28 de março de 2020

VÍRUS-CORONA: Ordem dos Enfermeiros da Guiné-Bissau escreve Carta Aberta ao Primeiro-ministro, para alertar que o país não está preparado para fazer face a pandemia COVID-19. Na carta, os enfermeiros apontam alternativas e lamentam falta de equipamentos de trabalho e proteção, e bem como a capacitação.





Aliu Cande

LIVE FROM BJL INT’L AIRPORT: GAMBIA RECEIVES CORONAVIRUS MEDICAL SUPPLIES FROM CHINES BILLIONAIRE


EYE Africa TV

Comunicado de imprensa do Movimento Nacional da Sociedade Civil, relativo ao ataque ao jornalista Serifo Tawel Camará da Radio capital na calada da noite do dia 24 de março corrente.





O Presidente do Movimento,
Fodé Caramba Sanhá

FALTA DE RESPEITO TÊM LIMITE UMARO SISSOCO EMBALÓ OU PRESIDENTE OU LIXO!!

"O autoproclamado presidente da República Umaro Sissoco Embaló, Decreta o Estado de emergência no PAÍS".


Assiste o vídeo em que dizia o jornalixo de rádio Bombolum FM chamado Delcio Sanca, na apresentação da notícia naquela estação emissão, tratando-se o primeiro magistrado da nação publicamente como lixo nem mais e nem menos.

Ora, se o atual presidente da República eleito, continua assim e não tem autoridade de tomar a decisão para pôr fim desta brincadeira de repor a ordem e a disciplina. Eu Dauda, deixaria de ser meu presidente ponto final.

A ordem e a disciplina tem que voltar existir neste país

Bem-haja!

Fonte: Rei David

URGENTE : CONSELHO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIO. - COMUNICADO FINAL




Bissau, 28 de Março de 2020

Covid-19: Ultrapassada barreira dos 20 mil mortos na Europa

A pandemia do novo coronavírus matou, até à data, mais de 20 mil pessoas na Europa, segundo um balanço da agência France-Presse (AFP), às 14:15 de hoje, baseado em dados de fontes oficiais.


Com um total de 20.059 mortes (em 337.632 casos de infeção), a Europa é a zona do mundo mais afetada pela pandemia da covid-19.

Com 9.134 e 5.690 mortes, respetivamente, Itália e Espanha são os dois países mais afetados pela pandemia.

Juntos, os dois países representam quase três quartos das mortes contabilizadas na Europa por causa do novo coronavírus.

Portugal regista hoje 100 mortes associadas à covid-19, mais 24 do que na sexta-feira, enquanto o número de infetados subiu 902, para um total de 5.170, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600.000 pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 28.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Fonte: noticiasaominute

Leia Também: AO MINUTO: Mais de mil mortos no Reino Unido. Pico no "final de Maio"

EUA aprovam teste que possibilita resultados em menos de 15 minutos


As autoridades dos Estados Unidos (EUA) aprovaram a produção e o uso de um novo teste para diagnosticar a doença covid-19, fabricado por uma farmacêutica norte-americana, que possibilita ter resultados em menos de 15 minutos, foi hoje divulgado.

A Agência norte-americana para a Segurança Alimentar e do Medicamento (FDA, na sigla em inglês) aprovou a utilização de emergência deste novo teste na sexta-feira à noite.

Na deliberação, a agência norte-americana FDA explicou que o teste consiste, entre outros aspetos, na deteção do ácido nucleico viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2) através de amostras diretas nasais, secreções nasofaríngeas e da garganta.

A farmacêutica norte-americana Abbott, responsável pela produção do teste, precisou, por sua vez, que este novo teste pode facultar resultados positivos em cinco minutos e resultados negativos em 13 minutos.

A farmacêutica acrescentou que os testes estarão disponíveis na próxima semana em centros de saúde selecionados nos Estados Unidos e que tenciona entregar 50.000 testes diários ao sistema de saúde do país.

Também estima produzir cerca de cinco milhões de testes por mês.

Estes novos testes são portáteis e podem ser feitos fora dos hospitais.

"A pandemia da covid-19 será combatida em várias frentes e um teste molecular portátil que oferece resultados em minutos acrescenta uma ampla gama de soluções de diagnóstico que são necessárias para combater o vírus", declarou o presidente da farmacêutica norte-americana, Robert Ford.

Na sexta-feira, os Estados Unidos ultrapassaram a barreira dos 100 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, tornando-se o país no mundo com o maior número de pessoas infetadas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600.000 pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 28.000.


Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.


Rússia fecha todas as fronteiras a partir de segunda-feira


A Rússia anunciou que vai fechar totalmente as suas fronteiras, a partir de segunda-feira e temporariamente, para tentar travar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com um decreto do Governo, a Rússia "restringirá temporariamente o tráfego" em todas as suas passagens rodoviárias, ferroviárias e marítimas, a partir das 00:00 de segunda-feira (21:00 de domingo em Portugal continental).

O Governo russo já tinha decretado, a partir de hoje e até dia 05 de abril, o encerramento de várias atividades comerciais, incluindo de restauração, com exceção de comércio à distância, tendo recomendado aos cidadãos para limitarem as suas deslocações.

A Rússia ultrapassou o milhar de infetados e registou quatro mortes, vítimas da pandemia covid-19, na sexta-feira, com a maioria dos casos em Moscovo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 129.100 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.


Covid-19: Número de mortos em África subiu para 117

O número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu para 117 em 46 países, havendo a registar 3.924 casos e 276 doentes recuperados, segundo as mais recentes estatísticas sobre a pandemia.

De acordo com dados do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) da União Africana (África CDC), a África central regista 200 casos, 9 mortes e 6 recuperações, enquanto África Oriental regista 288 casos, quatro mortes e seis recuperações.

No norte de África, onde se concentra a maior parte dos casos, o CDC atualizou os números, registando agora 1.522 casos, que resultaram em 85 mortos e 205 pessoas que recuperaram da infeção.

Na África Austral, há 1.233 infetados, dois mortos e 31 pessoas conseguiram recuperar.

A África Ocidental, por seu lado, regista 691 casos, que resultaram em 17 mortes e 29 recuperações.

O África CDC regista mortes pela covid-19 em 19 países africanos: Argélia, Burkina Faso, Camarões, República Democrática do Congo, Egito, Gabão, Gâmbia, Gana, Maurícias, Marrocos, Nigéria, Sudão, Tunísia, Zimbabué, Cabo Verde, Níger, Quénia e África do Sul, a que se juntou hoje o Djibouti, com 12 casos de infeção.

Nos países lusófonos, Angola aparece com três casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, Cabo Verde regista cinco e uma morte, Moçambique confirmou sete e a Guiné-Bissau dois.

Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, as autoridades confirmaram 13 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 129.100 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 329 mil infetados e mais de 19 mil mortos, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 9.134 mortos em 86.498 casos registados até quinta-feira.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 5.690, entre 72.248 casos de infeção confirmados até hoje, enquanto os Estados Unidos são desde quinta-feira o que tem maior número de infetados (mais de 104 mil).

A China, sem contar com os territórios de Hong Kong e Macau, conta com 81.394 casos (mais de 74 mil recuperados) e regista 3.295 mortes. A China anunciou hoje 54 novos casos, todos oriundos do exterior, e mais três mortes, numa altura em que o país suspendeu temporariamente a entrada no país de cidadãos estrangeiros, incluindo residentes.

Os países mais afetados a seguir a Itália, Espanha e China são o Irão, com 2.517 mortes reportadas (35.408 casos), a França, com 1.995 mortes (32.964 casos) e os Estados Unidos com 1.711 mortes.


Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

LUTA INTERNACIONAL CONTRA COVID-19

Faça como a grande figura da música nacional guineense, RUI SANGARA, que junto com figuras mundiais de todas as quadrantes aposta na prevenção como sendo a maior e melhor arma por enquanto contra o vírus maligno e mortífero CORONAVÍRUS.

Sarathou Nabian

Cabo Verde declara estado de emergência pela primeira vez na história

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, declarou hoje a situação de emergência no país por 20 dias, uma medida tomada pela primeira vez na história do país para intensificar o combate ao novo coronavírus no país.


A declaração foi feita após a comissão permanente da Assembleia Nacional ter aprovado na sexta-feira o pedido do Presidente, e de o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ter defendido na véspera que fosse imediata para permitir ao Governo reforçar as medidas de prevenção.

Jorge Carlos Fonseca justificou a medida como o objetivo de defender interesses e valores fundamentais do país e da comunidade e para dar meios legítimos às autoridades para um combate mais eficaz à pandemia.

O período de emergência inicia às 00:00 de domingo e vai vigorar até 17 de abril em Cabo Verde, país que regista até ao momento cinco casos positivos de covid-19 e um óbito.

Três casos foram registados na semana passada na ilha da Boa Vista, dois turistas ingleses e uma dos Países Baixos. Um dos turistas ingleses, de 62 anos, acabou por morrer na segunda-feira e os restantes já foram transferidos para os países de origem.

Na cidade da Praia, ilha de Santiago, estão confirmados dois casos, um casal.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 129.100 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

24.sapo.pt

NO COMMENT


Baciro Djá disse que o abandono de Umaro Sissoko Embalo ao Palácio da República é melhor forma da prevenção do Covid-19.

O líder partidário esteve esta manha no complexo dos antigos combatentes, onde ofereceu produtos higiênicos e da prevenção de covid-19

Na ocasião Baciro Djá afirma que o país vive o momento difícil, confrotado com a pandemia de grande dimensão e assalto aa instituições do estado.

Perante os antigos combatentes Djá temeu a propagação do vírus, uma vez que segundo ele, a Guiné-Bissau não tem interlocutor válido perante a comunidade internacional.

Nicolau Gomes Dautarim

CHINA DECLARA GUERRA MUNDIAL E USA MILHÕES DE CHINESES PARA ESPALHAR O VÍRUS E CAUSAR MEDO, PARA TODOS FICAREM EM CASA E DESTRUIR A ECONOMIA.


Caf Rio

Em atualização “Tudo indica que as medidas de contenção que foram tomadas estão de facto a abrandar a curva”. Número de casos confirmados sobe para 5.170 em Portugal e há 100 vítimas mortais

O último balanço das autoridades de saúde pública aponta para 100 mortos e 5.170 casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) foi revelado este sábado, 28 de março.

A Direção-Geral da Saúde atualizou este sábado em alta o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o relatório da situação, registam-se 5.170 (uma subida de 21%, mais 912 casos comparando com o dia de ontem). O número de óbitos foi igualmente revisto em alta, passando dos 76 para os 100. Mantém-se o valor de 43 casos recuperados.

É ainda referido que 4.938 pessoas aguardam resultados de análise laboratorial.

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24:00 de sexta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (44), seguida da região Centro (28), da região de Lisboa e Vale do Tejo (27) e do Algarve (1).

Relativamente a sexta-feira, em que se registaram 76 mortes, hoje observou-se um aumento de 31,5%.

Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 28 de março, que pode ser consultado integralmente em https://covid19.min-saude.pt/relatorio-de-situacao/ 
Ver imagem no Twitter

Em conferência  de imprensa, Marta Temido referiu que taxa de letalidade é de  7,9% nos maiores de 70 anos.

Quanto aos casos confirmados, a ministra da saúde referiu que 89%  estão em domicílio e existem 418 casos internados, dos quais 89 estão em UCI, de acordo com informação reportada pelas regiões e instituições de saúde.

Referindo que a situação vivida no país coloca uma "enorme pressão" sobre o SNS, Marta Temido referiu que "todos temos de fazer o que está ao nosso alcance".

"O SNS está a responder e, ao mesmo tempo, a melhorar a sua preparação", disse, deixando depois três notas sobre esta melhoria.


"Recebemos e estamos agora a distribuir mais equipamentos de proteção individual. A proteção daqueles que se encontram na prestação de cuidados mas também daqueles que lidam com doentes em estruturas residenciais para idosos" e que estão em contacto com pessoas "é fundamental", começou por referir.

"Uma utilização criteriosa das máscaras e dos outros equipamentos é a melhor forma de garantir que aqueles que precisam de equipamentos de proteção individual, concretamente máscaras, as têm disponíveis", dada a escassez a nível mundial.

Ainda no que diz respeito aos materiais de proteção, Marta Temido fez referência ao avião que aterrou ontem em Portugal, vindo da China, com máscaras de proteção FFP2 e máscaras cirúrgicas. "Queremos agradecer de uma forma muito forte a todos os doadores", frisou.

Em segundo lugar, relativamente aos testes de análise ao novo coronavírus, a ministra referiu que também chegaram ao país 60 mil testes, recordando que, desde quinta-feira, foi alterado o procedimento de acesso aos testes, devido à fase da pandemia em que nos encontramos.

Por este motivos, dada a possibilidade de prescrição dos testes pela Saúde24, assistiu-se "a um crescimento dos testes em realização ou já realizados", o que deixa os hospitais de referência e os laboratórios "sob maior pressão".

Em terceiro lugar, Marta Temido falou sobre a questão dos ventiladores. "Recordam-se que, na semana passada, comprámos mais de 500 ventiladores a diversas entidades e a EDP e a Galp, bem como particulares (...) doaram equipamentos. Muitas outras entidades manifestaram a sua intenção em fazê-lo", frisou.

Foi ainda referido que estão a ser preparadas equipas para Cuidados Intensivos, com médicos e enfermeiros para o combate ao novo coronavírus numa fase em que é preciso uma "resposta mais intensa".

Marta Temido disse ainda que está a ser reforçado o apoio para as populações mais vulneráveis, além dos idosos, "concretamente pessoas que estão detidas, migrantes que vivem em instituições de apoio ou sem-abrigo ou pessoas com comportamentos atípicos que estão a ter cuidados de saúde".

Por fim, a ministra deixou ainda um alerta aos portugueses. "Hoje é sábado, está sol, mas não é um dia comum. O número de doentes que vamos ter depende de cada um de nós. Temos de viver esta Primavera e esta Páscoa de uma forma diferente. Não vamos poder estar juntos como gostávamos, provavelmente, mas isso é essencial para que possamos estar [depois] juntos", rematou.

Questionada pelo jornalistas sobre os testes, Marta Temido referiu que, em Portugal, entre 1 e 26 de março, já foram realizados cerca de 40 mil testes, admitindo contudo que algumas pessoas foram "enviadas para casa e recomendado que voltassem mais tarde porque não havia zaragatoa ou reagente" necessário para a realização da análise.

De seguida, Graça Freitas respondeu a uma questão sobre a evolução o pico da epidemia. "Temos os casos que registamos desde o início da epidemia", os "casos que ainda não foram apanhados pelo sistema de saúde" e o que estão os académicos a fazer é "uma aproximação diária", uma vez que existem ainda pessoas que não foram detetadas, até por não terem sintomas.

"Conseguimos já projeções a uma semana, que é muito importante para fazermos planeamento", explicou, dizendo ainda que tal permite "prever o impacto" da epidemia. Graça Freitas respondeu ainda que tais previsões não são públicas porque "podem ou não realizar-se". Por isso, os matemáticos vão "ajustando todos os dias a realidade e a curva".

"Tudo indica que as medidas de contenção que foram tomadas a nível social, nomeadamente do distanciamento e do encerramento de escolas, estão de facto a abrandar a curva, que era um dos grandes objetivos", realçou.

"Se esse abrandamento vai levar a que o pico aconteça na última semana de maio ou na penúltima, nós não sabemos. Isto é afinado ao dia", admitiu, voltando a referir que o pico não vai ser um dia apenas, mas "um planalto com casos mais ou menos semelhantes durante vários dias", não avançando com números.

"São projeções para efeitos de planeamento, não nos parece que seja útil, não por uma questão de falta de transparência, mas porque causaria expectativas sobre se lá chegamos ou não, e são apenas instrumentos de trabalho".

A diretora-geral de Saúde disse ainda, quando questionada sobre as últimas estimativas relativamente aos números do pico, anteriormente colocados nos 21 mil, que é provável que o número semanal de casos seja maior.

"Provavelmente o número de casos em cada semana será superior ao que foi inicialmente calculado, mas superior de uma forma controlada porque temos tido medidas de contenção", disse Graça Freitas.

"Temos de estar preparados para ter um número superior de casos, sendo que isso vai sempre depender do que conseguirmos baixar a pressão do vírus e do que o vírus vá contrariar, tentando infetar mais pessoas”, explicou a diretora-geral de Saúde.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, surgiu na China, em dezembro, mas espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

A covid-19 já infetou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500.

Onde posso consultar informação oficial?

A DGS criou para o efeito vários sites onde concentra toda a informação atualizada e onde pode acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo. Pode ainda consultar as medidas de segurança recomendadas e esclarecer dúvidas sobre a doença.


Quem suspeitar estar infetado ou tiver sintomas em Portugal - que incluem febre, dores no corpo e cansaço - deve contactar a linha SNS24 através do número 808 24 24 24 para ser direcionado pelos profissionais de saúde. Não se dirija aos serviços de urgência, pede a Direção-Geral de Saúde.

24.sapo.pt


Comissão inter-ministerial COVID-19

A Comissão inter-ministerial de combate a COVID-19 reúne com a comunidade internacional para apresentar proposta financeira para poder fazer a pandemia

TGB Televisão da Guiné-Bissau

COVID-19 - Mais de 600 mil casos de Covid-19 e quase 28 mil mortes no mundo

No entanto, o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, com um grande número de países agora a testar apenas os casos que requerem hospitalização.


Mais de 600.000 casos do novo coronavírus foram oficialmente declarados em todo o mundo desde o início da pandemia, estando confirmadas quase 29 mil mortes, segundo um levantamento feito hoje pela agência de notícias AFP de fontes oficiais.

Pelo menos 605.010 casos de infeção, dos quais resultaram 27.982 mortes, foram detetados em 183 países e territórios, em particular nos Estados Unidos (104.837 casos, dos quais 1.711 mortes), na Itália (86.498), o país mais atingido em número de mortes (9.134), e na China (81.394 casos, dos quais 3.295 mortos), o foco inicial do contágio.

No entanto, o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, com um grande número de países agora a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

Por LUSA

Leia Também: Alemanha regista quase 50 mil casos de Covid-19

Doação de Kits de prevenção COVID-19

O governo chinês associado a duas fundações Jack Ma, Ali Baba e o primeiro ministro da Etiópia estão a doar suprimentos e equipamentos médicos a 54 países africanos para o combate a Covid-19; a Guiné-Bissau beneficiou desses kits de teste, máscaras, trajes e escudos de protecção; a secretária de estado de gestão hospitar foi quem testemunhou a chegada dos materiais no aeroporto Osvaldo Vieira.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Explosion Like Bomb Destroyes 100 Houses, School, Churches In Akure Native Reporters


Explosion Like Bomb Destroyes 100 Houses, School, Churches In Akure

Fewer than 100 residential buildings, school, churches were destroyed by an explosion suspected to be bomb blast in Akure, the Ondo State capital, on Saturday morning

The blast which occurred in the early hours of Saturday cut off the ever busy Akure /Owo road while many people were said to be injured.

The incident which happened less than a kilometre to Akure Airport, affected many residents of Eleyowo community, destroying completely a church and a school in the area.

Many people who lived with in the the church premises were said to be injured while some were rescued by the people of the community.

The school with boarding facilities was destroyed beyond repair with roofs of all the buildings blown off.

The spot at which the the bomb or blast happened cut off the road, hindering vehicular movement.

Native Reporters


Also ...

Ondo Governor, Akeredolu Visits Akure Explosion Few Hours After Ugly Incident


"I have been briefed by the security chiefs that in the early hours of Saturday March 28th, a vehicle in a convoy transporting explosives to a storage facility in a neighbouring state developed a fault while in transit along the Akure Owo Road about 2km from the Akure Airport."

"Security personnel and other individuals transporting the ordinances noticed smoke from the vehicle. After several attempts to extinguish the resulting fire failed, the vehicle and its consignment ignited causing a massive explosion that was felt in Akure and its environs."

"Presently, efforts are being made to ascertain if there are casualties. Following my visit to the scene, I have directed that the area be cordoned off to allow the explosive ordinance department/bomb squad to extricate the vehicle buried underground because ...it is unclear if there are still explosives that are yet to be detonated . Everything is under control and I will be updating the public on any new developments."


Native Reporters





CORONAVÍRUS - Governo regulariza todos os imigrantes que tenham pedidos pendentes no SEF

Despacho publicado esta sexta-feira à noite refere que documento de pedido serve de comprovativo. Dará acesso a todos os serviços públicos como Serviço Nacional de Saúde e apoios sociais. Requerentes de asilo também são abrangidos.

Imigrantes têm vindo às ruas reclamar direitos NUNO FERREIRA SANTOS

O Governo determinou que todos os imigrantes com pedidos de autorização de residência pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) passam a estar em situação regular e a ter acesso aos mesmos direitos que todos os outros cidadãos, incluindo apoios sociais. A medida abrange também os requerentes de asilo.

A data de referência é 18 de Março, dia da declaração do Estado de Emergência Nacional, e abrange os pedidos feitos pela lei de estrangeiros e lei de asilo para quem quer trabalhar (ao abrigo dos artigos 88 e 89) e para quem quer exercer actividade de docência, altamente qualificada ou cultural (artigo 90), ou outras situações de pedidos de concessões ou renovações de autorização de residência do regime geral ou dos regimes excepcionais.

O despacho, publicado na sexta-feira à noite, refere que serve de comprovativo o documento do agendamento no SEF ou o recibo com o pedido. Esses documentos “são considerados válidos perante todos os serviços públicos, designadamente para obtenção do número de utente, acesso ao Serviço Nacional de Saúde ou a outros direitos de assistência à saúde, acesso às prestações sociais de apoio, celebração de contratos de arrendamento, celebração de contratos de trabalho, abertura de contas bancárias e contratação de serviços públicos essenciais”. 

O documento publicado em Diário da República tem como objectivo “garantir inequivocamente os direitos de todos os cidadãos estrangeiros com processos pendentes” no SEF, lê-se.

Segundo aquela directiva, admite-se ainda o agendamento urgente, por decisão dos directores regionais do SEF, a cidadãos que precisem de viajar ou que comprovem “a necessidade urgente e inadiável” de se ausentarem do território nacional, a “cidadãos a quem tenham sido furtados, roubados ou extraviados os documentos”.

O SEF não forneceu, ainda, o número de imigrantes com pedidos pendentes.

Associações preocupadas 

Na semana passada, cerca de 20 associações manifestaram a sua preocupação ao Governo com estes casos; escreveram uma carta onde pediam soluções. Nessa carta, as associações subscritoras sublinham que devem ser salvaguardados àqueles trabalhadores que se estão a regularizar, e que já fizeram descontos para a Segurança Social, o direito aos subsídios nos casos em que estão previstos para outros trabalhadores — se tiverem de ficar de quarentena, se ficarem contaminados, se tiverem de ficar em casa para tomar conta de filhos menores de 12 anos ou se forem despedidos por fecho temporário ou definitivo das empresas onde trabalham. Querem ainda que, no caso de despedimento, possam ter direito ao subsídio desemprego. 

Ao PÚBLICO, Flora Silva, da Olho Vivo, reportava dias antes: “Há muita gente a aguardar pelos títulos de residência e não é por culpa delas, é por responsabilidade dos atrasos do SEF. De um momento para o outro ficam sem emprego e não estão cobertos por nada. São eles e as famílias. Isto vai ser uma calamidade”. 

Também esta semana dezenas de brasileiros, a maior comunidade estrangeira em Portugal com 151 mil cidadãos, pediram ajuda à embaixada para resolver a situação. Na lista há juristas, assistentes sociais, artistas, sommeliers, publicitários, realizadores, psicólogos, arqueólogos, professores, empregadas de limpeza, estudantes, escritores, ajudantes de cozinha: dezenas de assinaturas, e dezenas de profissões. Estão preocupados com o impacto da crise da covid-19.

Uma das formas mais comuns para um imigrante pedir a autorização de residência por motivos de trabalho, ao abrigo do artigo 88 e 89, é ter um contrato de trabalho e estar a descontar para a Segurança Social. Muitos ficam à espera da resposta do SEF durante meses.

A lei prevê também que possa ser regularizado quem tenha promessa de contrato de trabalho ou “uma relação laboral comprovada por sindicato, por representante de comunidades migrantes com assento no Conselho para as Migrações ou pela Autoridade para as Condições do Trabalho”, tenha entrado de forma legal, e esteja inscrito na Segurança Social (excepto quando há apenas promessa de contrato de trabalho). Desde o ano passado que os imigrantes que estão a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses podem ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país de forma legal.

Segundo uma directiva recente do Governo, os vistos de permanência em Portugal cujo prazo de validade tenha terminado agora são válidos até dia 30 de Junho.

Os últimos dados mostram que houve um saldo positivo de 651 milhões de euros entre as contribuições dos imigrantes para os cofres do Estado (746,9 milhões de euros) e os benefícios que obtiveram com prestações sociais (95,6 milhões).​ 

tp.ocilbup@hgj

publico.pt

‘Encalhados no mar’: Há 10 cruzeiros com 10 mil passageiros às voltas sem ter onde atracar

Pelo menos 10 navios a circular ao redor do mundo – e a transportar quase 10 mil passageiros – estão presos no mar depois de terem sido afastados de seus portos de destino face à pandemia da Covid-19, sendo que, em alguns casos, os navios já estão a enfrentar situações médicas desesperadas, segundo apurou o The Guardian.

Entre os mais desesperados está um cruzeiro que tem centenas de passageiros americanos, canadianos, australianos e britânicos e que está na costa do Equador à espera de permissão para atracar na Flórida.

Mas o navio Holland America Zaandam não está melhor já que ficou preso depois de o Chile ter recusado que o navio atracasse no seu destino original, San Antonio, a 21 de março. A bordo, deverá ter 140 casos de doenças respiratórias, com alguns passageiros a precisar de apoio respiratório.

O navio está a subir a costa da América do Sul, na esperança de atravessar o Canal do Panamá e atracar na Flórida. Mas o porto de Flórida, onde muitos dos passageiros planeavam desembarcar na etapa final do cruzeiro, não confirmou se o navio pode proceder ao desembarcar dos passageiros.

A par do Zaandam estão pelo menos dois outros navios que ainda transportam passageiros no mar e relatam surtos de doenças respiratórias semelhantes ao coronavírus a bordo

Contudo, também há navios que estão a ser impedidos de atracar e descarregar os seus passageiros, mesmo sem nenhum sinal de doença.

A publicação dá ainda nota de cenas dramáticas nos cruzeiros atingidos pelo coronavírus, como o Grand Princess, na Califórnia, e o Diamond Princess, no Japão, sendo que ambos se tornaram focos da pandemia. E o facto de existirem ainda tantos navios à deriva evidencia bem como os cruzeiros se tornaram uma espécie de “amaldiçoados dos mares, com as cidades a serem, cada vez mais, cautelosas e a questionar se serão o próximo lar de um navio potencialmente infetado.

executivedigest.sapo.pt

HAPPY BIRTHDAY MY BELOVED DAUGHTER!


8 years ago on this exact same day, I became the happiest person on earth, today, you make me doubt if this day is even more exciting than seeing you cry for the first time. 
Because it is your laughter that makes us happy, it is the happy times that make us feel excited. And today, the day you turn 8, is one of these times. 
May you be happy, healthy, inspired, wise, proud, loving, loved and yourself. 
You deserve the best of the best!
Happy Birthday to our BUM BUM BUM tender lady! 

Mensagem à Nação: Declaração de Estado de Emergência


Declaração de Estado de Emergência
Fidjus di Guiné!

A pandemia mundial ocasionada pelo vírus COVID-
19, declarada pela Organização Mundial de Saúde, à 11/03/2020, e qualificada como uma emergência de saúde pública que a humanidade enfrenta, alastrou-se aos países vizinhos da sub-região, como o Senegal, a Gâmbia e a Guiné Conacri, e atingiu já o nosso próprio país, o que poderá constituir uma situação de calamidade Pública, se não forem tomadas medidas especiais que permitam controlar o impacto negativo deste flagelo a nível nacional e os seus efeitos na vida dos cidadãos.

Caros Compatriotas!
A Guiné –Bissau não está imune a esta realidade, registaram-se dois casos de 2 cidadãos estrangeiros infetados no nosso país. As experiências de outros países aconselham a que idênticas medidas sejam tomadas, como forma de conter a propagação da pandemia no país.

Ciente de que a adopção de medidas restritivas que determinam a suspensão temporária dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos como forma de prevenir e combater esta pandemia pode dividir os guineenses, a ponto de alguns as considerar prematuras mas que se impõe serem tomadas de forma drástica. Mesmo assim, tratando-se da defesa do interesse nacional e da protecção de vidas humanas, entendi ser imperativo dar este passo, com vista a se reforçar as medidas já tomadas para evitar a propagação no país.

O sinal político que se pretende dar é uma afirmação de solidariedade institucional, de coesão, de determinação e confiança no combate ao COVID-19.

Caros Guineenses!
Só juntos poderemos vencer, por isso, lanço um apelo a todos os cidadãos para a tomada de consciência sobre a gravidade da situação.

Apelo ao espírito de cidadania, unidade e coesão nacional e patriotismo de todas e de todos.

Apelo à responsabilidade de cada um no sentido de se manterem em casa, evitar aglomerações de pessoas e que respeitem todas as medidas que venham a ser tomadas, nomeadamente, na restrição da circulação interna e internacional, nas concentrações humanas de maior risco.

Caros Compatriotas!
“Nha ermons, fidjos di Guiné”!

“Guiniensis, nô uni nô junta Mon nô Tadja è doença, mau, perigoso ku kata odjadu”.

“Nô guerra, i contra um único inimigo qui COVID-19” – CORONAVIRUS ku ka kunsi raça, ku ka sibi si abó i pretu ou brancu, ku ka kunsi nin pobri, nin ricu, nin religion.

“más si nô djunta mon, nô na ganha é guerra”.

Porém, torna – se necessário dar uma cobertura constitucional às medidas de exceção que se revelem imprescindíveis adotar para combater esta Calamidade Pública, razão pela qual enquanto Presidente da República, entendo ser fundamental a declaração de Estado de Emergência.

Caros Concidadãos Guineenses!
A presente declaração de Estado de Emergência limita-se ao estritamente necessário no que se refere à limitação de direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e os seus efeitos terminarão logo que seja retomada a normalidade.

O Estado de Emergência ora decretado, irá durar 15 dias, no fim dos quais poderá ser renovado, se após avaliação, da evolução da pandemia, no terreno assim o aconselhar.

É declarado por conseguinte, o Estado de Emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública.

A declaração de Estado de Emergência abrange todo o território nacional;

Terá a duração de 15 dias, iniciando – se às 0:00 horas do dia 28 de março de 2020 e cessando às 24:00horas do dia 11 de abril de 2020, com exceção das renovações previstas na lei.

Guineenses!
Aproveito a ocasião para desejar rápidas melhoras e pronto restabelecimento as pessoas infetadas.
Encorajar o Governo, através da Comissão Interministerial, em conjunto com as Comissões Técnicas, incluindo as Forças de Defesa e Segurança, que se encontram na linha da frente desta luta titânica que estamos a travar, de dia e noite, contra este vírus, perigoso e invisível, que não tem cura, não tem vacina e que tem ceifado várias vidas desde Dezembro de 2019 até hoje.

Aproveito ainda esta ocasião para exprimir a minha gratidão à todas as forças vivas da Nação, os movimentos da sociedade civil, parceiros sociais e internacionais, movimentos de cidadãos, sector privado, líderes religiosos e autoridades tradicionais, pelo seu empenho nesta batalha para preservar a vida dos nossos concidadãos contra o vírus COVID-19.

Mobilizemo-nos todos, caros compatriotas guineenses, para lutar contra este vírus e proteger as nossas vidas e a saúde da Nação.
Com a união e o esforço de todos, venceremos o CORONAVIRUS.
Viva a Guiné-Bissau!



COVID-19: DECLARADO ESTADO DE EMERGENCIA PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA GEN. UMARO SISSOCO EMBALO. REPORTER ALIU CANDE


RadioBantaba 

Mensagem da Secretária de Estado das comunidades, Dra. Dara Fonseca Ramos


RadioBantaba

COVID-19 ESTADO DE EMERGENCIA NA GUINE BISSAU, SEQUESTRO DO CANDIDATO NA MALI


RadioBantaba

ENGENHARIA MILITAR PROMETE ENTREGAR CENTRO DE ISOLAMENTO DE CASOS DE CORONAVÍRUS DENTRO DE TRÊS DIAS

O Engenheiro militar, Floriano Cá, chefe da obra de reabilitação do centro para isolamento e tratamento de casos confirmados de Coronavírus no Hospital Nacional Simão Mendes, prometeu esta sexta-feira, 27 de março de 2020, entregar obra que alberga 11 salas de internamento dentro três dias, 29 do mês em curso, para que as autoridades sanitárias possam colocar no isolamento pessoas infetadas por Coronavírus  “como mandam as regras”.

Floriano Cá deu essa garantia numa entrevista exclusiva ao semanário O Democrata sobre os avanços de trabalhos da reabilitação. Segundo Floriano Cá, a obra iniciada a 23 de março  deveria ser entregue num prazo de quatro dias, mas devido à falta da verba o prazo foi dilatado para mais três dias.

“Às vezes paramos os trabalhos por falta de materiais. Felizmente, ontem recebemos o valor que estava em falta e neste momento estamos a trabalhar sob pressão, 12 horas diárias, para podermos entregar a obra até próximo domingo, tendo em conta as exigências do momento. O que pode ser normal para os outros funcionários requer para um militar um esforço enorme. Tudo que nos foi exigido com base nas orientações médicas e especialistas em saúde está a ser cumprido vigorosamente”, notou.


Cá não revelou o número de camas que o centro terá para o internamento de pacientes e diz que “a pessoa competente para determinar capacidade e o número de camas é um médico, o engenheiro apenas tem a missão de fazer reabilitação do espaço”.

“Nesta primeira fase estamos a fazer reabilitação apenas nos pavilhões do rez-do-chão. Porém, recebemos a informação que se registar aumento de casos de novo Coronavírus no país seremos obrigados a reabilitar o primeiro piso. Pessoas que trabalham na engenharia militar são funcionários de Estado, portanto qualquer solicitação estaremos prontos para executar a nossa tarefa, desde que se coloque meios necessários à nossa disposição”, rematou.


O jornal O Democrata contatou a direção do Hospital Nacional Simão Mendes para se informar da capacidade ou número de camas que o centro terá para o internamento mas sem sucesso. Porém, o administrador do maior estabelecimento hospitalar do país assegurou ao semanário que o número de camas para internamento será determinado de uma avaliação pós-trabalhos de reabilitação.

Salienta-se que até neste momento registou-se no país apenas dois casos confirmados de pessoas infetadas por Covid-19 e que se encontram em quarentena nas suas casas, de acordo com  informações avançadas na quarta-feira, 25 de março, pelo Primeiro Ministro  Nuno Gomes Nabiam. 

As autoridades sanitárias referiram que se registou igualmente a existência de mais um caso suspeito da infeção por Covid-19. Trata-se de um jovem guineense que estuda em Dacar (Senegal), mas regressou ao país devido à doença que assola o Senegal.

Segundo a agência de informação portuguesa (Lusa), o número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu hoje para 85 com os casos acumulados a ultrapassarem os 3.200 em 46 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia. Senegal que partilha uma vasta linha fronteiriça com a Guiné-Bissau já registou 119 casos da infeção do Covid-19 e não teve até agora nenhum óbito. 

Portugal até neste momento, registou 4268 casos de infeções do coronavírus e conta com 76 mortes, como também conseguiu recuperar 43 pessoas, curadas da doença.  

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche

OdemocrataGB