quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

GUINÉ-BISSAU: RÁDIO ÁFRICA FM SOBRE ATUAL SITUAÇÃO POLÍTICA DO PAÍS; QUARTA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2020


Carnaval 2020 abre amanhã com a inauguração de exposição de fotografias.

A abertura das barracas acontece logo a seguir. A maior festa cultural do país decorre sob o lema "Reforço da Identidade Nacional e Transformação Social ".




Aliu Cande

Ministro da Educação Nacional: “NÃO É POSSÍVEL CRIAR CONDIÇÕES NO SETOR EDUCATIVO SE O SISTEMA ESTÁ PERMANENTEMENTE PARADO”


O ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dautarin Costa, advertiu na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020, que não é possível criar “excelentes condições” no setor educativo quando o sistema está permanentemente parado. Defendeu que é preciso produzir resultados e escolas com qualidade para que o Estado possa oferecer melhores condições aos professores.

Dautarin Costa falava, no Centro Formação Técnico-Profissional, durante a entrega de um edifício reabilitado à Agência Belga do Desenvolvimento, que trabalhará com quatro escolas técnicas do país. Dautarin Costa lembrou no seu discurso que o executivo tinha três aspetos que os sindicatos de professores estavam a reclamar, incluindo a aplicação na íntegra da carreira docente. De acordo com o governante, duas dessas reivindicações já terão sido resolvidas e garantiu que executivo continuará a trabalhar para atender a todas as reivindicações apresentadas.

O responsável da pasta da educação nacional informou que as negociações com os sindicatos da classe continuarão e sugeriu que as escolas públicas funcionassem enquanto decorrem os encontros com os professores. Para Dautarin Costa, a dignificação da carreira docente é um compromisso sério, porque “o governo está interessado em melhorar as condições de vida e de trabalho dos professores”.

Dautarin Costa reafirmou que apesar das paralisações, 81 por cento das escolas está a funcionar e sustentou que o trabalho da instituição que dirige baseia-se em métodos científicos, dados quantitativos, meios de verificação e fontes de recolha.

“Neste momento já ultrapassamos essa percentagem. O número de escolas que estão a funcionar aumentou bastante. Temos evidências claras de que os professores estão a lecionar, as escolas estão abertas e que precisamos apenas da participação dos alunos, sobretudo os de Setor Autónimo de Bissau”, indicou

Nesta senda, referiu que o governo de Aristides Gomes tem um compromisso sério com ensino técnico profissional, “apesar do sistema educativo guineense deparar-se com vários problemas que devem ser resolvidos com a maior brevidade possível”. Defendeu, por isso, a criação de alternativas para os jovens a fim de criarem negócios próprio através do ensino técnico profissional escrito no programa do governo.

Por sua vez, a responsável da Agência Belga do Desenvolvimento, Agnès Ammeux, explicou que o projeto de apoio à formação técnico profissional com duração de quatro anos foi financiado pela União Europeia no valor de 7 milhões de euros. Segundo Agnès Ammeux, a iniciativa visa apoiar o governo da Guiné-Bissau a desenhar uma estrutura vocacionada em matéria de formação técnico-profissional.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A  
OdemocrataGB  

Djibril Madem: Finalmente: Devido à falta de quórum e o número reduzido de votantes se tivermos em conta o universo geral de juízes conselheiros (11), qualquer decisão tomada por 4 juízes é inócuo. Portanto, qualquer decisão ou acórdão que saia desta plenária do STJ não é aplicável a luz da legislação vigente na Guiné-Bissau.


[12/02, 17:38] Djibril Madem: Boa tarde.
Vamos ter amanhã uma plenária do STJ sem quórum. Alguns juízes já se posisionarem, não vão participar. Vão estar apenas 5 na sala. Quando o quórum faz-se com o mínimo de 6 juízes. Dos 5 que vão estar presentes um, seguramente, votará vencido.

[12/02, 17:38] Djibril Madem: Segundo a nossa fonte, o projecto do acórdão do STJ de amanhã será apresentado pelo juiz conselheiro, RUI NENÊ. O projeto que ele leva é para dizer que a CNE deve repetir, de novo, o apuramento Nacional, mas, sem a presença da CEDEAO, com argumentos de que a lei não prevê a participação da CEDEAO. Mais uma vez pretendem atentar contra a CEDEAO e ver se provocam discórdia.

[12/02, 17:38] Djibril Madem: Significa que qualquer acórdão que sair da plenária do STJ de amanhã, será ilegal e não respeitável ou aceitável.

[12/02, 17:38] Djibril Madem: Existe um plano B. Um projeto de acórdão que prevê a anulação das eleições. Este projecto de acórdão foi preparado pelo Paulo Sanha e Osíris. A intenção, neste plano B, é a de chumbar o primeiro projeto na votação e aparecer com este segundo que seria aprovado.

[12/02, 17:38] Djibril Madem: Finalmente: Devido à falta de quórum e o número reduzido de votantes se tivermos em conta o universo geral de juízes conselheiros (11), qualquer decisão tomada por 4 juízes é inócuo. Portanto, qualquer decisão ou acórdão que saia desta plenária do STJ não é aplicável a luz da legislação vigente na Guiné-Bissau.

Fonte: Estamos atentos 


Meninas vendem-se por menos de 90 cêntimos para sobreviver à fome em Angola

Crise tem contribuiu também para o aumento dos casos de rapto e casamento infantil em África.


Jovens raparigas estão a recorrer à prostituição para sobreviver à crise de fome instalada em África, que atingiu já milhões de pessoas.

Em Angola, raparigas de 12 anos estão a 'vender-se' por menos de 40 cêntimos para poderem alimentar as suas famílias.

Em declarações à agência Reuters, Robert Bulten, Diretor do Observatório Mundial para Emergências em Angola, afirmou que uma rapariga (entre os 12 e os 17 anos) pode obter cerca de 500 kwanzas, o que equivale a cerca de 93 cêntimos, por sexo. Este valor é suficiente para comprar cerca de um quilo de feijão ou dois quilos de milho.

Para Bulten, a crise em Angola também contribuiu para o aumento dos casos de rapto e casamento infantil. Para sobreviverem, as famílias têm de casar as meninas mais cedo, para que tenham menos uma boca para alimentar. No entanto, tal medida serve muitas vezes para mantê-las fora da prostituição.

As regiões do sul de África atravessam uma das piores secas das últimas quatro décadas. Bulten referiu que o preço de alguns produtos básicos duplicou desde o ano passado.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 45 milhões de pessoas estão a enfrentar uma crise de fome, numa "catástrofe silenciosa", causada pela constante seca, as cheias generalizadas e a instabilidade económica.

Fonte: Correio da Manhã

Não percebo a sua surpresa, por ter sido derrotado, caro Engenheiro Domingos Simões Pereira!

Não percebo a sua surpresa, por ter sido derrotado, caro Engenheiro Domingos Simões Pereira!

1. Esteve na liderança do governo durante 1 ano.

2. Passou 5 anos sem deixar ninguém governar.

3. O seu partido esteve nos últimos anos no poder, mas não foi capaz de ir buscar apoios para colmatar as dificuldades existentes nos hospitais, a falta de condições nas escolas, MAS FOI CAPAZ DE FAZER ATERRAR NO AEROPORTO OSVALDO VIEIRA 3 AVIÕES COM MATERIAL LUXUOSO PARA A CAMAPANHA!!

Onde saiu com essa ideia de “ lebsimento “ á pobreza do povo.

Foi descaramento a mais senhor Engenheiro Domingos Simões Pereira.

Esteve a sambar na cara do povo.

/ Gaio Martins Batista Gomes /

Leia Também:

Se hoje a função de Presidente da república é banalizada, o senhor Engenheiro Domingos Simões Pereira, deve saber que teve grande contribuição para tal, juntamente com o Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados.


E com certeza que concorda comigo que a perseguição que o movimento fez a sua excelência Presidente da república no casamento da sua filha, também pesou na decisão do povo no dia 29 de Dezembro de 2019?

Engenheiro Domingos Simões Pereira, passou uma imagem de um ser vingativo, que estava disposto a perseguir a Sua excelência Dr José Mário Vaz até ao túmulo.
Foi um erro gravíssimo.

Se tivesse sociólogos na sua equipa, certamente que o alertariam que está perante uma sociedade, onde quando alguém tira vida ao seu filho, os familiares da vítima, defendem o criminoso, afirmando que foi força do diabo que o guiou, agora imagine como essa população vê um político que pretende a morte de outro, por o outro ter-lhe retirado do poder de forma constitucional?

/ Gaio Martins Batista Gomes /

GUINÉ-BISSAU: IGREJA CATÓLICA MUITO DEPENDENTE DA AJUDA EXTERNA


O Bispo da Diocese de Bissau, Dom José Câmnate Na Bissign, afirmou que as igrejas católicas da Guiné-Bissau, principalmente a “Diocese de Bissau” continuam a depender fortemente de ajuda das igrejas irmãs para funcionar em seu pleno.

“Devemos reconhecer e sermos sinceros, que as igrejas católicas da Guiné-Bissau, particularmente a “Diocese de Bissau” depende quase de ajudas externas, provenientes da generosidade das igrejas irmãs”, afirmou Dom José Câmnate Na Bissign.

De acordo com José Câmnate Na Bissign, é fundamental que as diferentes congregações trabalhem arduamente no sentido de reverter este cenário no futuro, permitindo assim as igrejas católicas assumirem as suas autonomias financeiras.

Câmnate Na Bissign falava esta quarta-feira, 12 de fevereiro, na cúria diocesana em Bissau, após a inauguração da primeira papelaria Diocessana, junto ao Liceu Joao XXIII na capital guineense, que coincidiu com os 20 anos da sua sagração episcopal como primeiro bispo guineense.

Fazendo balanço dos 20 anos da sua sagração episcopal, o Bispo da Diocese de Bissau realçou o apoio de todos os guineenses, incluindo católicos e crentes de todas confissões religiosas do país, nomeadamente evangélica, muçulmana e a religião tradicional.

Aos jornalistas, Na Bissign mostrou-se determinado em renovar o seu compromisso no sentido de continuar a transmitir os ensinamentos de Deus à todos fies catalíticos da Guiné-Bissau.

Natural de Mansoa, norte do país, Dom José Câmnate Na Bissign, é sacerdote desde setembro de 1982. Foi nomeado Bispo em Outobro de 1999 por Papa Joao Paulo II.

A sua sagração episcopal veio a realizar-se no dia 12 de fevereiro de 2000.

Por: Alison Cabral

radiojovem

SEM SAÍDAS


Por Amadu Ula Embaló

A VITORIA DO GEN.U.S.EMBALÓ NAS ULTIMAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS ESTÁ CRIANDO CASOS SEM SAÍDAS. 

STJ NÃO TEM CORUM SOBRE ANULIDADE DAS ELEIÇÕES, ISSO SIGNIFICA QUE SE ATÉ A DATA ESTIPULADA POR CEDEAO PASSOU SEM UMA DECISÃO DE STJ, É O CEDEAO QUE VAI DECIDIR E SABEMOS QUE O CEDEAO JÁ REVONHECEU E FELICITOU DJENERAL COMO NOVO PRESIDENTE LEGITIMO DA GUINÉ-BISSAU. 

LOGO ISSO VAI FICAR COMO?? KKKKKKKK ... 

ANP TAMBEM NÃO TEM CORUM NA REUNIÃO DA COMISSÃO PERMENENTE DA ANP SOBRE AGENDA DAS ACTIVIDADES PORQUE OS LIDERES DAS BANCADAS PARLAMENTARES DO MADEM G-15, PRS E APU RECUSARAM ALEGANDO QUE NADA SERÁ DESCUTIDO E AGENDADO A NÃO SER DATA DO EMPOSSAMENTO DO NOVO PRESIDENTE DA REPUBLICA SUA EXCELENCIA GEN.U.S.EMBALÓ...

PORTANTO ATÉ NESTE MOMENTO TUDO ESTÁ ABERTO.

BÓ MITI KU DJENERAL MA BONA BABAL...NÓ PINTCHA DJENERAL É O NOVO PRESIDENTE DA REPUBLICA NÃO TEM COMO...

Carta da nossa combatente de liberdade da Pátria Palmira Fortes, para António Guterres.


Excelentíssimo Secretário Geral da ONU Dr. António Guterres.

Antes de mais, endereço-lhes os mais elevados cumprimentos.
Escrevo-lhe esta missiva ou carta aberta, na língua portuguesa, uma vez que a língua oficial da Guiné Bissau mantém-se o português, embora a nossa língua de comunicação e união do povo seja o crioulo Outrossim, sabendo eu de que o Sr. Secretário é falante da língua portuguesa tendo até, inscrito a mesma para que seja uma das línguas oficiais de comunicação da ONU, não tenho o porque de alterar o idioma que nos une.

Como cidadã guineense, residente neste país, tive conhecimento de uma vergonhosa carta aberta (mais uma) por parte do Paigc, onde insurge com inúmeras inverdades tentando ludibriar a mesma como-se trata-se do um sentimento de toda a Nação Guineense, o que não corresponde de todo à verdade! Inicialmente porque o Paigc não é uma Nação e, sim uma partido politico, histórico, ultrapassado que insiste em manter-se no poder por via da força, guerra e inverdades. A maioria, como dizem as urnas e, todos os observadores presentes nestas eleições, relatam exatamente o mesmo. Nós povo, da Guiné demos a maioria ao General do Povo, Umaro Sissouko Embalo. Para além da sua patente militar, o titulo ou nome de General, foi atribuindo carinhosamente por nós, povo. Por nós, que desejamos muito a mudança, desejamos retirar o monopólio do poder das mãos Paigc, desejamos que a nossa Guiné seja um país igualitário, que as oportunidades sejam iguais tanto para os que estam na tabanka de igual modo para os que estão em Bissau. Nos povo desejamos, lutamos e conseguimos eleger o nosso general do Povo e assim será!
Aos 53% a que o Paigc chama de fraude ou Hacker é uma falácia, pois esta % é real, somos nós! A maioria do Povo Guineense está cansada do Domingos Simões Pereira. Perfazem 5 anos de profunda insistência de instabilidade e tentativa de alcançar o poder, o povo da Guiné não o quer.

Passamos todo o ano de 2019 em eleições, ansiando o final, a mudança pois a esperança mora em nós! Relevante enaltecer que a CNE e, o Presidente Dr. Pedro Sambú ocupou sempre o mesmo lugar, onde mereceu inúmeros elogios distinções, respeito confiança por parte do Domingos Simões Pereira. Esta confiança, insultos, insegurança e, acusações surgem só e apenas porque os resultados reais não o agradaram. DSP não pretende deixar o poder sem guerra! Os resultados das eleições foram anunciados a 1/01/2020 e, desde então o povo não tem paz. O Domingos Simões Pereira utilizou vários argumentos, numa tentativa incessante de paralisar o país

No primeiro momento o candidato telefonou ao Presidente eleito a felicitar, de seguida veio a publico negar o conteúdo do mesmo, daí para a frente foram inúmeros os argumentos que pega e larga. Diz que as atas estavam rasuradas, depois era o problema de carimbos, depois veio dizer que no ato dos votos os eleitores eram coagidos, depois a tese muda para suposto rapto do Presidente da CNE por parte dos Militares, nomeadamente o CENFA, por último, trás a vergonhosa tese dos hackers, implicando a Imprensa portuguesa, nomeadamente a revista Sábado onde esta reportagem é assinada pelo Jornalista Eduardo Dâmaso, veiculada pela RDP Africa, entre outros. 

Importante dizer que não existem quaisquer provas de tal ato, pois não existiu hacker! Fica desde já patente a preocupação no que concerne à Comunicação Social Portuguesa e aos seus jornalistas, não pautarem pela responsabilidade e isenção, sendo subsidiados por este candidato perdedor.

Dr António Guterres, permita-me que o informe de que a única fraude de que a nação guineense padece é deste partido e, sobretudo do Domingos Simões Pereira. Todo o sistema eleitoral fora controlado pelo mesmo, não havendo como acontecer fraude. Como é do seu conhecimento também, o Governo de Aristides Gomes é do PAIGC, a Getap, a CNE são todas instituições cujo a simpatia e orientações vem do Domingos Simões Pereira. Acontece que nós povo queremos tanto a mudança que ficamos ultra vigilantes nestas eleições, não permitindo assim o PAIGC fazer MAIS UMA VEZ das suas.

Dr. Guterres, nós estamos exaustos e envergonhados. Desde de 2019 que paramos em todos os passos. O Domingos fala do Império da lei mas ele pouco sabe do que diz. Ele toma toda esta nação de burros, coisa que não somos. Demos-lhe a oportunidade que não soube aproveitar. Não é uma ser capaz, nem competente no que concerne á politica. Não reune consenso, tem problemas com todo os atores politicos, inclusive dentro do próprio PAIGC.
Nos povo sabemos muito bem distiguir o que é desempenhar a função de SE da CPLP e dirigir uma Nação. Ele não nos representa nem é politicamente competente.
Dr Guterres, estamos exaustos, o nosso ano letivo 2019 foi nulo, os funcionários não recebem salários há largos meses, mas o PAIGC que governa vem fazendo campanhas luxuosas num país de miséria.

Aristides Gomes entrou como PM e, ainda na sua governação entraram por duas vezes (conhecimento público) toneladas de droga. A denúncia partiu por parte da DEA. Não sabemos o que é feito de tantas toneladas de droga, não sabemos também sob que garantias é que isto aconteceu. Passaportes diplomatas foram dados desmedidamente a individuos, cujo a embaixada dos seus países recusaram-se a dar anuência. Dr. Guterres tudo isto muito recentemente no Governo do PAIGC / Aristides Gomes e DSP.

Onde arranjou o PAIGC dinheiro para fazer todas estas luxuosas campanhas e, a ainda assim deixando nos na miséria?

Temos ainda Ministra Odete Semedo que trabalhou afincadamente, para subornar os observadores eleitorais (existem audios).
Quanto aos hacker, gostaria muito que o Jornalista Eduardo Dâmaso na primeira pessoa viesse a público exibir provars ou pedir desculpas públicas à nação guineense pelo crasso erro que nos lesou a troco de ... terá ele de nos explicar.
Resumidamente, o DSP já pegou e largou várias teses em que nenhuma delas consegue formar o objeto de prova.

É justo toda uma nação ficar refém de um e apenas um homem que não sabe perder? É justo estarmos paralisados porque o Simões Pereira sem provas põe recurso atras de recurso?
Violência e guerra é o que este senhor tem vindo a fazer desmedidamente à Nação Guineense, sim falo da Nação, porque somos sem dúvida uma larga maioria que deu a maioria ao Embaló e, mais ainda os que não querem nem PAIGC e muito menos o incapaz do Simões Pereira.

Dr. Guterres, se conseguir compreender como é que um homem de origem humilde, com trabalhos nada de anormais, vida pacata enriquece assim que se torna lider do PAIGC e torna-se milionário quando durante 1 ano e pouco é PM, talvez seja um caminho para esclarecer muita coisa.

A eloquência e o português dele já se fez tarde.

Hoje queremos alguém sem rancores, que pense e fale crioulo e, que se identifique com este povo.

Se quiser o bem desta Nação, não apoie o desmando do DSP, o problema dele são as suas dividas desmedidas. Mas nós povo temos urgência em caminhar com alguém que se identifique com a Guiné, que não nos insulte quando não está no poder, queremos alguém que não se espante com o Dr. António Guterres em detrimento da Guiné Bissau Queremos alguém que nos resgate o respeito o patriotismo e o orgulho de ser quem somos.

Dr. António Guterres gostaria que soubesse que nós povo sabemos a quem demos a maioria e, dela não iremos abdicar. As urnas foram a forma mais clara , transparente e justas. Nós não iremos permitir outra forma que não a democrática. Seja qual for a língua que lhe enderecem as missivas, não tenho dúvidas que a que melhor que compreende é o português.

Sofremos 4 décadas e hoje decidimos a mudança e, assim será. Não existe instituição maior ou mais poderosa do que um povo.
Queremos paz, queremos muito que nos tire este perturbador Domingos Simões Pereira do nosso caminho, pelas melhoras vias, pois a cada dia que passa e que este senhor insiste em nos bloquear a vida, é normal que a intolerância aumente.

Despeço-me com elevada estima, acreditando que esta carta será bem acolhida e compreendida pelo Secretário da ONU.

Elevados cumprimentos 12/02/2020

NOTÍCIAS DAS 13:00 HORAS; DA RÁDIO ÁFRICA FM


Coronavírus. Serviço postal da Suíça suspende correio para a China

O serviço postal suíço, o SwissPost, informou hoje que suspenderá temporariamente o envio de correio para a China, após várias companhias aéreas terem interrompido voos para o país asiático, devido ao surto do Covid-19.


Várias companhias aéreas reduziram ou interromperam todas as ligações aéreas para a China, o que "dificulta o tráfego postal internacional", justificou a empresa.

A SwissPost só conseguia, atualmente, realizar um terço das entregas na China, pelo que optou por suspender o serviço temporariamente.

Em comunicado, a empresa notou que os clientes podem optar pelo envio em serviço expresso, mas advertiu que não garante o tempo de entrega.

Sobre a receção de cartas e encomendas oriundas da China, o serviço nacional de correios suíço alertou para possíveis atrasos, também devido à escassez de linhas aéreas.

O número de mortos na China continental devido ao novo coronavírus aumentou para 1.113, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde chinesa. O número total de casos confirmados é de 44.653, segundo a mesma fonte.

NAOM

Conferência de imprensa do Grande Artista Afromandinga sobre 32 anos


Mustafa Cassamá 

Jornalistas Guineenses estão em decadência saíam dos Armários e buscam verdade útil e revelam os atos e factos o que explica a reposição da verdade Eleitoral ...

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

República Da Guiné-Bissau

Deseje boa tarde para o meu povo Guineense que Eu Amo muito, apenas 99% dos cidadãos são desrespeitosos e muito irresponsável, é por isso que Eu eu estou a fazer" críticas severas Dia-a-dia.

O Democrata em Ação conhecido como um Cidadão com autoridade moral que faz pronunciamentos públicos conforme necessário.

Agora Cidadão atento confira aqui!

Eu Sou o revelador do impensável para ajudar fazer o Real e Redemocratizar a Nação.

Se a Imprensa tem como objetivo principal de designação coletiva dos veículos de comunicação do país a onde os bajuladores disto jornalistas Guineenses tem e deve exercer o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa sa Sociedade Civil e fazer puramente propagandística ou de entretenimento da República na sua escala global, para que o povo Guineense tem como ficar bem informado profundamente sobre atualidade e do ocorrido.

Jornalistas Guineenses estão em decadência saíam dos Armários e buscam verdade útil e revelam os atos e factos o que explica a reposição da verdade Eleitoral, sobre o processo crônico e contaminado no supremo tribunal, o povo está do lado da Democracia, e os jornalistas ao lado do Autoritarismo, então os que estão ao lado da Democracia têm que saber de que o papel de quem não tem rabo preso é denunciar e criticar o poder, o que significa sentinela da liberdade da pátria, por isso é preciso criticar o poder, o papel dos jornalistas BAJULADORES otários é fazer Vigilâncias e questionar, falar o que os políticos não querem ouvir, e que devem ouvir, os jornalistas estúpidos sem escrúpulos, e muito menos têm Dignidade e Caráter andam pedir Esmola, sem sumir as suas atribuições de competência e responsabilidades para informar o povo o que está acontecer na Guiné-Bissau, é porque os palhaços não tem Mérito tão pouco tem qualificação, é bom saber de que, quem gosta da ditadura gosta de censura, nós somos da pluralidades por isso comentamos os movimentos históricos mesmo com calúnias difamações insultos, a luta continua.

One
Instrução é a Chave da Liberdade.

O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

A Chegada da comitiva a leste de Pais Bafata é Djabicunda para assistir funeral de home grande Aladje Suandim Fati.

A comitiva foi chefiado pelo Coordenador do Movimento Para Alternância Democrática Madem G15 BRAIMA Camara, vice Coordenador Eng Soares Sambu, Deputados da Nação Dr Sandji Fati, Bacar Barros Banjai Bamba Banjai, Eduardo Mamã, Cálido Balde e membro da comissão permanente Sr. Fidelis Forbs, Secretário Adjunto Tomé Sanfa Sisse e demais outros membros de Conselho Nacional





Imagem: TAFA CASSAMA

Fonte: Mustafa Cassamá

O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz e Desenvolvimento solicitou à Procuradoria Geral da República (PGR) a abrir uma investigação contra Presidente de Supremo Tribunal, Dr. Paulo Sanha por violação de lei eleitoral.


É raro mas aconteceu: Bagdad acordou coberta de branco

Já não nevava na capital do Iraque há mais de uma década.


É um fenómeno raro, mas aconteceu esta semana. Pela primeira vez em mais de dez anos nevou na capital do Iraque.

De acordo com o AccuWeather, não nevava naquela região há 12 anos exatamente. E quando nevou, em 2008, já não acontecia há 100 anos e o resultado foi mais lama do que outra coisa. 

Desta vez nevou com intensidade, conforme pode ver nos vídeos da galeria acima. Vários foram os registos partilhados nas redes sociais. 

Os extremos climáticos no Iraque têm sido comuns nos últimos anos, manifestando-se nomeadamente na seca e consequente escassez de água, fortes chuvas que destruíram casas e plantações e calor extremo que provocou incêndios.

Nevant....a Bagdad! 😨 https://twitter.com/ammar_afp/status/1227079328372006912 

Embora seja uma raridade em Bagdad, a queda de neve no norte do país é frequente nos meses de inverno. 

De recordar que no domingo a Turquia registou um fenómeno meteorológico que tem tanto de belo como de assustador, uma tempestade de neve a aproximar-se de uma cidade.

NAOM

A RESPOSTA DUMA MULHER CABOVERDIANA PARA DY FURTADO. KUMA, Domingos Simões Pereira e Mugabe

AVIÕES - Por que a maioria dos assentos de avião é azul?

A Reader's Digest falou com alguns especialistas para tentar entender o fenómeno.


A maioria dos assentos dos aviões são azuis. É claro que há exceções - como os assentos vermelhos da Virgin Atlantic - mas, em geral, os assentos das companhias aéreas tendem a ser azuis. Mas porquê?

É mais fácil de manter limpo
Geralmente, não há muito tempo para limpar um avião entre os voos, por isso, é do interesse da empresa escolher cores e tecidos que consigam lidar com o enorme tráfego. De acordo com Rishi Kapoor, fundador da Nanak Flights, muitos assentos de avião são azuis porque as manchas disfarçam melhor do que com a maioria das outras cores.

É uma cor calmante
Mesmo que os passageiros não tenham medo de voar, todo o processo pode deixar até os viajantes mais experientes um pouco ansiosos. Para ajudar a combater isso, muitas companhias aéreas optam por assentos azuis porque a cor é considerada calmante.

Faz com que sinta mais frio
Os aviões tendem a ter duas temperaturas: muito frio (graças à explosão do ar condicionado) ou um calor sufocante (graças ao grande número de pessoas). As companhias aéreas fazem o possível para ajudá-lo a refrescar - daí o ar-condicionado - e sim, os assentos azuis também desempenham um papel. "As cores também podem influenciar a percepção de humidade, temperatura e aroma", refere um comunicado da Boeing, citado pela Reader's Digest.  

NAOM

Leia Também: Os aviões são, na maioria das vezes, brancos. Descubra porquê

Prospeção de petróleo deve avançar este ano na zona conjunta Guiné-Bissau e Senegal

Uma empresa canadiana quer iniciar ainda este ano a prospeção de petróleo na zona conjunta da Guiné-Bissau e Senegal, de acordo com as apresentações às populações ribeirinhas que hoje se realizou.


A canadiana OP AGC Central Lda, uma das duas empresas estrangeiras que detêm as seis licenças de prospeção do petróleo na zona de exploração conjunta (ZEC), constituída entre a Guiné-Bissau e o Senegal, esteve hoje reunida com entidades publicas e privadas e autoridades tradicionais das regiões de Cacheu, Bolama, Biombo e Bissau.

Em declarações à Lusa, Mamadou Samba, consultor senegalês ao serviço da OP AGC, disse que, para já, está em curso a auscultação que levará às consultas públicas para depois elaborar um documento de avaliação do impacto ambiental que a exploração do petróleo trará na vida daquelas populações.

Na reunião de hoje, estiveram régulos (chefe tradicional), líderes comunitários, jovens, administradores setoriais, governadores regionais, técnicos e pessoal das Organizações Não Governamentais (ONG) que abordaram com a empresa as medidas serão tomadas em caso do início das atividades de prospeção.

Alberto Manga, régulo de Sucudjake, localidade guineense próxima da fronteira com o Senegal, disse que está preocupado com o futuro da pesca e agricultura, atividades que suportam o sustento da população da sua zona.

Questões como o derrame do crude, o lixo, a poluição e a compensação financeira são, entre outras, as preocupações levantadas por vários intervenientes na sessão que decorreu na sede do Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas (IBAP), em Bissau.

A OP AGC pretende iniciar a prospeção, com a abertura de pelo menos dois poços, ainda no decurso deste ano, lê-se num documento entregue à Lusa em que a empresa assinala os passos que deve dar ao abrigo da lei do petróleo do Senegal, sede do grupo.

Pedro Quade, da ONG "Tiniguena", destacada em questões de proteção ambiental e exploração racional dos recursos, exortou a empresa sobre a necessidade de um envolvimento de mais organizações comunitárias nas auscultações, bem como de entidades estatais guineenses, nomeadamente a Petroguin (estatal guineense dos petróleos) e a direção-geral da geologia e minas.

Presente no encontro, Artur Silva, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros guineense e diretor da ZEC observou que as preocupações das populações ribeirinhas são legitimas, mas enalteceu que tudo será levado em conta no momento da avaliação do impacto ambiental de uma futura prospeção do petróleo.

"Nem estamos sequer na fase de exploração do petróleo, apenas estamos a falar de pesquisa, em locais que ainda nem sequer estão determinados", notou Artur Silva, frisando que a agência que dirige assiste às auscultações na qualidade de convidada da empresa.

A ZEC foi constituída em 1993, após disputas nos tribunais internacionais entre a Guiné-Bissau e o Senegal e comporta cerca de 25 mil quilómetros quadrados da plataforma continental.

Com a sede em Dacar, Senegal, a ZEC é considerada rica em recursos haliêuticos, cuja exploração determina 50% para cada um dos Estados e ainda hidrocarbonetos (petróleo e gás), mas ainda em fase de prospeção.

A Guiné-Bissau dispensou 46% do seu território marítimo para constituir a ZEC e o Senegal 54%.

As receitas futuras da exploração de petróleo será dividida entre o Senegal (85%) e a Guiné-Bissau (15%).

MB // PJA

Lusa/Fim

Rwanda : 47 juges révoqués pour corruption

Dans une grande opération de purge de la justice au Rwanda, 47 juges ont été révoqués entre 2005 et 2019 au Rwanda, a révélé le président de la Cour suprême du pays dans un document dont APA a pu obtenir copie mardi à Kigali.


Le président de la Cour suprême, Faustin Nteziryayo, a déclaré que le pouvoir judiciaire avait pris sérieusement note des accusations de corruption contre les juges et enquêté sur leur "rôle" avant de décider de ces lourdes sanctions.

Le Rwanda a un système judiciaire à quatre niveaux qui comprend les cours de magistrat, les cours supérieures, les cours d’appel et la Cour suprême qui est la plus haute cour du pays.

Les décisions de la Cour suprême ne sont susceptibles d’aucun recours, sauf en ce qui concerne les requêtes pour l’exercice de la prérogative de clémence ou la révision d’une décision judiciaire.

La cour d’appel a été insérée entre la Haute Cour et la Cour suprême, à la suite d’une dernière réforme mise en œuvre en 2018 pour transformer l’ensemble du système pour le mieux.

La structure actuelle des tribunaux rwandais commence par le tribunal principal, le tribunal intermédiaire, le tribunal de grande instance et la Cour suprême, le plus haut niveau de justice.

Cependant, la corruption dans le système judiciaire rwandais reste un secret de polichinelle, car des allégations de corruption sont portées contre les juges et plusieurs juges sont licenciés ou sanctionnés chaque année pour ce délit.

CU/abj/fss/cgd/APA
 février 11, 2020 à 14:42 
APA - Kigali (Rwanda)

Apanews.net/fr/

GUINÉ EQUATORIAL - Casa de ex-presidente do Supremo Tribunal cercada por militares

A casa do ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné Equatorial Juan Carlos Ondo Angue foi cercada esta noite por soldados com o objetivo de o deter, segundo agências noticiosas internacionais.

Casa de ex-presidente do Supremo Tribunal cercada por militares © iStock

"Os militares estão na rua. Querem levá-lo sem mandado", referem fontes diplomáticas espanholas, citadas pela agência Efe.

As mesmas fontes referem que o embaixador espanhol na Guiné Equatorial, Guillermo López Mac-Lellan, e a embaixadora dos Estados Unidos da América, Susan Stevenson, deslocaram-se à casa de Juan Carlos Ondo Angue, na capital, Malabo, para tentar pressionar os militares a desistirem.

A Efe refere que o ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné Equatorial "está calmo", apesar da presença dos militares no exterior de sua casa.

Angue, filho da antiga embaixadora equato-guineense em Espanha Purificación Angue Ondo, foi afastado da presidência do Supremo Tribunal em agosto de 2018.

A destituição decorreu "sob proposta do Conselho Superior da Magistratura", segundo o decreto presencial então emitido, que não especificou as razões para o afastamento.

No início desse ano, o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, denunciou a corrupção no sistema judicial deste país da África Central.

Angue foi então substituído por David Nguema Obiang Eyang, um antigo procurador-geral do Estado.

Desde que obteve a sua independência de Espanha, em 1968, a Guiné Equatorial tem sido considerada pelas organizações de defesa dos direitos humanos como um dos países mais repressivos do mundo, em particular com acusações de detenção e tortura de dissidentes e repetidas alegações de fraude eleitoral.

Teodoro Obiang lidera o país desde 1979, quando derrubou o seu tio Francisco Macias num golpe de Estado, sendo o Presidente que há mais tempo está à frente de um país.

Notícias ao Minuto