quinta-feira, 16 de maio de 2019

Message of Dr. Gibril Balde to the US Ambassador in Dakar and to Portuguese Ambassador: Don’t get yourself entangled in false information. We know that the international community want to help Guiné-Bissau, but they should not work with deceitful information to avoid boomerang


faladepapagaio

Tomei conhecimento de uma alegada carta de pedido de exoneração de 2 Ministros do ainda Governo da Guiné-Bissau, supostamente, assinada pelo também ainda Primeiro-ministro, Dr. Aristides Gomes e dirigida ao Presidente da República, com a data de 15.05.2019

Por Fernando Casimiro

Se a dita carta for autêntica, então o ainda Primeiro-ministro da Guiné-Bissau deve preocupar-se com os erros constantes nos documentos que lhe disponibilizam para assinar.

Não sendo os erros a razão principal da minha análise à alegada carta de pedido de exoneração de 2 Ministros do ainda Governo da Guiné-Bissau, concretamente, o Ministro do Interior e o Ministro da Agricultura, não posso igualmente ficar indiferente pelo facto de, uma alegada carta de um Primeiro-ministro, enviada a um Presidente da República, seja de imediato partilhada nas redes sociais, sem nenhuma comunicação oficial à Imprensa e sem qualquer reacção oficial da Presidência da República, sobre a recepção ou não dessa carta.

É assim que queremos fortalecer as Instituições do Estado?

É assim que privilegiamos a relação institucional entre os órgãos de soberania?

É o Presidente da República, o responsável pela partilha da referida carta nas redes sociais?

Constata-se que, as justificações para o alegado pedido de exoneração dos 2 Ministros, têm em comum, questões relacionadas com o badalado caso do "Arroz do Povo".

Face às exposições contidas na carta, alegadamente, assinada pelo ainda Primeiro-ministro Dr. Aristides Gomes, e face a tantas insinuações públicas de diversas personalidades políticas e partidárias, sobre um alegado envolvimento directo ou indirecto do Presidente da República no caso do "Arroz do Povo", porque é que o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau nunca saiu em defesa da verdade, para esclarecer como foi e a quem foi entregue o arroz doado pela China, a fim de esclarecer, que não foi o Presidente da República quem tratou da entrega do dito arroz a este ou àquele, ou do seu armazenamento, pois foi assunto decidido pelo Governo e, obviamente, pelo Primeiro-ministro?

Positiva e construtivamente.

Didinho 16.05.2019



O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Guiné-Bissau, José Viegas Filho, terminou hoje a sua missão na Guiné-Bissau. Ontem despediu-se dos funcionários e hoje dos parceiros internacionais. O seu sucessor ainda não é conhecido. O Representante-Adjunto David McLachlan-Karr assume as suas funções até à chegada do próximo RESG para a Guiné-Bissau.






ONU na Guiné-Bissau

EXCLUSIVO DC: PM pede ao presidente da República a exoneração dos ministros do Interior e da Agricultura




ditaduraeconsenso

Reação do Acordão do STJ. - Declaração segunda parte

Conferência de imprensa do Madem-G15, hoje na Sede Nacional, dia 16 de Maio do corrente ano.



Madem-G15/Sector Autónomo Bissau


Comunicado a Imprensa - "ARROZ DO POVO", REACÇÃO DA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA da Guiné-Bissau.




Bissau Última-Hora

José Mário Vaz - Audiência com as centrais sindicais: UNTG e CGSI-GB. Os dirigentes sindicais abordaram os pontos do caderno reivindicativo que estão na base das sucessivas greves.










José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

MADEM-G15 - Resumo dos encontros de MADEM-G15, na pessoa do Dr. Gibril Balde, porta-voz do Movimento, com os Embaixadores de Franca, Senegal, EUA, Portugal, Cuba e Nigéria

ASSISTIR VÍDEO AQUI


Sarathou Nabian

Demissão dos ministros do Interior e o da agricultura???


Ahhh Ganda Jomav... assim propi. 

Demissão dos ministros do Interior e o da agricultura???

Fora de questão e Aristides Gomes sabe disso desde ontem. 

Estejam atentos ao meu Talk Show das 18 horas de Bissau.... bomba de casca grossa



MADEM-G15 - Breve intervenção enquanto cidadão, Queba Djaite, Membro de Comissão Politica MADEM-G15



Sarathou Nabian

General Umaro Sissoko Embalo, ao lado do lendário Kabi na Fantcham’na !

Estrada política do General é tão longo, que muitos nem imaginam, a quando desta foto, muitos estavam ainda, nas caritas


Estamos a Trabalhar

Já iniciaram as operações de distribuição do arroz doabo pela China.

José Biai, Presidente da Comissão de Distribuição atribui as forças armadas 180 toneladas e os antigos combatentes 30 toneladas. A distribuição continua para os proximos quinze dias no ambito do Plano elaborado pela Comissão.


                            Assistir Vídeo Aqui



Aliu Cande



MADEM-G15 - Conferência de Imprensa sobre o Acórdão do STJ


Monstros jurídicos de Madem-G15 consideram de nulo e sem efeito o acórdão número 3/2019 do SUPREMO! 

Porque há juizes que participaram na votação e que, não assinaram. E dizem também que o tribunal não fez justiça sobre causa que é pedido, mas sim, envolveu em tentar explicar FORMAS, com dois pesos e duas medidas, e, voltaram à perguntar: 

1. Modelo da votação escolhido pela assembleia é secreto ou não ?
2. O lugar de primeiro vice-presidente dado ao quarto mais votado é legal ou não ? 
3. De quem pertence o lugar de primeiro-secretário, segundo o regimento? 



 




Fonte: Sarathou NabianEstamos a Trabalhar

ÚLTIMA HORA/NOTÍCIA DC: Já foram assinadas as demissões dos ministros do Interior e da Agricultura???


Fonte: ditaduraeconsenso

Dezoito magistrados do Ministério Público saíram em defesa do Procurador geral da República.

O grupo diz que a carta aberta do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público dirigida ao Presidente da Republica para pedir a demissão do Procurador, é um ato isolado do Presidente do Sindicato, que deve reconciderar a posição. 

Fontes do Ministério Publico dizem que o número dos Magistrados assinantes deste documento é insignificante, já que o Ministério Público dispõe de cem (100) magistrados.





Aliu Cande

Sheikh Alahagi Ebrima Dinding Sillah de Nyani Kunting chegando aos necessitados, familiares e amigos neste abençoado mês do ramadã. - Que Allah o abençoe pelos seus esforços bondosa.. Ameen

Sheikh Alahagi Ebrima Dinding Sillah from Nyani Kunting Reaching out to needy, family and friends in this blessed month of Ramadan.

May Allah bless him for his kindhearted efforts... Ameen




Fonte: 95% Muslims In Gambia


Incrível! - Gente até onde o conhecimento humano vai? Vejam isso!! Você vai se impressionar!


Isadora Frases

Quando um médico se aventura em agricultura


Greenalert

O que acontece ao corpo quando faz jejum por 20 horas durante 30 dias

A cada ano, milhares de muçulmanos jejuam do nascer ao por do sol, durante 30 dias, como parte da celebração do Ramadão, o mês sagrado que marca a primeira revelação divina de Maomé.


Nos anos recentes, o Ramadão tem ocorrido durante os meses de verão no hemisfério Norte, quando os dias são mais longos. Tal significa que, em países mais ao norte, os muçulmanos chegam a jejuar por até 20 horas por dia.

Mas será que ficar tanto tempo sem comer é bom para a saúde? É uma estratégia que pode ser usada mesmo por quem não tem qualquer ligação com o Ramadão, mas quer perder peso? A BBC News explica o que acontece ao corpo quando jejua durante um mês inteiro:

A parte mais difícil: os três primeiros dias

Tecnicamente, o nosso corpo não entra em ‘estado de jejum’ até que passem oito horas desde a refeição mais recente. Sendo este o tempo que o corpo precisa para absorver todos os nutrientes da comida.

Pouco depois desse período, o corpo começa a recorrer à glicose armazenada no fígado e nos músculos para produzir energia.

Quando acaba a glicose, a gordura torna-se a segunda fonte de energia para o corpo.

O fato de o corpo começar a queimar gordura ajuda na perda de peso, redução de níveis de colesterol e, por consequência, no risco menor de diabetes.

No entanto, a redução dos níveis de açúcar no sangue causam fraqueza e letargia.

A pessoa talvez sinta dores de cabeça, tonturas, náuseas e mau hálito.

É nessa fase que a fome fica mais intensa.

Desidratação - dias 3 a 7

À medida que o corpo se acostuma ao jejum, as células de gorduras são quebradas e convertidas em açúcar no sangue.

O perigo, aqui, é que a redução na ingestão de líquidos leve à desidratação, então é preciso beber bastante água durante as quebras de jejum.

E as refeições devem conter níveis apropriados de alimentos energéticos, como carboidratos e gordura.

O corpo começa a habituar-se - Dias 8 a 15

Nessa terceira etapa, as pessoas começam a sentir melhorias no humor, uma vez que o corpo se adapta ao jejum.

E há outras vantagens, segundo o médico Razeen Mahroof, consultor em anestesia e cuidados intensivos no Hospital Addenbrooke, em Cambridge.

"Na vida normal, muitas vezes ingerimos calorias em excesso, o que pode impedir o corpo de realizar adequadamente outras tarefas, como se autoconsertar. Isso é corrigido durante o jejum, (período em que) o corpo consegue direcionar os seus esforços para outras funções. Portanto, o jejum pode beneficiar o corpo ao facilitar a cura e a prevenção de infeções". 

Detox - Dias 16 a 30

Durante a metade final do Ramadão, o corpo já estará totalmente adaptado ao processo.

O cólon, fígado, rins e a pele terão, nessa altura, passado por um período de desintoxicação.

"Na saúde, a função dos órgãos deve a esse ponto estar a retornar à sua capacidade máxima. A memória e a concentração da pessoa podem melhorar, bem como seu nível de energia", diz Mahroof.

"O corpo provavelmente não recorrerá à proteína para obter energia. Isso acontece quando ele entra em modo 'inanição' e usa músculos para gerar energia, em casos de jejum prolongado e contínuo, durante muitos dias e semanas. Como o Ramadão só ocorre do nascer ao por do sol, há oportunidades o suficiente para nos reabastecermos com alimentos e fluidos provedores de energia. Isso preserva os músculos, mas também ajuda na perda de peso". 

Então o jejum faz bem à saúde?

Mahroof diz que sim, mas com uma condição: "Jejuar é bom para a saúde porque nos ajuda a focar em que e quando comemos. No entanto, embora um período de jejum por um mês seja bom, não é recomendável jejuar continuamente”.

"O jejum contínuo (ou seja, sem interrupções e que dura diversos dias ou semanas) não é um bom meio para a perda de peso a longo prazo, porque o corpo deixa de converter gordura em energia e volta-se para os músculos. Isso não é saudável: significa que o corpo entra no 'modo inanição'”.

NAOM

COSTA DO MARFIM - Confrontos étnicos na Costa do Marfim fazem dezenas de feridos

Confrontos entre indígenas baoulé e não indígenas dioula provocaram hoje dezenas de feridos no centro da Costa do Marfim, entre os quais seis membros das forças policiais, de acordo com a agência France-Presse.
  

A violência dos confrontos levou a polícia a intervir e a utilizar gás lacrimogéneo, e a carregar sobre os envolvidos para separar os dois grupos na cidade de Béoumi, próxima de Bouaké.

Na origem dos confrontos está uma velha disputa entre os taxistas de etnia dioula e os motoristas de moto-táxis baoulés.

"Uma briga entre um motorista de táxi e um motorista de moto-táxi na praça de táxis" reacendeu as tensões na segunda-feira antes dos confrontos de hoje, de acordo com Innocent Koffi, um agricultor baoulé em Béoumi.

Os confrontos intercomunitários, muitas vezes mortais, são comuns na Costa do Marfim, país cuja população, de 22 milhões de pessoas, se distribui por dezenas de grupos étnicos, além de uma grande comunidade estrangeira.

Além do transporte, também a disputa de terras está na origem destes conflitos.

NAOM

Umaro Djau: (Salvo uma melhor interpretação), aqui está o meu entendimento sobre a decisão do STJ:

Por Umaro Djau

1. Os actos praticados pela comissão ad hoc (Comissão Eleitoral da ANP) são autónomos, destacados (muito mais que destacáveis), como actos administrativos eleitorais de órgãos internos de um órgão de soberania, a ANP;

2. E como sendo ACTOS ADMINISTRATIVOS, eles só poderiam ser impugnados via um RECURSO CONTENCIOSO, de acordo com o regime eleitoral em vigor (eleições legislativas e presidenciais);

3. E aplicando-se o regime eleitoral em vigor, o prazo de impugnação seria de 48 horas;

4. Apreciar judicialmente os actos eleitorais de carácter administrativos (como no caso da eleição da mesa da ANP) é da competência do plenário do STJ, sendo o Tribunal Constitucional guineense, e não dos tribunais administrativos;

5. O requerente (Deputado Soares Sambu / MADEM), em vez de se recorrer inicialmente (e hierarquicamente) à Comissão Eleitoral da ANP, devia interpor oportuna (dentro do prazo de 48 horas) e adequadamente ao plenário do STJ;

6. Na opinião do STJ, a Comissão Eleitoral ad hoc da ANP não tem a competência judicial de dirimir diferendos em matéria eleitoral, mesmo de carácter administrativo;

7. Por último, ao contestar administrativa e hierarquicamente a decisão junto à sua comissão eleitoral interna (de acordo com o exposto na Providência Cautelar), o Deputado Soares Sambu / MADEM terá renunciado o seu recurso contencioso e, consequentemente, acabou por consolidar os actos eleitorais ocorridos na ANP.

--Umaro Djau

15 de Maio de 2019