sexta-feira, 29 de março de 2024

CABO VERDE: Grupo de cabo-verdianos lança portal sobre 100 anos de Cabral

© Getty Images

POR LUSA   29/03/24
 
Um coletivo de artistas, produtores e académicos cabo-verdianos, na diáspora e no arquipélago, lançam no sábado um portal alusivo ao centenário do nascimento de Amílcar Cabral, no endereço www.100amilcar.com.

"A nossa missão é a de contribuir de maneira significativa para o fortalecimento dos laços de solidariedade entre os cidadãos, afastando-nos de quaisquer aspirações político-partidárias, e visando prestar uma justa homenagem a Amílcar Cabral ao longo do ano de 2024", justifica Ângela Coutinho, socióloga e estudiosa da figura, uma das dinamizadoras do projeto.

A plataforma, disponível em Português e em Inglês, visa promover iniciativas alusivas à efeméride.

Numa visita antecipada já possível ao portal, este apresenta-se como "um esforço para transcender fronteiras geográficas e culturais, visando criar uma comunidade global de memória, aprendizagem e ação inspirada pelos ideais de Cabral".

O objetivo é ir além do superficial: além de divulgar eventos, pretende-se complementá-los com "uma compreensão profunda dos valores pelos quais Cabral lutou".

Outras metas a atingir com o portal são "a criação de uma rede de contactos global, resiliente e multicultural" e recolher testemunhos para "captar a essência do impacto de Amílcar Cabral".

Filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora, o líder histórico da independência guineense e cabo-verdiana nasceu na então Guiné portuguesa em 12 de setembro de 1924, partiu para Cabo Verde com oito anos, acompanhando a sua família, onde viveu parte da infância e adolescência.

Posteriormente, foi fundador do então PAIGC, que em Cabo Verde deu lugar ao PAICV, foi líder dos movimentos independentistas nos dois países e assassinado em 20 de janeiro de 1973, em Conacri, aos 49 anos.

União Africana felicita Faye pela vitória nas presidenciais do Senegal

© Lusa

POR LUSA   29/03/24 

A União Africana (UA) felicitou o opositor Bassirou Diomaye Faye pela vitória nas presidenciais senegalesas, declarou hoje a organização, em comunicado, congratulando-se com a "aceitação unânime dos resultados" eleitorais.

O Presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, "felicita calorosamente" o chefe de Estado do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, "pela proclamação oficial da eleição à primeira volta", com mais de 54% dos votos nas eleições de domingo, e deseja-lhe "todo o sucesso no pesado e nobre cargo", de acordo com a mesma nota.

Faye, de 44 anos, nunca ocupou um cargo eletivo no Senegal e vai ser agora o quinto e o mais jovem Presidente deste país da África Ocidental, com 18 milhões de habitantes.

Ao beneficiar de uma lei de amnistia, Faye foi libertado de 11 meses de prisão 10 dias antes das eleições de domingo, ao mesmo tempo que o líder do seu partido dissolvido, Ousmane Sonko.

Os resultados provisórios finais mostram que Bassirou Diomaye Faye venceu a primeira volta das eleições presidenciais, com 54,28% dos votos, muito à frente do candidato do partido no poder, Amadou Ba (35,79%).

Estes resultados ainda têm de ser validados pelo Conselho Constitucional.

Na segunda-feira, Amadou Ba reconheceu a vitória do opositor antissistema.

No comunicado, a UA "congratula-se com a aceitação unânime dos resultados (...) por toda a classe política senegalesa", o que "atesta as tradições democráticas profundamente enraizadas neste farol da democracia africana".


Comissariado Nacional da Ordem Pública, em conferência de imprensa

 
Radio TV Bantaba 

COMUNICADO FINAL DO CONSELHO DE MINISTROS _28.03.2024

 Radio Voz Do Povo

BRAIMA CAMARÁ, BÁ DI POVO, LIDERA FÓRUM POLÍTICO PARA RESTAURAÇÃO DA DEMOCRACIA NA GUINÉ-BISSAU

BÁ DI POVO EM NOME DE MADEM-G15, O LÍDER DA OPOSIÇÃO DA GUINÉ-BISSAU, ACERTA PASSOS COM SEUS PARES DA ALIANÇA KUMBA YALÁ-KUMBA LANTA E CELEBRAM UM ACORDO, CRIANDO UM FÓRUM PARA SALVAR A DEMOCRACIA NA GUINÉ-BISSAU👇
Fonte: Rogério Gomes Dias   Mar 29, 2024



Veja Também:  Assinatura do acordo - Forum para salvação da Democracia Madem-G15 & Aliança Kumba Lanta