terça-feira, 18 de julho de 2017

Estado guineense gasta seis milhões de euros/mês em salários com funcionários


A Guiné-Bissau gasta mensalmente seis milhões de euros em pagamentos de salários aos cerca de 32.000 funcionários públicos existentes no país, disse hoje à agência Lusa o ministro das Finanças, João Fadiá.

"Nós gastamos neste momento, por causa dos professores que subiram para cerca de 12 mil, 4,1 mil milhões de francos cfa", afirmou o ministro.

Questionado pela Lusa sobre se está previsto um aumento salarial, o ministro explicou que "não está no horizonte aumentar, mas ajustar algumas disparidades entre algumas profissões e algumas situações pontuais".

"Penso que por uma questão de justiça salarial deve haver uma certa renovação", salientou.

Para isso, em janeiro o Governo criou uma comissão que está a estudar a tabela salarial.

"O que se pretende fazer é encontrar uma maior equidade e equilíbrio na tabela. Hoje há tabelas paralelas. Não estamos contra, mas é preciso ter em conta que todos prestam o mesmo serviço ao Estado", disse, indicando que o trabalho ainda não está concluído.

Para o ministro João Fadiá, o Governo até podia ter "condições de pagar bons salários, mas o problema que se põe é o número de empregados que existem na Função Pública".

"São cerca de 32.000 funcionários públicos, entre os quais 12.000 do setor da educação", disse.

Sobre os denominados "funcionários fantasmas", o ministro explicou que, por exemplo, já fez três tentativas e ainda não conseguiu ter a lista definitiva do número de funcionários afetos ao seu ministério, porque existem os "chamados efetivos, os contratados, noutras situações, irregulares, estagiários".

"Era bom que de facto o setor empresarial pudesse ter outra dinâmica e dimensão e absorver a mão-de-obra que existe. O Estado sozinho não pode. Há pessoas aqui em regime de estagiário há 10 anos (sem auferirem qualquer rendimento)", lamentou o ministro, sublinhando que não é uma situação fácil e cómoda.

Em janeiro, o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, já tinha pedido ao Governo "reformas urgentes" no setor da Função Pública, afirmando que na atual situação todo o dinheiro arrecadado pelo Estado serve para o pagamento de salários.

Dn.pt/lusa

PRS REÚNE COMISSÃO POLÍTICA PARA DISCUTIR A MARCAÇÃO DO QUINTO CONGRESSO

Victor Pereira falava à margem da reunião da Comissão Política do Partido que decorre num dos hotéis da capital, com objectivo de sugerir uma data para a realização do Congresso do partido fundado pelo antigo Chefe de Estado, Kumba Iala já falecido.

O órgão não tem a competência para definir a data do congresso, daí que deverá sugerir o período em que a Comissão Política Nacional do partido possa agendar o quinto congresso dos renovadores.
Aos jornalistas, Vítor Pereira garante que a reunião da Comissão Política não irá analisar atual crise política vigente na Guiné-Bissau.

A Comissão Política do Partido da Renovação Social (PRS), é composta por 117 membros efetivos e 23 suplentes.

Recorde-se que atual direção eleita em Dezembro de 2012 entrou efetivamente em caducidade em 2016, precisamente no mês de Dezembro. No congresso de 2012, o atual presidente do PRS, Alberto Nambeia, obteve 562 votos, num universo de 801 delegados, Baltazar Cardoso obteve 123 votos, Sola N´Quilin 70 votos e Aladje Sonco 22 votos.

O congresso do PRS elegera também Florentino Mendes Pereira como secretário-geral do partido (com 334 votos), deixando pelo caminho Carlitos Barai (256 votos) e Máximo Tchuba (192 votos).

Por: Alison Cabral, Jornalista, Braima Daramé, via facebook


Also...


Comissão Política do PRS propõe Congresso de 26 à 29 de Setembro

O partido da Renovação Social irá realizar ainda no decurso do ano, o seu quinto Congresso para legitimar os órgãos estatutários, informou hoje Vitor Pereira, porta-voz do PRS.

A Comissão Política do Partido da Renovação Social propõe hoje ao Conselho Nacional, órgão deliberativo, a marcação do 5°Congresso para os dias 26, 27, 28 e 29 de Setembro próximo, anunciou esta tarde o Secretário Geral, Florentino Mendes Pereira.

A reunião magna dos renovadores que será eletiva da liderança à qual Alberto Nambeia irá recandidatar-se. O local da realização do Congresso ainda não está definido, disse à Rádio Jovem fonte do partido que acrescentou que haverá cerca de mil delegados.

Na proxima sexta-feira, o Conselho Nacional do PRS, órgão máximo do partido entre congressos, irá não só agendar uma data, mas também vai eleger a comissão organizadora do evento previsto para Setembro próximo.

Sobre a reunião que a direção do partido manteve com o Chefe de Estado, no âmbito da nova ronda de auscultação aos atores políticos, Florentino Pereira disse que o PRS apresentou a José Mário Vaz a sua proposta para o impasse e cabe ao Presidente tomar a sua decisão.

Por: Alison Cabral
Rádio Jovem Bissau

Estado da Guiné-Bissau é suportado com receitas provenientes das alfândegas e impostos

O Estado da Guiné-Bissau tem funcionado com receitas geradas internamente e provenientes das alfândegas e dos impostos, disse o ministro das Finanças guineense, João Fadiá.

O Estado da Guiné-Bissau tem funcionado com receitas geradas internamente e provenientes das alfândegas e dos impostos, disse esta terça-feira o ministro das Finanças guineense, João Fadiá.

O que nos tem permitido funcionar são exclusivamente as receitas geradas internamente a nível das alfândegas e a nível dos impostos”, afirmou o ministro à agência Lusa.

A Guiné-Bissau tem vivido uma situação de crise institucional desde as últimas eleições, com um afastamento entre o partido vencedor das legislativas, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Presidente da República, José Mário Vaz.

O atual Governo não tem o apoio do partido que ganhou as eleições com maioria absoluta e o impasse político levou ao encerramento do parlamento, não permitindo a aprovação do programa do atual executivo e do Orçamento do Estado.

Segundo o ministro, o processo de cobrança de receitas também foi melhorado, tendo sido feitas alterações, nomeadamente “resgatar a função soberana do Tesouro”.

Ser ele (o Tesouro) a receber as suas receitas e canalizar para o banco central e a partir dai passar a ter mão sobre os nossos recursos e geri-los da melhor forma”, disse o ministro, explicando que inicialmente foi feito um empréstimo que ainda está a ser amortizado.

O ministro salientou que o dinheiro serve para pagar salários e com o “pouco que resta” fazem-se “despesas de qualidade, que produzam eficácia junto da população”.

Questionado pela Lusa em que áreas têm sido feitas as “despesas de qualidade”, o ministro referiu a área da saúde, nomeadamente com melhoria no Hospital Nacional Simão Mendes, com a canalização de dinheiro que permita o funcionamento da cozinha hospital, para fornecer alimentação aos doentes internados, e compra de vacinas.

No setor da educação, com o pagamento da dívida aos professores, e no setor agrícola com a compra de sementes que estão a ser distribuídas pelos agricultores, explicou. O ministro disse também que está a ser feita a reabilitação de algumas infraestruturas, incluindo vias rodoviárias.

Conseguimos pagar toda a dívida externa em carteira. Algumas renegociámos e neste momento o país é elegível junto das instituições financeiras internacionais para obter créditos”, sublinhou.

Em maio, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou a transferência de uma tranche de 3,7 milhões de euros do empréstimo em curso ao país, depois de uma visita técnica.

A proposta de transferência de mais esta tranche faz parte de um plano de financiamento aprovado em 2015, e que pode atingir os 21 milhões de euros, mas que esteve suspenso e que apenas foi retomado em dezembro de 2016, depois de as autoridades guineenses terem recuado na tomada de algumas medidas, das quais a organização financeira internacional discordava.

O FMI não concordou com a compra da carteira de créditos malparados do setor privado à banca comercial e ainda com o destino que se estava a pensar dar a toros de madeira cortada nas florestas do país e que foram confiscados pelo Estado.

A instituição mundial exigiu a anulação da operação da compra da dívida aos bancos e ainda instou as autoridades a venderem a totalidade da madeira confiscada com o dinheiro a reverter para o Tesouro Público.

O FMI prevê um crescimento económico de cinco por cento para este ano e para 2018 para a Guiné-Bissau.

Observador.pt

Saúde Pública - Governo anuncia distribuição em Novembro de medicamentos para prevenção de doenças tropicais


Bissau,18 Jul 17 (ANG) - O governo, através do Ministério da Saúde Pública vai lançar em Novembro uma campanha de distribuição gratuita de medicamentos para prevenção de  doenças tropicas negligenciadas no país.  

O anuncio foi feito hoje pelo director de Serviços de doenças Negligenciadas e Não Negligenciadas, Cristóvão Manjuba durante um encontro de sensibilização e mobilização sobre as doenças tropicas negligenciadas, organizado pela Câmara Municipal de Bissau, em parceria com o Ministério da Saúde Pública.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Baltazar Alves Cardoso reiterou o seu empenho na remoção de lixos na cidade de Bissau, como forma de contribuir para a redução das referidas doenças.

Baltazar Cardoso pediu a colaboração de todos no sentido de livrarem-se das águas paradas nos arredores das suas habitações e manter a higiene e o saneamento nos bairros.

“O lixo e águas paradas são maiores causadores de mosquitos que transmitem para as pessoas várias doenças entre os quais o paludismo, dengue e doenças tropicais”, alertou. 

O director de Serviços de doenças Negligenciadas e Não Negligenciadas, Cristóvão Manjuba disse que a campanha vai  envolver mais instituições, para além da Câmara Municipal de Bissau enquanto entidade responsável pelo saneamento da cidade.

Cristóvão Manjuba relacionou a má informação junto das comunidades como um dos motivos para o insucesso da campanha de distribuição de medicamentos preventivo das doenças tropicas negligenciadas do ano passado.

 Por isso pede a colaboração dos órgãos de comunicação social na divulgação de mensagem de esclarecimento sobre os efeitos dos medicamentos para que  o país possa acabar com essas doenças.

Filomeno Fonseca,  da equipa de doenças tropicais negligenciadas do Ministério da Saúde Pública salientou que as doenças mais frequentes são oncocercose.

Apelou a colaboração da população guineense no decurso da próxima campanha para se prevenir dessas doenças.

ANG/LPG/ÂC/JAM/SG

FODÉ SANHÁ LANÇA CANDIDATURA À LIDERANÇA DO MOVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL


O candidato à liderança do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, da lista “ Ordidja di Consenso” quer contribuir para a estabilidade sociopolítica efectiva.

Na apresentação do Manifesto esta terça-feira (18 de Julho) Fodé Caramba Sanha disse que quer exercer a influencia na consolidação do estado de direito democrático e desenvolvimento sustentável.

«Queremos manter o movimento autónomo, independente, conciliador e digno do seu próprio nome. Queremos igualmente contribuir para estabilidade sociopolítica efectiva e exercer a influência na consolidação do estado de direito democrático e desenvolvimento sustentável».

Por outro lado disse entender que o papel do movimento não pode ser menos que promover a concertação, coordenação e defesa da cidadania activa e participativa. “ Contribuir para uma sociedade mais estável, coesa e próspera facilitando uma maior integração das organizações da sociedade civil guineense no contexto da sub-região e do mundo”, diz.

Entretanto, garantiu que a sua candidatura vai ser aquela que obrigará os seus membros a tornar mais activa em termos de fazer funcionar as estruturas regionais. “ A nossa candidatura conta com 50% das mulheres porque têm estado a mostrar suas capacidades mesmo a nível político”, concluiu.

A lista “ Ordidja di Consenso” quer garantir um movimento aberto, inclusivo, unificador e envolvente das Organização da Sociedade Civil e comunidades guineenses a nível nacional e nas diáspora, integrando os agrupamentos associativos dos estrangeiros residentes no país.

Para a liderança do movimento, candidata-se igualmente Fodé Abulai Sanhá.

Por: Bíbia Mariza Pereira
Radiosolmansi

APGB - Sindicato volta a contestar a privatização da empresa


Bissau, 18 Jul 17 (ANG) – O Sindicato dos trabalhadores da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB) voltou a insurgiu-se hoje contra um alegado processo em curso visando a entrega da gestão da empresa à um consórcio internacional chamado “Necotrans”.

Em conferência de imprensa, o Presidente do sindicato, Ivo Cá, sem citar nomes, afirmou haver “interesses ocultos” de algumas pessoas visando apenas obter “benefícios pecuniários” para si. 

Destacou que foi com estranheza que o Sindicato recebeu uma comitiva da “Necotrans”, cuja nacionalidade diz desconhecer, que procederam a um levantamento sobre a situação do porto, como trabalho preliminar para eventual aquisição dos portos, para no fim não informar nada.

O Presidente do Sindicato disse que “estão no escuro” em relação a este processo e manifestou a sua preocupação sobre o que irá ser o futuro dos trabalhadores da APGB, caso a intensão do governo se concretizasse. 

Para Ivo Cá, não era preciso o governo se enveredar pela via de privatização, mas sim tentar ultrapassar as burocracias visando desbloquear os 25 mil milhões de Francos CFA de empréstimo do BOAD, ainda congelados por causa da divida do Estado guineense com a empresa portuguesa TERTIR, no valor de pouco mais de 3 mil milhões de Francos CFA.

“Com este dinheiro, elimina-se a divida com a TETIR, proceder-se-ia a uma nova dragagem, balizagem e farolagem além de outros investimentos de que carece o Porto neste momento”, notou Ivo Ca.

Salientou que mesmo com esta dificuldade, a empresa ainda consegue pagar salários com receitas internas e proceder a alguns investimentos como a aquisição de novos equipamentos e pavimentação e aumento da capacidade do seu parque de contentor, que passou de mais de 30 para mais de 70 mil contentores.

Cá exortou ao Ministro Fidelis Forbes a preocupar-se mais com a construção dos portos de Buba, na região de Quinara e de Piquil, na de Biombo, em vez da privatização da APGB.

Afirmou que os funcionários estão apreensivos quanto ao seu futuro, uma vez que a empresa que, eventualmente, vier a ganhar o concurso de privatização, pode, simplesmente, desvincular-se de “todos”, sem que haja nada que o impeça.

Convidou ao governo a arrepiar caminho neste processo e ajudar o Porto a conseguir o dinheiro do BOAD, para transformar aquela infra-estrutura dotando-a de melhores condicoes de funcionamento.

Pediu a intervenção do Presidente da República com vista a impedir a concretização desta privatização que, na sua opinião, em nada vai beneficiar o Estado da Guiné-Bissau, já que o porto se encontra em condições para desenvolver as suas actividades sem necessidade de ser entregue à estrangeiros.

Numa recente declaração a Agência Lusa, Fidelis Forbs disse o processo de privatização contestado pelo sindicato dos trabalhadores do Porto de Bissau só aguardava pelo anúncio do vencedor do concurso.

Disse que o vencedor do concurso pagaria o que o estado guineense deve a portuguesa Tertir. 

ANG/JAM/SG

Adoçantes artificiais podem aumentar risco de obesidade e doença cardíaca

Estudo revela que os adoçantes artificiais ou não nutritivos podem ter efeitos negativos no metabolismo, no microbioma e no apetite.

      
Os adoçantes artificiais são substitutos do açúcar que oferecem um sabor doce como o açúcar enquanto têm muito menos (ou nenhumas) calorias. Um novo estudo sugere que, a longo prazo, os adoçantes artificiais podem estar ligados a um risco aumentado de ganho de peso, obesidade e de doença cardíaca.

As conclusões do estudo realizado por investigadores da Universidade de Manitoba, no Canadá, mostram que os adoçantes artificiais ou não nutritivos – como aspartame, sucralose e stevia – podem ter efeitos negativos no metabolismo, no micribioma e no apetite.

Como reporta o Indian Express, este estudo aponta que os adoçantes artificiais podem ainda aumentam o risco de desenvolver hipertensão e doença cardíaca.

Para este estudo, publicado na revista científica CMAJ, os investigadores conduziram testes controlados e aleatórios que envolveram 1.003 pessoas, que depois foram seguidas durante uma média de seis meses.

NAOM

Guiné-Bissau critica "deselegância" da euroAtlantic Airways de informar através da imprensa


A Agência da Aviação Civil (AAC) da Guiné-Bissau afirmou hoje ter registado com "desagrado" a "deselegância" de ter tomado conhecimento da decisão da euroAtlantic Airways de suspender um voo semanal para Bissau através da imprensa.

"A ser verdade, a Agência da Aviação Civil da Guiné-Bissau regista com desagrado a deselegância de ter tomado conhecido desta decisão através da imprensa e disso dará conhecimento à administração da companhia", refere, em comunicado, enviado à agência Lusa a Agência da Aviação Civil guineense.

A euroAtlantic Airways, companhia aérea portuguesa, anunciou hoje, em comunicado, que a partir de 02 de agosto vai realizar apenas um voo semanal para a capital da Guiné-Bissau devido ao "excedente de oferta de mercado".

A companhia aérea realiza atualmente dois voos semanais para Bissau, um à quarta-feira e outro à sexta-feira.

No comunicado, a AAC esclarece que o "impacto no mercado não será relevante na medida em que os passageiros do voo serão absorvidos pelas ofertas das demais companhias concorrentes na mesma rota, que felizmente continuarão a contar com 10 voos semanais".

A euroAtlantic Airways refere também que vai "continuar a aguardar da parte do Governo e da autoridade aérea da Guiné-Bissau, a conclusão do processo de Certificação do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, exigido pelas autoridades da União Europeia para transporte de carga aérea, de países terceiros para a Europa".

No comunicado, a AAC esclarece também que em relação a um eventual condicionamento das operações da companhia devido à certificação do aeroporto internacional Osvaldo Vieira "não colhe".

É que, segundo a AAC, a "própria euroAtlanticAirways está a operar na rota sem nenhum constrangimento até à data", reforçando que as "operações de carga são menos exigentes e impõem menos requisitos de certificação que as operações de passageiros".

Dn.pt/lusa

O ABUSO DO PODER NA GUINÉ BISSAU

António Soares Lopes (Tony Tcheka)

Bissau: forças policiais armadas até os dentes ocupam as ruas da capital guineense na vã tentativa de silenciar vozes criticas. vozes de gente cansada de tanto abuso. são maioritariamente jovens cuja arma é a PALAVRA. até a sede da Liga dos Direitos Humanos foi cercada. Os homens e as mulheres que lutaram pela independência fizeram-no por um ideal - fazer da Guiné-Bissau uma terra de justiça e de igualdade virada para o desenvolvimento. uma terra de PALAVRA. a maioria dos combatentes eram também jovens. esta guiné-bissau com mais de 40 anos é obrigada a ser uma mandjuandade de Kacry como e muito bem caraterizou e definiu o falecido jorge ampa cumelerbo. "sociedade de kacry na cabass". só que ha kacrys e kacrys. estes surpreendem cada dia que passa.não se contentam com o lodaçal que criaram. aliam-se aos djapufs e querem ver toda a gente a chafurdar na lama. acham que a exemplo dos seus apaniguados que compraram, todo e qualquer guineense tem um preço. O movimento dos "inconformados" é a prova acabada que nem todas as consciências se deixam comercializar. e não tem outro preço que não seja "O AMOR À GUINÉ". esse amor é do tamanho do mundo e não tem fim.

Autoria: António Soares Lopes (Tony Tcheka)
Lesmes Monteiro Torres Gemeos

Modelo alemã decide mudar de cor naquela que é uma transformação inédita

Martina já gastou milhares de euros em operações.


Martina Big, que é conhecida por ser a mulher com os maiores seios da Europa, regressou aos Estados Unidos, desta vez como uma mulher negra.

A modelo alemã, que já gastou milhares de euros em cirurgias plásticas, esteve de visita a Hollywood há alguns anos, quando ainda tinha a pele clara e cabelos loiros.

De volta a terras de Tio Sam, a mulher de 28 anos está irreconhecível.

Desde março que Martina já levou várias injeções de cor, que têm como objetivo torná-la negra.

Martina registou o seu regresso à California em vídeo, causando revolta sobretudo entre pessoas negras que dizem que o que a modelo está a tentar fazer "é nojento".

Noticiasaominuto.com

Google vai libertar 20 milhões de mosquitos cheios de bactérias nos EUA

Projeto pode parecer estranho mas na realidade pode prevenir propagação de doenças transmitidas pelos mosquitos.



A Verily, um dos ramos do Google, vai libertar 20 milhões de mosquitos cheios de bactérias em Fresno, no estado da Califórnia. Um projeto que pode parecer estranho à primeira vista, mas que na realidade pode salvar vidas.

Os especialistas que lideram o projeto Debug dizem que esta pode ser uma das soluções para controlar "o animal mais mortal do mundo", prevenindo a propagação das doenças transmitidas pelos mosquitos.

O projeto Debug não vai recorrer a uma técnica de engenharia genética, os mosquitos serão antes tratados com uma bactéria natural, a Wolbachia. Destina-se aos mosquitos Aedes Aegypti, uma espécie que transporta doenças mortais como o zika ou o dengue. Estes serão depois lançados em Fresno com o objetivo de acasalarem com as populações selvagens. O site da Verily diz que quando estes mosquitos "se tentarem reproduzir com fêmeas, os ovos não vão eclodir".

"Assim sendo as próximas gerações vão se tornando mais pequenas, mais pequenas e mais pequenas, até que sejam erradicados", pode ler-se no site da Verily.

NAOM

A POT-POT LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS DOS DRIBLADORES DO PAIGC E O MOVIMENTO DE FACHADA DE DSP

 Hoje, a liga ousa tentar chamar atual regime de 'Ditatorial'! Liga essa que chegou a viajar com uma forte delegação do governo assassino liderado por Carlos Gomes Júnior para Bruxelas, numa altura em que esse mesmo governo e seu PM enfrentavam fortes contestações nas ruas de Bissau por parte dos políticos, familiares e advogados das vítimas dos macabros assassinatos que ocorreram ao longo do mandato de Cadogo Jr.

À Liga, só um alerta: se a ditadura vier a vincar na Guiné Bissau, começará exatamente nessa liga dos vendidos de praça de Bissau.

Só porque o PR é uma pessoa pacífica, de linhagem sagrada, já é suficiente para merecer todo o tipo de injúria, difamação e falta de respeito de movimento apadrinhado pelo Paigc do falhado DSP, e a liga como porta-mentiras.

A liga estava onde aquando dos ataques contra seguranças numa das manifestações desses clãs de DSP?

A liga ainda não reparou que essa milícia (MCCI) só quer provocar atuais dirigentes para assim poder obter/lançar outra imagem não real com a finalidade de contrariar o legado natural do Presidente da República?

Ao movimento dos INCONSCIENTES, a vossa fama di misti odjada, nim na polon di Brá i kana tchiga, pois o que estão a defender/pedir não é o mesmo que fustigou/fustiga o povo guineense. O único responsável pela 'Cassabi' do povo só tem o único nome, PAIGC. Aquele a quem se juntam na mesma marcha para pedir a saída do Presidente da República. Outrossim, aprendam a ter consideração à figura do Presidente da República. Presidente não é um simples cidadão que nem o vosso patrão. Aprendam a chamar-lhe de SUA EXCELÊNCIA/VOSSA EXCELÊNCIA.

Nesses vossos desfiles, andam o tempo todo a exigir a saída de quem o verdadeiro povo elegeu diretamente na urna (riba di cara di Jomav ku pubis sussa ku tinta), e, há de ser vocês impostores a minar isso, só porque correu com o vosso DSP. O povo já descobriu o vosso 'inconformice' pelo 'descarte' que fizeram contra o vosso encapuzado patrão.

Não vai ter Ditadura alguma, pela sorte vossa de terem o Jomav como presidente da república, porque se fosse o DSP no lugar de Jomav o vosso caso seria um assunto encerado já.

#OrdemeProgresso
Guiné Bissau tem ku disincadjadu, doa a quem doer.
Abaixo LIGA dos vendidos👎👎
Abaixo os CONFORMADOS com DSP e sua quadrilha👎👎
Viva Guine-Bissau👍👍👍👍👍👍

Fonte: Amílcar Cabral