segunda-feira, 13 de agosto de 2018

DIRECTOR DA RSM QUER DISTANCIAMENTO ENTRE SEUS JORNALISTAS E PARTIDOS POLÍTICOS

O director da Rádio Sol Mansi (RSM) adverte que qualquer jornalista desta instituição que quer ingressar equipa de um político que informe a direcção para não “sujar” esta estação emissora católica.


Casimiro Jorge Cajucan que falava na sessão de abertura de mais um ciclo de formação aos correspondentes da RSM disse igualmente que a instituição não faz parte da mesma “equipa” dos políticos.

“Esta sessão de formação é para criar anticorpos aos correspondentes contra manipulação política e “fake news” durante processo eleitoral que se avizinha. Queremos fazer uma cobertura eleitoral responsável que vai permitir ao povo fazer uma escolha responsável com base nos projectos apresentados pelos políticos”, explicou, para depois exortar que “ queremos ter uma fixa limpa, queremos sair limpo no processo eleitoral que se avizinha e não queremos que ninguém nos aponte dedo como apoiantes decerto partido político ou candidato”.

Para o formador dos correspondentes, o jornalista António Pacheco, os jornalistas em Bissau utilizam a notícia para outros fins.

“ A verdade é que até há muito tempo, o jornalista era aquele que servia a notícia mas aquilo que estamos a ver hoje, muitas vezes em Bissau, é que afinal, o jornalista serve-se da notícia, utiliza a notícia para o interesse próprio, utiliza o jornalismo para vingança. Isso não é jornalismo porque como bem dizia, o jornalista deve ser como água pura que não tem cor, religião ou partido”, aconselha Pacheco.

O vice-presidente do Conselho de Administração da Rádio Sol Mansi, o Bispo auxiliar de diocese de Bissau, Dom José Lampra Cá, sublinhou que um jornalista responsável é aquele que tem sentido de responsabilidade. “ O tempo para nós é um dom de Deus por isso em cada instante, devemos aproveitá-lo no máximo”.

Os correspondentes da rádio sol Mansi estão a ser capacitados na matéria de cobertura eleitoral responsável e também contra manipulação política e fake news (notícias falsas).

Por: Mama Saliu Mané

radiosolmansi.net

SINDICATO DE GUINÉTEL ACUSA BANCO MUNDIAL DE INVIABILIZAR RELANÇAMENTO DA EMPRESA

O presidente do Sindicato de base de Guiné-Telecom e Guinétel acusa Banco Mundial de estar a inviabilizar as negociações entre o governo e o grupo Publenis para o relançamento destas duas empresas de telecomunicações.

David Mingo que falava a imprensa afirma que o governo e o grupo em causa, já assinaram um memorando que determina a conclusão de assinatura do acordo definitivo num prazo de 45 dias, isto é, até primeira semana de passado mês de Julho.

«A forma como Banco Mundial está a intervir no processo mostra claro que a organização internacional nunca preocupou com o relançamento dessas empresas, persistindo na sua intenção de acabar de vez com elas, como foi manifestada na sua carta datada de 26 de Julho de 2018»

Por outro lado, Mingo anunciou que as dividas destas duas empresas rondam 10 bilhões de francos CFA, tendo sublinhado que os activos da empresa (equipamentos) já estão num estado de total degradação.

Entretanto, apontou dedo acusador aos antigos dirigentes da empresa de estarem a inviabilizar igualmente o relançamento das duas empresas em defesa de interesses desconhecidos.

De referir que o sindicato ameaçou com uma marcha caso o governo não assinar acordo com a empresa publenis.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

UNIÃO PATRIOCA GUINEENSE(UPG) RECONDUZIU FERNANDO VAZ , EM FRENTE DO PARTIDO


“O futuro só vai ser melhor se continuarmos a lutar e a mostrarmos que sabemos fazer diferente e melhor, unindo todos os guineenses “ disse Fernando Vaz durante o encerramento do III congresso da União Patriótica Guineense (UPG) realizado entre os dias 11 e 12 de Agosto sob lema: Nó uni pá nó kumpu nó Guiné, na qual o político foi reeleito como presidente daquela formação politica na oposição com 1007 votos a favor num universo de 1010 delegados vindos de todas as regiões do país

Após a sua reeleição ao cargo do presidente da União Patriótica Guineense (UPG), Fernando Vaz na sua primeira locução a imprensa disse que neste seu segundo mandato tem um projecto muito desafiante e que abre inúmeras possibilidades de mudanças para a Guiné-Bissau.

“Isto porque a fazemos num momento em que a conjuntura politica e económica e social na Guiné-Bissau muito frágil, e ainda pela endémica deterioração da imagem do país pelo mundo fora e finalmente porque pela primeira vez um partido político resolveu pôr o interesse nacional acima dos partidários”.

Salientou ainda que, o país continua  enfrentar a perda de  direitos democráticos impostas por uma crise e instabilidade política recorrentes e resultantes de uma Guiné-Bissau que procura o seu rumo certo, assim cintes de que a maioria das pessoas se encontra cansada de sucessivas instabilidades políticas e da alteração da ordem constitucional e perderam a fé na política, o clima de fatalismo criado pelo afastamento de sucessivos Governos e da ordem constitucional, na condução desastrosa do país, contou.

Ainda, Fernando Vaz disse que a União Patriótica Guineense é de ideia de que, todos juntos constituindo uma grande frente patriótica para o desenvolvimento podem fazer muito mais do que foi feito durante estes 44 anos de independência. Onde todos os desmandos, a corrupção os assassinatos políticos e a logica do ódio e da vingança imposta a sociedade politica guineense pelo PAIGC e seus correligionários, acusou.

O político assegurou ainda que é possível fazer diferente e melhor. Porque há um futuro muito risonho e prospero para esta tão martirizada Nação, por isso a União Patriótica Guineense (UPG) é uma alternativa: “ Nós da UPG estamos mobilizados para garantir o futuro de todos os guineenses e os que vivem na Guiné-Bissau”, afiançou.

Ainda, no seu discurso depois da sua reeleição para o seu segundo mandato, Fernando Vaz disse que como governantes terão a obrigação de dar um rumo ás pessoas e de mostrar que há formas diferentes de conduzir o país e de fazer politica, sem ódios, ajustes de contas e vinganças, aconselhou.

“Dar um futuro aos guineenses, é pensar em eixos estruturantes do seu desenvolvimento e do seu bem-estar, como o são as nossas grandes linhas programáticas em políticas de Educação, Saúde, Justiça, Apoio Social, Agricultura, Energia, exploração dos nossos recursos naturais, turismo entre outros. 

Já no dia 11 de Agosto na abertura dos trabalhos o agora reeleito presidente da UPG Fernando Vaz pediu a demissão do Executivo, liderado pelo Aristides Gomes por “incapacidade revelada” pelo Governo em cumprir com a sua missão principal de realizar as eleições legislativas de 18 de Novembro.

O encontro magno da União Patriótica Guineense (UPG) contou apenas com uma lista única designada de “lista solidaria” encabeçada por Fernando Vaz, que na sua comunicação a imprensa afirmou que o Governo não está a altura para realizar as eleições legislativas no dia 18 de Novembro.

“Nós acreditamos que há uma data legal e a há um processo em que todas as forças políticas foram auscultadas e manifestaram as suas intenções na realização das eleições na data marcada” atirou.

Assegurou, que o actual Governo foi instituído para este efeito, mais passou metade do tempo do seu mandato sem fazer nada. “Acho que o Executivo agiu de má-fé! É um Governo incompetente e incapaz de cumprir o mandato para qual foi investido, portanto o presidente da Republica terá que tomar medidas para que as eleições se realizam no dia 18 de Novembro, Advertiu Vaz.

Noémia Gomes da Silva

Nossa, 13/08/18Rádio

A Embaixada da República da Guiné-Bissau em Cabo Verde, apresenta os seus melhores cumprimentos à todos os seus cidadãos e, vem por este meio informar à todos os candidatos à vagas especiais na UNICV, ano lectivo 2018/2019, por via desta Representação Diplomática, de que haverá uma reunião com os referidos candidatos amanhã, dia 14 do mês em curso, nas instalações da Embaixada, às 16 horas.



Embaixada da Guiné- Bissau em Cabo Verde


Dirigentes querem inspectores da FIFA na Guiné-Bissau

Imagem de arquivo.
GABRIEL BOUYS / AFP

Um grupo de dirigentes de futebol quer que a FIFA envie inspectores à Guiné-Bissau para verificar as contas da Federação de Futebol, a quem acusam de gestão danosa. Serifo Sow, porta-voz do grupo, defende que o governo deve retirar o estatuto de utilidade pública à federação.

Um grupo de dirigentes guineenses de futebol quer agentes da FIFA a inspeccionar as contas da federação, a quem acusam de gestão danosa.

“A FIFA vai ver que as coisas estão a ser mal geridas e aí toma-se uma decisão: ou se manda o comité executivo da federação para fora ou deixam de mandar os fundos para a Guiné enquanto as coisas não forem resolvidas”, disse à RFI Serifo Sow, porta-voz do grupo.

O antigo director-geral do Benfica de Bissau – que se demitiu devido ao clube ter apoiado a federação – disse que o grupo defende a retirada de estatuto de utilidade pública à Federação de Futebol.

Serifo Sow apontou várias irregularidades com as contas da federação, nomeadamente, o desembolso de fundos para “modalidades que não são praticadas no país” e a ausência de um orçamento e plano anual.

Por outro lado, o responsável disse que a federação está a contrair dívidas com pessoas singulares com uma taxa de juro de 25% a 30%, o que disse ser "muito grave".

No total, 21 clubes subscreveram as denúncias de gestão danosa, incluindo 14 da primeira e segunda divisão que não participaram no último campeonato de futebol, devido às divergências com a Federação.

Na quinta-feira, o grupo expôs as críticas ao secretário de Estado do Desporto, Florentino Dias.

RFI

BACIRO DJA ELEITO CONFIRMADO O LÍDER DA FRESPASNA

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Baciro Djá, foi confirmado esta segunda-feira (13.08), como presidente da Frente Patriótica de Salvação Nacional (FRESPASNA), no primeiro Congresso Ordinário desta nova formação política guineense, para um mandato de quatro anos.


Num universo de 1005 delegados presente no Congresso que decorreu na região de Biombo, sector de Prabis, sob-lema: “Moralização do Estado e Resgate da Ética Política”, Dja que era o único candidato a liderança da FRESPASNA, obteve 941 votos à favor, quatro nulos. 56 Delegados inscritos não compareceram ao Congresso.

Na sua declaração após a consagração, Dja realçou a confiança dos militantes do partido na sua pessoa e assegura que a Guiné-Bissau precisa de mudança no sentido de moralizar o Estado e resgatar a ética política, mas sobretudo devolver a esperança ao povo guineense.

“Entendemos que a Guiné-Bissau precisa de mudança, porque a maioria dos delegados presentes no congresso são jovens e mulheres, pessoas que estão cansados com a classe politica guineense, pessoas que fizerem confiança na nossa pessoa para podermos de facto edificar a Nação, dar esperança ao povo guineense, um povo materializado, um povo que merece viver e melhor, porque o país tem todas as condições necessárias para sair nesta situação”, argumentou Dja.

De acordo com o político dissidente do Partido da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), a FRESPASNA surgiu para concretizar os sonhos dos combatentes da liberdade da pátria, que é trazer bem-estar e o progresso para povo guineense.
Aos jornalistas, Djá revelou que está em condições de assumir as rédeas de governação depois das eleições legislativas do Novembro próximo no sentido de valorizar o cidadão que perdeu a confiança na classe política do país.

O partido fundado no mês de Março de 2018, vai apresentar-se nas eleições legislativas de 18 Novembro, sob liderança de Dja, um dos quinze dirigentes expulsos do PAIGC em 2016, por terem quebrado a disciplina partidária ao optar pela abstenção na votação da moção de confiança ao Programa de Governo apresentado por Carlos Correia ao parlamento.

Formado em Psicologia, com formação em Cuba e França, o político foi líder do executivo entre 20 de Agosto a 17 de Setembro de 2015, e mais tarde 27 de Maio a 18 de Novembro de 2016.

Recordar que o primeiro Congresso que decorreu entre sábado e domingo, concretamente no Ilhéu de Gardete, contou com os representantes das outras formações, com destaque para o Partido da Renovação Social (PRS).

Por: Alison Cabral

radiojovem.info

Campanha de caju - “Associação de Intermediários aguarda com espectativa teor do acordo alcançado entre Governo e um grupo vietnamita”, diz Quecuto Baió

Bissau, 13 Ago 18 (ANG) – O Presidente de Associação Nacional de Intermediários de Negócios da Guiné-Bissau(ANINGB), Quecuto Baió, disse hoje que os seus associados aguardam com espectativa o teor de acordo assinado, na semana passada, entre o Ministério de Comercio e um grupo vietnamita para salvação da presente campanha de caju.

Em entrevista exclusiva à ANG, Quecuto Baió, saudou a iniciativa do governo na busca de soluções para presente campanha de comercialização de castanha de caju e disse que aprova toda a iniciativa que visa resgatar  a castanha  junto dos produtores neste período chuvoso.

De acordo com o responsável da Associação dos Intermediários, todas as medidas que vão ser implementadas no sector de caju, devem respeitar o espírito da fileira de caju, tendo em conta os interesses dos produtores, intermediários e exportadores.

"Qualquer tentativa de subtrair um desses elementos só vai agravar ainda mais a situação de sector de caju", diz Quecuto Baió
Baió exortou ainda o Ministério do Comércio a envolver os intermediários no processo de comercialização da castanha para viabilizar o acordo, que segundo ele, ninguém pode intervir directamente juntos dos agricultores de caju sem  intermediários.

Disse que tomaram conhecimento do assunto através dos órgãos de comunicação social e, de imediato, contactou o ministro de Comercio, que prometeu envolver todas as entidades ligadas a comercialização de caju para implementação do acordo alcançado com os vietnamitas.~
Prometeu se posicionar melhor depois do retorno ao país da delegação do Ministério de Comércio que ainda se encontra no Vietnam.

Segundo  o acordo , os empresários vietnamitas, se  comprometeram a comprar entre 150 à 200 mil toneladas de castanha de caju juntos aos produtores nacionais. 

ANG/DMG/CP/ÂC//SG

BACIRO DJA DEFENDE ENTRADA NA FUNÇÃO PUÚBLICA PELO MÉRITO, E NÃO PELO FAVORITISMO

O Lider do Partido Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA), Baciro Djá disse ontém (12 de agosto) que, a entrada na função pública tem que ser pelo mérito e não pelo favoritismo.


"Quero vos dizer, temos que promover jovens, há muitos jovens quadros formados, mas não têm empregos, não é possivel termos jovens formados a andarem na praça de Bissau sem trabalho. Não digo isso como simples promessa. Depois da minha chegada como primeiro ministro, mandei fazer reforma da função publica, afim de ingressar novos quadros com capacidades. Mas há um partido mau, que bloqueou tal projecto, porque so querem nomear sobrinhos e familias, por isso bloquearam o projecto, mas, quando voltarmos ao poder vamos recuperar aquele projecto. Para ingressar na função pública, tem que mérito, tem que ter conhecimento" diz Baciro Djá.

Djá falava na ocasião do enceramento do primeiro congresso do recém-criado partido "FREPASNA que decorreu em Bissau, de 11 à 12 de agosto do ano em curso, sob o lema “moralização de Estado, resgate da ética política”, contando com presença de mais de dois mil participantes.

Bissau On-line

Antigo MNE guineense diz que petróleo em negociações com o Senegal "é da Guiné-Bissau"

O antigo chefe da diplomacia guineense João "Huco" Monteiro defendeu que, "perante os dados novos", o petróleo que se está a negociar com o Senegal "é da Guiné-Bissau" e exortou os cidadãos a estarem todos do mesmo lado. 

"Huco" Monteiro faz parte de um grupo de notáveis guineenses, entre académicos, ativistas sociais, ambientalistas e militares, que querem ver a Guiné-Bissau "a ter uma abordagem mais convincente" nas negociações com o Senegal sobre a partilha dos lucros do petróleo e gás que se acredita existirem "em grandes quantidades" numa zona marítima constituída pelos dois países.

A partilha que se fez de eventuais lucros dos dois recursos e que vigorou durante 20 anos, até que, em dezembro de 2014, o atual Presidente guineense, José Mário Vaz, denunciar o acordo sobre o qual assentava a divisão, previa 85% para o Senegal e 15% para a Guiné-Bissau.

As vozes da sociedade civil e o ex-chefe das Forças Armadas guineenses, almirante Zamora Induta, consideram aquela partilha de injusta e alegam agora que "na realidade o petróleo pertence por inteiro à Guiné-Bissau". 

"Os dados dizem-nos que o petróleo é nosso", disse, em entrevista à Lusa, "Huco" Monteiro, que, contudo, não quer que esta questão levante sentimentos de nacionalismos extremos nos dois lados. 

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros pretende ver os guineenses "todos unidos" para se constituírem "numa força de pressão para que as autoridades possam ter uma posição mais robusta" nas negociações com o Senegal sobre a nova partilha que deve ser feita, notou.

Os dois países vão encontrar-se no final deste mês em Bissau para mais uma ronda negocial sobre a nova partilha dos lucros do petróleo e gás que possam ser encontrados na zona de exploração conjunta, que comporta uma plataforma marítima de cerca de 25 quilómetros, sendo que a Guiné-Bissau disponibilizou 46% do seu território marítimo e o Senegal 54%.

Algumas vozes guineenses, com destaque para o almirante Zamora Induta, defendem que antes de se falar na partilha de lucros do petróleo, a Guiné-Bissau devia obrigar o Senegal a redefinir o traçado da fronteira marítima entre os dois países, para desta forma provar que a zona em questão pertence "por inteiro à Guiné-Bissau".

O antigo chefe da diplomacia guineense admite "um traçado injusto da fronteira com o Senegal", mas considerou que neste momento o que está em discussão é a partilha dos lucros do petróleo e gás, embora não coloque de parte a possibilidade de a questão da divisão da fronteira ser discutida "um dia".

Para levar a que haja um "único posicionamento" e evitar "dispersão de opiniões" sobre o que deve ser o contributo da sociedade civil, "Huco" Monteiro pretende organizar na próxima semana, em Bissau, um encontro que junte todos os que têm algo a dizer sobre o assunto.

"Queremos apresentar ao Governo uma estratégia de apoio para influenciar o curso destas negociações", declarou Monteiro, sublinhando que o executivo e o Presidente José Mário Vaz teriam "muito a ganhar" se liderassem o debate nacional sobre a questão do petróleo e gás com o Senegal.

dn.pt/lusa

Guiné-Bissau: Governo encoraja Polícia Judiciária averiguar factos que prejudicam interesses do Estado

O Governo guineense, em Conselho de Ministro realizado a 10 de agosto, encorajou a Direção Nacional da Polícia Judiciaria no sentido de prosseguir com as ações de averiguações sobre os factos que lesam os interesses do Estado e que colocam em causa a credibilidade do Pessoal Dirigente da Administração Pública.


A posição do Executivo foi tornada pública através do Comunicado da sua reunião de Conselho de Ministro Extraordinária desta sexta-feira, citando o seguimento de uma denúncia que corresponde com movimentações que classificou de “fraudulentas” junta da conta bancária da Agência de Aviação Civil da Guiné-Bissau.

Por outro lado, o Conselho de Ministro falou sobre a reunião do Comité de Ministros dos Transportes dos Países membros da Agencia para segurança e Navegação Aérea em África e Madagáscar (ASECNA) a ter lugar na Guiné-Bissau em março de 2019, data em que o país vai assumir a presidência rotativa da organização para um período de um ano.

A terminar a nota do Conselho de Ministros informa o executivo ter recebido informações por parte do Ministro de Transportes e Comunicações relativamente as obras de reabilitações do Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira”, que prevê a construção de pista de aterragem, salão presidencial, a remodelação e a reestruturação da aerogare. 

S. NANSIL

© e-Global Notícias em Português


Conheça 40 Animais Únicos Que Não Parecem Reais

Estes animais bizarros e únicos dão-lhe um vislumbre aproximado e pessoal da diversidade da vida no nosso planeta.

1) Porco Mangalitsa
A maioria dos porcos têm pelo curto e grosso da mesma cor do corpo, mas os Mangalitsas são exceção a esta regra. Estes porcos húngaros têm uma impressionante camada de pelo grosso semelhante à lã da ovelha. Estes híbridos de porco e ovelha são realmente únicos.


2) Pichiciego-menor
A espécie mais pequena de tatu, o tatu-fada-rosa é mais conhecido pela sua armadura superior. Proveniente da Argentina Central, este animal de aspeto estranho habita áreas arenosas e sai apenas de noite.


3) Rã-de-vidro-de-coração-descoberto
A zona inferior transparente da rã-de-vidro-de-coração-descoberto deixa ver quase totalmente os órgãos internos. Sendo uma rã de árvore, habita as florestas tropicais da América Central e do Sul.


4) Vaca Das Terras Altas
Nos campos da Escócia, encontrará uma raça de vacas única: a Vaca Das Terras Altas. Estas vacas fofas e castanhas são famosas pelos seus cornos longos e pontiagudos e pelo pelo desgrenhado. Estes animais têm um aspeto interessante que as distingue de todas as outras raças de vacas.


5) Lobo-guará
O lobo-guará da América do Sul não é um lobo nem uma raposa, embora se pareça com ambos. Este animal de crina grossa pertence ao género Crysocyon, ou cão dourado.


6) Axololote
Muitas vezes chamado de peixe andante Mexicano, o Axolote é na verdade uma forma de salamandra e é anfíbio, sendo capaz de sobreviver na água e em terra. Nativo do México Centra, o Axolote está em vias de extinção devido ao crescimento da população humana e poluição.


7) Caranguejo-dos-coqueiros
O caranguejo-dos-coqueiros é o maior caranguejo no mundo. As pinças são super fortes, podendo partir cocos facilmente! Este caranguejo gigante é um dos artrópodes mais invulgares.


8) Polvo-dumbo
o polvo-dumbo deve a sua alcunha às barbatanas proeminentes em forma de orelhas na sua cabeça. Vivendo numa profundidade de cerca de 3000 a 4000 metros, apenas crescem até cerca de 30 centímetros.


9) Salamandra-gigante-da-china
A salamandra-gigante-da-china é o maior anfíbio do mundo. Estas salamandras gigantes vivem em riachos montanhosos na China e são noturnas.


10) Golfinho-do-irrawaddy
Encontrado no Sudeste Asiático, o golfinho-de-irrawaddy é conhecido pela sua cabeça redonda. Parecido à baleia-beluga, crescem até cerca de 1 metros e trinta de comprimento.


11) Peixe-lua
Conhecido como o peixe de água quente mais pesado do mundo, o peixe-lua consegue ultrapassar os 907 quilos de peso. Nativo das águas temperadas e tropicais, tem um corpo achatado e são da mesma família do peixe-balão.


12) Solenodonte
O solenodonte é famoso pelo seu focinho longo e pontiagudo. Este focinho é mais flexível do que parece. Está ligado a uma rótula que permite que mova o nariz e explore pequenos buracos e fendas.


13) Dugongo
Relacionado com os manatins, o dugongo é um herbívoro que habita águas quentes costeiras no Pacífico Ocidental e ao longo da Costa Leste de África.



14) Saiga
Nativo da Rússia, Cazaquistão e Mongólia Ocidental, a Saiga é conhecida pela forma distinta do seu crânio e focinho. Outrora era uma espécie numerosa que abrangia o Alasca, Ilhas Britânicas e Ásia Central, recupera de momento da quase extinção.


15) Patola-de-pés-azuis
Os patolas-de-pés-azuis têm o nome devido à cor das patas. Estas são tão azuis devido aos pigmentos de carotenoide que obtêm através da alimentação e se concentra nas patas.


16) Fossa
Um carnívoro parecido com o gato, a fossa chama casa à ilha de Madagáscar. O maior mamífero predador remanescente da ilha é conhecido pela sua habilidade para subir e descer árvores de cabeça apontada para a frente.


17) Gavial
Um tipo de crocodilo de focinho fino, o Gavial é nativo da Índia, habitando rios e afluentes na região. Alimentando-se maioritariamente de peixe, cresce entre os 3.35 e 4.50 metros.


18) Cabra-selvagem-paquistanesa
A cabra-selvagem-paquistanesa tem um impressionante par de cornos que a distingue das outras cabras. Os cornos em espiral destas cabras montanhesas podem alcançar um metro e 20 centímetros de altura!


19) Sunda Colugo
O sunda colugo é parente do lémure voador e nativo do Sudeste Asiático, Malásia, Singapura e Tailândia. Ativo de noite, pertence à espécie colugo, uma espécie de mamíferos voadores.


20) Morcego-de-lábios-vermelhos
Encontrado nas Ilhas Galápagos e costa do Perú, o morcego-de-lábios-vermelhos, um tipo de tamboril, não é um bom nadador, deslocando-se pelo oceano usando as barbatanas peitorais.


21) Pangolim
Os pangolins são conhecidos pelas suas escamas únicas que parecem uma armadura. Estas são feitas de queratina, o mesmo material de que é feito o nosso cabelo!


22) Toupeira-nariz-de-estrela
Encontrada no norte da América do Norte, a toupeira-nariz-de-estrela é conhecida pela estranha forma do focinho. Usa o focinho, que contém anexos, chamados órgãos de Eimer, para sentir as vibrações quando caça as presas.


23) Diabo-espinhoso
Encontrado apenas na Austrália, dorso do diabo-espinhoso está inteiramente coberto por espinhos cónicos que ajudam a defender-se dos predadores. Desempenham também um papel nas capacidades de camuflagem do lagarto, tornando mais fácil esconder-se entre as rochas e solo do seu habitat natural.


24) Mara
A mara pode parecer um pequeno canguru com orelhas de lebre, mas na verdade é um roedor. Este animal tem um comportamento interessante condizente com o seu aspeto singular. Ao contrário de outros roedores, está acordado durante o dia e é monogâmico.


25) Babirussa
Encontrada na Indonésia, a babirussa tem um conjunto de presas curvas na mandíbula inferior e em cima do focinho. Pinturas pré-históricas da babirussa datam de há 35,000 anos, embora estejam de momento em vias de extinção.


26) Velella
A velella é um tipo de medusa que flutua na superfície do oceano e é conhecido pela sua distinta barbatana e coloração azul. Alimenta-se de larvas de peixes pequenos e zooplâncton, sendo inofensivas para os humanos.


27) Colugo Malaio
Estes fantásticos lémures voadores têm olhos grandes que ajudam a detetar a presa facilmente. Os lémures usam as asas para planar de árvore em árvore em procura de folhas jovens, a sua comida preferida!


28) Gazela-girafa
Uma forma de gazela, as gazelas-girafas têm pescoços compridos e membros esguios. Enquanto que os machos têm cornos, as fêmeas, não. Ambos os géneros usam os pescoços compridos para se alimentarem nos ramos das árvores na sua nativa África.


29) Cacajau
Habitando a floresta tropical bacia noroeste da Amazónia, o cacajaus têm uma cabeça vermelha distinta que se assemelha a um crânio. Outra característica deste habitante das árvores é a cauda mais curta que o habitual, tendo os macacos que depender mais dos saltos quando se movem.


30) Traça-poodle-venezuelana
A fofa traça-poodle-venezuelana foi apenas descoberta em 2009. Esta estranha traça consegue de alguma forma parecer engraçada e ligeiramente aterradora ao mesmo tempo.


31) Rato-toupeira-nu
Um roedor escavador nativo do Este de África, o rato-toupeira-nu não tem pelo e não tem sensibilidade na pele. Isto permite que resista melhor ao rigor do ambiente nativo.


32) Fragata-comum
A fragata-comum é famosa pela sua bolsa vermelha em forma de balão na garganta. Esta bolsa é encontrada nos machos, e é insuflada para obter a atenção feminina.


33) Cervo-de-topete
Uma espécie pequena de cervo, distingue-se pelo tufo de pelo negro e caninos proeminentes. Reside na China Central e Nordeste do Myanmar. Vive maioritariamente em terreno montanhoso florestal até quase 5,000 metros de altitude, tornando difícil estudá-los.


34) Foca-de-crista
Encontrada apenas no Centro e Nordeste do Oceano Atlântico, a foca-de-crista tem um capuz insuflável no topo da cabeça. A foca insufla-o através das cavidades nasais e esvazia-o debaixo de água para comunicar com outras focas e avisar da presença de predadores.


35) Macaco-dourado
Estes macacos coloridos são conhecidos pelo pelo dourado e face azul-clara. Se quiser ver um destes macacos na natureza, terá de ir até à China Central. Os 8,000 a 10,000 espécimes vivem lá.


36) Tubarão-duende
Habitando o mar profundo, o tubarão-duende é conhecido pelo seu focinho achatado e alongado e mandíbula saliente, que põe para fora quando se quer alimentar. Não sendo um nadador veloz, captura as suas pesas, maioritariamente teleósteos, usando táticas de emboscada.


37) Ai-ai
Da família dos lémures, o ai-ai de Madagáscar é conhecido como o maior primata noturno do mundo. Alimentando-se principalmente de larvas, é erroneamente considerado mau por algumas culturas e morto assim que avistado.


38) Cão-guaxinim
Este animal pode parecer um guaxinim com pernas longas, mas nem sequer está relacionado com os guaxinins. Pertencem à família canídea, que inclui os cães, lobos e raposas. Estes animais de aspeto interessante existem há milhões de anos.


39) Sagui-imperador
O sagui-imperador é famoso pelo impressionante pelo facial. Estes pequenos macacos engraçados têm este nome porque o bigode parece o ostentado pelo Imperador Alemão Wilhelm II.


40) Antílope-nuvem
Este “antílope nuvem” é realmente demasiado bizarro e único para ser real. Foi criado por um artista na Internet e é um boneco artístico!

news.shareably.net