sábado, 29 de julho de 2017

Fibra óptica - Sindicato de Base da Guinétel insurge contra gerência estrangeira

Bissau, 29 Jul 17 (ANG) – O Presidente do Sindicato de Base das empresas Guiné Telecom e Guinétel (Rede Móvel) pediu quinta-feira o executivo guineense para reconsiderar a sua posição  em relação a possibilidade de atribuição da gestão da fibra óptica e cabo submarino à uma empresa estrangeira em detrimento da firma estatal.

David Mingo fez esta advertência em declarações à imprensa em reação  a assinatura do memorando que cria o consórcio “Bissau Cabo”, cuja validação do projecto da comunicação denominado “WARCIP”, segundo este sindicalista, “mostra claramente que o executivo não está a pensar no bem-estar do povo guineense”. 

Explicou que as acções atribuidas ao Bissau Cabo “visam claramente a   extinção da Guiné Telecom em detrimento de outras”. 

Acrescentando que as empresas multinacionais Orange Bissau e MTN Bissau foram atribuídas 51 por cento das acções, isto é 25,5 por cento cada e as restantes 49 por cento para  o Estado representado na nova empresa  por “Bissau Cabo”.

“Se o governo pode pedir emprestado ao Banco Mundial mais de 31 milhões de dólares americanos para conduzir o cabo submarino a partir das águas territoriais do Senegal até Suru, como é que não consegue pagar a fibra óptica de Suru para Bissau num valor de 8 milhões de dólares americanos”, questionou tendo indicado que o executivo teve que ir tomar este montante nas empresas Orange e MTN Bissau, e, estas passaram a ser maiores accionistas na nova firma.

“A “Bissau Cabo “ foi criada meramente por decreto do conselho de ministros, sem concurso público, o que demonstra claramente que relegaram a Guiné Telecom para segundo plano”, criticou.

David Mingo que reconheceu o esforço do governo no relançamento da da duas empresas estatais da telecomunicação,  pediu ao governo a extinção pura e simplesmente da Bissau Cabo ou anexa-la à Guiné Telecom. 

Mingo pediu a intervenção do Chefe de Estado antes que seja tarde, “porque a partilha das acções feita não vai beneficiar o país”. 

Segundo David Mingo o memorando que cria o consórcio Bissau Cabo foi assinado pelos ministros dos Transportes e Comunicações, da Economia e Finanças e pelos representantes das empresas  MTN e Orange Bissau,  

ANG/JD/JAM/SG

OS ADVERSÁRIOS DO JOMAV JÁ PERCEBERAM QUE QUANDO O ASSSUNTO É TRABALHO, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO BRINCA EM SERVIÇO !


O Presidente da República teve um encontro na semana passada com DSP, Líder falhado do PAIGC, durante o encontro, DSP pediu o Presidente da República para que derrubasse o governo liderado por General Sissoco, mas a resposta não tardou a chegar e foi curta e clara. O Presidente da República foi tão determinante pois disse que: este governo apenas será derrubado no Parlamento.

Cipriano Cassama e seu grupinho da comissão permanente que se abram a plenária e vejamos se o programa é aprovado ou nâo. 

Se o PAIGC acha que a nomeação de General Sissoco é inconstitucional, sabe onde fica o Supremo Tribunal da Justiça.

DSP saiu do palácio frustrado e irritadíssimo.

Djassi Djackson Dé

DG da Juventude: “PAÍS NÃO SE CONSTRÓI SÓ COM LIDERES POLÍTICOS, MAS SIM COM COMUNICAÇÃO SOCIAL”

O Diretor-Geral da Juventude, N̕kitcha Na Obna, afirmou esta sexta-feira, 28 de Julho 2017, que o país não se constrói só com os seus líderes políticos, mas sim da sua força viva, juventude e a comunicação social, que faz chegar as mensagens em toda a comunidade, a começar da cidade às regiões.

No seu discurso na cerimônia do lançamento da nova página na internet da Rádio Jovem (RJ), N̕kitcha Na Obna revela que o recém-criado ministério da juventude tem como preocupação relançar todas as ferramentas que têm a ver com o desenvolvimento e o alargamento da comunicação da Rádio Jovem no país.

O Vice-Presidente da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), Edgar Carlos Pires, explicou que, desde a sua criação, a Rádio Jovem tem vindo a conquistar o seu espaço na sociedade guineense e, para tal, cada ano que passa investe na melhoria do serviço que presta aos ouvintes, procurando cada vez mais tratar, com objetividade, os assuntos do quotidiano com rigor, isenção e profissionalismo.

“O crescente progresso da Rádio Jovem foi largamente atestado através de um facto público ocorrido em Dezembro de 2014 no qual o governo da Guiné-Bissau apontou-a como sendo a rádio de destaque. A RENAJ, orgulha-se do projecto que concebeu e implementou, tendo resultado no sucesso da rádio que presentemente assistimos”, enalteceu Edgar Carlos Pires.

Braima Darame, diretor da Rádio Jovem, traz uma explicação e desdramatizando a situação, sublinha que, há oito anos, quando se lançou a página oficial na internet, muitas pessoas achavam que era iniciativa de ‘loucos'”, mas sempre acreditaram que era possível fazer valer a ideia e avançar a inciativa.

Braima Darame justifica que a aposta na internet visa criar autonomia financeira das atividades da rádio, com fundos que resultam de publicidades, como forma do seu órgão não depender do “jogo político”.

“Para a Rádio Jovem, a Guiné-Bissau é onde está um guineense, seja na América, Europa e na África, sempre tentamos levar a imagem real da dinâmica do país que muitas vezes não é projetada fora”, fundamenta Braima Darame. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA
OdemocrataGB