quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Guiné-Bissau: Primeiro-Ministro pede a sindicatos para acabarem com greve

Por DW.COM.PT  05.08.2021 

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, pediu esta quinta-feira (05.08) aos sindicatos para acabarem com a greve e para colocarem os interesses do país em primeiro lugar.

Guinea-Bissau Wahl Kandidat Nuno Gomes Nabiam 16.05.2014

"Peço aos sindicatos para acabarem com a greve. O interesse do país diz respeito a todos. Estamos numa situação difícil", afirmou o primeiro-ministro guineense.

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau iniciou quarta-feira (04.08) mais um período de greve de 15 dias.

"Assumimos o país numa situação muito difícil e temos já agendada uma reunião com os sindicatos para a próxima terça-feira (10.08). Acredito que iremos conseguir ultrapassar esta situação a bem de todos", disse Nabiam.

A principal central sindical do país tem convocado, desde dezembro, ondas de greves gerais na função pública, para exigir do Governo, entre outras reivindicações, a exoneração de funcionários contratados sem concurso público, melhoria de condições laborais e o aumento do salário mínimo dos atuais 50.000 francos cfa (76 euros) para o dobro.

Nuno Gomes Nabiam falava aos jornalistas depois de ter participado enquanto presidente da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau, na reunião da comissão permanente do partido.

Segundo o comunicado final da comissão permanente, ficou decidido que todos os militantes devem proceder ao pagamento de quotas.

A comissão permanente decidiu também convocar para 04 de setembro a reunião da comissão política nacional, devendo o conselho nacional reunir-se até ao final de setembro.

@RadioBantaba 

I° REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO PERMANENTE DO ANO 2021

Decorre em Bissau a Comissão Permanente da Apu-Pdgb, partido liderado por Nuno Gomes Na Biam, Primeiro-ministro....CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) realizou hoje em Bissau a sua reunião Ordinária da Comissão Permanente, um órgão cuja natureza é assegurar a representação política permanente do Partido no âmbito da competência da Comissão Política entre reuniões desta.

A reunião visou debater dois pontos da agenda : Orientações sobre a organização e funcionamento dos órgãos e pagamento de quotas.
Os trabalhos decorreram sob a orientação do Presidente do Partido Eng° Nuno Gomes Nabiam, foram intensamente participadas, marcados por debates sérios, responsáveis e objetivos, num ambiente de grande serenidade, harmonia e convergência de opiniões e soluções.

De enaltecer dois factos importantes saidas em forma de resolução final : o apelo ao regresso dos militantes desavindos, uma vez que nunca foram impedidos de retornarem as suas funções e a participar nas atividades, e ainda uma mensagem dirigida aos Guineenses para contar com APU-PDGB para assegurar uma melhoria das condições de vida em linha com os compromissos assumidos no programa do II Governo da X legislatura, que dê continuidade às politicas que conduziram a significativos avanços na melhoria de vida dos Guineenses.

Por fim o Presidente, assegurou que continuará empenhado em exercer a magistratura moral em defesa da unidade e coesão do Partido e no respeito pelos princípios e valores declarados nos estatutos.

Fim Comissão Permanente da Apu-Pdgb, partido liderado por Nuno Gomes Na Biam, Primeiro-ministro.

Bissau 5 de agosto de 2021
A Comissão Permanente 
APU-PDGB - Pela Paz,Unidade Nacional e Desenvolvimento.

RadioBantaba / APU-PDGB-Oficial

Domingos Simões Pereira qualifica de “mentiroso” a Procuradoria-geral da República

Por: Ussumane Baldé   capgb.com

As declarações do líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo (PAIGC), foram registadas esta quinta-feira, 05-08-2021, a saída de audição feita pela comissão especializada para área de defesa e segurança da assembleia nacional popular (ANP), na sequência do impedimento da sua viagem a Portugal a cerca de duas semanas.

O líder da oposição recordou de três factos segundo ele revelam atuação mentirosa do ministério público.

“ É grave ao ponto da procuradoria geral da república invocar a existência de três processos de crimes o que não existe também alegou que ANP tinha agendado sessão extraordinária para apreciar pedido de levantamento da imunidade esses factos é absurdo e triste”, recordou Domingos Simões Pereira.

O antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Luís Vaz Martins, foi ouvido hoje pela Comissão Especializada para a Defesa e Segurança do Parlamento sobre tentativa de assassinato que foi alvo por um grupo de homens armados no último sábado em Bissau...@Alison Cabral

De igual modo Luís Vaz Martins foi também ouvido sobre a tentativa de assassinato que sofreu no último sábado.

O advogado reafirmou que, é o presidente da república Umaro Sissoco Embaló, quem está por detrás na tentativa de o liquidar fisicamente.

“ Eu já tinha pronunciado que, o responsável número pelo que me aconteceu chama-se Umaro Sissoco Embaló “.

Por outro lado Vaz Martins questiona o critério da atribuição de algumas seguranças a pessoas em situação de aflição.

Entretanto, o presidente da comissão especializada para área da defesa e segurança, José Carlos Monteiro Macedo defendeu que, cada cidadão é livre de pensar e de expressar lembrando que a Guiné-Bissau é um país democrático e ninguém pode ser impedido de expressar aquilo que sente.

O deputado revelou que ANP está engajada na resolução dos problemas dos seus cidadãos.

O líder da oposição guineense o deputado e presidente do PAIGC Domingos Simões Pereira e o advogado Luiz Vaz Martins foram ouvidos no hemiciclo guineense pela comissão especializada para área da defesa e segurança, num momento em que país observa alguns sobressaltos de índole politico.

Este lindo lenço é produzido por um guineense de 12 anos, Mamadou Celou Diallo, que ajuda o pai nas férias para não se entregar à delinquência. 👸🏼✊🏽✊🏽❤️

Por Tigui Mounir Camara

Há semanas que estamos no campo para a produção de nossos vários produtos de luxo, desde alimentos até têxteis. Compartilhamos esses momentos de alegria para que você descubra esses valentes homens e mulheres, mas também as pequenas e médias empresas por trás das atividades da TIGUI HOLDING e suas subsidiárias como MOHA, Foudis e Danke1975. Se foi, acabou e agora mesmo! Este lindo lenço é produzido por um guineense de 12 anos, Mamadou Celou Diallo, que ajuda o pai nas férias para não se entregar à delinquência. 👸🏼✊🏽✊🏽❤️

************************************************

Depuis des semaines nous sommes sur le terrain pour la production de nos différents produits de luxes allants de la nourriture aux textiles. Nous partageons ces moments de joies afin de vous faire découvrir ces braves hommes et femmes mais aussi les petites et moyennes entreprises derrière les activités de TIGUI HOLDING et ses filiales telles que MOHA, Foudis et Danke1975. Allé c’est parti et tout à l’heure! Ce beau foulard est produit par un jeune Guinéen de 12 ans, Mamadou Celou Diallo,qui aide son père durant les vacances pour ne pas s’adonner à la délinquance. 👸🏼✊🏽✊🏽❤️

***************************************************

For weeks we've been on the field for the production of our various luxury products ranging from food to textiles. We share these moments of joys to show you these brave men and women but also the small and medium-sized enterprises behind the activities of TIGUI HOLDING and its subsidiaries such as, Foudis and Danke195. Let's go and later This beautiful scarf is produced by a 12-year-old Guinean, Mamadou Celou Diallo, who helps his father during the holidays not to indulge in delinquency. 👸🏼✊🏽✊🏽❤️

#guinea #guineabissau #leadership #empowerment #tiguiholding #moha #madeinafrica #foudis #danke1975 #tiguidankecamara #tiguimounircamara

Identifico-me imenso com este Sr., o deputado José Carlos Macedo... Belmiro

Por Belmiro P. - O blogue

Identifico-me imenso com este Sr., o deputado José Carlos Macedo.

A nossa frontalidade e coragem em dizer as coisas, faz de nós inimigos de qualquer político ou organização política, incluindo aquelas onde estamos inseridos. 

É caso para dizer que, definitivamente, nós não somos políticos, nós não fazemos política, somos genuínos e estamos nisto pela Guiné-Bissau e pelo povo Guineense.

As minhas últimas publicações neste blogue, causaram um grande mal estar dentro do partido, chegando até a achar de que eu estava errado, mas após ouvir as várias intervenções no conselho nacional do meu movimento político, cheguei à conclusão de que afinal, muitos partilham da mesma opinião que eu, mas poucos ousam dizê-lo publicamente, por ser politicamente errado!

Obrigado ilustre deputado, não somos melhores que os outros, mas somos muito diferentes, somos genuínos.

Jogos Olímpicos - AUGUSTO MIDANA PERDE E CAI POR TERRA O SONHO DA PRIMEIRA MEDALHA OLÍMPICA

Fonte: Federação de Luta da Guiné-Bissau FLGB

O veterano e homem das medalhas, Augusto Midana [74kg], foi derrotado esta madrugada pelo Russo, Zaurbek Sidakov por [2-12] (pontuação máxima) e está fora da competição e consequentemente caiu o sonho nacional de conseguir a primeira medalha olímpica ou o maior recorde na história da participação nos Jogos Olímpicos. 

O caminho se faz caminhando, para isso, vamos sempre caminhar com trabalho, dedicação, determinação e esperança num dia melhor. 

Força campeão... Não é desta vez, mas lembre-se que já tem dado alegria à Nação guineense.

🚨Deputado do MADEM-G15 acusa Presidente da República de ameaçar parlamentares do partido

O deputado da bancada parlamentar de MADEM-G15, partido no poder, acusou o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, de ameaçar, através de chamada telefónica, três parlamentares do partido que criticaram a nomeação de vice-primeiro-ministro. Um cargo, que dizem, é inconstitucional.

À margem da reunião do Conselho Nacional do partido, que teve lugar no último fim de semana, em Bissau, José Carlos Macedo, também presidente da Comissão Especializada do Parlamento para a Defesa e Segurança, acusou o Presidente guineense de violar as leis e de 'telefonar sempre os deputados para proferir ameaças'. Zé Carlos pede, por outro lado, a demissão do ministro do Interior, Botche Cande, a quem acusa de esbanjar dinheiro do Estado nas suas deslocações ao interior do país. 

O dirigente de MADEM acusa ainda vários ministros ligados ao partido de nepotismo.