24 de fevereiro de 2020

ADMIRO A PACIÊNCIA DOS GUINEENSES!


O PAIGC e o STJ descobriram a fórmula mágica, de nome “Apuramento nacional ab initio”!

Sabem mais que ninguém que essa “fórmula” não consta da moldura legal eleitoral guineense e, forçando a CNE a cumpri-la é força-la à ilegalidade e o Presidente da CNE, sendo um juiz, não cairá nessa esparrela, limitando-se a fazer o apuramento conforme previsto na lei eleitoral guineense vezes sem conta se for preciso, não desrespeitando dessa forma o Acórdão do STJ!

Isso significa que a Guiné-Bissau chegou a um beco sem saída no que concerne esse assunto, enquanto o STJ não aceitar recapacitar e perceber que, o que está a exigir é inexequível à luz da lei eleitoral guineense! Se quiserem, que cometam eles essa ilegalidade então, executando eles o “apuramento ab initio”!

Em todo o caso, tenho sérias dúvidas se o PAIGC deseja mesmo esse tal “apuramento ab initio”, ou é a fórmula que encontrou para prolongar-se na governação, emitindo títulos do tesouro público, assinando contratos no mínimo duvidosos, inaugurando clínicas privadas com o dinheiro do Estado, sem qualquer rigor e sem o necessário impacto na saúde dos guineenses, deixando em permanente degradação os serviços do Hospital Público!

De apuramento em apuramento, o PAIGC vai “apurando” as contas bancárias dos seus governantes e “desapurando” o erário público!

Assusta-me a passividade do povo guineense, perante os abusos do PAIGC! A que nível de miséria precisam ser levados para começarem a reagir de forma séria com essa organização criminosa que mais matou e mais roubou o erário público guineense!?

Por Jorge Herbert

Carnaval 2020 - Lema: Reforço da Identidade Nacional e Transformação Social.


Ivinho Lurdes, Bissau Mercado Virtual SARL.

VÍDEO: Albano Barai 

Basse fire: Basse Area Council chairman has now been quoted as saying the entire market in Basse have been destroyed by fire; Bansang firefighters have now been activated plus Chinese workers in Basse.

Watch: Huge fire rips Basse market apart



Source: The Fatu Network

Bafatá: GOVERNO REGIONAL DESCONHECE A CAUSA DA MORTE DE MAIS DE 200 ABUTRES


O governador da região de Bafatá, Dundu Sambú, disse que as autoridades regionais não têm ainda explicações sobre as causas da morte de  mais de 200 abutres nos últimos dias naquela região leste da Guiné-Bissau. Sambú afirmou na entrevista exclusiva ao semanário O Democrata que o governo regional já criou uma equipa de “resposta rápida” que trabalha na monitorização e sensibilização das populações para prevenir eventuais contatos com os abutres encontrados mortos nas matas e nos arredores das casas.

O maior fluxo da morte de abutres regista-se mais nos sectores de Bafatá, Bambadinca e Xitole. De acordo com os populares, é a primeira vez que o fenómeno acontece naquela região natalícia do fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana Amílcar Cabral, fato que já suscitou uma enorme preocupação.

As autoridades regionais já comunicaram  ao governo central, em particular os Ministérios da Saúde Pública e da Agricultura e Floresta. Informações do terreno indicam que autoridades regionais aguardam pela chegada de uma equipa técnica para examinar de dezenas de abutres todos os dias.

O governador explicou ao jornal O Democrata que reuniu o seu gabinete de urgência alargada às direções regionais de saúde e da pecuária para analisar o fenómeno. Diz  adotar medidas de precaução através  sensibilização à população para evitar contatos com os abutres mortos e não permitir que os animais domésticos aproximem-se ou alimentam-se das aves, de forma a evitar quaisquer contaminações. 

Dundu Sambú disse que o governo regional, até no momento, desconheceu da causa da morte de abutres, pelo que concentrou a sua ação na sensibilização através de programas radiofónicos para aconselhar as populações no concernente ao tratamento de abutres encontrados mortos nas ruas.

“Criamos uma equipa de resposta rápida que envolve elementos do meu gabinete, da delegacia regional da saúde, da pecuária, a Polícia de Ordem Pública, da Guarda Nacional e das Forças Armadas. Esta equipa está a trabalhar mais na recolha de informações sobre as zonas em que se registam mais casos da morte de abutres, como também na sensibilização da população para evitar contatos diretos com estas aves”, contou.


“A zona mais afetada é setor de Bafatá. Recebemos informações esta manhã que alguns abutres foram encontrados mortos na bolanha de “Sintcham Bonko”. No sector de Bambadinca, temos igualmente  informações que nos chegam de que 40 casos foram identificados. No sector de Xitole, registaram-se alguns casos”, explicou o governador. 

Os últimos dados  apontam para mais de 240 casos de abutres encontrados mortos. Sambú pede calma aos populares e assegura as autoridades estão a trabalhar no sentido de apurar as causas do fenómeno.

Sobre o assunto, o régulo central da região de Bafatá, Seco Sidibé, explicou ao repórter do O Democrata que esta é a primeira vez que se regista a morte em grande escala de abutres naquela região. Exortou por isso as autoridades regionais, em particular os administradores de sectores, a trabalharem de forma coordenada com as estruturas locais para a recuperação de cadáveres.

Pediu a colaboração do poder tradicional nas zonas afetadas, sobretudo na sensibilização das comunidades para evitar contatos com os abutres mortos e velar para que os seus animais domésticos não comam essas aves.

Salienta-se que o governo guineense já emitiu um comunicado. No documento,  informa que está a envidar os esforços, através dos ministérios de Agricultura, Administração Territorial  da Saúde e da Secretaria de Estado do Ambiente para identificar a causa da morte de abutres. 

Prometeu, no comunicado, que os técnicos vão recolher as amostras para exames laboratoriais e os cadáveres dos animais serão devidamente incinerados, tendo apelado igualmente à população para não consumir a carne de nenhuma ave ou outro animal que tenha morrido em circunstâncias desconhecidas.

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

OdemocrataGB 

As nossas questões:

As nossas questões:
1 – Por que razão o Supremo Tribunal de Justiça decidiu apreciar um recurso contencioso fora do enquadramento legal?

2 – Teria o Supremo Tribunal de Justiça, o poder de proferir um Acórdão sobre a não apresentação da Acta de Apuramento Nacional dos resultados provisórios da segunda volta da eleição presidencial de 29 de dezembro de 2019 na Guiné-Bissau, na ausência de qualquer recurso contencioso legal sobre o processo eleitoral, tendo em conta que, não é da sua vocação e competência elaborar queixas, mas decidir, julgar, queixas?

Porque é que o Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau nunca se insurgiu contra as violações da Constituição e das Leis da República da Guiné-Bissau, face às imposições da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental - CEDEAO, por via das resoluções/decisões, de cada Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo?

O que dizer do Acordo de Conacri?

O que dizer das violações internas, entre os prazos para apresentação, discussão e votação do Programa do Governo; do Orçamento Geral do Estado...?


Obviamente que a competência do Supremo não é ser queixoso e juiz em simultâneo, e é essa incoerência que hoje deve ser cobrada ao Supremo Tribunal de Justiça, ao assumir a defesa do candidato derrotado na segunda volta da eleição presidencial de 29.12.2019 na Guiné-Bissau, tentando desacreditar a Comissão Nacional de Eleições, a mesma que, tem, por competência legal, apurar e publicar os resultados das eleições!

Por Fernando Casimiro

Desta vez, nenhum constitucionalista português se disponibilizou a defender as reivindicações do candidato derrotado na segunda volta da eleição presidencial de 29.12.2019 na Guiné-Bissau, para evitar o ridículo, face à similaridade do objecto de recurso contencioso eleitoral em vigor em Portugal e na Guiné-Bissau.

O Sr. Domingos Simões Pereira, candidato presidencial derrotado, e bem derrotado, na segunda volta da eleição presidencial de 29.12.2019 na Guiné-Bissau, não conseguiu convencer, mesmo na disponibilidade de pagar e bem, por isso, nenhum constitucionalista português, para sair em sua defesa.

A Lei é CLARA, quer na Guiné-Bissau, quer em Portugal!

Por via disso, trago, de novo, à vossa consideração, o que escrevi/partilhei no dia 25.01.2020 - http://www.didinho.org/o-recurso-ao-contencioso-eleitoral-…/

"(...) Encontramos um relatório do Tribunal Constitucional de Portugal, relativo à II Assembleia da Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa, que se realizou em Maputo – Moçambique, entre 14 e 15 de Maio de 2012, no qual, destacamos as páginas 15, 16 e 17, que vão de encontro às nossas perspectivas.

No ponto 3 do referido relatório consta o seguinte:

(3) Espécies de processos

d) Contencioso da votação e do apuramento dos resultados

Das decisões relativas às reclamações e protestos relacionados com a ocorrência de alegadas irregularidades no decurso da votação e das operações de apuramento dos resultados eleitorais pode ser interposto recurso contencioso para o plenário do Tribunal Constitucional – TC.

À semelhança do que sucede com o recurso contencioso da admissão ou rejeição das candidaturas, as irregularidades que ocorram no decurso da votação e das operações de apuramento dos resultados eleitorais só poderão ser apreciadas pelo Tribunal Constitucional – TC, se previamente tiverem sido objecto de reclamação ou de protesto apresentado no acto em que se verificaram, recorrendo-se das decisões concernentes às reclamações e protestos (ou, por outras palavras, o objecto do recurso contencioso é a decisão que apreciou a reclamação ou o protesto. Fim de transcrição

Isto quer dizer que, também no caso do contencioso eleitoral na Guiné-Bissau, o Supremo Tribunal de Justiça não pode, não deveria, apreciar nenhum recurso contencioso sem que as reclamações, tenham sido apresentadas no acto em que se verificaram. E foi precisamente isso que aconteceu, com a candidatura de Domingos Simões Pereira, que não tendo apresentado nenhuma reclamação nas Assembleias de voto, às Comissões Regionais Eleitorais e à Comissão Nacional de Eleições, em geral, decidiu avançar directamente com um recurso contencioso junto do Supremo Tribunal de Justiça, quando deveria ter feito toda e qualquer reclamação junto das Assembleias de voto, das Comissões Regionais Eleitorais e da própria CNE para só depois se dirigir ao Supremo Tribunal de Justiça."

Positiva e construtivamente.

Didinho 24.02.2020

"I don't believe there is a president in Ghana" - Frustrated taxi driver speaks | #Yencomgh

KATHERINE JOHNSON - Morreu Katherine, o "computador humano" que ajudou a NASA a chegar à Lua

A matemática Katherine Johnson morreu esta segunda-feira aos 101 anos de idade, de acordo com a agência espacial norte-americana.

© REUTERS/Lucy Nicholson

Morreu esta segunda-feira a matemática Katherine Johnson, uma figura importantíssima no desenvolvimento do programa espacial norte-americano, tendo participado na missão que levou o Homem à Lua, papel que foi reconhecido em 2016 com o filme 'Hidden Figures' ('Elementos Secretos').

"Recebemos com pesar a notícia da morte da matemática celebrada em 'Hidden Figures' Katherine Johnson. Hoje, festejamos os seus 101 anos de vida e homenageamos o seu legado de excelência, que derrubou barreiras sociais e raciais", escreveu a agência espacial norte-americana (NASA) no Twitter.

Katherine Johnson, recorde-se, foi condecorada com uma Medalha Presidencial da Liberdade pelo ex-presidente Barack Obama, em 2015.

A contribuição de Katherine, assim como de muitas outras mulheres afro-americanas, para o programa espacial norte-americano foi levada ao grande ecrã com o filme ‘Hidden Figures’ (‘Elementos Secretos’, 2016), que conseguiu três nomeações aos Óscares de 2017: Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Atriz Secundária.

Quando subiu ao palco dos Óscares [imagem acima], para apresentar um prémio com os atores de 'Hidden Figures', Katherine recebeu uma ovação de pé.


O filme de Theodore Melfi relata a história destas mulheres matemáticas afro-americanas, cujos cálculos ajudaram a NASA a colocar os primeiros homens no espaço. Os cálculos matemáticos necessários para planear as missões eram extremamente complexos e os computadores da altura não eram suficientemente avançados.

Katherine fotografada na sua secretária, no centro de investigação de Langley, na Virgínia, em 1966.
© NASA/Handout via REUTERS

O preconceito e o racismo foram os dois principais obstáculos ao reconhecimento do trabalho de mulheres como Katherine.

NAOM

ESTADOS UNIDOS - Governo dos EUA filtra imigrantes que possam ser "encargo público"

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra hoje em vigor.


A partir de hoje, os imigrantes que queiram residir nos Estados Unidos, que alterem o seu estatuto ou queiram um visto de longa duração estão sujeitos ao escrutínio do Governo norte-americano, que avaliará os encargos que a nova situação envolverá.

A chamada regra do "encargo público" começa a ser aplicada a partir de hoje, depois de duas decisões do Supremo Tribunal dos EUA terem revertido decisões judiciais de tribunais de diversos estados que consideravam ilegal o novo dispositivo de seleção na política de imigração.

A regra não se aplica a quem solicita cidadania, nem é retroativa e também exclui refugiados e exilados, bem como pessoas com proteções migratórias, como as que são concedidas a vítimas de violações de direitos humanos.

À luz do novo regulamento, um imigrante legal será definido como um "encargo público" se receber um ou mais subsídios públicos por mais de 12 meses, durante um período de três anos.

Esta condição de "encargo público" pode constituir uma dificuldade para os imigrantes que procurem uma autorização para residir permanentemente nos EUA, com estatuto de "green card" (carta verde).

O objetivo é garantir que os imigrantes não se tornam um fardo para os sistemas de apoio públicos, obrigando-os a apresentar prova de capacidade financeira para subsistirem sem esse género de subsídios.

"A regra é quase como um teste de riqueza", explica Aaron Reichlin-Melnick, consultor do Conselho Americano de Imigração, que acrescenta que esta preocupação já existia na legislação anterior.

De acordo com este consultor, o que muda agora é a abrangência do conceito de apoio público, que passa a ser aplicado a planos de alimentação, saúde e habitação.

Catalina Sol, diretora da organização não-governamental Clínica do Povo, explica que não haverá muitos imigrantes a serem afetados pela legislação que entra hoje em vigor, já que muitos dos programas federais de apoio estão limitados a residentes permanentes há mais de cinco anos.

"Na verdade, esta é uma regra desenhada para assustar as pessoas que pensem ser elegíveis para programas públicos", diz Catalina Sol.

Fica excluído para os novos imigrantes o acesso a programas de benefícios ligados a seguros de saúde para crianças, programas de nutrição para mulheres e crianças, programas de formação profissional, serviços de assistência infantil, entre outros.

NAOM

GUINÉ-BISSAU: PM da Guiné-Bissau elogia Comissão Eleitoral por cumprir decisão judicial

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, congratulou-se hoje com a posição da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de aceitar realizar, na terça-feira, o apuramento nacional dos resultados das eleições presidenciais, como exigido pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ).


Para Aristides Gomes, que falou à Lusa, à margem da inauguração do primeiro centro de hemodiálise na Guiné-Bissau, a decisão da CNE "é vista com bons olhos" pelo Governo, por ser a "única via de salvaguardar a paz e a tranquilidade" no país.

"O cumprimento das decisões judiciais é sempre algo que leva à pacificação e à acalmia dos ânimos. A partir do momento em que não se cumprem as decisões judiciais, o clima é, necessariamente, tenso", observou Aristides Gomes.

Em cartas dirigidas aos dois candidatos à segunda volta das presidenciais, realizada a 29 de dezembro passado, a CNE informa que procede, na terça-feira, a partir das 10 horas, na sua sede em Bissau, ao apuramento nacional dos resultados, cumprindo um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça.

Sobre a promessa de Umaro Sissoco Embaló, candidato declarado pela CNE como o vencedor das presidenciais, em tomar posse na próxima quinta-feira, mesmo perante o impasse judicial, o primeiro-ministro guineense afirmou que o Governo aguarda pelo pronunciamento definitivo do Supremo Tribunal de Justiça.

"É preciso termos calma, quem ganhar, mais dia, menos dia, acabará por ser investido de acordo com a lei", observou Aristides Gomes.

O primeiro-ministro guineense apelou à contenção da população, mas também exortou os líderes políticos a evitarem situações que possam precipitar o país para o caos.

"O espírito de guerra, faz sentido, tínhamos legitimidade quando nos batemos contra a potência colonizadora, mas hoje em dia a violência não tem legitimidade nenhuma", frisou Aristides Gomes, lembrando o conflito político-militar de 1998/99 que ocorreu no país.

Aristides Gomes afirmou que daquele conflito, em que todos perderam, a Guiné-Bissau apresenta sequelas até hoje, frisou.

"Até aqueles que desencadearam a guerra acabaram por perder, pois morreram todos, ou de bala ou de doença", sublinhou Gomes.

NAOM
Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Povo da Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira fugiu rapidamente, e a Cangalha de Burros fica para enfrentar, o estado maior general das forças armadas revolucionárias da povo.

Os militantes simpatizantes do PAIGC mostra claramente o desconhecimento total da perplexidade da situação no país, o que está se vizinhando.

O Aristides Gomes, sabe muito bem do que estou falando, Dia 27 é inevitável para um observador atento.

Chave de armamento de Paiol, está sob custódia de quem está pronto para defender a integridade física da Soberania Nacional e o povo Soberano, em caso de alerta máxima estado de Sítio, o país em emergência, a responsabilidade é do homem da confiança da sua Excelência Mário Vaz Presidente da República Da Guiné-Bissau, e não governo Anarquista do Aristides Gomes, quem te avisa, teu amigo é.

O PAIGC recusa participar no Apuramento Nacional caso não for traduzido em RECONTAGEM de Voto quer dizer para eles é abrir as urnas kkkkkkkk brincadeira viu.

Se a Vaidade e Ganância, levar a força da Defesa Nacional e Segurança, a resistir e caír na tentação, por má interpretação dos juristas patetas no FACEBOOK, a história fica para contar os seus filhos amanhã.

Minha lógica é inegável !

All Eyes on Me.

Instrução é a Chave da Liberdade.
O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

Nô djuda Dionisio Cabi combati bandidos na STJ si não um dia justiça ka na bim tem pa djintis rico

Por Papa Jomav

E triste ora kú odja um jovem na torquia si sabedoria qui dinhero ou seja sô pabia bu mindjer kasta na presta bom serviço na tribunal di conta é pul fora di plateia, logu e pircis pui djintis distruí imagem de ês homi na rede social? TEGNA NA FAFÉ n'tene muito respeito pabu pape BICHOFLA NA FAFÉ pa si alma discança em paz, n'tene historia cumun ku bu pape, ka bu kai na erro di distruí imagem di Dionisio Cabi na rede social, abo sibi a nos nô sibi quim ki bô dipus nô cunsi bu pape diritu ika aôs para no na tchamau atenção para !!!!

STJ esta na um dus orgãos mas currupto na tudu instituição di estado, kuma qui possivel propío tribunal na dizafia ordem di tribunal di conta é misti pa CNE acata se ordem ! Guineensis nô tem qui djuda Dionisio pa e miti queicha na Ministerio Publico, pa é yabri inquerito contra STJ, pabia nô sibi nin um duchilin ka sobra na cofri di STJ.

Nô djuda Dionisio Cabi combati bandidos na STJ si não um dia justiça ka na bim tem pa djintis rico.

UMARO SISSOCO EMBALÓ, PERSONAGEM DE CARNAVAL 2020

JACIRA COSTA, protagoniza um rico espetáculo imitando PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Vídeo a não perder.
Confiram👇
Fonte: Estamos a Trabalhar

O PAIGC CONTINUA A BRINCAR COM A INTELIGÊNCIA DOS GUINEENSES!

Por Jorge Herbert

O PAIGC continua a brincar com a inteligência dos guineenses!

Sra. Ministra da Saúde Pública Dra. Magda Nely Robalo, interrogo-lhe aqui publicamente, sobre quantos postos de tratamento terá essa clínica, quem é o responsável não só pela clínica, como que empresa será responsável pelo tratamento das águas, as suas análises periódicas e a sua fiscalização, que constitui a pedra basilar para o tratamento dialitico em qualquer centro de diálise do mundo?

Sra. Ministra, que número da população e área pensam cobrir com esse centro? Qual foi o financiamento do Estado guineense para esse projeto de uma entidade privada? Digo-lhe que, para ter um centro de diálise que responda às necessidades mais básicas da população guineense nessa área, é preciso um investimento no mínimo de 1,5 milhão de euros! Será que foi isso que o Estado guineense investiu nessa clínica privada e deixou doentes a morrer nos Cuidados Intensivos do Hospital Simão Mendes sem um ventilador que pode custar apenas 6.000 euros?!

Os doentes agudos do Hospital Simão Mendes que venham a necessitar de tratamento dialitico agudo terão de ser mobilizados na instabilidade que constitui o seu quadro clínico para ir fazer diálise na Clínica Madrugada?

Por quê a priorização do investimento do Estado numa Clínica Privada, deixando o Hospital Público na mesma situação precária em que se encontra há décadas e com os seus profissionais a laborar estoicamente e muitos sem verem os honorários pagos?!

Apenas a título de exemplo, vejam quanto custa à Cabo-Verde, um país mais pequeno que o nosso, o segundo Centro de Hemodiálise!
https://www.dn.pt/lusa/portugal-financia-em-500-mil-euros-construcao-de-segundo-centro-de-hemodialise-em-cabo-verde-9324483.html

O PAIGC CONTINUA A BRINCAR COM A INTELIGÊNCIA DOS GUINEENSES!

Jorge Herbert

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

24 de Fevereiro de 2020, um dia histórico para o nosso país.

No quadro de uma parceria firmada no ano passado entre o Governo que dirigimos e o Grupo Madrugada, tivemos hoje a subida honra de inaugurar o primeiro Centro de Hemodiálise na Guiné-Bissau.

A infraestrutura equipada com tecnologia de ponta, vai funcionar na Clínica Madrugada, situada no Bairro de Antula Bono em Bissau.

A segunda fase da pareceria prevê a instalação de uma segunda unidade de hemodiálise no Hospital Nacional Simão Mendes.

Para além do Centro de Hemodiálise, inauguramos igualmente um Centro de Produção de Gás para fins médicos e outro de Radiologia.

A inauguração destas três importantes infraestruturas na Clínica Madrugada foi abençoada com uma missa celebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Lampra Cá.

O trabalho é o caminho.

Viva Guiné-Bissau
Viva Parceria Público Privada.








 

Fonte: Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

De apuramento em apuramento, o PAIGC vai ganhando tempo no governo para continuar a delapidar o erário público e encobrir o que desviaram do Estado para as campanhas eleitorais, sem qualquer fiscalização...

É urgente libertar a Guiné-Bissau do PAIGC e a corja de parasitas que nela se enfileiram...

Por Jorge Herbert

FIM DA INTIMIDAÇÃO, ASSÉDIO DA SOCIEDADE CIVIL NA GUINÉ-BISSAU, É IRREVERSÍVEL A TOMADA DE POSSE, NOVA ERA


Guiné-Bissau o povo está pronto para assistir a Irreversibilidade do Filme Completo na íntegra cujo nome do Autor é General Umaro Sissoco Embalo, no dia 27, o filho quer tirar o Pai da Casa.

A convocatória da CNE não quis dizer nada, porquê Porque ja é conhecida a lista definitivamente admitida a escolha do povo, isso não muda porque deriva da MATIMATICA, significa é números, dia 27 Umaro Sissoco Embalo, é o presidente da República Guineense.

Enquanto a isso, o mau perdedor Domingos Simões Pereira num grande escândalo de entrevistas baratas na Europa.

Portanto Guineenses
agora não é José Mário Vaz.

Às vezes nossas mentes confundem as coisas: Dito a isso, o General Umaro Sissoco Embalo, tem o meu total apoio, efetivamente o País já estava espera de alguém capaz de enfrentar a Besta os monstros e as bestas se revoltaram também, e junto dos demônios, aver vamos.

Volto a reafirmar
se a tomada de posse, não acontecer na Guiné-Bissau no dia 27, Guiné-Bissau é do PAIGC, terra é deles sim Senhor, agora pensa quem tiver miolos na Cabeça Cérebros.

República da Guiné-Bissau o Calendário assinala-se o equilíbrio da flutuação para exercer uma força da razão.

A missão é RESTITUIR os valores democráticos com objetivo de impor a presença da ordem constitucional e a reposição da verdade Eleitoral, fora da competência do órgão legítimo do País, como pilar fundamental da democracia, cujo a ele compete essa missão com a função jurisdicional do poder judiciário do País.

Um pilar da democracia que tem por dever e obrigação de ATENUAR diminuir mistificações e simplificações, na base de imparcialidade, com provas e onus de culpa, e o judiciário imparcial, assim como a independência e a neutralidade, como princípios de fundamentais da natureza do poder judiciário.

Agora ele perde credibilidade e a legitimidade democrática suprema da Nação, por falta d" QUERÊNCIA e imparcialidade nas suas ações e convicções nobres para qual ele foi constituída, tudo isso aconteceu porque os magistrados daquele órgão estão ao Sirviço do partido POLÍTICO criminoso PAIGC.

Fim da intimidação, assédio da Sociedade Civil na Guiné-Bissau, é Irreversível a tomada de posse, nova Era.

Minha lógica é inegável"
All Eyes on Me.

Instrução é a Chave da Liberdade.
O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

GUINÉ-BISSAU: NOTÍCIAS DAS 13:00 HORAS; DA RÁDIO ÁFRICA FM - 24 DE FEVEREIRO DE 2020


Guiné-Bissau: Bairro chão de papel é grande vencedor do carnaval do sector autónomo de Bissau


Paróquia são Francisco de Assis é vencedora na categoria de dança enquanto que Nossa senhora de Fátima venceu na de rainha.


Plan Guiné-Bissau continua a patrocinar carnaval infantil na cidade de Bafata; este ano voltou a cumprir o que já é uma tradição.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

GUINÉ-BISSAU/ELEIÇÕES - CNE convoca membros para realizar apuramento nacional na Guiné-Bissau

A Comissão Nacional de Eleições (CNE)da Guiné-Bissau convocou para terça-feira a plenária para realizar o apuramento nacional das presidenciais de 29 de dezembro, no âmbito do cumprimento do acórdão do Supremo Tribunal de Justiça.

"Para efeitos de cumprimento do acórdão do plenário do Supremo Tribunal de Justiça, de 11 de janeiro de 2020, concernente ao apuramento nacional dos dados recebidos das Comissões Regionais de Eleições, na segunda volta das eleições presidenciais, o presidente da Comissão Nacional de Eleições convoca os membros da Comissão Nacional de Eleições (permanentes e não-permanentes) para participar no trabalho do referido apuramento", pode ler-se na convocatória a que a Lusa teve acesso.

O Supremo Tribunal de Justiça ordenou a repetição do apuramento nacional na sequência de um recurso interposto pela candidatura de Domingos Simões Pereira, apontado pela CNE como derrotado nas eleições, tendo o órgão eleitoral atribuído a vitória a Umaro Sissoco Embaló.



Por NAOM

CONVOCATÓRIA # 007/PCNE/2020



O Governo da Guiné-Bissau está a envidar esforços, através dos seus Ministérios da Agricultura e Florestas, Administração Territorial e Gestão Eleitoral e Saúde Pública, e da Secretaria de Estado do Ambiente, para identificar a causa da morte de cerca de 200 abutres na Região de Bafatá.

Reuniões de troca e análise de informação e coordenação já tiveram lugar a nível nacional e regional. Serão colhidas amostras amanhã, para exames laboratoriais e os cadáveres dos animais serão devidamente incinerados.

Pede-se a mais estreita colaboração da população para evitar um possível contágio humano, tendo em conta que se desconhece de momento a causa da morte dos abutres.

Recomenda-se que a população se mantenha longe dos locais onde haja animais mortos, que não manipulem os animais mortos e que não consumam a carne de nenhuma ave ou outro animal que tenha morrido em circunstâncias desconhecidas. Também se recomenda cuidado com os animais domésticos, que devem ser afastados das zonas onde se encontram os animais mortos.

#MaisEMelhorSaúde
#SaúdeÚnica
#OneHealth
Fonte: Ministério da Saúde Pública - Governo da Guiné-Bissau

PERGUNTA DO DIA: Acha que a Guiné-Bissau esta próxima de uma normalização política?


Umaro Sissoco Embaló confirmou que vai tomar posse como Presidente da Guiné-Bissau esta quinta-feira (27.02). Embaló foi declarado vencedor das eleições presidenciais de 29 de dezembro pela Comissão Nacional de Eleições (CNE). Questionado pelos jornalistas se iria tomar posse mesmo sem uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre o contencioso eleitoral, Embaló disse que o "Supremo terá tempo de se pronunciar". "Eu deixo o Supremo fazer o trabalho dele e eu farei o meu trabalho político. Isto haverá duas fases. Há uma coisa simbólica, como sempre disse, a minha tomada de posse não iria acarretar custos aos cofres de Estado", afirmou. Na sexta-feira passada, a comissão permanente do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), que apoiou a candidatura de Umaro Sissoco Embaló, instruiu o seu grupo parlamentar para requerer, com "caráter de urgência", uma sessão para a tomada de posse.

#debate #perguntadodia #guinebissau #umarosissocoembalo #eleições


Xavyer Matola: Se ele vai tomar posse nesse espírito de paz e como algo simbólico, só podemos esperar para ver se caso o STJ viesse com uma resposta não favorável para ele se irá sair de ânimo leve ou não, assim sendo esperemos para ver embora no seu pronunciamento não denota nenhuma ameaça e espirito de revolta e será mesma coisa que aconteceu com presidente cessante que ficou no poder até a realização das eleições em Novembro findo, até que faz sentido até certo ponto porque o país não pode ficar parado por muito tempo sem nenhum dirigente, até que o tribunal se pronuncie. Só estou em dúvida na questão das nomeações quando ele diz que vai um acto simbólico e todo o elenco será simbólico nesse caso?


David Massochua: Penso que este caso o Tribunal Supremo está a agir de má fé de modo a prejudicar o próprio processo eleitoral. Não faz sentido que até hoje não haja nenhum acórdão. É muito estranho. A posição do Supremo pode constituir fonte de conflitos. Os guineenses precisam de experimentar viver em paz. Os partidos libertadores dificilmente aceitam derrotas eleitorais!

Valdemiro Miguel: Guiné Bissau!!! O que se passa com este país que muito clama por uma estabilidade política, económica...? Será mesmo que não chegou a hora de desenvolverem e mudarem os paradigmas desse país tão pobre, tão atrasado?

Tcherno Umaro: Não vejo nada que possa impedir a tomada de posse, porque o suprema já se demostrou a sua incapacidade em relação ao processo de contencioso eleitoral.

Deve-se criar condições para estabilidade governativa no país. Há entidades responsáveis pelo processo eleitoral que pronunciaram é que tinham pronunciado sobre resultados eleitorais, porque é que só agora é este processo cria tanta desconfiança?

Belisário Alves: Do meu ponto de vista, ele esta fazer o seu trabalho, cabi o tribunal dicidir fazer algo para por fim na brincadeira de CNE

Rosário Da Historicidade Ntepa: É dificel acreditar que sim está proximo,porquê a política é um assunto muito complexo e dificel de compreender,pois ele ê comparado com um lndividuo que vive no seio duma familia,mas nao se sabe o que pensa,o que faz e quais sâo planos psicologicos!

Sergio Mawelele: Bom dia. Tudo vai depender da firma como os guineenses vai encarar a situação. Vai ter de decidir se querem permanecer na indefinição ou política ou a normalização da situação e prosseguir para o desenvolvimento e bem-estar dos guineenses

Momabu Morato: Estamos a caminho desta normalização, paz, estabilidade e desenvolvimento almejado, estamos cansado de PAIGC


Iss Nells: Sim, desde que haja calma do "eleito" Presidente.

Alberto Antonio Thototo Thototo: Os políticos da Guiné Bissau deviam primeiro pensar no país, segundo no país, terceiro no país. Já foi proclamado o vencedor das eleições os que perderam devem esperar a próxima vez. Democracia é assim mesmo como funciona.

Ruben Chiau: Os Africanos devem ter muito cuidado com os partidos que contribuíram para a descolonização dos respetivos países, estes, aceitaram a democracia por imposição do ocidente e tem a ideologia de que só eles é que tem a legitimidade de governarem

Diquila Keto Afonso: Não acredito mas pode melhorar

Djilnan De Catio: use è justo vencidor

Cesário Walkimin: Situação do meu país está cada vez mais complicado, seria bom ele começar bem, basta ódio, somos todos irmãos, ninguém leva nada deste mundo, só ganância, num instante vc morre e deixa tudo por aqui, nosso país é muito pequeno, pobreza faz com que todo mundo quer estar no governo, mesmo sem competência, é lamentável, é uma pena, povo cansa, nós cá temos medo de abandonar tudo e voltar, somos obrigado viver com eterna saudades da família e amigos. ONU tem que posicionar sobre a Guiné Bissau. Hoje estamos entre um dos 6 países mais pobres do mundo, tudo por causa dos políticos. Poxa.


Em atualização

Fonte: DW Português para África

NOTÍCIAS DAS 7:00 HORAS; DA RÁDIO ÁFRICA FM - SEGUNDA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2020


DENUNCIA - PAIGC tira esmola de um camelô, que foi enterrado vivo, em Bafata, depois das carcaça foi comido pelo Abutres (Djugudes) provocou grande carnificina, ate ao momento os numeros dos Djugudes mortos tem subido consideravelmente...???

Saiu de 37 para 51, depois subiu para 66 e ate agora conformaram 73 Djugudes mortos

Fonte: Estamos a Trabalhar




O presidente da assembleia Nacional popular, sua excelência Eng° Cipriano Cassamá, regressou ontem ao país, 22 de fevereiro, da sua viagem a Nova Iorque, onde conduziu e dirigiu os trabalhos da delegação da Guiné - Bissau na recolha de contributos definição e acções dos parlamentos na prossecução do objectivo de desenvolvimento durável no domínio da educação.

Neste encontro, a delegação guineense duou importante contributo para o relatório final, especialmente no tocante no equilíbrio a estabelecer entre a quantidade e qualidade do ensino, sobretudo para países com menor recurso.

O relatório final irá congregar as estratégias definidas por mais de 150 parlamentos presentes na secção.

De notar q se estabeleceu importantes contactos com o grupo da configuração e paz para Guiné-Bissau, q estava a reunir na sua secção ordinária para avaliar a situação da paz e estabilidade no nosso país.

A essa estrutura foi manifestado a necessidade de concentrar esforços financeiros a comissão organizadora da conferência Nacional, por forma permitir -lhe perseguir os seus esforços, ao invés de dispersar o fundo da paz para Guiné-Bissau em pequenas iniciativas sem consequências desejadas.

Por outro lado, em matéria da sua agenda interna, o presidente Cipriano Cassamá, realiza amanhã uma ronda de encontros com representante especial da CEDEAO no país e mais tarde reunirá com o P5, para abordar com estes organismos assunto relacionado com a agenda da ANP face ao contencioso eleitoral no país. O presidente da ANP receberá em audiência os partidos políticos com e sem assento parlamentar, a sociedade civil e a sociedade religiosa para os mesmos objectivos.

Por: Ndai Máximo

Fonte: Cipriano Cassama presidente da assembleia Nacional popular

Guinée-Bissau : Le Président élu Umaro Sissoco Embaló confirme son investiture pour ce jeudi


Le général de division Umaro Sissoco Embaló a confirmé aujourd’hui qu’il prendra ses fonctions de président de la Guinée-Bissau jeudi prochain, et que la cérémonie sera symbolique afin d’éviter des coûts pour les « caisses de l’État ».

S’adressant aux journalistes quelques instants après son arrivée à l’aéroport Osvaldo Vieira de Bissau en provenance de Dakar, au Sénégal, Umaro Sissoco Embaló, qui, selon la Commission électorale nationale, a remporté les élections présidentielles du pays le 29 décembre, a confirmé son investiture pour ce jeudi.

Interrogé par les journalistes pour savoir s’il prendrait ses fonctions même sans décision de la Cour suprême, Umaro Sissoco Embaló a répondu que « la Cour suprême aura le temps de statuer ».

« Je laisserai la Cour suprême faire son travail et je ferai mon travail politique. Il y aura deux phases à cela. Il y a une chose symbolique, comme je l’ai toujours dit, ma prise de fonction ne coûterait pas les caisses de l’État », a-t-il déclaré.

La Cour suprême, qui en Guinée-Bissau a également les pouvoirs d’un tribunal électoral, maintient une main de fer avec la Commission électorale nationale, qui est tenue par la loi de procéder à la tabulation nationale des résultats électoraux.

Vendredi, la commission permanente du Mouvement pour l’alternance démocratique (Madem-G15, leader de l’opposition) et le parti qui a soutenu la candidature d’Umaro Sissoco Embaló ont chargé leur groupe parlementaire de demander, avec « urgence », une session pour entrer en fonction.

Le CNE, qui a publié les résultats des élections, donnant la victoire à Umaro Sissoco Embaló, avec 53,55 % des voix, et attribuant à Domingos Simões Pereira 46,45 %, a déclaré avoir épuisé son intervention dans le processus électoral.

Dans des déclarations à la presse, Umaro Sissoco Embaló a souligné que le pays doit avoir des « priorités » et qu’au lieu de penser à « prendre le pouvoir et dépenser plus d’argent », il doit « payer les enseignants, car les enfants doivent étudier ».

« Nous avons cette société comme ça par manque d’école. La devise de mon mandat doit être « livre en main », ce qui signifie que nous devons mettre les livres entre les mains des enfants », a-t-il déclaré.

Umaro Sissoco Embaló a également déclaré que ces dernières semaines, il s’est rendu en Éthiopie, où se sont déroulés le sommet de l’Union africaine et un sommet extraordinaire de la Communauté économique des États d’Afrique de l’Ouest (CEDEAO), de l’Indonésie et de la Turquie.

https://bissauactu.com/index