quarta-feira, 9 de outubro de 2019

PAIGC envolvido no tráfico de droga na Guiné-Bissau?

Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, nega qualquer envolvimento dele e do seu partido no crime organizado e pede para deixar a justiça concluir a investigação. Partidos da oposição insistem na necessidade de um debate de urgência sobe droga no Parlamento. A comunidade internacional quer esclarecimento cabal do assunto. DSP escreve os traços de quem vende droga na Guiné-Bissau.



DW Português para África

Para refrescar nossa memória - Sexta-feira, 20 de setembro de 2019





EXCLUSIVO/CUSSAS NA KINTI - Dentro de momentos os nomes de vários agentes da PJ guineense envolvidos na Operação Navarra com alto índice de corrupção, escroque, pilantragem e canalhice. Agentes/ Inspetores camuflados de Bandidagem.

Por https://dokainternacionaldenunciante.blogspot.com/

Mas antes de tudo, a equipa de Doka Internacional esta na colheita/ recolha dos bens dos mesmos para que possamos perguntar ao mundo das suas folhas salariais- Viaturas, casas, etc.

Iremos falar de Militares que sem o conhecimentos das forças armadas efetuaram operações de sequestros a Braima Seide Bá..., iremos falar de um senegalês que teria tomado 140 mil euros a este jovem empresário e que posteriormente foi recuperado por quem? 

Adivinhem!!!
Porque razão Braima Seidi Bá foi detido pela PJ em 2010/ 2011? 

Quem são os agentes que a todo custo tentam aniquilar Braima Seidi Bá??? Quem forma os jovens as pessoas muito próximas a Braima Seidi e que este ajudou e que os mesmos lhes vieram a trair???

Ultima Hora


Graças ao trabalho incansavél de Doka Internacional no que toca a vergonhosa Operação Navarra- Drogas, a PJ guineense perde credibilidade perante a comunidade internacional representados/ sediados em Bissau.

Alguns elementos da PJ poderão ter forjado provas, mas o que está confirmado desde já é o espancamento e tortura de todos os detidos para estes incriminassem a varias personalidades inclusive ao Braima Seidi Bá.



7 de outubro às 15:48 Policia Judiciária guineense tortura detidos para que estes mencionem nomes de inocentes? Operação Navarra  Doka Ferreira









Por dokainternacionaldenunciante

Damos a conhecer os despachos do Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, referente a denuncia de uma cidadã detida na Esquadra Policial de Assomada- Comando Regional de Santiago Norte e a denuncia do cidadão Guineense Jorge Mário Fernandes alegadamente retido na Unidade de Fronteira na Praia.






Fonte: Ministério da Administração Interna de Cabo Verde

«COMPETÊNCIAS» SECRETARIA DE ESTADO DO ENSINO SUPERIOR E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA


Por conosaba.blogspot.com

Nantoi - Nó ermosis guinensis ku na vivi na Portugal bô sai na rua pá bô neni bó homi de paz ki estabilidade

Por Papa Jomav

Bo rasta turpesa diritu bó sucuta que ki José Mário Vaz na conta bos kal ki manobras de mal feitoris traficante de drogas está na fassi dentro de no país.

Geny Fernandes Mane Maiga Injai Dara Fonseca Ramos Cady Djaló Matcho Dicaprio Merveleux Atchara Dunu de Quelele Acury Vaz Correia Jorge Herbert Gaitu Balde Badjeba Camara Mutaro Cassama Cassama Luis Cabral

Qui restante de djintis quim Ka tchama bó pertusi djintis pá é sucuta é ntindi recadu ki José Mário Vaz na dissa pá fidjus guine ki bai buska vida na Portugal.

José Mário Vaz está dja caminho pa Portugal.

Homi de paz


José Mário Vaz, Presidente da República da Guiné-Bissau, desloca-se hoje à Portugal e Espanha na Europa, para uma visita privada de cinco dias


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE GUINÉ BISSAU DR. JOSÉ MÁRIO VAZ, TERÁ UM ENCONTRO COM A COMUNIDADE GUINEENSE EM PORTUGAL




By Junior Gagigo

INSS fecha casa de alojamento


A Casa de Alojamento dos Doentes Evacuados (CADE), propriedade do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) será encerrada no final do presente mês. Os doentes alojados, dispõem de duas opções:

1. Regressar para a Guiné-Bissau a custa do INSS. O seguimento a tratamento será dado em conformidade com às orientações médicas.

2. Ficar em Portugal, por conta própria. Isto é, o INSS não terá qualquer responsabilidade e nem pode garantir alguma prestação, para um evacuado que decidir ficar em Portugal.

Os serviços clínicos da CADE estão a tratar casos que requerem cuidados urgentes e permanentes.

A Direcção apela a boa compreensão dos doentes alojados no sentido de tomarem a decisão o mais rápido possível.

Está-se neste momento a procura de novas instalações para o funcionamento da CADE.

GEP/SIC

Por ditaduraeconsenso

SUZI BARBOSA VISITA PORTUGAL

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, desloca-se a Lisboa nos próximos dias, para se reunir com o seu homólogo de Portugal, Augusto Santos Silva.

A informação consta numa de imprensa do Ministério dos Estrangeiros guineense, distribuída à imprensa hoje, na qual revela que a visita de Barbosa, a Lisboa enquadra -se no reforço dos laços de amizade e de cooperação entre os dois Estados e resulta dos contatos estabelecidos entre os dois chefes da diplomacia.

De recordar que, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva visitou a Guiné-Bissau em julho deste ano e foram então analisados aspetos relacionados com o reforço da cooperação entre os dois países.

Durante a sua estada em Bissau, foi rubricado acordo do Programa Estratégico Cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau, que esteve parado desde 2015, quando estalou a crise política guineense.

O acordo tem um envelope financeiro indicativo de 40 milhões de euros e tem como prioridades a promoção da boa governação, estado de direito e direitos humanos, desenvolvimento sustentável e bens públicos globais.






Por: Alison Cabral

Carne criada em laboratório no espaço

Nenhum animal foi maltratado na produção desta "carne espacial".

O cosmonauta Oleg Skripochka conduz a experiência "bife criado em laboratório" a bordo da Estação Espacial Internacional em 26 de setembro de 2019.

Pela primeira vez na História, foi produzida carne no espaço, anunciou uma empresa israelita a 7 de outubro.

A experiência foi feita a bordo da Estação Espacial Internacional através de impressão 3D de biomaterial - em vez de tinta, são utilizadas células, neste caso, de carne bovina.

A Aleph Farms israelita, juntamente com a empresa russa 3D Bioprinting Solutions e com duas empresas alimentares com sede nos EUA, queriam criar um pedaço de carne imitando o processo natural de regeneração do tecido muscular de uma vaca.

A 26 de setembro, obtiveram a prova do sucesso: um pequeno pedaço de tecido muscular de vaca.

A bioimpressão - com uma impressora biológica 3D - é um processo em que os biomateriais, como as células animais, são misturados com fatores de crescimento e depois "impressos" numa estrutura em camadas. Neste caso, a estrutura resultante é um pedaço de tecido muscular.

CARNE ESPACIAL: A EXPLICAÇÃO DE COMO É PRODUZIDA



A impressora biológica 3D "tem uma força magnética que agrega as células num pequeno tecido, que é a carne que é construída", explicou ao site Space.com o responsável pelas relações externas da Aleph Farms, Yoav Reisler.

No entanto, enquanto a bioimpressão 3D tenha sido usada e testada na Terra para coisas como a produção de tecido cartilaginoso, no espaço funciona de maneira um pouco diferente.

"O amadurecimento de órgãos e tecidos bioimpressos em gravidade zero ocorre muito mais rapidamente do que nas condições de gravidade da Terra. No espaço o tecido é impresso todos os lados em simultâneo, como quando se faz uma bola de neve. Na Terra, as células são puxadas para baixo. Na gravidade zero, elas ficam a gravitar e interagem apenas uma com a outra. A impressão em camadas requer uma estrutura de suporte. A impressão em gravidade zero permite que o tecido seja criado apenas com material celular, sem nenhum suporte intermediário ", explicou Reisler.

O pedaço de carne produzido no laboratório espacial
3D BIOPRINTING SOLUTIONS

A grande razão por trás destas experiências da Aleph Farm para produzir "carne sem recurso a abate no espaço", como a empresa descreve, reside nas alterações climáticas, diz a empresa em comunicado.

Como sublinha o relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas de 2019, dado que a criação de animais necessita de grandes quantidades de água e energia, contribui de maneira significativa para as mudanças no clima.

A PRIMEIRA CARNE CRIADA EM LABORATÓRIO

Em agosto de 2013 foi experimentada a primeira carne criada 'in vitro' - um hamburguer fabricado a partir de células estaminais de vaca com 142 gramas e que custou 250.000 euros.


sicnoticias.pt

OPERAÇÃO NAVARRA - PM Aristides Gomes proibido de viajar pelo Ministério Público ?



Also...



Guiné-Bissau: Médicos sim salário durante 12 meses, e sem bom resposta de governo guineense.




Mutaro Uldada Cisse

Guinea-Bissau - IMC PROMOVE GALA PARA RECOLHA DE FUNDOS


O Instituto da Mulher e Criança da Guiné-Bissau (IMC), realiza no próximo dia 19 de outubro em Bissau, uma gala de beneficência, com o fim de angariar fundos, anunciou a presidente da IMC, Maimuna Silla.

De acordo com Silla, os fundos angariados irão reverter para uma associação que trabalha com mulheres vítimas de violência com base no gênero no país.

Em 2018, oficialmente, ao que apuramos junto a esta Rede de Luta contra a Violência na Mulher, dos 46 casos, reportados, contam-se 12 de violência psicológica, quatro de agressão sexual, nove casamentos forçados e seis casamentos precoces, em quecrianças são obrigadas a se casarem com homens escolhidos pelos seus familiares.

Alison Cabral

Guiné-Bissau/Eleições: Líder da oposição critica posições da missão conjunta internacional

O Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15) criticou hoje a missão conjunta da comunidade internacional, lamentando que tenha apenas retomado considerações já feitas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).


Uma missão conjunta internacional, composta por elementos da CEDEAO, União Africana, Organização das Nações Unidas e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) esteve entre domingo e segunda-feira na Guiné-Bissau para avaliar os preparativos das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

Num comunicado emitido no final da visita, a missão salientou que as eleições presidenciais são “imperativamente” para realizar até ao final deste ano, que o escrutínio vai ser organizado pelo Governo que saiu das legislativas de março e os cadernos eleitorais a serem utilizados são os usados no anterior sufrágio, salvo consenso de todos os intervenientes para introduzir omissões.

O Madem-G15 “lamenta profundamente que a missão conjunta não tenha feito nada mais do que retomar os termos do comunicado da última missão ministerial da CEDEAO”, referindo-se ao que considera ser “informações infundadas” de que os chefes de Estado e de Governo da organização terão decidido que o atual executivo vai manter-se até à realização das presidenciais.

O partido, criado por um grupo de dissidentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), relembra que “qualquer Governo, após eleições legislativas, é um Governo de legislatura e emanação parlamentar e, portanto, sujeito à Constituição e às demais leis da República”.

No comunicado, o líder da oposição guineense lamenta o “silêncio” da comunidade internacional às propostas feitas por partidos políticos e candidaturas às presidenciais sobre os preparativos das eleições na “perspetiva da prevenção de qualquer conflito pré-eleitoral e pós-eleitoral”.

O Madem-G15 exige, também, “clareza” no posicionamento da comunidade internacional sobre a atual situação do tráfico de droga, branqueamento de capitais e crime organizado no país.

O partido conclui a afirmar que não vai pactuar com atropelos à Constituição da República.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais em 24 de novembro. A segunda volta, caso seja necessário, vai decorrer em 29 de dezembro.

A campanha eleitoral tem início em 01 de novembro.

O Supremo Tribunal de Justiça deverá anunciar em 15 de outubro os candidatos aprovados para participar no escrutínio.

interlusofona.info




"(...) Desde 2015, a União Europeia já disponibilizou mais de 27 milhões de euros para apoiar a presença da Ecomib no país."

O Conselho de Paz e Segurança da União Africana manifestou "preocupação" com o fim do mandato da Ecomib, força de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Guiné-Bissau e pediu apoio financeiro à comunidade internacional... Ler mais...

Movimento Guiné di Nós - “Para nós, o mais importante é respeitar a lei da Guiné-Bissau e não o que as outras pessoas vêm dizer à Guiné-Bissau


A missão, que inclui a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Africana (UA), Nações Unidas (ONU) e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), chegou a Bissau no domingo, iniciou os contactos com as autoridades guineenses.

Nadeem Cabral de Almada, candidato às presidenciais, disse que o encontro serviu para explicar o “roteiro até às eleições e não deu oportunidade às pessoas para falarem”.

“Para nós, o mais importante é respeitar a lei da Guiné-Bissau e não o que as outras pessoas vêm dizer à Guiné-Bissau. Esta é a nossa posição. Nós, como guineenses, pensamos que quando não há consenso, devemos de respeitar a lei da Guiné-Bissau”, salientou.

Djitu ten !

Movimento Guiné di Nós

INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE GUINÉ BISSAU. DURANTE UM ENCONTRO COM O SEU MOVIMENTO POLÍTICO DE APOIO À JOMAV. ESTA TARDE, NA SUA SEDE NACIONAL EM BISSAU

Jomav acusou Aristides Gomes de ter ameaça-lo de prisão depois de perder eleição! 



Junior Gagigo O PAÍS

Jorge Herbert - Sra. Ministra da Saúde Magda Nely Robalo, constou-me que o Dr. Camilo Simões Pereira tem alguma participação na atividade da Saluspharma na Guiné-Bissau!

Não sei se se lembra, a Saluspharma é aquela empresa de importação de medicamentos de que a Sra. Ministra participou na inauguração de um novo armazém...

Confirma ou desmente Sra. Ministra?

O povo quer saber e aguarda pela verdade...

Por Jorge Herbert