segunda-feira, 9 de março de 2020

Gel à base de álcool não previne infeção por Covid-19?

A Consequência é sempre fruto de uma Causa...

Por Fernando Casimiro

A Consequência é sempre fruto de uma Causa...

A tomada de posse do Presidente da República Eleito da Guiné-Bissau, no passado dia 27 de Fevereiro, da forma como foi realizada, é uma consequência, que advém de uma causa.

Infelizmente, continuamos a focar nas consequências, ao invés das causas.

Não há consequências, sem primeiro, haver causas.

No caso concreto do que estamos a assistir na Guiné-Bissau, pós-segunda volta da eleição presidencial de 29.12.2019, a causa de tudo reside no facto de haver um vencedor declarado pela Comissão Nacional de Eleições, a única entidade competente/legitimada para apurar e publicar os resultados oficiais, provisórios e definitivos das eleições, quer sejam legislativas, quer presidenciais e, consequentemente, um derrotado (entre os 2 candidatos em presença), que se tem recusado a aceitar os resultados anunciados/publicados, pela Comissão Nacional de Eleições, já lá vão 4 Apuramentos Nacionais...

Quem aguenta tamanha brincadeira, quando o País e o Povo estão de rastos, com tantos bloqueios ao longo dos últimos cinco anos?

Falam de golpe de Estado, ignorando que NINGUÉM, entre todos nós Guineenses, está acima da Constituição, das Leis e do próprio Estado?

Ignoram que não podemos ser todos subservientes em defesa dos nossos interesses pessoais, para satisfação dos caprichos de um ou outro Partido Político?

Que seria da nossa Guiné-Bissau sem as nossas Gloriosas Forças de Defesa e Segurança, que continuam a diabolizar, sempre que seus interesses são confrontados com a Constitucionalidade, Legalidade, de um Estado de Direito que nunca permitiram aos Guineenses vivenciar...?

Querem que os "capacetes azuis" da ONU sejam enviados à Guiné-Bissau, um Estado Independente, sem guerra, em pleno século XXI?

Quem, para patrocinar às Nações Unidas tal desperdício...?

Quem, para ousar intrometer, afrontar um Estado Soberano, por via de solicitações de quem, causou o CAOS ao longo de 46 anos de Independência da Guiné-Bissau?

É tempo de, os Parceiros Sociais e Económicos da Guiné-Bissau promoverem igualmente, fóruns de debate/discussão, incluindo guineenses de todas as sensibilidades, por forma a se encontrar um meio-termo na projecção de uma nova visão, sustentada, sobre um Novo Amanhã Guineense!

Positiva e construtivamente.

Didinho 09.03.2020

Angola - Homem que convivia há mais de 15 anos com serpentes morre em espetáculo

CAREN FIROUZ

Após uma picada durante uma das suas apresentações, em Angola.

Um homem, habituado a conviver com serpentes venenosas há mais de 15 anos e promotor de espetáculos com as víboras, morreu após uma picada durante uma das suas apresentações, no município do Andulo, província angolana do Bié.

A informação foi hoje avançada por Carlos Vicente, médico do Hospital Municipal do Andulo, para onde estava a ser levado o homem, conhecido como "Rei das Montanhas", para assistência, tendo falecido a caminho da unidade sanitária.

Segundo testemunhas, citadas pela agência noticiosa angolana, Angop, o "Rei das Montanhas" encontrava-se em palco durante um espetáculo quando foi picado num dos braços, por uma cobra venenosa, denominada "eulu-linene".

Mesmo picado, o homem continuou com as suas habilidades, rejeitando assistência médica, mas horas depois o braço começou a inflamar, tendo pedido socorro.

Há mais de 15 anos que o "Rei das Montanhas" fazia a criação de cobras e realizava quatro espetáculos por semana com os animais em alguns bairros do Andulo, para o qual levava diferentes tipos de serpentes.

sicnoticias.pt

COVARDES


COVARDAMENTE, CLANDISTINAMENTE, DISCRETAMENTE SEPARADAMENTE ENTROU O PAÍS IMIGRANTES CLANDISTINOS VINDOS DOS DIFRENTES PAÍSES DA SOB-REGIÃO DESDE QUINTA FEIRA EM NOME DE CEDEAO, MAIS TODOS JÁ ESTÃO LOCALIZADOS E NEUTRALIZADOS PELA NOSSA SEGURANÇA DE ESTADO, SÓ O CHEFE DA CASA CIVIL DA GUINÉ-CONACRY QUE CHEGOU HOJE E ESTÁ ESCONDIDO NUMA DAS RESIDENCIAS DUM MEMBRO DO EX-CARTEL DO PAIGC DITO GOVERNO, PORQUE A NOSSA SEGURANÇA DE ESTADO LHE PROCURARAM NOS HOTEIS E NA EMBAIXADA DA GUINÉ-CONACRY NÃO LHE ENCONTRARAM E DEIXARAM A NOTIFICAÇÃO NA EMBAIXADA PARA IR FALAR DA SUA VINDA AO PAÍS SEM CONHECIMENTO DE ESTADO... NESTE MOMENTO TODAS FRONTEIRAS AEREOS, MARITIMO E TERRESTRE ESTÃO FECHADAS...

PORTANTO MEUS IRMÃOS GUINEENSES, A VINDA DESTES FILHOS DAS LATAS NÃO VAI EFECTAR O REGIME DO DJENERAL PORQUE NÃO HAVERÁ RELATORIO E NEM COMUNICADO, NESTE MOMENTO O FALSO REPRESENTANTE DE CEDEAO NO PAÍS ESTÁ NEGOCIANDO COM O ESTADO PARA LIBERTAREM OS SACANAS E DEIXAREM LHES SAIR DO PAÍS... NÓ PINTCHA I GUINÉ KU NGANHA!!...

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
...... ESTAMOS A TRABALHAR .....

Fonte: Amadu Ula Embaló

AUDIO DA SUZY BARBOSA

Ina da explicação cuma Domingos sibi I pirdi eleição logo I sai PA bai anuncia publicamente, mas ci famílias cu falal pá cá i facil! Mas el Suzi mesmo sendo PAIGC i ca pudi compactua cu mentira pabia PAIGC cá misti pirdi poder mas el tan i ca pudi ceta pa bai contra verdade eleitoral...cuma no ca pudi confia na no supremo tribunal pabia Elis I currupto, tudo mundo sibil na bissau! Só pá serbi de exemplo um de juizes sai de Lisboa um dia antes de acórdão e volta riba pá Lisboa 2 dias depois pabia ci duno recebi 75 mil euros

DOMINGOS PIRDI ELEIÇÕES I STA BA PRONTO PA SETA RESULTADOS, OTCHA SI FILHA MIMADA PEGA TCHORA, PABIA DI KUMA I KA NA AGUENTA TANTO BORGONHA...
SI ERMON BANDIDO, K TENE BA TAMBÉ PLANOS PA CRIA UM NOVO EMPRESA NA GUINÉ PA CONTINUA FURTA DINHERO DI ESTADO, I ODJA SI VIDA NA ANDA PA TRÁS KU É ACTUAL SITUAÇON, I FALA SI ERMON PA KA KILA SETA RESULTADO, PABIA É TENE JUÍZES TUDO NA SÉ MON, KILAS NA VIRA RESULTADOS A SI FAVOR, MA PA KILA ARISTIDES TEM PA PUI MÁS DINHERO PA PAGA JUÍZES. 

NHU DOMINGOS POR SUA VEZ, I PRIVA KU SI MINDJER SOBRE É ASSUNTO K STA BA TAMBÉ EM LÁGRIMAS E AOS GRITOS, KILA KONSIDJAL PA KA SETA RESULTADOS, PABIA ELA I KA NA ABDICA DI SEDU 1ª DAMA! 😔

MORAL DA HISTÓRIA, UM GRANDE HOMEM, UM GRANDE POLÍTICO, FOI TRAÍDO PA SI PRÓPRIO FAMÍLIA, PABIA DI SÉ INTERESSES, ARROGÂNCIA I MIMOS DI UM BONECA DI PÓ!

DOMINGOS DICIDI NEGA RESULTADOS, I OBRIGA PATETA DI ARISTIDES TOMA DINHERO DI ESTADO, PA MITI NA SÉ ÚLTIMA TENTATIVA DI VIRA RESULTADOS, ATRAVÉS DI PAGAMENTOS DI GRANDES SOMAS MONETÁRIAS PA JUÍZES CORRUPTOS DI STJ.

GOSSI GORA I KA KU GOVERNO, I KA KU PRESIDÊNCIA I KA KU DINHERO!

MA NHU DOMINGOS KUMA K NHU TA FALA NHU DJIRU, PA FASSI É QUANTIDADE DI PORCARIA SIM?

SINCERAMENTE AMI N'DISISTI DJA DI TENTA N'TINDI CABEÇA DÉ DJINTIS K TA TCHOMADU DI INTELECTUAIS NA NÔ TERRA.

RESTO DI HISTÓRIA, I KIL K NÔ SIBI, MILITONTOS NA TULU NA SÉ LADO, FIGURAS PÚBLICAS DI TERRA NA FASSI PAPEL RIDÍCULO NA ÓRGÃOS DI COMUNICAÇÃO SOCIAL...

ENFIM. 

PEACE ✌🏾


PREOCUPANTE, o saldo revelado, de uma conta do tesouro público no Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).


É conhecido, as várias operações financeiras executados pelo Ministério da Economia e Finanças juntos de diversas entidades (credores) financeiras internacionais. Recentemente foi contraído uma divida de mais de dez Bilhões de Fcfa por via da venda de títulos de tesouro público, e agora sabe-se do saldo negativo.

É por estas e outras razões, que o atual Primeiro Ministro, Eng°Nuno Gomes Nabiam, quer imprimir rigor, transparência e responsabilidade na gestão do dinheiro do estado.

Exportamos as novas autoridades a responsabilizar civil e criminalmente, todo(s) e qualquer dirigente(s) que se venha a descobrir ser o autor(res) da dilapidação dos cofres do Estado Guineense.

Aos Guineenses em geral, a APU-PDGB, reafirma de forma categórica, o seu empenho e compromisso em mudar o paradigma da maneira como é gerida a riqueza nacional.

Pela Paz, Democracia e Desenvolvimento

09/03/2020

APU-PDGB-Oficial

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Eng° Nuno Gomes Nabiam, Presidente da APU-PDGB e Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau, ladeado de mulheres Apuanas.
Feliz oito de março a todas as mulheres Guineenses e do mundo.
Pela paz, democracia e desenvolvimento.




08/03/2020
APU-PDGB-Oficial

PAIGC, UM GRAVE PROBLEMA PARA A GUINÉ-BISSAU


Já pensaram que as duas situações relativas à conta da Guiné-Bissau na BCEAO, revela apenas a falta de respeito e de compaixão do PAIGC para com o povo guineense?!

Na hipótese de o saldo revelado ser verdadeiro, revela o grande assalto do governo do PAIGC às contas públicas da Guiné-Bissau, depois de terem emitido dívidas públicas e terem assinado contratos com adiantamento de alguma percentagem do valor total...

O ex-candidato derrotado na segunda volta da eleição presidencial, Domingos Simões Pereira, afirma numa entrevista com a RTP que ele é factor da instabilidade política na Guiné-Bissau, a entrevista aconteceu na primeira volta das eleições presidenciais

Caso a conta do Estado guineense estiver bloqueado a mando da hipócrita e interesseira Comunidade Internacional, conforme propalam por aí os apoiantes do PAIGC, apenas revela que ao PAIGC não lhe importa absolutamente nada o sofrimento do povo, pelo contrário despreza-o, como demonstraram durante o mandato de Jomav! Demonstram aquilo que sempre defendi, que ao PAIGC apenas interessa-lhe estar junto do erário público, não se importando absolutamente nada o bem-estar dos guineenses e o desenvolvimento do país!

Se sempre que o PAIGC perder as eleições o país terá de sofrer uma asfixia económica, para além das campanhas de difamação do país e das suas autoridades encetadas por interesses estrangeiros na Guiné-Bissau, então é mais uma razão para o povo investir na segunda independência, aceitando passar inicialmente por uma crise, até os malfeitores se aperceberem que os seus “encarregados de negócios” não terão qualquer possibilidade de voltar ao poder na Guiné-Bissau... Caso contrário, jamais libertaremos dos nossos opressores e jamais recuperaremos a nossa soberania...

É agora ou nunca! Pátria ou morte.

Domingos Simões Pereira, um espírito contraditório…


É de confessar que o Domingos tem enganado e continua a ludibriar muitos que ainda absorvem as suas inverdades sem uma mínima análise critico de seus dizeres, isto constitui em si, um problema capital, facto que é letal para uma sociedade que se quer democrática, justa e livre. Parafraseando o emblemático líder Martin Luther King «Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa». 

Não constitui segredo algum, o espírito contraditório do Domingos, que é do seu feitio dar o dito por não dito, e sempre de uma forma astuciosa, persiste em infligir a população a sua demagogia em detrimento da paz social e do interesse Nacional.  

O Povo até pode, um dia, perdoar o Domingos por ter contestado (no seu direito) os resultados das eleições, isto é, mesmo depois de ter reconhecido a vitória do seu adversário, com base nos resultados que teve dos seus representantes nas mesas de votos, antes da CNE (órgão competente da gestão e publicação dos resultados eleitorais) ter pronunciado sobre a vontade populacional expressa nas urnas. 

O Povo conseguirá, presumo, com mal de estômago, digerir e perdoar os cinco (5) anos em que o Domingos bloqueou o País, pelo seu belo prazer, porque convencido como um bom ignorante, que não há e nem pode haver uma outra pessoa, capaz de ocupar o lugar de Primeiro-ministro, como o fez durante o seu efémero mandato (só furto). 

Mas, o que esse bom e martirizado Povo não haverá de perdoar, certamente serão : 

  • (+) Mais cinco (5) anos de bloqueio; 
  • (2) Dois anos em branco na Educação; 
  • Toda a campanha difamatória com o objetivo de denegrir a imagem do País de do Povo que, ele mesmo, pretende um dia governar; 
  • A associação e conspiração com rebeldes e presidentes com interesses inconfessos, com o intuito de criar a instabilidade e guerra no País. 

Camarada Domingos, disse um visionário o seguinte «não seja vítima das consequências dos seus atos, culpar os outros pelo seu fracasso é fracassar novamente» e eu digo-lhe, ainda há tempo de levantar desse fracasso como um patriota, a exemplo do Cipriano, depois de ter voltado à razão! 

Aos órgãos de comunicação portuguesa, comprados e pagos por si, aconselhamos a absterem-se, e que pautem pelo profissionalismo e isenção, porque não sabem a metade do que se passa na realidade

Por Joao Pensador


ISTO É PARA VOCÊ, O POBRE APOIANTE DO PAIGC.

Por Escritor Marcelo Aratum

Você sabia que há muitas pessoas na Europa e na Guiné Bissau, que não precisavam de trabalhar, mas recebiam mensalmente o dinheiro proveniente do cofre do POVO? Pois é.
E essas pessoas nunca querem alteração no sistema político, muito menos, econômico.

Como otário que você é, essas pessoas usam você, em todas as circunstâncias, para atingirem seus FINS MACABROS.

Não consigo entender, um pobre, como TU, continuadamente, apoiando o paigc.

Você não passa de um simples COMBUSTÍVEL para a manutenção de VÍCIOS deles.

Por favor, olhe para Guine Bissau e lute por ela. Não lute pelo interesse das pessoas que nem sabem se você existe.
Concluindo: qualquer guineense é capaz de governar a Guiné Bissau.

Reflita-se nisso! 

MAS, OBSERVAÇÃO:
Por favor, vamos compartilhar, para tirar os nossos irmãos da ESCURIDÃO que o paigc os submetiam e submetem.

Abraços

Guinée-Bissau: A quel jeu veut jouer la CEDEAO dans ce jeune pays?

A quel jeu veut jouer la CEDEAO en Guinée-Bissau ?

Que veut la CEDEAO à la Guinée-Bissau

Le président sorti de la Guinée Bissau, M. Mario Vaz a fait sa passation de charges sans qu’il ait produit un communiqué d’avoir un couteau sur la gorge ou un pistolet sur sa tempe. Depuis une semaine, le gouvernement présidé par le président Mario n’est plus aux affaires, les ayant passées au nouveau président élu, le Général Umaro Embalo. Peu importe le lieu, en Côte d’Ivoire, c’était à l’hôtel du Golf que le président Ouattara avait prêté son serment. Donc, ce n’est pas nouveau et la CEDEAO le sait.

En plus, je crois que la CEDEAO faisait partie des observateurs de ces élections qui se sont déroulées en Guinée Bissau, dont ses experts les avaient confirmées pour leur bon déroulement. En sus, faisant partie des observateurs internationaux à certifier la conformité de ces élections, pourquoi elle a laissé trainer les choses pour qu’elles s’enlisent ?

La CEADEAO joue à quel rôle exactement en Afrique de l’ouest ? Si tel qu’elle est neutre, impartiale et arbitre, pourquoi avoir fait attendre pour créer, les conditions de la chienlit, des colères qui peuvent déboucher sur des conflits en Guinée Bissau ? Elle a décidé de se rendre à Bissau voici, le courrier qu’elle a adressé au premier ministre du gouvernement du président Mario Vaz.



Désordre orchestré contre le pouvoir d’Embalo

En quelle qualité le président de l’assemblée s’autoproclame président de la république? Pourquoi la France valide ce désordre avec ses médias? On y avait annoncé un putsch en provenance de la Côte d’Ivoire, qui serait déjoué par les renseignements généraux de la Guinée-Bissau. On donne du faux espoir au perdant Simoes Pereira pour retarder son pays. Il faut arrêter tout ça.

Le premier ministre en Guinée-Bissau a quelle fonction élective, pour que la CEDEAO lui adresse un courrier officiel, sans passer par le président qui l’a nommé ?

Maintenant que le président élu a prêté son serment, officialiser son gouvernement, si la CEDEAO le remet en cause au profit du camp perdant, n’est-ce pas là, les germes d’une guerre civile qu’elle sème ? Pourquoi vouloir rendre ce pays ingouvernable ?

Si la CEDEAO n’arrive pas à prendre ses responsabilités face à des élections qu’elle-même a certifiées, est-ce à dire qu’elle reçoit ses ordres de l’extérieur, si oui de qui, pour qu’elle se comporte de cette manière ignoble ? Depuis que le président Embalo a prêté son serment, les médias français n’arrêtent de faire croire qu’il fait un coup de force, pourtant, il a bel et bien participé à ces élections, en tant que candidat et de toutes les réclamations, il a été donné vainqueur.

Il n’y a pas de crise postélectorale en Guinée-Bissau, mais pourquoi, la CEDEAO en crée ?

L’instabilité de l’Afrique francophone, serait-elle du goût de cette organisation sous-régionale ? Non, quand on t’envoie, il faut savoir t’envoyer, donc la CEDEAO doit revoir son mode de fonctionnement pour éviter la honte à l’Afrique francophone. N’a-t-elle pas assez à faire avec ces terroristes et djihadistes qui tuent à visage découvert dans certains de ces pays africains ? Elle fait quoi pour ces pays livrés à ces morts que de venir se bander les muscles sur des élections démocratiques organisées dans ce jeune pays.

Ce groupe d’experts qui se rend à Bissau, y va-t-elle pour confirmer le pouvoir du président élu ou remettre tout en cause pour faire reprendre tout le procécus électoral et pour satisfaire qui ? Le peuple guinée a choisi librement son président, pour conformer sa souveraineté, tous ces remus ménages riment à quoi ? La France qui a déployé ses médias pour discréditer le nouveau président Embalo, cherche quoi à la fin, dans ce pays ?

Il faut rendre ce qui est simple, simple et éviter des scandales pour éliminer des vies humaines. Pourquoi, il faut forcément attendre que toute la communauté internationale reconnaisse le nouveau président pour valider sa victoire ? Elle est où cette communauté internationale qui grossit en Afrique noire et pas ailleurs ?

Si déjà le président sénégalais M. Macky Sall, l’a reconnu, la France veut quoi en actionnant tous ces manèges ? Peut-on pour une fois éviter le syndrome de la crise postélectorale ivoirienne à la Guinée Bissau ? Elle n’a que 2.5 millions d’habitants. A cette allure, combien de bissau-guinéens désire tuer cette communauté internationale ?

Joël ETTIEN

Directeur de publication : businessactuality.com

Povo unido jamais será vencido.


Guy Embalo

Em atualização NATO confirma caso de coronavírus em Bruxelas

Em comunicado, a NATO confirma um caso de Covid-19 nas instalações da NATO em Bruxelas. A Organização do Tratado do Atlântico Norte já tomou medidas preventivas.

"Confirmamos que um membro da equipa da NATO que trabalha na sede em Bruxelas apresentou um teste positivo para o COVID-19. O funcionário voltou de férias no norte da Itália, sentiu-se mal no fim de semana passado e foi testado devido ao aparecimento de sintomas de febre. O membro da equipa está atualmente em casa, em auto-isolamento", pode ler-se.

O comunicado informa ainda que todos os colegas de trabalho da pessoa infetada foram imediatamente informados, ficando a trabalhar em casa. A informação foi também comunicada a toda a NATO, que continua a analisar a situação e a tomar todas as medidas necessárias.

Para garantir a segurança dos trabalhadores e dos visitantes, a NATO tomou já medidas preventivas na sede, com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde. Para reduzir o risco de uma maior disseminação da infecção, foram suspensas temporariamente algumas viagens de funcionários, incentivado o trabalho em casa e foram ainda suspensas as visitas de grupos à sede da NATO em Bruxelas.

"Continuamos em contacto próximo com as autoridades belgas. A NATO possui medidas e planos robustos para assegurar a continuidade de negócios, garantindo que o essencial do nosso trabalho continua", conclui a organização na nota de imprensa.

O número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus em todo o mundo aumentou para 109.946, das quais morreram 3.819, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France Presse (AFP), com dados atualizados às 09:00 de hoje.

Os países mais afetados depois da China são a Coreia do Sul (7.382 casos, incluindo 69 novos, 51 mortes), Itália (7.375 casos, 366 mortes), Irão (6.566 casos, 194 mortes) e França (1.126 caso, 19 mortes).

Desde domingo, a China, a Coreia do Sul, o Reino Unido e a Suíça registaram novas mortes.

A Ásia registou até às 09:00 de hoje 89.892 casos (3.188 mortes), a Europa 12.211 casos (410 mortes), o Médio Oriente 6.951 casos (200 mortes), os Estados Unidos e Canadá 614 casos (16 mortes), a Oceânia 98 casos (três mortes), a América Latina e as Caraíbas 91 casos (uma morte), e África 89 casos (uma morte).

Este balanço da AFP foi elaborado com dados recolhidos junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Covid-19 em Portugal

No total, Portugal registou até hoje 30 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19. Estão sob vigilância das autoridades de saúde 447 pessoas por contactos com infetados.

Todos os pacientes com o novo coronavírus estão hospitalizados. Do total de doentes, 18 são homens e 12 são mulheres.

A ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciaram, no sábado, 7 de março, numa conferência de imprensa conjunta, que as visitas a hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região Norte foram suspensas temporariamente devido à epidemia Covid-19 e recomendaram o adiamento de eventos sociais.

Em Portugal, quem suspeitar estar infetado ou tiver sintomas - que incluem febre, dores no corpo e cansaço - deve contactar a linha SNS24 através do número 808 24 24 24 para ser direcionado pelos profissionais de saúde. Não se dirija aos serviços de urgência, pede a Direção-geral de Saúde.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um microsite sobre o novo coronavírus (Covid-19), onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo e esclarecer dúvidas sobre a doença.

https://24.sapo.pt

ONE MAN'S MEAT IS ANOTHER MAN'S POISON


Suzy encontra se neste momento em Portugal a resolver certos assuntos com a autoridade portuguesa em prol de dois países irmãos, está junto do Presidente da República portuguesa



Sene Baba Mane

Petróleo em queda livre afunda mais de 30% após Arábia Saudita abrir "guerra total"

A Arábia Saudita anunciou que vai produzir mais petróleo e cortar os preços. A cotação da matéria-prima está em queda livre nos mercados. Cai mais de 30%, negoceia nos 30 dólares por barril e regista a maior queda em quase 30 anos.

O príncipe Mohammed bin Salman quer infligir o maior dano possível aos produtores russos

Depois do falhanço nas negociações para convencer a Rússia a juntar-se aos cortes de produção programados na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a Arábia Saudita decidiu avançar com uma estratégia que está a lançar o mercado petrolífero num caos. As cotações da matéria-prima estão a afundar como não se via há quase 30 anos e o preço do barril está na casa dos 30 dólares.

O maior produtor de petróleo do mundo vai aumentar a produção e cortou de forma significativa o preço que cobra aos seus clientes. O objetivo passa por inundar o mercado de petróleo saudita numa altura em que as cotações já estão em forte quebra devido à redução da procura provocada pela propagação global do coronavírus.

A Arábia Saudita responde assim com esta jogada de alto risco para "encostar à parede" os russos e outros países que não pretendem entrar numa estratégia global de redução da oferta. Desde 2016 que a OPEP (liderada pela Arábia Saudita) e outros países aliados (com destaque para a Rússia) têm alcançado acordos para definir os níveis de produção ideais para manter as cotações da matéria-prima nos níveis pretendidos.

O entendimento deste grupo conhecido por OPEP+ (14 membros do cartel mais os 10 aliados) colapsou de forma dramática e inesperada esta semana, pois a OPEP aceitou uma corte global de produção de 1,5 milhões de barris por dia, mas a Rússia não se mostrou disponível para acompanhar este movimento.

Assim, a Arábia Saudita passou de uma tática de tentar impulsionar as cotações, para uma estratégia de as deprimir.

Preços em queda livre na maior desvalorização desde guerra do Iraque 

As cotações do petróleo afundaram perto de 10% na sexta-feira, com o WTI em Nova Iorque a fechar nos 41,28 dólares e o Brent em Londres a encerrar nos 45,27 dólares. 

E agora estão em queda livre, em reação aos desenvolvimentos surpreendentes deste fim de semana. Os futuros do Brent começaram a negociar na sessão asiática (pelas 22:00 em Lisboa) e a queda das cotações foi imediata. No espaço de segundos o Brent afundou 31% para negociar nos 31,02 dólares por barril.

O Brent chegou a cair 31,48% para 31,02 dólares, sendo que minutos depois do arranque da sessão marcava uma queda de 22,5% para 35,07 dólares. O WTI, em Nova Iorque, afundou um máximo de 27,33% para 30 dólares e segue agora com uma queda de 22,14% para 32,14 dólares. 

Segundo a Bloomberg, trata-se de uma das pressões vendedoras mais fortes de sempre e a desvalorização diária mais abrupta desde que os Estados Unidos invadiram o Iraque em 1991. As cotações estão agora em mínimos de fevereiro de 2016, altura em que chegaram a estar abaixo dos 30 dólares.

As ações também estão a sofrer com esta queda abrupta nas cotações do petróleo. Os futuros sobre o índice norte-americano S&P500 descem mais de 3%, apontando para mais um dia negro nos mercados acionistas esta segunda-feira.


Cotações podem descer para os 20 dólares, diz Goldman Sachs

De acordo com o Goldman Sachs, esta guerra entre a OPEP e a Rússia poderá provocar perdas ainda mais acentuadas nos preços da matéria-prima. O banco norte-americano estima que o Brent pode cair até aos 20 dólares por barril, nível que representa o mínimo em que muitos dos produtores de petróleo podem "sobreviver".

Esta estratégia surpresa da Arábia Saudita vem alterar por completo o "outlook" para o mercado de petróleo e gás, diz o banco norte-americano, que estima agora um preço médio de 30 dólares por barril para o segundo e terceiros trimestres deste ano.

"A guerra de preços entre a OPEP e a Rússia começou este fim de semana", diz o Goldman Sachs, assinalando que as perspetivas para o mercado petrolífero são agora mais duras do que em novembro de 2014, quando também existiu uma guerra de preços, uma vez que agora "assistimos a um colapso significativo do lado da oferta devido ao coronavírus".  

Mesmo antes do início da negociação pelas 22:00 (hora de Lisboa), os analistas já antecipavam que o preço do petróleo, que já desce mais de 30% este ano, reagisse em forte queda. "Isto está a ficar feio. É possível que o barril chegue aos 30 dólares", disse esta tarde à Bloomberg Doug King, co-fundador do hedge fund Merchant Commodity Fund. 

"No próximo trimestre vamos ter a cotação do petróleo no nível mais baixo em 20 anos" comentou à Bloomberg Roger Diwan, consultor da IHS Markit. A confirmar-se, o barril irá negociar abaixo dos 20 dólares.

Há quarenta anos, quando a Arábia Saudita também lançou uma guerra de preços no mercado petrolífero, o Brent atingiu um mínimo histórico nos 9,55 dólares.  

Membros da OPEP livres para aumentar produção. Arábia Saudita ameaça níveis recorde

O atual acordo em vigor na OPEP+ (redução de 2,1 milhões de barris por dia) termina em março e a partir do próximo mês cada produtor é livre de colocar no mercado o que entender.

A Arábia Saudita já anunciou que em abril vai produzir mais de 10 milhões de barris de petróleo por dia (contra 9,7 milhões este mês) e está disponível para chegar aos 12 milhões de barris por dia, o que representa um nível recorde.

Além disso, a Saudi Aramco (petrolífera estatal saudita) aplicou o maior corte em cerca de 30 anos ao preço do barril que cobra aos seus clientes. Uma descida entre 6 a 8 dólares por barril que visa inundar o mercado de petróleo saudita e deixar os outros produtores sem mercado para escoar a sua produção.

Segundo a Reuters, outros produtores árabes, como o Iraque e o Koweit, vão seguir a estratégia da Arábia Saudita de aumentar a produção e reduzir os preços.

Segundo a Bloomberg, os responsáveis sauditas estão mesmo em contacto com os maiores consumidores de petróleo do mundo, oferecendo descontos agressivos se estes fecharem contratos de imediato para comprar petróleo saudita. Nestas conversações, aos clientes de petróleo russo estão a ser oferecidas as melhores condições, pois o objetivo dos sauditas passa por infligir o maior dano possível aos produtores russos.

O crude Arab Light está a ser oferecido às refinarias do norte da Europa com um desconto de cerca de 10 dólares face ao preço do Brent (petróleo cotado de referência na Europa). O Ural (crude russo) está a ser transacionado com um desconto de apenas 2 dólares face ao Brent.

"Jogada de alto risco" que já falhou no passado

A Bloomberg adianta que o objetivo da Arábia Saudita passa por fazer este raide da forma mais agressiva possível para que o dano sobre os restantes produtores seja tão grande que estes não tenham outro caminho que seja aceitar os cortes de produção que os sauditas pretendem.

Esta estratégia dos sauditas representa um choque para o mercado petrolífero, mas não é totalmente nova. Quando os produtores norte-americanos de petróleo de xisto começaram a ganhar escala no mercado, os sauditas também inundaram o mercado de petróleo. O objetivo passava por levar as cotações da matéria-prima para níveis que tornavam incomportável para estes produtores norte-americanos continuarem a extrair petróleo.

Mas a estratégia na altura falhou, com o excesso de oferta no mercado a atirar os preços para níveis inferiores a 30 dólares por barril no início de 2016. Foi então a que a OPEP, liderada pela Arábia Saudita, se juntou à Rússia e a outros produtores fora do cartel para, em conjunto, voltarem a tomar as rédeas do mercado petrólifero. A OPEP+ começou a reduzir os níveis de produção e os preços começaram a recuperar. Agora, com o colapso da OPEP+, a Arábia Saudita voltou ao ataque e tem na Rússia o seu principal "inimigo".

 "A Arábia Saudita está agora numa guerra de preços total", disse à Bloomberg Iman Nasseri, diretor da consultora petrolífera FGE.    

Esta jogada de alto risco também traz danos colaterais para os sauditas. As ações da Saudi Aramco (cotada mais valiosa em todo o mundo) afundaram perto de 10% e as receitas do reino vão afundar devido ao preço mais reduzido da matéria-prima. No entanto, a Arábia Saudita entende que é dos países que melhor resistirá a um choque nos preços do petróleo que sairá mais forte desta guerra que aceitou endurecer.

"É certamente uma estratégia de alto risco e que coloca muito em jogo", disse à Bloomberg Tim Foz, economista de um banco do Dubai. Na reunião em Viena nesta semana não houve entendimento e "o mercado atribui uma baixa probabilidade a seja possível chegar a um entendimento nas próximas semanas".

jornaldenegocios.pt

GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO PRESIDENTE DA REPUBLICA DA GUINE


*** Reposta pa represente di CEDEAO Diplo***

Nunca ixisti na mundo um estado piquinino, bu pudi sedu piquinino pa tamanhu ou seja pobri ma bu estado ou pais ta reconhecido pa qualquer, estado ou organizações internacional pabia nô país I país suberano, suma qualquer utru país!!!

Diplo Represente di CEDEAO kussas ta parci ma Ika ta djuntu, lala lilo kubo fassi Jomav ami acha di kuma ika na tchibi na cabeça di Umaro Sissoco Embalo presidente da Republica da guine bissau, pabia el i tene nução di que ki ta faladu estado, n'ka fala Jomav ka tene nução di que ki ta faladu estado, má i pirmiti bos um kussa qui nim um fidju di guine kana pirmiti más na Guine.

Qualquer País ou Organizações internacional tem qui rispita estado di Guine suma qualquer país ou Governo di utru país, pabia a nos i um estado suberano, suma America, Russia, França, Japão, China, etc etc... nô tene mesmo diritu ku elis peranti comunidadi internacional.

Guine Bissau fassi parti di menbros di CEDEAO purtanto CEDEAO na pessoa di Diplo ka pudi dizareipeita nô estado, pabia nô fassi parti di menbros di CEDEAO, suma manera ku Senegal, Nigeria, Niger, Costa De Marfim, etc etc... Fassi parti di CEDEAO!!! CEDEAO I sinplis organização qui ka pudi inpidinu di toma dicizon ki nô toma contra bandidos traficantis suma Diplo.

E tem certu guineensis qui ka compreendi inda kuma guine bissau i um estado suberano qui nim um tipo di organização ka pudi bim pui lei ki a nos no ka misti !!! Pabia qui CEDEAO ka tene capacidade di resolvi purbulema di Guine Conakri ? Qui se presidente esta na massacra si povo pa I otcha treceiro mandato?

PRESIDENTE DA REPUBLICA COMANDANTE SUPREMA DAS FORÇAS ARMADA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO

Aôs n'ka ba di dau bariti burmedju pa dicizon I ordem di restrutrua nô pais na mon di bandidos traficantis di drogas, assim kun um Chefe di estado tem qui bata dicidi tudu ou nada, ami n'ka tene duvida di bô peranti país di nô sub Região, pabia bu kunsi elis um pur um tapa é tapa ami sempri esta tranquilo ki djintis di CEDEAO.

Guineensis é koldadi di homi ou Governo ku nô na espera pa é pudi mostra é djintis di kuma Guine Bissau i país suberano suma qualquer utru país di mundo, nim tipo di golpe ka tchiga di ixisti na guine, és i nô dôn ora qui tem um mudança di governo tropas ta Segura instituison publicas pa ka i tem invazão di djintis qui dimitidu.

Viva Guine Bissau
Viva Ordem i Diciplina
Viva nô força de defesa e segurança
Viva General Umaro Sissoco Embalo presidente da Republica da guine bissau.

Por Papa Jomav

Domingos Simões Pereira é um grande oportunista sem vergonha e desesperado!


Guineenses
Domingos Simões Pereira é um grande oportunista sem vergonha e desesperado!
Atenção:

O Aeroporto Internacional OSVALDO Vieira foi interditada no Domingo /08/ 03/ razão é forte, mais isso não é o suficiente, sua Excelência General Umaro Sissoco Embalo presidente da República da Guiné-Bissau, e o Primeiro Ministro, Nuno Gomes Nabian, não devem aceitar de jeito nenhum a partir de agora jamais efetivamente serem escoltadas pela força de ECOMIB, é preciso asscesos recursos e apoio sobre um forte esquema da segurança interna com dispositivos para todo canto do País, dentro do estado deve ser monitorado pelo centro Integrado de Operações, de comandos especial de POP procedimento Operacional é de Padrão sobre a vigilância para defender a integridade moral e física das pessoas humanas, defender a independência, a soberania e a integridade territorial e proteger o nosso Hino Nacional, e dizer em voz alta é Esta É a Nossa Pátria Amada, esta é a minha terra natal, porquê a uma ameaça real ao Estado de direito democrático ninguém sabe o que pode acontecer a qualquer momento, todo cuidado é pouco.

Instrução é a Chave da Liberdade.

O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!
I am still learnig
about Life

GOVERNO DE ARISTIDES/DSP, LEVE O PAÍS NA BANCARROTA!

Na ressaca da queda patriótica do governo que mais promeveu greves e devidas da função pública, deixa o país com déficit abruptamente suicida de parco 38 mil franco CFA, ou melhor muito menos de 50 euros, isto é, tudo que tem um país, não passa de 50 dólares! As vezes parece brincadeira...

Mídia portuguesa e militontos que vem assobiando, sobre queda de governo de PAIGC, considerando-o mentirosamente de golpe de Estado, o que tem a dizer? O responsável de governo e das finanças zeraram as contas de Estado, deixando impiedosamente a dívida com os professores e os demais! Aliás, tendo somente na algibeira do Estado 38 mil, e com salario atrasado de 2 meses. Isto é, o governo de Aristides/DSP Tiveram receita mensal de 19 mil franco CFA! Maior Bancarrota de sempre, com assinatura de trio ternura: Dsp, Aristides e Geraldo Martins



Por: Carlos Sambu

NHU ARISTIDES KUMA, I STA KU FEBRI I MISTI BAI FASI TRATAMENTO NA PORTUGAL

GOS GORA IKUMA ?
KAL KI BU IDÉIA?

AMI MÊ, NHA BOCA KASTALA...

Governo cu sai romba nan cofre de estado!


Noca odja NADA na cofre di Estado E dai? 
Ina bai suma Mon di sal na iagu?
Ninguin cana responsabilizado?
Assin cu no misti governa és país?
I és cu povo na espera di bos?
Ou bo tene medo di pui Mon na ferida?
Ou nós tâmbi anós cu têm depressa?
Nunde principio di prestação de contas, ou simplesmente di “accountability”?

São legítimas essas perguntas, para quem investiu toda a sua energia sabedoria e meios na campanha eleitoral que culminou com a eleição do General Presidente Umaro Sissoco Embalo.

O povo deposita muita esperança neste governo liderado pelo Primeiro-ministro Engª. Nuno Gomes Nabian, e que integra grandes patriotas imbuídos do espirito de servir e não de servir-se do cargo que exercem para defraudar as expectativas desse mesmo povo.

Por isso é que se espera do governo uma acção musculada, mandando auditar a gestão do governo liderado pelo Senhor Aristides Gomes, que durante todo o seu magistério fez e desfez, em desrespeito total pelas normas que regem as relações entre os titulares dos órgãos de soberania, bem como no seu relacionamento com os seus principais parceiros sociais, designadamente os sindicatos.

Os governantes que passaram pelos departamentos do Estado geradores de receitas, têm que ser chamados a responder pelas situações de gatunice verificadas nesses departamentos, e levados a justiça para responderem criminalmente, mesmo que seja manu militar.

As pessoas não se sacrificaram em vão para extirpar o eixo do mal da nossa sociedade, para promover uma boa governação que permita a cada Guineense realizar o seu sonho. Esse desiderato passa pela assunção plena por parte do governo de uma postura de seriedade, transparência, determinação, compromisso e abnegação no cumprimento da sua complexa mas nobre missão.

Que sejam chamados para explicar aonde foram as receitas geradas nos últimos tempos, e não limitar-se apenas em queixumes que em nada produzem, senão uma clara demonstração da impotência do governo, o que poderá resultar na deterioração das relações que o liga ao povo, sobretudo aqueles que votaram na mudança.

Força, camaradas! Não hesitem em tomar as medidas que se impõem para que o povo comece a sentir a presença protectora deste Governo que, entre outros fins, jurou defender os interesses dos Guineenses, sem distinção de raça, cor da pele, religião, género ou condição socioeconómica.

PEACE AND LOVE!

ARISTIDES GOMES RECEBE UDEMU NA SUA HUMILDE RESIDÊNCIA


Fonte: Carlos Santiago