5 de dezembro de 2021

Eleições na Gâmbia: Barrow segue em frente, mas a oposição rejeita os resultados

Dw.com  05.12.2021

O presidente em exercício da Gâmbia, Adama Barrow, segue em frente na contagem preliminar dos resultados das últimas eleições realizadas neste sábado (04.12). Mas três candidatos da oposição rejeitam os resultados.

Adama Barrow, de 56 anos, que depôs o ditador Yahya Jammeh há cinco anos, está bem à frente do seu principal concorrente, Ousainou Darboe, de acordo com os resultados publicados na tarde deste domingo (05.12), pela comissão eleitoral da Gâmbia.

De um total de 53 distritos, a candidato do Partido Popular Nacional (NPP), vence em quase 40 distritos.

Falando à jornalistas na capital do país, Banjul, Alieu Njai, presidente da Comissão Eleitoral da Gâmbia [sigla inglesa IEC] informou que os resultados finais deverão ser anunciados ainda este domingo (05.12), conforme o calendário eleitoral.

As eleições da Gâmbia estão a ser seguidas de perto por muitas instituições internacionais por as considerar um teste à transição democrática no país, que durante 22 anos, viveu sob ditadura de Yahya Jammeh, após ter tomado o poder através de um golpe de estado em 1994.

Jammeh se encontra exilado na Guiné Equatorial, para onde partiu há cinco anos sob pressão de uma intervenção militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), para forçá-lo a abandonar o poder depois de ter perdido o escrutínio de 2016 para Adama Barrow.

Rejeições dos resultados preliminares 

Ousainou Darboe principal opositor de Barrow
Horas depois do presidente da IEC ter anunciado os resultados preliminares das eleições presidenciais deste sábado (04.12), três dos cinco concorrentes às presidenciais, já vieram ao público dizer que não reconhecem os resultados ora anunciados.

"Neste momento, rejeitamos os resultados anunciados até agora pela comissão eleitoral", disse o principal opositor, Ousainou Darboe, numa declaração conjuntam com outros dois concorrentes, citada pela AFP.

Os três candidatos questionam a demora na contagem dos votos de todo o país.

Entretanto, Ernest Bai Koroma, chefe de uma missão de observação eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), "apelou a todos os candidatos para aceitarem o resultado das eleições de boa fé".

"Não haverá vencedor ou vencido, mas apenas um vencedor, o povo da Gâmbia", disse Bai Koroma.

Expectativas para o futuro governo

A Gâmbia é um dos países mais pobres do mundo e com uma população estimada em cerca de dois milhões.

Cerca de metade da população vive com menos de 1,90 dólares por dia, segundo dados do Banco Mundial. A economia do país dependente do turismo que sofreu um duro golpe com a pandemia da Covid-19.

O atual estadista do país, Adama Barrow ciente das dificuldades que a economia da Gâmbia vive, está a apontar os seus projetos para a área de infra-estruturas, segurança, mas também na salvaguarda dos direitos e liberdades dos cidadãos.

Mas muitos cidadãos gambianos esperam que o próximo governo também esclareça os alegados abusos contra os direitos humanos cometidos pelo regime de Jammeh.

Leia Também: Presidente da Gâmbia reeleito para segundo mandato

Dia Internacional do Voluntariado | Mensagem do Representante Residente do PNUD

A Guiné-Bissau é a minha missão e a minha paixão e continuarei a trabalhar para incutir a mudança necessária para alcançarmos uma sociedade cada vez mais justa e igualitária ...Suzi Barbosa

Não é meu, é nosso!

Queria apenas deixar uma nota pessoal decorrente do Prémio Internacional de Liderança Feminina Africana, que recebi em Novembro passado, em Marrocos, depois de em 2017, na Tanzânia, ter sido agraciada com o Prémio Humanitário Pan-Africano para a liderança social e defesa do género.

Além da natural satisfação, não posso deixar de destacar, que este não é um prémio individual, mas sim de todos os que me aconselharam, apoiaram, motivaram e, de uma forma ou de outra, ajudaram a ecoar a minha luta pelo empoderamento feminino. 

Gostava de dedicar este prémio a todas as mulheres guineenses, designadamente aquelas que trabalharam antes de mim e criaram condições - através da  sua dedicação à causa pública - para que hoje uma mulher pudesse  desempenhar o cargo de 

Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades. Obrigada a todas vós por darem o exemplo! 

A Guiné-Bissau é a minha missão e a minha paixão e continuarei a trabalhar para incutir a mudança necessária para alcançarmos uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. 

Estou certa que estamos a semear muito trabalho e que a  seu tempo colheremos enormes resultados. 

#ServirGuinéBissau #SuziBarbosa

Por Suzi Barbosa

Marcelo dissolveu parlamento. Eleições marcadas para 30 de janeiro

© Reuters

Notícias ao Minuto  05/12/21 

No período em que o parlamento se encontra dissolvido funciona a Comissão Permanente da Assembleia da República.

O Presidente da República assinou hoje o decreto que procede à dissolução da Assembleia da República e à convocação de eleições legislativas para o dia 30 de janeiro de 2022.

"O Presidente da República assinou hoje o decreto que procede à dissolução da Assembleia da República e à convocação de eleições legislativas para o dia 30 de janeiro de 2022", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

Nos termos da Constituição, no período em que o parlamento se encontra dissolvido funciona a Comissão Permanente da Assembleia da República, composta pelo presidente, pelos vice-presidentes e por deputados indicados por todos os partidos, de acordo com a respetiva representatividade parlamentar.

Esta é a oitava dissolução da Assembleia da República desde o 25 de Abril de 1974 e acontece na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022, na votação na generalidade, em 27 de outubro, com votos contra de PSD, BE, PCP, CDS-PP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.

[Notícia atualizada às 11h09]

Leia Também:

Presidente deu posse a Van Dunem como ministra da Administração Interna

Por  LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu hoje posse a Francisca Van Dunem como ministra da Administração Interna, que acumulará essas funções com as de ministra da Justiça nesta fase final da governação.

Francisca Van Dunem tomou posse na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa, numa cerimónia restrita em que estiveram presentes o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro exonerado, Eduardo Cabrita, que se demitiu na sexta-feira.

Nesta cerimónia foram reconduzidos nos respetivos cargos os dois secretários de Estado da equipa de Eduardo Cabrita no Ministério da Administração Interna: Antero Luís, secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, e Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna.

Eduardo Cabrita anunciou o seu pedido de demissão de ministro da Administração Interna na sexta-feira à tarde, depois de o Ministério Público ter acusado de homicídio por negligência o motorista do carro que o transportava em 18 de junho deste ano envolvido num acidente na A6 em que morreu um trabalhador que realizava trabalhos na berma da autoestrada.

De acordo com a acusação, o motorista do ministro conduzia um "veículo automóvel em violação das regras de velocidade e circulação previstas no Código da Estrada e com inobservância das precauções exigidas pela prudência e cuidados impostos por aquelas regras de condução".

A substituição do ministro da Administração Interna acontece num momento em que a Assembleia da República está prestes a ser dissolvida, com eleições legislativas antecipadas marcadas para 30 de janeiro de 2022, na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022, e o XII Governo Constitucional, chefiado por António Costa, se encontra em final de mandato, até à posse do novo executivo.