sábado, 11 de abril de 2020

GUINÉ-BISSAU - PRORROGAÇÃO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Prorrogação de Estado de Emergência

Caros Compatriotas;
Fidjus di Guiné
Há 15 dias atrás, fui obrigado a recorrer a medidas excecionais em resposta à pandemia do CORONAVIRUS, designado COVID 19, que assola o mundo, pedindo, a todos os irmãos guineenses residentes na Guiné-Bissau, grandes esforços de viver em condições adversas com restrições muito duras, porém necessárias para combater o perigo latente, tendo em conta as precárias condições sanitárias do nosso país, agravadas ainda pelo elevado índice de contágio desta doença.

A nossa decisão naquele momento deveu-se ao facto de que se tinham diagnosticado, dias antes, os 2 primeiros casos de covid-19 no nosso país, e houve a necessidade de conter a propagação deste vírus através da tomada de medidas drásticas.

Hoje, apesar de todos os esforços de contenção levados a cabo, 39 dos nossos irmãos são portadores deste vírus, razão pela qual somos obrigados a prorrogar as medidas iniciais e consequentemente endurecer algumas delas, adequando-as às circunstâncias atuais, sem deixar de felicitar a equipa médica nacional pela recuperação de 3 pacientes infetados pelo vírus. Igualmente aproveito para agradecer as nossas Forças de Defesa e Segurança pelo trabalho que têm feito.

Fidjus di Guiné
Quero, através desta comunicação, voltar a apelar à vossa capacidade de resiliência, para juntos encararmos de frente este momento difícil da nossa história enquanto Estado soberano e enquanto Nação, através da adoção de novas medidas desde as mais elementares, como as de higiene pessoal e de distanciamento social, até aquelas mais severas, como seja o confinamento, pois como bem sabemos, o homem, derivado da sua natureza social, é fortemente atingido pela privação da sua liberdade.

A evolução clínica dos casos anunciados, impõe a prorrogação do Estado de Emergência, o endurecimento das restrições e o aumento de medidas de prevenção pessoal, razão pela qual, vimos perante vós, anunciar a renovação do Estado de Emergência por um novo período de 15 dias, ou seja, até ao dia 26 de Abril.

Guineenses,
As previsões das autoridades sanitárias internacionais e a experiência de outros países que conheceram este infortúnio, apontavam para a subida rápida, vertiginosa e descontrolada dos casos na Guiné-Bissau, porém, sobretudo por conta do comportamento exemplar, ordeiro e cívico da população da Guiné-Bissau, tal não sucedeu, pelo que expresso aqui os meus sinceros parabéns e felicitações à nossa população.

As medidas empreendidas, embora duras, tiveram em consideração a nossa realidade e as nossas difíceis condições sociais, por isso mesmo se aplicaram algumas medidas de mitigação, para aliviar o sofrimento das nossas populações mais carenciadas.

O Governo da Guiné-Bissau tem sido muito proativo no combate à pandemia, tendo tomado uma série de medidas decisivas para ajudar a limitar a disseminação da epidemia e apoiar as comunidades em risco.

Essas medidas foram ratificadas por mim, através da Declaração do Estado de Emergência, limitando o movimento dentro do país e suspendendo os voos internacionais, como forma de impedir a entrada de novos casos.

Assistiu-se ao longo desta crise sanitária, a uma grande onda de solidariedade do povo guineense, desde homens de negócios a simples cidadãos passando pelos atores políticos, que põe em evidência o que nos caracteriza enquanto guineenses, um povo solidário, fraterno e unido, que não tem mãos a medir quando se apresenta a necessidade de ajudar.

Também aproveito para agradecer a solidariedade internacional traduzida em ajudas humanitárias vindas de todos os quadrantes do mundo, através do apoio dos nossos parceiros internacionais.

Por isso mesmo, no espírito do que têm sido os discursos do Secretário Geral das Nações Unidas, Eng.º António Guterres e do Diretor Geral da OMS, Dr. Tedros, apelo a todos os atores, para NÃO POLITIZAR o CORONAVIRUS.

Meus irmãos, este, é o momento de fazer luta humanitária juntos, para salvar vidas humanas, e não é o momento de fazer lutas políticas.

Fidjus di Guiné
A nossa experiência, enquanto nação forjada na luta, e devido às vicissitudes que assistimos ao longo do nosso curto percurso, enquanto Estado soberano, deixam-me confiante de que juntos vamos vencer este desafio, para no fim desta crise sanitária, orgulharmo-nos todos da nossa contribuição nesta luta, como um povo resiliente e proactivo que nós somos, fortalecendo ainda mais a nossa Guineendade.

Termino esta breve intervenção, apelando a todos os guineenses, que esforcemo-nos para juntos vencer esta pandemia e para que continuemos a respeitar as recomendações das autoridades sanitárias e as medidas tomadas pelo Governo para conter a propagação do vírus.

JUNTOS venceremos o CORONAVIRUS!
Viva a Guiné-Bissau!
Viva Fidjus di Guiné!


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló RadioBantaba

COVID -19 : MAIS MEDIDAS DO GOVERNO - O Ministério da Administração Territorial manda desconcentrar o mercado de Bandim e envia para espaço verde algumas bideiras. 👇👇👇👇



APU-PDGB-Oficial

Ouvi o vídeo do engenheiro DSP


Interessante.

Eu no lugar do DSP não daria instruções à um governo que considero ilegítimo como gerir as centenas de milhões de dólares doados pela comunidade internacional.

A sua abordagem mostra que está muito interessado nesse dinheiro. Ele pede que se abra a Assembleia Nacional Popular. Com isso ele está a legitimar o governo que ele chama de golpista. 

O dinheiro, segundo ele, é principalmente para ajudar as empresas privadas para manter o emprego dos guineenses. Que Empresas privadas de grande importância temos nós na Guiné que garantem trabalho para a maioria dos guineenses? Pelo que sei o maior empregador até agora na Guiné é o Estado.

Afinal os dinheiros vindos das comunidades internacionais sempre é dividido pelos políticos que estão no poder.

Eu que nunca estive no poder não sabia disso. Mas quem já esteve, sabe como se fazem as coisas. Se se fala tanto desse dinheiro é porque uma fonte de rendimentos está a escapar-lhes.


Por Joe Embalo

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 11 de abril de 2020. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA


Jornal O Democrata 

Covid-19: Alemanha regista quase 60 mil casos curados


Berlim, 11 abr 2020 (Lusa) – Os casos de covid-19 na Alemanha subiram 4.133 em apenas um dia para um total de 117.658, e o número de pessoas curadas aumentou 3.300 para 57.400, segundo o Instituto Robert Koch.

A entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças adianta que houve um crescimento de 171 vítimas mortais em relação ao dia anterior, para o total de 2.544.

A Baviera, maior estado federado da Alemanha, continua a registar o maior aumento e o maior número de casos do país, aumentando 747 para 31.453.

De acordo com Academia Nacional de Ciências Leopoldina, para que exista um relaxamento das medidas de contenção da pandemia no país, vai ser necessário o uso massivo de máscaras faciais de proteção.

Em declarações ao Der Spiegel, publicadas na sexta-feira, um membro desta organização de referência na Alemanha sublinhou que “a máscara deve tornar-se um novo standard social”.

Uma nova sondagem publicada este sábado indica que dois terços dos alemães estão satisfeitos com a gestão que o Governo tem feito da crise provocada pelo novo coronavírus, uma tendência que tem estado sempre a aumentar nas últimas semanas.

No estudo do instituto YouGov para a agência de notícias alemã, 66% dos entrevistados classificou o trabalho da coligação liderada por Angela Merkel como positivo. Há duas semanas era 54%. A proporção de insatisfação caiu de 38 para 27%.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou a morte a mais de 100 mil pessoas e infetou mais de 1,6 milhões em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, mais de 335 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

JYD // VM

Lusa/Fim

EUA com mais de 2 mil mortes em 24 horas, meio milhão de casos confirmados


EUA são o país do mundo com mais casos confirmados.

Os Estados Unidos da América registaram esta sexta-feira 2.108 mortes causadas pela covid-19 no espaço de 24 horas, um número diário recorde a nível mundial, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

De acordo com os dados registados até às 20:30 locais, os Estados Unidos são o primeiro país no mundo a ultrapassar a marca das duas mil mortes num dia, registando 2.108 vítimas da pandemia da covid-19.

Na quinta-feira, os Estados Unidos tinham registado 1.783 mortes pela covid-19.

O número total de mortos registados nos Estados Unidos é agora de 18.586, um valor próximo do país com mais vítimas mortais no mundo, a Itália, que contabiliza 18.849 falecidos.

Os Estados Unidos da América são o país com mais casos confirmados no mundo, aproximando-se do meio milhão de pessoas, com 496.535 casos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou a morte a mais de 100 mil pessoas e infetou mais de 1,6 milhões em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, mais de 330 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Por Lusa

Despacho que nomeia o Doka internacional





Estamos a Trabalhar


COVID-19| 3 DOENTES RECUPERADOS

Boa notícia, segundo a agência Lusa que cita o Diretor do Instituto Nacional de Saúde (INASA) três doentes que tinham sido infectados com a Covid-19 estão curados totalmente.

Isso é sinal de que estamos no bom caminho e juntos vamos vencer essa batalha.

Felicito à todos os Médicos, Enfermeiros, Analistas e pessoal de apoio hospitalar, e deixo garantias de que o Governo tudo fará para continuar a apoiar com meios e financeiramente os esforços a nível de tratamento, como vai redobrar a vigilância e prevenção em todo o território.

#Fiqueemcasa e #juntosvamosvencer

Eng°Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Bissau, 10/04/2020

Primeiro-Ministro Nuno G Nabiam

COVID-19| 10 MEDIDAS DO GOVERNO


Na última quinta-feira presidi a reunião da Comissão Interministerial (alargado) de combate ao coronavírus, onde foi apresentado, e discutido o 2°relatório da comissão de acompanhamento epidemiológico nacional e das Equipas de Respostas Rápidas (ERR).

Constatou-se uma evolução positiva dos trabalhos em curso de prevenção e contenção da propagação, e decidi pela efetivação de diversas medidas de apoio aos Hospitais, Centros de Saúde, equipas Médicas, Enfermeiros, pessoal de apoio e famílias mais vulneráveis.

1-3.000 famílias em todo o país beneficiarão de cestas básicas ( Arroz, Açúcar,Óleo alimentar).
2-Foi disponibilizado transporte coletivo gratuíto para facilitar a deslocação de todos os envolvidos no combate ao vírus.
3-Encontra-se em funcionamento uma linha telefónica grátis (linha verde) destinado a apoiar a comunicação entre todos os envolvidos no árduo e nobre batalha contra a Covid-19.
4-Dei orientações a Comissão Interministerial, para que seja reforçado apoios as famílias dos infectados e aumentar a vigilância, garantindo o isolamento social.
5- Em caso de necessidade extrema, diversos empreendimentos previamente identificados, acolherão pessoas infetadas.
6-Através do Ministério das Finanças, existe garantias de pagamento de subsídios de velas e solicitei o aumento e reforço de refeições para os Médicos, Enfermeiros, Analistas e todo o pessoal de apoio, assim como dos doentes internados.
7-Aumentar as reservas de medicamentos e reagentes existentes nos depósitos do Ministério da Saúde.
8- Entreguei ao Ministério do Interior 100 motorizadas para servir na vigilância e controlo de toda a extensão fronteiriça terrestre.
9- Foram colocados vedetas rápidos e alguns botes de médio porte, para reforçar o patrulhamento marítimo e evacuação em casos de emergência médica.
10- Apoiar a CMB em meios de transportes para evacuação de lixos, e iniciar a breve trecho com a campanha de higienização dos locais públicos e mercados.

Em analise e discussão, em sede de Chefia do Governo, várias medidas concretas de apoio a economia e as empresas estão a ser discutidas e logo que finalizadas serão anunciadas, como forma de ajudar a superar as dificuldades sobretudo das empresas, com o foco na salvaguardar de empregos e rendimentos.

Também após ouvir as recomendações da Comissão Interministerial relativo ao panorama geral da Covid-19, perante a probabilidade de um aumento de números de infectados, decidimos pela recomendação à Sua Excelência Senhor Presidente da República, a prorrogação do Estado de Emergência para mais 15 dias.

Quero do fundo do meu coração e em nome do nosso querido povo, manifestar toda a minha gratidão e reconhecimento pelo gesto de solidariedade e amparo das 12 empresas e associações que mobilizaram importante apoios (materiais e produtos de higiene e desinfeção), sem esquecer de importantes ajudas de cidadãos e outras entidades.

Por último, felicitar ao povo Guineense pelo espirito de sacrifício consentido, e pela forma obediente e civilizada como tem comportado ao longo das últimas semanas.

#JUNTOSVAMOSVENCER

Eng ° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Bissau, 10/04/2020

Fonte: Primeiro-Ministro Nuno G Nabiam