quinta-feira, 19 de setembro de 2019

GOVERNAÇÃO A MANEIRA DE BOÉ...

Por Jorge Herbert

Por favor, digam-me que este documento é falso, porque a ser verdade, é muito mau e transmite para o exterior uma péssima imagem da Guiné-Bissau!

Segundo percebi:
O Primeiro-ministro considera-se a si mesmo inapto para escolher os seus conselheiros e que estes gozem dos direitos inerentes ao cargo.

Segundo: A Ministra dos Negócios Estrangeiros é considerada inapta, incapaz de gerir a emissão dos passaportes diplomáticos e de serviço, sem a supervisão de um órgão que nada, mas absolutamente nada, tem a ver com essas funções de nomeações de conselheiros do Primeiro-ministro nem com emissão dos passaportes diplomáticos e de serviços, competências apenas da alçada das duas entidades que também assinam este documento!

Terceiro: O Ministério da Justiça a não mostrar trabalho, em relação a organização da justiça no sentido de esclarecer os processos em que estão envolvidos os candidatos presidenciais e, agirem em conformidade com a lei, também demonstra a sua incapacidade para estender as suas competências para funções que não lhe compete!

Ou o PAIGC e o seu governo estão completamente desorientados e tentaram mais uma vez uma manobra de iludir a sociedade, ou são muito incompetentes para as funções que pretendem desempenhar! Em qualquer dos dois casos, a realidade é muito mau para o PAIGC, para o governo que sustenta e vergonhoso para todos os guineenses...

O PAIGC que arrume as malas e faça umas férias prolongadas na Colômbia, para ver se o país sai do marasmo e do obscurantismo em que o próprio PAIGC na sua incompetência e malvadez o meteu...







Jorge Herbert

Abertura de Sessão Solene da Assembleia Nacional Popular para discutir programa do Governo às 18: horas no hotel AZALAI



By Junior Gagigo

Confirmado abertura de Sessão Solene da Assembleia Nacional Popular para discutir programa do Governo às 18: horas no hotel AZALAI

Confirmado a presença do Presidente da ANP o Engenheiro Cipriano Cassamá, no hotel Azalai para presidir abertura da sessão solene de parlamento guineense marcado para a discussão e aprovação do programa de Governo, Plano do desenvolvimento e Orçamento Geral de Estado 








Nó Mantenhas di Guineendadi pa tudu fidjus di Guiné 

By Dauda Sanó

MADEM E PRS ACUSAM PAIGC DE MANOBRAS DILATÓRIAS PARA BLOQUEAR O FUNCIONAMENTO DO PARLAMENTO


O Movimento para Alternância Democrática (MADEM G 15) e o Partido da Renovação Social (PRS), acusam o executivo e a bancada parlamentar do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) de manobras dilatórias para bloquear o normal funcionamento do Parlamento para não permitir a discussão do programa do atual executivo da Guiné-Bissau.

A sessão do debate do programa foi convocada e estava prevista para iniciar hoje, mas foi suspensa devido a uma greve convocada pelo sindicato dos funcionários da Assembleia Nacional Popular (ANP), que iniciou na segunda-feira para reivindicar o pagamento de salários em atraso.

Em conferência de imprensa, no final de uma reunião convocada pelo líder do hemiciclo guineense, Cipriano Cassama para analisar a paralisação, o deputado do Madem, Marciano Silva Barbeiro, afirmou que independentemente das exigências laborais, há uma falta de vontade do executivo e a bancada do PAIGC para que a sessão tenha lugar esta quinta-feira.

Embora solidarize com as reivindicações dos funcionários da ANP, Silva Barbeiro, entende que o hemiciclo tem um serviço administrativo com a obrigação de negociar com sindicato, para que a sessão marcada pelos os órgãos competentes tenha lugar no dia e hora marcados.

Numa conferência de imprensa conjunta dos dois partidos da oposição, o deputado do PRS, Nicolau dos Santos disse que o seu partido sempre está disponível em busca da solução, mas fez lembrar que o regimento parlamentar prevê que em caso da indisponibilidade do parlamento, os parlamentares podem reunir-se em outro local indicado pelo órgão.

Segundo apurou a Rádio Jovem, após a reunião convocada pelo líder da ANP, foi criada uma comissão para negociar com a direção do sindicado dos funcionários em busca de solução para permitir o debate do programa do executivo guineense.

Aos jornalistas, o líder da bancada parlamentar da Assembleia do Povo Unido- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), uma formação política que faz parte do executivo, Marciano Indi revelou que o seu partido está pronto para discutir o programa do governo.

Questionado pela imprensa se APU-PDGB vai votar a favor do programa, Indi disse que o partido vai fazer uma análise exaustiva antes decidir validar o instrumento da governação.

A nossa estação emissora tentou obter a reação da bancada parlamentar dos libertadores, mas sem sucesso.

O executivo já tinha entregado o programa ao parlamento, mas a ausência do primeiro-ministro, Aristides Gomes, e do presidente da Assembleia Nacional obrigou a um adiamento da marcação da data para o início dos trabalhos.

Segundo o documento, na primeira sessão extraordinária da décima legislatura, os deputados vão analisar também a situação da apreensão de drogas no país, discutir e votar o orçamento da Assembleia Nacional Popular, votar os novos membros do conselho de administração e decidir sobre o novo modelo de cartão de identificação e livre-trânsito dos deputados.

Por: AC

radiojovem.info

Presidências 2019 - PAIGC indigita Manuel Sirifo Nhamadjo Director Nacional da Campanha

Bissau, 19 Set 19 (ANG) – O Ex-Presidente da República de Transição, Manuel Serifo Nhamadjo e a 1ª  Secretária da Mesa da ANP, “Dam Iala”, foram indigitados respetivamente para as funções do Director Nacional de Campanha e directora nacional adjunta, do candidato do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, às eleições presidenciais marcadas para 24 de Novembro.

A decisão aprovada por unanimidade foi tomada na terceira reunião extraordinária do Comité Central de PAIGC, realizada em Catio Região de Tombali, sul do país, no último fim-de semana.

De acordo com um comunicado à imprensa do PAIGC, à que  Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve acesso, a referida nomeação decorreu na presença do presidente do Partido, Domingos Simões Pereira e de 274 dos  351 membros do Comité Central do partido.

A mesma nota revela  que o Presidente do PAIGC considerou a realização da referida reunião do Partido, “passo importante para a consolidação das conquistas que o partido tem vindo a obter progressivamente”.

No mesmo acto, foi igualmente homenageado com observação de um minuto de silêncio todos os combatentes da Liberdade da Pátria que tombaram ao serviço da libertação e nos esforços de desenvolvimento nacional.

O referido documento refere ainda que o Comité Central do PAIGC recomendou ao governo para, urgentemente, proceder ao pagamento dos salário aos funcionários públicos.  

ANG/LLA/ÂC//SG

Presidente do Sindicato de Funcionários Parlamentares afirma que a greve de dez dias continua. Andre Francisco Có disse que as conversações com a Comissão Negocial do Parlamento não surtiram efeitos desejados

A primeira sessão extraordinária para debater o Programa do Governo e OGE ainda não foi aberta devido a esta paralização.



Aliu Cande

DESPACHO DO GOVERNO: atribuição de Passaportes Diplomáticos e de Serviço.





Aliu Cande

APU-PDGB, COMISSÃO PERMANENTE



By ditaduraeconsenso

Presidente da República da Guiné-Bissau, Dr. José Mário Vaz depositou hoje a sua candidatura no Supremo Tribunal de Justiça!


Acto é inédito com a multidão do povo guineense que acompanharam Jomav!








VIVA DEMOCRACIA!
VIVA PAZ!
VIVA SEGUNDO MANDATO!

by Jomav Salvanu /JOMAV Presidente di Paz

Plano (B) em acção Deputados dos diferentes Partidos ainda continua reunidos para melhor arranjar outros alternativas





Dauda Sanó 

Última Hora! - ANP = EAGB

Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, falta de energia elétrica impediu a realização de sessão parlamentar marcado para hoje (quinta-feira), afim de discutir programa de Governo do PAIGC liderado pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, que a pouco abandonou a instalação da ANP porque não havia condições de realizar a sessão.





By Dauda Sanó

Primeira sessão extraordinária do PARLAMENTO para debater o Programa do Governo e o OGE ainda não deu início, devido a greve dos funcionários da Assembleia Nacional Popular-ANP que observam dez dias de paralização

Decorre neste preciso momento, a reunião da Comissão Permanente alargada à lideres das Bancadas Parlamentares, para tentar desbloquear a situação.

O primeiro-ministro já está no Parlamento.


Parlamento cria comissão, composta por líderes das bancadas, para negociar com o sindicato da Anp, permitindo abertura da sessão parlamentar que visa debater o programa e OGE.
Isso mesmo deu conta Marciano Indi, líder da Bancada parlamentar da APU-PDGB.


Bancadas Parlamentares do Madem-G15 e do PRS reagem a situação que impede o início da sessão extraordinária da ANP para debater o Programa e OGE. Marciano Silva Barbeiro, deputado do Madem-G15 confirma a criação da Comissão Negocial.


Aliu Cande

GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO





Fonte: ditaduraeconsenso

PRS CONSIDERA O GOVERNO DE ARISTIDES DE “DEMISSIONÁRIO” E QUE ESTÁ EM GESTÃO DO PAÍS

O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Sola N’quilim Na Bitchita, disse que o executivon formado pela maioria parlamentar e dirigido por Aristides Gomes está caduco e considera-o um governo “demissionário” que apenas está a fazer a gestão corrente do país. Na Bicthita reagia assim ao atraso na apresnetação e discussão do programa de governação e do orçamento geral do Estado nos termos definidos pela lei, durante uma entrevista ao semanário O Democrata, na qual sustentou também que o governo se encontra numa situação da ilegalidade.

“O governo está caduco, é pena que estejamos num país como a Guiné-Bissau. De outra forma, já estaria demissionário. Tudo o que está a fazer neste momento é uma gestão corrente dos assuntos do país”, notou o político, tendo adiantado que o seu partido participará na sessão plenária convocada pelo presidente do Parlamento para a discussão do programa, na qual exigirá do executivo aapresentação da lei que lhe permite apresentar o programa fora do prazo estipulado pelo regimento. 

“O regimento indica que o programa, antes da discussão na plenária, deve entregar aos deputados com antecedencia de cinco dias e que quanto mais cedo for entregue aos parlamentares, melhor será. Ainda de acordo com a lei, o debate do programa deveria ter iniciado no dia em que o executivo completava 60 dias. O programa foi entregue ao parlamento na ausência do Primeiro-ministro, o que demostra que o executivo não dá importância ao seu próprio programa”, criticou para de seguida.  

Entretanto, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo, Armando Mango, explicou na entrevista exclusiva ao Democrata que a lei indica que o executivo, após a posse tem 60 dias para apresentar ao Parlamento o seu programa de governação. Segundo ele, a entrega aconteceu antes de se terem esgotados os 60 dias dados pela lei. 

“Os 60 dias dados pela lei é para o governo depositar o programa no parlamento e o governo fê-lo. Depois da deposição do programa no Parlamento, se este não se reunir para apreciar e debater o programa, isso já não entra naquele prazo de caducidade do governo de que se fala. O Governo cumpriu o prazo de entregar o programa antes dos 60 dias, mas a verdade é que o governo não impõe àAssembleia a data para o plenário se reunir. A Assembleia é que convoca o plenário para a reunião ou a discussão do programa”, esclareceu.

Salienta-se que o primeiro-ministro Aristides Gomes garantiu na segunda-feira, 16 de setembro, queo programa do governo será discutido e eventualmente aprovado pelos deputados no dia 26 do mês em curso.  Gomes falava aos jornalistas depois de uma audiência com o presidente do Parlamento, na qual abordaram a questão de agendamento do debate do programa de governação.

Por: Assana Sambú

Sem programa de governo e OGE: MADEM AFIRMA QUE O GOVERNO DA MAIORIA PARLAMENTAR ESTÁ CADUCO JURIDICAMENTE

Porta-voz do Movimento para a Alternância Democrática – Grupo 15 (MADEM-G 15), Djibril Baldé criticou o executivo da maioria parlamentar pelo atraso na apresentação do programa do governo dentro dos prazos definidos pela lei, afirmando que o governo, a partir do dia 04 do mês em curso, está caduco de ponto de vista legal.

Baldé reagia assim a questão de não apresentação e discussão do programa do governo e o orçamento para efeitos da aprovação ou reprovação, numa entrevista exclusiva ao semanário O Democrata para abordar a questão do atraso na apresentação do programa e do orçamento aos deputados, passados dois meses após a tomada de posse do governo.

Explicou durante a entrevista que o executivo liderado por Aristides Gomes está a trabalhar sem programa e sem orçamento geral do Estado, funcionando com “duodécimos”. 

“O governo de Aristides Gomes está caduco do ponto de vista legal, desde o passado dia 04 de setembro. O governo tem no máximo 60 dias para apresentar o seu programa de governação e o orçamento para efeitos da análise e aprovação ou reprovação pelos deputados, depois do seu empossamento”, contou.

Informou ainda que o partido já deu orientações claras à sua bancada parlamentar para que, na primeira sessão da Assembleia Nacional Popular, exija um debate de urgência sobre esta questão bem como sobre a recente apreensão de droga, que voltou a ensombrar a sociedade guineense, tendo acrescentado que o seu partido exige ainda que o executivo apure as responsabilidades das pessoas envolvidas no tráfico de droga no país e traduzi-los à justiça.  

Baldé aproveitou a ocasião para criticar o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, que segundo ele, voltou a paralisar o parlamento a semelhança daquilo que fez na nona legislatura, para agradar a direção do PAIGC. Lembrou que a bancada parlamentar do MADEM requereu o debate de urgência para analisar a questão do tráfico da droga que está a ensombrar o país bem como a situação de caducidade do executivo. 

Recorde-se que o executivo, através do ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo, Armando Mango, entregou o programa do governo ao presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá no dia 26 de agosto último. 

Salienta-se também que o primeiro-ministro Aristides Gomes garantiu na segunda-feira, 16 de setembro, que o programa do governo será discutido e eventualmente aprovado pelos deputados no dia 26 do mês em curso.  Gomes falava aos jornalistas depois de uma audiência com o presidente do Parlamento, na qual abordaram a questão do agendamento do debate do programa de governação.

Por: Assana Sambú 

OdemocrataGB 

Ouçam o discurso completo do líder do APU-GB Eng. Nuno Gomes Nabian, no ato de assinatura do acordo político de cariz presidenciais com o PRS, que a imprensa nacional e internacional ocultaram




Estamos a Trabalhar

Cipriano Cassamá nega adiar sessão da ANP ???

Deputados terão acesso esta quinta-feira de todos os instrumentos governativos. Anunciou o chefe do governo guineense Aristides Gomes, após o encontro com a mesa da Assembleia Nacional Popular, em o análise e o debate sobre o programa do governo e orçamento geral do estado foi agendado para quinta-feira próximo.

Uma reunião da bancada parlamentar do PAIGC havida esta quarta-feira na Sede Nacional do Partido, terminou com troca de palavras azedas entre o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira e, o primeiro vice-presidente e Presidente do parlamento Cipriano Cassamá.

Perante a incerteza de fazer passar o programa do governo e, quiçá aprovação de uma eventual moção de censura por causa da droga que poderá resultar de um requerimento da nova maioria, PAIGC pediu ao Cassamá para cancelar e este recusou liminarmente.

O pedido foi feito no curso da reunião do grupo parlamentar do partido e foi proposto pelo líder parlamentar, Califa Seidi, o ideólogo do grupo.

O acordo assinado na terça-feira passada entre APU-PDGB de Nuno Gomes Nabiam e o PRS, para que este ultimo apoie o Nabiam nas presidências, fez balançar o PAIGC e prova que a maioria parlamentar que resultou na formação de atual governo liderado por Aristides Gomes, esta seriamente em risco.

Fontes ligadas as negociações entre o APU-PDGB e o PRS, garantem que uma das condições para que os renovadores aceitassem apoiar o Nuno Nabiam é a saída da coligação e constituição de uma nova maioria em que entraria também o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) atual líder da oposição da Guiné-Bissau.

A sessão deve ter lugar esta quinta-feira, perante um clima de grande insegurança por parte do PAIGC.

O acordo entre APU-DGB e PRS provocou uma chuva de critica de índole tribal por parte dos apoiantes do PAIGC e do seu líder e candidato, acusando os dois partidos de fomentar o tribalismo, lançando para a corrida um candidato forte de etnia balanta.

O fim da atual maioria parlamentar que sustenta o executivo do PAIGC e a queda do governo de Aristides Gomes esta para breve, a sessão do parlamento é capaz de definir o novo xadrez politico na Guiné-Bissau.



Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com / Nicolau Gomes Dautarim