domingo, 3 de dezembro de 2023

Qualquer justificação sobre 6 bilhões é um anexo vazio indisponível, é exactamente isso!

A vagabundagem e a desordem no aparelho de Estado é sem precedentes! 
Em lado nenhum se viu tanta anarquia na gestão de um Estado e muito menos em tempo da fictícia democracia!

Agora cabe ao Sissoco fazer cumprir a Lei! Pois é isso que o partido Paigc quer, a tentativa de resgatar prisioneiros sob custódia do Estado, é e foi um desafio à ordem Constitucional! Não só foi um acto de vandalismo como também foi, um atentado para reverter a Ordem Institucional e democrática! 
Os argumentos sobre tentativa de golpe de estado não se sustentam, porém, são falsos, mas, o responsável sabe muita coisa sobre tentativa de Golpe no passado dia 1 de Fevereiro! 
Não interessa as insinuações infundadas e falsas dos fanáticos nas redes sociais!
Cabe cada um exercer o Poder concedido pelo Povo!

Qualquer justificação sobre 6 bilhões é um anexo vazio indisponível, é exactamente isso! 
Amanhã estarei ao vivo para analisar e analisar últimos acontecimentos no país, principalmente, sobre estupidez da Guarda Nacional e cumplicidade do Ministério do interior e, selo POLÍTICO Óbvio. É claro que Guarda Nacional não agiu soberanamente e sem impulso do poder politico. O juíz tem todos os elementos para aceitar argumentos do PGR e ativar prisão preventiva por malversar do erário público.

Domingo, 3 de dezembro
À ver vamos!
Juvenal Cabi Na Una.

Opinião: GOVERNO PISA FEIO NA BOLA NA PRIMEIRA ESQUINA

O DEMOCRATA  03/12/2023 

O Ministro da economia e das finanças considera recorrente, normal e habitual o financiamento para liquidar as dívidas a credores do Estado. Em jogo estão seis mil milhões de francos cfa, amortizáveis em 60 meses. 

Como institucionalizar um rombo aos cofres de Estado, quando a maioria da população vive no limiar da pobreza na Guiné-Bissau?! Este governo que carrega a legitimidade popular não deveria pisar feio na bola nos primeiros três meses da sua governação, com a justificação de que tal procedimento normal teria sido feito por sucessivos ministros das Finanças dos últimos três anos e sob pretexto da orientação do papá FMI para retirar-se do Banco da África Ocidental como o principal acionista até ao final do ano. 

A questão que não se quer calar é a seguinte: que pressa tem o governo para pagar a dívida pública a esses 11 empresários? Quantos jovens estão a trabalhar nas empresas destes empresários? Que critérios foram usados para autorizar este financiamento? Onde reside a soberania económica, se as decisões de rombo de cofres de Estado são dadas supostamente pelo FMI? Que serviços prestaram estes empresários ao país para merecerem este financiamento, etc, etc?

Não me revejo nas claques partidárias de dois pesos e duas medidas de alguns deputados por os seus empresários terem beneficiado no passado, deste procedimento de roubo institucionalizado, nem na teatralidade processual aberta pelo Ministério Público. Que eu saiba,nenhum processo foi aberto, desde o pagamento de prejuízos causados a alguns empresários depois de 7 de junho de 1998 até a esta última operação. Portanto, não deixa de ser uma encomenda política a abertura do processo que não vai resultar em nada.

O setor privado está como está hoje por a maioria dos empresários guineenses ter muitas dívidas nos bancos comerciais, que não conseguem pagar, e muitos estão disfarçados de políticos para servir os seus interesses pessoais. Não se esqueçam que até hoje, o Estado continua a ser maior o empregador no país. Por isso, não é oportuno este procedimento, sobretudo, quando os fundamentos são, porque pagaram no passado os seus empresários. Não podemos continuar a cometer os mesmos pecados na governação. Deve-se fazer a diferença na governação, governando com e para o povo. 

É urgente que o executivo encomende uma assessoria externa para auditar todas as dívidas públicas na Guiné-Bissau, porque não é admissível que cada governo que chega pague as dívida a um grupo de empresários. Outrossim, é preciso fazer a contenção de despesas, priorizando a melhoria das condições de vida da população, através da infraestruturação do país, construindo estradas, hospitais, escolas, mecanizando a agricultura, priorizando a formação e a superação técnico-científica de quadros nacionais para que possamos ter uma função pública que produz resultados.

É necessário que os deputados legislem sobre o pagamento de dívidas públicas, para estancar essa hemorragia económica e financeira causada pelos sucessivos governos. 

Por: Tiago Seide 

Professor e Jornalista 


Leia Também:  Opinião: LIMITE TEMPORAL À DISSOLUÇÃO DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR (Parte II)

Exército diz ter encontrado mais de 800 entradas de túneis em Gaza

© Lusa

POR LUSA   03/12/23 

O exército israelita disse hoje que encontrou mais de 800 entradas de túneis na faixa de Gaza desde o início da sua ofensiva terrestre no enclave palestiniano e que cerca de 500 foram destruídas.

"Desde o início das operações terrestres na Faixa de Gaza, os soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI) localizaram mais de 800 entradas de túneis subterrâneos do Hamas", disse o porta-voz militar, citado pela agência Efe, acrescentando que cerca de 500 deles "foram destruídos utilizando vários métodos operacionais".

"Algumas das entradas dos túneis ligavam locais estratégicos do (movimento radical) Hamas através da rede de túneis subterrâneos", declarou o exército em comunicado, acrescentando que "muitos quilómetros de túneis foram destruídos".

O exército disse ainda que "as bocas dos túneis estavam localizadas em zonas civis e algumas mesmo no interior de estruturas civis como escolas, jardins-de-infância, mesquitas e parques infantis", o que, garantiu o porta-voz, constitui "mais uma prova de como o Hamas utiliza deliberadamente a população civil e as infraestruturas para encobrir as suas atividades terroristas em Gaza".

Além disso, segundo o porta-voz do exército, as tropas localizaram "grandes quantidades de armas" em alguns túneis.

A guerra entre Israel e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, que teve início em 07 de outubro, continua a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente e fez até agora no enclave palestiniano cerca de 15.000 mortos, na maioria civis, e 33.000 feridos, de acordo com o mais recente balanço das autoridades locais, assim como 1,7 milhões de deslocados, segundo a ONU.


Declaração à imprensa- Estado Maior - PR General Umaro Sissoco Embaló após a visita ao Estado maior General das Forças Armadas.


SEM ORDEM PARA DESORDEM!

Fonte: Estamos a Trabalhar

Por: Carlos Sambu 

PAI TERRA RANKA toda sua estrutura dizem não saber quem deu “ afirmative-accion” do ordem para Victor Tchongo de forma presunçoso pontapear umas das selas da PJ e tirar dois presos acusados de corrupção! Mas por fora já se conhece a sentença: Todos condenaram a quem nas primeiras horas da sua ação foi catapultado de “herói” por parte da turma do PAIGC, a sua pomposa plataforma e claqueiros, até mesmo no eunuco conferência de imprensa do presidente da ANP, que também além de condenar diz não saber de nada! 

O mais caricato e triste de tudo, vão construindo narrativa de “inventona” como se isso não bastasse, em jeito de incoerência (coisa de tique deles) estão a pôr em chegue atuação do Victor Tchongo que na primeira hora dizem se tratar de ação patriótico. “ Gosi Kuma tudo i tiatro ku Kila mandadu fasi” muito triste assistir total covardia, salpica com mentira de grupo de gente com ambição desmedida de chegar poder e não escolhem os meios nem fins para isso, até mesmo, descartar quem lhe serviu na primeira esquina! Aliás, só um menos atento, não sabe quem deu ordem para desordem

Visita as Instalações do Estado Maior do Exercito ( AMURA)



 Presidência da República da Guiné-Bissau 

NO COMMENT... ???

Fonte: Pereira Dionísio Simões

Visita as Instalações da Brigada da Intervenção Rapida (BIR)


 Presidência da República da Guiné-Bissau 

Visita as Instalações do Comando Geral da Guarda Nacional.



Presidência da República da Guiné-Bissau