quinta-feira, 11 de abril de 2024

Presidente da República Media Encontro entre Sindicatos e Governo para Evitar Greves

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, reuniu hoje os sindicatos e o governo, com foco nas greves anunciadas nos setores da educação e da saúde, visando a convergência de posições e a prevenção de futuras greves. Após a mediação do chefe de Estado, foi alcançado um acordo que suspende as greves anunciadas pela Frente Social.

Por Presidência da República da Guiné-Bissau / Radio Voz Do Povo

É por isto que está a sangrar do nariz. Conheça as principais razões... Pode ser algo comum, mas nunca é um processo que goste de passar. Deste idas à casa de banho ou usar papéis, são várias as formas de o estancar. Veja os principais motivos para tal acontecer.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   11/04/24 

Por vezes, pode acontecer sangrar do nariz sem um motivo aparente. Ainda assim, são várias as razões que podem fazer com que tal aconteça. Uma ida à casa de banho ou colocar lenços acabam por ser algumas das soluções.

O 'website' USA Toda falou com vários especialistas para saber o que pode causar o sangramento do nariz.

"Os sangramentos nasais acontecem por causa de muitos pequenos vasos sanguíneos dentro das cavidades nasais que podem rebentar quando são irritados ou quanto estão secos", revela a médica Neha Pathak.

Lesões que resultam de socos, pancadas ou cotoveladas estão entre as causas mais comuns. Também quando assoa o nariz com muita força pode levar a esta consequência.

"Coçar o nariz é um dos motivos mais comuns de sangramento nasal em crianças", revela o médico Steven Maher. Também um clima seco pode fazer com que as pessoas acabem por ter este problema.

"Os pulmões preferem um ar quente e hidratado", explica Todd Hamilton. "Algumas pessoas também podem ter hemorragias nasais com mais frequência devido a alergias ou porque os seus vasos sanguíneos são simplesmente mais frágeis."


Força Aérea de Kyiv pede 25 sistemas Patriot para travar bombardeamentos

© OLEKSANDR GIMANOV/AFP via Getty Images

POR LUSA   11/04/24  

A Ucrânia precisa de 25 sistemas de mísseis Patriot para proteger as cidades do país, disse hoje o porta-voz da Força Aérea de Kyiv, após mais uma campanha de ataques russos em grande escala contra infraestruturas energéticas.

"A Ucrânia precisa de 25 sistemas de defesa aérea Patriot que possam proteger as nossas cidades de ataques inimigos", afirmou Illia Yevlash, citado pela agência Ukrinform, num 'briefing' com a imprensa, dando conta da necessidade de outros recursos, como sistemas portáteis que possam ser usados por grupos militares móveis.

Segundo o porta-voz, na última noite as forças russas usaram "quase todo o tipo de mísseis disponíveis", incluindo os poderosos mísseis hipersónicos Kh-47 Kinzhal, além de 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados), que são muitas vezes disparados para "distrair" as defesas antiaéreas, antes do recurso a armamento mais potente.

"Infelizmente, ainda não somos capazes de repelir totalmente estes ataques inimigos, porque para isso precisamos de sistemas que já provaram a sua eficácia muitas vezes e já os utilizámos", referiu Illia Yevlash, insistindo nos sistemas Patriot: "Precisamos deles hoje para lutar contra estes ataques combinados".

O porta-voz da Força Aérea disse que é necessário desenvolver todo o sistema de defesa aérea de alto escalão, que inclua equipamentos de curto, médio e longo alcance com o apoio de caças.

A Rússia levou a cabo desde o passado mês de março uma campanha agressiva de bombardeamentos contra o sistema energético ucraniano, afetando gravemente a capacidade de geração elétrica do país, ao mesmo tempo que tem visado sobretudo cidades e localidades no nordeste, incluindo Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana.

Nos seus múltiplos ataques, a Rússia deu mais um passo hoje de manhã no seu objetivo de colapsar o sistema elétrico ucraniano ao destruir uma infraestrutura energética chave na até recentemente inexpugnável região de Kyiv.

Segundo confirmou a empresa responsável pela infraestrutura, Centrenergo, os mísseis russos destruíram "completamente" a capacidade de geração de eletricidade da central térmica de Trypillia, a cerca de 45 quilómetros a sul da capital ucraniana.

Esta infraestrutura da Centrenergo - que perdeu toda a sua capacidade de produção com a recente destruição de outra das suas centrais térmicas na região nordeste de Kharkiv - era o principal fornecedor de eletricidade nas regiões centrais de Kyiv, Jitomir e Cherkasy.

Na última noite, nenhum dos seis mísseis Kinzhal lançados pela Rússia foi abatido pelas defesas da Ucrânia, segundo o relatório diário da Força Aérea de Kyiv, que também relata o uso de 20 mísseis de cruzeiro Kh-101 e Kh-555, 12 mísseis antiaéreos S-300, quatro mísseis teleguiados Kh-59 e 40 'drones kamikaze' iranianos Shahed.

Do total de 42 mísseis, as defesas aéreas ucranianas conseguiram intercetar 18, bem como 39 dos 40 'drones' lançados pela Rússia.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou hoje a pedir aos aliados o envio urgente de sistemas de defesa aérea adicionais para poder proteger as infraestruturas críticas do país, ao mesmo tempo que as forças terrestres continuam a enfrentar falta de munições para conter as investidas russas no leste da Ucrânia.

Na quarta-feira, o alto representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, falaram sobre os esforços de Bruxelas para o envio de mísseis Patriot para Kyiv, com vista a reforçar os seus sistemas de defesa aérea devido à falta de ajuda norte-americana.

Numa entrevista hoje divulgada pelo jornal Washington Post, o chefe da diplomacia ucraniana afirmou que Kyiv identificou mais de 100 sistemas de defesa aérea Patriot disponíveis em posse dos aliados, pedindo a transferência de pelo menos sete, um número bastante abaixo do que hoje foi apontado pelo porta-voz da Força Aérea.

"Sinto vontade de bater na parede. Só não entendo por que isso não está a acontecer", declarou.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).



Leia Também: O exército israelita reivindicou hoje ter morto o "principal financiador" do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), no âmbito da ofensiva contra a Faixa de Gaza, onde mais de 33.500 pessoas foram mortas desde outubro.  

Vitorino Indeque "Estamos acompanhar a situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau com grande tristeza"


Por: Júlio Honório Bedam   Rádio Capital Fm   11.04.2024 

Conferência de Imprensa da Frente Social.


Fonte: Rádio Capital Fm  11 .04.2024

MILITARES REAGEM SOBRE RECENTE COMUNICADO DO PAIGC

Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau reagiu sobre as recentes declarações do PAIGC, que acusou a classe castrense de imparcialidade sobre atual.

Confere o comunicado:👇

Conferência de imprensa de Estado Maior General das Forças Armadas @ Radio TV Bantaba ☝
 Fonte: Notabanca,  / @ Radio TV Bantaba   11.04.2024  

OBSTIPAÇÃO: Comer uma laranja (com casca e tudo) é remédio contra prisão de ventre?... O truque foi partilhado nas redes sociais, mas será que é mesmo benéfico? Uma dietista explica tudo.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   11/04/24 

Bethany Ugarte-Cameron é uma influencer de saúde. No final do ano passado, partilhou um vídeo com um truque para pôr fim à obstipação. Consistia em comer uma laranja inteira, com casca e tudo, com canela e pimenta caiena. Será que resulta?

A dietista Lauren Manaker assina um artigo no 'website' EatingWell para tentar perceber melhor esta tendência, se vale a pena segui-la ou não. No vídeo, Bethany Ugarte-Cameron lavou a laranja com água morna, cortou-a em fatias, polvilhou com canela e pimenta caiena e comeu com a casca.

Revelou que em apenas cinco ou 10 minutos conseguia resolver o problema da prisão de ventre. "Os ingredientes individuais oferecem vários benefícios à saúde. A polpa e a casca contêm fibras, por exemplo", conta Lauren Manaker.

"As cascas de laranja geralmente contêm resíduos de pesticidas, mas comer uma laranja inteira de vez em quando provavelmente não fará mal", continua.

“Se deseja melhorar a obstipação, em vez de tentar um truque de bem-estar não comprovado, procure o conselho de um profissional médico, como um nutricionista registrado”, conclui.


Leia Também: É isto que um médico faz para emagrecer e aumentar a longevidade  

 

Leia Também: Mudanças simples que ajudam qualquer um a emagrecer (sem fazer dietas) 

 Leia Também: Estudo revela que o envelhecimento acelerado está associado ao risco de cancro em adultos jovens   

Todos intervenientes na fileira de caju podem comprar directamente a castanha junto ao produtor e, também as licenças são para todo o país. A decisão do Governo foi tomada em Conselho de Ministros e, anunciada em Comunicado_ 11.04.2024.

Fonte: Radio Voz Do Povo

EUA: Trump visita restaurante de fast food e oferece batidos a clientes... Elogios, sorrisos e gargalhadas. Assim foi a visita de Trump a Atlanta.

© Twitter

Notícias ao Minuto   11/04/24 

Esta quarta-feira, Donald Trump foi recebido efusivamente num restaurante em Atlanta, no estado norte-americano da Georgia, depois de decidir oferecer batidos aos 30 clientes que estavam no interior do espaço.


"É só pessoas com bom aspeto aqui. Wow", exclamou o antigo presidente dos Estados Unidos, que está novamente na corrida para o mesmo cargo.

"Quero 30 milkshakes [batidos] e também algum frango, pode ser? Vamos cuidar destes clientes", afirmou, após dirigir-se ao balcão do famoso restaurante de fast food.

A seguir, o multimilionário norte-americano passou pelo restaurante cumprimentando e elogiando os que ali se encontravam e faziam questão de o cumprimentar, bem como tirar fotografias.

As imagens proliferaram nas redes sociais com muitos a afirmar que esta terá sido uma forma de Trump angariar mais votos.


Japonês será o primeiro não americano a pousar na Lua

© Shutterstock

POR LUSA    11/04/24 

Um astronauta japonês será o primeiro não americano a pousar na Lua, como parte de uma missão do programa norte-americano Artemis, revelaram esta quarta-feira os líderes dos dois países.

"Dois astronautas japoneses participarão em futuras missões americanas, e um deles será o primeiro não americano a pousar na Lua", frisou o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante uma conferência de imprensa conjunta em Washington com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

O líder japonês, em visita oficial, saudou o "tremendo sucesso no campo espacial", anunciando que o Japão vai fornecer em troca um veículo lunar ultrassofisticado.

O programa norte-americano Artemis visa estabelecer uma presença humana duradoura na Lua, e deve enviar para o satélite terrestre a primeira mulher e a primeira pessoa negra.

Entre 1969 e 1972, o programa Apollo levou à Lua 12 homens norte-americanos, todos brancos. Estas são as únicas 12 pessoas que pisaram solo lunar.

"A América não caminhará mais sozinha na Lua", celebrou o chefe da NASA, Bill Nelson, num vídeo publicado nas redes sociais.

"A diplomacia é boa para as descobertas. E as descobertas são boas para a diplomacia", acrescentou.

A primeira missão Artemis para devolver astronautas à superfície lunar, a Artemis 3, está planeada para 2026.

A China planeja enviar humanos à Lua até 2030.

Tóquio e Washington já cooperam estreitamente no domínio espacial, nomeadamente no âmbito das operações da Estação Espacial Internacional.

Os dois países afirmaram que planeiam "aprofundar a sua cooperação na formação de astronautas" para atingir o seu novo objetivo, de acordo com um comunicado conjunto dos dois líderes.

O veículo espacial que o Japão fornecerá será pressurizado, ao contrário dos veículos lunares encomendados pela NASA a empresas privadas norte-americanas.

Num Rover pressurizado, os astronautas não precisarão de utilizar fatos e poderão percorrer distâncias maiores.

"É um habitat móvel, um laboratório, uma casa e um explorador lunar", apontou Bill Nelson.

Dois astronautas deverão poder viver no veículo durante até 30 dias seguidos, explicou NASA, salientando que pretende poder utilizá-lo na missão Artemis 7.

A Agência Espacial Europeia (ESA) também terá assentos reservados nas missões Artemis em troca de contribuições tecnológicas significativas.

O programa Artemis foi inaugurado em 2022 com o Artemis 1, que voou com sucesso uma nave vazia ao redor da Lua.

A Artemis 2 está prevista para 2025 e deverá enviar quatro astronautas numa viagem ao redor da Lua, sem pousar. Na missão estará três norte-americanos e um canadiano, já em treino.

A Artemis 3 deverá então ser a primeira missão tripulada a pousar na superfície lunar desde 1972. A composição de sua tripulação ainda não é conhecida.

Em janeiro, o Japão já se tinha tornado o quinto país a pousar com sucesso na Lua, ao pousar um robô.



Leia Também: Biden anuncia cooperação espacial para levar astronauta japonês à Lua 

Leia Também: Missão chinesa leva três cargas de projetos internacionais à Lua  

TIMOR-LESTE: PR timorense admite "falhanço" da liderança política no combate à pobreza

© Lusa

POR LUSA   11/04/24 

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, admitiu em entrevista à Lusa o "falhanço" da liderança política do país no combate à pobreza e à má nutrição, salientando que não se soube definir a "verdadeira prioridade".

"Num país, como o nosso, em que há recursos financeiros, passados 22 anos não há explicação plausível para que exista extrema pobreza, má nutrição e subnutrição. A explicação é que não decidimos em políticas corretas e em definir prioridades", afirmou José Ramos-Horta.

Segundo o Presidente timorense, "não pode haver desafio maior do que a extrema pobreza, subnutrição. Portanto, houve falhanço na liderança política timorense, não há desculpa possível".

"Temos dinheiro que vem do petróleo e do gás, portanto, não decidimos no que deve ser, o que é a verdadeira prioridade e isso está ligado à educação, está ligado à saúde. Portanto, falhámos", considerou.

José Ramos-Horta disse também que se tivesse sido primeiro-ministro quando o país começou a receber o dinheiro do Fundo Petrolífero teria priorizado a agricultura, segurança alimentar, água potável, educação e saúde.

De acordo com o Presidente timorense, outro setor que tem sido um obstáculo para o desenvolvimento é o da Função Pública, considerando que a atual é um "sorvedouro das riquezas do país", um "obstáculo ao desenvolvimento" e uma "retardadora de muitas iniciativas".

"Nós partidarizamos tudo. É a cultura dos países subdesenvolvidos. Tudo é partidarizado. O atual chefe do Governo, Xanana Gusmão, tenta evitar a partidarização, mas ele próprio não escapa aos 'lobbies' do seu partido, dos seus apoiantes", disse.

Questionado pela Lusa sobre a necessidade de capital humano para desenvolver o país, o chefe de Estado considerou que, apesar da precariedade, ao longo dos últimos anos, foram formados centenas de timorenses "com licenciaturas, mestrados e doutoramentos".

"O problema é que depois o Governo não sabe aproveitar", disse.

Dados do Programa Alimentar Mundial indicam que cerca de 360.000 pessoas em Timor-Leste, com 1,3 milhões de habitantes, enfrentam níveis críticos de insegurança alimentar.

O Banco Mundial recomendou recentemente a Timor-Leste que aumente o investimento para reduzir a fome, a subnutrição e o atraso no crescimento infantil para melhorar o capital humano do país e consequente desenvolvimento económico.



Leia Também: Governo timorense proíbe cães, gatos e macacos soltos em locais públicos 

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, recebeu em audiência, Patrice Motsepe, o Presidente da Confederação Africana de Futebol, CAF, que se encontra no país para uma visita de trabalho.

Nesta  primeira visita de um líder máximo do organismo que supervisiona o futebol no continente africano , Motsepe aproveitou a oportunidade para informar o chefe de Estado sobre os objetivos da sua visita ao país, tendo destacado entre outros a reabilitação do Estádio 24 de Setembro, de forma a proporcionar um local adequado para a prática do futebol e eventos esportivos de grande porte.

Presidência da República da Guiné-Bissau  / Radio Voz Do Povo