segunda-feira, 3 de julho de 2023

Macky Sall anuncia que não será candidato presidencial

© Radio TV Bantaba  Julho 3, 2023

É OFICIAL: MACKY SALL ACABA DE ANUNCIAR QUE NÃO SERÁ CANDIDATO ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2024.

O bservadores informados já haviam planejado esse anúncio, eliminando todo suspense, ao anunciar sua candidatura. O presidente pegou boa parte do povo senegalês com o pé esquerdo. Macky Sall não é candidato às eleições presidenciais de fevereiro de 2024. O presidente fez este anúncio durante seu discurso à Nação na noite de segunda-feira. Ele não se candidatará novamente à reeleição, como fez em 2019.

Este anúncio de Macky Sall inevitavelmente levará a um novo padrão dentro da classe política. A oposição senegalesa, como Ousmane Sonko na noite de domingo, já havia anunciado sua oposição categórica à participação do atual presidente nas eleições presidenciais, opondo-se firmemente a um terceiro mandato. É, portanto, uma primeira vitória antes do prazo de fevereiro de 2024.

SNEWS

O Presidente da ANP, Cipriano Cassamá recebeu esta segunda-feira (03.07) em audiência o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Rui Caroço

©Radio Voz Do Povo

PR recebe em audiência Presidente da Comissão de CEDEAO.

 Presidência da República da Guiné-Bissau 


Veja Também:

  • PR recebe em audiência Presidente da Comissão de CEDEAO.



"Haverá novas vitórias". Prigozhin apela a apoio ao Grupo Wagner

© Press service of "Concord"/Handout via REUTERS

POR LUSA   03/07/23 

O líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, apelou hoje a partir da Bielorrússia, onde se encontra desde que deixou a Rússia após a revolta de junho, ao apoio à organização de mercenários, garantindo que "haverá novas vitórias na frente".

"Hoje, mais do que nunca, o vosso apoio é necessário", disse Prigozhin, na primeira mensagem áudio desde que abandonou o território russo após ter chegado a um acordo com o Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"Obrigado por isso. Quero que compreendam que a nossa marcha pela justiça procurou pôr fim aos traidores e mobilizar a sociedade, e penso que o conseguimos em grande parte", afirmou, segundo a mensagem publicada num canal da rede social Telegram ligado ao Grupo Wagner e citada pelo portal de notícias Meduza.

Na mesma mensagem, o líder da organização de mercenários manifestou "confiança" na ideia de que, "num futuro próximo, todos poderão ver as novas vitórias do grupo na linha da frente"

Prigozhin, contudo, não adiantou pormenores sobre os planos que tem, nem indicou o local onde se encontra.

Após a revolta dos membros do Grupo Wagner no passado mês de junho, Prigozhin fez uma única declaração na qual deu a sua versão dos factos e garantiu que a sua intenção não era "derrubar o regime".

O Kremlin (Presidência russa) admitiu que, como parte de um acordo para acabar com a rebelião, Prigozhin poderia mudar-se para a Bielorrússia, algo que foi confirmado pelo próprio Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.

Nos últimos meses, os duros e frequentes comentários de Prigozhin suscitaram polémica em várias ocasiões, especialmente quando acusou a oligarquia russa e a liderança militar de "enganar" Putin para invadir a Ucrânia.


POSSE ANP - Coligação PAI TERRA RANKA protesta junto da CNE

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com


Zelensky admite dias difíceis, mas afirma estar "a conseguir progressos"

© Lusa

POR LUSA   03/07/23 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reconheceu hoje que a passada semana foi difícil na frente de combate, mas reclamou a recuperação à Rússia de mais de 37 quilómetros quadrados de território nas zonas oriental e do sul.

"Estamos a conseguir progressos", disse Zelensky, numa mensagem nas redes sociais em que agradeceu os esforços da população e das Forças Armadas.

"Obrigado a todos aqueles que estão a defender a Ucrânia, a todos aqueles que estão a liderar esta guerra até a vitória da Ucrânia", afirmou o Presidente ucraniano.

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, estimou que serão já nove os quilómetros quadrados de território recuperado aos russos na região de Bakhmut, a que devem ser adicionados quase 30 noutras regiões do sul.

Kyiv ambiciona reconquistar parte do território perdido para a Rússia com uma contraofensiva que o Ministério da Defesa admite ter já permitido avançar mais de 158 quilómetros quadrados na zona sul desde o início de junho.

Estima-se que a Rússia ainda tenha sob seu controlo mais de 45 mil quilómetros quadrados, sem contar a península da Crimeia (anexada em 2014) e as áreas de Donetsk (também controladas desde 2014).

Zelensky pediu aos seus aliados ocidentais mais armas para tornar esta contraofensiva mais eficaz.


Leia Também: Kyiv afirma reconquista de territórios no sul e leste. "37km quadrados"

INSEGURANÇA: África do Sul. Recomendadas apenas viagens "extremamente prioritárias"

© Shutterstock

POR LUSA    03/07/23 

O Consulado moçambicano em Nelspruit recomendou aos moçambicanos para efetuarem viagens à África do Sul, através do posto fronteiriço de Ressano Garcia, só em casos "extremamente prioritários" devido à insegurança que se instalou com caos de camiões na fronteira.

"Os cidadãos nacionais deveriam efetuar deslocações para África do Sul somente para tratar de questões extremamente prioritárias, isto até haver garantias de segurança por parte das autoridades sul-africanas, não só nas proximidades da fronteira de Lebombo, mas também na cidade de Mbombela (Nelspruit), onde também se verifica um aumento considerável do número de assaltos aos moçambicanos", refere-se numa nota distribuída pelo Consulado de Moçambique em Nelspruit, a pouco mais de 200 quilómetros de Maputo.

Em causa estão falhas de serviços fronteiriços na África do Sul que têm provocado quilómetros de filas de camiões pesados na fronteira de Komatipoort-Ressano Garcia para entrar em Moçambique, uma situação que aumentou casos de assaltos na região, segundo as autoridades moçambicanas.

"O tempo médio de espera, que era no máximo de 5 horas no início de 2023, é atualmente de 60 horas do lado sul-africano da fronteira, numa travessia simples que não é suposto levar-se tantas horas de espera [...] Tanto as autoridades sul-africanas, como moçambicanas, alertam para que as pessoas tomem atenção às medidas de segurança quando estiverem no território sul-africano e realçam principalmente que se evitem as viagens noturnas", refere-se na nota.

As autoridades sul-africanas têm anunciado intervenções no sistema de registo na principal travessia entre os dois países, a 100 quilómetros de Maputo e a 450 de Joanesburgo, o que tem provocado paralisações por várias vezes nas últimas semanas.

Segundo o Consulado de Moçambique em Nelspruit, a situação deve-se a um aumento extremo do fluxo de camiões registado nos últimos dois anos, sendo atualmente de cerca de dois mil por dia, contra a média de 600 camiões nos anos anteriores.

"Por outro lado, o sistema de gestão aduaneira de Moçambique não se encontra conectado com o sul-africano, o que torna ainda mais lento o processo do desalfandegamento dos camiões, situação que também poderia ser resolvida com a operacionalização da paragem única", acrescenta-se na nota.

O congestionamento chega a estender-se por mais de cinco quilómetros, com os veículos pesados a ocuparem, por vezes, duas faixas da estrada, dificultando o tráfego também para os ligeiros.


Leia Também: Acidente com minibus faz 15 mortos, incluindo um bebé, na África do Sul

Centro internacional de apoio a processos contra russos inicia funções

© Getty Images

POR LUSA   03/07/23 

Um centro internacional destinado ao apoio a processos jurídicos contra altos dirigentes da Rússia pelos alegados crimes de agressão resultantes da invasão da Ucrânia foi inaugurado hoje na sede do Eurojust, em Haia.

O Centro Internacional para a Acusação do Crime de Agressão contra a Ucrânia é o mais recente passo nos esforços concertados a nível mundial para responsabilizar criminalmente os dirigentes russos pela guerra contra a Ucrânia.

O centro está instalado na sede da agência de cooperação judiciária da União Europeia, Eurojust, em Haia, Holanda.

O Procurador-Geral ucraniano, Andriy Kostin, afirmou hoje que o novo organismo é "um sinal claro de que o mundo está unido e inabalável para responsabilizar o regime russo por todos os crimes" cometidos.

Mesmo assim, acrescentou que "infelizmente, existe uma 'falha' na responsabilização pelo crime de agressão na arquitetura da justiça penal internacional".

A Comissão Executiva da União Europeia financia a iniciativa tendo concordado hoje em conceder um apoio financeiro inicial de 8,3 milhões de euros.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) está a investigar crimes na Ucrânia tendo emitido um mandado de captura contra o Presidente russo, Vladimir Putin, acusando-o de responsabilidade pessoal pelos raptos de crianças na Ucrânia.


Leia Também: Moscou admite que retirou 700 mil crianças de zonas de conflito na Ucrânia

NIGÉRIA: Presidência nigeriana rejeita com "veemência" conclusões eleitorais da UE

© Native Reporters

POR LUSA   03/07/23 

A Presidência da Nigéria rejeitou com "veemência" as "conclusões" do relatório dos observadores eleitorais da União Europeia (UE) sobre as eleições gerais de 25 de fevereiro, que destacou a necessidade de reformas para "melhorar a transparência".

"Consideramos absurdo e inconcebível que qualquer organização estrangeira, de qualquer cor, possa continuar a insistir no seu próprio julgamento e avaliação como a única forma de determinar a credibilidade e a transparência das nossas eleições", afirmou o porta-voz da Presidência nigeriana, Dele Alake, num comunicado divulgado este domingo à noite.

"Rejeitamos veementemente, na sua totalidade, qualquer noção e ideia de qualquer organização, grupo ou indivíduo que sugira remotamente que as eleições de 2023 foram fraudulentas", acrescentou.

Para a Presidência nigeriana, "a cobertura das eleições pela missão da UE" foi "muito limitada", com menos de cinquenta observadores e a análise de cerca de mil mesas de voto num país onde existiam mais de 176 mil mesas de voto.

Alake afirmou que as conclusões da UE se baseiam "indubitavelmente" em "rumores, boatos, cocktails de preconceitos e comentários mal informados nas redes sociais, e líderes da oposição".

A Presidência nigeriana reagiu desta forma à conferência de imprensa da missão de observação eleitoral da UE, realizada em 27 de junho em Abuja, que indicou que as eleições "expuseram fraquezas sistémicas" e indicaram "a necessidade de novas reformas jurídicas e operacionais para melhorar a transparência, a inclusão e a responsabilização".

De acordo com o chefe da missão, o eurodeputado irlandês Barry Andrews, estas deficiências "impediram a realização de eleições inclusivas" e "prejudicaram a confiança" na comissão eleitoral.

As eleições controversas de 25 de fevereiro resultaram na vitória de Bola Tinubu, de 71 anos, do partido no poder, Congresso de Todos os Progressistas (APC, na sigla em inglês), com 36% dos votos, e foram alvo de acusações de fraude por parte dos seus principais opositores.

Os resultados foram contestados em tribunal pelos principais rivais de Tinubu na corrida presidencial, o veterano líder da oposição Atiku Abubakar, do Partido Democrático Popular (PDP), que obteve 29% dos votos, e Peter Obi, líder do Partido Trabalhista (LP), que ficou em terceiro lugar com 25% dos votos.

Ambos os opositores pediram a anulação dos resultados com o argumento da transmissão eletrónica das assembleias de voto não ter podido ser realizada na totalidade, o que a Comissão Eleitoral atribuiu a "falhas técnicas".


Kyiv afirma reconquista de territórios no sul e leste. "37km quadrados"

© REUTERS/Valentyn Ogirenko

POR LUSA    03/07/23 

O Exército ucraniano reconquistou às forças russas um total 37 quilómetros quadrados no leste e no sul da Ucrânia durante a contra ofensiva em curso nessas regiões, disse hoje a vice-ministra da Defesa de Kyiv, Ganna Malear.

No sul, "o território libertado aumentou para 28,4 quilómetros quadrados", elevando para 158 quilómetros quadrados a superfície total reconquistada nesta zona do país desde o início da contra ofensiva no início de junho, disse Ganna Maliar.

No leste, os ganhos de Kyiv ascenderam a nove quilómetros quadrados.

Por outro lado, o exército da Ucrânia reclama o derrube de 13 aparelhos aéreos não tripulados ('drones') russos nas últimas horas sem referir a eventual existência de vítimas ou danos materiais.

Segundo o Estado Maior do Exército ucraniano, "durante a madrugada (...) as forças de ocupação russas levaram a cabo outro ataque com drones 'Shaed' (de fabrico iraniano)" indicando que foram projetados 17 aparelhos pelas forças da Rússia.

Os alvos dos 'drones' não foram especificados.  


Leia Também: A Rússia diz ter impedido uma tentativa de assassinato contra Sergey Aksionov, governador russo da Crimeia

China. 11 províncias em alerta e 10 mil retirados de casa devido à chuva

© STR/AFP via Getty Images

POR LUSA    03/07/23 

Os serviços de meteorologia chineses alertaram hoje que 11 províncias, ou cerca de metade da área terrestre do país, devem ser afetadas por chuva forte nos próximos dias.

As autoridades da província de Hunan, no centro da China, indicaram, no domingo, que mais de 10 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas e foram transferidas com urgência para um local seguro devido a inundações.

Em Hunan, cerca de 70 casas desabaram, 2.283 ficaram danificadas e campos agrícolas ficaram inundados. As perdas foram até agora estimadas em 575 milhões de yuan (72,8 milhões de euros), indicou o Departamento de Gestão de Emergências da região de Xiang'xi.

Na região de Zhenba, na província de Shaanxi (norte), as autoridades relataram que as piores inundações em 50 anos devastaram estradas e danificaram casas. Nenhuma morte foi registada até ao momento.

A Agência Meteorológica chinesa disse acreditar que a falta de chuva pode estar a contribuir para o calor extremo, uma vez que Pequim, cidade já habitualmente seca, está a registar menos precipitação do que o normal este ano.

As inundações na China seguem-se a uma invulgar vaga de calor, durante a qual Pequim registou dez dias em que a temperatura ultrapassou 35 graus Celsius, indicou o Centro do Clima chinês, sob a tutela da agência meteorológica chinesa.

A última vez que Pequim sentiu uma vaga de calor semelhante foi em 1961, décadas antes de a maioria dos residentes da capital chinesa ter acesso a ar condicionado ou mesmo a ventoinhas.

Embora as temperaturas na capital tenham acalmado para os 33 graus Celsius hoje ao meio-dia (05:00 em Lisboa), os meteorologistas avisaram que devem subir novamente esta semana para até 39,6 graus Celsius em Pequim e em outras partes da China.

Em 2021, mais de 300 pessoas morreram na província central de Henan, com chuvas torrenciais a inundar a capital provincial de Zhengzhou em 20 de julho, transformando ruas em rios e cobrindo parte de uma linha de metropolitano.

As piores inundações da história recente da China ocorreram em 1998, quando 4.150 pessoas morreram, a maioria delas ao longo do Yangtze, o terceiro maior rio do mundo.


Leia Também: Japão ordena retirada de 360 mil pessoas devido a chuvas torrenciais

Arábia Saudita convoca embaixadora sueca devido à queima do Corão

© iStock

POR LUSA   03/07/23 

A Arábia Saudita convocou hoje a embaixadora da Suécia no país para protestar contra a queima "por parte de extremistas" de um exemplar do Corão durante uma manifestação autorizada em Estocolmo.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros convoca a embaixadora da Suécia no Reino e informa-a da categórica rejeição do Reino sobre a queima por parte de extremistas de uma cópia do Sagrado Corão em frente à mesquita central de Estocolmo na Suécia após o Eid al-Adha [a 'Festa do Sacrifício', que sucede o período da peregrinação a Meca]", indicou a diplomacia saudita, num comunicado publicado na rede social Twitter.

Apesar de a queima do Corão ter sido condenada pela diplomacia sueca, o Governo de Estocolmo recordou que o protesto foi autorizado em cumprimento do direito à liberdade de expressão, como ocorreu em ocasiões anteriores.

O mundo muçulmano protestou com veemência por este incidente, agravado pelo facto de coincidir com a grande festa muçulmana do Eid al-Adha.

No passado dia 28 de junho, um homem de origem iraquiana queimou um exemplar do Corão no exterior da mesquita central em Estocolmo, no primeiro ato deste tipo autorizado pela polícia sueca após os tribunais terem anulado uma proibição anterior. O protesto contou com a participação de cerca de duas centenas de pessoas e uma forte presença policial.

A queima do livro sagrado muçulmano na capital sueca originou fortes consequências para o país no campo diplomático.

Milhares de manifestantes tentaram assaltar a sede da missão sueca no Iraque, e no domingo o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano decidiu adiar a chegada do seu novo embaixador ao país escandinavo. Em simultâneo, vários países iniciaram uma campanha de boicote a empresas suecas.

No domingo, a Organização da Cooperação Islâmica (OCI), a estrutura de países muçulmanos mais numerosa à escala global, apelou aos 57 países que a integram para responderem de forma "unida e coletiva".

Na passada quinta-feira, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi dos primeiros dirigentes a condenar o protesto do dia anterior na Suécia com a queima de um exemplar do Corão, assinalando que coloca outro obstáculo à adesão do país nórdico à NATO.

A diplomacia sueca pronunciou-se no domingo sobre o incidente e condenou a queima do Corão, classificando a situação como um "ato de islamofobia".

Em comunicado, o Governo sublinhou que os "atos islamofóbicos cometidos durante os protestos na Suécia podem ser ofensivos para os muçulmanos".

Assim, "condenou fortemente" o ocorrido, ressalvando que os incidentes em causa não refletem as opiniões do executivo, apesar de insistir que o protesto foi autorizado em cumprimento do direito à liberdade de expressão.


Leia Também: Papa Francisco considera "inaceitável" e "condenável" a queima do Alcorão


Leia Também: Suécia condena queima de alcorão e classifica ato como islamofobia

Líder da oposição do Senegal pede para saírem "em massa" à rua

© Getty Images

POR LUSA   03/07/23 

O líder da oposição apelou aos senegaleses para "saírem em massa" à rua nos próximos dias, antes de um discurso do Presidente, Macky Sall, no qual poderá anunciar a candidatura a um terceiro mandato, proibido constitucionalmente.

"Devemos sair para enfrentar o regime de Macky Sall e dizer que não cabe ao Presidente escolher os candidatos que deverão concorrer às próximas eleições presidenciais", declarou Ousmane Sonko, no domingo à noite, numa intervenção nas redes sociais.

© Déclaration du Président Ousmane SONKO

A condenação de Sonko a dois anos de prisão por "corrupção da juventude" desencadeou, no início de junho, os mais graves protestos em anos no Senegal. A repressão das manifestações causou pelo menos 16 mortos no país.

O líder da oposição, que está retido em casa, em Dakar, desde 28 de maio, cercado por agentes das forças de segurança, disse que a condenação, que o torna inelegível, foi uma tentativa de o afastar da corrida presidencial.

Sonko apelou, na eventualidade de ser formalmente detido, "a todo o povo senegalês para que se levante como um só e saia maciçamente e de uma vez por todas para pôr fim a este regime criminoso".

Macky Sall foi eleito em 2012 e reeleito em 2019, já depois de ter aprovado uma revisão da Constituição, em 2016, que limita a dois consecutivos o número de mandatos do chefe de Estado.

No fim de semana, Sall afirmou que vai falar à nação "muito em breve" para esclarecer se vai candidatar-se a um terceiro mandato, mas indicou que essa decisão, a acontecer, estaria dentro da lei.

Os apoiantes do atual Presidente senegalês defendem que o limite de dois mandatos consecutivos apenas se aplica às eleições realizadas já depois da revisão constitucional, pelo que Sall poderá apresentar-se como candidato em 2024.


Leia Também: Senegal. Amadou Ba garante eleições "transparentes" e "pacíficas" em 2024

Guine-Bissau acolhe em Bissau a Tregessima terceira Reunião do Comitê de Administração e Finanças da CEDEAO que decorre de 4 a 6 de junho.

© Radio Voz Do Povo