quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Akinwunmi Adesina Re-Elected As AFDB President


Dr. Akinwunmi Adesina has been re-elected as the President of the Africa Development Bank.
Adesina was re-elected by the Board of Governors of the Bank at the ongoing AfDB’s virtual annual meeting in Abidjan on Thursday.

Mr. Adesina stressed the need for unity to enable the continent to pull together and stay focused on the goal of fighting the effect of the pandemic on Africa’s economy. According to him, “pulling together has always been the strength of the African Development Bank.”

“Five years ago, right here in Abidjan, you elected me president of the African Development Bank. It was a huge responsibility to shoulder. I promised that I would work tirelessly to accelerate Africa’s development. My vision, focused on the High 5 priorities, was my commitment, my promise, my compass,” he said.

Adesina said the impact of his five years as President has enabled 18 million Africans have access to electricity, 141 million people have benefitted from improved agricultural technologies for food security. 15 million people have access to finance, 101 million people have access to improved transport and 60 million people have gained access to water and sanitation.

Native Reporters

SEMLEX EMITIU MAIS DE NOVECENTOS MIL BILHETES DE IDENTIDADE E TERMINA O CONTRATO SE ATINGIR UM MILHÃO DE REGISTOS

27/08/2020 / Jornal Odemocrata 

[ENTREVISTA agosto_2020] O diretor-geral da Identificação Civil, Registos e Notariado, Hélder Romano Cruz Vieira, anunciou que o contrato assinado com a Semlex, empresa responsável pela produção de bilhete de identidade biométrico nacional, terminará assim que se atingir um registo de um milhão de documentos emitidos. Vieira fez esse anúncio em entrevista exclusiva ao Jornal O Democrata, para falar, de entre outros assuntos, dos atrasos verificados na emissão dessa peça de identidade, da capacidade de produção da empresa depois da descentralização do serviço, das recorrentes reclamações dos utentes sobre a qualidade dos serviços prestados e de algumas reformas em curso no Ministério da Justiça, relativamente ao setor que representa.    

O diretor-geral da Identificação Civil, Registos e Notariado revelou que, até ao momento da produção deste artigo, os dados disponíveis apontavam que a empresa tinha já emitido mais de novecentas mil peças de identidade, do universo de um milhão previsto no contrato e que o centro produz em média duzentos a trezentos bilhetes  por dia.

Solicitado a pronunciar-se sobre o acordo assinado entre o governo guineense e a empresa Semlex que começou a operar no país em 2006, o diretor-geral da Identificação Civil não avançou nenhum pormenor sobre o assunto, nem sequer revelou a data da assinatura do documento.

BASE DE DADOS DOS GUINEENSES É CONTROLADA PELA SEMLEX A PARTIR DA BÉLGICA

Questionado sobre a possibilidade de a Semelex continuar ou não a produzir essa peça de identidade vital para os guineenses, Hélder Vieira sublinhou que não lhe cabe nenhuma decisão ou pronunciamento sobre a matéria, mas adiantou que o contrato que a Semlex assinou com o Ministério da Justiça terminará, assim que se atingir um registo de um milhão de documentos.

Perante esse fato, informou que no âmbito das reformas que se pretendem imprimir no setor da justiça, foi criada uma comissão que já entregou um relatório ao governo a partir do qual, eventualmente, poder-se-á determinar a renovação ou não do contrato com a empresa para a produção de bilhetes biométricos na Guiné-Bissau. Contudo, notou que a situação vigente representa um risco para o país. 

Apesar dessa situação, a Semlex continua a controlar a base de dados da Guiné-Bissau a partir da Bélgica. Sobre esse assunto, Hélder Vieira frisou que é um problema herdado do passado, e que hoje aflige os atuais responsáveis. Porém, esclareceu que no contrato está detalhado que no fim da vigencia do mesmo, os dados que ainda se encontrarem na Bélgica seriam transferidos para a Guiné-Bissau.    

“Não é momento de lançar culpas a ninguém. É um problema que herdamos do passado e que hoje aflige-nos a todos”, lamentou.

Sobre a descentralização dos serviços, Hélder Vieira frisou que, no quadro das reformas que o Ministério da Justiça pretende implementar, foram  descentralizados os serviços de produção de Bilhetes de identidade a nível nacional para permitir que os cidadãos tenham acesso ao documento.

Hélder Romano Cruz Vieira sustentou, na mesma entrevista, que a orientação dada pelo ministro do pelouro era que os serviços chegassem à população, por isso decidiu-se, para além do único centro de produção de documentos biométricos em Bissau, abrir mais dois, nomeadamente, o do bairro militar e do bairro de Santa Luzia.

“Dada à evolução da pandemia provocada pelo novo Coronavírus e à suspensão de voos, a escassez de matéria prima dificultou um pouco os trabalhos a nível da produção, mas  felizmente temos quase tudo o que era necessário para fazer o centro funcionar normalmente”, assegurou.  

Uma equipa de repórteres visitou, no mesmo dia, as instalações o Centro, que estavam repletas de utentes. Era um dia normal como todos os outros, cheio de pessoas aflitas e que faziam barrulho e pressão para poderem ter acesso ao interior do edifício e adquirir o formulário requerido. Segundo o testemunho de algumas dessas pessoas, às vezes leva até três ou mais dias até conseguirem o bilhete.

A exígua sala do atendimento estava superlotada de pessoas, sem máscaras e com um calor insuportável. As pessoas tinham até dificuldades de respirar, devido à sobrelotação e ao excesso de CO2. Contudo, não podiam abandonar o local, porque cada dia é uma oportunidade para se “safarem”, por isso permanecem lá até serem atendidas.

Em reação, o diretor-geral admitiu que, apesar da descentralização dos serviços, continuam a registar-se longas filas. Uma situação que diz ter a ver com o tempo de produção do documento nas regiões, onde é de uma semana, o que leva muitos utentes a recorrerem ao centro de Bissau cujo perído que decorre do requerimento à entrega do documento ao requerente  pode ser de 48 em 48 horas.

“O que se passa em Bissau é uma desorganização total, tanto do lado dos utentes como dos próprios funcionários. As recorrentes reclamações à porta do centro são derivadas do comportamento dos funcionários do ministério da justiça, que, ao invés de prestarem serviços de forma justa para todos os cidadãos, preferem privilegiar familiares e amigos em detrimento docidadão comum”, criticou.

“Portanto, havendo tratamentos desiguais ou privilegiados, haverá sempre reclamações de quem se sinta lesado com tal comportamento”.  

Para atenuar essa situação, Hélder Vieira referiu que a sua direção produziu uma circular que proíbe o acesso de outros funcionários aos serviços do centro para evitar as constantes perturbações.

“Não há exceção para quem quer que seja. Todos os utentes devem submeter-se às orientações internas da direção-geral da identificação civil, registos e notariado e do centro de produções de documentos biométricos”, advertiu.

Hélder Vieira disse que o prazo de uma semana para emissão de bilhetes de identidade biométricos nas regiões tem a ver com a fragilidade do sistema de registo nacional e justificou que a impressão de bilhetes chega a durar uma semana para garantir maior controlo e assegurar que os dados não sejam falsificados. Anunciou, no entanto que, em breve será desencadeado um processo de informatização como forma de levar o serviço aos utentes, como também está em perspetiva a abertura de mais dois centros, um no bairro de Ajuda e outro em Antula, para descongestionar o centro de produção biométrico, em Bissau.

Hélder Vieira apela, contudo, aos pais a colaborarem com as autoridades nacionais no quem tem a ver com o registo de crianças, tendo lembrado que o mesmo “é gratuito para as cianças dos zero aos sete anos de idade “.

Por: Filomeno Sambú/Djamila da Silva

Foto: F.S

Guiné-Bissau: O Primeiro-ministro elogiar os trabalhos feitos pelo Tribunal de Contas.


O Presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, entrega relatórios de auditorias realizadas nas oito instituições públicas ao Primeiro-ministro, Nuno Gomes Na Biam.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Reunião de Conselho de Ministros de 27.08.2020 

Usando as prerrogativas que a Constituição da República lhe confere, Sua Excelência Senhor Presidente da República, prestigiou- nos hoje com sua presença em mais uma reunião ordinária das quintas-feiras do Conselho de Ministros.
Nesta sessão foi aprovada "ad referendum" o Orçamento Geral do Estado para o ano económico 2020, orçada em 278.660.000 de Fcfa, com um déficit estimada em 117.879.000.

Outro instrumento importante para a governação que foi igualmente aprovado é o Plano Nacional de Desenvolvimento para o período 2020/2023.

Felicitamos a Juventude Guineense, por nos ter brindado com uma excelente agenda-2020, um documento que aponta para estratégias a curto prazo para a Juventude.





GOVERNAR PARA TODOS
#Conselhodeministros
#GovernoGB2020
Eng. Nuno Gomes Nabiam


Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau

Leia Também: 

O Conselho dos Ministros apresenta os resultados do trabalho da sessão ordinária por via de um comunicado.


O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, preside o conselho dos ministros, no qual foram abordados assuntos ligados ao novo Orçamento Geral do Estado, revisão constitucional, entre outros.


GOVERNO GUINEENSE APROVA OGE COM DÉFICE DE MAIS DE CEM BILIÕES DE FCFA

27/08/2020 / Jornal Odemocrata
O  governo guineense aprovou “ad referendum”, esta quinta-feira, 27 de agosto de 2020, a proposta do Orçamento Geral do Estado para o ano económico 2020 com uma receita total de duzentos e setenta e oito biliões e seiscentos e sessenta milhões (278 660 000 000) de Francos CFA. A proposta do OGE aprovado no Conselho de Ministro e que será submetido aos deputados para a discussão e aprovação, tem uma défice total de cento e dezassete biliões e oitocentos e setenta e nove milhões (117 879 000 000) de Francos CFA. 

Na reunião presidida mais uma vez pelo Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, o plenário governamental autorizou, “conforme consta da proposta de lei orçamental para a cobertura do gap”, o Ministro das Finanças a contrair empréstimos concessionais necessários junto das instituições financeiras em que a Guiné-Bissau está filiada e de outros mercados financeiros. 

O colectivo governamental aprovou, com alterações, o projeto de Decreto sobre os novos modelos de Passaportes, em estrita observância da Decisão A/DEC.1/5/2000, relativa a Adoção de um Passaporte CEDEAO, tendo sido instruído o Ministro do Interior para que, “com a maior celeridade possível”, adopte medidas que garantam o pleno funcionamento dos aparelhos instalados no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, como condição para o reconhecimento e credibilização dos Passaportes da República da Guiné-Bissau. 

Neste sentido, o plenário aprovou a proposta da nova tabela de preços de Passaportes, assim como a proposta de Lei do Plano Nacional do Desenvolvimento 2020/2023. 


Por: Tiago Seide

PAIGC - COMUNICADO DE IMPRENSA



Fonte: ditaduraeconsenso

Guiné-Bissau: A organização Mundial de Saúde em parceria com o Alto Comissariado para covid-19 promove uma acção de formação destinada aos líderes religiosos e tradicionais no âmbito da prevenção contra o coronavirus.



TGB Televisão da Guiné-Bissau 

FORÇA DA ECOMIB COMEÇA HOJE A ABANDONAR A GUINÉ-BISSAU


Nesta quinta-feira, 130 agentes das Forças de Interposição da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), ECOMIB, regressam a casa, cumprindo assim a promessa das autoridades da Guiné-Bissau.

ECOMIB que terminou a sua missão em março ultimo, foi destacada na Guiné-Bissau desde 2012, para apoiar a manutenção da paz, depois de sucessivas crises políticas.



Alison Cabral

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Braima Camara vulgo Ba Kekuto, coordenador nacional de MADEM G15, inaugurou construção de estrada prometido no setor de Ganado região de Bafata. - 8 de julho de 2019

Jovens entregam ao Presidente da República AGENDA DA JUVENTUDE GUINEENSE no Conselho de Ministros dedicado ao Orçamento-Geral do Estado, OGE.


O documento com cinco eixos prioritários, a Porta-voz da juventude realça a necessidade de criação de Fundo de Emergência para o Apoio a Juventude durante e após a pandemia de covid-19, e institucionalização do Fundo Soberano da Juventude.


Fonte: Aliu Cande

Guiné-Bissau: Tomada de Posse - O Ministro da Justiça confere posse aos membros do Gabinete da Recuperação de Activos e de Administração dos Bens.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Câmara Municipal de Bissau

Depois de mais ou menos 16 anos, hoje existe pela primeira vez a compra dos automóveis para uso dos corpos diretivos (Presidente e outros) da Câmara Municipal com matrícula amarela (ESTADO).


Anteriormente, nos sucessivos governos, todas as viaturas (Carros) comprados pelos titulares (Presidente e outros), nunca eram registados como carros pertencentes a uma instituição estadual, mas sim eram usados em nomes particulares e por isso tinham matrículas privadas (Branca). O que significa que no fim dos mandatos, cada um levava com ele as viaturas em posse.

E também no quadro das reabilitações das infraestruturas, o atual direção da Câmara Municipal de Bissau, efetuou a cobertura da segunda direção da Câmara ao lado do Hospital Nacional Simão Mendes, que se encontravam descobertas há mais de dois anos.

Fonte: Governação na Guiné-Bissau

Presidente do Mali libertado pela junta militar

Ibrahim Boubacar Keita. Cimeira do G5 Sahel em Nouakchott, na Mauritânia. 30 de Junho de 2020. AFP - LUDOVIC MARIN
Texto por: RFI

O Presidente eleito do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, foi libertado pela junta que o derrubou na semana passada. O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelos militares.

O "Comité Nacional para a Salvação do Povo" (CNSP), criado pelos militares que protagonizaram o golpe de Estado na semana passada, informou, através do Facebook, que Ibrahim Boubakar Keita “foi libertado e está actualmente na sua residência”. À agência France Presse, um porta-voz da junta também confirmou a libertação.

Esta era uma das reivindicações da CEDEAO, União Africana, ONU e União Europeia que rejeitaram o golpe de Estado. Esta quarta-feira, os delegados da CEDEAO, que estão no Mali, propuseram aos líderes do golpe militar que aceitassem um governo de transição por um período máximo de um ano. Os mesmos responsáveis indicaram que no final desse período, devem ser realizadas eleições no país para “restaurar a ordem constitucional”, após o golpe de 18 de Agosto.

A junta militar quer que a CEDEAO levante as sanções impostas ao Mali, mas a CEDEAO responde que essa questão só diz respeito aos chefes de Estado. O Mali está suspenso de todos os órgãos de decisão da CEDEAO até que a ordem constitucional seja restaurada e as fronteiras estão fechadas. A União Africana também suspendeu a condição de membro ao Mali na terça-feira.

Ibrahim Boubacar Keita, de 75 anos e há sete anos no poder, foi detido com outros responsáveis políticos a 18 de Agosto. O Presidente maliano é visto por muitos como o responsável pela crise de segurança, política e económica que o país atravessa. Nessa noite, ele anunciou a sua demissão na televisão nacional, afirmando ser a única opção para evitar um banho de sangue.

Este foi o quarto golpe militar na sua história, depois dos episódios ocorridos em 1968, 1991 e em 2012.

Retoma de emissões: DIREÇÃO EXECUTIVA RESPONSABILIZA EAGB PELOS DANOS REGISTADOS NA RÁDIO CAPITAL


Conferência de imprensa da Rádio capital FM Guiné Bissau

Retoma de emissões: DIREÇÃO EXECUTIVA RESPONSABILIZA EAGB PELOS DANOS REGISTADOS NA RÁDIO CAPITAL

27/08/2020 / Jornal Odemocrata 
O diretor executivo interino da Rádio Capital, SumbaNansil, responsabilizou esta quinta-feira, 27 de agosto de 2020, a Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) pelos danos e destruição da emissora privada, vítima de vandalizarão por homens fardados e armados no passado dia 26 de julho.

Sumba Nansil acusou o ministro da energia e a agência 4 da EAGB, até prova contrária,  pela destruição da emissora, depois de montar um contador pré-pago direcionado especificamente para a rádio.

O Diretor Executivo em exercício frisou que a rádio foi vandalizada e está a ser constituída como inimiga justamente por ter dado palavra aos cidadãos. Contudo, avisou que apesar de pressões, a linha editorial manter-se-á.

Nansil falava numa conferência de imprensa realizada nas instalações da CFM para anunciar a retoma das emissões da estação que tinha sido vandalizada no passado dia 26 de julho por desconhecidos usando uniforme militar.

Nansil revelou que a emissora voltou a emitir graças  à  Rádio Mulher de Bafatá, que deu emprestado uma emissora e uma mesa de mistura.

“Os primeiros seis dias, de 26 a 30 de agosto, serão dedicados à emissão experimental como forma de testar a reação. A partir de 31 de agosto, a CFM retomará todas a sua programação, incluído os serviços de notícias”, informou.

Em relação ao processo de investigação em curso sobre a vandalização da rádio, Sumba disse que depois de um mês, a direção dispõe de pouca informação sobre o processo. Porém, disse acreditar na capacidade da Polícia Judiciária para identificar e traduzir os presumíveis autores à justiça.

SINJOTECS EXIGE APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO

A presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), Indira Correia Baldé, pediu à Policia Judiciária que  apresente os resultados da investigação feita no quadro da destruição da Rádio Capital, porque “essa situação atingiu os profissionais da CFM, a classe jornalística guineenses  e o sindicato dos jornalistas.

Por sua fez, o Bastonário de Ordem de Jornalistas (BOJ), António Nhaga, advertiu que a retoma das emissões da Rádio Capital FM venha provar que não é vandalizando e queimando materiais que podem acabar com o jornalismo na Guiné-Bissau.

“Estavam enganados que, com a vandalização da CFM silenciariam a imprensa!. Os  profissionais da comunicação social estão determinados”, vincou e acrescentou que a destruição da Rádio Capital é mais uma prova que a imprensa livre não pode compactuar com um regime autoritário.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

AUDIÊNCIA

By: Ministério das Pescas

O Ministro das Pescas Eng. MALAM SAMBÚ, recebeu em audiência no seu gabinete de trabalho no dia 25/08/2020, A Representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura FAO, na Guiné Bissau, Dra. YANNICK ROSOARIMANANA, a fim de dar a conhecer o ponto de situação da Cooperação e dos dossiês desta Organização pendente no Ministério das Pescas.

A Ocasião Serviu igualmente para os dois trocaram algumas ideias sobre Ratificação da Convenção de Estado do porto, dinamizar a introdução dos dados estatísticos da CIPA entre outros assuntos da grande relevância para o sector das pescas.


Também passaram em revista o Acordo assinado em Maio de 2018, sobre assistência técnica através do programa de Cooperação Técnica (TCP), que tem como objectivo, fornecer ao estado da Guiné-Bissau, as capacidades de pilotar o seu Laboratório Nacional de Controlo de qualidade dos Produtos pesqueiro e seus derivados, como instituição que serve de ferramenta para o desenvolvimento durável do sector das pescas, com a implementação cabal das actividades previstas nestes projectos, nomeadamente:
• Restabelecimento da higiene no laboratório;
• Reforço das capacidades logísticas e matérias do laboratório;
• Elaboração de um plano de gestão do laboratório consistente;
• Formação em microbiologia, físico-química;
• Elaboração de um programa operacional de funcionamento ao meio-termo;
• Elaboração de um plano de negócio;
• Participação do laboratório em ensaio de inter-comparação de resultados a nível internacional.

No decorrer dos trabalhos a Representante máxima da Organização, pediu ao Ministro das Pescas no sentido de dar seguimento aos dossiês da FAO e seu posterior assinatura para permitir o desbloqueamento de algumas ajudas ao sector das pescas.

De acordo com a ROSOARIMANANA, a Guiné Bissau faz parte dos 05 (cinco) países prioritários a beneficiar dos apoios da sua Organização.

Para o Titular máxima das Pescas Eng. MALAM SAMBÚ, esta visita tem uma grande importância, porque vai trazer muitos benefícios para nossa Aquacultura, Pesca Industrial e Pesca Artesanal Etc…

De recordar que o Acordo assinado em 08 de Maio de 2018 entre o Ministério das Pescas e a FAO, é orçado no valor de USD 383.000 (Trezentos e oitenta e três mil dólares), aproximadamente 224.726.000 FCFA (Duzentos e vinte quatro milhões e setecentos e vinte seis mil francos CFA), tem duração de dois anos.


Bissau, 26 de Agosto de 2020

A.I do Ministro, Baltazar Gomes

Covid-19: África deve adquirir vacinas enquanto "continente"

O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) defendeu hoje que África deve adquirir as vacinas contra a covid-19 enquanto "continente", para não deixar nenhum país para trás.

© Reuters
O processo de aquisição das vacinas é "totalmente transparente e não é uma corrida dos países mais capazes", disse John Nkengasong durante a conferência de imprensa semanal do África CDC sobre a pandemia do novo coronavírus.

A este propósito, recordou situações no passado em que as terapias chegaram mais tarde ao continente, como no caso dos antirretrovirais (tratamento de infeções como o VIH) ou, mais recentemente, da vacina contra a gripe A (H1N1).

Entre o período em que essas terapêuticas estiveram disponíveis e a altura em que chegaram a África "muitos, muitos africanos morreram", disse.

"Temos de trabalhar em conjunto e nenhum país deve ser deixado para trás", afirmou.

Nesta 25.ª reunião semanal de imprensa sobre a pandemia de covid-19, o diretor do África CDC disse que estão em curso negociações com bancos africanos para assegurar a aquisição das vacinas, mostrando-se preocupado com "a nacionalização" das mesmas.

E explicou que os países com maior capacidade para adquirir as vacinas para a sua população também não estarão seguros se as vacinas não chegarem a África.

Neste encontro virtual, em que participou a diretora-geral do Ministério da Saúde do Gabão, John Nkengasong elegeu como principal mensagem a necessidade de a abertura dos países ser acompanhada de uma "forte vigilância".

"A economia irá recuperar consoante as medidas de saúde pública que forem aprovadas", disse.

Perante a ainda inexistência de vacinas, insistiu na prevenção da infeção, não só da parte da população em geral, como dos profissionais de saúde.

John Nkengasong elogiou as "medidas corajosas" que os líderes dos países têm assumido para proteger o continente da infeção e recordou que o África CDC está a trabalhar com os Estados-membros para garantir uma resposta adequada ao surto nos países e para manter o número "encorajador" de recuperações.

Como balanço da pandemia, John Nkengasong referiu que a covid-19 está agora em 215 países e territórios, contabilizando mais de 23 milhões de casos, tendo causado a morte a mais de 810.000 pessoas.

Em África, o número de mortes pelo novo coronavírus é hoje de 28.596, num universo de 1.212.012 infetados no continente, das quais 942.249 foram declaradas como recuperadas.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

Por LUSA


COVID-19 - São Tomé e Príncipe está no fim da fase aguda da pandemia

São Tomé e Príncipe entrou no "fim da fase aguda da pandemia" de covid-19, sendo agora necessário reforçar estratégias de "consolidação" destes resultados, disse à Lusa a representante no país da Organização Mundial da Saúde (OMS).

@Lusa
"Estamos no fim da fase aguda da epidemia, estamos a entrar numa fase de consolidação, por isso, estamos a reforçar algumas estratégias que nos vão permitir tentar parar a epidemia e aproveitamos também para reforçar o sistema que poderá nos permitir responder com eficácia uma próxima vez que tivermos uma epidemia ou uma outra emergência no país", afirmou Anne Marie Ancia.

Nas últimas 48 horas, em 109 testes realizados, não se registou qualquer caso positivo do novo coronavírus, mantendo-se as infeções acumuladas em 892 e 15 vítimas mortais. Apenas um caso positivo foi registado no sábado.

A OMS defende, por isso, a estratégia de "busca ativa" como "melhor solução para aproveitar os recursos disponíveis" de luta contra a doença.

"Neste momento, estamos a trabalhar com o Ministério da Saúde no desenvolvimento de uma estratégia de busca ativa de casos de covid-19 na comunidade. Para nós é a melhor forma de usar os recursos limitados disponíveis para lutar contra a covid-19", sublinhou a responsável.

O Governo são-tomense anunciou o arranque, no dia 17 deste mês, na ilha do Príncipe, de testes maciços para determinar "o estado epidemiológico da população", iniciativa que até hoje não se concretizou.

A decisão saiu do último encontro dos órgãos de soberania, no qual o Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, defendeu que era necessário "identificar as pessoas que podem contaminar outras" com a infeção do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde já apoiou o país com materiais, equipamentos e consumíveis no valor superior a um milhão de dólares e promete "estender esse apoio até o fim da pandemia".

Para a OMS, a doença "vai continuar no país e passar para uma situação endémica", estando, por isso, a trabalhar com o Ministério da Saúde para se passar a uma "situação controlada".

A organização receia o surgimento de uma segunda vaga da covid-19 no arquipélago, por considerar que os cidadãos estão a "relaxar demasiado" nas medidas de prevenção.

"Acho que há elementos que nos dizem que pode haver, sobretudo porque a população está a relaxar demasiado nas medidas de proteção e o vírus ainda está no país. Cada dia identificamos um ou dois casos, o que significa que o vírus ainda está na comunidade, e as pessoas não estão a respeitar isso" explicou Anne Marie Ancia.

A responsável lamentou a falta de cuidado dos cidadãos: "Não estão a colocar as mascáras, não estão a observar o distanciamento social e isso pode fazer com que o vírus possa circular mais uma vez nas comunidades", sublinhou, reconhecendo que "sem a participação da população, o Governo não vai conseguir parar a epidemia".

Por isso, todo o esforço está virado para o rastreio nas comunidades onde os agentes de saúde e os voluntários trabalham para identificar casos suspeitos de covid-19.

Para a OMS, todo o sistema montado "está a funcionar em pleno", designadamente o laboratório para testes e o hospital de campanha.

Anne Marie Ancia anunciou a chegada, na semana passada, de um extrator automático e materiais de laboratório fornecidos pelo Instituto Marquez de Valle Flor, assim como outros materiais também de laboratório, cuja chegada a São Tomé está prevista para a próxima semana.

"Agora é muito mais importante fazer um trabalho na comunidade, retomar a sensibilização das populações, para quebrar a cadeia de transmissão da doença", concluiu a representante em São Tomé da OMS.

Por LUSA

Coreia do Norte ainda sem casos registados após fazer 2.700 testes

Seul, 27 ago 2020 (Lusa) - A Coreia do Norte continua sem detetar um único caso positivo de covid-19, após testar mais de 2.700 pessoas, noticia hoje a página eletrónica NK News, que cita o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) no país.


Até 20 de agosto, a Coreia do Norte tinha feito testes PCR a 2.767 pessoas e todos deram negativo, disse o representante da OMS em Pyongyang, o filipino Edwin Salvador.

Sobre o desertor norte-coreano que regressou recentemente ao país desde a Coreia do Sul e que as autoridades identificaram como o primeiro caso suspeito de covid-19 - as análises foram inconclusivas -, Salvador disse que Pyongyang não adiantou pormenores.

Cerca de 3.700 pessoas que terão tido contacto com esse desertor na cidade fronteiriça de Kaesong completaram com êxito a quarentena na semana passada, e outras 1.700 continuavam em isolamento, acrescentou o representante da OMS.

A Coreia do Norte mantém as suas fronteiras fechadas desde o final de janeiro, o que está a prejudicar a sua economia, já débil.

Pyongyang limitou até a entrada de mercadorias provenientes do seu principal parceiro comercial, a China, por temer que estejam contaminadas com o novo coronavírus.

Segundo as autoridades aduaneiras chinesas, as trocas comerciais entre ambos os países foram de 73,8 milhões de dólares (62,3 milhões de euros) em julho, menos 24% do que em junho devido a essas restrições.

In LUSA

Covid-19: África contabiliza hoje 28.596 mortes provocadas pela doença

O número de mortes por Covid-19 em África é hoje de 28.596, mais 320 do que na quarta-feira, num universo de 1.212.012 infetados no continente, cujas regiões Austral e do Norte são as mais afetadas, segundo dados oficiais.


Nas últimas 24 horas, foram registadas mais 9.094 pessoas infetadas, tendo 942.249 sido declaradas como recuperadas, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), que reúne os dados mais recentes dos relatórios oficiais dos 55 países-membros da organização.

O maior número de casos e de mortos de covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 658.144 infetados e 14.444 vítimas mortais.

Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 615.701 doentes infetados e 13.502 mortos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem agora 218.777 pessoas infetadas e 8.194 mortos e na África Ocidental o número de casos subiu para 157.319 e o de vítimas mortais para 2.358.

Na região da África Oriental, o número de casos de covid-19 é hoje de 124.805 e 2.570 mortos e na África Central são contabilizados hoje 52.967 casos de infeção e 1.030 óbitos.

O Egito, que é o segundo país com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.317 mortos e 97.825 infetados, seguindo-se a Argélia, com 1.452 mortos e 43.063 infetados. Marrocos tem um número maior de infetados registados, 55.864, mas um menor número de mortes do que a vizinha Argélia: 984 vítimas mortais.

Entre os cinco países mais afetados, estão também a Nigéria, que regista 53.021 infetados e 1.010 mortos, e o Sudão: 12.974 infetados e 819 mortes, um número que não é atualizado há vários dias.

Entre os países africanos lusófonos, Cabo Verde lidera em número de casos (tem hoje 3.630 casos e 38 mortos), seguindo-se Moçambique (3.508 casos e 21 mortos), Angola (2.332 casos e 103 mortos), de acordo com os dados divulgados pelas autoridades oficiais destes países.

Os casos na Guiné-Bissau (2.149 infeções e 33 mortos) e São Tomé e Príncipe (892 casos e 15 mortos) mantêm números relativamente estáveis face aos últimos dias.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), registou 4.928 pessoas infetadas e 83 mortes, um número que se mantém desde a última atualização, a 23 de agosto.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 809 mil mortos e infetou mais de 23,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

In LUSA

Você sabia disso?

° Superfície África Afrique 30.37 milhão de km2
° Superfície da China Chine 9.6 milhão de km2
° Superfície dos EUA USA 9.8 milhão de km2
° Superfície da Europa Europe 10.18 milhão de km2
● África é maior que toda a Europa, China e Estados Unidos da América reunidos.
● Mas na maioria dos mapas do mundo nos livros, África é representada em dimensão reduzida, e isso, para criar o efeito visual de uma pequena África.
Manipulação, lavagem cerebral.
- África é 60 % de terra arável.
- África é 90 % de reserva de matéria-prima.
- África é 40 % de reserva de ouro.
- África, 33 % de reserva de Diamante.
- África é manganês, ferro, madeira.
- África é três vezes a superfície da China, três vezes a superfície da Europa, três vezes a superfície dos EUA.
- África é trinta milhão e meio de km2 (30 415 km2);
- África é 1,3 bilhão de habitantes (China é 1,4 bilhão de habitantes em 9,6 milhão de km2).
E nos cantam durante todo o dia que África está sobrepovoada, você tem que reduzir a sua população! A propósito, uma população muito jovem, aliás, com uma média de 19 anos, se eu não estiver errado.
- África é diversidade cultural (dança, música, arquitetura, escultura, etc. ).
- África é 30 receitas medicinais.
● ÁFRICA REPRESENTA O FUTURO DA HUMANIDADE
(Até 2050, só África será capaz de alimentar 9 bilhões de bocas).
Com líderes que não estão ao serviço das multinacionais, A ESPERANÇA É ALGUMA PARA TODOS COM ÁFRICA, senão vamos todos nos afogar.
OURO A RAZÃO SEMPRE TRIUNFO EM TODA LOUCADA HUMANA!
BOA MEDITAÇÃO!
https://www.facebook.com/mauro.donatelli.771/posts/10157723481957219

Conosaba.blogspot.com

DEPOIS DA QUEDA DE CONTENTORES VIAÇÃO ORDENA QUE VIATURAS PORTA-CONTENTORES CIRCULEM NA ESTRADA VOLTA DE BISSAU


A direcção geral de serviço Viação e Transporte Terrestre reordenou a partir desta quarta-feira (26) a circulação de todas as viaturas de grande porte a partir da estrada de volta Bissau até armazém de descarga.

A decisão vem no âmbito de vários acidentes de viaturas porta-contentores na cidade de Bissau em pleno luz de dia ocorridos na terça-feira.

Numa entrevista telefónica, a radio Sol Mansi, o director do Serviço de Segurança Rodoviária, Ângelo da Costa diz que a medida visa diminuir vários acidentes que acontecem sobretudo no horário do trabalho e de grande fluxo de circulação.

“Quero dizer que a partir de agora os camiões porta-contentores devem circular na estrada de volta Bissau ou seja de são Paulo- para os armazéns para a descarga das mercadorias porque senão vejamos no país vizinho é proibido a circulação destes transportes no período normal porque não na Guiné-Bissau”, aponta Ângelo da Costa.

Caso incumprimento desta medida, Ângelo da Costa fala de punição severa e com multa e em caso recendência, o condutor será retirado a carta de condução.

“A violação das regras deve ser punida severamente com pagamento de uma multa que será estipulada. Outro sim, em caso de recendência, o condutor será retirado a carta de condução uma vez que é inadmissível o atropelo das pessoas nas vias públicas devido a falta de condição dos carros”, lamentou.

Em relação aos acidentes ocorridos na terça-feira, o director do Serviço de Segurança Rodoviária diz que a cena deve-se a falta de inspecção das viaturas.

“Esta situação demostra que os camiões não passam pela inspecção das viaturas porque se foram inspeccionados teriam conhecimentos das dificuldades ou seja deixariam de circular para evitar estragos que aconteceu ontem”, rematou Ângelo da Costa.

Na terça-feira houve vários acidentes com viaturas porta-contentores, um aconteceu na praça Che Guevara e deixou pelo menos três pessoas feridas e um ligeiro assim como destruiu a estátua da praça um outro aconteceu ao lado da discoteca plack perto da direcção da meteorologia.

Por: Marcelino Iambi  
Radiosolmansi.net

Acidente de Viação - Director-geral de Viação e Transportes Terrestres reage sobre o acidente ocorrido na Rotunda de Baiana.

Jeff Bezos Becomes The First Person Ever Worth $200 Billion

Amazon Founder and CEO Jeff Bezos MICHAEL PRINCE FOR FORBES

By: Jonathan Ponciano  Forbes Staff  Billionaires.  Aug 26, 2020

The world's richest person, Jeff Bezos, is wealthier than he's ever been. Early Wednesday he crossed a milestone previously unseen in the nearly four decades Forbes has been tracking net worths: With Amazon stock edging up 2% as of Wednesday afternoon, Bezos' net worth is up by $4.9 billion, making the 56-year-old the world's first-ever person to amass a $200 billion fortune.

As of 1:50 p.m. EDT on Wednesday, the Amazon founder and CEO is worth $204.6 billion—nearly $90 billion more than the world's second-richest person, Bill Gates, who's currently worth $116.1 billion. 

Even adjusting for inflation, Forbes believes Bezos' fortune is the largest ever amassed. The person to come closest is Gates, who was the world's first-ever centibillionaire. Near the height of the dot-com bubble, when Microsoft reached its then-peak in 1999, Gates' net worth surpassed $100 billion, roughly $158 billion in today's dollars.

Fueled by the change in consumer habits as a result of the coronavirus pandemic, Amazon stock is up nearly 80% since the beginning of the year, and Bezos' net worth, which was roughly $115 billion on January 1, has skyrocketed in tandem. Bezos’ roughly 11% stake in Amazon makes up more than 90% of his fortune. He also owns the Washington Post, aerospace company Blue Origin and other private investments.

Bezos would be even richer had he not gone through the most expensive divorce settlement in history last year. When he split from ex-wife, MacKenzie Scott, last July, he agreed to give her 25% of his Amazon stake, a chunk of stock now worth $63 billion. Even after giving away $1.7 billion in charitable gifts earlier this year, Scott is currently the world's 14th-richest person and second-richest woman, behind L'Oréal heiress Françoise Bettencourt Meyers. 

Bezos isn’t alone among tech titans with fortunes surging to massive new heights. Facebook's Mark Zuckerberg ended Tuesday as a brand-new centibillionaire, worth $103.1 billion after adding $3.4 billion to his fortune in one day, on Facebook stock gains. That surge continued early Wednesday afternoon, with Zuckerberg up an astonishing $6 billion just on Wednesday as of publication time. He's now worth $109.1 billion.

There are now more centibillionaires on the planet than ever. Joining Bezos, Gates and the newly crowned Zuckerberg is LVMH chair Bernard Arnault, who first joined the 12-figure ranks last year. Though his net worth slipped to about $80 billion at the height of the coronavirus pandemic in March, Arnault reclaimed the centibillionaire title in May and today is worth about $115 billion. This makes him the third-richest person on earth–$90 billion poorer than Jeff Bezos.


Update 8/26/2020, 6:05 p.m.: A regulatory filing made public late Wednesday revealed that Bezos donated 7,548 Amazon shares–worth about $26 million–to an undisclosed nonprofit organization. At market close on Wednesday, Bezos was worth $205 billion.


.

ÁFRICA: ECONOMIA - Presidente cessante do BAD formaliza recandidatura

@Lusa
Por LUSA   26/08/20
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, anunciou hoje que está disponível para um novo mandato à frente da instituição financeira, tendo feito um balanço positivo dos primeiros cinco anos.

"Nestes Encontros Anuais, eu ofereço-me a vós, nossos governadores, para vossa consideração para um segundo mandato, enquanto presidente", afirmou Adesina, dizendo que o faz "com humildade" e com "um forte sentido de responsabilidade e compromisso".

Os governadores do banco, tradicionalmente os ministros das Finanças e da Economia dos Estados-membros do BAD, reúnem-se esta semana, pela primeira vez de forma virtual, nos Encontros Anuais, que deverão ficar marcados pela reeleição de Adesina para um segundo mandato de cinco anos.

No seu discurso, Akinwumi Adesina assinalou que África tem enfrentado dificuldades, destacando a pandemia de covid-19, que obrigou à realização dos encontros de forma virtual.

"A pandemia de covid-19 está a espalhar-se depressa e a causar muitos danos e dificuldades nunca vistas", frisou o presidente do BAD, sublinhando as vidas e postos de trabalho perdidos, assim como as "muito profundas e vastas" perdas económicas pelo continente.

Nesse sentido, Adesina apelou para a união entre os Estados-membros.

"A nossa humanidade coletiva nunca foi tão desafiada (...), a nossa interdependência, a nossa necessidade de estarmos juntos, unidos e focados, nunca foi mais importante", disse.

Adesina sublinhou que a união "tem sido sempre a força do Banco Africano de Desenvolvimento", lembrando o aumento de capital em outubro de 2019, de 93 mil milhões de dólares (73,7 mil milhões de euros ao câmbio atual) para 208 mil milhões de dólares (176,1 mil milhões de euros) e o reforço do financiamento, em junho, do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) em 35%.

Nos esforços para o combate à pandemia, que já matou 28.934 pessoas e infetou 1,2 milhões desde a deteção do primeiro caso, em fevereiro, Adesina destacou o Instrumento de Resposta à covid-19, estabelecido em abril no valor de 10 mil milhões de dólares (8,4 mil milhões de euros), assim como a emissão, em março, de 3 mil milhões de dólares na bolsa de Londres em títulos de dívida de cariz social, tendo assegurado a manutenção do 'rating' AAA (melhor nível) por parte da Fitch e da Standard & Poor's ainda no primeiro semestre.

Segundo uma nota enviada à Lusa, até 20 de agosto, tinham sido aprovados 2,3 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros) para os países-membros do BAD e mais 1,1 mil milhões de dólares (930 milhões de euros) já tinham sido entregues aos países-membros do FAD.

"Estas ações refletem a nossa ambição, o nosso compromisso inabalável e a responsabilidade incessante de apoiar, estabilizar e fortalecer as economias africanas", vincou Adesina.

O atual presidente do BAD reconheceu ainda estar "orgulhoso" do trabalho e da organização do banco, fazendo um balanço dos cinco anos de mandato.

"O tempo passou rápido. Rápido foi também o nosso impacto nestes cinco anos para os progressos de África: 18 milhões de pessoas passaram a ter acesso a eletricidade, 141 milhões de pessoas beneficiaram da melhoria das tecnologias agrícolas para a segurança alimentar, 15 milhões de pessoas têm acesso a financiamento, 101 milhões de pessoas têm acesso a melhores transportes, e 60 milhões de pessoas ganharam acesso a água e saneamento", enumerou.

A reunião deste ano do BAD surge na sequência das críticas feitas pelos Estados Unidos da América à decisão da comissão de ética do banco, que ilibou Akinwumi Adesina das acusações feitas por um conjunto anónimo de funcionários sobre favorecimento de familiares e atribuição de contratos.

A votação dos governadores sobre a reeleição de Adesina, o único candidato à liderança do mais importante banco multilateral africano acontece na quinta-feira, último dia destes encontros que acontecem numa altura de grande incerteza e significativas dificuldades económicas e financeiras decorrentes da pandemia e da descida do preço das matérias-primas, de que muitos países dependem para equilibrar os orçamentos.

China dispara míssil "destruidor de porta-aviões" no Mar do Sul

© DR
Por Notícias ao Minuto  27/08/20 

O exército chinês lançou dois mísseis para o Mar do sul da China, incluindo um "destruidor de porta-aviões", que analistas sugerem ter como alvo as forças norte-americanas na região, informou hoje um jornal de Hong Kong.

Os mísseis DF-26B e DF-21D disparados na quarta-feira tiveram como alvo uma área entre a província insular de Hainan e as Ilhas Paracel, avançou o jornal South China Morning Post, que cita fontes não identificadas próximas ao Exército de Libertação Popular, as forças armadas chinesas.

Os ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da China não confirmaram ainda aquela informação.

As disputas pela soberania do Mar do Sul da China, uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo, são cada vez mais fonte de tensão entre Pequim e Washington e os países do sudeste asiático.

Washington rejeitou este ano a maioria das reivindicações de Pequim de soberania sobre a quase totalidade do mar, que é também disputado pelo Vietname, Filipinas ou Malásia.

O lançamento dos mísseis na quarta-feira surgiram após reclamações chinesas de que um avião de espionagem dos EUA, o U2, entrou numa "zona de exclusão aérea" declarada por Pequim durante um exercício militar no norte do país.

O DF-21 é altamente preciso e foi apelidado de "destruidor de porta-aviões" por analistas militares, que acreditam que foi desenvolvido tendo como alvo os porta-aviões dos EUA que se envolvam num potencial conflito com a China.

Pequim tem aumentado consecutivamente o orçamento da Defesa, ao longo das últimas duas décadas, visando desenvolver mísseis, aviões de combate, submarinos nucleares e outras armas que lhe permitam expandir o seu alcance militar para além das regiões costeiras.

O DF-26B foi lançado da província de Qinghai, no noroeste do país, enquanto o DF-21D foi disparado na província de Zhejiang, na costa leste, avançou o South China Morning Post.

Acredita-se que o DF-26 é capaz de transportar ogivas nucleares ou convencionais, o que violaria o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio, assinado entre Washington e Moscovo durante a Guerra Fria.

O Governo de Donald Trump citou o desenvolvimento do DF-26 e de armas similares pela China quando se retirou daquele tratado no ano passado.

CABI SANHÁ: "VIRGINIA DA CRUZ ESTÁ A TRABALHAR A REBOQUE DA DIREÇÃO CESSANTE DA FFGB"


O secretário da Comissão Eleitoral que presidiu o ato eleitoral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), acusa a secretária geral do órgão, Virginia da Cruz, de recusar receber os dossiês de preparação da investidura do novo presidente do organismo que dirige o futebol, Fernando Tavares.

Perante este cenário, Cabi Sanhá acusa a secretária da FFGB de estar a trabalhar a mando da direção cessante do órgão que não pretende abandonar as instalações federativas guineense.

Em conferência de imprensa esta quarta-feira em Bissau, Sanhá revela que a comissão eleitoral vai avançar com a investidura de novos órgãos sociais do órgão na próxima semana.

Fonte: Alison Cabral