domingo, 22 de dezembro de 2019

Bissau Última-Hora - Armando Correia Dias vulgo (Ndinho Dias Dias) - NO COMMENT!




Fonte: Bissau Última-Hora
Vídeo completo 

SISSOCO EMBALO CONFIRMA QUE OS EQUIPAMENTOS DA PROPAGANDA FORAM LIBERADO EM SÃO DOMINGOS


O candidato às presidenciais, suportado pelo Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15), anunciou que os seus equipamentos da propaganda eleitoral já foram liberados em São Domingos, na fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, graças à intervenção do Primeiro Vice-Presidente do parlamento guineense, Nuno Gomes Nabiam.

"Os meus equipamentos da propaganda eleitoral que estavam retidos em São Domingos já foram liberados, ontem, à noite, graças à intervenção do Primeiro Vice-Presidente do parlamento guineense, Nuno Gomes Nabiam, que apoia a minha candidatura", anunciou Umaro Sissoco Embalo.

Sissoco Embalo falava este domingo, 22 de dezembro, no sector de Buba, região de Quinará, sul do país, na qual voltou acapontar dedo ao seu adversário, Domingos Simões Pereira, e ao secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Saegh, como responsáveis dessa intentona na fronteira que fica no norte da Guiné-Bissau.

Visivelmente desapontado com a situação, Embalo diz que nunca vai admitir que os seus materiais sejam bloqueados em qualquer sítio do país por um grupo de pessoas, devido aos seus interesses particulares.

Aos jornalistas, antigo primeiro-ministro guineense diz que Simões Pereira desembarcou os seus equipamentos de propaganda eleitoral no aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, sem respeito as regras da aviação civil, mas não houve a intervenção das autoridades competentes.

Perante este cenário, o candidato apelou aos guineenses e à comunidade internacional, nomeadamente à CEDEAO, para estarem atentos aos comportamentos do seu adversário no sentido de por em causa a segunda volta das eleições presidenciais no país.

Nesta senda, Embalo diz que DSP está com medo, porque sabe que não vai vencer o escrutínio eleitoral, e está agora a criar situações imprevisíveis.

De referir que no comício popular neste sábado, 21 de dezembro, em Buba, Embalo tinha afirmado que pode aproveitar da história de 12 Abril para inviabilizar a segunda volta das eleições presidenciais, isto na sequência da retenção dos seus materiais eleitorais em São Domingos pelas autoridades junto à a fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal.

A segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau está marcada para 29 de dezembro. A campanha eleitoral termina no dia 27.

As sétimas eleições presidenciais guineenses são tidas como cruciais para a estabilização política da Guiné-Bissau, que realizou legislativas em março.

Por: Alison Cabral

Rádio Jovem Bissau

Círculo 18, Sonaco, tabanca em tabanca em apoio General Umaro Sissoco Embalo. Deputado Julio Balde


Gaitu Balde 

Caboxangue recebe Caravana de Concordia e Reconciliação do GENERAL DI POVO


Caboxangue



Sector de Caboxangue, tem cerca de mil habitantes


Fonte: Rogerio Dias

De Quinara para Tombali eis as imagens de algumas breves paragens:







Rogerio Dias 

Eleições presidenciais - Futura Primeira Dama Dinisia R.Embalo na Plack 02



Mutaro Uldada Cisse Antonio Iaia SEidi

Sul/Cabuchangue! - Por volta de 13 horas, na ratina do sol Umaro Sissoko Embaló não dispersa sua energia, ainda em contatos políticos na província Sul face às eleições presidenciais de 29 de Dezembro

Embaló há 3 dias no sul, em efectividade de ação política junto aos seus eleitores dessa zona.






Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

O MELHOR DE NIGÉRIA “CASAMENTO 2019”


MOVIMENTO APOIO A NHINA MENDES PEREIRA NA SECTOR DE CAIÓ




Madem-G15/ Região de Cacheu

Dara Fonseca Ramos - Presidenciais #análise da Campanha


Dara Fonseca Ramos

Catió sta pera chegada de General USE



Marcelino Nabiutcha

OPERAÇÃO TAK TCHIF

O LEÃO DO SUL, O ENG. ORLANDO VIEGAS COMANDA OPERAÇÃO AS NOITES TANTAS..!
General do Povo Umaro Sissoco Embaló
P R E S I D E N T E


 


Dizem que o discurso do nosso candidato pode abrir fortes possibilidades de mais um golpe de estado... eu diria o contrário, porque este comportamento do Governo e seu candidato pode criar um ambiente para uma guerra civil

Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

SEF desmantela rede de auxílio à imigração ilegal liderada por funcionário da embaixada em Bissau

Lisboa, 22 dez 2019 (Lusa) — O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje que desmantelou uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal para a Europa, que tinha “como figura central” um funcionário do serviço consular da embaixada de Portugal em Bissau.


“A investigação, desenvolvida ao longo do último ano, teve origem numa informação proveniente das autoridades alemãs, relativa a sete cidadãos iranianos detetados no aeroporto de Frankfurt, titulares de vistos portugueses apostos nos passaportes e relativamente aos quais existiam suspeitas de terem sido obtidos fraudulentamente”, revelou o SEF, num comunicado.

No decurso do inquérito foi identificado o responsável pelo processamento de todos aqueles vistos, que foi agora detido em território nacional.

O suspeito “arrogou-se da sua qualidade de funcionário consular para apoderar-se de vinhetas de visto em branco que vendia a outros indivíduos que pretendiam entrar em Espaço Schengen”.

O homem simulava informaticamente a emissão de vinhetas referentes a pedidos de vistos de cidadãos guineenses, que anulava logo de seguida, ainda em branco.

“Emitia, então, novas vinhetas a favor dos requerentes locais e apoderava-se das vinhetas anuladas, ainda por preencher, que depois foram ilegalmente preenchidas”, permitindo a entrada de indivíduos de nacionalidade iraniana na Alemanha, a troco de avultadas quantias monetárias, informou o SEF.

Durante a investigação, foram ainda identificadas 209 vinhetas de visto processadas pelo suspeito desde 2012, “que desapareceram, e sobre as quais subsistem fortes indícios de que, também, possam ter sido vendidas”.

O detido foi indiciado da prática de múltiplos crimes de auxílio à imigração ilegal, falsificação de documentos, corrupção passiva e tráfico de seres humanos e será presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para aplicação de medidas de coação.

Durante a operação, intitulada “Visa Branco”, foi apreendida “abundante prova dos crimes identificados, tendo ainda permitido resgatar uma mulher de nacionalidade guineense como possível vítima de tráfico de seres humanos, que se encontrava em casa do suspeito”.

A operação envolveu 20 inspetores do SEF e uma equipa multidisciplinar especializada — SOS tráfico — na realização de buscas à secção consular da Embaixada de Portugal na Guiné Bissau e à residência do suspeito em território nacional.

O SEF realizou a operação sob coordenação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

https://www.informamais.pt

OPERAÇÃO TURBADA - LION NACIONAL AONTI DESDE 8H00 ATE 4H00 MADRUGADA SO NA TARBADJU LESTE ISTA CONTROLADO PA BOTCHE CANDÉ

AOS LION NACIONAL NA TOMA CONTA DI BANBADINCA TERRA DI Zeca Braima Sama I Malam Mané.
EM BIAS INA LIMPU PUS.
USE PRESIDENTE DA REPÚBLICA GUINÉ BISSAU


Fonte: Gaitu Balde

GUINÉ-BISSAU-2019/ATUALIDADES - CAMPANHA DE LUXO NUM PAÍS POBRE

//RTP-África//Notícia
CAMPANHA DE LUXO NUM PAÍS POBRE

O PAIGC é "uma máquina de interesses pessoais", acusa José Mário Vaz. Ainda assim, o candidato do MADEM G-15, General Sissoco Embalo, continua a ser o favorito nas segunda volta das eleições 29 de dezembro.

Multiplicaram-se as críticas aos luxos demonstrados durante a campanha na Guiné-Bissau para as eleições, num país em que cerca de 70% da população vive abaixo do limiar da pobreza e mais de 25% sofre de desnutrição, de acordo como o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

As críticas são dirigidas em particular ao PAIGC, principal partido no poder desde a independência daquele país, liderado por Domingos Simões Pereira. O candidato que se apresentou nestas segunda volta das eleições muito fragilizado, "usufruir duma riqueza insultuosa", assegurou José Mário Vaz, o Presidente da Guiné-Bissau, que falou no Sul do país. "O PAIGC está hoje na disposição de carros de luxo, enquanto os funcionários não são pagos", concordou o ex- candidato independente Carlos Gomes Jr, agora que apoia a candidatura do General Umaro Sissoco neste segundo turno das eleições presidenciais.

A Guiné-Bissau é um país considerado o primeiro narcoestado africano pela ONU, a oposição chegou a acusar o PAIGC de estar envolvido no tráfico de droga. "Nunca me cruzei com o traficantes de drogas", respondeu Simões Pereira, acrescentando: "Os meios que apresentamos demonstram a minha grandeza e a do PAIGC", um argumento falido sem nexo.

Contudo, o PAIGC é "uma máquina de interesses e apropriação de dinheiro do Estado", como descreve José Mário Vaz, importa notar que sempre foi o epicentro da corrupção na Guiné-Bissau.

Manutenção da paz
Um dos pontos de discórdia é a presença de uma missão de manutenção de paz da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Guiné Bissau. O país tem um longo historial de guerras civis e golpes de Estado: José Mário Vaz foi o primeiro Presidente guineense desde 1999 a terminar um mandato sem ser derrubado. Se o objetivo da missão da CEDEAO era manter a paz, hoje em dia é alvo de críticas pela oposição, que a acusam de ingerência. "O Governo tem de investir na capacitação das nossas forças de defesa e segurança. Não é ir recorrer às forças estrangeiras", garantiu o líder do Madem-G15 à Lusa.

Quando a Guiné-Bissau teve durante alguns dias dois Governos, um do primeiro-ministro Aristides Gomes, do PAIGC, outro de Faustino Imbali, nomeado pelo Presidente e apoiado pela oposição, foi a CEDEAO que forçou Imbali a demitir-se. "Não podemos aceitar novos colonizadores", criticou José Mário Vaz. Já o antigo colonizador da Guiné-Bissau, Portugal, que apoiou o Governo do PAIGC, também foi alvo de críticas de ‘Jomav".

Nesta segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau o candidato do MADEM G-15 General Umaro Sissoco Embalo é único que apresenta soluções viáveis para o desenvolvimento do país, General Sissoco apresenta-se como favorito principal ao cargo do próximo presidente da República da Guiné-Bissau.

RTP África Notícia

Fonte: Bissau Última-Hora

OPERAÇÃO TURBADA. MAIS UM DIA DE TRABALHO. ZONA LESTE AO RUBRO. DEUS NA CEU & MINISTRO BOTCHE CANDE NA TERRA.


CAUR SECÇÃO DE BADORA

SINTCHAM HÁDI. 

LION NA BUSCA CABRA DI MATO.

PIQUENA PARAGEM EM BAMBADINCA LESTE DE PAÍS.

Junior Gagigo 

Funeral

A família Cassama informa que as cerimónias fúnebres do saudoso irmão INFALI SOARES CASSAMÁ, falecido ontem à noite em Bissau, vítima de doença, vão se realizar este domingo dia 22/12/2019 pelas 14h em BINAR.
O cortejo fúnebre sai de Bissau a partir da CASA GRANDE, GÃ CASSAMA no bairro de Belém pelas 12h30m.


Califa Soares Cassama

O GENERAL DI POVO REAGE AS PROVOCAÇÕES E AS TENTATIVAS DELIBERADA DE RETENÇÃO DE SEUS MATERIAIS DE CAMPANHA.

DE REFERIR QUE, JÁ NA PRIMEIRA VOLTA DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL AS ALFANDEGAS PRIVARAM O GENERAL DE PARTE CONSIDERÁVEL DE SEUS MATERIAIS DE CAMPANHA E QUE SÓ RECUPEROU 3 SEMANAS DEPOIS DE 24 DE NOVEMBRO.

DESTA VEZ O GENERAL DI POVO DENUNCIA E REAGE:

THE "GENERAL OF THE PEOPLE" REACTS TO PROVOCATIONS AND DELIBERATE ATTEMPTS TO DETAIN HIS CAMPAIGN MATERIALS.

It should be noted that, during the first round of the presidential election, the Customs deprived the general of a considerable amount of their campaign materials which were only recovered 3 weeks after November 24 election.

 BUT THIS TIME, “THE GENERAL” PUBLICLY DENOUNCED AND RETORTS TO THE PROVOCATION

Por Rogerio Dias

O Democrata Osvaldo Osvaldo - Repito concordo plenamente com sincronicidade da Decisão d" Umaro Sissoco Embalo. Sobre uso de força abusiva nato de rebelião neste caso

Irmão Guineense com todo respeito e consideração para de me incomodar no privado
Repito concordo plenamente com sincronicidade da Decisão d" Umaro Sissoco Embalo. Sobre uso de força abusiva nato de rebelião neste caso. Quem poder ouvir isso que fica preparado agora mesmo repito aqui ao público internamente onde estou, em instante para reafirmar isso ao vivo no Facebook live.
Afirma o Democrata em Ação.


My Guineans Brother with all due respect, this consideration has stopped to bother me in private.
I repeat, I completely agree in synchronization with the Decision of "Umaro Sissoco Embalo, on the use of abusive force, born of rebellion in this case.
Anyone who can hear this should be prepared. Right now, I repeat here in the public, internally where I am, in an instant, to reaffirm this live, on Facebook. live

O Democrata Osvaldo Osvaldo

Líder do MADEM G-15, Sr. Braima Camará em contato com os eleitores a nível da região de Bafatá, na sua intervenção o BC destaca grandes linhas de investimentos na região caso seu candidato vencer as eleições de 2019


MADEM G-15 leader, Mr. Braima Camará in contact with voters at the Bafatá regional level.

In his speech, Braima Camará highlights major lines of investment in the region should his candidate win the 2019 elections.

He also made reference to MADEMG-15’s election campaign materials that are unfairly detained at the customs at the border city of São Domingos, region of Cacheu, in northern Guinea-Bissau; by Aristides Gomes's government

Bissau Última-Hora/Faladepapagaio

Bó OBI DRITO KÊ KI JOÃO BERNARDO NINO VIERA NA PUNTA BOS,TEMPASENSA OBIL...



Assaimin Assabirin

França e oito países africanos acabam com moeda franco CFA

A França e oito países africanos anunciaram, sábado, um acordo para pôr fim ao franco CFA, moeda do tempo colonial.


Esta "reforma histórica", como lhe chamou o Presidente francês, foi anunciada sábado, durante a visita de Emmanuel Macron à Costa do Marfim.

O franco CFA vai passar a chamar-se Eco, anunciou o Presidente marfinense, Alassane Ouattara, em nome de oito países africanos: Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.


"Decidimos uma reforma do franco CFA com três alterações principais, entre as quais a mudança de nome", "o fim da centralização de 50% das reservas no Tesouro francês" e "a retirada de França das instâncias de governança em que está presente", explicou Ouattara, em conferência de imprensa, acompanhado por Emmanuel Macron.

"O Eco terá vida em 2020, congratulo-me com isso", disse Macron, assumindo que a França quer uma relação "descomplexada" com a África Ocidental.

Conhecido como "o franco das colónias francesas de África" - dos oito países signatários apenas a Guiné-Bissau não cabe nesta definição, por ter sido colonizada por Portugal -, o franco CFA foi criado em 1945 e era contestado por uma grande parte das opiniões públicas dos agora países independentes como um resquício da presença colonial francesa.

jn.pt/mundo

Campanha eleitoral 2ª volta: SISSOCO AMEAÇA INTERROMPER CAMPANHA DE SIMÕES PEREIRA SE O EXECUTIVO CONTINUAR A BLOQUEAR SEUS MATERIAIS DE PROPAGANDA NAS ALFÂNDEGAS


O candidato do Movimento para a Alternância Democrática – Grupo 15 (MADEM – 15) às eleições presidenciais, Úmaro Sissoco Embaló, ameaçou impedir o candidato dos libertadores (PAIGC), Domingos Simões Pereira, de prosseguir com a campanha eleitoral, se o governo de Aristides Gomes continuar a reter injustamente os seus materiais de campanha eleitoral na delegacia das alfândegas na cidade  de São Domingos, região de Cacheu no norte da Guiné-Bissau.

Embaló fez esta advertência durante um comício popular realizado esta noite, 21 de dezembro de 2019, na cidade de Buba, região de Quínara no sul do país, depois de percorrer algumas aldeias dos sectores de Empada e Fulacunda. 



Na sua intervenção, Úmaro Sissoco Embaló avisou o executivo para liberar os seus materiais de propaganda  eleitoral o mais tardar até amanhã, caso contrário diz que “não haverá segunda volta das eleições presidenciais agendada para o próximo dia 29 de dezembro”. E classificou ainda a atitude do governo de uma “sabotagem” à sua candidatura em detrimento do seu adversário.

“O comportamento do governo em relação a minha candidatura não é normal. Sou um candidato às eleições presidenciais e tenho os mesmos direitos que o meu adversário”, criticou o candidato do MADEM igualmente suportado pelo Partido da Renovação Social (PRS) bem como pelo líder de Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) e candidato derrotado na primeira volta, Nuno Gomes Nabiam.



Sobre a construção das vias rodoviárias, preocupações levantadas pelos populares daquela zona, Úmaro Embaló disse que se for eleito no dia 29 de dezembro, a partir do mês de fevereiro, usará a sua influência junto do executivo para alcatroar todas as estradas do sul do país e  permitir  o escoamento dos produtos para a capital Bissau.


Texto OdemocrataGB

GUINEA-BISSAU - ELECTION CAMPAIGN ROUND 2: SISSOCO THREATEN TO DISRUPT SIMÃO PEREIRA CAMPAIGN IF THE EXECUTIVE CONTINUES TO BLOCK HIS CAMPAIGN MATERIALS AT THE CUSTOM OFFICE IN THE NORTHEN REGION OF THE COUNTRY

The presidential candidate of MADEM G-15 in this month presidential elections, Úmaro Sissoco Embaló, threatened to prevent the candidate of (PAIGC), Domingos Simões Pereira, from continuing with the electoral campaign if the government of Aristides Gomes continues to unfairly retain his election campaign materials at the customs station in the city of São Domingos, northern region of Guinea-Bissau.

Embaló made this warning during a popular rally held this night, December 21, 2019, in the town of Buba, Quínara region in the south of the country, after touring some villages of Empada and Fulacunda sectors.

In his speech at the rally, Úmaro Sissoco Embaló warned the executive to release his electoral propaganda materials no later than tomorrow; otherwise he says "there will be no second round of presidential elections scheduled for December 29." He also called the government's attitude of "sabotaging" his effort against his opponent.

“Government behavior towards my candidacy is not normal. I am a candidate for the presidential election and I have the same rights as my opponent,” criticized the MADEM candidate equally supported by Partido da Renovação Social (PRS) as well as Assembleia do Povo Unido –Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU)-PDGB), Movimento Botche Cande, Movimento Jomav and other opposition candidates defeated in the first round, of the presidential election.


Concerning the construction of the highways, raised by the people of the area, Úmaro Embaló said that if elected on December 29, the construction will start in February, 2020. He promised to use his influence with the executive to tar all the roads in the south of the country to facilitate the flow of its products to the capital Bissau.


Campanha eleitoral 2ª volta: SIMÕES PEREIRA AFIRMA QUE SE FOR ELEITO VAI PÔR TERMO À DIVISÃO

O candidato apoiado pelo partido Africano da independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, afirmou que a “divisão racial” no país terminará com a sua eleição. Pereira apelou à união entre os guineenses e acusa o seu adversário na corrida ao Palácio da República, Úmaro Sissoco Embaló, de ter sustentado a sua campanha eleitoral com base no etnicismo e tribalismo.

O candidato dos libertadores proferiu estas declarações  no princípio desta noite, 21 de dezembro de 2019, num comício popular realizado no bairro de “Gã-Biafada”, periferia de Bissau. Na ocasião, Simões Pereira  transmitiu ao poder local  o recado que terá recebido na zona sul do país,  para apostar no desenvolvimento, pois o trabalho desenvolvido naquela zona não só reflete o sacrifício  consentido pelo PAIGC mas também espelha a aposta do partido em desenvolver a Guiné-Bissau.  

Pereira defendeu a transparência e a defesa dos interesses dos guineenses e, consequentemente,  influenciar o governo, no âmbito da sua magistratura, a criar projetos para o desenvolvimento do país.  

Para Domingos Simões Pereira, mesmo experimentando a ignorância, sabe-se que é  prioritário investir no setor da educação, “pois o direito à educação é gratuito”, sustentando que “não pode haver   exclusão  nesta matéria”.

O candidato do PAIGC a segunda  volta das presidenciais de 29 de dezembro afirmou que será candidato de “fome zero” para fechar o ciclo de mortalidade infantil ou neonatal na Guiné-Bissau, bem como garantir emprego a jovens. Assegurou ainda que durante a sua presidência, perder tempo nas bancadas será inútil.


Domingos Simões Pereira assegurou igualmente que durante os cinco anos de mandato presidencial acabará com escolas de barracas, como também não haverá greves nas escolas públicas do país.

“Nos próximos cinco anos vou criar a estabilidade e emprego para os jovens. Cada um tem que ter a dignidade de  ser guineense”, finalizou Domingos Simões Pereira.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.

OdemocrataGB