terça-feira, 10 de agosto de 2021

Ministro do estado do Interior e da Ordem Pública Sr. BOTCHE CANDÉ entregou 100 sacos de arroz aos populares de Região de Biombo Sector de Safim.


Por Junior Gagigo 

Lançamento da primeira Pedra da Reabilitação e Requalificação da HNSM.

HOSPITAL NACIONAL SIMÃO MENDES 

    Sob a égide de Sua Excelência Senhor Primeiro-Ministro Eng° Nuno Gomes Nabiam, o Governo acaba de lançar a primeira pedra para construção e requalificação daquele que é o maior centro hospitalar do país.

    O Governo prevê gastar numa primeira fase, com recurso a receitas provenientes dos tributos fiscais, mais de um milhão de dolares amerciano perto de quinhentos milhões de FCFA, em obras de alargamento do parque hospitalar e em meios de diagnósticos  necessários para o auxílio dos médico.

    Este investimento de vulto, nunca antes feito, representa a importância que o Governo atribui aos sectores vitais, e espelha o compromisso assumido solenemente no Programa do II governo da X Legislatura.

     Na ocasião, exigiu-se a maior responsabilidade das empresas construtoras e ao reforço na fiscalização dos trabalhos por forma a garantir a máxima qualidade.

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau /  RadioBantaba

Ministry of Foreign Affairs, Abuja, Nigeria - PRESS RELEASE

Source: Ministry of Foreign Affairs, Nigeria





Repost: Young Nigerian Builds Electric Transformer In Abia

Source: Native Reporters

Estado de Calamidade em vigor até ao dia 8 de setembro. Saiba as medidas em vigor consultando do documento abaixo.👇👇👇






 @Alto Comissariado para o Covid-19 

Governo da Guiné-Bissau declara estado de calamidade após aumento de casos

Por África 21 Digital com Lusa

O Governo da Guiné-Bissau decidiu declarar o estado de calamidade nos próximos 30 dias, devido ao aumento de casos de covid-19 e de vítimas mortais no país, refere um decreto hoje (9) divulgado.

“O presente diploma declara o estado de calamidade na saúde pública causado pelo novo coronavírus, conhecido por SARS-CoV-2, e estabelece, em consequência, medidas excecionais, temporárias e restritivas de alguns direitos, liberdade e garantias e as regras de funcionamento de serviços públicos e privados, no âmbito da prevenção e combate à pandemia”, refere o decreto.

O Governo guineense tinha diminuído o nível de prevenção, para estado de alerta, há vários meses, mas a Guiné-Bissau está a viver uma terceira vaga da pandemia.

Segundo os dados divulgado hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19, organismo responsável pelo combate à doença no país, na última semana foram registados 219 casos positivos e três vítimas mortais.

“A taxa de positividade desde a última declaração do estado de alerta no final de julho saiu de 5,3% para 12,5%, ou seja, mais do dobro”, refere o decreto do Governo.

O decreto, que salienta que as medidas são aplicadas a cidadãos guineenses e estrangeiros a viver no país, estabelece que o estado de calamidade é aplicado entre hoje e 08 de setembro, quando a situação no país voltará a ser analisada.

O decreto não impõe restrições à liberdade de circulação de pessoas, mas mantém o uso obrigatório de máscara para circular na via pública e para entrar em estabelecimentos públicos e comerciais e andar nos transportes públicos.

O Governo salienta que continua preocupado com “falta de capacidade para impor a observância das regras pelas autoridades do país, em especial, as polícias” e com a “manifesta falta de consciência dos riscos e até de aceitação da existência de covid-19 no país”.

Segundo o Governo, a situação é “agravada pelo nível de desinformação da população, que continua alarmante” e condiciona os cidadãos a cumprirem com as medidas de prevenção.

A covid-19 provocou pelo menos 4.294.735 mortes em todo o mundo, entre mais de 202,8 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Última Hora! - Governo da Guiné-Bissau disponibiliza 480 milhões de FCFA para reabilitação do Hospital Nacional Simões Mendes


Alfussene Ture