sexta-feira, 20 de julho de 2018

NOTA À IMPRENSA


Depois de uma série de comportamentos que indiciam uma clara, e abusiva ingerência nos vários domínios da vida política nacional, eis que no final do seu mandato, o representante da União Europeia, o português, Victor Madeira, fiel aos seu execrável estilo de representação, de uma das mais prestigiadas Organizações multilaterais do planeta, dá a sua estocada final.

Numa evidente demostração de fraqueza e de cobardia, eivado do ódio que sempre sentiu pelos guineenses, e ressabiamento por não lhe ter sido prolongado o mandato, o português Victor Madeira, desfere um golpe de misericórdia, montando para o efeito uma cena de teatro numa pretensa conferencia de imprensa, para ludibriar os mais incautos, convidando partidos amigos, para com isso tentar lançar mais confusão, na já difícil e complexa crise política guineense. Para o efeito Victor Madeira e os seus amigos encomendaram uma pretensa sondagem de opinião sobre o indicativo de votos nas próximos eleições, em que claramente dá falsa vantagem aos seus amigos.

A propósito, e a exemplo de eleições anteriores, há um partido useiro e vezeiro nestas manobras, que têm como finalidade preparar a opinião publica nacional e internacional para as fraudes que irão cometer nas próximas eleições, porque certamente, não haverá Victores Madeiras que cheguem para atingir sequer os resultados desejados por ele.

O português Victor Madeira, não satisfeito com a solução política consensualmente encontrada, que nos possa levar às eleições a 18 de Novembro próximo, o ainda representante da União Europeia, vem a público mentir, com ajuda de alguns sectores retrógrados guineenses sobre o andamento no nosso processo eleitoral, produzindo falsas afirmações sobre a disponibilidade financeira dos parceiros de cooperação, quando todos sabemos que o único depósito até o momento, existente, à disposição do PNUD, é de USD 2 300 000 (Dois Milhões e trezentos mil Dólares), disponibilizados pelo Governo da Guiné-Bissau.

A maioria da classe política guineense, de há uns anos a esta parte, vem manifestando a sua estranheza e indignação sobre o conteúdo dos relatórios sobre a situação política produzidos pela maioria do representantes residentes das Organizações Internacionais acreditadas na Guiné-Bissau.

É perceptível que esses relatórios são propositadamente desvirtuados das realidades, falsificando factos a seu bel-prazer, movidos pelo desejo de continuarem nos seus postos de trabalho que lhes rende salários avultados. São por isso capazes de tudo, pronunciando-se até em assuntos domésticos para as quais não têm competência, apenas para garantirem a sua permanência na Guiné-Bissau, sem se importarem que estes indignos comportamentos possam causar danos irreparáveis ao povo guineense.

Para o Partido da Renovação Social fiel aos princípios democráticos enformadores desta Nação, dispensa a presença de representantes como o Victor Madeira no nosso convívio.

Bissau, 20 de Julho de 2018

Victor Gomes Pereira
O Porta-voz

Prs Bissau

O colectivo dos professores novos ingressos colocados recentemente realiza, esta manhã, em Bissau, uma marcha pacífica para exigir, do governo, o pagamento dos salários.

Os professores vestidos de preto dizem que, desde a colocação, até agora não receberam nenhum mês de salário.


Rádio Sol Mansi

UNTG - Nova greve marcada para próxima semana

Bissau, 20 Jul 18 (ANG) - A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG)prevê para o proximo dia 24,o início de  uma nova greve desta vez para  10 dias, reivindicando o reajuste salarial, o pagamento da divida aos funconários públicos referentes ao 2003, entre outras.

A informação foi dada pelo Secretário-geral desta Central Sindical, Júlio Mendonça em declarações à imprensa hoje à margem da cerimónia de tomada de posse dos membros de nova direcção do Sindicato do Ministério das Finanças.

Júlio Mendonça explicou que criaram uma Comissão  Negocial de greve e que só vão aceitar as promessas que vão ao encontro das suas revindicações de modo a melhorar situação dos funcionários da Guiné-Bissau.

Sublinhou que a UNTG estará sempre desposta para lutar à favor do bem-estar dos funcionários públicos e que vão dialogar com o patronado na busca de uma solução definitiva.

“Perante o desrespeito promovido pelos dirigentes políticos e governativos, a Central Sindical jamais ficará indiferente às violações grosseiras perpetuadas pelos sucessivos governos contra a vida e bem-estar dos servidores públicos e trabalhadores em geral”, referiu o secretário-geral. 

Trata-se da  sexta vaga de greve que a UNTG leva a cabo este ano reivindicando, para alem do reajuste salarial e pagamento da dívida aos funcionários de 2003,  a aplicação de nova grelha salaria e o pagamento de subsídio de abono familiar aos  servidores públicos.  

ANG/AALS/ÂC//SG

SABIA QUE a Chita é o animal mais rápido do mundo?

A chita é capaz de atingir velocidades superiores a 110 km/hora e chegar dos zero aos 72 km/hora em apenas... dois segundos.


Segundo a revista National Geographic, e o estudo Proceedings of the National Academy of Sciences, “restam apenas 7.100 destes grandes felinos na natureza".

"Uma redução para cerca de metade das 14 mil chitas que se estimava existirem em 1975, altura em que os investigadores fizeram a última contagem abrangente destes animais em todo o continente africano”, destaca a publicação.

A intervenção do ser humano no habitat natural destes animais é mais uma vez a grande responsável por estes números.

Inacreditavelmente, as crias de chita são também procuradas como animais de estimação, em algumas partes do mundo.

Célia Beira Alta

Sociedade Protectora dos Animais


PARCERIA COM A
SOCIEDADE PROTECTORA DOS ANIMAIS
SIGA-OS NAS REDES SOCIAIS!

Pescas - Empossados novos directores gerais do ministério


Bissau, 19 Jul 18 (ANG) – A ministra das pescas Adiato Djalo Nandigna deu hoje posse à  novos directores-gerais daquela instituição  aos quais atribui a responsabilidade de  promover o desenvolvimento sustentável do sector, mediante adopção de mediadas que permitam a preservação, gestão e exploração racional dos recursos pesqueiros sob jurisdição da Guiné-Bissau.

“Estamos a iniciar o novo período em que pretendemos dar continuidade ao que de bom foi feito e corrigir os erros cometidos”, disse .

Defendeu a necessidade de acabar com as lutas políticas que visam apenas o saquear o bem publico e conduzir o país para o abismo e recomendou trabalho para o bem-estar do povo guineense em geral.

“É imperiosa proceder a restruturação e ao redimensionamento do ministério para que os seus órgãos e serviços possam actuar com maior eficácia”, afirmou.

Adiato Nandigna disse precisar de um ministério como uma marca colectiva e não de distinção pessoal.

O novo Secretário- geral do Ministério da Pesca, Paulo Baranção, em nome dos empossados, pediu a colaboração dos funcionários para  que possam dar a contribuição que se espera do ministerio para o  desenvolvimento económico do país. 

ANG/LPG//SG

TRAGÉDIA - Embarcação com mais de 160 migrantes africanos afundou-se no Iémen

Uma embarcação que transportava mais de 160 migrantes africanos afundou-se ao largo da província de Shabwa, disseram as autoridades de segurança do Iémen e líderes tribais na quinta-feira à agência de notícias Associated Press.


As mesmas fontes não conseguiram indicar se há alguma morte a registar ou se algum migrante foi resgatado.

As autoridades e líderes tribais informaram que o barco partiu do porto de Bosaso, na Somália, carregando 100 somalis e 60 etíopes, incluindo mulheres e crianças.

Os oficiais do Iémen insistiram em falar anonimamente porque não estavam autorizados a informar os 'media' e os líderes tribais por medo de represálias.

Os migrantes africanos continuam a rumar ao Iémen, apesar de estar a ser devastado pela guerra, na tentativa de chegarem aos países mais ricos do Golfo

Por Lusa

Ministério da economia e Finanças - Nova direcção do Sindicato de base toma posse


Bissau, 20 Jul 18 (ANG) – Os membros da nova direcção do Sindicato de base do Ministério das Finanças foram empossados hoje para um mandato de quatro anos .

Após a cerimónia do empoçamento, o novo Presidente do referido sindicato Valentim Sá da Silva prometeu trabalhar em  defesa dos interesses dos funcionários do Ministério das Finanças.

“Lutaremos para boa performance do Ministério das Finanças, para a melhoria de condições de vida dos funcionários dessa casa com base na colaboração com a Direcção Superior do Ministério”, garantiu.

Valentim disse que a equipa que dirige vai dar os seus máximos para não “defraudar ou frustrar” as espectativas dos funcionários.

Por sua vez, o secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) Júlio Mendonça disse que cabe os sindicalistas zelarem sempre pelo bem-estar dos funcionários e que a luta para alcançar a melhoria de condições de vida dos mesmos devem ser consideradas sempre como uma prioridade.

“Na realidade a única arma que os trabalhadores têm é de se unirem e zelarem pelos seus direitos na base de revindicações, isto é, uma vez que não está ser respeitada os seus direitos”, disse Mendonça.

O secretário-geral da UNTG aconselhou os trabalhadores a optarem sempre pela união na resolução dos seus problemas, tendo acrescentado que um sindicato jamais deve submeter as ordens da direcção de forma a fazer o seu trabalho com base na isenção.

A direcção recém-empossada tem 13 membros, mas só tomaram posse 08, e os restantes 05 ausentaram por razões desconhecidas.

O novo presidente do sindicato de base de Ministério das Finanças foi eleito no passado dia 21  de Junho,com  47 votos à favor contra 15 do seu adversário, num universo de 63 delegados votantes, tendo sido registados 62 votos validos e 1 nulo.  

ANG/AALS/ÂC //SG

Mulheres pedem 40 por cento dos lugares no hemiciclo


Bissau, 20 Jul 18 (ANG) - A presidente da plataforma política das mulheres (PPM) guineenses, Silvina Tavares, entregou quinta-feira ao líder do parlamento, Cipriano Cassamá, um anteprojeto de lei que esperam venha a ser adotado, permitindo que a próxima legislatura tenha pelo menos 40 por cento de deputadas.

Atualmente, o parlamento guineense, composto por 102 deputados, conta com 14 mulheres.

A presidente da PPM, entidade integrada por organizações sociais e políticas de mulheres, disse aos jornalistas que Cipriano Cassamá prometeu sensibilizar as bancadas parlamentares sobre a necessidade de o tema ser agendado e, eventualmente, aprovado já na sessão parlamentar que começa na segunda-feira, dia 23.

"Há que haver uma lei que imponha o número de mulheres nas litas eletivas, cabeças de listas, dos partidos para as eleições legislativas", defendeu Silvina Tavares, que admite ser uma discriminação positiva "necessária e urgente" na Guiné-Bissau.

A presidente da PPM espera que os partidos acolham a ideia e aceitem aprovar a lei que, defende, vai trazer "bons reflexos" ao parlamento e à governação do país.

As mulheres representam cerca de 52 por cento da população, mas a presidente da rede das mulheres parlamentares, Suzy Barbosa, não entende "como é que apenas 10% têm participação na política e apenas 25% ocupam cargos na administração pública".

Volvidos cerca de 25 anos desde a abertura do país ao pluralismo político, o parlamento passou de 30 deputadas para 14 a partir das últimas eleições legislativas, realizadas em 2014, refere ainda Barbosa, uma das principais vozes pela emancipação da mulher guineense, igualdade e equidade entre os géneros.

ANG/Lusa

UMARO DJAU EM BISSAU - CONCORRE ÀS ELEIÇÕES 2018

O presidente do Movimento Guineense para o Desenvolvimento (MGD), Umaro Djau chegou hoje a Bissau para participar na primeira Convenção nacional do seu partido. Aos jornalistas, Umaro Djau apresentou as linhas ideológicas do MGD e afirma que um jornalista pode criar partido político.


CLOSSVANY

Baciro Djá disse hoje que o seu partido vai apresentar-se nas eleições legislativas

O líder da Frente Patriótica Nacional (Frepasna), Baciro Djá disse hoje que o seu partido vai apresentar-se nas eleições legislativas de 18 de novembro e que dentro de duas semanas fará o seu Congresso Constituinte.

Djá falava aos jornalistas no aeroporto de Bissau no regresso de uma deslocação a Portugal.


CLOSSVANY

CONSELHO DE MINISTROS: novos diretores:

Mónica Buaró da Costa é a nova diretora da Rádiodifusão Nacional, substituíndo Abduramane Turé.







Aliu Cande

Entrevista do antigo Presidente da Guiné-Bissau, Manuel Serifo Nhamadju, no programa Noite Jovem, com Lassana Fati, na Rádio Jovem

Parte 1 - SOBRE PAIGC E CRISE POLÍTICA



Parte 2 - SOBRE MADEM E MEDIAÇÃO INTERNACIONAL


Parte 3 - FUTURO POLÍTICO E 4 ANOS DE JOSÉ MÁRIO VAZ PRESIDENTE DA REPÚBLICA


PRS acusa Vítor Madeira dos Santos de encomendar sondagem

O porta-voz do partido da Renovação Social (PRS) Vítor Pereira acusou hoje o representante da União Europeia na Guiné-Bissau, Vítor Madeira dos Santos de encomendar sondagem para ludibriar os mais incautos, tentando lançar mais confusão, na já difícil e complexa crise política guineenses.



Com Alison Cabral