segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Política - Secretário geral da JAAC defende criação de “Agenda da Juventude Guineense”

Bissau, 04 Jan 21(ANG) – O deputado da nação e Secretário-geral da Juventude Africana Amílcar Cabral(JAAC) iniciou hoje uma série de contactos com as diferentes organizações juvenis do país, visando a criação de uma “Agenda da Juventude Guineense”.

Em declarações à imprensa, Dionísio Pereira afirmou que enquanto deputado, deve defender a situação da juventude no parlamento.

 “ A juventude não é apenas, os membros da JAAC, mas sim, toda a camada juvenil do país no geral, e foi por causa disso que marcamos encontros com as organizações juvenis de diferentes partidos políticos, das redes das associações juvenis e das mulheres visando a constituição de  uma Agenda que será defendida para o bem da referida camada”, explicou.

Dionísio Pereira indicou, a titulo de exemplo, que Amílcar Cabral fundou o PAIGC quando tinha 32 anos e mobilizou a camada juvenil para a luta armada de libertação nacional, acrescentando que, o ex. Presidente João Bernardo Vieira, proclamou a independência do país com 34 anos.

“Então, o projecto da luta armada para a  independência e do surgimento do país, pertence aos jovens. A juventude tem um papel preponderante no desenvolvimento do país. Sendo  assim é necessário estamos juntos a fim de procurarmos uma plataforma de diálogo de forma a procurar o que pode ser o papel da juventude nesse processo”, salientou Dionísio Pereira.

Pereira agendou entre outros, encontros com a Juventude do Movimento para Alternância Democrática(J Maden), do Partido da Renovação Social(JPRS), da Juventude da Assembleia do Povo Unido(JUDA), Conselho Nacional da Juventude(CNJ), Rede Nacional da Juventude(Renaj) e Plataforma das Mulheres.

ANG/ÂC//SG

ANP: Apresentação, Discussão e Votação do Projeto do Regime Jurídico de Presença e Faltas...


Vídeo by: Mustafa Cassamá


Guiné-Bissau: ANP - Período Antes Ordem do Dia

Vídeo by: Mustafa Cassamá

JOE WILLIAMS SENTE-SE ABANDONADO

O profeta Joe Williams está desde o princípio da noite de ontem internado num dos hospitais privados da capital do país.

Joe Williams sente-se abandonado pelas pessoas, através do seu Instagram o profeta expressou este sentimento dizendo o seguinte:

“Convidei todos os meus amigos e ninguém veio, mas quando tive festas, convidei a todos estavam presentes, mas agora ninguém veio”

“Eu era um estranho e você não me convidou para entrar, eu precisava de roupas e você não me vestiu, eu estava doente e na prisão você não cuidou de mim”, disse o profeta.

De lembrar que recentemente Joe Williams afirmou que morreria no dia 01 de Janeiro de 2021.

LUXOS EXAGERADOS DE JOE WILLIAMS

Principais intervenientes do sector Educativo Guineense consideram de positivo os primeiros três meses do Funcionamento das aulas no presente ano Lectivo de 2020 a 2021...

Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Principais intervenientes do sector Educativo Guineense consideram de positivo os primeiros três meses do Funcionamento das aulas no presente ano Lectivo de 2020 a 2021.

As observações foram feitas, este Sábado, durante a reunião extraordinário do Conselho Directivo do MENES Alargada a todos os intervenientes do Sector, nomeadamente, os cinco Sindicatos da Educação, Pais e Encarregados de Educação, Associações Juvenis e Associações e Confederações Estudantis, as duas organizações representativas do Sector Privado da Educação, entre outros convidados.

A Reunião decorreu no salão Manuel Nassum, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa e foi dirigida pelo Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé. 

O Presidente do Sindicato Nacional dos Professores, Domingos de Carvalho, que falou em nome dos Cinco Sindicatos do Sector, destacou a boa vontade e abertura do Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior e a sua equipa na resolução dos problemas pendentes há vários anos no Sector, com a promoção de um diálogo inclusivo e constante com todos os intervenientes do Sector Educativo Guineense. 

Como resultado, o Sindicalista sublinha o pagamento regular dos salários aos professores, implementação progressiva do Estatuto da Carreira Docente, a reclassificação dos professores e esforços consentidos para a validação parcial do ano lectivo 2019/2020.

O responsável sindical recomenda a actual liderança do Ministério no sentido de acelerar a aplicação, na prática, do estatuto de Carreira Docente do Ensino Superior, uma grande  preocupação e a questão dos contratados 2019/2020 que ainda não foram pagos um único mês.

Carvalho pediu ao Governo a criação de incentivos para as reuniões das Comissões de Estudos que se realizam aos sábados.

Por fim assegurou a disponibilidade dos sindicatos do Sector Educativo em colaborar com a Direcção do Ministério e todos os interessados no Desenvolvimento do Sector Educativo Guineense.

 Abú Indjai representante dos Pais e Encarregados de Educação é de opinião que as aulas funcionaram bem, na sua generalidade, mas que, a meio gaz neste primeiro período em Bissau. Mas, mesmo assim, considera de positivo o primeiro período, pedindo à direcção do Ministério, através da Inspeção-geral da Educação, mais fiscalização para assegurar que os alunos cumprem as horas lectivas previstas no calendário escolar para o ano lectivo 2020/2021.

Pediu ao Ministério a confecção debrochuras do Hino Nacional em papel A5 para permitir que se  ensine as crianças a cantarem, corretamente, o Hino Nacional. 

Na entrevista, à margem da reunião, o representante dos associados da organização dos pais e encarregados de educação, apelou aos seus associados, a mandarem os seus educandos a escola segunda-feira 04 de Janeiro, data prevista para o arranque do segundo período do ano lectivo 2020/2021.

As Associações Estudantis e a confederação Nacional das Associações Estudantis, representados por Bacar Darame e Tcherno Indjai, regozijaram-se pelos esforços da Direcção do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, pela forma sábia e patriota que tem conduzido todo o processo que permitiu o funcionamento normal das aulas nos primeiro três meses deste ano lectivo e apelaram a mais esforços e continuação do diálogo com todos os intervenientes do Sector Educativo para assegurar o normal funcionamento das aulas até o final do presente ano escolar.

Pediram a resolução urgente da situação dos dirigentes sindicais expulsos na Escola Attadamun e a questão de falta da Energia Elétrica para o funcionamento do curso noturno no liceu Amizade Guiné-Bissau/ Turquia.

Agostinho Biaguê, Presidente da Confederação Nacional das Escolas Privadas, que falou em nome das duas organizações do Sector Privado da Educação, também, não escondeu a satisfação dos seus associados pelo desenrolar do primeiro  período das aulas e apelou ao Governo a dar atenção especial e financiar ao Plano de Contingência do Sector Educativo para assegurar o ensino de qualidade na Guine Bissau.


Bissau 02 Dezembro 2020 

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

UNTG INICIA HOJE GREVE DE QUATRO DIAS

04/01/2021 / Jornal Odemocrata 

O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical (UNTG- CS), Júlio Mendonça, confirmou, esta segunda feira, 04 de janeiro de 2021, o início da primeira greve do ano na Guiné-Bissau.

A paralisação iniciada hoje, com a duração de quatro dias, visa exigir o cumprimento da adenda ao memorando assinado a 11 de março de 2020, e a revogação de todos os despachos que supostamente nomeou pessoas sem vínculo com o Estado.

Para Júlio Mendonça, não se pode admitir que cada partido que esteja a governar admita entrada dos seus militantes “mal preparados” na administração pública sem concurso público, o que pode ter consequências negativas na produtividade na função pública guineense.

O líder sindical lembrou que a Guiné Bissau é o único país no mundo que aumentou os impostos nesse período da crise sanitária, ignorando que os servidores públicos recebem “salários miseráveis”. Mendonça questionou o “silêncio” da sociedade civil sobre os novos impostos aprovados pelos deputados.

Júlio Mendonça acusa os governantes de não quererem introduzir o imposto predial, por serem proprietários da maioria dos prédios em Bissau.

Mendonça disse que os governantes pretendem continuar a roubar bens públicos, empobrecendo o povo.

“A UNTG não vai tolerar isso nem colaborar com as pessoas que têm tendência de violar as leis no país”.

O secretário geral da UNTG lembra que foi “injustamente” retirado aos professores o dinheiro da carga horária e que os atuais governantes teriam prometido, durante a campanha eleitoral, que o devolveriam, assim que ganhassem as eleições, o que ainda não aconteceu após um ano das eleições.

Nestas primeiras horas de greve, Júlio Mendonça fala numa adesão de todas as organizações filias na UNTG.

Dois dos quatro Sindicatos dos professores, SINDEPROF e FRENAPROFE, aderiram à paralisação, assim como os sindicatos do setor da saúde.

Por: Tiago Seide

O líder do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15), Braima Camará, K. FALA....




Uma missão Ministerial está à caminho de Nhacra, seção de Nhoma para se inteirar da situação de segurança no local, isto depois dos confrontos que resultou em vitimas mortais e vários feridos....MATPL

Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau

MATPL  / AI / 04.01.2021 SEGUNDA-FEIRA 

Uma missão Ministerial está à caminho de Nhacra, seção de Nhoma para se inteirar da situação de segurança no local, isto depois dos confrontos que resultou em vitimas mortais e vários feridos.

O Ministro, na qualidade do chefe da missão, irá reunir com a Associação local e deixar orientações claras sobre a corte/exploração de arroz nas Bolanhas cultivadas.

Para além do Secretário de Estado da Ordem Pública, Capitão de Fragata Mário Fambé.

Dirigentes do Ministro estão na missão para auxiliar o Ministro em tudo que for preciso e possível. 


Informação em tratamento...

Guiné-Bissau: ANP - Período Antes Ordem do Dia



Aldeias do Níger choram vítimas de ataque terrorista - Primeiro-ministro nigerino visitou as duas aldeias onde, este sábado, morreram pelo menos 100 pessoas em ataque de um grupo jihadista.


Ataque conjunto a duas aldeias no Níger faz 100 mortos

Um ataque terrorista simultâneo a duas aldeias vizinhas deixou um rasto de 100 mortos no Níger, anunciou o presidente da câmara, considerando este o pior massacre de civis por grupos armados neste país africano.

Ataque conjunto a duas aldeias no Níger faz 100 mortos
"Acabamos de regressar do local dos ataques, em Tchoma Bangou houve cerca de 70 mortos e em Zaroumadareye 30 vítimas mortais", disse o autarca de Tondikiwindi, a cidade que agrega as duas aldeias separadas por sete quilómetros, em declarações à agência de notícias francesa, a AFP.

"Os terroristas entraram nas aldeias conduzindo uma centena de motas, e houve também 25 feridos, alguns dos quais evacuados para Niamey e Ouallam", acrescentou, notando que este foi o pior massacre de civis no país.

"Para atacar as duas aldeias, os terroristas dividiram-se em duas colunas, uma atacando Zaroumadareye, e a outra dirigindo-se para Tchoma Bangou", explicou Almou Hassane.

Os números agora divulgado atualizam as informações dadas no sábado, que apontavam para 50 mortos e cerca de 20 feridos.

As duas aldeias situam-se a 120 quilómetros a norte da capital, Niamey, na região de Tillabéri, na fronteira entre o Mali e o Burkina Faso, uma região que tem sido alvo frequente de ataques de grupos jihadistas há vários anos.

O ataque de sábado aconteceu no mesmo dia da proclamação dos resultados das eleições presidenciais, que deram a vitória ao candidato do partido no poder, o antigo ministro do Interior Mohamed Bazoum, que prometeu durante a campanha reforçar o combate aos grupos jihadistas que operam na região.

Há vários anos que o Níger -- tal como os vizinhos Mali e Burkina Faso - é atormentado por ataques 'jihadistas' nas zonas oeste e sudeste, tendo já morrido centenas de pessoas no processo.

A região de Tillabéri está localizada na zona das "três fronteiras" Níger-Mali-Burkina, frequentemente atacada por grupos 'jihadistas'.

Em maio passado, 20 pessoas, incluindo crianças, foram mortas em duas aldeias em Anzourou (região de Tillabéri) e há cerca de duas semanas, pelo menos 34 pessoas foram mortas e 100 outras ficaram feridas em Toumour, na região de Diffa (sudeste), perto da Nigéria, por membros do grupo 'jihadista' Boko Haram, de acordo com as autoridades.

MBA (PMC) // JPS

Lusa/Fim

#No_culturA_i_nô_identidadE ...Si nô uni nô na sedu mas forti


No #trAdisoN.. 
#PurOs_p0s_d_teRRa.. #Kil_ki_dIn0s_teNe_balUr.. #No_culturA_i_nô_identidadE .. #No_culturA_i_nô_identidadE 

Fonte: Pos Di Terra


NOTA DE IMPRENSA

 

Guine Bissau - Sindicatos da Educação aderem à greve geral

Os sindicatos de setor de ensino anunciaram este domingo  (03.1.) adesão à greve geral da Função pública convocada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné Central Sindical guineense, de 4 a 8 deste mês e do ano em curso.