segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Apoio do FMI implica observância de compromissos, relembram analistas guineenses


O acordo assinado entre o Governo da Guiné-Bissau e o Fundo Monetário Internacional (FMI) abre a possibilidade para a retomada do Programa de Assistência aquele país lusófono.

Analistas em Bissau aconselham a observância dos compromissos que consta do recente acordo, por forma a garantir o apoio FMI.

Em virtude da instabilidade na governação, o especialista guineense em assuntos económicos, Midana Sambú, afirma que a questão que se coloca agora é apurar se as autoridades do país estarão em condições de manter os compromissos com o FMI, ao abrigo deste acordo, que vai conduzir a retoma do programa.

Sambú continua: "A partir deste acordo será que nós teremos a capacidade de manter o eixo como esta instituição pretende? O próprio contexto politico não nos garante que a decisão tomada por este Ministro ou a visão será igual ao seu sucessor, já que se fala na nomeação de um novo Primeiro-ministro”.

Recentemente, o actual titular da pasta da Economia e das Finanças, Henrique Horta, enfatizou que uma das prioridades do Governo, liderado por Baciro Djá, é retomar todos os acordos com as instituições internacionais.

Segundo o especialista, Sambú, é importante que o país cumpra com as obrigações à luz dos acordos com as instituições internacionais, uma vez que não tem capacidade “interna para financiar as despesas e fazer investimentos".

De lembrar que a suspensão do Programa do FMI na Guiné-Bissau aconteceu após a decisão dos anteriores executivos em resgatar o sector privado, através dos bancos comerciais.
A sua Opinião

VOA

NUNO NABIAN ACUSA PRESIDENTE MÁRIO VAZ DE QUERER TAPAR O CÉU COM AS MÃOS

O presidente da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) volta a acusar o chefe de Estado, José Mário Vaz de ser o principal mentor da crise politica que o país vive.


Nuno Nabiam disse que o Presidente Mário Vaz está errado por ter afirmado que nenhuma família, ao longo do seu mandato ficou órfã, porque uma mãe ou pai foi morto, pelo contrário anunciou a existência de perda de vidas humanas no hospital Nacional Simão Mendes.

Palavras de Nuno Na Biam no último domingo no bairro de Santa-Luzia, no acto de apresentação dos novos militantes do seu partido. Adiantando que, por interesses pessoais do José Mário Vaz o povo a sofrer sem escolas, sem saúde, fome a matar pessoas e o Chefe de Estado a inventar que nada acontece.  

Nabian convida José Mário Vaz para visitar Hospitais e ver quantos óbitos se registam por dia.

“Só quem tem pouca moral que fala desta maneira. Está a matar o povo de forma silenciosa. O presidente não pensa nisto”, notou Nuno Nabian.

Notabanca; 07.11.2016

PR da Guiné-Bissau ouve partidos na terça-feira para nomear primeiro-ministro

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, volta a auscultar na terça-feira as forças políticas representadas no parlamento para nomear um novo primeiro-ministro, indicou hoje à Lusa fonte da presidência. 


As auscultações vão ao encontro das recomendações da presidente da Libéria, Ellen Johnson, que visitou Bissau no último sábado, segundo as quais José Mário Vaz deve nomear "sem demora" um primeiro-ministro que possa formar novo Governo inclusivo, acrescentou a mesma fonte. 

A líder liberiana esteve em Bissau na qualidade de presidente em exercício da conferência de chefes de Estado da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), organização que tenta ajudar os guineenses a saírem do impasse político que dura há 15 meses. 

As auscultações a serem promovidas pelo Presidente guineense visam também a implementação do Acordo de Conacri que prevê a escolha de um primeiro-ministro de consenso entre as forças políticas e que seja figura de confiança de José Mário Vaz, acrescentou. 

A escolha deverá recair num de três nomes propostos na altura pelo chefe de Estado: o general na reserva Umaro Cissoko, o político Augusto Olivais ou João Aladje Fadia, diretor guineense do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).

As consultas aos partidos iniciam-se às nove da manha no Palácio da Presidência.

Esta será a segunda vez que o Presidente guineense volta a consultar os partidos com assento no Parlamento sobre o processo de nomeação de um novo primeiro-ministro depois de o ter feito no final de outubro.

Na ocasião, José Mário Vaz também ouviu elementos da sociedade civil e das confissões religiosas.

MB // JMR

Lusa/Fim

Partido da Convergência Democrática da Guiné-Bissau suspende presidente

Vicente Fernandes
Um grupo de dirigentes do Partido da Convergência Democrática (PCD), que tem dois deputados no Parlamento da Guiné-Bissau, anunciou hoje a suspensão do presidente, Vicente Fernandes.


Elton Miranda, membro da Comissão Política do PCD, informou que a suspensão de Vicente Fernandes da presidência e da militância foi decidida numa reunião extraordinária realizada no domingo em Bafatá, no leste do país.  

Fernandes, antigo ministro do Turismo no Governo do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) é acusado, entre outras coisas, de tomar decisões "sem consultar os órgãos internos do PCD".

"O presidente violou vários dispositivos dos estatutos do nosso partido", adiantou Elton Miranda, responsável pela informação do partido.

Até à regularização da situação através de uma Convenção Nacional, em data a indicar, o antigo líder do partido, Vítor Mandinga assumirá a coordenação de uma comissão criada para gerir o PCD, precisou Elton Miranda.

Mandinga, antigo ministro das Finanças da Guiné-Bissau, é um dos dois parlamentares do partido.

Nos últimos tempos vieram a público divergências de posicionamento entre Mandinga e Fernandes.

Em reação ao sucedido, Vicente Fernandes, advogado, notou que se mantem na liderança do partido e acusou Vítor Mandinga de "tentativa de manipulação dos dirigentes a seu proveito".

Para Vicente Fernandes, a estratégia de Mandinga, que é também empresário, "é preparar o terreno" para caso o PCD venha a ser convidado para o novo Governo ser ele a entrar para o executivo como ministro, disse.

Vítor Mandinga quer servir-se do partido como fez no passado", observou Fernandes.

Disse ainda que se mantem líder do PCD, invocando uma decisão tomada nesse sentido pelo conselho de jurisdição do partido, segundo a qual, qualquer iniciativa da "Comissão Política convocada por Vítor Mandinga é nula".

Lusa
MB // VM



PCD: VICENTE FERNANDES ACUSA VICTOR MANDINGA DE QUERER ASSALTAR DIRECÇÃO DO PARTIDO.

Vicente Fernandes

Bissau 07 Nov 16 (ANG) – O Presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD),acusou hoje o deputado daquela formação politica Victor Mandinga e ex-presidente do partido de querer, a todo o custo, assaltar a direcção dirigida por ele.

Em entrevista exclusiva à ANG, Vicente Fernandes que reagia a decisão de um grupo de militantes que decidiu suspendê-lo das funções de Presidente do partido disse que o mesmo não tem competência para o fazer ,uma vez que ele foi eleito numa Convenção do partido...Ler mais

VERSÃO PORTUGUESA DO COMUNICADO FINAL DA MISSÃO DE MEDIAÇÃO DA CEDEAO




Foto de Braima Darame.

Foram descobertos dois novos planetas semelhantes à Terra

A descoberta foi feita por uma equipa de astrónomos brasileiros. Os dois planetas encontram-se num sistema com uma estrela semelhante ao nosso Sol.

© European Southern Observatory
Uma equipa de astrónomos brasileiros descobriu dos novos exoplanetas a orbitar em volta de uma estrela semelhante ao nosso sol, estrela esta que recebeu o nome de HIP 68468. Já os planetas receberam o nome de ‘super Neptuno’ e ‘super Terra’.

Como conta o G1, o ‘ambiente’ em volta desta estrela é marcadamente diferente do que se verifica no Sistema Solar, sendo que ambos os planetas têm uma rotação muito próxima da estrela, o que sugere uma movimentação do exterior para o interior deste sistema.

No que diz respeito à massa, a ‘super Terra’ (ou HIP 68468b) é três vezes super à da Terra e a sua órbita tem uma percentagem de apenas 3% em relação à distância do nosso planeta com o Sol. Os investigadores apuraram ainda que esta estrela tem cerca de seis mil milhões de anos de idade e situa-se a 300 anos-luz da Terra.

noticiasaominuto.com

MANIFESTANTES PROMETEM CONTINUAR VIGÍLIA ATÉ FIM DA CRISE

Foto: Elisangila Raisa Silva dos Santos
O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados em colaboração com algumas Organizações da Sociedade Civil realizaram, este sábado (05/11), em frente a praça dos Heróis nacionais, uma manifestação pacífica para exigir a dissolução da Assembleia Nacional Popular e a convocação de eleições legislativas

Os manifestantes fazem esta exigência pedindo o fim da crise política que se arrasta há mais de um ano mesmo com a assinatura de o acordo de Conacri.

A manifestação, que começou um pouco antes das 07 horas de Bissau, juntou centenas de pessoas que estavam em frente a UDIB e depois a força de segurança lançou gás lacrimogénio para tentar dispersar os manifestantes onde um deficiente foi atingido e socorrido pelos manifestantes. Depois disso os manifestantes subiram certa de 100 metros e colocaram plataforma com colunas ao lado da Secretaria de Estado das Comunidades onde a palavra de ordem era a dissolução do parlamento.

Mais de 40 polícias e militares fardados estavam a manter segurança no local e todas as vias que dão acesso ao palácio da república foram encerradas.

Num e entrevista exclusiva à Rádio Sol Mansi (RSM) Sana Canté, presidente do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, promete continuar com a iniciativa até que seja feita a vontade popular.

“Apesar de todos os bloqueios e apesar de todas as dificuldades criadas pelas autoridades polícias nós persistiremos até que a vontade popular seja respeitada e continuamos a pedir o presidente para pôr fim a esta maldita crise”, sustenta.

Para uma outra associação paralela “Voz de Cidadão de Mundo” chefiada por António Da Goia, a iniciativa irá estender-se até a outros sector sociais da sociedade guineense.

Para as mulheres a vontade popular tem que ir a frente porque os seus maridos não estão a trabalhar.

Depois de horas os jovens suspenderam a manifestação prometendo, para quarta-feira (09/11), mobilizar a solidariedade de algumas escolas e algumas instituições do país como forma de mostrar o descontentamento em relação a esta crise e pedir “com urgência” o seu fim.

Durante a vigília os jovens tinhas dísticos onde estavam escritos, entre outros, “Povo i ka lixo”; “Basta i djusta”; “Queremos a nossa soberania”.

A intenção dos manifestantes era chegar em frente a presidência da república que devido a forte dispositivo de segurança não foi possível.

Horas antes do início da manifestação a Secretaria de Estado da Ordem Pública diz não ter condições para garantir segurança aos manifestantes devido a chegada ao país da delegação da CEDEAO. Mesmo assim os jovens usaram redes sociais para reafirmar as suas determinações em seguir a frente.


Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Rádio Sol Mansi


Não há dinheiro para Djurtus preparar a participação no CAN2017


A crise política vigente na Guiné-Bissau afecta a preparação da participação da selecção nacional de futebol na fase final do CAN, Gabão2017, afirma um alto dirigente da Federação de Futebol.

Celestino Goncalves Tinex revelou que, até ao momento, a Federação de Futebol não recebeu um tostão do Governo para organizar a participação da selecção nacional e para os jogos amigáveis antes de Janeiro.

O Canadá desistiu do jogo amigável com a Guiné-Bissau. A federação contactou de imediato duas equipas portuguesas, Belenenses e Sporting de Braga, para cumprir o calendário da FIFA. Mas até agora nem sequer 1 franco CFA foi disponibilizado para os jogos desta semana em Lisboa. 

Celestino Goncalves explica que todas as equipas apuradas para o CAN já têm emissários no Gabão a preparar o terreno, com excepção da Guiné-Bissau por falta de verbas. 

Em entrevista à Rádio Jovem, o primeiro vice-presidente da Federação disse que até ao momento a organização tem funcionado com dinheiro de terceiros para garantir que tudo esteja bem antes da partida para o palco do jogo.

A seleção guineense vai integrar o Grupo A do CAN-2017, juntamente com Gabão, Camarões e Burkina Faso. 

A Guiné-Bissau estreia-se no CAN-2017 no dia 14 de janeiro, frente ao Gabão, país anfitrião da prova.

Braima Darame Via Facebook