terça-feira, 27 de agosto de 2019

No Comment!



JUÍZ DECRETOU PRISÃO PREVENTIVA AO MILITAR QUE AMEAÇOU MATAR MAGISTRADO DO MP

“Num Despacho datado de 22 de Agosto de 2019, o Juíz de Instrução Criminal Dr. Mamadu Embaló, decretou a prisão preventiva de um oficial subalterno das Forças Armadas afecto a Unidade de Engenharia militar de Bissau.

Tudo aconteceu no dia 7 de Agosto de 2019, por volta das 12h30m quando o suspeito Tonito Amissão Cá acompanhado de dois militares, invadiram ilegalmente a residência do magistrado de Ministério Público Dr. Lassana Camará, que se encontrava no seu local de serviço, proferindo ameaças de morte contra o referido magistrado e a sua família. 

Segundo informações recolhidas pela LGDH, a reprovável conduta deste militar deveu-se ao facto de o magistrado em causa, ter sob sua alçada um inquérito criminal que corre os seus termos legais na Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, em que o Tonito é um dos suspeitos. Para efectivar a Prisão Preventiva, o JIC Dr. Mamadu Embaló fundamentou citamos “os crimes ora indiciados, cuja autoria se imputa ao suspeito, revestem-se de enorme gravidade, evidenciada pela elevada moldura penal com que são puníveis. Daí serem elevadas as exigências cautelares. 

A gravidade daqueles crimes acentua-se também pela qualidade de agente de forças armadas do suspeito, de quem é de esperar um dever especial de respeito pelos valores que a Constituição consagra e que jurou respeitar “. Este incidente vem engrossar a lista de casos de intimidações e ameaças contra juízes, magistrados e agentes da PJ em pleno exercicio das suas funcões. 

Congratulamo-nos com este importante Despacho do JIC, por revestir um incentivo nos esforços de combate a impunidade e consequente consolidação do estado de direito na Guiné-Bissau.” Diz Lida dos Direitos Humanos.

By Notabanca; 27.08.2019

ÚLTIMA HORA: Venda de Bolsas de Estudo no M. E - Nova Detenção da PJ

A Polícia Judiciária acaba de deter um funcionário do Ministério da Educação Nacional e do Ensino Superior, no âmbito do inquérito que investiga a venda ilegal de bolsas de estudo.

O funcionário em causa, afecto à Direcção Geral do Ensino Superior, foi conduzido às celas da PJ no Bandim, e está indiciado por corrupção devendo ser apresentado ao Ministério Público amanhã.

Na semana passada, os Agentes da Brigada Anti-corrupcão efectuaram a detenção em flagrante de um outro elemento integrante da rede quando este recebia das mãos do pai de um concorrente uma soma em dinheiro como contrapartida. 

By AAS

CONFIRA A ENTREVISTA DE NANCY GERMANO SCHWARZ CANDIDATA À ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 24 NOVEMBRO

Nancy Germano Schwarz que deixou o país em 2006 e instalou-se em Inglaterra, tendo dedicado a gestão de projeto ligado a áreas sociais.


Nicolau Gomes Dautarim 

Declaração de apoio à candidatura de eng. Domingos Simões Pereira

By PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

Conheço bem Domingos Simões Pereira, e sei que ele possui todas as capacidades necessárias para dirigir o país nos próximos 5 anos, Como sei que os enormes problemas que país enfrenta exigem alguém com as suas excepcionais qualidades humanas e políticas.

Domingos Simões Pereira, tem certamente a competência, a inteligência, a capacidade de trabalho, a sensibilidade e a capacidade de diálogo que país exige, mas Domingos Simões Pereira é, acima de tudo, um político de uma inquestionável integridade, que irá gerir destino do país de acordo com os mais rigorosos padrões de exigência, rigor e transparência, tendo como objectivos o desenvolvimento do país, o bem-estar de todos os guineenses e a justiça social que país tanto carece,

A verdadeira ciranda que tivemos oportunidade de assistir na política do país nos últimos tempos, reforça a necessidade absoluta de colocarmos na presidência pessoas dotadas de desprendimento, espírito público, coerência, dedicação ao próximo e com a capacidade - cada vez mais rara entre nossos políticos - de ouvir. Eng. Domingos Simões Pereira preenche plenamente estes requisitos e por isto conta com meu apoio.

Umaro El Mokthar Sissoco Embalo - Uma boa liderança é sobre experiências humanas. Não é uma fórmula ou programa, é uma atividade humana que vem do coração e leva em consideração os corações de outras pessoas. É uma atitude, não uma rotina.

Bom terça feira.




By Umaro El Mokthar Sissoco Embalo