segunda-feira, 27 de junho de 2022

UCRÂNIA/RÚSSIA - Zelensky denuncia ataque a centro comercial com milhares de pessoas

© Twitter / @Gerashchenko_en

Notícias ao Minuto  27/06/22 

Segundo o governador local, aqui citado pela AFP, o ataque levado a cabo pelas tropas russas resultou na morte de, pelo menos, 10 pessoas, tendo mais de 40 outras ficado feridas, de acordo com o mais recente balanço.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou as tropas russas de levarem a cabo, esta segunda-feira, um ataque com recurso a mísseis que atingiu um centro comercial na cidade ucraniana de Kremenchuk, na região de Poltava, onde se encontravam milhares de pessoas.

Através de uma publicação na rede social Telegram, o chefe de Estado ucraniano destacou que  mais de 1.000 pessoas estavam no centro comercial na altura do ataque, embora não tenha divulgado imediatamente dados relativos a vítimas.

"O local está em chamas, os bombeiros estão a combater o fogo, o número de vítimas é impossível de imaginar", referiu Zelensky, a este propósito.

Porém, segundo o governador local, aqui citado pela AFP, o ataque levado a cabo pelas tropas russas resultou na morte de, pelo menos, 10 pessoas, tendo mais de 40 outras ficado feridas, de acordo com o mais recente balanço.

Após este ataque, Volodymyr Zelensky fez ainda questão de salientar que é "inútil esperar da Rússia a decência e a humanidade". Isto porque, segundo o presidente da Ucrânia, o ataque foi levado a cabo sobre um local que não apresentava "nenhum perigo para o exército russo. Nenhum valor estratégico", lançando ainda que "a Rússia continua a colocar a sua impotência nos cidadãos comuns".

Antes destas declarações, já o autarca da cidade, Vitalii Maletskyi, tinha recorrido ao Facebook para dar conta de que existiam já "mortos e feridos" confirmados na sequência deste ataque russo. "O ataque com mísseis em Kremenchuk atingiu um lugar muito lotado que é 100% irrelevante para as hostilidades. Há mortos e feridos. Racistas, ardam no inferno!", escreveu a mesma fonte.

Kremenchuk, que antes da invasão russa tinha um total de 217.000 habitantes, é uma cidade industrial que serve de base à maior refinaria de petróleo da Ucrânia.

[Notícia atualizada às 17h43]

PAIGC DIZ QUE NABIAM DIRIGE UM “GOVERNO INCOMPETENTE E TOTALITÁRIO”

 JORNAL ODEMOCRATA  27/06/2022

O Secretário para Comunicação e Informação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Muniro Conté, acusou o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, de estar a dirigir um governo “incompetente e totalitário” que conduziu a Guiné-Bissau ao caos, semeando crises a todos níveis, com a corrupção generalizada.

Muniro Conté falava numa conferência de imprensa,realizada esta segunda-feira, 27 de junho de 2022, na sede dos libertadores em Bissau para reagir às recentes declarações do líder da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Gomes Nabiam, sobre a suposta traição de que o partido terá sido alvo por parte do PAIGC. 

No seu discurso durante o IIº Congresso de APU no qual foi reeleito presidente da APU, Nabiam contou  que denunciou o acordo de incidência parlamentar e estabilidade governativa que mantinha com os libertadores, depois das eleições legislativas de 2019, por ter sido traído pelo PAIGC, decidindo de seguida juntar- se ao Partido da Renovação Social (PRS) e ao Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15).

Em reação, Muniro Conté disse que seria mais sensato o líder de APU-PDGB ter a hombridade de pedir desculpas aos militantes do seu partido, reconhecendo que entrou numa aliança em que está reduzido à insignificância de um primeiro-ministro de corta fitas, tendo denunciado que Nabiam não viaja para assinar acordos, nem aparece nas cerimónias que deveria presidir.

Muniro Conté informou que o que foi estabelecido no acordo assinado entre os líderes do PAIGC e de APU-PDGB no dia 12 de março de 2019, foi para atribuir à APU-PDGB três direções gerais, mas beneficiou de 15 direcções gerais e seis postos de conselho de administração, adiantando que não havia razão de uma direção geral constituir motivo de polêmica. Contudo, ressalvou que essa direção geral não constava do acordo rubricado entre as partes.

Após a assinatura de acordo, insistiu Muniro Conte, o líder de APU-PDGB terá decidido que tinha que ter lugar nas pastas que o PAIGC salvaguarara.

O responsável para Comunicação e Informação dos libertadores assegurou que as alegações de Nabiam em como terá sido retirado uma das direções gerais foi uma tentativa de arranjar desculpas, acusando-o de querer há muito tempo juntar-se ao PRS e ao MADEM G-15, devido às promessas que recebeu paraliderar o governo.

“Neste acordo não se falou nada das eleições presidenciais, mas sim de algumas pastas ministeriais nas quais o PAIGC atribuiu à APU-PDGB três pastas, mas no decorrer das negociações este número foi alargado para seis, três ministérios e 3 secretarias de Estado. O acordo também previa como condicionante, que a APU-PDGB aprovaria o programa do governo e o orçamento geral de Estado no Parlamento, sendo um exercício de votos orientados que vem das estruturas da liderança e não se podia exercer voto de consciência” explicou, lembrando que, em setembro de 2019, o programa do governo do PAIGC foi submetido ao Parlamento e ali é que começou a violação do acordo por parte do Nuno Gomes Nabiam que fez cadeira vazia, abandonando a plenária sem votar o programa na qualidade da segunda figura do parlamento”, sublinhou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

África Ocidental e Central tornou-se região de elevado consumo de drogas

© Lusa

Por LUSA  27/06/22 

O Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) alertou hoje que a África Ocidental e Central se tornaram regiões de elevado consumo de drogas, deixando ser serem classificadas como uma mera área de trânsito.

No lançamento do seu Relatório Mundial sobre Drogas, em Abidjan, o UNODC afirmou que, nesta região, "9,7% da população com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos usou cannabis em 2020 e 2,4% usou opiáceos farmacêuticos para fins não médicos".

Isto é superior às "estimativas globais" de 3,8% e 1,2% respetivamente, de acordo com o UNODC.

O gabinete da ONU salienta que "o consumo de drogas em África afeta principalmente os jovens com menos de 35 anos" e que "93% dos que são tratados por doenças relacionadas com o consumo de drogas em África são homens", cuja "idade média é de cerca de 30 anos".

O UNODC salienta ainda que "o colapso do Estado de direito gerado pelo conflito e tensões políticas proporciona um ambiente propício à produção e tráfico de droga, gerando rendimentos para grupos armados que, por sua vez, alimentam o conflito".

"Por exemplo, grupos armados no Sahel traficam resina de cannabis, produzida principalmente no norte de África para mercados de consumo na Europa e no Médio Oriente. Por vezes, este tráfico leva a confrontos mortais entre grupos armados na região", observa.

O relatório estima que "enquanto 90% da cocaína apreendida em todo o mundo segue rotas marítimas, as apreensões significativas no Níger (214 kg), Burkina Faso (115 kg) e Mali (33,9 kg), desde 2021, demonstram que a rota do Sahel continua a ser uma área de trânsito relativamente importante.

"As detenções na África Ocidental, combinadas com apreensões recorde da droga na região sugerem também que o tráfico fora da zona de conflito do Sahel pode estar a financiar grupos armados que aí operam. Vários indivíduos suspeitos de estarem envolvidos em apreensões de cocaína em países costeiros da África Ocidental, incluindo Guiné-Bissau, Gâmbia e Costa do Marfim, por exemplo, possuíam passaportes de países sahelianos", acrescenta.

O UNODC diz que "entre 2019 e 2022 (...) pelo menos 57 toneladas de cocaína foram apreendidas em ou a caminho da África Ocidental, principalmente em Cabo Verde (16,6 toneladas), Senegal (4,7 toneladas), Benin (3,9 toneladas), Costa do Marfim (3,5 toneladas), Gâmbia (3 toneladas) e Guiné-Bissau (2,7 toneladas).

EX-MINISTRO DE SAÚDE E ALGUNS DO SEU STAFF A CAMINHO DO JULGAMENTO DO CASO 100 MILHÕES DE FRANCOS CFA


Por: Nautaran Marcos Có  © Radio Sol Mansi

O ministério público acusou dois dos quatro processos relativos ao desvio de tão propalados 100 milhões de francos cfa no centro de saúde de Bafatá pelos altos dirigentes do ministério de saúde pública.

Segundo a Rádio Sol Mansi apurou, o valor em causa ultrapassa os 100 milhões, isto é, o montante é de 434 milhões 598 mil 259 francos cfa.

O processo envolve, o ex-ministro de saúde António Deuna acusado de 26 crimes de peculatos e um de administração abusiva. Samba Baldé, director administrativo e financeiro do ministério de saúde acusado de 11 crimes de peculato e um de administração abusiva.

O director administrativo e financeiro de centro de saúde de Bafatá Osvaldo Simão Fiere,11 crime de peculato, 1 crime de administração abusiva.

Silvino Ndafa Braba, director geral de sistema de saúde, é acusado de 1 crime de peculato e um crime de administração abusiva.

De referir que para além desta acusação, segundo a mesma fonte, o ministério público obrigou os acusados a devolver os montantes em causa, ou seja, António Deuna vai devolver 359 milhões 457 mil francos cfa, Samba Baldé, 35 milhões, Silvino Ndafa Braba 20 milhões 739 mil francos cfa e Osvaldo Fiere 19 milhões de fca.

Relativamente ao Deuna e Osvaldo Fiere, a acusações ainda se encontra na fase provisoria, o que lhes possibilita a impugnação desta acusação. Samba Baldé e Silvino Braba, já são acusados definitivo, aguardando que a acusação de Deuna e Fiere se transita em definitivo para seguir ao julgamento.

Caso Ministério de Educação

Entretanto, o ministério Público vai iniciar ainda esta semana a averiguação do banco de dados do ministério da educação apreendida no início deste mês, depois de duas buscas à direcção dos recursos humanos do mesmo ministério. Banco de dado esse, que pode facilitar esta instituição de investigação criminal a conhecer o número real dos professores a nível nacional.

De referir que durante a busca e apreensão no ministério da educação, MP apreendeu juntamente com os bases de dados, o protocolo de pagamento já efectuado.

A rádio Sol Mansi constatou igualmente anomalias no salário do pessoal menor do mesmo ministério. O montante disponibilizado no ministério das finanças para essa categoria, não são o mesmo afectado aos mesmos.

A nossa fonte garantiu que depois de averiguação destes documentos, inicia-se a identificação dos suspeitos para depois abrir o processo concernente.

AGENTE DA POLÍCIA PRESO SOB ACUSAÇÕES DE TRÁFICO DE DROGAS

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos   radiosolmansi.net

Um agente de polícia afeto a Polícia de Ordem Pública, colocado no posto avançado de polícia de Bôr, foi detido, hoje de manhã, por ordem do Magistrado do Ministério Público, titular do processo, sob acusações de tráfico de drogas.

As informações foram avançadas à Rádio Sol Mansi (RSM) por uma fonte que avança ainda que o suspeito está a ser investigado por alegado envolvimento numa rede de tráfico de droga, tipo Liamba, apreendido pela agente do departamento da Informação Policial e Investigação Criminal, nos arredores de Quisset.

“O Ministério Público está investigar mais envolvidos no tráfico de drogas, que envolve civis e forças de defesa e segurança”, confirma a mesma fonte.

Ainda a mesma fonte informa que no âmbito do mesmo processo um cidadão de nacionalidade senegalesa está detido, em regime de prisão preventiva, por ter transportado droga de Região de Casamance para Prábis, onde foi posteriormente detido.

Segunda a fonte que a RSM teve acesso, o magistrado do Ministério Público do Processo deve requerer ao Juiz de Instrução Criminal a prisão preventiva, no prazo de 48 horas, para validar a prisão dos suspeitos.

A prisão preventiva é requerida para que o suspeito não possa perturbar o inquérito, destruir provas ou de fugir de justiça.

GOVERNO QUER CONTROLAS TODAS AS ENTRADAS DAS RECEITAS PÚBLICAS

Por: Braima Sigá,  radiosolmansi.net

O governo quer ter o controlo de toda a Tabela de Operações Financeiras do Estado da Guiné-Bissau para puder controlar a entrada de receitas públicas e consequentemente aumentar a economia nacional.

Para que esta ideia seja uma realidade, o ministério das Finanças, através da Direção-Geral da Previsão e Estudos Económicos, realiza, hoje em Bissau, um seminário de Sensibilização e Informação sobre a necessidade do alargamento da Tabela de Operações Financeiras.

Á margem do encontro, o Diretor-Geral do departamento da Previsão e Estudos Económicos disse aos jornalistas que esta iniciativa vai permitir o Estado ter uma visão global daquilo é a sua situação financeira.

“Na situação atual pode acontecer que alguma receita que a administração local ou regional está a introduzir mas, não está a ser integrada e isso prejudica o país porque não conta com o objetivo nacional que é o aumento das receitas para ter uma pressão fiscal mais elevada”, explica.

Já no ato da abertura, o secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, João Alberto Djata, explica que depois do seminário é preciso que todos os departamentos de Estado forneçam dados estatísticos que permitam o país a altura dos seus compromissos internacionais em matéria de qualidade de estatísticas que elabora e publica.

“O sucesso deste seminário dependerá do envolvimento e compromisso de todos nos trabalhos de forma que cada instituição possa responder eficazmente às necessidades desta reforma”, sustenta.

O seminário de Sensibilização e Informação sobre a necessidade do alargamento da tabela de operações financeiras do Estado vem no cumprimento das diretivas do Conselho de Ministros da UEMOA que prevê que os Estados-membros devem produzir estatísticas das finanças públicas de acordo com a nova metodologia prevista no mesmo documento.

Visita de cortesia realizada hoje, 27.06.2022 à Embaixada da República de Cuba

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

O Coordenador Nacional, Braima Camará - Bá Di Povo, acompanhado pela delegação do partido Madem-G15,  que contou com o senhor Queba Djaité,  Membro da comissão permanente, a Senhora Nhima Sissé,  secretária para organização de eventos, cultura e assuntos sociais e, o Senhor  Tó Barbosa, membro de comissão permanente, realizaram hoje, dia 27 de junho, uma visita de cortesia, assinalando o respeito para com a República de Cuba, um país irmão, cuja a relação remonta à época colonial. 

Cuba foi um dos importantes aliados na luta da libertação do nosso país, na altura liderado pelo político e revolucionário, Fidel Castro, falecido a 25 de novembro de 2016. Laços históricos que são cultivados até à data

Uma visita com o intuito de reforçar os vínculos já existentes realçando a importância da relação entre os povos da Guiné-Bissau e a República de Cuba.

CHEFE DE ESTADO GUINEENSE GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ DISCURSOU NA II CONFERÊNCIA DOS OCEANOS QUE REÚNE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO E REPRESENTANTES DE ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISCURSO NA II CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OCEANOS EM LISBOA.☝

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISCURSO NA II CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OCEANOS EM LISBOA.☝


O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas  General das Forças Armadas defendeu no seu discurso perante a II Conferência dos Oceanos das Nações para Apoio a Implementação do ODS-14, para a necessidade de se alcançar uma ambiciosa agenda científica e tecnológica, de ordenamento social, cultural e económico, e o estabelecimento sta Segunda Conferência dos Oceanos de um novo paradigma, acrescentando que esse paradigma novo vai, de certeza, impulsionar soluções inovadoras a um dos maiores desafios da humanidade: “Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”. 

O Chefe de Estado guineense sustentou perante a Conferência dos Oceanos que "ninguém tem dúvidas do que representam os Oceanos, uma vez que eles constituem o maior ecossistema do planeta. Por isso, é quase um lugar-comum afirmar que nenhum Desenvolvimento Sustentável será concebível, se não fizer parte do seu conceito, o papel crucial dos Oceanos. É por isso mesmo que o lema “Salvar os Oceanos, proteger o Futuro” é inteiramente adequado, pertinente e, diria mesmo, que se trata de um imperativo realmente inadiável".

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas sustentou que "pela sua situação geográfica, o meu País, a Guiné-Bissau é, em parte, continental, e, em parte, ele é insular, com um arquipélago de mais de 80 ilhas. Quer dizer que temos as melhores potencialidades quer no domínio da Pesca, do Turismo, enfim, de uma multifacetada Economia Azul, isto é, de um modelo económico consistente com os requisitos de Desenvolvimento Sustentável" para logo acrescentar que  citamos  "o meu País não é propriamente um oásis ecológico. Quer dizer que nós partilhamos também os mesmos problemas, os mesmos desafios que, com maior ou menor gravidade, enfrentam outros países com as características idênticas às da Guiné-Bissau. Como se percebe, não pretendo enumerar aqui, o conjunto dos problemas que enfrentamos. Basta dizer, que nada nos é estranho.  O impacto das mudanças climáticas, o aumento do efeito de erosão nas áreas costeiras, enfim, estamos realmente muito expostos aos riscos e às ameaças que são próprios da nossa geografia. É por isso que a viabilização do Acordo de Paris é, para nós, muito importante".

O General Úmaro Sissoco Embaló deu garantias à II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas "que a Guiné-Bissau vai fazer tudo, para construirmos uma economia que seja amiga da saúde dos nossos rios, amiga do Atlântico que é o Oceano que banha o meu País. A apoiar o nosso Governo, temos um Instituto de Biodiversidade e Áreas Protegidas e outras entidades ambientais com estatuto de “Organização Não Governamental”, todas elas muito ativas. A nossa maior esperança reside na nossa juventude, na sua crescente e cada vez mais exigente consciência ambiental. Porque efetivamente o futuro pertence à juventude", sublinhando no final da sua escutada intervenção "que temos beneficiado muito de parcerias relevantes, nomeadamente das sempre presentes agências das Nações Unidas, da União Europeia e de vários países amigos numa base bilateral".

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Leia Também

Por voaportugues.com

Umaro Sissoco Embaló discursou na Conferência sobre os Oceanos que iniciou hoje em Lisboa

LISBOA — O Presidente da Guiné-Bissau afirmou na Conferência Sobre os Oceanos, da ONU, que arrancou nesta segunda-feira, 27, em Lisboa que “nenhum desenvolvimento sustentável será concebível, se não fizer parte do seu conceito, o papel crucial dos oceanos”.

Perante vários lideres mundiais, Umaro Sissoco Embaló salientou as potencialidades da Guiné-Bissau, sobretudo nas áreas do turismo e das pescas, ao dizer que “temos melhores potencialidades, quer no domínio das pescas, do turismo”.

Ao reconhecer que o seu país “não é propriamente um oásis”, ele destacou o “aumento do efeito da erosão nas áreas costeiras” e disse que “estamos muito expostos aos riscos e as ameaças que são próprias da nossa geografia.

No entanto, Sissoco Embaló garantiu que “estamos a fazer tudo para construirmos uma economia que seja amiga de saúde dos nossos rios, amiga do atlântico, que é o oceano que banha o meu país”.

A conferência é um apelo à acção pelos oceanos e pretende levar os líderes mundiais e todos os decisores a aumentarem a ambição, a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos”.

Suaré Baldé, consultor internacional, investigador científico do Núcleo de Investigadores da CPLP e membro da Comissão Organizadora desta 2ª Conferência sobre os Oceanos, considera que a Guiné-Bissau pode aproveitar deste evento.

Entretanto, ele defende ser “necessário ter um Ministério do Mar, considerando que mares e oceanos são suportes mais lacto, globalizados, que integra várias outras actividades e não só as pescas”.

Baldé vâ também a oportunidade do país “aproveitar esta conferência para lavar a sua má imagem, através do nível da sua participação”.

A conferência termina na quinta-feira, 1, e nela estão presentes também o Presidente angolano, João Lourenço, e o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

CIMEIRA G7 - "Temos de mostrar peitorais": Líderes do G7 troçam de Putin em tronco nu

© Reuters

Notícias ao Minuto  27/06/22 

Primeiro-ministro britânico brincou com o gosto do presidente russo em deixar-se fotografar em tronco nu com cavalos e ironizou que deveriam retirar a roupa para mostrarem que são "mais fortes".

As icónicas imagens do presidente russo, Vladimir Putin, em tronco nu a cavalgar foram, este domingo, ridicularizadas por Boris Johnson com os restantes líderes do G7. 

"Casacos vestidos ou despidos? Devemos tirar as nossas roupas", começou por brincar o primeiro-ministro britânico. 

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, aderiu à brincadeira respondendo que deveriam "esperar pela fotografia".

Boris continuou: "Temos de mostrar que somos mais fortes que Putin". 

"Vamos ter a exibição de equitação em tronco nu", atirou ainda Trudeau. 

Quem também não se coibiu de participar na brincadeira foi a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que apontou que era "equitação no seu melhor".

O primeiro-ministro britânico acabou por concluir a brincadeira afirmando que têm de "mostrar os nossos peitorais". 

Os líderes do G7, grupo de grandes potências industrializadas (França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá e Japão), estão reunidos no sul da Alemanha desde ontem, dia 26 de junho, para uma cimeira de três dias, à qual se seguirá uma reunião dos países da NATO (Organização do Tratado Atlântico Norte) em Madrid.

A cimeira fica ainda marcada por novas sanções à Rússia em resposta à invasão da Ucrânia, nomeadamente a proibição de importações de ouro russo.


PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ EM LISBOA/PORTUGAL PARA PARTICIPAR NA II CONFERÊNCIA DOS OCEANOS DAS NAÇÕES UNIDAS (UNOC).

Esta noite, o Chefe de Estado guineense participou na Citadela de Cascais num jantar oferecido pelo Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo aos seus homólogos e altos dirigentes das organizações internacionais que participam nos trabalhos da II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas que amanhã inicia os seus trabalhos na capital portuguesa.


Veja Também:


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

▪︎ PM | PRIMEIRO-MINISTRO VIAJA PARA KATOWICE PARA PARTICIPAR NO FÓRUM URBANO MUNDIAL

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

O Primeiro-Ministro Nuno Gomes Nabiam deixou Bissau esta segunda-feira e viaja com destino a Polónia, onde decorre na cidade de Katowice ,de 26 a 30 de junho de 2022, o Fórum Urbano Mundial, a principal conferência global sobre urbanização sustentável.

Este Fórum Urbano Mundial é co-organizado pelo UN-Habitat, o Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional da Polónia e o Escritório Municipal de Katowice.

Acompanha o Chefe de Governo, o Ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo Fidelis Forbs.

#ChefiadogovernoGB2022 

#GCPM 

2️⃣7️⃣0️⃣6️⃣2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

Presidente do PRS: “NINGUÉM PODE NOS DIVIDIR POR MAIS QUE TENTE”


JORNAL ODEMOCRATA
  26/06/2022

O presidente em exercício do Partido da Renovação Social (PRS), Fernando Dias, advertiu que ninguém pode dividir os militantes e dirigentes dos renovadores, por mais que tente, “porque agora o partido está mais unido e com a capacidade de ultrapassar impasses sem barulho”.

“Agora o PRS está mais unido e coeso, com a capacidade de ultrapassar quaisquer impasses sem barulho”, assegurou.

O líder dos renovadores fez esta advertência no sábado, 25 de junho de 2022, durante um evento realizado pela organização das mulheres do partido que decorreu na cidade de Quinhamel, região de Biombo, norte da Guiné-Bissau. 

A organização das mulheres do partido do milho e arroz levou a cabo uma série de atividades junto às estruturas de base que iniciou desde abril passado e que terminou ontem.   

Na sua comunicação, Dias exortou as estruturas do partido a respeitarem os princípios hierárquicos, tendo enfatizado que todos os eventos e as decisões do partido devem ser do conhecimento e aprovação da direção superior.

Dias apelou às autoridades políticas da Guiné-Bissau a unirem esforços face à crise mundial vigente.

“É altura de deixar as brigas e intrigas, porque o povo está à espera de respostas para a satisfação das suas necessidades”.

Dias apelou às mulheres do partido mais empenho para que possam merecer mais lugares de destaque e da decisão naquela formação política, tendo lembrado que ” a estratégia política dos renovadores para o embate eleitoral marcado para dezembro deste ano é a inclusão das mulheres nas suas listas, tendo em conta a determinação demonstrada”.

A presidente da Organização das Mulheres do Partido da Renovação Social, Hortência Francisca Cá explicou que no périplo realizado e que as levou a percorrer diferentes regiões do país, concluíram que as mulheres precisam de apoio financeiro para se afirmarem na política, tendo em conta o custo que acarreta os trabalhos nas bases.  

“Não podemos nos conformar com a situação em que, por cada eleição, o nosso partido só consegue eleger uma deputada. Por isso, estamos a reestruturar as organizações de mulheres nas regiões, para inverter o cenário nas próximas legislativas”, disse.  

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Rússia falha pagamento e entra em incumprimento pela primeira vez em 100 anos

Agência Lusa/cnnportugal.iol.pt

O período de tolerância de 30 dias para os credores da Rússia receberem pagamento de quase 100 milhões de dólares expirou no domingo

A Rússia entrou em incumprimento pela primeira vez em 100 anos, uma vez que o período de carência para o pagamento de quase 100 milhões de dólares em juros sobre a sua dívida soberana expirou, informou esta segunda-feira a Bloomberg.

O período de tolerância de 30 dias para os credores da Rússia receberem o pagamento expirou no domingo.

Segundo a Bloomberg, esta situação é considerada um evento de suspensão de pagamentos e é o "culminar das sanções ocidentais cada vez mais severas (contra a Rússia pela sua "operação militar especial" na Ucrânia) que têm bloqueado os canais de pagamento aos credores estrangeiros".

"É um sinal sombrio da rápida conversão do país (Rússia) num pária económico, financeiro e político", disse a agência.

O Kremlin respondeu entretanto que a Rússia não aceita as alegações de incumprimento na dívida externa. Moscovo diz que se a transação para pagar Eurobonds não foi aceite pela Euroclear "não é problema nosso".

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentou ainda que as reservas de ouro e em moeda estrangeira da Rússia estão bloqueadas "ilegalmente".