4 de fevereiro de 2018

MEUS VOTOS DE PARABENS...AOS BATE PALMAS.

Por Ireneu Vaz

Algumas manifestações partidárias são mais parecidas com religiões do que com organizações de pessoas, que procuram um espaço de reflexão para fazer avançar um país com acções e ideias progressistas. Assim vejo o PAIGC.

Um partido que consegue mobilizar pessoas de todas as idades, géneros, culturas e etnias, mas no final os seus governos fazem o mesmo de sempre: põem o país a beira do abismo ou mesmo lá dentro. Depois reclama disto e daquilo e destes e daqueles. Culpa a oposição, a comunidade regional, a internacional, o cidadão que o crítica, ataca os que não se revêm na sua ideologia (se é que tem alguma?) para no final fazer-se de vítima...de si mesmo. Pois tanto quanto se sabe, o PR, os 15 e companhia, também são todos deste mesmo partido PAIGC (expulsos ou impulsos...de lá também vieram).

...E lá vão novamente confiantes e jubilosos para mais um congresso (...Gabu, Cacheu, Bissau), feito fiéis devotos, rumo a perignação.

É desta que vai ser!

Se for para bater palmas e ovacionar a uns e aos outros, vamos ver futebol ou a um festival de músicas. Se for para fazer política, vamos no minimo procurar não fazer as pessoas pensarem que são ridículas.

Um partido que passa mais tempo a falar do passado do que a resolver problemas do presente; mais preocupado com eleições do que estar preparado para bem governar. Assim é que vamos para o desenvolvimento?

Um partido em que as traições e vinganças sempre foram mais fortes do que o espírito de iniciativa para o desenvolvimento e para a paz, alguma vez saberá conduzir o povo para unidade nacional? Unidade em quê e para quê?

Um partido que vive da ficção de governar sempre no "governo de unidade nacional", com um parlamento sem oposição (porque os opositores são convidados a fazerem parte do governo!), alguma vez saberá o que é enfrentar a crítica e conviver com a oposição e a necessidade de ser criticado quando não faz bem o seu trabalho ou precisar de prestar contas ?

Um partido onde todos são camaradas mas cada um segue o seu instinto pelo poder, basta para tal, que lhe propõem um cargo pela presidência da república. São estes camaradas que alguma vez saberão construir um Estado apartidário e isento de qualquer promiscuidade com estes ou aqueles senhores de circuntancia?

Um partido que depois de mais de quarenta anos de presença (quase) contínua no poder, contribuiu mais para o retrocesso e subdesenvolvimento do país, do que para o seu contrário.

É este partido que agora vai ser novamente a Luz e Guia do povo, limpo dos seus pecados inconfessos ...?

Enquanto vamos pensando nisto...vamos todos bater palmas e saudar os novos que são os mesmos de sempre.

Haja Congresso ! Haja Palmas !

Gaio Martins Batista Gomes

A Comunidade Internacional está errada/equivocada sobre a utilidade do "Acordo de Conacri" na resolução da crise política na Guiné-Bissau

Seria mais sensato impor sanções por violações da Constituição da República da Guiné-Bissau e pelo incumprimento de decisões judiciais, por parte de actores políticos e de governação, do que basear-se no (Des) Acordo de Conacri para alimentar ainda mais a crise política, institucional e social na Guiné-Bissau.

A Comunidade Internacional está errada/equivocada sobre a utilidade do "Acordo de Conacri" na resolução da crise política na Guiné-Bissau.

Só o cumprimento do estabelecido na Constituição e nas Leis da República da Guiné-Bissau pode ser solução com legitimidade e legalidade democrática, para uma crise a inflamar cada vez mais.

Positiva e construtivamente.

Didinho 04.02.2018

Fernando Casimiro

Líder do parlamento guineense eleito vice-presidente do PAIGC

O líder do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, foi hoje eleito primeiro vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), disse à Lusa o porta-voz do partido, João Bernardo Vieira.


Cipriano Cassamá foi eleito o número dois do PAIGC no 9.º congresso que hoje encerrou em Bissau, no qual o líder do partido, Domingos Simões Pereira, foi reeleito com 95% de votos dos delegados.

O até aqui primeiro vice-presidente do partido, o veterano Carlos Correia, de 86 anos, é a partir de hoje o presidente honorário do PAIGC e a escritora e antiga ministra da Educação Odete Semedo é a segunda vice-presidente.

Califa Seide, líder da bancada parlamentar, passa a ser a terceira figura na direção do PAIGC e a antiga ministra da presidência do conselho de ministros e dos assuntos parlamentares, Adiatu Nandigna é a quarta vice-presidente.

Para o comité central, órgão máximo de decisão entre congressos, o líder do partido, Simões Pereira, propôs os nomes das duas filhas de Amílcar Cabral, fundador e "pai" das independências da Guiné e Cabo Verde, Iva e Indira Cabral.

Iva Cabral, com residência em Cabo Verde, mas presença assídua nas atividades do PAIGC, foi proposta como membro do comité central nas listas da região de Bafatá, cidade natal do seu pai, e Indira Cabral, indicada nas listas da região de Bissau.

O comité central é composto por 351 membros.

A composição final do órgão tem sido debatida, com os nomes a serem apresentados um por um pelos presidentes das estruturas de base do partido. O exercício atrasou o encerramento formal do congresso que estava agendado para às 18:00 (mesma hora em Lisboa).

MB // JNM

Lusa/Fim

Como é atribuído o cargo de Secretário Nacional do PAIGC?

Por eleição, por designação, por..., por...

Não dei conta de nenhuma referência ao cargo de Secretário Nacional do Partido, tendo em conta a eleição dos novos dirigentes máximos do PAIGC por via do IX Congresso do Partido.

Será que deixa de haver o cargo de Secretário Nacional do Partido?

Não faz parte da estrutura directiva do Partido, ou não é sujeito a eleição na lista concorrente ao dirigismo partidário?

Didinho 04.02.2018

Fernando Casimiro

SIMÕES PEREIRA PROMETE LEVAR PAIGC AS RÉDEAS DE GOVERNAÇÃO

Domingos Simões Pereira, reeleito presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) no IX Congresso Ordinário, prometeu no seu discurso de vitória aos delegados que trabalhará para levar de novo o partido de Cabral as rédeas de governação, bem como organizar todas as estruturas do partido.

Simões Pereira disse que a reunião magna que terminou com a sua reeleição está-se a fazer história na Guiné-Bissau, acrescentando que o PAIGC escolheu quem quer que esteja a sua frente, assim como o futuro da governação do país durante os próximos quatro anos. Garantiu, no entanto, que vai assumir os dois desafios.

Pereira sugeriu o nome do veterano Carlos Correia para o cargo de Presente honorário do partido, tendo sido respondido com palmas da parte dos delegados que aprovaram por unanimidade o nome de ex-primeiro-ministro e antigo primeiro vice-presidente do partido na direção cessante.

Simões Pereira considera que o PAIGC é um partido de massa. Prometeu, no entanto, levar junto das sedes regionais a padronização da forma de funcionamento do partido, assim como dar ouvidos às populações.

“Hoje é dia de festa, mas amanhã será dia do trabalho, adverte DSP, referindo-se ao calendário eleitoral que diz estar muito apertado.

Por outro lado, desafiou os jovens libertadores a se deslocarem ao terreno, ou seja, as bases do PAIGC, onde na sua visão, existem “problemas” por resolver.

Assegurou que vai continuar com o cadastro dos seus militantes. Desafiando, assim o partido libertador, a começar a suportar suas próprias despesas.

Prometeu o período de graça (pagamento de quotas em dívida) aos militantes do PAIGC até dezembro de 2017, mas de janeiro de 2018, o militante que atrasar com a quota corre o risco de perder a militância.

Domingos Simões Pereira promete contemplar os jovens e mulheres como prioridades, acrescentando que mesmo o candidato às eleições presidenciais terá que assumir os dois compromissos: com o PAIGC e com o povo da Guiné-Bissau.

Adverte que a disciplina tem que reinar no seio do PAIGC. Apelou a paz, acrescentando que a Guiné-Bissau precisa de 4 ou 5 anos de paz.

“Hoje é dia de esperança, que simboliza o regresso do partido do Amílcar Cabral a rédea de governação. Este é o momento de orgulho de todos nós, mas também de muita responsabilidade”, notou o recém-reeleito líder dos libertadores.

Por último, Simões Pereira, apresentou a lista de composição da sua direção: Presidente, Domingos Simões Pereira;  1° Vice-presidente, Cipriano Cassamá; 2° Vice-presidente Maria Odete Costa Semedo;  3° Vice-presidente, Califa Seidi e 4° Vice-presidente, Maria Adiatu Djaló  Nandigna.

Por: Sene Camará/Assana Sambú

Foto: Marcelo Na Ritche
OdemocrataGB 

Primeiro-ministro, Artur Silva anunciou hoje que inicia na segunda-feira os contactos com todos signatários do Acordo de Conacri com vista a formação do novo governo e comentou a aplicação do Acordo de Conacri


Braima Darame

Delegados ao nono Congresso aprovaram a lista dos novos responsáveis da Direção Superior do PAIGC


PRESIDENTE DO PARTIDO - DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

1 VICE PRESIDENTE - CIPRIANO CASSAMA

2 VICE PRESIDENTE - MARIA ODETE COSTA SEMEDO 
3 VICE PRESIDENTE - CALIFA SEIDE 
4 VICE PRESIDENTE - MARIA ADIATU


Braima Darame

A Casa Branca tem 16 quartos e 35 banheiros.


Fatos Desconhecidos


IX Congresso Ordinário: DOMINGOS SIMÕES PEREIRA REELEITO PRESIDENTE DO PAIGC COM 98 POR CENTO DE VOTOS


Domingos Simões foi reeleito o presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) pelos delegados ao IX (nono) Congresso Ordinário dos libertadores com 98 por centos de votos.

No universo de 1233 delegados escritos, registou-se 1135 votos expressos, dos quais 1113 votos a favor (98 %), 03 contra (o, 26%) e 19 nulos (1,6 %). Registou-se ausência de 98 delegados, durante o processo de votação.

O processo de votação para uma lista única (lista solidária) encabeçada pelo líder cessante desta maior formação política guineense, Domingos Simões Pereira, começou na noite de ontem, 03 de Fevereiro e, terminou na madrugada de hoje, 04 de Fevereiro, o último dia do conclave do PAIGC que teve seu início no dia 30 de Janeiro.

Na apresentação ontem da sua moção estratégica, Simões Pereira afirma que acredita na justiça e disse que o PAIGC é um partido histórico que precisa de uma boa liderança que mereça a confiança da maioria e com espírito de partilha de idéias. Sublinha ainda que o PAIGC deve deixar de ser um partido de “trempolim” para as pessoas chegarem a qualquer que seja cargo público.

“Acho que o PAIGC precisa de uma liderança esclarecida e forte”, adverte Domingos Simões Pereira. Lamentou uma única moção de candidatura, assinalando que devia ser um dia de apresentação de diferentes idéias.

Ainda na sua moção de candidatura, Simões Pereira promete encerrar “as torneiras” que na sua visão, permitem o enriquecimento ilícito Guiné-Bissau. 

Por: Sene Camará/Assana Sambú

Foto: Marcelo Na Ritche
OdemocrataGB

LANÇADO PORTAL DE NOTÍCIA CULTURAL NA GUINÉ-BISSAU


Um grupo de jovens jornalistas guineenses lançou quinta-feira (01.02) um portal cultural para dinamizar, promover e valorizar a cultura da Guiné-Bissau.

O Portal cultural, denominado “Udjus di Guiné”, que em português significa Olho de Guiné, visa contribuir essencialmente no desenvolvimento da cultura guineense e ainda incentivar o jornalismo cultural no país.

Carlos Amadu Baldé, jornalista e um dos mentores da iniciativa, disse que um dos objectivos da criação do site é de cultivar diariamente este espírito no seio da sociedade guineense.

“Queremos ajudar na promoção e valorização da cultura no seio da sociedade guineense, temos os nossos valores que é cultivar diariamente o espírito da cultura no seio dos guineenses, através de um jornalismo de competência, de rigor e técnico profissional. Garantido sempre a protecção do direito de criadores, atores e demais desenvolvedores de ideia que serão publicados neste portal”, argumentou Amadu Baldé.

O portal lançado na Direcção geral da Cultural vai agrupar todos os vectores e componentes culturais que existem na Guiné-Bissau, desde a literatura, artes, dança e música, teatro, cinema, tecelagem, moda e todas as tradições reconhecidas como sendo traços culturais, indicou ainda Amadu Baldé.

Discursando na cerimónia do lançamento oficial do portal cultural, Carlos Amadu Baldé, instou aos jornalistas a cultivar a responsabilidade pelo gosto das notícias culturais.

“O projecto é para cultivar entre os jornalistas o gosto pela promoção das notícias culturais, por isso, vamos ter que gostar e divulgar a nossa cultura, não só a política, o desporto  como também no domínio cultural”, acrescentou Amadu Baldé.

Na ocasião, o director do portal, o jornalista Sene Camara, apelou a todos guineenses para mobilizarem em prol do bem-estar da cultura do país.

Para Camara, o sucesso e progresso desta iniciativa são fundamentais  através do apoio de todos os atores culturais no sentido de alavancar a cultura da Guiné-Bissau.

Para além do portal cultural, os jovens jornalistas perspectivam criar uma Rádio online que vai falar também só do componente cultural e a longo prazo pretendem criar uma TV online.

De salientar que o portal pode ser acessado a partir do endereço :  http://www.udjusdiguine.com/

// Alison Cabral
Radiojovem

PRS sobre novo governo


O Partido da Renovação Social (PRS), aguarda pelo contacto do novo primeiro-ministro, Artur Silva, para convocar a sua Comissão Política que irá decidir se apoia ou não a figura indicada pelo Presidente da Guiné-Bissau, avança uma fonte partidária.

"Ainda não fomos contactados pelo novo Primeiro-ministro, pelo que, não podemos tomar nenhuma posição face à formação do novo governo ".

Braima Darame

IX Congresso do PAIGC: DELEGADOS APROVAM O RELATÓRIO E ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS

Os delegados ao IX (nono) Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e cabo verde (PAIGC) aprovaram o relatório do Comité Central do partido libertador, documento este que reflete os trabalhos realizados durante os quatro anos da direção cessante liderado por Domingos Simões Pereira.

De acordo com o porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira, os delegados aprovaram ainda as alterações dos Estatutos do partido, que segundo Vieira, visam reforçar as raízes do partido com base na disciplina.

“A alteração dos Estatutos foi aprovada por unanimidade com um voto contra”, nota João Bernardo Vieira. O jornal O Democrata soube que o único voto contra é do Octávio Lopes, o opositor solitário da direção cessante dos libertadores.

O artigo sexto do estatuto dos libertadores tido como foco dos conflitos internos, foi totalmente suprimido, revelou João Bernardo Vieira. O referido artigo zelava pela existência de sensibilidades dentro do PAIGC.

A novidade do IX Congresso é a criação de um novo órgão no partido libertador, a Comissão Permanente, que contará com 15 elementos. Comissão Permanente do Bureau Político existia, mas era tida como uma estrutura que contava com onze elementos. O novo órgão estatutário passará a ocupar de algumas competências até aqui do Comité Central do PAIGC, como forma de tornar o Comité Central mais dinâmico nos seus trabalhos, respondendo às necessidades urgentes do partido.

Uma das competências da Comissão Permanente é tomar as decisões administrativas, decisão esta que o Comité Central não pode tomar.

Os delegados ao nono congresso votaram ainda o aumento do número de vice-presidentes do PAIGC, que agora passa de três para quatro vice-presidentes. Os congressistas votaram ainda a criação de uma nova estrutura, ou seja, agora conta com Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização (com estruturas regionais), dantes era apenas Conselho Nacional de Jurisdição.

No que tange às sanções, os libertadores adotaram as leis mais duras com vista a tornar o PAIGC mais organizado e mais disciplinado, avança o porta-voz dos libertadores, João Bernardo Vieira.

Vieira disse que os congressistas já votaram o regulamento eleitoral e, de seguida o partido caminhará para a eleição dos novos membros para a nova direção do PAIGC.

Até a altura da redação deste artigo não havia nenhum candidato à liderança do PAIGC, informa o porta-voz numa comunicação à imprensa.

Para concorrer a liderança do PAIGC, o candidato tem que ter a subscrição dos 10 por centos dos delegados, assim como apresentar a moção estratégica aos congressistas. Os candidatos serão submetidos a uma análise para verificar se não têm sansões dentro do partido.

O porta-voz escusou-se a pronunciar se o líder cessante, Domingos Simões Pereira recandidata a sua sucessão, mas jornal O Democrata soube que Simões Pereira será um dos candidatos à liderança dos libertadores neste nono congresso.

Por: Sene Camará PAIGC:
OdemocrataGB

Curto de Ver

Esta é a embaixadora mundial para a promoção da educação infantil nos países em desenvolvimento.


Só quero saber de que educação se trata.

Trata-se da educação alienante baseada na perversidade e na ilusão ou na educação moral baseada em valores razoáveis?





Ngueyo Tatsa Anysel Kamite 



Esta família chinesa se uniu para todos malharem juntos durante 6 meses, todos os dias. A imagem do antes e depois é surpreendente. Foco é tudo!


Achei Curioso


Como e por que PhD em biologia afirma que viveremos mil anos sem envelhecer?


Existe um homem que acredita na imortalidade. Para ele, as pessoas vão viver mais de mil anos, e iremos morrer apenas por acidentes catastróficos e fatais. Causas naturais de morte, doenças e, principalmente, envelhecimento, serão erradicados da história humana.

Para Aubrey de Grey, isso não é uma previsão, mas sim uma certeza. Tanto que o biomédico e gerontologista, com PhD pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, vem dedicando boa parte de sua vida em encontrar formas de reparar os danos celulares que podem causar um colapso no corpo humano.

"Existem muitos tipos diferentes de dano celular, por isso há também muitos métodos diferentes de reparo. Eles incluem células-tronco, terapia genética, imunoterapia e produtos farmacêuticos", explicou em entrevista ao VIX. Seu trabalho é focado em desenvolver tecnologias que revertam o envelhecimento.

Terapias de Grey para vencer o envelhecimento

Foi por isso que de Grey fundou a organização SENS Research Foundation, que promove pesquisas com células-tronco e outras terapias com objetivo de "ajudar a construir uma indústria que irá curar as doenças da idade", segundo o site oficial.

Sua ideia é que toda pessoa na Terra, a partir dos 50 anos de idade, comece a tomar as terapias e se mantenha jovem para sempre. Isso evitaria todas as doenças relacionadas ao colapso celular, como câncer e Alzheimer. Para o biomédico, o envelhecimento é um mal que precisa ser combatido.

"Há muitas outras causas de morte em que não trabalhamos! Nosso objetivo principal é vencer o envelhecimento porque ele causa muito sofrimento. Como alguém poderia pensar que existe um objetivo mais importante?", questionou ao VIX.

Seu pensamento é que "ficar velho" seja uma consequência física. Sendo assim, biologicamente haveria como reverter isso na escala celular. Seria o mesmo que rejuvenescer suas células para que elas não adoecessem com o passar dos anos.

"Em outras palavras, ao invés de simplesmente diminuir o acúmulo de danos ao envelhecimento em nossos tecidos, as biotecnologias de rejuvenescimento removerão, repararão, substituirão ou tornarão inofensivas nossa maquinaria molecular e celular danificada, retornando a saúde a tecido e órgãos envelhecidos" - Reporte anual da SENS Research Foundation.

7 causas da morte e como revertê-las, segundo Aubrey de Grey
SOLUÇÃO: 
Terapia celular para substitui-las por células-tronco
CAUSA:
Perda e atrofia de células
SOLUÇÃO:
Usar anticorpos para eliminá-los
CAUSA:
Dejetos extracelulares
SOLUÇÃO:
Usar enzimas para remoção
Causa: 
Dejetos intracelulares
SOLUÇÃO:
Usar drogas ou treinar o sistema imune para matar as células velhas
CAUSA:
Envelhecimento
celular
SOLUÇÃO:
Reparação com colágeno e moléculas/enzimas antienvelhecimento
CAUSA:
Enrijecimento da parede celular, impedindo comunicação entre elas
SOLUÇÃO:
Impedir alongamento de telômeros - processo que, segundo Grey, faria parte do surgimento da doença
CAUSA: 
Mutações no núcleo celular em casos de câncer
SOLUÇÃO:
Terapia específica nas mitocôndrias que realiza "backup" das informações genéticas de 13 proteínas. Processo chamado de "Allotopic Expression" (AE)
CAUSA:
Mutações mitocondriais

Como seriam aplicadas tais terapias?

De Grey defende que a medicina atual esteja muito focada em curar doenças já instaladas, sendo o trabalho deveria ser evitar que elas se iniciassem no corpo. Porém, ele não chega a detalhar um método ou formato para as suas terapias.

"Definitivamente, não podemos saber EXATAMENTE quais formas essas terapias terão porque estão muito distantes. Mas provavelmente serão como as atuais - injeções, pílulas, talvez transplante de órgãos", conjetura ao VIX.

Estágio atual da pesquisa antienvelhecimento

Aubrey de Grey afirma que a ciência já tem conhecimento teórico para conseguir realizar as proezas em que trabalha e acredita. O problema está nos recursos financeiros para iniciar os testes em ratos de laboratório. "Estamos fazendo progresso o tempo todo", disse.

"Essa é uma pesquisa muito difícil, então ainda há um longo caminho a percorrer. Mas estamos acelerados! O melhor de tudo é que estamos publicando muitos artigos nas principais publicações científicas, para informar nosso progresso", relatou ao VIX.

Hoje ele diz que estamos em um cenário bem mais promissor do que quando fundou a SENS, há cerca de 15 anos. "Há vinte anos, ninguém estava muito interessado porque não achavam que alguma coisa poderia ser feita", recorda. "As coisas são muito diferentes agora: todos sabem que a ideia de derrotar o envelhecimento é realista, mesmo que ainda seja muito difícil".

vix.com/pt