2 de outubro de 2020

Guinea-Bissau 🇬🇼 By Night - Bom fim de semana.

By: Albano Barai 

APGB- ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA DA GUINÉ-BISSAU

Fez-se no dia 01/10/2020 a delimitação através da colocação das placas a área pertencente  aquela instituição. Ato este presedido pelo seu Diretor Geral Dr. FELIX BULUTNA NANDUNGUÊ na presença dos orgãos da comunicação social do nossso pais.

Segundo o DG da APGB, nos ultimos anos a empresa tem vindo a deparar com enormes dificuldades devido a falta de espaço para receber todos os contentores que chegam ao nosso porto, visto que a capacidade de atual parque não consegue dar resposta a quantidade dos contentores que chegam, o que leva a empresa muitas vezes a recorrer aos outros espaços privados fora da APGB como forma de puder dar resposta a esta situação e tudo isto acareta um custo enorme a empresa. 

Dada a esta situação a APGB através da sua direção superior decidiu recuperar o espaço pertencente a empresa e que de uma ou outra forma estava a ser ocupado por algumas pessoas.

De recordar de que no projeto da DRAGAGEM um dos pacotes de financiamento é exatamente o aumento do atual parque do porto.




Fonte: APGB

PRESIDENTES AFRICANOS RESISTEM A LIMITES DE MANDATOS


Fonte: Omar Buli Camará

RELATÓRIO DE SITUAÇÃO

O presidente da Guiné, Alpha Conde, tornou-se o mais recente chefe de estado africano a buscar uma extensão de seu mandato legal, uma medida que gerou protestos no país nesta semana.

Se Conde tentar concorrer a um terceiro mandato em 2020, ele estará copiando de um manual estabelecido na África, onde presidentes em exercício têm procurado, muitas vezes com sucesso, permanecer no poder massageando, dobrando ou infringindo totalmente as leis, muitas vezes destinadas a garantir transferências democráticas de poder.

Abaixo estão detalhes sobre como alguns dos líderes mais antigos da África conseguiram permanecer no poder, ou estão tentando fazê-lo, prejudicando as esperanças de um amanhecer de democracia na região.

Alpha Conde da Guiné

O segundo e último mandato de cinco anos de Conde termina em 2020, mas o líder de 81 anos se recusou a descartar a disputa novamente. Em setembro, ele pediu a seu governo que analisasse um esboço de uma nova constituição, levantando preocupações de que ele poderia usá-la como um botão de reinicialização em sua presidência e concorrer novamente. Conde foi eleito pela primeira vez em 2010.

Pierre Nkurunziza do Burundi

Nkurunziza, no poder desde 2005, anunciou em 2015 que concorreria a um terceiro mandato no que seus oponentes viam como uma violação da constituição, que só permitia que os líderes governassem por dois mandatos. Desde sua reeleição, centenas de burundineses foram mortos em confrontos com as forças de segurança e meio milhão fugiu para o exterior.

Um referendo em maio de 2018 aprovou de forma esmagadora mudanças que estenderam a duração dos mandatos presidenciais para sete anos. Segundo a nova constituição, Nkurunziza agora pode cumprir mais dois mandatos, potencialmente estendendo seu governo até 2034. A oposição rejeitou os resultados e os Estados Unidos disseram que o processo foi prejudicado pela intimidação dos eleitores.

Paul Biya dos Camarões

Biya, de 86 anos e o líder mais antigo da África subsaariana, assumiu a presidência em 1982. A assembleia nacional aprovou um projeto de lei constitucional em abril de 2008, removendo um limite presidencial de dois mandatos para permitir que ele estendesse seu governo após 2011. Ele ganhou dois eleições desde então que os candidatos da oposição disseram ter sido fraudulentas.

Chad's Idriss Deby

Deby governa o Chade desde que chegou ao poder depois de um golpe de Estado em 1990. Um referendo de 2005 removeu o limite de dois mandatos da constituição. O Parlamento aprovou uma nova constituição em 2018, impondo novamente o limite de dois mandatos, mas não será aplicada retroativamente, o que significa que Deby poderia servir por dois mandatos após a próxima eleição em 2021, governando potencialmente até 2033.

Comores 'Azali Assoumani

O presidente, um ex-oficial militar que assumiu o poder pela primeira vez em um golpe em 1999, ganhou um referendo em 2018 para estender os limites de mandato e encerrar um sistema de rotação de poder entre as três ilhas principais do arquipélago na costa leste da África. A votação permitiu que ele concorresse a mais dois mandatos de cinco anos. A oposição considerou o referendo ilegal.

Denis Sassou Nguesso da República do Congo

A constituição da República do Congo foi alterada por referendo em 2015, levantando prazos e limites de idade que teriam excluído Nguesso de concorrer novamente. Ele ganhou um novo mandato de cinco anos nas eleições de 2016, embora a oposição tenha rejeitado o resultado, alegando fraude. Ele governou por todos, exceto cinco anos, desde 1979.

Ismail Omar Guelleh do Djibouti

Os legisladores de Djibouti aprovaram uma emenda constitucional em 2010 que abriu caminho para que Guelleh, no poder desde 1999, se candidatasse a um terceiro mandato. Ele ganhou duas eleições subsequentes.

Alassane Ouattara da Costa do Marfim

Ouattara, no poder desde 2010, afirmou que a adoção de uma nova constituição em 2016 permitiria que ele concorresse a um terceiro mandato na corrida presidencial de 2020 porque uma nova constituição significaria que os dois primeiros mandatos não contariam. Ele ainda não disse se vai se candidatar à reeleição.

Paul Kagame de Ruanda

Em 2015, os ruandeses votaram pela extensão do limite de dois mandatos da constituição. De acordo com as mudanças, Kagame poderia buscar outro mandato de sete anos e dois de cinco anos depois disso, permanecendo potencialmente no poder até 2034.

Kagame, que ganhou um terceiro mandato em 2017, tem enfrentado críticas crescentes pelo que grupos de direitos humanos dizem ser abusos generalizados, amordaçamento da mídia independente e supressão da oposição política. Ele nega qualquer irregularidade. Ele assumiu o poder pela primeira vez em 2000.

Faure Gnassingbe do Togo

O Togo mudou sua constituição em 2019 para limitar o mandato presidencial a dois mandatos de cinco anos, ostensivamente em resposta aos apelos da oposição pelo fim de uma dinastia política que começou quando o pai de Gnassingbe tomou o poder em um golpe de Estado em 1967.

No entanto, não leva em consideração os três mandatos que Gnassingbe já exerceu desde que assumiu o poder em 2005, o último dos quais termina em 2020. O Gnassingbe poderia, portanto, permanecer no poder até 2030.

Yoweri Museveni de Uganda

Museveni governa Uganda desde 1986. Uma cláusula de limitação de mandatos que o impediria de buscar a reeleição foi excluída da constituição em 2005.

Em 2017, os legisladores votaram para remover um limite constitucional para a idade dos candidatos presidenciais, abrindo caminho para que Museveni, de 75 anos, se candidatasse novamente nas eleições de 2021.

LÍDER DO PAIGC DENUNCIA “PLANOS” QUE ENVOLVEM A GUINÉ-BISSAU PARA DESESTABILIZAR A GUINÉ-CONACRI


02/10/2020 / Jornal Democratica

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, denunciou que existe um suposto plano, por parte de alguns países da sub-região, incluindo a Guiné-Bissau, para desestabilizar a República vizinha da Guiné-Conacri.

A Guiné-Conacri, que realiza eleições a 18 de Outubro de 2020, encerrou as suas fronteiras com a Guiné-Bissau e com o Senegal na semana passada.

A decisão estaria ligada, segundo Domingos Simões Pereira, a um movimento, a nível da Costa Ocidental Africana, para pôr em causa o escrutínio na Guiné-Conacri. Denunciou que haveria uma tentativa de condicionar a escolha livre do povo e desestabilizar aquele país membro da CEDEAO.

Ao dirigir-se, esta sexta-feira, 02 de outubro de 2020, aos militantes do PAIGC, na sua página virtual no Facebook, Domingos Simões Pereira disse: “Um presidente, uma pessoa que foi declarada Presidente da República entende que pode declarar apoio oficial a um candidato noutro país e que pode pôr em causa o quadro de estabilidade num país vizinho, ao ponto de estarem a preparar um contingente que vai sair do Senegal, da Serra – Leoa e da Guiné-Bissau para entrar na Guiné-Conacri, a fim de aumentar o número de eleitores que votarão no candidato que apoiam” acusou.

Em relação à Guiné-Bissau, Simões Pereira disse esperar que as novas autoridades estabilizem o país.

“É chegada a hora de provarmos que eu sou hoje, Presidente e serei melhor do que o meu antecessor. Serei melhor que aquela pessoa que podia ser presidente. Isso significa tranquilizar, mobilizar, mostrar o rumo do país e passar em frente no trabalho de mobilização de esforços, determinação e empenho para atingir os objetivos fixados” disse, adiantando que o país pode atingir esse objetivo se o Presidente da República for sinal de união, da paz e tranquilidade e se Assembleia Nacional Popular for principal órgão de legislação.

“Deixemos os tribunais funcionar com liberdade. Deixemos, sobretudo, que o Procurador geral da República seja uma pessoa que moralmente tenha condições de regular a justiça. Uma pessoa que vai ser considerada neutra e equidistante de jogo político – partidário” disse, desafiando os atores políticos a não instrumentalizar as estruturas da sociedade e que sejam capazes de dar oportunidades a si mesmas e dar oportunidades a um arranque fresco para que o povo guineense se reúna e tenha um objetivo que una os guineenses.

Por: Tiago Seide

Sociedade - Fórum de Paz inaugura um "Djemberem" destinado as acções culturais e da cidadania pro-activa.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

PREPAREM-SE

Por Escritor Marcelo Aratum

PREPAREM-SE

Bem, pelo visto, vocês não estão entendendo a parada. Pelo poder, o paigc não brinca. O paigc vai brigar com vocês até a última gota. A Briga feia acontecerá nas vésperas das eleições.

O paigc sabe muito bem de que a realização desses projetos sem a participação deles no governo, seria uma autêntica facada no coração, politicamente, falando. A razão disso, vão continuar fazendo barulhos e barulhos, com intuito de desviar a atenção dos governantes, ou desgastar a vontade de governar.

Então, sugiro ao poder vigente, que crie um gabinete especializado apenas para cuidar das manobras do paigc. Pois, o paigc jamais desistirá pelo poder.

Abraços!!!!!!!

Escritor Marcelo Aratum

TGB na Província sul - A Emissão da TGB na Província Sul volta a ser uma realidade.

TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Má Condição da Estrada - A má condição da estrada inquieta os passageiros.


TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Guiné-Bissau : Estrada Buba- Catio - Tribunal de Contas volta a realizar os trabalhos de constatações das obras realizadas pela empresa ARESKY na zona Sul.


TGB Televisão da Guiné-Bissau 

COVID-19 - Pelo menos 5.228 mortos no mundo nas últimas 24 horas

© Lusa

Notícias ao Minuto  02/10/20 

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 5.228 mortos nas últimas 24 horas no mundo, elevando para 1.024.093 as vítimas mortais desde o surgimento da doença no final de dezembro, indica um balanço diário da AFP.

No mesmo período foram recenseados 324.076 novos casos no mundo. Os países que registaram o maior número de mortes nos seus últimos balanços são a Índia, com 1.095 novos mortos, os Estados Unidos (949) e o Brasil (728).

No total, a pandemia do novo coronavírus já provocou pelo menos 1.024.093 mortos desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) na China assinalou o surgimento da doença no final de dezembro.

Pelo menos 34.354.350 casos foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, com pelo menos 23.733.500 pessoas hoje consideradas recuperadas.

No entanto, o número de casos diagnosticados apenas reflete uma fração do número real de contaminações. Diversos países apenas testam os casos mais graves, outros privilegiam os testes para rastreio e numerosos países pobres apenas dispõem de capacidades limitadas de despistagem.

Segundo o balanço da universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos são o país mais atingido em número de mortos e em casos, com 207.816 óbitos para 7.279.065 casos recenseados. Pelo menos 2.840.688 pessoas foram declaradas curadas.

Após os Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 144.680 mortos para 4.847.092 casos, a Índia 99.773 mortos (6.391.068 casos), o México com 78.078 mortos (748.315 casos), e o Reino Unido com 42.202 mortos (460.178 casos).

Entre os países mais duramente atingidos, o Peru assinala o maior número de mortos em relação à sua população, com 99 óbitos por 100.000 habitantes, seguido pela Bélgica (86), Bolívia (69), Espanha (68) e o Brasil (68).

A China, excluindo os territórios de Hong Kong e Macau, assinalou um total de 85.424 casos (10 novas infeções entre quinta-feira e sexta-feira), incluindo 4.634 mortos (sem novos falecimentos), e 80.601 pessoas recuperadas.

Hoje, de acordo com o balanço da AFP emitido às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa), a América Latina e Caraíbas totalizavam 349.179 mortes por 9.470.515 casos, a Europa 233.653 mortes (5.579.419 casos), os Estados Unidos e o Canadá 217.165 mortes (7.439.330 casos), a Ásia 140.804 mortes (8.325.540 casos), o Médio Oriente 46.221 mortes (2.015.111 casos), a África 36.096 mortes (1.492.640 casos), e a Oceânia 975 mortes (31.799 casos).

O balanço foi realizado a partir de dados recolhidos pelas delegações da AFP junto das autoridades nacionais competentes e de informações da Organização Mundial de Saúde.

Devido às correções fornecidas pelas autoridades ou às publicações tardias dos dados, o aumento do número de casos em 24 horas pode não corresponder exatamente aos divulgados na véspera.

MULHERES: Mais de 170 países prometem fazer mais pelos direitos das mulheres

© iStock

Por  LUSA  02/10/20 06:19 

Mais de 170 países prometeram na quinta-feira, numa conferência virtual da ONU, fazer mais pelos direitos das mulheres, com Pequim a doar 10 milhões de dólares à causa e os EUA a acusarem a China de ser o maior infrator.

"Nos próximos cinco anos, a China doará 10 milhões de euros [cerca de 8,5 milhões de euros] adicionais para a ONU Mulheres", disse o Presidente chinês, Xi Jinping num vídeo pré-gravado.

"A China também vai também propor a convocação de outro encontro de líderes mundiais, em 2025, sobre igualdade de género e empoderamento das mulheres", acrescentou.

Já a secretária de Educação dos Estados Unidos, Betsy DeVos, também num vídeo pré-gravado, denunciou veementemente o tratamento dado às mulheres na Venezuela, Cuba e Irão, acusando a China de ser o "pior infrator".

"O pior infrator (...) está na conferência que estamos a realizar hoje [quinta-feira]", afirmou Betsy DeVos, referindo-se à China.

"Desde 1995, o Partido Comunista Chinês é responsável pelo assassinato de milhões de meninas através de brutais controlos populacionais em escala industrial, infelizmente com o apoio de agências da ONU", acusou a governante norte-americana.

"Hoje, ataca o grupo étnico dos uigures e outras minorias muçulmanas, aplicando esses mesmos controlos populacionais a essas minorias vulneráveis, sujeitando as mulheres à esterilização compulsória, aborto forçado e controlo de natalidade obrigatório", adiantou Betsy DeVos.

A reunião virtual foi organizada paralelamente à Assembleia Geral das Nações Unidas para marcar o 25.º aniversário da Conferência Internacional de Pequim sobre a Mulher, realizada em 1995.

Participaram cerca de 50 presidentes e chefes de governo.

Spot publicitário 2 - Divido arranque contundente de manutenção da rede nacional das estradas públicas e vias urbanos, o Ministério das Obras públicas, informa, chama atenção e pede colaboração de todos...

 

Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

Ministro Fidélis Forbs, visitou à obra de Chapa-di-Bissau à rotunda de Luanda...

Visita de rotina, consiste em acompanhar "in loco" os trabalhos das obras de manutenção em grande escala, com direito à asfaldo "arobe" que esta a ser feito em diferentes quadrantes que compreende a linha rodoviária do País! Essas  obras, estão ligado à política de reabilitação total das vias públicas e urbanas, traçado pelo Ministério das Obras públicas, Habitação e Urbanismo.





 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

AREZKI ENTREGA ESTRADA BUBA – CATIO ANTES DO FINAL DO ANO, diz o diretor adjunto da empresa

01/10/2020 / Jornal Odemocrata 

O Diretor Adjunto da Empresa Arezki, Martinho Semedo, disse, esta quarta-feira, 30 de setembro de 2020, que vai entregar a estrada Buba – Catió, antes do final do ano 2020, afirmando que a sua Empresa realiza sempre um trabalho de qualidade e que o departamento de controle não lhe permite realizar mau trabalho. 

” O objetivo da Arezki é concluir todos os trabalhos, incluindo o mercado e a paragem (Terminal dos transportes coletivos) ambos em Catió, para podermos entregar a obra, antes do final do ano em curso” disse Martinho Semedo, depois de uma visita efetuada pelos responsáveis da Arezki, Direção Geral de Pontes, Infraestruturas de Transporte das Obras Públicas e Direção Geral de Fiscalização e Controle de Tribunal de Contas, com o objetivo de constatar os progressos.


Martinho Semedo disse que realizaram a visita para constatar os progressos realizados, sobretudo as fechuras que levaram as pessoas alançar vários boatos, tendo adiantado que as mesmas já não constituem nenhum perigo, uma vez que foram corrigidas.

O Diretor Geral de Infraestruturas e Transportes, Braima Djassi, informou que os engenheiros fazem obras e, por mais que estejam atentos durante a construção, pode escapar alguma “coisinha”, de maneira que as fechuras que foram verificadas na nova estrada são “uma coisa normal e hoje estão totalmente resolvidas”.

O responsável das infraestruturas e transportes assegurou que os cidadãos têm direito de opinar sobre qualquer situação que possa pôr em causa o bem comum, sublinhando que a empresa “não poderia ficar aborrecida com essa situação”.

Acrescentou que neste momento faltam por concluir duas componentes nomeadamente o acabamento da paragem de autocarro e o mercado. Neste particular, Djassi afirmou que a empresa está “muito motivada em terminar a obra que deve ser inaugurada ainda este ano pelo Presidente da República, num ambiente bom e feliz”.


Para o Diretor Geral de Fiscalização e Controle de Tribunal de Contas, Francelino Gaspar Lopes, o Tribunal de Contas intervém nos trabalhos deconstrução de estradas para constatar se todos os elementos que constam no caderno de encargos foram cumpridos e é nesta base que o tribunal está a fazer seguimento da estrada desde janeiro do ano passado.

Gaspar Lopes sublinhou que realizaram uma visita no passado, na qual constataram algumas falhas e que já foram corrigidas e faltam concluir os furos de água, a aparagem e o mercado.


Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Guiné-Bissau: Coletivo dos estudantes guineenses inscritos nas universidades portuguesa (CEGIUP), no ano 2019-2020 realizou hoje uma vigília frente do Palácio do governo da Guiné-Bissau, tudo sobre demora nas atribuição dos vistos que demorou desde Dezembro do ano 2019, até data presente alguns estudantes inscritos estão com dificuldades em obter os vistos.

E a Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau contínua de silêncio sobre processo de 2019-2020.

Notícia em atualização...

ÚLTIMA HORA: Carta da renúncia do Presidente da Câmara Municipal de Bissau, do cargo da presidência da mesa do Sindicato dos Funcionários da Câmara Municipal de Bissau.

Governação na Guiné-Bissau

OPINIÃO: OS GOVERNOS DE UNIDADE NACIONAL OU DE TRANSIÇÃO SÃO INSTITUÍDOS EM SITUAÇÕES ESPECIFICAS DE INSTABILIDADE POLÍTICO-GOVERNATIVA.

Por  Joaquim Batista Correia

Não se compreende como uma formação política que tem orientado quase todos os processos eleitorais com fraudulências a seu favor e agora que, depois de ter perdido transparentemente as últimas Eleições Presidenciais e no período pós- pleito eleitoral tenha arrautado pelo o caos e a desordem dentro e fora do País? 

E eis que pouco tempo depois de se ter perdido todas as batalhas políticas e judiciais, o mesmo Partido que tem dividido os guineenses para "melhor reinar"   tenha optado por outra táctica dita de " Governo de Unidade Nacional " supostamente com Má fé psicológica tendo em conta os grandes sucessos de GOVERNAÇÃO e os apoios internacionais obtidos por este actual executivo liderado pelo o Eng. NUNO GOMES NABIAM. 

É caso para se indagar nos termos em que o Paigc a par da gloriosa luta de Libertação Nacional em nenhum caso pós - independência ou da democracia foi capaz de Unir os Guineenses senão "dividi-los para melhor reinar ". 

Na verdade, actual situação não tem nada de igual que possa ser comparada ou considerada para a instituição de um Governo de Unidade Nacional como defendem os Líderes do Paigc.

Na política é muito importante não desprezar os Adversários pois são-no apenas num determinado tempo e merecem como tal o devido respeito. 

Infelizmente, os Dirigentes do Paigc, mesmo sabendo da fragilidade da sua Vitória, foram excessivamente altivos, negando todas as propostas que vinham dos opositores, apoderando indevidamente do Lugar do 1° Secretário da Mesa da ANP, bem como de demais irregularidades cometidas como o bloqueio Parlamentar, sem mínimo respeito pelo o povo guineense.  

Nos dias que correm, é   sim Indiscutível e incontornável a evidencia da deslocação da Maioria, uma Maioria que estes políticos prepotentes não conseguira Guardar, tanto mais que é não é bom saber somente Conquistar mas também saber sobejamente Exercer e Conservar o Poder, o que não foi o caso com o Paigc. 

No contexto de uma estabilidade duradouro, o melhor seria este partido ficar fora do Governo por forma a experimentar a vivência da função de Oposição a bem da Nação na certeza, porém que estarão à altura das funções que a função impõe.

Com efeito, a Aprovação da Nova Maioria Constituição da República é a Responsabilidade de Todos, estado ou não dentro do Governo sendo certo que a figura do "Referendo" poderá contornar as manobras maquiavélicas de seja qual for o Partido político, momento o Bloqueio do Paigc.

Entretanto, as actuais e repentinas Manobras deste Partido visam tão somente e apenas DESESTABILIZAR a vitalidade deste Governo, tornando "Opaco as suas Ações" ..

A estas manobras maquiavélicas requer uma Reflexão dos Militantes e Dirigentes Patrióticos do PRS, MADEM G- 15 e de APU- PDGB. PARA UMA REFLEXÃO DOS MILITANTES E DIRIGENTES DO PRS, MADEM-G15 E APU-PDGB bem como de todos os cidadãos amantes da Paz e da estabilidade. 


Guiné-Bissau: No dia Mundial da Música, também há dança para todos












Cassama Nilton G/Helder Vaz 


Presidente da Câmara Municipal de Bissau “quer acabar” com Sindicato dos Funcionários

Capitalnews.gw Outubro 1, 2020

Os funcionários da Câmara Municipal de Bissau (CMB) acusaram esta quinta-feira (01.10), o presidente da instituição, Luís N’tchama, de nomear os membros do sindicato dos trabalhadores, na atual direção do edil.

Em conferência de imprensa, Alberto António da Silva, em nome dos funcionários, acusa N’tchama atual presidente da CMB de querer ter o “controlo” do sindicato dos trabalhadores.

Os funcionários dizem ainda que estão a ser descontados a Segurança Social, mas o dinheiro “não chega ao destino”. E sobre as nomeações, apontaram o dedo acusador ao máximo dirigente da Câmara Municipal de Bissau”.

“Neste momento, não há sindicato na Câmara Municipal de Bissau. Luís N’ntchama ele é o presidente interino da Câmara, e ao mesmo tempo presidente do Sindicato dos Funcionários na mesma instituição”. Afirma António da Silva.

Os funcionários denunciam ameaças:

Estamos a pedir que seja convocada a Assembleia Geral do Sindicato. Os funcionários estão a ser ameaçados se subscreverem um abaixo assinado. A atual direção (da Câmara) chamou-nos de nome e de assaltantes. Agora pergunto: Assaltamos o que não existe? questiona Alberto António da Silva, que ainda prosseguiu: Luís N’tchama até ameaçou-nos de morte, caso continuemos a falar do assunto. Há muita irregularidade na CMB que não podemos enumerar aqui”.

Por Ansumane Só

Áudio completo da entrevista do Ministro da Administração Territorial e Poder Local Dr. Fernando Dias, na rádio CapitalFm, com o jornalista Sumba Nansil sobre nome das ruas/Av.

 Governação na Guiné-Bissau

COVID-19 - Trump e Melania "estão bem", garante médico da Casa Branca

© Getty Images

Notícias ao Minuto   02/10/20 07:42  POR FILIPA MATIAS PEREIRA 

A Casa Branca divulgou um comunicado em que o médico Sean P. Conley confirma que o casal está infetado e que vai permanecer na Casa Branca durante a recuperação.

O médico da Casa Branca, Sean P. Conley, confirmou, ao início da manhã desta sexta-feira, que Donald Trump e Melania estão infetados com a Covid-19, como o presidente americano já tinha avançado. Ambos, garante o médico, estão bem e vão continuar na Casa Branca enquanto recuperam.

No comunicado, citado pela CNN, Sean P. Conley indica que recebeu a confirmação de que "o Presidente Trump e a primeira dama Melania Trump testaram positivo para o vírus SARS-CoV-2".

O casal, assegura, "está bem neste momento e planeia permanecer na Casa Branca durante a convalescença".

A equipa médica da Casa Branca e o próprio Sean P. Conley vão manter-se vigilantes em relação ao estado de saúde de Trump e de Melania, que contarão ainda com o apoio de outros médicos e instituições do país se necessário. 

O clínico termina referindo que espera que "o presidente continue a desempenhar as suas funções sem interrupções durante a recuperação" e assegura que vai manter as atualizações sempre que houver desenvolvimentos.

Notícias ao MinutoComunicado da Casa Branca© Reprodução

COVID - Donald Trump e Melania testam positivo à Covid-19

© Getty Images

Notícias ao Minuto   02/10/20 06:11 POR FILIPA MATIAS PEREIRA 

O anúncio foi feito pelo presidente americano na rede social Twitter.

Donald e Melania Trump testaram positivo à Covid-19. O anúncio foi feito pelo próprio presidente na rede social Twitter, que indicou ainda que ambos vão ficar em quarentena e iniciar o processo de recuperação de imediato. 

Trump já tinha anunciado, na quinta-feira à noite, que ia ficar em quarentena enquanto aguardava os resultados do teste à Covid-19, depois de uma colaboradora próxima ter indicado estar infetada.

O presidente já tinha confirmado à estação de televisão Fox News que Hope Hicks, conselheira presidencial, tinha testado positivo.

Hope Hicks estava a bordo do Air Force One com o Presidente dos Estados Unidos, num voo para Cleveland (centro-leste), na terça-feira, para participar no debate eleitoral com o candidato democrata à Casa Branca Joe Biden.

A conselheira também viajou com Trump na quarta-feira, para o estado de Minnesota (centro-oeste), onde decorreu uma reunião de campanha.

O Presidente dos EUA submete-se regularmente a testes à Covid-19, embora a frequência exata destes testes não seja conhecida.

De acordo com a agenda oficial, Trump, candidato a um segundo mandato na Casa Branca, deveria deixar Washington na sexta-feira a meio da tarde para participar num comício eleitoral na Florida (sudeste).


A que se deve, tão inusitada e repentina visita do derrotado PAIGC a palacio?

Por: Carlos Sambu

PAIGC que até, dias atrás não respeitava e nem reconhecia nada e nem ninguém! Enchia adversários de rótulos, salpicado com chincalhamentos e, esse mesmo PAIGC aparece-nos agora, com discurso decorado de UNIDADE NACIONAL! Quem diria? Pergunta que não quer calar, que propósito o PAIGC é agora convidado sozinho e de forma privilegiado, sem presença das outras formações politicas a palacio? Que solução tem hoje o PAIGC para o País, que não tinha ontem? Já reconheceram derrota? Já se conseguem sentar-se com adversários que eles chamam de Traficantes? 

O que, de facto quer, quem ainda continua dar vida a esse nado morto? Aliás, um governo que tem mais de 4 partidos e mais de 6 sensibilidades politicas, só não é executivo de Unidade Nacional, porque onipotente PAIGC não faz parte? Pasma-se ver o soldado desertor do Califa Seide, a dar ar de graça à hipocrisia...

Por: Carlos Sambu