quarta-feira, 22 de julho de 2020

💬 #LaGrandeInterview 📹 - Général Embaló, un gage de sécurité pour la Guinée-Bissau ?

🔎 Dans La Grande Interview, Samantha Ramsamy reçoit Umaro Sissoco Embaló, président de la République de Guinée-Bissau.


Bissau Última hora

Ministro do Interior sr Botche cande deu ordem as suas forças policiais para pôr fim de cobrança ilícita das Motorizadas. E pede a união entre a força policial e a população

Os salários já foram pagos.

Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social

Os salários já foram pagos.

Saiba como manejar o seu salário, mediante a sua quantidade, para que garanta o seu sustento até ao dia 20 do próximo mês.
Dias melhores virão, para que possa elevar o seu nível de vida.
O trabalho faz o Homem e um viva aos trabalhadores da Guiné-Bissau.

Algumas indicações pa marcha di amanhã na Sacavém.


1 - Marcha i pacífica, ou seja nô ka pudi bai perturba nim um cidadão de qualquer forma.

2 - Nô tem k rispita regras di distanciamento social em vigor na Lisboa (2m).

3 - Obrigatório leba máscara proteção (COVID-19).

4 - Durante percurso, nô capaz de enfrenta alguns desordeiros k na tenta impidinu di concretiza nô objetivo (marcha pacífica).
Nô tem k ignora tudo tipo de provocações, nô foca na objetivo.

5 - Uma vez na local di protesto, nô manti di forma ordeira e em silêncio, exibindo apenas cartazes que na disponibilizado amanhã na local di encontro.

ROTUNDA DI SACAVÉM
HORA: 14:00
PARTIDA PA LOCAL: 14:30

Fonte: Belmiro Pimentel

Guine Bissau - 4a sessão apresentações de relatórios das Comissões Espec...

SISSOCO AGRACIA COM MEDALHA “AMÍLCAR CABRAL” OS EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA E A SUA PESSOA

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, decidiu condecorar com a medalha “Amílcar Cabral” todos os ex-Presidentes da República e a própria pessoa, e com a “Ordem Nacional das Colinas de Boé”, os Presidentes de Transição e Interinos da Guiné-Bissau.  

Nos dois decretos presidenciais (30 e 31/2020) datados de 22 de julho de 2020, o Chefe de Estado justificou a medida com o fato de essas figuras terem desempenhado um “papel relevante no exercício das funções de Presidente da República da Guiné-Bissau e pelas suas qualidades excecionais de homens e patriotas, que dedicaram parte das suas vidas a defender o interesse do país e dos guineenses”.

O Presidente da República referiu ainda, nos dois documentos, que a decisão foi assumida, porque também o Conselho de Ministros, reunido em 09 de Junho de 2020, se “pronunciou favoravelmente ao agraciamento e distinção a todos os ilustres compatriotas que exerceram funções de Chefe de Estado da Guiné-Bissau, doravante todos com o título de Presidentes da República em exercício de funções”.

As personalidades agraciadas com a medalha “Amílcar Cabral” são Luís Almeida Cabral, ex- Presidente do Conselho Estado, João Bernardo Vieira “Nino”, ex-Presidente do Conselho da Revolução, do Conselho do Estado e o ex-Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, Ex-Presidente da República Interino e ex-Presidente da República, Kumba Ialá, ex-Presidente da República e José Mário Vaz, ex-Presidente da República e Umaro Sissoco Embaló, Presidente da República em exercício.

Em relação à condecoração nacional “Ordem Nacional das Colinas de Boé”, o Chefe de Estado vai condecorar Henrique Pereira Rosa, ex-Presidente da República de Transição, Raimundo Pereira, ex-Presidente da República Interino e Manuel Serifo Nhamadjo, também ex-Presidente da República de Transição.

De acordo com os decretos presidenciais que o jornal O Democrata teve acesso, “as cerimónias de condecoração revestir-se-ão de solenidade reservada aos atos do Estado”.

Por: Filomeno Sambú




Presidente do Tribunal de Contas: “COMBATE À CORRUPÇÃO ESTÁ ENTRE OS DESAFIOS GLOBAIS PARA CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO”


22/07/2020 / Jornal Odemocrata

O presidente do Tribunal de Contas (TC), Dionísio Cabi, afirmou esta quarta-feira, 22 de julho de 2020, que o combate à corrupção e a implementação de mecanismos de controle e de transparência na gestão da coisa pública destacam-se como um dos mais sérios desafios globais, visando o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Cabi fez essa chamada de atenção durante os trabalhos de validação do Índice de Transparência Orçamental, executado pelo Observatório Democrático e Governança (ODG). 

Dionísio Cabi sublinhou que o desafio de combate à corrupção jamais poderá ser resolvido apenas com o esforço de uma única instituição ou organização, por isso destacou que a troca de experiências e de informações e cooperação interinstitucionais são essenciais para alcançar os objetivos pretendidos e mitigar o fenómeno da corrupção.

O presidente do TC defendeu que a corrupção é um desafio que deve ser encarado com determinação por todos os cidadãos, bem como a sua fiscalização, tendo apelado à sociedade civil a contribuir com ações de fiscalização, na observância ao princípio da democracia financeira e no incremento da política de boa governação.

Admitiu, por isso, que a sua instituição, enquanto entidade fiscalizadora da legalidade e da regularidade da atuação na administração pública, estará aberta a colaborar com qualquer entidade na sensibilização e no fomento da política da boa governação, através da implementação de mecanismo de controlo e de transparência.

Por sua vez, o Procurador Geral da República(PGR), Fernando Gomes, sublinhou que a transparência orçamental geral é o acesso imediato e tempestivo à informação abrangente e compreensível sobre as atividades do governo com o objetivo de permitir aos cidadãos avaliarem a confiabilidade da posição financeira e os verdadeiros custos e benefícios das atividades do governo, incluindo as indicações económicas e sociais presentes e futuras de disponibilizar ao público em geral, as informações sobre as estruturas e as funções do governo, objetivo da política orçamental e as contas de emissão pública.

“A regra de Transparência Orçamental na Guiné-Bissau obriga a que todos os subsetores do setor público e administrativo melhorem qualitativa e quantitativamente a informação que devem prestar para garantir um perfeito conhecimento da forma como cada um executa o seu próprio orçamento”, indicou.

“A corrupção não só ameaça a boa governança e o desenvolvimento político e económico do Estado como também acarreta danos às empresas e ao investimento”, referiu, para de seguida alertar que “uma sociedade corrupta é uma sociedade em morte lenta, sem segurança nem valores éticos e morais e muito menos esperanças para o futuro e o respeito pelos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos”.

O PGR sublinhou que o combate à corrupção no aparelho do Estado deve ser permanente, por isso exige constância, vontade e estratégias adequadas para o seu combate. “Pois, além de insidiosa e arrogante, a corrupção, nunca poderá ser completamente estripada como um todo, sempre resistirá algum foco latente”, advertiu.

Por: Carolina Djemé

Fotos: C.D  

SAÍDA DO ENCONTRO DA REPRESENTANTE DO MADEM G-15, DJARA SANO, NO PARLAMENTO EUROPEU COM OS EURODEPUTADOS EM BRUXELAS


A representante do MADEM G-15, ja se encontra no capital Belga, em Bruxelas, para desmascarar os militantes do PAIGC, que usam nome do povo guineense para reivindicar os interesses obscuros do Domingos Simões Pereira.
Ainda a nossa emissária tera encontro de trabalho com eurodeputados no parlamento Europeia.


Estamos a Trabalhar / Bissau Última hora

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses
Bom dia Portugal

Os meus agentes já estão instalados no terreno todos contém informações suficientes, como conhecimento que pode resultar em uma perda de vantagem do DSP, ou do nível de segurança no condomínio, caso revelada a outros factos concretos muitos vão perder cabeça, irmãos pátriotas Domingos Simões Pereira, está sofrer baixa desconhecida confiabilidade dos intenções indetermináveis no prédio neste exato momento as minhas informações são fidedignas, DSP tenta antecipar um avô portuguesa da situação e se deu mal, estou neste preciso momento dentro do condomínio fechado lado a lado a fortuna do povo soberano é impressionante tamanho de luxo, estou a fazer um trabalho árduo que purifica o caráter do DSP. Essa é pra você que tá pensando em desistir! 👏👏👏.


Fiquem avontade não vou responder "Drácula" que está neste exato momento a fazer romance de ficção gótica, ele não me conhece, como também eu não sei de quem se trata a figura estranha, mas se Deus quiser robô da missão "rovers" vendo nos meus olhos acesos cara /cara a história muda na hora, portanto pátriotas a redação folha vitória é inevitável como também é irreversível, MARCHA EM FRENTE, UNIPESSOAL força da nação soberana e povo gigante e extremamente forte somos imbatíveis e imparáveis, O. C. D- Organização Cívica da Democracia em ação.

Eu sou amigo de grandes livros inspirados pelos grandes sábios, porquê? porque os grandes pensadores sempre escolhem as suas próprias caminhadas, pensam seus próprios pensamentos, impertubados, igual a águia com visão alargada e voar mais alto.

Objetivos do censo aqui em Lisboa, é traçar o perfil da população, importância do recenseamento geral do produto de furto ou roubo!

Como eu disse na frase em cima, não vou responder "Drácula" más apenas vou responder DSP, enão qualquer um vago limitado figurinos de filmes não me interessa, eu me preocupo com auditores, agora é a hora de ação e não de palavras, a minha presença aqui em Portugal muitos fracos estão a emagrecer ainda mais.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.

Alguns desalojados do poder, após as últimas eleições presidenciais na Guiné-Bissau...

Jorge Herbert

Esan Dance Igbabonelinmhin (Dance of the Spirits) By: Esan League Online

Declaração da Presidência em nome da União Europeia, sobre as eleições presidenciais na Guiné-Bissau






Estamos a Trabalhar

ANP: Quarta sessão da décima legislatura é marcada pelas apresentações de relatórios das Comissões Especializadas Permanentes da Assembleia Nacional Popular.

Vídeo by: RadioBantaba 

Gambia - July 22: Here are 10 of Jammeh's biggest achievements during the military transition


Published: 22 July 2020 Written by Saja  Source: whatson-gambia.com

After taking over the country in a bloodless coup, Yahya Jammeh's achievements in office from 1994-96 made him one of the most transformative military leaders in African history. He was less than 30 years old, but under his leadership, the country was able to undergo significant economic, political, and social changes.  

Here are 10 of his biggest accomplishments during the military transition when many Western countries turned their back on The Gambia:  

  • Established the University of The Gamba to be the powerhouse for the transformation of The Gambia through the creation, application, and transfer of knowledge.
  • Constructed hospitals and health centres to boost healthcare delivery in the country.  
  • Constructed new schools and classrooms across the country. 
  • Built the country's first TV station, the Gambia Radio and Television Services
  • Appointed dozens of women to senior positions in his government.
  • Offered scholarships to bright young Gambians to further their studies in some of the world's most prestigious universities.
  • Created space for the establishment of the country's first daily newspaper. 
  • Provided equal opportunities to all Gambian regardless of religion, ethnic origin, gender or political affiliation. 
  • Constructed new roads that increased trade, enhanced access to markets and social services for local communities and stimulated economic activities.
  • Created the Brusubi Estate, which is now the most classy and sought-after residential area in the country. 

A Direção Administrativa e Gestão dos Recursos Humanos vem através deste comunicar aos concorentes ao concurso lançado no passado dia 9 a 16 de Junho, doqual a entrevista iniciou no passado dia 01 e terminar aos 21 do corrente, a comissão verificou ausência de muitos candidatos, que referidos candidatos devem passar hoje nas horas de custumes, sob pena de exclusão definitiva dos mesmos.



Bedante Nhanru

Fonte: Mondelane Domingos Dias

Leia Também: 

Carla Augusto Pereira

BRUXELAS A VISTA


Mondelane Domingos Dias fez uma transmissão ao vivo.

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com
URGENTE 
Decorre nesse preciso momento planos de execução e eliminação física do artigo chefe de estado maior général António Indaji. 
Informou uma fonte presidência que pediu anonimato.


Leia Também: 

Fonte: Carla Augusto Pereira 

Última Hora:  Doka Internacional está metido na tentativa de assassinato de PR, PM, Antônio Injai, Cadogo, Braima Camara e Suzi Barbosa. 

Esta conspiração tem financiamento de Zambrano e liderado por DSP

#URGENTE: É CANCELADA A #MANIFESTAÇÃO DO #PAIGC, EM #BRUXELAS, QUE ESTAVA PREVISTA PARA DIA 23 ESSA QUINTA-FEIRA. PODE LER-SE NO ÚLTIMO COMUNICADO DOS ÓRGÃOS DO PARTIDO NA DIÁSPORA.


Bissau Última hora

Leia Também: 

Fonte: Gervásio Silva Lopes

Nha ermons Marcha de Bruxelas sta cancelado, quinta-feira no bai tudu pa casa de Domingos Simões Pereira, na SACAVÉM, concentração e 14h.


MARCHA DE DIA 23, QUINTA-FEIRA STA CANCELADO, PA MOTIVOS DE QUARENTENA.

TUDO FRONTEIRAS DE UE STA FECHADO PA MOTIVOS DE CORONAVIRUS, E DECRETADO NOVO ESTADO DE EMERGÊNCIA NA BÉLGICA.


Fonte: Cesario Gomes Mustasse 

BRUXELAS RÉCK SI GASOLINA CA CABA.



SECTOR DAS PESCAS

Fonte: Baltazar Gomes

O sector das pescas reveste-se de grande importância socioeconómica para o pais na medida em que emprega uma importante mão-de-obra e contribui para o equilíbrio da balança de pagamento e a melhoria da segurança alimentar.

A viabilidade, rentabilidade e perenidade da exploração dos recursos haliéuticos são determinadas por ordens diversas (técnicas, económicas, culturais, etc.)

Com efeito, dotar o sector de infra-estruturas suficientes e adequadas de apoio à indústria da pesca e de ambiente propício para garantir uma gestão devida e responsável dos recursos e aumentar os proveitos deles decorrentes, nomeadamente, nos domínios socioeconómico e segurança alimentar, deverão constituir prioridades do Governo.

Neste contexto o principal vector da política do Governo para o sector das pescas orientasse-a nos próximos tempos na realização dos objectivos que visem, fundamentalmente o seguinte:

a) Reformar profundamente o sistema nacional de vigilância, controlo e fiscalização das actividades de pesca;
b) Melhorar os conhecimentos científicos sobre a biomassa e o nível de exploração dos stocks a fim de assegurar, a preservação do capital natural marinho;
c) Garantir a qualidade dos produtos de pesca destinados ao consumo humano, bem como o fornecimento da sua exportação;
d) Criação e desenvolvimento de uma frota nacional de pesca;
e) Adopção de critérios de prioridade na concessão de licenças e de diferenciação de tarifas com base no desembarque das capturas nos portos nacionais, utilização de unidades de processamento em terra, etc.;
f) Renegociação dos acordos e contratos de pescas a luz da legislação actualizada;
g) Adopção de medidas e acções com vista a certificação dos nossos produtos do mar, permitindo assim a sua exportação para o mercado internacional;
h) Reforço da capacidade do sistema nacional do controlo e fiscalização de pescas, através dos seus serviços operacionais, de reabilitação e a aquisição de meios náuticos e se possível, da introdução de novos sistemas de monitorização das pescas via (drones etc..);
i) A construção e reabilitação de infra-estruturas em terra, para assegurar o regular abastecimento do mercado interno
e melhorar as condições de desembarque, exportação e de distribuição de pescado;
j) Elaboração e a implementação rigorosa de planos anuais de gestão dos recursos haliéuticos, com vista ao melhor controlo do esforço de pesca;
k) Preservação dos recursos haliéuticos, através de adopção de medidas.
O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior recebeu hoje, no seu gabinete de trabalho, uma delegação do Ministério das Finanças chefiada pelo Secretário de Estado do Tesouro, para um encontro de trabalho de avaliação do cumprimento dos pontos constantes da adenda ao memorando de entendimento rubricado com as centrais Sindicais.

Na reunião que durou cerca de uma hora, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé acompanhado da sua equipa e a delegação das finanças chefiada pelo Dr. Ilídio Vieira Té, fizeram avaliação a minuciosa dos problemas da Educação que constam no memorando, nomeadamente o pagamento da diferença da Carreira Docente, Fevereiro 2010 e janeiro 2019, os atrasados salariais dos professores de novos ingressos, Abril 2019, os 35% dos professores da escola superior da Educação, contratados da Região de Oio, 2017, diferença salarial dos professores contratados 2019, reclamações dos professores de novos ingressos de 2011 a 2013 e retroativos, entre outros.

A ocasião servio para o titular da pasta da Educação Jibrilo Baldé, exortar a delegação das finanças no sentido de darem uma atenção especial ao Sector Educativo, lembrando que milhares de crianças guineenses ainda estão fora do sistema do ensino, devido a falta de escolas nas zonas mais longínquas da Guiné-Bissau, ainda detalhau as estratégias que pretendente implementar para melhorar o funcionamento das escolas do Ensino Básico.

O Ministro disse que vai recorrer a uma parte das propinas das escolas do Ensino Secundário e receitas de autenticação de certificados para afetar meios às escolas do ensino básico para assim poderem, pelo menos, menter a higiene, e fazer pequenas reparações das suas instalações, mas deixou claro que a partir de agora os investimentos tanto nas escolas do ensino básico, assim como no secundário serão rigorosamente controlados, através de uma direção de serviço de administração Escolar recentemente criada no MENES.

Jibrilo Baldé, defendeu ainda que no orçamento Geral do Estado a Educação tenha um bolo mínimo de 20 porcento assegurando a disponibilidade total da sua equipa em mobilizar parceiros para apoiarem o sector.

No final da reunião o Ministério das finanças através do Secretário do Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té, Comprometeu-se a pagar, dentro de poucos dias, os professores contratados meses de junho e julho de 2019, dar os 35 porcentos exigidos pelos professores da ESE , a diferença da Carreira Docente, janeiro e fevereiro 2020, para os professores reclassificados em Março de 2020.

Ainda as finanças comprometeram-se em pagar, brevemente, outras dívidas constantes na adenda do memorando de entendimento rubricado com os Sindicatos.

As dívidas 2003 a 2006 ficaram para serem reavaliadas por uma comissão recentemente crida que integra a Educação, Finanças, sindicatos e Função Pública, para verificar as informações e definir as formas da sua liquidação.

Bissau 21 de Julho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação