sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Baltazar Alves Cardoso “dispara” contra Sola Nquilim na Bitchita

Foto Arquivo: Baltazar Alves Cardoso
Continua a marcar a atualidade guineense o caso da suposta corrupção na Câmara Municipal de Bissau, que levou, no início do ano, a suspensão do Presidente da edilidade.

O Presidente suspenso da Câmara Municipal de Bissau “disparou” e acusa o Ministro da Administração Territorial, Sola Nquilim na Bitchita, “de ter vendido parcelas de terreno na Estrada de Bôr, na capital guineense, e efetivar mais de 160 funcionários na Câmara, sem concurso público”.

Baltazar Alves Cardoso falava, esta sexta-feira, 09 de fevereiro, à saída de uma audição no Ministério Público, no âmbito das acusações de corrupção a que é alvo por parte do ainda titular da pasta de Administração Territorial.

Com o caso terreno no centro das atenções, Alves Cardoso revelou que “o Estado guineenses já recuperou as instalações de 3 de agosto, em Bissau, que tinham sido vendidas pelo governo de Domingos Simões Pereira”.

No dia 02 de janeiro, através de um despacho, o Ministro da Administração Territorial, Sola Nquilim na Bitchita, suspendeu das suas funções, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Baltazar Alves Cardoso, acusando-o de prática de corrupção e nepotismo na mesma instituição.

As denúncias já tinham levado a audição, ainda no mês de fevereiro (há uma semana), de Sola Nquilim na Bitchita, no Ministério Público.

cfm87.net

Anselmo Ralph e Netos de Bandim




Ector Diogenes Cassamá 

É normal dançar assim na igreja?


Is it normal to dance like this in church?

Conheça a mamba-negra, a cobra mais mortífera do planeta. Você pode até tentar fugir dela, mas será bem difícil porque o réptil atinge uma velocidade de 20 km/h.


Fatos Desconhecidos

Matosinhos testa no terreno como vão ser as cidades do futuro António Freitas de Sousa

As cidades inteligentes já são uma realidade, pelo menos em termos tecnológicos. Com mais 18 parceiros, a autarquia vai promover a sua experimentação em tempo real. E com pessoas a sério lá dentro.


Candeeiros que medem emissões de carbono, pavimento que reduz a velocidade de circulação sem intervenção do condutor, a partilha de bicicletas ligada ao sistema de transportes públicos, contabilização em tempo real das emissões de CO2 poupadas com a mobilidade inteligente e uma casa coberta de painéis solares que acompanham o movimento do sol e que armazena energia – são algumas soluções tecnológicas que serão postas em prática no âmbito do projeto ‘Living Lab’ de Matosinhos, cuja fase de implementação acaba de ser selecionada para financiamento pelo Ministério do Ambiente.

Desenvolvido em parceria pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, o ‘Living Lab’ pretende, como anuncia a autarquia em comunicado oficial, “criar no centro da cidade de Matosinhos um bairro inteligente, de baixo carbono, resiliente, acessível, participado e conectado, onde serão testadas, demonstradas e postas em prática, em contexto real, soluções tecnológicas, organizacionais e sociais integradas e orientadas para a descarbonização da cidade”. O projeto terá impacto em áreas como a mobilidade, a energia, o ambiente, o urbanismo e a conectividade.

A execução do projeto, correspondente à segunda fase do programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização, “será parcialmente financiada pelo Fundo Ambiental, tendo Matosinhos ficado classificado no terceiro lugar do concurso promovido pelo Ministério do Ambiente. O financiamento do Estado, de 500 mil euros, prevê um prazo de implementação e validação de soluções de até um ano”.

Mas, segundo a autarquia, os parceiros do ‘Living Lab’ – mais de 18, entre os quais se contam o Porto de Leixões, a Efacec, o Metro do Porto, a STCP e a Universidade do Porto – concordaram em alargar a adoção destas soluções até três anos.

O projeto tem como principais objetivos “reduzir as emissões de carbono e a intensidade carbónica das atividades que se desenvolvem na cidade, diminuindo o consumo de energia e promovendo a mobilidade urbana sustentável”. As tecnologias testadas poderão depois ser alargadas ao restante espaço urbano.

Os parceiros associados são, para além do CEiiA, as empresas Casas em Movimento, Biciway, DataRede, JCDecaux, Efacec Electric Mobility, Follow Inspiration, Bandora Systems, Revolution Answer, Omniflow, Pavnext, Philips Lighting, Politécnico do Porto – Instituto Superior de Contabilidade e Administração, STCP, APDL, Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, Associação de Restaurantes de Matosinhos e Metro do Porto.

jornaleconomico.sapo.pt

Partidos com assento parlamentar recusam integrar Governo na Guiné-Bissau

Os partidos com assento no Parlamento da Guiné-Bissau e o grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC comunicaram ao primeiro-ministro indigitado, Artur Silva, a sua indisponibilidade para entrar para o seu governo.


Em cartas dirigidas à Artur Silva, a que a Lusa teve hoje acesso, o Partido da Nova Democracia (PND), assim como o grupo dos 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), anunciaram que não pretendem integrar o futuro governo.

O PAIGC, a União para Mudança (UM), o Partido da Renovação Social (PRS) e o Partido da Convergência Democrática (PCD) já tinham tornado pública a mesma posição.

O próximo governo deveria ser formado entre as cinco formações políticas representadas no parlamento e o grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC, conforme recomenda o Acordo de Conacri, instrumento proposto pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Tanto os partidos como o grupo dos deputados dissidentes do PAIGC declinaram o convite de Artur Silva alegando que a indicação daquele ocorreu fora do quadro do Acordo de Conacri, apoiado por toda comunidade internacional, como sendo único meio de acabar com o impasse político na Guiné-Bissau.

Artur Silva tem estado em contactos diretos com os lideres dos cinco partidos bem como com a coordenação do também designado grupo dos 15 com vista a formação do próximo governo que teria como missão principal a organização e realização das eleições legislativas ainda este ano.

O primeiro-ministro indigitado tem-se deslocado às sedes partidárias depois de ter enviado cartas, indicou o próprio aos jornalistas.

MB // EL
Lusa/Fim

Quando as mulheres dizem: "O problema não é com você, é comigo", pode ter certeza que o problema é com você.


Fatos Desconhecidos


Papa Francisco: “Os pecadores podem tornar-se santos, os corruptos não”

Para o Papa Francisco, "a clareza de um pecado é melhor do que a fraqueza do coração". Na homilia em Santa Marta, Francisco recorreu às histórias dos reis David e Salomão para criticar a corrupção.

MASSIMO PERCOSSI/EPA

O Papa Francisco disse na quinta-feira que “alguém que é corrupto não se pode tornar santo”, ao contrário dos pecadores. Na homilia da missa diária na Casa de Santa Marta, onde reside, o líder da Igreja Católica pegou na passagem bíblica referente aos reis David e Salomão para falar sobre o problema da corrupção, que diz resultar da “fraqueza do coração”.

"David era um santo. E era um pecador. Um pecador que se tornou santo. Já Salomão foi rejeitado porque era corrupto. Alguém que é corrupto não se pode tornar santo. E tornamo-nos corruptos se seguirmos o caminho da fraqueza do coração”, disse o Papa.

Segundo Francisco, este aparente paradoxo — David teve uma vida difícil e cometeu pecados, ao passo que Salomão sempre procurou o caminho da sabedoria — explica-se pelo facto de David ter procurado reconciliar-se com Deus e Salomão nunca ter reconhecido as suas falhas.

“É aqui que entra o problema da ‘fraqueza do coração’. Quando o coração começa a enfraquecer, não é como numa situação de pecado, em que tu cometes um pecado e te apercebes imediatamente. ‘Eu cometi este pecado’, é claro. Mas a fraqueza de coração é uma viagem lenta, passo a passo. Salomão, adornado na sua glória, na sua fama, começou a levar esse caminho”, disse o Papa.

Para Francisco, “a clareza de um pecado é melhor do que a fraqueza do coração“. “O grande rei Salomão acabou por ser corrompido: tranquilamente corrupto, porque o seu coração estava enfraquecido”, rematou o Papa.

observador.pt

Quer gelar uma latinha de cerveja em apenas 2 minutos? O truque é simples, pegue uma vasilha e coloque água + gelo + sal, e deixe sua latinha mergulhada neste recipiente por apenas 2 minutos. A lata ficará geladinha e a cerveja pronta para beber.


Fatos Desconhecidos


OFICIAL / PND - O Partido da Nova Democracia, uma formação política com assento parlamentar indisponível para participar no governo liderado por Artur Silva, primeiro-ministro.



Braima Darame

Guiné-Bissau: PRS e Grupo dos 15 querem implementação de Acordo de Conacri com Umaro Sissoko como Primeiro-Ministro


Umaro Sissoko é o nome que o PRS e o Grupo dos 15 pretendem ver nomeado como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau no âmbito da implementação do Acordo de Conacri, confirmaram à e-Global fontes da direcção do partido dos Renovadores. Sissoko foi um dos nomes apresentados pelo Presidente da Repú...Ler Mais

OFICIAL - O grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC não vai integrar o governo liderado por Artur Silva, primeiro-ministro da Guiné-Bissau.



Braima Darame


Ao Comité de Seguimento da Aplicação das Sanções, composto pelo Togo, República da Guiné e Comissão da CEDEAO, reserva-se o direito de rever a lista das pessoas sancionadas de acordo com a evolução da situação.


HE Marcel de Souza (Presidente da Comissao da CEDEAO), Togo, República da Guinea

The Committee, comprising Togo, Guinea and the ECOWAS Commission, put in place to monitor the implementation of the sanctions, reserves the right to amend the list of sanctioned persons depending on the evolution of the situation.

ecowas.int

Justo é justo. Injusto é injusto. Como nação temos que saber reconhecer categórica e indiscutivelmente cada uma destas coisas, independentemente de quem a vítima ou beneficente circunstancial é.


Umaro Djau

O governo italiano criou uma lei que proíbe a prisão de moradores de rua que roubam pequenas quantidades de comida. Para a corte, isso não é um crime, é apenas uma forma de sobrevivência.


Fatos Desconhecidos


Guinée Bissau : ONDA DE INDIGNAÇÃO CONTRA AS DECISÕES INFELIZES DA CEDEAO DE SANCIONAR DE UMA FORMA FRAUDULENTA E POUCO SÉRIO ALGUMAS FIGURAS PÚBLICAS


Bambaramdipadida

CEDEAO FALHA NA GUINE BISSAU, DEVIDO A PRESSÃO E MANIPULAÇÃO DE LOBIE DO DSP, QUE INDUZIU EM ERROS A NOSSA ORGANIZAÇÃO SUB-REGIONAL QUE ATRIBUI SANÇÕES MAL-CONCEBIDAS. O QUE GERA POLÊMICAS, PROVOCANDO ONDAS DE REAÇÕES :

Ditaduradoprogresso

É verdade!


Nelson Mucazo Euclides


Lista de sanções de Cedeao reflexo da "grandeza da Guiné-Bissau" nesta comunidade. Só uma pergunta, a LGDH já emitiu uma nota sobre este assunto?

Didier Pires