quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Discurso de Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, Mestre Garcia Biifa Bedeta, durante assinatura de acordo de cooperação entre a Universidade Federal do Pará, a Universidade Colinas de Boé e o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral

Muito boa tarde a todos. Aliás, a meu ver, a tarde já começa ótima, com assinatura dessa parceria de acordo de cooperação entre a Universidade Federal do Pará, a Universidade Colinas de Boé e o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral, que, ao convite das partes, na qualidade do Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, tenho honra de testemunhar e dizer o seguinte:

Que a educação, não obstante de estar no topo das prioridades de um estado minimamente organizado, jamais deverá ser uma propriedade exclusiva do Ministério da Educação Nacional, porque ela, na minha opinião, está na agricultura, na saúde, na justiça, na economia, está na ciência e tecnologia, está em todos os setores chave da sociedade sejam públicos ou privados.

Por isso, assinatura de acordo de cooperação deste género entre as instituições do ensino superior acima referenciadas, merecerá uma atenção especial da nossa parte porque, para além da sua importância em relação a permuta de conhecimento e experiencias entre as instituições signatárias, também irá contribuir diretamente na melhoria da qualidade do sistema no seu todo e no desempenho dos seus docentes e discentes. Além do mais, o Ministério está certo de que, sozinho e sem ajuda de parceiros nacionais e internacionais (públicos e privados), não chegará ao padrão de excelência almejado no setor Educativo. E, volto a realçar, a assinatura deste acordo de cooperação, para nós, vem dar condições ao governo e a sociedade para construção comum de um modelo de uma Educação mais abrangente, transversal e descentralizada.

No entanto, desde que assumimos a Secretaria de Estado do Ensino Superior, estamos a trabalhar pela democratização da política do Governo sobre o ensino superior, é importante que se diga, já conseguimos avanços significativos, buscando o equilíbrio entre o público e privado. Queremos que isso aconteça sem ter que tirar de uma para a outra, mas facilitar e encorajar iniciativas como estas.

É verdade que o papel do Estado não é de concorrer e tentar imputar as pernas as instituições privadas que prestam qualquer serviço ao povo. Ao estado cabe garantir os direitos a Educação a sua população, mas o estado não se deve omitir, não pode terceirizar a política educativa, devemos estabelecer junto com o setor privado o que sejam as políticas que queremos para o setor, o que sejam as necessidades do setor, o que sejam suas soluções. O Estado não impõe, mas sim, dispõe e orienta. Estamos hoje aqui justamente para isso, para dispor, dispor ao setor educativo guineense de uma estratégia de desenvolvimento ímpar, dinâmica, transversal, transnacional, inclusiva e congregadora.

Queremos, na verdade, ser um fontenário onde todos os filhos possam usufruir um pouco de nós.

Muito obrigado!

Guiné-Bissau e Brasil perspetivam melhorar a qualidade do ensino

A Universidade Colinas de Boé e o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral rubricaram ontem um acordo de cooperação com a Universidade Federal brasileira do Pará que visa contribuir diretamente na melhoria da qualidade do ensino superior.

Ao presidir a cerimónia, o secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, Garcia Bifa Bideta, afirmou que a educação está no topo da prioridade do Estado minimamente organizado, razão pela qual constitui uma propriedade exclusiva do Ministério da Educação. Pois, a educação está em todo setor chave da sociedade tanto público, como privado.

Bifa Bideta disse que esta cooperação merecerá uma atenção especial da parte do seu pelouro, porque, para além da sua importância em relação a permuta de conhecimentos e experiências entre as instituições signatárias, também irá contribuir diretamente na melhoria da qualidade do sistema do ensino no seu todo.

Bideta demonstrou o quanto o Ministério da Educação Nacional está certo, que sozinho e sem ajudas de parceiros nacionais e internacionais, públicos e privados não chegará ao padrão de excelência almejado no setor educativo.

Ele realçou que o casamento destas três instituições de ensino vem dar condições ao Governo e a sociedade para a construção de um modelo de Educação mais abrangente, transversal e descentralizada.  

De acordo com aquele dirigente, está-se a trabalhar para a democratização da política do Governo sobre o ensino superior e já se conseguiu avanços significativos, buscando-se agora o equilíbrio entre o público e o privado.

Aquele responsável assegurou que o papel do Estado não é de concorrer ou tentar encurtar pernas as instituições privadas que prestam serviço ao povo, mas sim, estas devem estabelecer juntos com o setor privado tudo o que querem relativamente à política educativa.

Por sua vez, o embaixador de Brasil, Fábio Franco, disse que a cerimónia da assinatura do acordo de cooperação reveste-se de importância enorme, justamente, porque a educação constitui a área mais privilegiada que o Brasil tem com a Guiné-Bissau.

Franco demonstrou o quanto orgulha por a Embaixada de Brasil ter servido de ponte de ligação entre a universidade de Pará, a Universidade Colinas de Boé e o Centros de Estudos Sociais Amílcar Cabral, de modo a abrir caminho de troca de experiência, de docentes até estudantes. “Agora, a cooperação está assinada e resta trabalhar para que saem frutos”, incentivou o diplomata.

Em nome dos signatários, o presidente do Conselho de Administração da Universidade Colinas de Boé, Huco Monteiro, disse que o ato de assinatura de acordo reveste-se de simbolismo na medida em que constitui um dia muito importante para estudos superiores e pesquisa na Guiné-Bissau.

Segundo o Monteiro, assinar um convênio acontece frequentemente, mas o que difere este ato dos outro é o facto das autoridades políticas dos dois países presenciaram a cerimónia.

Ele mostrou que o Brasil tornou-se o destino de número significativo de jovens guineenses à procura de formação, mas o casamento das instituições auxiliará o ensino superior guineense a dar um passo rumo a melhoria.

“Esta conjugação de esforços há de catapultar as experiências guineenses às níveis mais elevados, quer em termos de capacitação em informações, quer em termos de qualidade de ensino, mas sobretudo na sua internacionalização”, apontou.   

Julciano Baldé  

 Conosaba/ nô pintcha


ÓBITO - Maradona: Presidente argentino decretou três dias de luto nacional

© Getty Images

Por LUSA  25/11/20 

O Presidente da Argentina, Alberto Fernández, decretou três dias de luto nacional pela morte de Diego Armando Maradona, o antigo jogador de futebol, considerado um dos melhores de sempre, que faleceu hoje aos 60 anos.

"Por ocasião da morte de Diego Armando Maradona, o Presidente decreta três dias de luto nacional a partir desta data", disse a Presidência da Argentina, num breve comunicado.

Alguns minutos depois deste comunicado, o chefe de Estado argentino usou a sua conta na rede social Twitter para expressar a sua gratidão pelos momentos de "felicidade" que o jogador deu ao povo do seu país.

"Levaste-nos ao ponto mais alto do mundo. Fizeste-nos imensamente felizes. Foste o maior de todos. Obrigado por teres existido, Diego. Vamos sentir a tua falta, por toda a vida", escreveu Alberto Fernández, que também divulgou uma foto na qual aparece a abraçar Maradona.


Nos llevaste a lo más alto del mundo. Nos hiciste inmensamente felices. Fuiste el más grande de todos. Gracias por haber existido, Diego. Te vamos a extrañar toda la vida.
Imagem

Em declarações à rádio, o chefe de Estado recordou mais tarde que em fevereiro passado se encontrou com Maradona, com quem falou, "durante muito tempo", sobre futebol.

"Sempre resgatei o melhor dele, o genuíno, o original. O que ele não gostava, dizia; e o que gostava, também dizia", recordou Fernández.

O Presidente disse que guarda memórias "indeléveis" do antigo jogador de futebol, à época em que representava a equipa de Argentinos Juniors, clube do qual o Presidente argentino é adepto.

"Sentimos que éramos os mais fortes do mundo com Diego. É uma perda horrível", acrescentou Fernández.

Por sua vez, a ex-Presidente e atual vice-Presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, expressou a sua tristeza pelo falecimento do ex-jogador argentino.

"Muita tristeza ... Muita. Um grande deixou-nos. Adeus, Diego. Amamos-te muito. Um grande abraço aos seus familiares e entes queridos", escreveu a ex-Presidente na sua conta de Twitter.

Diego Armando Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, morreu hoje na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o seu agente e amigo Matías Morla.

Segundo a imprensa argentina, Maradona, que treinava os argentinos do Gimnasia y Esgrima, sofreu uma paragem cardíaca na sua vivenda na província de Buenos Aires.

A sua carreira de futebolista, de 1976 a 2001, ficou marcada pela conquista, pela Argentina, do Mundial de 1986, no México, e os dois títulos italianos e a Taça UEFA arrebatada ao serviço dos italianos do Nápoles.

Dia Internacional para a Erradicação da Violência Contra as Mulheres - 25 de Novembro!

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Dia Internacional para a Erradicação da Violência Contra as Mulheres - 25 de Novembro!

A violência contra as mulheres nas suas diversas formas constitui um desafio ao primado dos direitos humanos, por ferir a dignidade humana e cercear as oportunidades de desenvolvimento pleno das mulheres em todas as esferas da vida social. Este fenómeno constitui um grave problema que necessita de ser reconhecido e encarado pela sociedade e pelo Estado, adoptando políticas públicas que favoreçam a sua prevenção e combate, e que contribuam para o reforço da rede de apoio às vítimas. 

Para assinalar a data, o Secretário-geral da ONU António Guterres disse que "A violência contra mulheres e meninas é um desafio global de direitos humanos. A pandemia da #COVID19 expôs, ainda mais, este problema como uma emergência mundial que exige ação urgente,"

António Guterres, secretário-geral da ONU nesta quarta-feira, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulheres. bit.ly/3ftq7fd #16days

Cooperação - França promete apoiar Guiné-Bissau nos domínios agroindustrial, agrónomo e turístico


Bissau, 25 nov 20 (ANG) – O Embaixador de França na Guiné-Bissau manifestou hoje a vontade de o seu país  apoiar a Guiné-Bissau a desenvolver os sectores de  agroindustrial, agronomia e turístico.

O desejo foi manifestado pelo o Embaixador Terence Wills, a saída de um encontro com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

Disse que durante o encontro comunicou ao  Chefe de Estado guineense que a França está a analisar a possibilidade de trabalhar para que o crioulo seja um modo de  expressão artística da cultura guineense.

“Nós os franceses consideramo-nos  intelectuais na elaboração de projectos no sector da cultura. Por isso, pretendemos trabalhar para que o crioulo seja um modo de  expressão artística da cultura guineense”, assegurou o Embaixador  Francês no país.

Terrence Wills  informou que os Presidentes dos dois países trocaram  cartas nas quais abordaram  a possibilidade de dinamizar as relações bilaterais, porque, segundo o diplomata francês, nos últimos anos a cooperação entre os dois países não atingiu o nível esperado.

“O  Presidente da França e o seu homólogo guineense querem reforçar o nível da cooperação, com  projectos concretos”, disse Wills.

Ainda esta quarta-feira o Presidente da República recebeu  o Embaixador da República Popular da China, Guo Ce, que disse que, apesar de se encontrar  no país há um pouco mais de 40 dias, já  sente  que a Guiné-Bissau está a viver momento de estabilidade governativa.

Acrescenta que, por essa razão acredita que a China  pode reforçar os seus apoios à  Guiné-Bissau num futuro próximo.

Guo Ce revelou por outro lado que o Presidente  guineense  manifestou-lhe  o desejo de o país poder acolher mais investimentos estrangeiro para o seu desenvolvimento. 

ANG/LPG/ÂC//SG

Guiné-Bissau produz cerca 35 mil toneladas de mangos/ano e quer avançar para a transformação


Por Fátima Tchumá Camará  Mercadosafricanos.com 25 de Novembro, 2020

A Guiné-Bissau produz anualmente cerca de trinta e cinco mil toneladas de manga, deste número 70% acaba por estragar, anunciou esta quarta-feira, 24 novembro, em Bissau, o Coordenador do Projeto da Melhoria da Competitividade da Fileira da Manga, Nelson Lopes.

“De acordo com últimos dados que nós dispomos, o país produz cerca de 35 mil toneladas de manga, deste número 70% não são aproveitados, pelo que é preciso criar condições para diminuir esta percentagem 70%, a partir da transformação do produto”, revela Nelson Lopes.

Os dados foram revelados por Lopes, na abertura de formação sobre o controlo de qualidade da fileira de manga destinada aos técnicos de avaliação, inspeção, certificação e laboratório.

Nelson Lopes, para além de acreditar que é possível aproveitar os 70% de mangas que estragam, fala da sua utilidade em vários sectores...Ler mais

Identificação Civil - Ministérios da Justiça, Educação e Unicef pretendem levar o registo de nacimento às escolas

Bissau, 25 Nov 20 (ANG) – Os Ministérios da Justiça e da Educação  em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) pretendem levar o registo de nascimento às escolas do país.

A informação consta numa nota à imprensa enviada hoje à ANG.

Neste sentido, as partes concertaram posições numa reunião realizada hoje  com vista ao rereuniram-se  para concertar posições com vista ao relançamento da parceria firmado desde o ano lectivo 2016/2017.

Segundo a Nota, em 2016/2017 essa parceria resultou no registo de mais de seis mil crianças, pertencentes as 46 “Escolas Amigas de Criança", instaladas um pouco por todo o país  e apoiadas pelo Unicef, sob coordenação do Ministério da Justiça.

No encontro estiveram presentes os ministros da Justiça, Fernando Mendonça, e o da Educação Nacional, Ariceni Jibrilo Baldé.

ANG/JD/ÂC//SG

Infraestruturas rodoviárias - DG garante que os trabalhos vão ser concluídos para “facilitar a vida das populações”


Bissau 25 Nov 19 (ANG) – O Diretor-geral das Infraestruturas e Transportes do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, garantiu hoje a continuidade dos trabalhos em curso de reabilitação das artérias da capital Bissau, nomeadamente nas avenidas Macky Sall, Moahmadu Buari e Dennis Sassou Inguesso.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG), Braima Djassi disse que a primeira fase dos trabalhos iniciaram aquando dos preparativos da festa da independência.

“Essa situação motivou o ministro da tutela a tomar medidas necessárias pondo as pessoas a trabalhar  dia e noite para tapar os burracos nas estradas”, explicou.

O DG das Infraestruturas disse que a segunda fase tem a ver com a construção das vias que constituem as avenidas acima referidas que por causa da amizade entre a Guiné-Bissau e os países desses chefes de estado, decidiu-se batizar as ruas com os  nomes desses chefes de Estado.

Adiantou que  neste momento as obras já estão em curso a cargo da empresa construtora denominada  Arezki e que já está a desmantelar alguns cacifos que estão nas bermas das estradas.

Braima Djassi informou que, a avenida Macky Sall  vai ter nove metros de largura, com valetas condicionantes para poder  evacuar as águas das chuvas e a drenagem.

Disse que isso será fundamental porque sem a drenagem não há estradas, frisando que as obras  não vão durar muito tempo.

Djassi disse que os  trabalhos estão no bom caminho para a validação do projecto apresentado à empresa construtora por parte dos técnicos do Ministério.

Aquele responsável sublinhou que, a Avenida Macky Sall  começa da Chapa de Bissau até à Rotunda de Nhonho da parte direira e na parte esquerda, passará pela Igreja Santo António de Bandim e desce para a zona do Campo de  Forçado, numa distância total de dois quilómetros.

Disse que a Avenida Dennis Sassou Inguessou  sai da rotunda de Nhonho à zona-7, seguindo até ao Estádio 24 de Setembro, passando pela Rádio Naval numa distância de cerca de dois quilómetros.

Braima Djassi afirmou que, a avenida Moahmadu Buari começa da entrada de Nhonho até Bôr numa distância de 11 quilómetros, com 250 metros liniares no interior dos Bairros de forma a dar-lhes mais conservação.

Questionado  se o Ministério das Obras Públicas não tem em carteira a reabilitação de algumas ruas no interior dos bairros, respondeu que não descartam os trabalhos da reabilitação nessas localidades.

“Alguns cidadãos entendem que as referidas vias não podem continuar como estão principalmente a rua que dá acesso ao Cemitério Municipal e a de Santa Luzia concretamente nos Coqueiros também não podia ficar naquele estado entre outros”, explicou, salientando que o mínimo foi feito tendo garantido que posteriormente os trabalhos serão feitos como deve ser.

Garantiu que a iniciativa de reabilitação das estradas vai atingir todo o território nacional uma vez que a Guiné-Bissau não é só Bissau.

Braima Djassi defendeu que, para facilitar o escoamento dos produtos para capital, é necessário melhorar a rede rodoviária nacional, regional e local.

Questionado sobre o montante investido nos trabalhos de reabilitação das estradas,  Braima Djassi escusou-se a revelar o montante, mas  afirmou que  as avenidas serão financiadas pelos   três Chefes de Estados cujos nomes foram dados as ruas.

Fonte: ANG/MSC/ÂC//SG

Presidente da República recebe em audiência conjunta com os embaixadores recentemente nomeados.


Presidente da República Umaro Sissoco Embalo recebe em audiência conjunta com os embaixadores recentemente nomeados.
Embaixadores para Brasil, Qatar, Espanha, Cuba, Estados Unidos da América, Representante Para Nações Unidas, Russia, Turquia e China.

By Radio Bantaba

Morreu Diego Armando Maradona, avança a imprensa argentina

Por Notícias ao Minuto 25/11/20 

Várias ambulâncias estão em casa de Maradona.

Morreu Diego Armando Maradona. O antigo astro argentino sofreu, esta quarta-feira, uma paragem cardiorrespiratória em casa e acabou por não resistir, avança o El Clarín

Maradona, recorde-se, estava a recuperar de uma operação a que foi sujeito a um coágulo no cérebro. 

A antiga glória do futebol argentino tinha completado 60 anos de vida no passado dia 30 de outubro. 

[Notícia em atualização]


Trump Exempts Nigeria From Tourist Visa Restrictions

By Native Reporters

Trump Exempts Nigeria From Tourist Visa Restrictions

The United States Government led by President Donald Trump has imposed restrictions on citizens from 15 African countries planning to travel to America on tourist or business visas.

The countries affected are Angola, Burkina Faso, Chad, the Democratic Republic of the Congo, Djibouti, Eritrea, Gambia, Guinea-Bissau, Liberia, Libya, Mauritania, Sudan, Sao Tome and Principe, Cape Verde, Burundi.

The new restriction requires temporary visitors to post bonds of up to $15,000 in order to visit the US. 

It is targeted at stopping visa overstays, according to the US State Department. 

The incoming Joe Biden administration has said it would reverse the travel restrictions imposed by Trump especially on African countries in the first 100 days of assuming office.

The US Consulate in Nigeria on Tuesday said that Nigeria was not included in the new list of countries affected by the visa restrictions.

Read Also:

New Trump rule could require up to $15,000 bond for travel to US

The pilot programme could affect travellers from 24 countries including Afghanistan, Angola and Sudan.

A mock-up of banned Muslim travellers' passport is placed outside the US Supreme Court, while it weighs the legality of President Donald Trump's travel ban targeting people from Muslim-majority countries in Washington, DC, US [File: Yuri Gripas/Reuters]

The outgoing administration of US President Donald Trump issued a new temporary rule that could require tourist and business travellers from two dozen countries – most in Africa – to pay a bond of as much as $15,000 to visit the United States.

The US State Department on Monday said the temporary final rule, which takes effect December 24 and runs through June 24, targets countries whose nationals have higher rates of overstaying B-2 visas for tourists and B-1 visas for business travellers.

The Trump administration said the six-month pilot programme aims to test the feasibility of collecting such bonds and will serve as a diplomatic deterrence to overstaying the visas.

“The Pilot Program is designed to apply to nationals of specified countries with high overstay rates to serve as a diplomatic tool to encourage foreign governments to take all appropriate actions to ensure their nationals timely depart the United States after making temporary visits,” according to the State Department document.

A protester holds a sign outside the US Supreme Court, while the court justices consider the legality of President Donald Trump’s latest travel ban targeting people from Muslim-majority countries, in Washington, DC, US [File: Yuri Gripas/Reuters]

Trump, who lost a re-election bid earlier this month, made restricting immigration a focus of his four-year term in office. President-elect Joe Biden, a Democrat, has pledged to reverse many of the Republican president’s immigration policies, but untangling hundreds of changes could take months or years.

Biden’s transition team did not immediately respond to a Reuters request for comment related to the visa bond requirement.

But in earlier comments, Biden has said that “on day one” he would revoke Trump’s travel restrictions – often known as the “Muslim Ban” – which affects nationals from Iran, Libya, Somalia, Syria, Yemen, as well as citizens from Venezuela, North Korea, Nigeria, Sudan and Myanmar.

Mock-ups of banned Muslim travellers’ passports are placed outside the US Supreme Court during a protest in Washington, DC, US [File: Yuri Gripas/Reuters]

Trump signed the travel ban by way of executive order in 2017, in a move that drew widespread outrage from activists and rights groups who accused the Trump administration of discrimination and racism.

This latest visa bond rule will allow US consular officers to require tourist and business travellers from countries whose nationals had an “overstay rate” of 10 percent or higher in 2019 to pay a refundable bond of $5,000, $10,000 or $15,000.

Twenty-four countries meet that criterion, including 15 African countries. While those nations had higher rates of overstays, they sent relatively few travellers to the US.

Historically, US consular officers have been discouraged from requiring travellers to the US to post a bond, with State Department guidance saying processing of the bonds would be “cumbersome”, the temporary rule said.

According to the document, countries whose tourist and business travellers could be subject to the bond requirement include those from Afghanistan, Iran, Syria, Yemen, Libya, Mauritania, Eritrea and Sudan. Other countries include Angola, Bhutan, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Chad, Democratic Republic of the Congo, Djibouti, as well as Gambia, Guinea-Bissau, Laos, Liberia, Myanmar (Burma), Papua New Guinea, and Sao Tome and Principe.

LIVE - S.E. Presidente da República Umaro Sissoco Embalo à Direção recebe em audiência conjunta com os embaixadores recentemente nomeados.

Embaixadores para Brasil, Qatar, Espanha, Cuba, Estados Unidos da América, Representante Para Nações Unidas, Russia, Turquia. 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 By RadioBantaba 


O Ministro das obras Públicas Habitação e Urbanismo, Sr. Fidélis Forbs, e DGIT Braima Djassi, reuniram hoje (25.11), quarta-feira, com a delegação da Empresa Togolesa CENTRO S.A.

 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

O Ministro das obras Públicas Habitação e Urbanismo, Sr. Fidélis Forbs, e DGIT Braima Djassi, reuniram hoje (25.11), quarta-feira, com a delegação da Empresa Togolesa CENTRO S.A.

Os representantes da empresa estão em Bissau para fazer a prospecção do mercado na área de infra-estruturas e transporte.

O Encontro teve lugar na sala de reuniões do Ministério, e contou com as presenças do Presidente do grupo Bassayi Kpatcha, o Diretor Geral, Nisao Gnonfam, Ministro de I.T, Djarba Wintiba e o Director Comercial Akounona Kossi.

Depois do encontro de trabalho, as delegações Togolesas vão visitar algumas arqueiras, parte do projeto 80km, e serão acompanhados por alguns técnicos do Ministério, inclusive o Coordenador do projeto.






Voo 352 - Euro atlântico


Por Ibrahim Abdul Sani

Voo 352 - Euro atlântico 

Sentado num lugar que dava acesso a porta de embarque. A forma como um agente do serviço SEF de Portugal estava a confrontar uma moça na entrada do avião, despertou a minha atenção

O agente tinha nas mãos o documento “supostamente” da senhora e fazia lhe alguns testes de apreciação, mandava-lhe baixar a máscara, levantar os cabelos, fazia-lhe fotografias, etc… As tantas mandou a senhora encostar. 

Alguns minutos depois aconteceu mesmíssima coisa a outra moça. Já esta segunda, posso testemunhar, levava a mão documentos (passaporte e cartão de residência) também “supostamente dela”, mas, não era difícil ver que “aparentemente” nunca viajou. Sobretudo depois daquela abordagem na sua face estampou-se o  estado espiritual e aflição que portava na alma.

Minutos depois, chegou um senhor sei lá do que serviço aeroportuário da Guiné-Bissau é, falou com as duas senhoras e saíram do avião de volta para autocarro. 

Colado no teclado do telemóvel, passou alguns minutos levantei a cabeça, mais uma vez estavam encostadas duas pessoas, todas elas. E o procedimento foi tal como as primeiras, veio a mesma pessoa e puseram de volta. Assim, no voo 352 Euro Atlântico totalizaram quatro pessoas, com algumas irregularidades nos documentos, e pelo menos uma delas na posse de documento não próprio. 

Irmã e irmãos, todos nós sabemos qual é insuportável viver na nossa terra “para muitos entre nós”, mas uma coisa é certa, não se matem para entrar Europa, através de viagens do mar, documentos falsos ou não próprios. 

Nestas tentativas, somos susceptíveis de causar graves lesões (traumas psicológicos, excesso da ansiedade, desespero, etc.. ) que poderão deixar marcas irrecuperáveis nas nossas. 

Se não podemos viajar de forma segura e legal, não se matem ou autodestroem, porque viver na Guiné-Bissau também é possível. 

Boa sorte para nossas 4 irmãs. 

Para, tu que também quer fazer o mesmo, aconselho-te desistir, kil kintes de SEF ku tá sta na porta de avion, é sibi faci se tarbadju dé, kaba kilas kata fala coitade, dissal i passa, ou papia di fidju di fulano. 

Ibrahim Sani

Direção Geral das Florestas desconhece operações de apreensão de madeiras

Por CNEWS   Novembro 25, 2020

A Direção Geral da Florestas e Fauna (DGFF) desconhece a operação que está a ser levada a cabo para a recuperação de madeiras nas diferentes carpintarias e serrações, em Bissau, garante ao CNEWS, uma fonte da instituição.

Em conversa não gravada, a fonte revelou que todo o trabalho decorre à margem da Direção Geral das Florestas e Fauna, sob a suposta coordenação da Comissão Interministerial, recentemente criada para a gestão das madeiras que ainda se encontram nas matas do país.

“O que eles estão a fazer não é do nosso conhecimento. Embora façamos parte da comissão, lamentavelmente, não fomos informados do que se passa”, disse o confidente do Capital News.

Sobre a deposição das madeiras em causa, nas instalações militares, na Base Aérea de Bissalanca, a fonte do jornal lamentou a escolha do local, uma vez que segundo afirma, devia ser a DGFF a ser “fiel depositário”, enquanto entidade gestora do produto florestal.

Relativamente às reuniões da Comissão Interministerial, estrutura da qual fazem parte os Ministérios da Agricultura, do Ambiente, das Finanças, e do Interior, a fonte da Direção Geral das Florestas e Fauna revela que, nos últimos tempos, os encontros ocorrem sem o conhecimento das autoridades florestais.

“A única operação da qual soubemos foi das madeiras provenientes das instalações da STENACKS (apreendidas pela PJ), cujo produto está neste momento a ser alvo de trabalhos técnicos nos nossos serviços”, revelou.

As polémicas sobre madeiras envolvem, atualmente, várias entidades guineenses, desde a Associação de Madeireiros Industriais, Colectivo de Operadores Económicos Não Industriais, Proprietários das Carpintarias, bem como os Operadores de Lenhas e Carvão, que segundo apurou o CNEWS, com a exceção da Associação dos Madeireiros, todos estão contra a forma como está a ser gerido o processo de madeiras na Guiné Bissau.

Ataques em Moçambique. ONG denuncia casamentos forçados aos 11 anos para sobreviver

Por Lusa   25.11.2020

Situação não é nova, mas está a agravar-se com o conflito.

Crianças deslocadas do conflito de Cabo Delgado com 11 anos estão a ser casadas à força com homens mais velhos (40 a 50 anos de idade) para elas e as famílias poderem sobreviver, alerta a organização não-governamental (ONG) Care.

"As meninas casam-se entre os 12 e 17 anos, mas nalguns casos até se casam antes disso, com 11 anos. Às vezes, os pais oferecem-nas em casamento porque precisam de recursos e ficam com menos uma boca para alimentar", descreve Graça Gonçalves, agente para questões de género da Care.

Outra vezes, "as meninas ficam separadas dos pais, durante a fuga dos locais de conflito, tornando-se nas novas chefes de família e precisam de fornecer comida para os irmãos mais novos", acrescenta, citada num comunicado da ONG.

A situação não é nova - Moçambique já era um dos países do mundo com maior taxa de casamentos precoces -, mas está a agravar-se com o conflito.

"O casamento infantil é um grande problema porque as pessoas fogem sem nada e os campos de deslocados não têm recursos suficientes e estão sobrelotados", sublinha Graça Gonçalves.

A falta de instalações sanitárias, de locais de banhos, a ausência de espaços separados para mulheres e meninas ou o simples facto de estarem mais distantes "deixa as mulheres e meninas vulneráveis a ataques, especialmente durante a noite", descreve.

Uma das atividades realizada pela Care consiste em mostrar às mulheres e jovens como devem denunciar abusos e como podem defender-se.

Há uma semana, o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) referiu que a guerra em Cabo Delgado está a provocar um aumento de casos de gravidez precoce devido a abusos sexuais de menores.

Os alertas juntam-se a outro lançado há um mês pelo Centro de Integridade Pública (CIP), ONG moçambicana, sobre abusos sexuais contra mulheres deslocadas, em troca de ajuda humanitária, considerando haver silêncio do Governo e Nações Unidas sobre o assunto.

Apesar das questões colocadas pela Lusa, não houve reações ao relatório do CIP.

A violência armada em Cabo Delgado, norte de Moçambique, está a provocar uma crise humanitária com cerca de duas mil mortes e 500 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

A província onde avança o maior investimento privado de África, para exploração de gás natural, está desde há três anos sob ataque de insurgentes e algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico desde 2019.

Espanha e Senegal não assinaram acordo para o repatriamento de migrantes senegaleses

© e-Global Notícias em Português  25/11/2020 

Espanha e Senegal não assinaram nenhum acordo para o repatriamento de migrantes senegaleses que vivem no país europeu, disse terça-feira em Dakar, o secretário de Estado responsável pelos senegaleses no exterior, Moses Sarr.

“Não existe nenhuma assinatura entre a República do Senegal e o Reino de Espanha, no que diz respeito ao repatriamento dos nossos compatriotas. Que isso seja claro para todos”, disse Sarr numa conferência de imprensa concedida por vários membros do governo.

Segundo Sarr, foi assinado um novo acordo, no domingo, pelos dois países, que este acordo traz “um avanço significativo” a favor dos senegaleses que vivem na Espanha.

APOIO ÀS PENSÕES DE REFORMA PARA OS SENEGALESES EM ESPANHA

Este “acordo generoso” diz respeito ao “apoio às pensões de reforma” para os senegaleses que vivem neste país europeu, segundo Moïse Sarr.

“Resolve uma questão importante, o levantamento da cláusula de residência, que agora permite o acesso dos nossos compatriotas que decidiram voluntariamente, depois de terem trabalhado em Espanha, regressar ao Senegal, sem no entanto sofrer uma redução, menos ainda uma suspensão” da reforma, explicou.

“Os nossos compatriotas vão agora poder receber a sua pensão de reforma completa, sem ter que se deslocar (…) entre a Espanha e o Senegal”, disse o Secretário de Estado.

O novo acordo assinado por Dakar e Madrid “garante igualdade [de tratamento] entre um senegalês que trabalhou em Espanha até à reforma e um espanhol que permaneceu no seu país, nas mesmas condições”, afirmou Sarr.

Com o novo acordo, as autoridades espanholas levam em consideração a poligamia dos senegaleses que trabalham na Espanha. As suas esposas beneficiam de prestações sociais de que anteriormente eram privadas, segundo o Secretário de Estado do Senegalês no Estrangeiro.

“Há uma grande concessão que foi feita, na medida em que (…) a pensão de sobrevivência passará, com este novo acordo, a ser repartida igualmente entre todas as esposas de um trabalhador senegalês falecido” em Espanha, se o seu local de trabalho for lá, explicou Moïse Sarr.

SENEGAL CRIA GABINETES DE APOIO AOS MIGRANTES

Em relação ao regresso dos migrantes ao Senegal, o governo irá “criar, nas nossas 14 regiões, gabinetes de adaptação, receção e acompanhamento, que têm duas missões principais: ajudar na integração dos migrantes que regressam e fixar candidatos potenciais no início” no seu país, prometeu.

“Estamos a trabalhar nisso. O material (…) já foi pedido e está disponível. E iremos (…) proceder à receção deste material para equipar os primeiros sete gabinetes no Senegal, que ficarão alojados nas agências de desenvolvimento regional”, acrescentou Sarr.


🖤 CIDADÃO GUINEENSE MORRE EM DISCUSSÃO POR CAUSA DE CONTA EM RESTAURANTE NA MADEIRA

Fonte: Portal Guigui

José Carlos dos Santos, guineense de 51 anos e conhecido por ‘Carlão’, foi morto a tiro num restaurante da rua das Hortas, no Funchal, Madeira, na noite de sexta-feira passada. Atingido no peito, morreu ainda no local. O autor do crime, de 64 anos, atirou ainda sobre um outro homem de 43, atingindo-o numa perna.

Teve de ser assistido pelos bombeiros e hospitalizado. José Luís foi localizado e detido já na madrugada de sábado.

Presente a um juiz, ficou em prisão preventiva.

As vítimas e o atirador faziam parte do mesmo grupo, que chegou ao estabelecimento pelas 23h00. 

"Tomaram uma bebida e depois um deles começou uma discussão do nada, sobre quem iria pagar a conta, e ameaçou dar um tiro", contou ao CM Magno Rodrigues, dono do restaurante, acrescentando que ‘Carlão’ era cliente habitual do espaço há já 20 anos. 

Na mesa, estavam "seis ou sete pessoas e ainda uma criança com sete anos", que assistiu a tudo. O suspeito saiu do restaurante após a discussão e deslocou-se ao carro, "tudo indica que para ir buscar a arma". Quando voltou, sem dizer nada, disparou os tiros. 

"O primeiro tiro atingiu o ‘Carlão’ no coração e o outro atingiu o outro homem de raspão na perna. Esse tiro já o vi a dar. Depois saiu calmamente sem dizer nada, como se nada se tivesse passado", recordou a testemunha. "Foi um momento de terror. Foi absolutamente desumano. Um homem que nunca tinha cá estado chega aqui e dispara de forma cobarde estes tiros", lamentou. 

A PJ e a PSP montaram uma caça ao homem e o suspeito foi detido já pelas 02h00. 

ENDEREÇAMOS AS NOSSAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS Á FAMÍLIA ENLUTADA

QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA

PAREM DE NOS MATAR 🖤😢😢😢

Leia Também:

Suspeito residia próximo do restaurante onde ocorreu o tiroteio 

A zaragata que terminaria de forma trágica aconteceu no interior do restaurante Sirius, na Rua das Hortas., Foto ADF 

VIOLÊNCIA - UE manifesta "grande preocupação" com aumento de violência na Etiópia

© Reuters

Por LUSA  25/11/20 

O Alto Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, manifestou terça-feira "grande preocupação" pelo aumento da violência étnica na Etiópia, por causa de um conflito que "está a destabilizar seriamente" aquele país.

Em comunicado, Josep Borrell considera que a Etiópia está "a enfrentar um período desafiante", mas expressa "grande preocupação em relação ao aumento da violência étnica, várias vítimas e violações dos direitos humanos e da lei internacional humanitária".

O conflito em território etíope "está a destabilizar seriamente a região", analisa o responsável pela diplomacia europeia.

Borrell reuniu na terça-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Demeke Mekonnen, onde discutiram a "deterioração da situação humanitária no país", razão pela qual é necessário intensificar os esforços para a "proteção de civis".

A mensagem da UE "é clara": todas as fações envolvidas no conflito têm de trabalhar no sentido de permitir "as condições que facilitarão o acesso desimpedido a pessoas em necessidade, a cessação das hostilidades, a não interferência de qualquer parte exterior, e a liberdade da comunicação social".

Na sexta-feira, Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul, que ocupa atualmente a presidência rotativa da União Africana, anunciou, em comunicado, que os antigos presidentes de Moçambique, Joaquim Chissano, da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e da África do Sul, Kgalema Motlanthe, serão enviados à Etiópia para tentar concretizar a mediação do conflito.

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, lançou em 04 de novembro uma operação militar na região de Tigray, após meses de tensão crescente com as autoridades regionais da Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF, na sigla em inglês).

Desde então, a região tem sido palco de ofensivas militares por ambas as partes, com o disparo de foguetes e de incursões para a captura de cidades.

Estima-se que mais de 40 mil pessoas tenham abandonado a região em direção ao Sudão.

Na passada sexta-feira, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que cerca de 2,3 milhões de crianças necessitam de ajuda humanitária em Tigray.

Segundo o representante especial da Unicef no Sudão, Abdullah Fadil, as crianças e jovens até aos 18 anos representam cerca de 45% dos refugiados que têm fugido nos últimos dias da Etiópia para o Sudão.