quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Cipriano Cassamá Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, recebeu em audiência esta quarta-feira (23.11) o João Camilo Cônsul-geral de Portugal na Guiné-Bissau.


Radio TV Bantaba

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS PRESIDIU HOJE A SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS.

O Conselho de Ministros reuniu-se hoje, dia 23 de novembro de 2022, em Sessão Extraordinária, no Palácio da República, em Bissau, sob a presidência de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General do Exército Umaro Sissoco Embaló.

 No capitulo de INFORMAÇOES GERAIS, intervieram os membros do Governo a seguir indicados:

Ministro de Economia, Plano e Integraçāo Regional sobre a assinatura de um Memorando de Entendimento com o Beta Group, da República da Îndia, visando a mobilização de investimentos para a instalação de indústrias de transformação de produtos nacionais in natura, considerados estratégicos. 

Falou igualmente de aprovação do donativo pelo Conselho de Administração do Banco Africano de Desenvolviment0, BAD, em favor do nosso pais, para o financiamento integral e parcial da Ponte sobre o Rio Farim e da estrada Farim-Dungal, respetivamente.

Ministro das Pescas, relativamente ao processo de fornecimento de catorze (14) contentores frigoríficos e seis (6) viaturas isotérmicas; à realização da Conferência Nacional das Pescas, subordinada ao lema: Nó pís tené balur, assim como do lançamento da Campanha de Avaliação da biomassa dos recursos haliêuticos.

Ministro do Turismo e Artesanato, concernente à cerimónia de abertura da Epoca Turistica 2022/2023, que decorreu de 18 à 20 do corrente mês, nas Ilhas dos Bijagós.

Ministro do Comércio, relativamente aos trabalhos da Comissão Interministerial que se debruçou sobre a conjuntura económico- social e formulou uma proposta visando a importação do arroz em quantidade requerida para fazer face ås necessidades do pais.

Na parte DELIBERATIVA, o Conselho de Ministros, após análise e discussãão, deliberou:

1. Aprovar, com alterações, a proposta de reestruturação de Petroguin, ep.

 2. Adotar o Acordo Quadro de Cooperação entre o Governo da República da Guiné-Bissau c o Governo da República do Gabão.

3. Adotar o Memorando de Entendimento entre o Governo da República da Guiné-Bissaueo Governo da República do Gabão sobre Consultas Politicas e Diplomáticas.

No capítulo de NOMEAÇÖES, o Conselho de Ministros deu anuência a que, por Despacho do Primeiro-Ministro se efetue o movimento do Pessoal Dirigente da Administração Pública, conforme se indica:

 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E DOS DIREITOS HUMANOS

--    Diretora Geral de Administração da Justiça, Senhor Manuela Manuel Lopes Mendes.

--    Diretor Geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social, Senhor Cherno Sanó Jaló.

Em consequência destas nomeações, é dada por finda az comissão de serviço, nas mnesmas funções, dos anteriores titulares.

Bissau, 23 de novembro de 2022

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Veja Também:

Comunicado final do conselho de Ministros lido pelo Fernando Vaz, Ministro do Turismo e Artesanato _ Porta-voz do Governo.

Radio TV Bantaba

Mais de 50 mil pessoas morreram em rotas migratórias desde 2014 – OIM

África 21 Digital com Lusa 

Mais de 50.000 pessoas morreram desde 2014 em rotas migratórias, grande parte para tentar chegar à Europa, mas os países de origem, trânsito e destino pouco fizeram para evitar tal situação, de acordo com relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira (23) pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), o número de vítimas mortais em rotas migratórias começou a ser contabilizado há oito anos, quando foi criado o Projeto de Migrantes Desaparecidos da OIM, que lamenta a “pouca ação” dos governos para “enfrentar a crise global em curso de migrantes desaparecidos”.

“Embora milhares de mortes tenham sido documentadas nas rotas de migração, muito pouco foi feito para lidar com as consequências dessas tragédias e muito menos para evitá-las”, afirma a coautora do relatório Julia Black, citada no documento da agência presidida pelo português António Vitorino.

“Independentemente dos motivos que levam as pessoas a migrar, ninguém merece morrer em busca de uma vida melhor”, acrescenta Julia Black.

Mais de metade das 50.000 mortes documentadas aconteceram em rotas para e dentro da Europa, com o mar Mediterrâneo a reivindicar pelo menos 25.104 vidas.

África surge como a segunda região mais mortal para migrantes, com mais de 9.000 mortes documentadas no continente desde 2014. No entanto, investigações realizadas regionalmente indicam que este número global está, quase de certeza, muito abaixo dos valores reais.

No continente americano, por sua vez, foram documentadas quase 7.000 mortes, a maioria das quais nas rotas para os Estados Unidos (4.694), sendo que, só na fronteira terrestre com o México foram contabilizadas pela OIM mais de 4.000 mortes desde 2014.

Outras 6.200 mortes foram registadas na Ásia, sendo que é nesta região que as crianças representam a maior fatia das mortes em rotas migratórias: 11%.

Das 717 crianças mortas contabilizadas, mais de metade (436) eram refugiadas da minoria étnica muçulmana ‘rohingya’.

A OIM alerta ainda para a quantidade de migrantes mortos mas nunca identificados, referindo que mais de 30 mil pessoas registadas no Projeto de Migrantes Desaparecidos têm “nacionalidade desconhecida”, o que indica que há milhares de famílias à espera indefinidamente de respostas.

Segundo adianta o relatório da agência que integra o sistema das Nações Unidas, na Ásia ocidental pelo menos 1.315 pessoas morreram quando tentavam chegar a um novo destino, muitas das quais em países em guerra, tornando quase impossível verificar a sua identidade.

“As obrigações do Direito Internacional, incluindo o direito à vida, têm de ser cumpridas em todos os momentos”, sublinha a OIM no relatório, defendendo que é preciso trabalho conjunto para prevenir e reduzir o número de mortes de migrantes.

Deve ser “dada prioridade a operações de busca e resgate, melhorar e expandir as rotas regulares e seguras de migração e garantir que as políticas migratórias defendem a proteção e a segurança das pessoas”, conclui.

Em Lisboa, há cervejas grátis a cada golo no Mundial 2022... A cervejeira da Dois Corvos está a oferecer bebida a cada remate certeiro, qualquer que seja a seleção que marque golos.

© Dois Corvos

Notícias ao Minuto  23/11/22 

Qualquer golo marcado neste Mundial 2022 será festejado a dobrar na Dois Corvos. A cervejeira de Lisboa está oferecer bebida sempre que bola entrar na baliza e o golo for validado - e independente da seleção que o marcar.

Ainda assim, existem algumas regras para receber cerveja grátis. Tem de ir vestido com uma camisola ou um cachecol da equipa que apoia. Sempre que um golo dessa seleção for marcado, recebe um copo (25cl) grátis.

A Dois Corvos está a oferecer a Portugal, The Beer. É uma cerveja pensada para o Mundial. É uma ‘pale ale’ com 5,5% de teor alcoólico que acompanha bem com tremoços ou amendoins.

Esta cerveja está disponível no bar de Marvila, mas também na loja online da marca. Os vários jogos da competição podem ser acompanhado neste espaço. Além da cerveja artesanal, há um conjunto de snacks para acompanhar a bebida.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ EMPOSSOU O NOVO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA.

O General Úmaro Sissoco Embaló, Presidente da República da Guiné-Bissau e Comandante Supremo das Forças Armadas empossou esta manhã, numa cerimónia que decorreu no Palácio da República o novo Procurador-Geral da República, dr. Edmundo Mendes.

Assistiram ao acto o Primeiro-Ministro, Nuno Gomes Nabiam, o Vice Primeiro-Ministro e Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Coordenador da Área Económica, Soares Sambu, a Ministra da Justiça, o Presidente do Tribunal Militar Superior, membros do Gabinete Presidencial e o ex-Procurador Geral da República.


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Veja Também:

@Radio TV Bantaba

NATO testa reabastecimento em voo do seu avião de vigilância AWACS

© Shutterstock

POR LUSA  22/11/22 

A NATO realizou hoje os primeiros testes de reabastecimento em voo do seu avião de vigilância E-3A (AWACS), com o avião cisterna multifuncional A330 MRTT, um passo necessário para obter as autorizações que permitirão executar este tipo de missões.

A Aliança Atlântica sublinhou que este é um "marco importante" e um "grande esforço de colaboração" que permitiu, pela primeira vez, quer o recetor como o avião cisterna serem "ativos propriedade da NATO", sublinhou Jan Der Kinderen, diretor do sistema da frota multinacional de aviões cisterna aliados, citado num comunicado.

Estes fazem parte dos poucos meios militares que o Aliança possui, já que geralmente são os países membros que possuem os equipamentos militares que interagem entre si, no âmbito das missões aliadas.

Der Kinderen destacou ainda que, graças a esta cooperação, o alcance das missões dos AWACS (sigla em inglês de Sistema de Aviso e Controlo Aerotransportado) é ampliado.

Os testes estão a ser executados pela Força Aérea Real Neerlandesa, mas contam com a participação ativa da Força Aérea dos EUA, que fornece pilotos de testes experientes para AWACS.

A Aliança Atlântica explicou que o reabastecimento em voo é uma capacidade "fundamental" para as suas forças em operações que requerem missões aéreas de longo alcance.

E sublinhou ainda que a capacidade de combustível de 111 toneladas do MRTT permite que a aeronave se destaque em missões de reabastecimento no ar, eliminando a necessidade de tanques de combustível adicionais.

Após a conclusão bem-sucedida dos testes e ao receber a certificação das respetivas Autoridades de Aeronavegabilidade Militar, a frota de aviões cisterna poderá reabastecer tanto as aeronaves de vigilância americana AWACS quanto E-3G, "aumentando assim a capacidade operacional global da NATO", sublinhou a organização.


Leia Também: NATO insta governos e parlamentos a declararem Rússia "estado terrorista"

UCRÂNIA/RÚSSIA: Zelensky cria rede de "invencibilidade" com serviços básicos para apagões

© Getty Images

POR LUSA 22/11/22 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje a criação de uma rede 4.000 "pontos de invencibilidade" em todo o país para atender os serviços básicos dos cidadãos em caso de apagões devido aos bombardeamentos russos.

"Se acontecerem novamente ataques massivos da Rússia e se entender que o fornecimento de eletricidade não poder ser restaurado em poucas horas, o trabalho dos "pontos de invencibilidade" será ativado e "todos os serviços básicos estarão lá", explicou Zelensky no seu habitual discurso noturno.

Estes pontos, gratuitos e abertos 24 horas por dia, segundo o chefe de Estado, vão proporcionar aos cidadãos afetados o acesso a "eletricidade, comunicações móveis e Internet, aquecimento, água e primeiros socorros".

De acordo com Zelensky, os 4.000 pontos vão funcionar em todas as administrações regionais e locais, bem como em centros educativos, edifícios dos Serviço de Emergência do Estado e outras instalações.

O Governo ucraniano criou um 'site' especial (nezlamnist.gov.ua) com um mapa desses pontos em todo o país. No 'site' os cidadãos também poderão saber onde há postos de gasolina abertos, agências bancárias, farmácias ou as lojas mais próximas.

"Todos nós devemos estar preparados para qualquer cenário, considerando o que os terroristas estão a lutar contra o nosso povo e o que estão a tentar fazer", apontou Zelensky.

O chefe de Estado pediu a todas as autoridades locais que informem a população sobre os pontos de apoio disponíveis em caso de apagão prolongado, e apelou às empresas para aderirem à iniciativa, como já o fizeram muitos empresários.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.595 civis mortos e 10.189 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Zelensky? "Criança histérica com problemas de desenvolvimento"

'Táxis voadores'? EUA dão mais um passo para transporte levantar voo... Há planos para que o eVTOL comece a sobrevoar as cidades europeias em 2024, a tempo dos Jogos Olímpicos de verão, que se realizarão em Paris, França.

© Getty images

Notícias ao Minuto  22/11/22 

O setor da aviação nos Estados Unidos publicou, na última segunda-feira, as regras necessárias para que os 'taxis voadores' façam parte da lista de aeronaves regulamentadas.

De acordo com a BBC, este é um passo necessário para que as empresas possam começar a lucrar com as viagens no eVTOL. Esta publicação surge ainda numa altura em que os investidores estão a colocar dinheiro nesta nova tecnologia, que a publicação britânica diz que é considerada o transporte do futuro.

Este novo meio e levantará voo verticalmente, sem precisar de uma pista para isso -  ou mesmo para aterrar.

Por utilizar motores elétricos, também o ruído e poluição são reduzidos. De acordo com a BBC, os especialistas têm defendido que este meio ajudará a reduzir o tráfego rodoviário, sendo acessível aos utilizadores - e a quem precisa de transportar mercadorias.

Há planos para que este 'táxi voador' comece a sobrevoar as cidades europeias em 2024, a tempo dos Jogos Olímpicos de verão, que se realizarão em Paris, França.

Já a Administração Federal da Aviação tem previsto que os critérios para que uma empresa possa dar licença aos pilotos destas aeronaves sejam esclarecidos no próximo verão.