quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Director de Campanha: “PRS NÃO ESTÁ CONTRA O PACTO DE ESTABILIDADE POLÍTICA, MAS É PRECISO CLARIFICAR O RECENSEAMENTO ELEITORAL”

O Director Nacional da Campanha Eleitoral também um dos vice-presidentes do Partido da Renovação Social (PRS), Orlando Mendes Veigas, advertiu esta quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, que o seu partido (PRS) não está contra o Pacto de Estabilidade Política e Social e o Código de Conduta e Ética Eleitoral propostos pela Sociedade Civil, mas que é preciso clarificar o processo de recenseamento eleitoral antes da assinatura desses documentos.

Orlando Mendes falava aos jornalistas depois da reunião da Comissão Política realizada na antiga sede dos renovadores no bairro de Cundok em Bissau, com o objetivo de analisar a assinatura do Pacto de Estabilidade Política e Social, Código de Conduta e Ética Eleitoral propostos pela Sociedade Civil. Na ocasião, Mendes Veigas disse que desde o início que exortaram a Sociedade civil para usar a sua influência junto do GTAPE a fim de regularizar a situação dos cidadãos com problemas de acesso no dia da votação.

“Depois de o Partido da Renovação Social ter recebido o texto do Pacto proposto pela sociedade civil, entendemos que era necessário reunir a Comissão Política para analisar o documento e discutí-lo. Fizemos contrapropostas que deverão ser submetidos ainda hoje à Sociedade Civil, nomeadamente a afixação incompleta de nomes dos eleitores, a não satisfação das reclamações. Ou seja, há um conjunto de problemas que devem ser resolvidos e a qualquer momento que essas situações forem resolvidas, vamos assinar o documento sem problemas”. Mendes Veigas acredita que os promotores vão tomar em conta essas preocupações e pronunciar-se-ão sobre o assunto.

O dirigente dos renovadores informou que se essas situações não forem resolvidas, o Partido da Renovação Social terá dificuldades em avançar para a assinatura do Pacto de estabilidade política. Adiantou ainda que o PRS sempre propôs que deveria haver um documento como esse para estabilizar o país, mas que seria bom resolver e clarificar o processo de recenseamento eleitoral.

O diretor nacional da campanha dos renovadores mostrou que o atual Pacto de Estabilidade e Social fala apenas do momento eleitoral e pós-eleitoral, mas é omisso em relação ao momento pré-eleitoral. 

O momento serviu também para o diretor nacional da campanha eleitoral anunciar que o partido de milho e arroz vai fazer a abertura da campanha eleitoral na cidade de Gabú, no leste do país, de seguida voltarão à capital para depois procurar outras regiões, deixando sempre a mensagem de paz e civismo, reinado assim a festa da democracia.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A  

OdemocrataGB       

Os funcionários da Televisão Nacional da Guiné-Bissau(TGB) suspenderam hoje boicote à cobertura jornalística das actividades políticas, em protesto a alegada censura no órgão



Braima Darame

PAIGC: Resolução final Comité Central

PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE
Iª Reunião Ordinária do Comité Central do PAIGC
13 de Fevereiro de 2019

RESOLUÇÕES FINAIS
(dos 351 membros, 236 Presentes)

O Comité Central (CC) reuniu se hoje, dia 13 de Fevereiro 2019, no salão nobre Amilcar Cabral, na sua Iª Sessão Ordinária de 2019, presidida pelo Camarada Eng. Cipriano Cassamá, Iº Vice-Presidente do Partido.

Os 236 membros do Comité Central presentes votaram por unanimidade a seguinte ordem-do-dia:

Informações gerais
Leitura da Resolução do Bureau Político;
Pacto de Estabilidade Política e Social;
Código de Conduta e Ética Eleitoral;
Roteiro de Campanha Eleitoral; 
Posição de PAIGC no boletim de voto;
Nomeação do Mandatário do PAIGC junto a CNE; 
Leitura do Comunicado sobre a manifestação dos estudantes.

O camarada Iº Vice-Presidente do PAIGC, Engº. Cipriano Cassamá abriu a sessão dos trabalhos do Comité Central saudando os presentes e pedindo um minuto de silêncio a todos os camaradas desaparecidos desde a última sessão deste orgão.

De seguida foi apresentado aos membros do Comité Central, as propostas de contribuição do partido no draft do Pacto de Estabilidade Politica e Social, um documento elaborado pela Comissão Organizadora da Conferência Nacional - Caminhos para a Paz e Desenvolvimento e Organizações da Sociedade Civil, com o objectivo de engajar os atores políticos nacionais no respeito da constituição e das demais leis, garantindo desse modo a paz e estabilidade politico e social. 

Foi igualmente apresentado aos membros do Comité Central, o draft de Código de Conduta e Ética Eleitoral, elaborado pela mesma organização, não tendo merecido grandes alterações da parte do nosso grande partido na medida em que os seus principios gerais estão em consonância com valores defendidos pelo PAIGC.

Sobre o Roteiro de Campanha, os membros do Comité Central foram informados sobre as razões que conduziram a indicação da Região de Gabú como o local para a abertura oficial da campanha do PAIGC considerando o seu simbolismo e a importância que ocupa na estratégia do partido para as próximas eleições. 

Relativamente à posição do partido sobre o boletim de voto, deve ser entendida como uma oportunidade e não como um desaire na medida em que é um lugar estratégico que conduzirá a vitória do partido nas próximas eleições legislativas.

Atento ao acima mencionado o Comité Central, delibera:

Aprovar uma Moção de Apelo à Concórdia e Unidade Interna do PAIGC para uma grande vitória nas eleições legislativas de 10 de Março e por um novo começo da Guiné-Bissau;

Aprovar o Pacto de Estabilidade Política e Social e autorizar a direcção superior do partido a proceder a sua assinatura e acompanhamento;

Aprovar o Código de Conduta Ética Eleitoral e autorizar a direcção superior do partido a proceder a sua assinatura e acompanhamento;

Indigitar o camarada Jose Carlos Fonseca como mandatário junto a Comissão Nacional de Eleições. 

Reiterar a condenação da violência perpetrada durante a manifestação dos estudantes assim como qualquer aproveitamento político da situação.

A presente reunião do Comité Central decorreu num espiríto de total militância, disciplina e elevada camaradagem.
Feito em Bissau aos 13 dias do mês de Fevereiro de 2019
O Comité Central do PAIGC

Moção de Apelo à Concórdia e Unidade Interna do PAIGC


PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE
__ª I Reunião Ordinária do CC do PAIGC
13 de Novembro de 2018

Moção de Apelo à Concórdia e Unidade Interna do PAIGC para uma grande vitória nas eleições legislativas de 10 Março e por um novo começo da Guiné-Bissau

Os guineenses, no país e espalhados pelo mundo, assim como o conjunto da Comunidade Internacional parceira, aguardam com elevada expectativa, a realização, no próximo dia 10 de março, das eleições legislativas. Para a grande maioria, trata-se de uma oportunidade excecional para, não simplesmente renovar os órgãos representativos da governação democrática, mas resgatar a liberdade conquistada com enorme sacrifício e à custa de muitas vidas, e promover o desenvolvimento que o país tem ambicionado e de há muito adiado e comprometido.

Essa oportunidade é única, fruto de um trabalho enorme desenvolvido pelo PAIGC, primeiro ao provar a sua disponibilidade para partilhar suas conquistas e propor um contrato social abrangente para a sociedade, capaz de mobilizar todas as competências do país a favor do seu desenvolvimento; mas também, pela clareza do seu posicionamento na defesa intransigente dos seus princípios e valores, fazendo respeitar escrupulosamente os seus estatutos e a disciplina interna; e finalmente por prometer, com base na ordem assim restabelecida, a construção de um país onde reine a paz e funcione a justiça, enquanto pressupostos para o bem estar coletivo.

Com efeito, o PAIGC hoje, inspirando confiança e organização, propõe à nação guineense um programa eleitoral muito ambicioso, mesmo sendo realista e se basear num diagnóstico rigoroso e objetivo e se assentar numa estratégia bem estruturada, e portadora de uma visão descomplexada e positiva.

Para chegar a este patamar, o PAIGC teve de avançar muito rápido e em muito pouco tempo, o que não podia deixar de produzir sequelas e incompreensões por parte de alguns dos seus militantes e simpatizantes, ou simplesmente dificuldades de melhor entrosamento e coesão entre todos os seus milhares de militantes e simpatizantes.

Consciente do momento que se vive e da responsabilidade que impende sobre todos, derivada da confiança redobrada que o povo guineense nele deposita, e o imperativo de não falhar esta responsabilidade histórica de inverter o curso do próprio destino,

Reunido na sua Iº sessão ordinária, o Comité Central delibera:

Exortar a todos os dirigentes, militantes e simpatizantes, por alguma razão ausentes ou distantes das atividades do partido, a retomarem a sua militância ativa ou de apoio, participando de forma efetiva e determinada na campanha do partido para as eleições legislativas de 10 de Março próximo;

Encorajar particularmente os ex-dirigentes e ex-candidatos e todos quantos já exerceram cargos públicos em nome e representação ou por indicação do partido, a integrarem as estruturas políticas locais, regionais e nacionais a que pertencem e contribuir para a vitória do partido nas eleições;

Convidar a nação guineense, a aderir a este novo projeto de sociedade, fermentado no Plano Estratégico e Operacional de desenvolvimento, e agora traduzido no Programa eleitoral, para todos juntos materializarmos a ambição do “TERRA RANKA um bias”, “pa sol yardi pa tudu”.

Feito em Bissau, 13 Fevereiro de 2019.
O Comité Central

CONFIRA O DESPACHO DO PRIMEIRO-MINISTRO, ARISTIDES GOMES SOBRE A SITUAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS




Braima Darame


ATUALIDADE: Organizações da Sociedade Civil garantem que estão reunidas as condições para assinatura, já amanhã, de Pacto de Estabilidade Política e Social e o Código de Conduta e Ética Eleitoral

À saída de audiência com o Presidente da República, José Mário Vaz, as organizações da Sociedade Civil manifestaram preocupações com a questão de segurança eleitoral e consequente nomeação do ministro do Interior.


                                              Assistir Vídeo Aqui

NOMEAÇÃO DO MINISTRO DO INTERIOR

O Presidente da República, José Mário Vaz, garantiu hoje ao presidente da CNE, juiz José Pedro Sambú a nomeação para breve do ministro do Interior. A CNE pede segurança para o processo eleitoral.


                                           Assistir Vídeo Aqui
Braima Darame

SEGURANÇA ELEITORAL EM DEBATE


O Presidente da República, José Mário Vaz, analisou hoje com o primeiro-ministro, Aristides Gomes, a segurança eleitoral e a nomeação do ministro do Interior.

À saída de audiência no palácio da República, Aristides Gomes, em curtas declarações aos jornalistas, disse que o Governo está a envidar esforços para garantir segurança para que o processo eleitoral possa ter lugar sem perturbações.

Fontes indicam que o Presidente da República deverá nomear antes de sábado o novo ministro do Interior. 

No início de novembro, o Presidente guineense, José Mário Vaz, exonerou o ministro do Interior, Mutaro Djaló, a pedido do primeiro-ministro, depois da violência usada pela polícia do país para dispersar uma manifestação de estudantes, com recurso a bastões e granadas de gás lacrimogéneo.


A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas a 10 de março e a campanha eleitoral arranca, no próximo sábado, 16 de Fevereiro.

Braima Darame

Bairro Militar / São Paulo calmo e tranquilo...


                        Assistir Vídeo Aqui
Albano Barai

Organizações juvenis demarcam-se das manifestações promovidas por grupos de jovens desconhecidos em Bairro militar e São Paulo. Pelas informações, as manifestantes chegaram ao mercado de Bandim


Após uma audiência com o Presidente da República, as organizações juvenis dizem desconhecer das manifestações e que todas organizações juvenis estão envolvidas nos esforços da solução e não em manifestações.

Participaram no encontro com o Chefe de Estado, Carta 21, Coletivo das Associações das Escolas Públicas e Privadas, Redes Juvenis e a Sociedade Civil.


Aliu Cande

Bairro Militar calmo e tranquilo...

Um pequeno incidente entre jovens que atiram pedras no bairro militar criou pânico, medo e correria, mas a vida volta a normalidade. Fontes policiais garantem que não houve nada de anormal que possa perturbar a ordem pública e que as pessoas podem circular sem medo.


Braima Darame

Há vestígios de uma civilização desconhecida no deserto do Saara


Centenas de estruturas de pedra foram descobertas no Saara Ocidental, uma área que representa no mapa arqueológico uma imensidão vazia e que é parcialmente controlada por Marrocos e pela República Árabe Saaraui Democrática.

Uma equipe de arqueólogos realizou escavações e trabalhos na região noroeste da África depois de analisar imagens de satélite no Google Earth, dando assim início a uma ramificação do Projeto Saara Ocidental conduzido por arqueólogos da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, entre 2002 e 2009. As descobertas foram publicadas no livro “The Archaeology of Western Sahara: A Synthesis of Fieldwork”.

Os arqueólogos descobriram que as estruturas de pedras apresentam uma diversidade de formas: crescentes, círculos, linhas retas e, às vezes, empilhamentos em montes que só poderiam ser feitos por mãos humanas.

Não é claro o que a maioria dos monumentos pretende significar, embora muitos sejam considerados montes funerários, usados como parte de um ritual funerário, ou insinuando a presença de um túmulo, já que vários locais escavados continham corpos humanos enterrados há quase 1.500 anos – todo o complexo data de há dez mil anos.

O desejo de construir túmulos é algo que pode ser encontrado em inúmeras culturas em todo o planeta, desde os citas da antiga Sibéria até aos vikings do norte da Europa e parece que o povo antigo do Saara Ocidental não era diferente.

O Parque Arqueológico de Erqueyez, no Saara Ocidental, abriga centenas de cavernas rabiscadas com pinturas rupestres, documentando espécies de animais, como gazelas e antílopes, e até espécies que já não são encontradas na área, como girafas, elefantes e rinocerontes.

Esta área com uma bacia natural conseguiu permanecer com atividade humana ao longo dos milénios, especialmente quando os tempos se tornaram difíceis nas áreas circundantes.

“Uma de nossas teorias é que, como o Saara secou no meio do Holoceno – entre cinco e seis mil anos atrás – este é um dos refúgios, uma área onde a água permaneceu”, disse Joanne Clarke, arqueóloga pré-histórica da Universidade de East Anglia.

Segundo o portal, o trabalho de campo foi suspenso devido a preocupações com a presença de terroristas da Al-Qaeda no Magreb Islâmico, o que impediu que os cientistas trabalhassem com segurança.

ZAP // Live Science

Guiné-Bissau prepara-se para início da campanha eleitoral em clima de agitação social


A menos de 72 horas para o início oficial da campanha eleitoral, prevista para sábado, dia 16, as atenções estão voltadas para a nomeação do ministro do Interior, para garantir a segurança do processo eleitoral.

Entretanto, o PAIGC e o PRS reúnem nesta quarta-feira os principais órgãos do partido para se debruçarem sobre a assinatura do Pacto de Estabilidade Política e Social e o Código de Conduta e Ética Eleitoral, que deverá ter lugar na quinta-feira.

O PAIGC reúne o Bureau Político e o Comité Central na sede do partido, em Bissau. Por sua vez, o PRS convocou a Comissão Política Nacional para as 10h. A reunião decorrerá na histórica sede do partido, em Kundoc, arredores de Bissau.

Enquanto isso, o Presidente da República, José Mário Vaz, reúne-se nesta quarta-feira, pelas 11h30, com o presidente da Comissão Nacional de Eleições, o juiz José Pedro Sambú, para analisar o andamento do processo eleitoral. A CNE manifestou, no fim-de-semana último, a sua inquietação com a segurança do processo eleitoral, e o seu presidente pediu ao chefe de Estado guineense a rápida nomeação do ministro do Interior. O mesmo apelo foi feito pelo primeiro-ministro, Aristides Gomes, que garante que o Governo já entregou a proposta de nome ao Presidente da República "há muito tempo". Aristides Gomes deverá ser recebido ainda hoje pelo Presidente da República.

Antes, o Presidente José Mário Vaz deverá encontrar-se com as organizações estudantis sobre o pré-aviso de greve, entregue por três sindicatos dos professores, com início marcado para quinta-feira.

A par disso, as Forças da Defesa e Segurança iniciam amanhã uma prevenção em todas as unidades militares. A prevenção, segundo uma fonte militar, vai até a tomada de posse do governo saido das legislativas de 10 de março.

Também, a imprensa começa afinar as baterias para a cobertura da campanha eleitoral. Decorre hoje, quarta-feira, a reunião convocada pelo Conselho Nacional da Comunicação Social na sede da Assembleia Nacional Popular.

Juntos os responsáveis de todos os órgãos da CS público e privada, Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da CS, Observatório e da Casa de Imprensa, discutem o código de conduta para a cobertura eleitoral.

Aliu Cande

Braima Darame

PR José Mário Vaz promete usar a sua influência junto ao governo para evitar a greve no setor da educação

A notícia foi transmitida esta manhã a imprensa por Tcherno Indjai, representante das Organizações juvenis à saída de um encontro com o Chefe de Estado.

                                      Assistir Vídeo Aqui
Aliu Cande

Informações apontam que jovens iniciaram protestos no Bairro Militar e São Paulo

Grupos de jovens atacaram escolas no bairro militar e São Paulo, em Bissau, em protesto contra a projetada greve dos professores que deve iniciar amanhã. As organizações estudantis demarcaram-se do ato, numa altura em que estão reunidas com o Presidente da República, e dizem que são mãos ocultas a atuar nas ruas de Bissau.

As forças de segurança reforçaram medidas de segurança nas ruas, nomeadamente, nas rotundas que dão acesso à avenida principal da capital.


Braima Darame

‘Fake News’: Notícias falsas disseminaram-se de “forma monstruosa” na Guiné-Bissau – ministro

O ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Vítor Pereira, disse que o fenómeno das notícias falsas no país disseminou-se de "forma monstruosa" e aumentou os níveis de desconfiança.


“É um fenómeno recente, assim como é a questão das novas tecnologias, Internet e Facebook. O fenómeno da globalização entrou de repente e faz parte do nosso dia-a-dia e os instrumentos desta natureza são difíceis de uma apropriação correta, adequada, num primeiro momento e daí que, na minha opinião, a questão das ‘fake news’ se tenha disseminado de uma forma monstruosa”, disse à Lusa o ministro da Comunicação Social guineense.

Para Vítor Pereira, o fenómeno vai também afetar o “relacionamento entre os diversos atores na sociedade”.

“A falta de alguma regulamentação faz com que os níveis de desconfiança, que já existiam e não eram muito baixos, estejam cada vez mais amplificados”, sublinhou à Lusa sobre a realidade das ‘fake news’, a propósito da conferência que a agência e a Efe vão realizar no dia 21 de fevereiro, em Lisboa, sobre “O Combate às Fake News – Uma questão democrática”.

O ministro considerou que se estão a utilizar as redes sociais para publicar notícias falsas e que a gravidade é ainda maior “quando se trata de difamações e coisas que roçam a intriga e a falsidade”.

“O fenómeno é complicado e as consequências ainda estão a ser medidas e nem sei como travá-lo, mas é complicado” até porque é global e afeta o mundo inteiro, afirmou.

Por outro lado, os políticos são os maiores aliados da desinformação. “É verdade, eu reconheço isto com muita mágoa, de que na realidade este tipo de instrumento é utilizado por alguns setores políticos para alguns aproveitamentos políticos. Isto é diário, é visível e presente no nosso quotidiano político”, salientou.

Para Vítor Pereira, o grande problema nos últimos três anos, durante os quais a Guiné-Bissau viveu uma crise política permanente, está também relacionado com a incapacidade dos atores políticos de pensarem o bem comum.

Segundo o ministro guineense, o grande desafio passa por capacitar os jornalistas guineenses.

“Qualquer jornalista precisa de capitalizar os seus conhecimentos e felizmente vão existindo escolas com alguma competência ao nível do jornalismo e vamos tendo cada vez mais pessoas mais habilitadas, mas ainda falta muito e por isso faz parte da agenda política dos nossos governantes promover ações de formação”, acrescentou.

As notícias falsas comummente conhecidas por ‘fake news’, desinformação ou informação propositadamente falsificada com fins políticos ou outros, ganharam importância nas presidenciais dos EUA que elegeram Donald Trump, no referendo sobre o ‘Brexit’ no Reino Unido e nas presidenciais no Brasil, ganhas pelo candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro.

O Parlamento Europeu quer tentar travar este fenómeno nas eleições europeias do final de maio.

interlusofona.info

O PRS lança oficialmente a sua campanha no dia 16 de Fevereiro corrente, na Cidade de Gabú.

Convoca-se a todos os dirigentes, militantes e simpatizantes do Partido para tomar parte nesta grande festa democracia.





RUMO A GABU




Maquinas di PRS na ria terreno
Força Gabu
Força Leste

PRS sempre a subir









#Partilhem

Prs Bissau

COMUNICAÇÃO DE IMPRENSA





Barnabe Gomes

O PAIGC DEMONSTRA DE FORMA INEQUÍVOCA QUE ESTÁ DE BOA SAÚDE

AS REUNIÕES DE CATIÓ, FULACUNDA, BUBA, QUEBO, MANSABÁ, CANTCHUNGO, GANADU, INGORÉ, BAFATÁ E GABÚ FORAM SINAIS ALTAMENTE ENCORAJANTES E DEMONSTRATIVOS DE QUE UMA ESMAGADORA MAIORIA DE GUINEENSES DEPOSITA FÉ E CONFIANÇA NO PAIGC É NO SEU PROGRAMA DE GOVERNAÇÃO "TERRA RANKA".

BAPUR KA NA NKADJA!



 
 




 

António Oscar Barbosa

Simpatizantes ou não, estão



Madem-G15/Região de Quínara

Domingos Simões Pereira - Chegou a hora da verdade! - Lançamento Oficial da Campanha Eleitoral do PAIGC!

A caravana do Partido do Povo estará reunida em Gabu para um grande acto democrático.
O povo já sabe que o PAIGC é o único partido preparado para governar o nosso país.
Sábado, dia 16, Gabu estará em festa!
PAIGC - I força do povo!



#PAIGC #DSP #GuineBissau #TerraRanka #Legislativas2019

Domingos Simões Pereira