1 de junho de 2022

A guerra na Ucrânia "poderia terminar amanhã", diz Antony Blinken

© Getty Images

Notícias ao Minuto  01/06/22 

Estas declarações foram feitas numa conferência de imprensa que contou com o secretário de Estado e o líder da NATO Jens Stoltenberg, onde discutiram o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Numa conferência de imprensa conjunta, esta quarta-feira, em Washington, o secretário de Estado americano Antony Blinken e o líder da NATO Jens Stoltenberg tiveram oportunidade de falar sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Assim, Antony Blinken diz que o novo pacote de armas para a Ucrânia, já anunciado esta terça-feira, é "exatamente o que eles precisam" e fortalecerá o país em quaisquer negociações no futuro.

Acrescentou ainda que a NATO só foi fortalecida pelo conflito, algo que ele acredita que a Rússia não esperava depois de invadir a Ucrânia. Reiterou igualmente que a NATO defenderá "cada centímetro" do território da aliança e que 20 mil tropas extra foram enviadas para o flanco leste.

Sublinhou também que a Suécia e Finlândia estão "mais do que qualificadas" para aderir "o mais rápido possível" à aliança atlântica.

Sobre as preocupações da Rússia interpretar o pacote de armas para a Ucrânia como uma escalada, Blinken sublinhou que o presidente dos EUA, Joe Biden, foi claro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre as consequências da invasão russa.

"Não havia como esconder a bola. Fomos extremamente claros sobre isso desde o primeiro dia, com o presidente Biden a comunicar diretamente ao presidente Putin. Fizemos exatamente o que dissemos que faríamos", afirmou.

E reforçou que o presidente dos EUA disse a Putin que queria menos NATO, mas em vez disso, “está a receber mais NATO, mais tropas e mais membros”.

Referiu ainda que a guerra na Ucrânia "poderia terminar amanhã" se a Rússia optar por pôr fim à agressão militar, "mas não vemos nenhum sinal disso por agora", sublinhou Blinken. Segundo o governante, olhando para o cenário atual no terreno, vão existir  "muitos meses de conflito pela frente".

Já Jens Stoltenberg, secretário-geral da aliança, confirmou que o papel dos EUA em ajudar a Ucrânia tem sido "indispensável" e está "a fazer a diferença no campo de batalha todos os dias".

Disse ainda que as tropas extra enviadas pela NATO são um esforço para impedir a escalada do conflito e remover "qualquer erro de cálculo em Moscovo sobre a prontidão da NATO". Para o líder da aliança o reforço de forças é outro exemplo de que as coisas não estão a acontecer da forma como Putin desejava.

Recorde-se que os EUA anunciaram, na terça-feira, o fornecimento à Ucrânia de sistemas de lançamento de foguetes ('rockets') montados em veículos blindados ligeiros, conhecidos pela sigla HIMARS, de 'High Mobility Artillery Rocket System´.

Estes sistemas têm um alcance de cerca de 80 quilómetros e representam um reforço significativo das capacidades das forças ucranianas, que têm recebido sistemas com um alcance de apenas 40 quilómetros. São também um equipamento que faz parte de um novo pacote mais amplo de assistência militar dos EUA à Ucrânia no valor total de 700 milhões de dólares (653 milhões de euros).

Na conferência de imprensa o Blinken clarificou: "Em relação aos sistemas de armas que fornecemos, os ucranianos deram-nos garantias de que não usarão esses sistemas contra alvos em território russo".


Leia Também: “Putin cometeu um erro estratégico ao subestimar o povo ucraniano e a NATO”


Aviação Civil: Air Cotê D`Ivoire inaugura quinta-feira voos Abidjam-Bissau


Bissau, 01 jun 22(ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva vai assinar, quinta-feira, com o seu homólogo da Costa de Marfim, um acordo para a abertura de uma linha aérea que passa a ligar Abidjam à Bissau, em três voos por semana.

Segundo um programa para o efeito, enviado hoje à ANG, ainda na quinta-feira , realizar-se-á a inauguração da Agência da Air Cotê D´Ivoire em Bissau.

O  voo inaugural da aeronave da companhia aérea da Costa de Marfim deve aterrar no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau às 10,30 horas TMG.

O encontro oficial entre os ministros dos Transportes da Guiné-Bissau e da Costa de Marfim está prevista para as 11h30 horas, seguido da visita de cortesia ao Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, às 12 horas.

O programa indica  que a assinatura do acordo entre os dois países terá lugar às 13H00, na Presidência da República, seguida da inauguração da Agência da Air Cotê D`Ivoire às 13H30 horas. 

ANG/ÂC//SG

MOZAMBIQUE: ÚLTIMA HORA: MEN0R DE 15 ANOS DÁ LUZ NO DIA DA CRIANÇA

 Raimundo Dos Paúndeh_Official

Justamente numa data em que comemora-se o dia internacional da criança, uma menor de 15 anos de idade, deu à luz, como resultado de uma gravidez precoce.

 A m£nor de 15 anos de idade, de nome Ângela da Glória, deu à luz nas primeiras horas desta quarta-feira, no Hospital Provincial da Matola.

Por ter dado à luz num dia especial, a adolescente e estudante da nona classe, órfã de pai, vai receber apoio.

-TV muniga

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ DEFICA UMA ESPECIAL ATENÇÃO ÀS COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA .

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Mali: Um soldado da ONU morto e três feridos durante ataque em Kidal

© Shutterstock

Por LUSA  01/06/22 

Um 'capacete azul' da Missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) morreu e outros três ficaram feridos hoje durante um ataque ao seu comboio em Kidal (norte), anunciou o porta-voz da missão, Olivier Salgado.

Os militares fazem parte do contingente jordano da Minusma, disse um oficial de segurança, sob condição de anonimato, citado pela agência France-Presse.

"Esta manhã, quatro elementos das forças de paz Minusma foram feridos [um dos quais acabou por morrer], enquanto repeliam um ataque terrorista em Kidal", disse o porta-voz da missão da ONU, Olivier Salgado, numa publicação na rede social Twitter.

"O seu comboio esteve sob fogo direto de armas ligeiras e RPG (lança-foguetes) durante cerca de uma hora", acrescentou.

Mais tarde acrescentou: "Infelizmente, um dos soldados da paz sucumbiu aos ferimentos após o ataque desta manhã".

Não foram fornecidos pormenores sobre os alegados perpetradores do ataque.

Com cerca de 13.000 elementos, a Minusma, criada em 2013 para apoiar o processo político do Mali, é a missão de manutenção da paz mais mortífera da ONU. No total, 171 dos seus soldados de manutenção da paz morreram em ataques, de acordo com dados da missão.

O Mali, um país pobre e sem litoral no coração do Sahel, assistiu a dois golpes militares em agosto de 2020 e maio de 2021.

A crise política está associada a uma grave crise de segurança que se tem mantido desde 2012 e ao surto de independência e insurreições de extremistas islâmicos no norte.

O país é agora governado por uma junta que se afastou da França e dos seus parceiros e se voltou para a Rússia, numa tentativa de travar a propagação do 'jihadismo', que se alastrou aos vizinhos Burkina Faso e ao Níger.

A violência tem deixado milhares de civis e soldados mortos e centenas de milhares de deslocados.


Leia Também: ONU regista "aumento exponencial" de violações de direitos em Mali

ACPF: Angola referida em relatório sobre crimes rituais contra crianças

© Lusa

Por LUSA  01/06/22  

Angola é o único país africano de língua oficial portuguesa referenciado num relatório divulgado hoje pelo Fórum Africano de Políticas da Criança (ACPF, na sigla em inglês) sobre a prática de ataques relacionados com rituais contra crianças.

No documento, "Revelando a Nossa Vergonha Oculta - Abordando Acusações de Feitiçaria e Ataques Rituais", apresentado terça-feira numa videoconferência a partir de Adis Abeba, "acredita-se que centenas de milhares de crianças em África sejam acusadas todos os anos do que é amplamente considerado em toda a África como um crime particularmente hediondo: bruxaria".

A diretora-executiva do ACPF, Joan Nyanyuki, defende na introdução que "em todo o continente africano, muito foi feito para melhorar as leis e políticas destinadas a acabar com a violência contra as crianças".

"Algum progresso também foi feito no estabelecimento dos sistemas e estruturas necessários para implementar e fazer cumprir essas políticas e leis. Esses esforços, no entanto, não abordaram suficientemente uma importante dimensão da violência contra crianças: acusações de feitiçaria e ataques rituais", acrescenta.

No documento são referenciados 19 países como cenário de casos de prática de crimes de infanticídio rural, ataques contra crianças com deficiência, ataques contra crianças com albinismo e casos de violência contra crianças acusadas de bruxaria.

"O relatório documenta, na medida do possível à luz da escassez de dados, como as acusações de feitiçaria são difundidas em todo o continente (embora variem em extensão ao longo do tempo e de lugar para lugar). As melhores estimativas sugerem que centenas de milhares de crianças enfrentam acusações todos os anos em África e, posteriormente, sofrem graves violações".

Os exemplos dados pelo documento apontam para casos relatados de infanticídio ritual no Benim, Burkina Faso, Etiópia, Gana, Madagáscar e Níger, enquanto Angola, Benim, Burkina Faso, Essuatíni, Etiópia, Gana, Libéria, Madagáscar, Ruanda e Zimbabué relataram ataques rituais contra crianças com deficiência.

O Burundi, República Democrática do Congo, Madagáscar, Malaui, Mali e Tanzânia relataram ataques a crianças com albinismo e na África do Sul, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Etiópia, Libéria, Nigéria e Tanzânia são referidos casos de violência contra crianças acusadas de serem bruxas.

"Para proteger as crianças do dano das acusações de feitiçaria, não é necessário negar que a 'feitiçaria' existe. Em vez disso, é importante priorizar a proteção infantil, ao mesmo tempo que se previne o abuso de crianças, abordando a crença de que tal abuso pode de alguma forma proteger as comunidades do perigo percebido", defende-se no documento.

A investigação de que resultou o relatório permitiu descobrir que à exceção do trabalho realizado por algumas organizações não-governamentais, "poucas organizações e Estados em África desenvolvem esforços sistemáticos para prevenir esse abuso".

"Poucos proíbem acusações. Os serviços para crianças que sofreram danos e violência relacionados a acusações são poucos e distantes entre si. Esta área precisa de atenção urgente", defende o relatório.

Joan Nyanyuki defende "ser necessário um esforço abrangente e coordenado por atores estatais e não estatais para descobrir a natureza, magnitude e impacto da violência relacionada com acusações de feitiçaria e ataques rituais. Essa abordagem garantirá que os sistemas, leis e políticas de proteção infantil sejam aprimorados para lidar adequadamente com essas formas de violência contra crianças".

Guinée-Bissau: Jusqu’à quand Simoes Pereira s’arrêtera dans ses projets de sabotage ?

1 juin 2022   Joël Ettien Directeur de publication: businessactuality.com

Simoes Pereira, jusqu’à quand comprendra t-il que la notion de la patrie doit primer sur tout ?

Que recherche Simoes Pereira ?

Voilà, un candidat malheureux à des élections présidentielles passées il y a plus de deux ans et qui n’arrive pas à digérer sa défaite et continue de salir l’image de son pays, la Guinée-Bissau.

Pour lui, le président actuel Umaro Embalo, dont il n’a de cesse de vouloir le renverser par des manières peu orthodoxes, tantôt par des voies contournées d’assassinat, parce que justement il a perdu la face, ne mérite pas de diriger ce pays que ses amis et lui avaient transformé en un hameau de trafic de drogue. Il fait blanchir son propre sommeil par ce qui est convenu d’appeler, le projet irréalisable, c’est-à-dire tenter à la vie du président Embalo pour prendre sa place.

Pour rappel, la victoire du général-président, sans doute que Simoes Pereira oublie d’où vient son rival, Embalo, mais il est militaire de haut rang et en matière de coup d’état, il est plus outillé que lui. Embalo est militaire et depuis la nuit des temps, il a participé ou observé les différents coups de force qui ont failli faire reculer son pays, ce qui l’a poussé à s’investir dans la politique.

Quand un militaire, surtout un général devient président démocratiquement élu, reconnu par la communauté internationale et surtout par la CEDEAO, le roi peut perdre sa couronne et non sa démarche, donc, ses projets de vouloir coûte que coûte renverser son pouvoir par des coups de force, il faut qu’il les oublie.

Comme localement il ne rencontre aucune adhésion pour ses projets machiavéliques, maintenant, il passe par des cybers activistes. Au lieu de remettre tout cet argent dans le développement de son pays, il paie des sommes faramineuses pour que ceux-ci salissent l’image du président Embalo. Si le président Embalo ne dit rien, ce n’est pas qu’il a peur, mais tout simplement il applique ce qu’on appelle, le chien aboie et la caravane passe.

Récemment, quand le président Embalo a reçu les députés, Simoes Pereira a eu l’amabilité de l’appeler Excellence Monsieur le président de la république, alors qu’est-ce qui n’a pas marché pour que ce dernier fasse appel à des cybers activistes et des télévisions portugaises pour saboter l’image de son président ?

La roue tourne et Simoes Pereira doit se dire que la politique n’est pas une course de vitesse mais de fond, et qu’à cette allure, il risque de vite s’essouffler. Il doit aussi penser à la population de son pays qui a été trop marginalisée et qui commence à remonter la pente doucement. C’est l’occasion à chaque enfant de ce pays, de lui manifester amour et contribution sincère et honnête pour son développement. En plus, on ne remet un flambeau qu’à celui qui sait attendre et conciliant. Il est si pressé, où met-il l’amour pour sa patrie?

Embalo ne partira pas avec tout le pays, il ne fait que le servir tout comme lui, Simoes Pereira, mais à cette allure où il multiplie haine et vengeance, il va tôt ou tard se brûler les ailes.

Simoes Pereira n’est-il pas fier d’entendre le vrombissement des grosses machines qui font les routes ? N’est-il pas heureux pendant ses sorties dans la ville de Bissau, de voir des bâtiments dédiés aux différents services sociaux ? Pourquoi veut-il tout abroger si véritablement il aime ce pays ?

Heureusement qu’on ne gouverne pas avec les réseaux sociaux même si ceux-là, sont suivis par des milliers de gens, le plus dur et difficile, se passe sur le terrain et là dessus, Embalo fait un travail extraordinaire pour lequel, tous les Bissau-guinéens, doivent en être fiers. Comme dit l’adage, il n’y a rien dans jalousie, tout est dans l’amour.                                                 


Alemanha aconselha população a armazenar comida e bebida para 10 dias... Governo quer preparar população para eventual crise de abastecimento.

© REUTERS/Timm Reichert

Notícias ao Minuto  01/06/22 

A Alemanha que os cidadãos façam um armazenamento de água e alimentos por dez dias. 

Numa lista divulgada no seu site oficial, a Proteção Civil da Alemanha indicou que “existem várias situações de emergência” em que criar um stock de “comida e bebida é útil”, contudo, referiu que criar um abastecimento para o dia-a-dia também pode ser benéfico. Desta forma, deixou vários conselhos para ajudar os alemães a criar um armazenamento de alimentos.

Estes conselhos foram depois destacado pela ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, que sugeriu aos cidadãos que tomassem algumas precauções em caso de crise.

“Pensem, por exemplo, em ataques cibernéticos em infraestruturas críticas”, disse a governante, em declarações ao jornal alemão Handelsblatt. 

“Se a energia acabar por um longo período de tempo ou a vida diária for restrita de alguma outra forma, definitivamente faz sentido ter um armazenamento de emergência em casa”, disse.

Após alertar que não é preciso levar “tudo de uma vez” dos supermercados, a ministra afirmou que deve haver comida e bebida em casa para pelo menos dez dias, tal como sugere a Proteção Civil.

“Temos de nos atualizar para lidar com as muitas crises – pandemias, mudanças climáticas, ameaças de guerra”, notou, referindo-se ainda à possibilidade de reativar alguns dos abrigos existentes na Alemanha.

Estes conselhos não foram diretamente ligados pelo Governo à guerra na Alemanha, mas tudo indica que há uma preocupação devido à invasão, nomeadamente por ser claro que o chanceler alemão, Olaf Scholz, teme que haja uma interrupção total do fornecimento de gás russo ao país.

“Em caso de ‘apagão’ ou falta de energia em grande escala, os supermercados e postos de gasolina permanecem fechados. O frigorífico e a arca também falham e, dependendo das condições regionais, não sai água potável da torneira. Um suprimento de alimentos e bebidas ajuda a preencher o tempo até o início da ajuda do governo”, indicou a Proteção Civil.


Leia Também: Alemanha vai enviar sistema de defesa aérea moderno para a Ucrânia

WhatsApp vai dar opção de editar mensagens enviadas ...A funcionalidade está neste momento a ser desenvolvida, mas já há fotografias.

© Shutterstock
Notícias ao Minuto  01/06/22 

O WhatsApp está alegadamente a testar a capacidade de os utilizadores conseguirem editar mensagens e corrigirem erros depois destas terem sido enviadas pela app, conta o site WABetaInfo.

A publicação juntou até algumas fotografias da funcionalidade (abaixo), indicando que estará acessível quando os utilizadores pressionarem por algum tempo uma mensagem. A funcionalidade poderá ser encontrada ao lado das opções ‘Detalhes’ e ‘Copiar’.

Sabe-se que esta implementação e teste está a decorrer na versão beta do WhatsApp para Android, sendo que a versão iOS também a receberá. Todavia, ainda não é claro se os utilizadores serão notificados para o facto de uma mensagem ter sido editada.

Teremos com certeza mais informações assim que o WhatsAapp providenciar mais detalhes à medida que se aproxima o lançamento desta funcionalidade na versão global.

EUA: Supremo Tribunal bloqueia lei de moderação de redes sociais no Texas

© Shutterstock

Notícias ao Minuto 31/05/22 

Esta determinação do tribunal é uma derrota para o Texas, que argumentou que a lei não viola a Primeira Emenda.

O supremo tribunal dos Estados Unidos bloqueou, temporariamente, esta terça-feira, uma lei do Texas que restringe a capacidade do Facebook, Twitter e YouTube moderarem o conteúdo nas suas plataformas, depois de ter sido feita uma petição de emergência.

Esta determinação do tribunal é uma derrota para o Texas que argumentou que a lei, HB 20 - que proíbe grandes empresas de media social bloquearem, banirem ou eliminarem posts ou contas - não viola a Primeira Emenda da constituição americana.

Os opositores do HB 20, incluindo a indústria da tecnologia, argumentaram que a legislação viola os direitos constitucionais das plataformas de tecnológicas de tomar decisões editoriais e de serem livres de discursos forçados por um governo.

O estado do Texas por sua vez, argumentou que a HB 20 não viola a Primeira Emenda porque a lei procura regular a conduta das plataformas de tecnologia em relação a dos seus utilizadores, não o discurso das empresas, e que procura designá-los como "transportadoras comuns" semelhantes a linhas de comboio e companhias telefónicas .

A Computer and Communications Industry Association, um dos grupos por trás da petição de emergência, citada pela CNN Internacional, disse que a decisão mantém mais de 200 anos de princípios de liberdade de expressão contra a violação do governo na expressão individual.

Já Chris Marchese, advogado da NetChoice - outro grupo responsável pela petição de emergência - disse que a lei do Texas é um "naufrágio constitucional" e que está aliviado que “a Primeira Emenda, a internet aberta e os utilizadores que dependem dela permaneçam protegidos do excesso inconstitucional do Texas”.

Unicef alerta que 5,2 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária

© Getty Images

Por LUSA  01/06/22 

Cerca de 5,2 milhões de crianças ucranianas, incluindo 2,2 milhões de refugiados em outros países, precisam urgentemente de ajuda humanitária devido ao conflito que forçou dois em cada três menores a deixarem as suas casas, alertou hoje a Unicef.

A guerra está a ter "consequências devastadoras para as crianças numa escala e velocidade nunca vistas desde a Segunda Guerra Mundial", sublinhou.

A nota de imprensa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) foi divulgada hoje para coincidir com as comemorações do Dia das Crianças na Ucrânia e no mundo.

Pelo menos 262 crianças foram mortas e outras 415 ficaram feridas no conflito, principalmente em ataques com armas explosivas em áreas povoadas, sendo que muitos destes ataques danificaram ou destruíram infraestruturas vitais para as crianças, incluindo centenas de centros educacionais e unidades de saúde.

"A guerra destruiu a vida de milhões de crianças", resumiu a diretora executiva da Unicef, Catherine Russell, citada no comunicado.

A responsável realçou que "sem um cessar-fogo urgente e uma paz negociada, as crianças continuarão a sofrer, enquanto as consequências do conflito também afetarão as crianças vulneráveis em todo o mundo".

A agência das Nações Unidas alertou que as crianças que fogem da violência na Ucrânia correm sério risco de separação familiar, violência, abuso, exploração sexual ou de caírem em redes de tráfico humano.

A maioria destas "foi exposta a eventos traumáticos e precisa de ajuda urgente, segurança, estabilidade, serviços de proteção à criança e apoio psicossocial, especialmente aquelas que estão desacompanhadas ou foram separadas das suas famílias", apontou ainda a Unicef.

A organização, que já prestou assistência a mais de 610 mil crianças e cuidadores psicossociais no conflito, apelou à comunidade internacional a doação de 948 milhões de dólares (cerca de 885 milhões de euros) para financiar a sua resposta humanitária, quer na Ucrânia, quer nos países de acolhimento de refugiados ucranianos.

A Rússia lançou, em 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,8 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.


Leia Também: Unicef distribui alimentos terapêuticos para 12.600 crianças angolanas