sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Presidente de Cabo-Verde visita à Bissau

A visita agendada para os dias 12, 13 e 14 de Fevereiro, visa o reforço dos tradicionais laços de amizade e cooperação entre os dois países irmãos.

Segundo a nota do Gabinete de Comunicação do PR, durante a estada em Bissau, Jorge Carlos Fonseca, manterá encontros com o seu homólogo José Mário Vaz, Presidente da Anp, Cipriano Cassama e com o Presidente do STJ, Paulo Sanha.

A agenda do Chefe de Estado caboverdiano inclui também encontros com os partidos políticos com assento parlamentar e os representantes da Comunidade Internacional.

O Secretário Executivo da CPLP, Francisco Robeiro Telles vai integrar a delegação.


Aliu Cande

PR desloca-se amanhã a Bafata

José Mário Vaz visita o Campo Agrícola de Camposa, onde irá entregar um donativo em combustível. 

Mário Vaz será acompanhado pelo Embaixador da China no país e pelo representante residente da Fao.


Aliu Cande

PGR guineense diz que decisão do juiz de instrução criminal é “inexistente”


O Ministério Público guineense considerou hoje que a nulidade da sua decisão de suspender o tratamento de dados do recenseamento eleitoral, declarada pelo Juízo de Instrução Criminal de Bissau, é "extemporânea, incongruente e inexistente" a nível jurídico-legal.






Braima Darame

Conferência de imprensa do GTAPE em reação a decisão do Tribunal Regional de Bissau em anular o despacho do Ministério Público que suspedia os trabalhos do Gtape.


Perante esta decisão, Domingos Pereira, um dos advogados do governo, garante que o executivo vai entrar com a ação principal para exigir a reparação dos danos provocados pelo Ministério Público.
                                                                  Vídeo Aqui
Aliu Cande

Guiné-Bissau: “Forças ocultas” estão a impedir bom empenho do Ministério dos Negócios Estrangeiros


O Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades disse esta quinta-feira 10 de janeiro, que “algumas forças ocultas” estão a impedir o bom empenho dos técnicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em declarações exclusivas a e-Global, António Queba Bandjai frisou também que actualmente a política externa do país não está a ser exercida a partir do Ministério dos Negócios Estrangeiros e, ironizando, considera que a política externa da Guiné-Bissau se encontra no “chão”.

“Isto está acontecer porque a instituição com a tutela da política externa do país é este ministério que reflecte a imagem do país lá fora, mas tudo está acontecer nesta casa mas menos uma diplomacia”, disse.

Sobre recente representação do país pelo Secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros Dino Seidi na cerimónia de investidura do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, Queba Bandjai disse que se trata de um convite de um Estado a outro Estado, e que devia ser respondido no mesmo molde.

“Neste aspecto não está em causa o meu nome, mas sim o Estado da Guiné-Bissau e foi com alguma tristeza que ouvi algumas pessoas, que até estiveram a governar este país, afirmar que um Secretário-geral de um ministério pode representar o Estado numa cerimónia desta dimensão”, lamentou

O mesmo responsável receia pelas futuras consequências no ponto de vista diplomático, entre a Guiné-Bissau e o Brasil, e lembrou os momentos mais altos na cooperação multi e bilaterais entre os dois países.

“Numa certa medida isto pode ser considerado como uma falta de consideração com Estado brasileiro, se tivermos em conta os laços históricos e culturais, a cooperação deste país para com a Guiné-Bissau, refiro-me concretamente com os governos quando Lula e Dilma estiveram à frente dos destinos políticos do Brasil”, disse.

Para reagir sobre o assunto, a e-Global, tentou contactar sem sucesso Dino Seidi, Secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Sumba Nansil

© e-Global Notícias em Português

Técnicos da empresa nigeriana fornecedora do software utilizado durante o recenseamento chegam hoje à Bissau, anuncia fonte do GTAPE,


Os engenheiros informáticos nigerianos solicitados pelas autoridades de Bissau vão ajudar o GTAPE a consolidar os dados no sevidor.

A equipa técnica do GTAPE finaliza o Plano dos Trabalhos, em colaboração com os representantes dos partidos políticos.

O Plano contém varias fases, desde consolidação dos dados, impressão de listas provisórias, reclamações, e até a emissão dos cadernos eleitorais.

O espert da Cedeao em materia eleitoral contratado para auditar o ficheiro eleitoral da Guiné-Bissau estará presente para acompanhar os trabalhos que são do conhecimento das autoridades políticas, e de gestão e fiscalização dos assuntos eleitorais do país.

Aliu Cande

Gâmbia: Conselho Cristão aprecia agenda de desenvolvimento de Barrow


O Presidente Adama Barrow recebeu na quarta-feira em audiência membros do Conselho Cristão da Gâmbia, que expressaram satisfação pelos esforços feitos pelo governo para salvaguardar a dignidade e proteger os direitos democráticos fundamentais do povo da Gâmbia.

“Nós apreciamos as tentativas feitas pelo governo para facilitar a dignidade de todos dentro das nossas fronteiras e capacitar nosso amado povo para decidir sobre assuntos que os afetam”, disse o presidente do Conselho Cristão da Gâmbia, Rev. James Allen Yam Odico, que liderou a delegação à State House em Banjul.

O conselho convidou o Chefe de Estado, em nome de toda a comunidade cristã, para estender saudações sazonais, bem como oferecer orações por si mesmo e pelo país em geral, nas ocasiões do Santo Natal e do advento do Ano Novo. Enquanto assegurava ao Presidente que continuará a apoiar o seu governo no fortalecimento da coexistência, liberdade religiosa e direitos humanos, o presidente Rev. Odico disse que o Conselho estava ciente e gostaria de realmente apreciar os esforços do governo para atender às necessidades da comunidade cristã.

No seu discurso de boas-vindas, o Presidente Barrow reconheceu as várias contribuições da comunidade cristã no desenvolvimento do país, enfatizando que o seu governo está comprometido em promover a tolerância religiosa e o secularismo no país. Pediu também a preservação do admirável respeito mútuo, confiança e união entre os diferentes grupos religiosos.

Barrow elogiou o conselho pela sua postura durante o impasse político após as eleições presidenciais de 2016, e descreveu a visita do conselho como um voto de confiança no seu governo, afirmando que os líderes religiosos têm um papel primordial a desempenhar na defesa da paz e da unidade no país.

© e-Global Notícias em Português

Presidente da Comissão da Cedea chega a Bissau domingo para consultas com as autoridades no âmbito das eleições de março, revela em nota a representação da Organização subregional.


Aliu Cande