segunda-feira, 1 de abril de 2024

Portugal vai deixar de permitir vistos CPLP a partir de 30 de Junho

@angorussia no Telegram

Por Sofia Adelino  Angorussia.com

A partir do dia 30 de Junho do corrente ano, Portugal deixará de permitir vistos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Segundo a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), esta mudança pode afectar os cidadãos dos países membros da CPLP que desejam obter vistos para o referido país.

Segundo a Forbes, em causa está o facto de as autorizações anuais de residência CPLP, que começaram a ser dadas em Março de 2023, não estarem a ser renovadas pela AIMA.

A AIMA refere que estas autorizações “continuam a ser aceites por todas as autoridades públicas portuguesas, para todos os efeitos legais, até 30 de Junho de 2024”, no quadro do decreto-lei que regula as “Medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica da covid-19.

“Os documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, cuja validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores, são aceites, nos mesmos termos, até 30 de Junho de 2024”, refere o diploma citado pela Forbes.

Gmail foi lançado há 20 anos. Acharam que era brincadeira de 1 de abril... Conta hoje em dia com cerca de 1,8 mil milhões de contas ativas.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   01/04/24 

O dia 1 de abril é, geralmente, uma má altura para lançar um novo produto. Sendo o Dia das Mentiras, há o risco de a maioria das pessoas não acreditar que o produto é real e considerar toda a situação uma brincadeira.

A Google é bem conhecida por entrar na brincadeira típica do dia 1 de abril mas, em 2004, a gigante tecnológica decidiu usar a temática a seu favor e lançar aquele que seria um dos seus principais produtos: o Gmail.

Sim, o Gmail foi lançado há 20 anos e, como recorda a Associated Press, o objetivo da Google na altura foi lançar um produto tão bom que as pessoas não acreditassem que fosse real. Serve recordar que, quando foi lançado, o Gmail oferecia 1GB de armazenamento gratuito por conta.

“Era parte do encanto, lançar um produto que as pessoas não acreditassem que era real. Mudou a forma como as pessoas entendiam os tipos de de aplicações que eram possíveis dentro de um navegador ‘web’”, notou um antigo engenheiro da Google, Paul Buchheit.

Precisamente 20 anos depois, o Gmail é sem dúvida um dos serviços de e-mail mais utilizadores em todo o mundo e conta com cerca de 1,8 mil milhões de contas ativas e oferece hoje em dia 15GB de armazenamento gratuito para todas as contas.



PRESIDENTE DA REPÚBLICA DESLOCA-SE A DAKAR PARA A POSSE DE BASSIROU DIOMAYE FAYE

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se hoje a Dakar, Sénégal, para assistir amanhã dia 2 de abril, à cerimónia de tomada de posse do Presidente recém-eleito, Bassirou Diomaye Faye.🇬🇼🇸🇳

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Exército israelita acusa Irão de ataque com 'drone' contra sul do país

© Getty Images

POR LUSA   01/04/24 

As forças israelitas acusaram hoje o Irão pelo ataque com 'drone', realizado no domingo à noite a partir do Iraque, contra um edifício de uma base naval no porto de Eilat, no sul de Israel, que não causou feridos.

"Este é um incidente muito grave", realçou hoje o porta-voz militar, o contra-almirante Daniel Hagari, em conferência de imprensa, garantindo que o objeto não tripulado foi "fabricado no Irão" e que o ataque também foi executado por esta nação.

O 'drone' chegou a Israel "vindo do leste", quando foi disparado desde o Iraque por uma milícia apoiada pelo Irão, e fez soar as sirenes aéreas antes de cair na área do Golfo de Eilat, de acordo com um comunicado militar, que negou a existência de feridos.

A descrição do lançamento deste projétil coincide com a reivindicação do ataque feita na madrugada de hoje pela Resistência Islâmica do Iraque, uma aliança de milícias xiitas.

Está é a primeira vez que a milícia consegue que um dos seus lançamentos chegue a Israel, embora não seja o primeiro lançamento desde o início da guerra na Faixa de Gaza.

O grupo tinha assumido a responsabilidade por um ataque às "terras ocupadas, em solidariedade com o povo palestiniano de Gaza".

Os meios de comunicação social israelitas apontaram que o alvo do ataque poderá ter sido a fragata Saar 6, atracada no porto de Eilat, uma vez que o impacto ocorreu num edifício próximo.

Eilat tem sido alvo de lançamentos de mísseis balísticos, de cruzeiro e de 'drones', em paralelo à guerra em Gaza, mas a maioria provém dos Huthis do Iémen, um grupo financiado pelo Irão, sem que tenham sido relatados quaisquer danos de maior.

A maioria dos ataques foi intercetada pelo sistema de defesa de longo alcance Arrow de Israel.

Os rebeldes Huthis assumiram a responsabilidade pelo lançamento de dezenas de mísseis de longo alcance depois de declararem guerra a Israel devido ao conflito em Gaza.

Os ataques dos Huthis perturbaram em grande medida o comércio marítimo internacional, cuja passagem pelo mar Vermelho e pelo canal do Suez é uma via essencial.

Também hoje o consulado iraniano em Damasco foi atingido por vários ataques israelitas, noticiaram 'media' estatais sírios, com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) a indicar que oito pessoas foram mortas nos bombardeamentos.

Os ataques provocaram a morte de um comandante e de cinco outros elementos do Corpo da Guarda Revolucionária, segundo a televisão estatal iraniana e o OSDH.

O embaixador do Irão na Síria, Hossein Akbari, afirmou hoje que Teerão responderá duramente a Israel pelo ataque ao consulado.

Israel está atualmente envolvido numa guerra na Faixa de Gaza contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), depois de, em 07 de outubro, o grupo islamita palestiniano ter matado cerca de 1.200 pessoas e feito 240 reféns numa série de ataques em território israelita.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) responderam a esses ataques do Hamas com uma campanha militar sangrenta na Faixa de Gaza, que causou até agora a morte de mais de 32.800 palestinianos, na sua maioria mulheres e crianças, e mais de 75.000 feridos.


Leia Também: O ataque aéreo israelita hoje na Síria contra o Consulado do Irão matou dois generais da Guarda Revolucionária e cinco outros militares iranianos, segundo autoridades de Teerão e Damasco citadas pela agência Associated Press.

Padre de 63 anos casa com menina de 12 e gera polémica no Gana... Cerimónia aconteceu no sábado e contou com a presença de dezenas de membros da comunidade.

© @Gharticles

Notícias ao Minuto   01/04/24 

Estalou a polémica no Gana, onde um padre de 63 anos casou com uma criança de 12 anos, segundo conta a BBC. A cerimónia aconteceu no sábado e contou com a presença de dezenas de membros da comunidade Nungua.

Vídeos e fotografias do evento circularam nas redes sociais, levando a muitas críticas.

A cadeia de media britânica explica que a idade mínima para casar no país africano é de 18 anos e, apesar de que a prevalência do casamento infantil tem descido, ainda existe no país.

Durante o evento, a menina foi aconselhada a vestir-se provocativamente para o seu novo marido e a utilizar os perfumes que os convidados lhe ofereceram, para aumentar o seu 'sex appeal'.

Agora, terá de passar por uma segunda cerimónia, dizem os meios do Gana e a BBC, para se preparar para a vida de esposa, incluindo a gravidez. Os líderes da comunidade indígena Nungua, à qual pertencem tanto o padre como a menina, condenaram a crítica pública, alegando que vêm de "um sítio de ignorância".

O padre Nuumo Borketey Laweh Tsuru XXXIII é um 'Gborbu Wulomo', ou sumo sacerdote tradicional da comunidade indígena Nungua na capital do Gana, Acra, segundo a BBC.

Os críticos pediram às autoridades do país que dissolvam o casamento e investiguem Tsuru.

Turquia em "ponto de viragem" após vitória da oposição nas autárquicas

© Reuters

POR LUSA   01/04/24 

A Turquia, dominada durante mais de duas décadas pelo Presidente e pelo seu partido, acordou hoje num "ponto de viragem", como o próprio chefe de Estado admitiu, após uma vitória histórica da oposição nas eleições autárquicas.

Os resultados da contagem de votos, quase definitivos, dão o Partido Popular Republicano (CHP, social-democrata), principal grupo da oposição, como claro vencedor da eleição, mesmo nas províncias da Anatólia, detidas até agora pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, islâmico e conservador) de Recep Tayyip Erdogan..

O CHP, que ficou chocado com a derrota do seu candidato presidencial em maio de 2023, foi um sucesso nas maiores cidades do país, como Istambul, Ancara, Izmir, Adana, Antalya e até Bursa, vista como um reduto conservador, bem como em várias outras províncias da Anatólia.

Para os observadores, este foi o pior desastre eleitoral do Presidente Erdogan desde que o seu partido chegou ao poder, em 2002.

Durante a noite de domingo para hoje, enquanto continuava a contagem dos votos das urnas, o Presidente reconheceu estar perante um "ponto de viragem", prometendo "respeitar a decisão da nação".

Os jornais diários pró-governo Hürriyet e Yeni Safah apresentam hoje manchetes sobre "a mensagem" que os turcos, confrontados com uma grave crise económica, quiseram enviar ao Governo.

O colunista do Hürriyet Abdulkadir Selvi, conhecido por ser próximo do poder, reconhece que "sopra um novo vento" sobre a Turquia e que isto "só pode ser explicado pela economia".

Erdogan, reeleito no ano passado, enfrenta, segundo este colunista, "uma nova equação política".

"Revolução nas urnas", é a manchete do Sözcü, um diário nacionalista secular, hostil ao chefe de Estado, enquanto o principal jornal da oposição, o Cumhuriyet, saúda, em letras brancas sobre fundo vermelho -- as cores da bandeira turca -- uma "vitória histórica".

A mudança foi antecipada em Ancara e Istambul, capitais políticas e económicas que o partido do Governo perdeu em 2019, mas, nestas eleições, a vitória da oposição apanhou de surpresa os observadores pela sua escala, considerada sem precedentes desde 1977 e vista como uma remodelação da geografia eleitoral do país.

Líder da oposição desde a sua vitória em Istambul, há cinco anos, o presidente da câmara da megacidade turca, Ekrem Imamoglu, do CHP, e muito popular em todo o país, é visto agora como um dos preferidos à corrida presidencial de 2028.

O presidente da Câmara de Ancara, Mansur Yavas, reeleito pelo CHP com uma vantagem de 30 pontos sobre o seu rival do AKP, também saiu extremamente fortalecido desta eleição.

"Vamos assistir a uma corrida entre Imamoglu e Yavas" nas eleições presidenciais de 2028, acredita o colunista do Hürriyet.

Recep Tayyip Erdogan, no poder desde 2003, primeiro como primeiro-ministro e depois, desde 2014, como Presidente, afirmou, no início de março, que as eleições municipais seriam "as últimas" organizadas sob a sua autoridade, sugerindo uma possível retirada política.

Na noite de domingo para hoje, perante apoiantes desanimados, o chefe de Estado, de 70 anos, apelou, no entanto, a que "não se desperdice" os quatro anos que faltam até às presidenciais.

Cerca de 61,4 milhões de eleitores foram chamados às urnas nas 81 províncias da Turquia, das quais 30 são classificadas como "macro-urbanas", o que significa que o presidente da câmara da capital da província governa os destinos de toda a província, o que lhe confere grande relevância política.


Veja Também:  "O período de governação de um homem só terminou a partir de hoje". Erdogan foi derrotado nas eleições


Leia Também:  Há pelo menos três motivos que explicam a derrota de Erdogan na Turquia


Leia Também: Erdogan promete "respeitar decisão" dos turcos nas eleições municipais

ISRAEL/PALESTINA Hamas "pede desculpa" à população de Gaza pelo sofrimento devido à guerra

© Lusa  

POR LUSA   01/04/24  

O movimento islamita palestiniano Hamas pediu pela primeira vez desculpa à população de Gaza pelo sofrimento causado pela guerra com Israel, numa longa declaração publicada na plataforma Telegram, no domingo à noite.

O Hamas "pede desculpa" pelas dificuldades causadas pela guerra contra o exército israelita, iniciada há quase seis meses, de acordo com a mensagem, na qual também reiterou a vontade de prosseguir o conflito que, garantiu, deve conduzir à "vitória e à liberdade" dos palestinianos.

Na "mensagem de agradecimento ao povo" da Faixa de Gaza, o Hamas reconheceu "o cansaço" da população.

O movimento insistiu nas medidas que disse ter tentado pôr em prática para atenuar as dificuldades, nomeadamente as tentativas de "controlar os preços", "tendo em conta a agressão em curso".

O Hamas afirmou também que está a falar com "todas as componentes" da sociedade de Gaza, mencionando outros movimentos armados, "comités populares e famílias", para "resolver os problemas causados pela ocupação".

As necessidades humanitárias são imensas no território, já afetado antes da guerra por um bloqueio israelita imposto desde 2006, pela pobreza e pelo desemprego. A ajuda está a chegar, e a maior parte da população foi deslocada para a parte mais a sul, em torno de Rafah, perto da fronteira egípcia fechada.

Esta cidade, que tinha menos de 300.000 habitantes antes da guerra, conta atualmente com mais de um milhão, segundo as estimativas da ONU.

Nos últimos meses, várias figuras do Hamas, como Khaled Mechaal, antigo chefe do gabinete político do movimento, afirmaram ser "necessários sacrifícios" para "a libertação" dos palestinianos.

A guerra foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas, a partir da Faixa de Gaza contra Israel, a 07 de outubro. Cerca de 1.200 pessoas, na maioria civis, morreram, de acordo com dados oficiais israelitas.

No ataque, cerca de 250 pessoas foram também raptadas, 34 morreram e 130 continuam reféns em Gaza, indicaram autoridades israelitas.

Em represália, Israel prometeu aniquilar o Hamas e lançou uma ofensiva que já fez mais de 32 mil mortos, refere o último balanço divulgado na sexta-feira pelo Ministério da Saúde do Hamas.

O Hamas, no poder na Faixa de Gaza desde 2007, é considerada uma organização terrorista por vários países, incluindo Israel, Estados Unidos e a União Europeia.


Leia Também: A morte hoje de um soldado israelita na Faixa de Gaza elevou para 600 o número oficial de mortos desde os ataques de 07 de outubro e a subsequente ofensiva no enclave palestiniano, resultado de um fluxo constante de baixas.


Vice chefe do estado maior e Brigadeiro General Baute Yamta Na Man falam a imprensa

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 Radio Voz Do Povo