quinta-feira, 5 de março de 2020

O Conselho de Segurança da ONU, pelos vistos, também não respeita a Constituição da República da Guiné-Bissau e a Soberania da Guiné-Bissau.


Pelos vistos, para o Conselho de Segurança da ONU, as Forças da ECOMIB sobrepõem-se às Forças Armadas da Guiné-Bissau, nas incumbências constitucionais que lhes estão reservadas...

Não aceitaremos isso, pois que, cada País/Estado, tem, nas suas Forças de Defesa e Segurança, a garantia da Defesa da sua Soberania Territorial, e, consequentemente, Política!

Porque é que as Forças da ECOMIB devem "proteger" as instituições do Estado da Guiné-Bissau, e não as Forças de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau, cujos papéis, constitucionais, soberanos, são negados, por exemplo, pelo Conselho de Segurança da ONU?

O Conselho de Segurança da ONU, pelos vistos, também não respeita a Constituição da República da Guiné-Bissau e a Soberania da Guiné-Bissau.

Não aceitaremos isso, jamais, independentemente, de quaisquer ameaças de sanções!

Positiva e construtivamente.

Didinho 05.03.2020

OBS: Os membros do Conselho de Segurança foram informados pelo Representante Especial do Secretário-Geral e pela Chefe do Escritório Integrado de Construção da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), Rosine Sori-Coulibaly, e pelo Representante Permanente do Níger nas Nações Unidas, Abdou Abarry, sobre a evolução da situação política na Guiné-Bissau.

Comunicado à imprensa do Conselho de Segurança sobre a situação na Guiné-Bissau

Security Council Press Statement on Situation in Guinea-Bissau

The following Security Council press statement was issued today by Council President Wu Haitao (China):

The members of the Security Council were briefed by the Special Representative of the Secretary-General and Head of the United Nations Integrated Peacebuilding Office in Guinea-Bissau (UNIOGBIS), Rosine Sori-Coulibaly, and by the Permanent Representative of Niger to the United Nations, Abdou Abarry, on the evolving political situation in Guinea-Bissau.

The members of the Security Council expressed deep concern at the post-electoral and institutional crisis.

The members of the Security Council called on the parties to respect the legal and constitutional frameworks and the democratic process to resolve the post-electoral crisis.

The members of the Security Council called on the parties to prioritize dialogue and peaceful settlement of the crisis and to refrain from actions and statements that could further exacerbate tensions.

The members of the Security Council expressed their support to the Economic Community of West African States (ECOWAS) mediation role and welcomed its decision to send a mission of experts to Bissau to meet with the Supreme Court of Justice and the National Electoral Commission.

The members of the Security Council also called on ECOWAS to urgently send a high-level political mission to Guinea-Bissau to help speed efforts to resolve the post-electoral crisis.

The members of the Security Council urged Guinea-Bissau’s defence and security forces to not interfere with the post-electoral and political crisis and encouraged ECOWAS Mission in Guinea-Bissau forces to continue ensuring the security of State institutions and organs.

The members of the Security Council reminded all stakeholders that it would consider taking appropriate measures against all those who undermine stability and constitutional order in Guinea-Bissau.

GUINEA-BISSAU
https://www.un.org/press/en

Leia Também: 

Comunicado à imprensa do Conselho de Segurança sobre a situação na Guiné-Bissau
5 de março de 2020
• Os membros do Conselho de Segurança foram informados pelo Representante Especial do Secretário-Geral e pela Chefe do Escritório Integrado de Construção da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), Rosine Sori-Coulibaly, e pelo Representante Permanente do Níger nas Nações Unidas, Abdou Abarry, sobre a evolução da situação política na Guiné-Bissau.

• Os membros do Conselho de Segurança expressaram profunda preocupação com a crise pós-eleitoral e institucional.

• Os membros do Conselho de Segurança pediram às partes que respeitem as estruturas legais e constitucionais e o processo democrático para resolver a crise pós-eleitoral.

• Os membros do Conselho de Segurança pediram às partes que priorizem o diálogo e a solução pacífica da crise e evitem ações e declarações que possam exacerbar ainda mais as tensões.

• Os membros do Conselho de Segurança expressaram o seu apoio ao papel de mediação da CEDEAO e saudaram a sua decisão de enviar uma missão de especialistas a Bissau para se reunir com o Supremo Tribunal de Justiça e a Comissão Nacional Eleitoral.

• Os membros do Conselho de Segurança também instaram a CEDEAO a enviar urgentemente uma missão política de alto nível à Guiné-Bissau para ajudar a acelerar os esforços para resolver a crise pós-eleitoral.

• Os membros do Conselho de Segurança instaram as forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau a não interferir com a crise política e pós-eleitoral e incentivaram as forças da ECOMIB a continuar a garantir a segurança das instituições e órgãos do Estado.

• Os membros do Conselho de Segurança lembraram a todos os interessados que poderá considerar tomar as medidas apropriadas contra todos aqueles que comprometem a estabilidade e a ordem constitucional na Guiné-Bissau.

Fonte: ONU na Guiné-Bissau

«CENTRO DE ESTUDOS AFRICANOS - UNIVERSIDADE DO PORTO (FACULDADE DE LETRAS)» ERNESTO DABO - APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE POESIAS OLONKO PELA PROFESSORA CELINA SILVA

13 DE MARÇO  DE 2020 (6ª FEIRA) 
FLUP, SALA 309 - 17H30

Ernesto Dabo nasceu na cidade de Bolama, sul da Guiné-Bissau, zona insular do país. É Licenciado em Direito e Mestre em Direito Interna­cional. Activista cultural, com incursões em diferentes áreas artísticas, tais como a musica, lieteratura, dramaturgia e fotografia.

É membro fundador dos conjuntos Cobiana Jazz - primeiro agrupamento da música moderna guineense - e Djorson, que gravou o primeiro disco da história da música guineense, com a célebre canção, M’ba BOLAMA, de sua autoria. Tem participação literária (prosa e poesia) dispersa por livros, revistas e jornais, nacionais e estrangeiros. No domínio da Drama­turgia, escreveu a peça de teatro, Também Amam a Liberdade, para as celebrações do Dom à Terra, promovidas pela UICN - União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Seus Recursos.

É colaborador de jornais da Guiné-Bissau, no­meadamente O Gazeta de Notícias, onde assina uma coluna de opinião, assim como de blogues.

Fonte: conosaba.blogspot.com

Medidas Coronavírus: MINISTÉRIO DE SAÚDE COLOCA 300 PESSOAS PROVENIENTES DO EXTERIOR SOB VIGILÂNCIA

O diretor-geral de Epidemiologia e Segurança Sanitária, Salomão Mário Crima, revelou que o Ministério da Saúde Pública está a monitorizar, de forma cumulativa, desde 31 de janeiro, 525 pessoas provenientes de países onde a doença foi diagnosticada e confirmada pelas autoridades sanitárias locais. Deste número, 225 já estão fora do perigo, porque “completaram 14 dias sem a manifestação da doença” e 300 ainda continuam sob a vigilância das autoridades sanitárias nacionais.

Dados foram avançados esta quarta-feira, 4 de março de 2020, por Salomão Mário Crima numa entrevista exclusiva ao semanário O Democrata para falar das medidas de prevenção contra o Coronavírus (Covid-19) implementadas pelas autoridades. Explicou que das 300 pessoas que ainda permanecem sob o controlo sanitário, 203 vivem na capital Bissau e apenas 97 estão nas regiões. 

Este responsável sanitário assegurou que os trabalhos estão a ser desenvolvidos a cada dia e à medida que os voos chegam as equipas disponíveis fazem coletas de fichas e mandam-nas para a equipa de vigilância proceder às análises.

“Todas as pessoas provenientes dos países que chamamos de zona vermelha ou com casos confirmados são seguidas por quatro equipas de vigilância que trabalham em regime de visitas domiciliárias. Essas equipas vão às casas dessas pessoas com uma ficha de seguimento que é preenchida todos os dias, através das perguntas sobre tosse, febre e dificuldade respiratória e medir a temperatura com o termo flash“, sublinhou. 

Salomão Crima frisou que desde começo das operações algumas pessoas seguem orientações do Ministério de Saúde deixadas nos locais de controlo em como devem ficar no isolamento domiciliário durante 14 dias sem frequentar lugares de aglomeração de pessoas. Porém, apesar dessas recomendações, outras pessoas não as cumprem e as equipas de seguimento têm-nas acompanhado com frequência.

Questionado se o país reúne condições técnicas para uma resposta eficaz desta doença, Salomão Mário Crima respondeu  que é uma questão relativa, porque tem etapas: uma primeira etapa que é a prevenção que está ser realizada no Aeroporto, embora com algumas falhas. Mas no que diz respeito ao diagnóstico, o país está em condições para dar resposta eficaz, porque “o laboratório despõe de kits para fazer exame de qualquer caso suspeito”. 

Em relação à fase de tratamento, Salomão Mário Crima reconheceu que a sua equipa está um pouco vulnerável no concernente ao tratamento eficaz da doença, devido à falta de preparação do espaço físico para o isolamento das pessoas, que eventualmente apresentem diagnóstico  positivo, até ao seu tratamento.

Salienta-se que atualmente seis países africanos já se declararam casos positivos do COVID-19, nomeadamente: o Senegal a Nigéria, o Marrocos, a Tunísia, a Argélia e o Egito. Senegal, que partilha uma vasta fronteira com a Guiné-Bissau no norte e leste, conta já com três casos confirmados.

Para além de partilhar a fronteira, semanalmente há mais de três voos entre Dakar e Bissau. Portugal, por exemplo, que também tem mais de três voos semanais entre Bissau e Lisboa, já conta com oito casos confirmados do Coronavírus. 

Por: Aguinaldo Ampa

OdemocrataGB

Guiné-Bissau: Forças Armadas negam envolvimento na política

Chefe das Forças Armadas revela que militares que ocuparam instituições do Estado são do batalhão da Presidência e respondem diretamente ao chefe de Estado. Governo de Aristides Gomes denuncia "invasões" a residências.

Chefe do Estado-Maior General da Forças Armadas, Biaguê Nan Tan

As Forças Armadas refutaram esta quinta-feira (05.03) estar envolvidas nas querelas políticas na Guiné-Bissau. Numa nota à DW do chefe das Forças Armadas, Biaguê Nan Tan, o Estado-Maior demarca-se da atuação dos militares que ocuparam as instituições do Estado

"Relativamente à presença dos militares em certos pontos da capital, sobretudo nas cerimónias presidenciais, sublinhamos que os referidos pertencem ao batalhão da Presidência da República, uma unidade sob ordem direta do primeiro magistrado da Guiné-Bissau, que à luz da Constituição da República é o comandante em chefe das Forças Armadas", refere-se.

Forças de defesa e segurança bloquearam acesso a departamentos governamentais entre sexta e quarta-feira

Forças Armadas garantem defender Constituição

Na mesma nota, divulgada pelo coronel Ussumane Conaté, o Exército guineense faz saber que reforçou as medidas de segurança para defender a soberania e a integridade territorial.

"As Forças Armadas não compactuam e compactuarão com os comportamentos anticonstitucionais que visam pôr em causa o progresso da Guiné-Bissau e o bem-estar da população. As Forças Armadas deram a sua vida pela paz, estabilidade, tranquilidade e segurança que conhecemos nos últimos tempos no país".

A nota do Estado-Maior das Forças Armadas foi divulgada à DW sem direito a perguntas. 

O Ex-primeiro-ministro Aristides Gomes afirmou, na segunda-feira (02.03, em entrevista à DW que foi afastado do poder à força pelos militares, que ocuparam os edifícios do Estado, um ato que designou como a implementação de um golpe de Estado. Na foto de família da tomada de posse do primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, no sábado (29.02), além de Nabiam e Embaló, aparecem apenas os líderes militares e o ex-chefe das Forças Armadas, que liderou o golpe de Estado de 2012, António Indjai, ainda sancionado pela ONU.

Nos últimos dias, vários organismos internacionais e organizações da sociedade civil guineense apelaram ao afastamento dos militares da política.

Vice-presidente do PAIGC, Odete Semedo

Militares recolhem viaturas do Estado

Odete Semedo, ex-ministra da administração territorial do Governo de Aristides Gomes, contou esta segunda-feira à DW que um grupo de militares invadiu a sua residência em Bissau.

"Já tinham estado cá ontem, sob pretexto de virem à procura de uma viatura de função que eu utilizava. Só que ontem foi-lhes informado que a viatura se encontra à porta da residência do Ex-primeiro-ministro, Aristides Gomes, porque assim foi combinado com todos os membros do nosso Governo que têm viaturas do Estado para levar à casa do ex-primeiro-ministro e deixar lá as chaves. Então foram-se embora e hoje vieram mais cedo com um aparato de armas e tudo", relatou a dirigente política por telefone a partir de Bissau.

Semedo, que é também a segunda vice-presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), diz que a sua família foi ameaçada quando os soldados armados tentaram entrar na sua casa.

Segundo a dirigente, as residências privadas de outros membros do Governo de Aristides Gomes também têm sido visadas pelos militares: "Mostraram a lista de que estão a percorrer as residências. Disse-lhe que seria mais fácil falar com o Ex-primeiro-ministro [Aristides Gomes] e dizer-lhe que, no âmbito do golpe do Estado que está a ser levado a cabo, querem ficar com as viaturas."

"Nós, estando nesta condição, não iríamos manter-nos com as viaturas sabendo que é o mais cobiçado neste momento, pondo a nossa vida em risco", afirma.

Permanece a incerteza política na Guiné-Bissau

A residência do Ex-ministro do Interior de Aristides Gomes, Luís Melo, também terá sido alvo da ordem de recolha de viaturas do Estado.

Odete Semedo fala em perseguição política e intimidação aos adversários feitos pelos militares. "É mais do que intimidação. É uma violência psicológica, uma violência física e é uma invasão da nossa privacidade, no sentido de nos privarem da nossa liberdade e de ficarmos com medo de sair à rua. É isso que estão a provocar. Mas isso não vai acontecer, porque vamos sair à rua livremente".

O Estado-Maior das Forças Armadas não se pronunciou sobre estas denúncias.

Novo ministro da Saúde Pública

Entretanto, nesta quinta-feira ficou completa a nova equipa governamental que assumiu o poder na Guiné-Bissau. Sob a proposta do novo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, Umaro Sissoco Embaló, que preside à Guiné-Bissau, nomeou António Deuna como novo ministro da Saúde Pública da Guiné-Bissau. Deuna é médico urologista formado na antiga União Soviética, trabalhava no Hospital Simão Mendes, em Bissau, e já foi diretor-geral dos Serviços de Proteção da Saúde.

De olhos postos na comunidade internacional

Em Bissau, aguarda-se pelo pronunciamento do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que discutiu na quarta-feira (04.03) a situação tensa que se vive na Guiné-Bissau.

O país chegou a ter dois Presidentes da República e dois primeiros-ministros em paralelo até que a pressão dos militares acabou por afastar do poder o Governo que resultou das eleições legislativas de março e, no domingo, fez Cipriano Cassamá renunciar ao cargo de Presidente interino, segundo as denúncias de Aristides Gomes.

Nesta quinta-feira, o Governo português admitiu ver "com preocupação" a crise política na Guiné-Bissau após as eleições presidenciais.

"Esperamos que, muito brevemente, possamos todos responder com clareza à pergunta 'quem é que é o Presidente eleito da Guiné-Bissau', de acordo com as leis e as instituições guineenses", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Por DW

GUINÉ-BISSAU: DIRETOR DA TELEVISÃO PÚBLICA DEMITE-SE DO CARGO

O diretor geral da Televisão Pública da Guiné-Bissau (TGB), o jornalista Catouplin da Costa, apresentou esta quinta-feira, 05 de março, a sua demissão do cargo, que vem desempenhado desde outubro de 2019.

Numa carta entregue ao novo secretário de Estado da Comunicação Social guineense, Conco Turé, Costa diz que o motivo da decisão tem a ver com o fato de se entender que o desempenho desta função deve-se basear em confiança entre a hierarquia.

Igualmente docente universitário, Costa foi nomeado diretor da TGB pelo então executivo liderado por Aristides Gomes, demitido na semana passada pelo autoproclamado Presidente da Republica, Umaro Sissoco Embaló.

Após o decreto da exoneração de Gomes, os militares ordenaram a suspensão das emissões da única televisão do país e da Radio Difusão Nacional (RDN), que só voltou a emitir na quarta-feira desta semana.

A Guiné-Bissau vive desde a semana passada um novo momento de tensão política, iniciado com a decisão de Sissoco Embaló, dado como vencedor das presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), de tomar posse como Presidente do país, enquanto decorre um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, apresentado por Domingos Simões Pereira, que alega irregularidades graves no processo.

Por: AC

‎Rádio Jovem Bissau

CRIME CONTRA OS IDEAIS DE CABRAL E DESHONRA PARA OS PAIS FUNDADORES

LIDERANÇA CORRUPTA E FALHADA!

Por: mago yanick aerton

É bom que os Guineenses saibam que as manobras do candidato derrotado do PAIGC não passam de uma estratégia para desviar a atenção dos militantes e dirigentes, menos informados, sobre os avultados montantes em dinheiro que conseguiu junto dos seus principais aliados na sub-região, para financiar a campanha eleitoral.

Aquele que esteve na linha da frente para essa angariação de apoios financeiros (fundraising) junto dos seus pares, é o presidente Alassane Dramane Ouattara, que conseguiu que alguns se disponibilizassem a abraçar o projecto, tendo resultado no seguinte:
500.000 Dólares (PR do Chana, Nana Akufo ADDO)
400.000 Dólares (PR do Benin, Patrice TALON)
1 Milhão de euros (PR da Guine-Conakry, Alpha CONDE)
2,5 Milhões de dólares (PR da Côte d’Ivoire, ALASSANE OUATTARA)
No total, convertidos em Francos Cfa, foram 2.350.000.000 (dois bilhões trezentos e cinquenta milhões de francos Cfa), que o candidato do PAIGC recebeu para a sua campanha.

A pergunta que se faz agora, é: Onde foi aplicado todo esse dinheiro? Por isso, não há que se estranhar que a sua filha, pseudo-empresária, já esteja a ser considerada a Isabel dos Santos da Guiné-Bissau.

O candidato derrotado está convencido di cuma és ndongo ndadi na passa suma Mon di sal na iagu? O DSP está enganado, porque, de fontes internas dignas de crédito, estão nesse partido militantes e dirigentes, com tomates (passe a expressão) que vão-lhe pedir a prestação de contas, logo que cesse esse teatro e regresse ao país.

O DSP tem o hábito de ir buscar dinheiro em nome do PAIGC e depois depositar nas suas várias contas, deixando umas migalhas para as despesas de funcionamento do partido, comportamento servilmente aceite por um secretariado corrupto e incompetente, porque alguns beneficiam dessa gestão opaca.

É chegado o momento de se pedir ao DSP para prestar contas aos verdadeiros militantes do PAIGC, que querem ver esse partido ressuscitar das cinzas, reconquistar o poder e recuperar o tempo perdido, através de acções que promovam o tão adiado desenvolvimento e o bem-estar das populações.

Reforcemos a nossa vigilância porque as manobras continuam, e como Abidjan como epicentro.

Quem não se lembra da tentativa de Ouattara de derrubar o Presidente Roch Marc Christian Kabore, do Burkina Faso, para reinstalar no poder o seu amigo Blaise Campaore.

Que os Guineenses saibam que estamos perante “OU TUDO OU NADA”, um autêntico desespero da parte do candidato do PAIGC que conta com o apoio do Ouattara.

De fontes bem colocadas junto da presidência da Cote d’Ivoire, informaram que estão armas num dos quarteis da cidade para serem encaminhadas para a GB, via Guine Conakry. E essa notícia foi já veiculada no diário online bissauactu.com, de 27 de Fevereiro, mais muita gente não prestou atenção.

Apesar de saberem que não vão conseguir nada nas suas aventuras, mas o DSP, os seus acólitos, a começar pelo traidor CAN CAN (arauto do PFA) e os seus aliados externos, não baixam o braço.
Militantes e dirigentes do PAIGC, apertem o cerco ao DSP, porque está a tratar todos de PATETAS, apropriando-se dos recursos mobilizados no exterior para financiar as actividades do partido.

FORÇA CAMARADAS!
A LUTA PARA RESGATAR A DIGNIDADE DO PARTIDO DE CABRAL CONTINUA!
VIVA O PAIGC DE SUMBIA!

Fonte: Aires Salla

Ministro de Saúde Pública e secretário da Polícia de ordem pública tomam posse essa tarde no Palácio da República.

João Da Silva

Última hora... já foram Recuperados dizenas de viaturas d estado,

Como sabemos naõ é possivel um bom disinvolvemento sem lutar contra o crupçaõ no aparelhos do estado, agora isso já é a provora que este governo está a demostrar uma boas andanças luta contra crupçaõ.




Alfussene Ture 

Caro de estado na garagem de estado pa torna tudo keku de estado

Carro di Estado na garagem di Estado.

I ka invasão, pabia kil ki di estado tem ku sta na lugar di estado.
Bô tem ku torna estado carros kê dá bôs, pabia bô governo dimitido, i tem dja novo governo.

Bô cai na realidade, pabia ês i ka sunho. Ês i mudança ku bons fidjus di Guiné lanta pa fassi.


Viva bons fidjus di Guiné!

Viva mudança!

Aladje Yorosoko Fati /Fábio Adilson

SOBRE O COMUNICADO DE IMPRENSA DO STJ - Camuflagem???

Por Estamos a Trabalhar

Ohhh Presidente Paulo Sanhá...

A quem queres convencer com este comunicado de imprensa.

Nós que exercemos advocacia há muitos anos conhecemos bem os Tribunais e sabemos muito bem quem é quem e mesmo no STJ.

Sabemos que neste momento, com a ausência forçada pela defesa da legalidade de alguns Juízes Conselheiros, o Venerando Paulo Sanhá controla e dita as regras de jogo no seio dos restantes Juízes considerados já caducos quer no pensamento quer na ideia.

Por isso,Venerando Paulo Sanhá diga-nos quando se dignará publicar o seu Acórdão de anulação das eleições para a partir daí ajustar- mos contas contigo.

Para ti e teus seguidores as fronteiras já estão fechadas: ar, terra e mar.
Quem te avisa é teu amigo.

Ouçam com atenção e façam análise do facto.

Parsi kusas vira dê!
Ba kim ku na yanda yanda atoa?

Por Leopold Sedar Domingos

Mulher infetada com Covid-19 é professora em escola na Amadora. Alunos vão ficar em isolamento

Direção da Escola Básica 2/3 Roque Gameiro, na Amadora, esteve reunida com as autoridades de saúde. Alunos que tiveram aulas com a professora infetada vão ficar em casa.

© Reprodução: Site Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa

A Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Roque Gameiro, na Amadora, confirmou à TSF o caso de infeção de uma professora com o novo coronavírus. Trata-se da mulher que foi hospitalizada, esta quarta-feira, em Lisboa.

A mulher, que leciona a disciplina de Físico-Química aos alunos do 7.º ano da escola, esteve em Itália durante as férias do Carnaval.

A mesma fonte adiantou que a direção da escola e as autoridades de saúde estiveram reunidas, esta manhã, com os pais e encarregados de educação, tendo determinado que os alunos do 7.º ano irão ficar em casa em isolamento.

As aulas continuam decorrer com normalidade para os restantes alunos da escola, que já acionou o plano de emergência contra o coronavírus... Ler mais































Alfussene Ture

DECRETO PRESIDENCIAL.№ 5/2020


MINISTRO DO INTERIOR SR BOTCHE CANDE ENCONTRA-SE NI SEU RESPECTIVO MINISTÉRIO. ESTA É QUARTA VEZ COMO MINISTRO DO INTERIOR.


  

Junior Gagigo


NHA ODETE NA DJUSSIA PABIA É BAI TOMAL CARROS DI ESTADO!
I MISTI PA DISSAL KU CARROS DI ESTADO PA SI FILHA BA TA ANDA NEL?
NHA ODETE SAI NA EDUCAÇÃO,
I KA TORNA CARRO, I SAI NA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL,
I KA TORNA CARRO, GOSSI MÁS I KA MISTI TORNA CARRO!
ANTA STAND KI MISTI FASSI?

GUINEENSE NÔ TEM KU TENE REGRAS NA KI TERRA.
NIM ABUSO DI PODER KA STA LI.

BU SAI DI GOVERNO, TORNA CARRO DI ESTADO.

DOMINGOS KU SI CORJA DE PAIGC DESAFIANDO ORDEM JUDICIAL, MAH NIM MANCARA KA KEBRA

És i ano passado!

És vídeo ku bona odja sim, i contra justiça manda cancela tudo atividades de congresso ilegal ku convocado ilegalmente pah Domingos Simões Pereira; tribunal manda polícias pah faci cumpri ordem judicial, mah Domingos dá orientação a tudo militantes pah ka ninguim acata ordem de tribunal; à revelia, eh dicidi bai faci sé congresso na ar livre, i em plena noite!



Na ki congresso, i usa si Artemanhas pah impidi tudo pretendentes concorre ku el;i dicidi bai congresso el som, pisando tudo leis.

CÁ SE FAZ, CÁ SE PAGA - és i um provérbio purtuguis ku manga de arrogantes na língua kata consegui ntindi si verdadeiro sentido!

EL mesmo Domingos aós misti ku sinanu significado de IMPÉRIO DA LEI.

Obs. Nha Netos, boh tenta pesquisa kal ki opinião de Paulo Gomes, Rui Landim, Fodé Mané, Liga, Carlos Lopes... em relação a eh desacato de paigc ku si liderzinho falhado.

Fonte: Abel Djassi 

Pela reforma do STJ

Por Kabi Na Debé

Pela reforma do STJ
É urgente implementar um novo sistema de escolha ou eleição de juízes conselheiros para o STJ, com vista a evitar a politização da judicialização.

A meu ver, deveria ser indicados para o STJ, os juízes dos Tribunais Superiores, os Professores das Faculdades de Direito, os Magistrados de reconhecidos mérito e os Advogados com pelo menos 25 anos de exercício da profissão. Também se deveria instituir o Tribunal Constitucional na Guiné-Bissau.

Neste momento, o actual sistema está partidarizado e os magistrados corrompidos ao serviço dos políticos, pondo em causa um papel fundamental do tribunal- que é "baluarte" de uma boa governação.

O Estado (ANP) deve em concertação com as magistraturas, quer do MP, quer magistratura Judicial, chamar a si o poder judicial.

Iaia Ture - Mentiras mentiroso, foram lá simplesmente recuperar as viaturas do Estado que a ex-ministra tinha




Leia Também: 


URGENTE URGENTE URGENTE GOLPE DE ESTADO 




Leia Também: 

INVASÃO À CASA DO MINISTRO DA DEFESA, LUÍS MELO
GUINÉ-BISSAU, MUNDO E PÚBLICO, E BOM SABER que esta ATITUDE dirigida pelo MAJOR LUÍS QUEMATCHA se repetiu em casa de quase TODOS OS MEMBROS DO GOVERNO LEGAL da X legislatura, e TAMBÉM da INVASÃO DA RESIDÊNCIA DO PRIMEIRO-MINISTRO ARISTIDES GOMES














INVASÃO À CASA DO MINISTRO DO INTERIOR, DR JULIANO FERNANDES

GUINÉ-BISSAU, MUNDO E PÚBLICO, E BOM SABER que esta ATITUDE dirigida pelo MAJOR LUÍS QUEMATCHA se repetiu em casa de quase TODOS OS MEMBROS DO GOVERNO LEGAL da X legislatura, e TAMBÉM da INVASÃO DA RESIDÊNCIA DO PRIMEIRO-MINISTRO ARISTIDES GOMES




Leia Também: 
A escritora, poeta ,contista, doutora odete semedo e família vitimas de violência esta manhã em Bissau. Militares armados entraram na privacidade da sua casa espalhando violência. Mulher devota à sua terra resistiu gritando e exigindo respeito.
Assim escreveu a escritora Odete Costa Semedo em 2007:
"O livro mais triste que alguém haveria de ler na Guiné-Bissau. [...] o livro mais triste da Guiné-Bissau. [...] O espelho da dor de um povo e de tanto quantos se virem nele e através de a silhueta do próprio destino. Deixarei que nele corram todas as lágrimas que não puderam ser choradas. As chagas mal saradas abrirei com o meu bisturi deixando correr todo o pus para que todos possam ver a real podridão e o verdadeiro fingimento."

- Odete Costa Semedo, no livro "No fundo do canto". Belo Horizonte: Nandyala, 2007, p. 13-14.

Leia Também:
 No aprofundamento ininterrupto do assalto do poder, depois de impor como presidente da república um candidato que semanas antes havia desafiado a comunidade internacional e os órgãos de soberania do País, o golpe narco-militar vai à forra contra o Governo eleito pelo povo, que apreendeu e incinerou cerca de duas toneladas de cocaína no ano passado.