sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Inaugurada hoje e doravante com o nome Mesquita da União de Geba

Hoje o coordenador do MADEM G-15 Camarada Braima Camara inaugura mesquita em memória do pai Aladje Mama Camara, ex-combatente

Braima Camara, Líder carismático do MADEM-G15, inaugurou, esta sexta-feira, na histórica vila de Geba, situada a 165 quilómetros de Bissau, capital da República da Guiné-Bissau, a mesquita em memória de Aladje Mama Camara, seu pai e veterano da liberdade da pátria.

Mais de duas mil pessoas de diferentes regiões do país, da sub-região que inclui Gâmbia, Senegal, Mali, Guiné Conakry e até Portugal, bem como membros do governo e regiões do país, assistiram à cerimónia de inauguração da mesquita.

“Assim, podemos dizer que a região de Bafata Leste do país está em festa religiosa com a inauguração desta mesquita A comunidade muçulmana ficou satisfeita”, regozija-se Braima CÂMARA que sublinha no entanto que este dia não é um dia para fazer política, mas sim para homenagear seu pai Mama Camara ..

 Esta casa de Deus, ou seja, a mesquita da União de Geba, é inteiramente financiada pelo Coordenador do MADEM G-15 Braima Camara. A mesquita tem três mil metros de altura. Mais de doze imãs participaram.

Estamos a Trabalhar/Madem Anunbara

ONU: Milhares de pessoas na África Ocidental podem enfrentar situação de fome

© Lusa

POR LUSA  16/12/22 

Mais de 25.000 pessoas podem passar fome nalgumas zonas da África Ocidental afetadas por conflitos no próximo ano, alertou hoje um alto dirigente do Programa Alimentar Mundial (PAM).

Federico Doehnert, que falava na apresentação do mais recente relatório sobre segurança alimentar, disse que a violência e as consequências económicas da pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia estão a aumentar essa ameaça para populações na Nigéria, Mali e Burkina Faso.

"Uma das coisas mais impressionantes é que, onde já tínhamos no ano passado problemas com grave insegurança alimentar, agora estamos a registar uma deterioração ainda maior", disse Doehnert em Dacar, ao apresentar as conclusões do relatório, elaborado por governos regionais, Nações Unidas e organizações humanitárias.

A região transfronteiriça entre o Burkina Faso, Mali e Níger é o epicentro da escalada da crise humanitária na África Ocidental, agravada pelas alterações climáticas, inundações severas e secas que colocam mais de 10 milhões de pessoas em necessidade de assistência, lê-se num comunicado da ONU divulgado esta semana.

Segundo Doehnert, quase 80% das pessoas que enfrentam a ameaça de fome catastrófica - cerca de 20.000 - estão na região do Sahel no Burkina Faso, onde fundamentalistas islâmicos ligados à Al-Qaida e ao grupo extremista Estado Islâmico sitiaram cidades e cortaram a assistência.

Por exemplo, os moradores da cidade de Djibo estão bloqueados há meses, impossibilitados de aceder às suas plantações.

"Só recebemos comida quando chegam as colunas (de ajuda humanitária). Infelizmente, não vêm com regularidade", disse Sidi Dicko, residente em Djibo, citado pela agência Associated Press.

"Oramos para que Deus nos ajude a sair dessa situação", acrescentou.

Dicko disse que a pouca comida que chega é transportada por colunas militares, que muitas vezes são atacadas no caminho.

As organizações humanitárias precisam de usar helicópteros para transportar os alimentos, e essa operação torna-se muito dispendiosa.

Doehnert disse que no Mali, onde a violência persiste há uma década, 1.700 pessoas vão enfrentar níveis catastróficos de fome.

Os deslocados dizem que não têm empregos e não podem comprar comida.

"Antes (da violência), eu ia ao mercado para trabalhar e trazer comida para minha família",contou por sua vez à Associated Press Oumar Barry, a partir de um acampamento na cidade de Mopti, onde está abrigado com os seus 10 filhos.

A família de Mopti agora faz apenas duas refeições diárias em vez das três anteriores.

Outros países da região que não sofrem com os mesmos níveis de violência também enfrentam problemas de fome.

No último trimestre do ano, Benim, Costa do Marfim, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Serra Leoa e Togo registaram um aumento de 20% na insegurança alimentar face a 2021, segundo o relatório.

Cerca de 25 milhões de pessoas na Nigéria enfrentam insegurança alimentar moderada ou pior, destaca ainda o relatório.

As pressões convergentes da recessão económica, o crescimento da população jovem precisando de empregos e a crise climática deixam os pobres vivendo precariamente, disse na cerimónia de apresentação do documento Alex de Waal, diretor-executivo da World Peace Foundation, com sede nos Estados Unidos.

"Além disso, os conflitos armados e o uso cínico da fome como arma levam as comunidades à fome absoluta", vincou.

Enquanto os níveis de fome aumentam, a ajuda financeira internacional continua igual, disse Benedetta Di Cintio, dirigente do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU e que trabalha com a África Ocidental.

"Este ano, estamos em 63 (milhões) de pessoas necessitadas. No próximo ano estamos a projetar 69 milhões de pessoas e os números estão a aumentar, mas o nível de financiamento é mais ou menos, podemos dizer, o mesmo em termos de percentagem", adiantou.

Na cimeira EUA-África realizada esta semana em Washington, os Estados Unidos anunciaram um total de 1,88 mil milhões de euros de ajuda de emergência e assistência de segurança alimentar de médio a longo prazo para os países africanos.


Leia Também: PE reconhece como genocídio a fome soviética imposta aos ucranianos

ANTÓNIO PATROCÍNIO É NOVO SECRETÁRIO NACIONAL DO PAIGC: O Comité Central do PAIGC decidiu ontem indicar António Patrocínio para suceder a Ali Hijazi como Secretário Nacional do partido.

Rádio Jovem Bissau

UGANDA: Menino de 2 anos sobrevive após ser engolido por hipopótamo no Uganda... Um habitante local viu o incidente e atirou pedras ao animal, de forma a salvar a vida da criança.

© Reuters

Notícias ao Minuto  16/12/22 

Um menino de dois anos sobreviveu após ser engolido por um hipopótamo no Uganda. Iga Paul estava a brincar perto de casa, a menos de um quilómetro da margem do Lago Edward, em Kasese, no sudoeste do país, quando foi atacado. O incidente ocorreu a 4 de dezembro.

O animal agarrou a criança pela cabeça e engoliu metade do seu corpo. Foi quando um habitante local viu o incidente e atirou pedras ao animal, para tentar que este parasse.

O hipopótamo assustado acabou por cuspir a criança e seguiu para dentro de água.

A polícia fez um agradecimento público ao homem por ter salvo a vida do menino.

"Foi precisa a bravura de Chrispas Bagonza, que estava por perto, para salvar a vítima ao ter apedrejado e assustado o hipopótamo, o que fez com que este soltasse a vítima", referiu a polícia local, citada pela Sky News.

A criança foi levada para o hospital para receber tratamento para os ferimentos na mão e tomar a vacina contra a raiva, mas recuperou totalmente e teve alta. 

EUA: Mulher com os maiores pés do mundo quer "sapatos mais bonitos"... Os pés de Tanya Herbert têm 33,1 e 32,5 centímetros, o equivalente ao tamanho europeu 52.

© Reuters

Notícias ao Minuto  16/12/22 

Tanya Herbert é uma norte-americana do estado do Texas, de 38 anos, que foi certificada pelo Livro de Recordes da Guinness como tendo os maiores pés do mundo. Os seus pés têm 33,1 e 32,5 centímetros, o equivalente ao tamanho europeu 52.

Mas a mulher nem fazia ideia que os seus pés eram detentores de recorde. O ano passado fez dieta e perdeu mais de 45 quilos e decidiu celebrar e fazer um vídeo para o TikTok ao ir à pedicure. Foi aí que reparou na quantidade de comentários de pessoas impressionadas com o tamanho dos seus pés.

Foi à procura dos organizadores do Guinness, que a 15 de abril de 2022 lhe mediram os pés, com entrada direta para o livro de recordes.

O seu pé direito é um pouco mais longo que o esquerdo. "Sempre tive pés grandes, é divertido ser reconhecida por algo tão único", referiu, citada pela Reuters.

Além disso, Tanya mede 2,06 metros, sendo quase tão alta como a mulher mais alta do mundo, que tem 2,14 metros, de acordo com o Guinness.

"Sapatos mais bonitos"

Um dos seus maiores desafios devido ao tamanho dos seus pés é encontrar sapatos e, especialmente, sapatos bonitos. "Até este ano, na verdade, nunca tive um par de sapatos femininos. Todos os meus sapatos eram masculinos ou ténis. Sou feminina, gosto de me arranjar e não posso porque os sapatos não combinam com a roupa", lamentou.

Desde que obteve reconhecimento mundial, Tanya disse estar em contacto com empresas de calçado para projetar sapatos femininos não apenas para si, mas também para outras mulheres com pés avantajados.

“Fui procurada por quase 50 mulheres a dizer: 'Obrigado por partilhar a sua história, precisamos da sua ajuda, precisamos de fazer com que essas empresas que fabricam calçado nos escutem e vejam que estamos aqui. Temos pés grandes, mas queremos sapatos bonitos!'", rematou. 

Hoje, dia 16 de dezembro, a família Camará segue os desígnios dos Patriarca Alage Mama Camará. Construir uma Mesquita de União, que congregue toda a Geba, e todos os fies muçulmanos e não muçulmanos.

Um misto de sentimentos, dor da saudade do pai e mentor da paz e, alegria de celebrar a obra física e simbologia da UNIÃO dentro da comunidade.

Por Iaia Ture 

Líder do PAIGC Domingos Simões Pereira recenseou-se hoje em Bissau.

Radio Voz Do Povo



Leia Também: 


© Lusa

POR LUSA  16/12/22 

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, afirmou hoje que a marcação das eleições legislativas em 04 de junho de 2023 "só peca por tardia".

Através de um decreto presidencial, o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, definiu hoje a nova data de eleições, depois de frustrada a realização do escrutínio marcado antes para 18 de dezembro.

Ao reagir hoje ao decreto presidencial, após se recensear em Bissau, o líder do PAIGC disse, em declarações aos jornalistas, que agora espera que as eleições legislativas tenham lugar na nova data marcada por Umaro Sissoco Embaló.

"Peca por tardio. O recenseamento começou no dia 10 e foi preciso tanto tempo para anunciar uma nova data de eleições", observou Domingos Simões Pereira.

O líder do PAIGC afirmou que, mesmo perante "os problemas", inscreveu-se enquanto cidadão nos cadernos eleitorais e na qualidade de dirigente político continua a defender que o processo eleitoral tenha arrancado numa altura em que a Comissão Nacional de Eleições "está caduca".

"Como líder político continuo a lamentar que este processo muito importante para o exercício democrático acontece num momento em que o órgão que tem competência para supervisão, para fiscalização, é um órgão caduco, ilegal, que não está em ordem", sublinhou Simões Pereira.

O PAIGC e outras duas formações políticas com assento no extinto parlamento guineense defendem a substituição do atual secretariado da CNE, cuja vigência consideram ter expirado em abril.

Domingos Simões Pereira espera que a questão da CNE, que um outro grupo de três partidos considera ter legitimadade e capacidade para organizar eleições, seja resolvida a nível da comissão permanente do parlamento, que tem tentado alcançar entendimentos entre as seis formações políticas.

"Mas, vá que não vá, estamos habituados como guineenses a trabalhar com o que é possível e não com o que é ideal. Pelo menos a data [das eleições] está marcada, esperamos que seja desta e para valer", sustentou Simões Pereira.

COMUNICADO FINAL_ O Conselho de Ministros reuniu-se hoje sob a presidência do Presidente da República, General Umaro Sissoco Embalo no palácio da República.

Radio Voz Do Povo

Tcherno Bari, chefe da segurança da Presidência da República apresenta queixa-crime no Ministério Público contra o advogado Marcelino Ntupé e o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira e Maimuna Gomes Sila para provarem acusações de envolvimento no alegado espancamento de Ntupé.

Radio Voz Do Povo


Veja Também: Marcelino Ntupé acusa Tcherno Bari (tcherninho) do espancamento a que foi alvo, e esse por sua vez nega as acusações

Já no final da missão,o representante residente da OMS na Guiné-Bissau, Jean Marie Kipela recebe Medalha do Mérito e Cooperação.

Radio Voz Do Povo

SENEGAL: Dois deputados no Senegal detidos depois de agredirem deputada grávida

© Getty Images

POR LUSA  16/12/22 

Dois deputados da oposição no Senegal foram presos após terem agredido uma deputada grávida durante confrontos que surgiram no meio de um debate sobre o orçamento, que estava a ser transmitido em direto na televisão.

Massata Samb, um dos deputados, esbofeteou a deputada Amy Ndiaye Gniby, que depois lhe atirou uma cadeira para repelir o ataque. O outro deputado, Mamadou Niang, deu-lhe então um pontapé no estômago, já depois da deputada ter caído ao chão.

Como resultado, Samb e Niang, do partido Yewwi Askan Wi (Libertem o Povo), estão detidos por ordem da Divisão de Investigações Criminais (DIC), de acordo com a agência noticiosa estatal senegalesa APS, citada pela Europa Press, que acrescenta que os dois homens foram acusados de agressão.

As tensões políticas no Senegal têm sido elevadas desde 2021, na sequência da detenção do principal líder da oposição, Ousmane Sonko, que levou a protestos antigovernamentais que deixaram pelo menos 13 pessoas mortas e centenas feridas.

O país realizou eleições em 31 de julho, na qual a coligação governamental perdeu a sua maioria absoluta, ganhando 82 dos 165 lugares no parlamento.

África. EUA prometem 1,88 mil milhões de euros em assistência humanitária

© Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

POR LUSA  16/12/22 

Os Estados Unidos da América (EUA) prometeram na quinta-feira dois mil milhões de dólares (1,88 mil milhões de euros) em assistência vital para apoiar as vítimas das várias crises humanitárias que afetam o continente africano, como secas ou inundações.

O anúncio foi feito pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, no final da cimeira EUA-África, que ao longo de três dias reuniu em Washington cerca de 50 líderes africanos.

A assistência será fornecida através da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e inclui alimentos, abrigo, assistência médica crítica, água, saneamento e apoio à higiene, ou serviços para sobreviventes de violência de género.

"O Presidente Biden também lançou uma nova parceria estratégica sobre segurança alimentar entre os Estados Unidos e a União Africana que alavancará os setores público e privado, juntamente com bancos multilaterais de desenvolvimento e instituições financeiras internacionais para acelerar investimentos transformacionais em sistemas alimentares sustentáveis ??e resilientes para evitar choques", indicou a USAID em comunicado.

Biden anunciou ainda 165 milhões de dólares (155,2 milhões de euros) para ajudar as nações africanas a realizarem eleições pacíficas e transparentes no próximo ano.

Ao longo desta semana, o líder norte-americano comprometeu-se a gastar um total de 55 mil milhões de dólares (51,7 mil milhões de euros) em programas governamentais em África nos próximos três anos, além dos milhares de milhões que as empresas privadas americanas investiriam no continente.

Ainda na quinta-feira, Joe Biden prometeu visitar a África subsaariana e defendeu uma representação permanente do continente africano "em todos os lugares e todas as instituições" do mundo, incluindo o Conselho de Segurança das Nações Unidas e G20.

Além de não ter indicado uma data, o Presidente também não mencionou os países que pretende visitar.

Biden seria, portanto, o primeiro líder dos EUA a visitar a África subsaariana desde a viagem do ex-presidente Barack Obama em 2015 ao Quénia e à Etiópia.

A cimeira EUA-África, que chegou ao fim na quinta-feira, reuniu líderes de todo o continente africano para discutir formas de fortalecer laços e promover prioridades compartilhadas com os Estados Unidos.

Um dos objetivos do evento era reavivar as relações dos EUA com o continente africano, colocadas em suspenso pelo ex-presidente Donald Trump, num momento em que China e Rússia avançam com os seus "peões" na região.

O Presidente da Comissão e Chefe do Gabinete de Ligação da União Africana-Excelência Senhor Ovídio Pequeno, acompanhado por membros visitaram a Sede Nacional do Madem-G15, ontem dia 15/12/2022, onde inteiraram-se sobre os preparativos para a realização das próximas eleições legislativas.

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

A missão foi recebida pelos membros do Secretariado Nacional do Madem-G15, na pessoa do Secretário Nacional em Exercício, camarada Tomás Gomes Barbosa e os camaradas altos dirigentes.

No que tange à CNE, a missão foi informada sobre a posição do Madem-G15 face ao assunto bem como da necessidade da continuidade do Secretariado Executivo, tendo em consideração não só os aspectos jurídicos estabelecidos na Lei Eleitoral- O Artigo 3, número 1, da Lei da Comissão Nacional das Eleições, lei 12/2013, de 27 de Dezembro, que determina que o mandato dos membros do Secretariado Executivo da CNE são de 4 anos, renovável por igual período. 

O número 6 do mesmo artigo determina que o mandato dos membros do Secretariado Executivo, inicia com a tomada de posse e cessa com início de funções de novos membros.

Por conseguinte, o Madem-G15 apela à direcção da CNE, à condução do processo eleitoral na base do entendimento entre todos os autores envolvidos.


Donativos internacionais a Cabo Verde chegam aos 13 milhões em outubro

© Lusa

POR LUSA  16/12/22 

Os donativos internacionais recebidos por Cabo Verde cresceram em outubro, face ao mês anterior, e totalizam 13 milhões de euros nos primeiros dez meses do ano, segundo dados do Ministério das Finanças compilados hoje pela Lusa.

De acordo com um relatório sobre a execução orçamental de janeiro a agosto de 2022, essas transferências - que envolvem ajuda alimentar, donativos diretos e apoios de governos ou de organizações internacionais -- tinham representado 671 milhões de escudos (seis milhões de euros), equivalente a apenas 16,8% do orçamentado pelo Governo como previsão para todo o ano de 2022, mas dispararam nos dois meses seguintes.

Assim, em outubro, segundo a atualização da execução orçamental, subiram para quase 1.433 milhões de escudos (13 milhões de euros), correspondente a 36% do orçamentado para este ano, em que o Governo aponta receber apoios superiores a 3.982 milhões de escudos (36,2 milhões de euros).

O valor destas transferências, quando comparado com o período homólogo de 2021, entrou pela primeira vez este ano em terreno positivo, crescendo 13,5% face a outubro anterior.

Estes donativos recebidos por Cabo Verde já caíram praticamente 24% em 2021, face ao ano anterior, para 3.984 milhões de escudos (36,3 milhões de euros), indicam dados do Ministério das Finanças noticiados anteriormente pela Lusa.

Esse desempenho compara ainda com os 5.223 milhões de escudos (47,5 milhões de euros) em transferências recebidas por Cabo Verde em todo o ano de 2020.

De acordo com dados anteriores do Ministério das Finanças, o país recebeu em 2018, com transferências de donativos internacionais, 2.575 milhões de escudos (23,4 milhões de euros), valor que disparou para 6.238 milhões de escudos (56,8 milhões de euros) em 2019.

O Governo cabo-verdiano reconheceu no final de outubro que ainda necessita de apoios externos de 40 milhões de euros para financiar as medidas de mitigação da crise provocada pela escalada de preços nos alimentos e energia, que espera fechar até ao início de 2023.

"O Governo conseguiu mobilizar metade daquilo que foi a estimativa para apoiar as medidas de mitigação. Portanto, a um curto prazo, desde maio a esta data, conseguimos mobilizar 50%. Acredito que até ao primeiro trimestre do próximo ano seremos capazes de mobilizar mais meios financeiros", afirmou em 26 de outubro a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira.

O balanço foi feito pela governante, na Praia, no final de uma reunião entre o Governo cabo-verdiano e os parceiros de desenvolvimento do país para fazer o balanço sobre os apoios concedidos na sequência do pedido de assistência emergencial internacional formulado pelo executivo.

Como exemplo de apoios já fechados, Miryan Vieira apontou o do Programa Alimentar Mundial, no valor de 1,5 milhões de dólares (1,45 milhões de euros), e o do Governo do Luxemburgo, de três milhões de euros, para garantir a manutenção do programa nacional de cantinas escolares.

"E também já conseguimos mobilizar apoios para assegurar a segurança alimentar, nomeadamente junto do Japão, da China e da Índia, da Arábia Saudita, do Brasil, Portugal e outros parceiros", disse ainda.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, declarou em 20 de junho, numa mensagem ao país, a situação de emergência social e económica no país devido aos impactos da guerra na Ucrânia, anunciando mais medidas de mitigação, sobretudo para conter a subida dos preços na energia e alimentação, com um custo total superior a 80 milhões de euros.

ÚLTIMA HORA: 4 de junho 2023 é a nova data das eleições legislativas antecipadas na Guiné-Bissau. O decreto presidencial foi apresentado esta manhã pelo Porta-voz do Presidente António Óscar Barbosa.

Radio Voz Do Povo


Leia Também: 

© Lusa

POR LUSA  16/12/22 

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, marcou hoje para 4 de junho a data das eleições legislativas, anunciou a presidência guineense, através de um decreto presidencial.

No decreto, Umaro Sisoco Embalo salienta que tomou a decisão após auscultar os partidos políticos, Comissão Nacional de Eleições (CNE) e considera que estão reunidas as condições que impediram a realização do escrutínio no passado dia 18 deste mês.

O Presidente guineense dissolveu o parlamento no dia 16 de maio, alegando existência de "uma grave crise institucional", nomeadamente "desentendimento entre a Assembleia Nacional Popular e os tribunais", e convocou as eleições legislativas para 18 de dezembro.

No início de dezembro, o Governo, após consultas com os partidos com assento parlamentar, comunicou ao chefe de Estado que era impossível realizar o escrutínio nessa data.

Então, o Governo também alegou dificuldades no início do recenseamento eleitoral que acabou por começar no passado dia 10 deste mês para durar até fevereiro.

A marcação de eleições para 4 de junho foi decidida num momento em que persiste um desentendimento entre os seis partidos com assento no parlamento extinto em relação à CNE, com três formações políticas a considerarem a instituição caduca e outras tantas a defenderem a sua continuidade.

Em causa, está o secretariado executivo cujo mandato terminou em abril passado, de acordo com os argumentos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Partido da Renovação Social (PRS) e União para a Mudança (UM).

Os partidos Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) e Partido da Nova Democracia (PND) defendem a continuidade da atual direção da CNE que consideram legítima e com capacidade para realizar eleições.




Coreia do Norte testa motor de combustível sólido para míssil estratégico

© Reuters

POR LUSA  16/12/22 

A Coreia do Norte divulgou hoje que testou um motor de combustível sólido de "grande propulsão" para um "novo tipo de arma estratégia", o que indica um avanço no desenvolvimento de um novo míssil balístico de alcance intercontinental (ICBM).

O teste, que decorreu na quinta-feira numa nova zona de testes vertical construída recentemente na base de lançamento espacial de Sohae, no noroeste do país, foi acompanhado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, noticiou a agência estatal KCNA.

A agência de notícias divulgou também imagens do teste e do líder norte-coreano a contemplar o mesmo.

O desenvolvimento de um ICBM de combustível sólido é um dos objetivos traçados pelo regime norte-coreano no seu plano de modernização de armamento aprovado em janeiro de 2021, uma vez que todos os seus sistemas operativos de longo alcance funcionam atualmente com combustível líquido, o que é menos económico e dificulta o carregamento e o lançamento de um projétil.

No mês passado, a Coreia do Norte lançou um ICBM, uma das armas mais poderosas do seu arsenal, que caiu ao largo da costa do Japão.

Antes, em setembro, Pyongyang tinha proclamado que o seu estatuto nuclear "era irreversível", fechando a porta a quaisquer negociações de desarmamento.

Pyongyang realizou um número recorde de testes de mísseis em novembro, em resposta às manobras militares conjuntas de Seul e Washington, dando origem a uma perigosa escalada na península coreana.

De acordo com imagens de satélite, é possível que o regime norte-coreano realize, em breve, um novo teste nuclear, para o qual está preparado há vários meses.

Cabo Verde e Estados Unidos assinam acordo de cooperação em defesa marítima

Estados Unidos e Cabo Verde assinaram um acordo de parceria no âmbito da Defesa focado em capacitação da marinha naval cabo-verdiana para a proteção das águas cabo-verdianas. O acordo foi assinado durante a Cimeira Estados Unidos-África que decorreu entre 13 e 15 de Dezembro.

Quando questionada sobre o valor monetário desta parceria, a ministra da Defesa cabo-verdiana disse não haver valores identificados nesta parceria

Mayra de Lassalette  VOA PORTUGUES

Uber Eats fará entregas com robots em Miami... Os robots são fornecidos pela Cartken, uma empresa criada por ex-trabalhadores da Google.

© Uber

Notícias ao Minuto

A Uber anunciou que pretende começar a utilizar robots para entregas de comida do serviço Uber Eats na cidade de Miami no estado da Florida, EUA, conta o site The Verge.

A iniciativa faz parte de uma parceria com a Cartken, empresa de robótica e de Inteligência Artificial criada por uma equipa de ex-trabalhadores da Google.

Os robots da Cartken são elétricos e conseguem transportar cerca de 10kg de carga, estando ainda equipados com câmaras que os ajudam a identificar obstáculos para que possam chegar em segurança ao seu destino.

Serve recordar que esta é uma iniciativa da Uber a longo-prazo, pelo que podemos esperar que robots como estes cheguem a mais mercados ao longo de 2023.

PROJETO DE APOIO À PROTEÇÃO DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLAÇÃO DOS SEUS DIREITOS (PAPEV), DOOU MATERIAIS AOS CENTROS DE ACOLHIMENTO

Sob patrocínio da CEDEAO, os centros de acolhimento (AMIC e SOS BAFATÁ) beneficiaram de vários equipamentos da energia solar e entre  outros a serem instalados nos referidos centros.

Em representação da Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, o secretário-geral daquela instituição, Carlos Tipote, foi a quem presidiu a cerimónia de receção e de seguida a entrega aos beneficiários.

Rádio Jovem Bissau

Ontem, teve lugar em Bissau, o I° FÓRUM DESPORTIVO e OLIMPISMO na Guiné-Bissau organizada pelo COGB , patrocinada pela Solidariedade Olímpica.

Radio TV Bantaba