturpam e descontextualizam a verdade Jurídica por falta de mérito. É claro que eu, como sou um simples estudante Erudito no exercício legítimo das minhas convicções políticas no campo político e Direito, falo com humildade e decência. A obviadade é que, por definição o Ministério Público e o Ministério do Interior é e são organizações políticas em termos absolutos e não jurídicos, essa é a frustração do nosso povo Soberano. Resultado de peversões  de corporações e desrespeito ao impacto de uma perseguição política.

Para concluir: numa república das bananas essa é a interpretação da jurisprudência! Afinal de contas estamos na república de homem- criança ou não? O Luís XIV (14) Rei da França alegava que, o Estado era ele e não é o que estamos vendo e ouvindo em outras palavras na Guiné-Bissau!!???
Boa sorte DSP.
Afirma o Democrata em ação.

INCÊNDIO EM BUBA ONTEM DE UM AUTOCARRO DA EMPRESA STGB: .....FAKE NEWS !!!

Por Carlos Santiago

Sem ferimentos, um autocarro de Transporte público, Bissau-Buba, da empresa STGB, que transportava mais de 50 pessoas ficou danificado devido um incêndio verificado no motor, causado pelo circuito. 

Acidente, aconteceu no "cruzamento de Buba", cerca de dois quilómetros de centro de cidade e foi percebido quando o motorista parou para deixar alguns passageiros e viu que entrava muito fumo para o interior do autocarro, dali, os próprios passageiros perceberam que havia algo anormal a passar dentro do veículo, logo começaram a fugir do carro em pânico. 

Com ajuda dos passageiros e algumas pessoas presentes no local, foi possível retirar as bagagens, as crianças e as mulheres que lá se encontravam, sem nenhum ferimento ou dano. 

Foi possível combater o fogo, graças a um outro autocarro que tinha extintor.

👇

INCÊNDIO EM BUBA ONTEM DE UM AUTOCARRO DA EMPRESA STGB:  Rádio Sol Mansi .....14 de julho de 2016

Faleceu o Camarada Carlos Correia 06.11.1933 - 14.08.2021

Por Carlos Santiago

Carlos Correia é um engenheiro agrónomo e político guineense, que foi primeiro-ministro da Guiné-Bissau durante quatro períodos distintos. É considerado um veterano da luta pela independência guineense.

Carlos Correia foi primeiro-ministro da Guiné-Bissau, pela última vez, de 17 de setembro de 2015 a 12 de maio de 2016. Anteriormente, já tinha desempenhado o cargo outras três vezes: entre 27 de dezembro de 1991 e 26 de outubro de 1994, de 6 de junho de 1997 a 3 de dezembro de 1998 e de 5 de agosto de 2008 a 25 de dezembro do mesmo ano. Nasceu em Bissau, mas estudou engenharia agrária na antiga República Democrática Alemã. Foi um importante e ativo membro do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) durante a guerra pela independência da Guiné-Bissau.