segunda-feira, 17 de junho de 2019

ÍNDIA VAI ABRIR EMBAIXADA NA GUINÉ-BISSAU

O Embaixador da Índia para o Senegal e a Guiné-Bissau, Rajuv Krima, afirmou esta segunda-feira, 17 de junho de 2019, que a Guiné-Bissau é um país muito importante para a Índia, razão pelo qual o seu país decidiu abrir uma embaixada nos próximos tempos na Guiné-Bissau para desenvolver os seus trabalhos.

Rajuv Krima falava à imprensa depois de se ter despedido do Chefe de Estado, por terminar o seu mandato como embaixador da Índia para o Senegal e a Guiné-Bissau, com residência em Dakar. Na ocasião, disse que começou uma cooperação muito forte em que vários jovens guineenses e funcionários das diferentes instituições do país beneficiaram de bolsas de formação técnica e profissional na Índia.

“Tentei movimentar a cooperação entre a Índia e Guiné-Bissau durante o meu mandato como embaixador de três anos e cinco meses e hoje estou muito feliz e espero que o novo embaixador Indiano, que chega no mês de julho, dê  continuidade ao trabalho que comecei no país, com apoio do cônsul honorário e também da comunicação social guineense que me ajudou muito na realização do meu sucesso, mesmo com residência em Dakar”, informou.

O diplomata revelou que o governo da Índia decidiu abrir uma embaixada na Guiné-Bissau, tendo em conta o trabalho realizado durante o seu mandato, para que próximos diplomatas da índia  residam na Guiné-Bissau, não num outro país. Realçou que a Guiné-Bissau é um país muito importante.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche

OdemocrataGB

Atualidade: O PAIGC acaba de indicar a escolha do seu atual líder, Domingos Simões Pereira, para ser nomeado pelo Presidente da República, José Mário Vaz, ao cargo do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau


Braima Darame


Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz despediu-se hoje da seleção nacional de futebol que vai participar no CAN, Egipto 2019



Braima Darame

“GUINEENSES NUNCA INVADIRÃO SENEGAL PARA RECUPERAR VACAS”, - COMISSÁRIO DA POP

O comissário da Polícia a Ordem Pública para zona norte, Abdu Pereira Barreto, desdramatiza a suposta intenção de alguns populares, do sector de Bigene, em invadir Faradjantó - seção pertencente ao Senegal, para resgatar vacas apreendidas pela parte senegalesa na sequência do suposto furto verificado há duas semanas

O suposto furto teria provocado um desentendimento entre os populares de Bigene e do Senegal que levou o sequestro de algumas pessoas por parte dos Senegaleses que alegam justiça.

Em entrevista exclusiva à RSM, esta segunda-feira (17), o comissário da Polícia da Ordem Pública para zona norte, Abdu Pereira Barreto, garante que os cidadãos guineenses nunca irão invadir o Faradjantó Senegal porque já foram realizados os contactos de mediação para ultrapassar o impasse.

“Os populares não vão para invadir o Senegal porque agora aguardam as nossas instruções. Já estamos a entabular contactos para descobrir o paradeiro dos carneiros”, promete.

Abdu Pereira Barreto apesar de mostrar optimista em relação a resolução do caso, diz que a responsabilidade de segurança do território é dividida entre a Guarda Nacional e a Polícia da Ordem Pública.

“A fronteira é partilhada e quando as pessoas roubam e entram no território é da responsabilidade da POP mas a Guarda Nacional tem a responsabilidade das fronteiras. Fomos a tabanca vítima e nos entregaram aquelas cinco pessoas presas mas só irão devolver o gado depois de receberem os seus carneiros de volta”, explica Abdu Pereira Barreto.

Apesar das declarações do comissário da POP para zona norte, o deputado da nação do círculo 19, pertencente ao sector de Bigene, acusa as autoridades policiais de não colaborarem na apreensão dos carneiros supostamente furtados no território senegalês, por alguns indivíduos guineenses, porque segundo deputado as autoridades teriam sido avisadas de antemão sobre o suposto roubo mas alegaram falta de meios para intervir.

“No dia do roubo três dos guineenses foram vistos com armas de fogo e um do comité de tabanca avisou as autoridades policiais mas o comissário alegou a falta de meio para intervir. Se houvesse a intervenção das autoridades os 36 carneiros seriam recuperados”, acusa o deputado da nação.

Há mais de duas semanas os populares do sector de Bigene e do Senegal estão envolvidos em desentendimento devido ao suposto roubo de mais de 30 carneiros no território senegalês e na sequência destes roubos alguns cidadãos senegaleses da tabanca vitima do alegado roubo invadiram o sector de Bigene sequestrando 5 pessoas e que venham ser libertadas dias depois.

Informações dão conta que os Senegaleses teriam entrado no território guineense com armas de fogo.

A RSM sabe que entre as 25 cabeças de gados aprendidos pelos senegaleses, duas das quais teriam já morrido restando agora apurar em que condições teriam sido mortas. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Casimiro Cajucam / Amade Djuf Djaló

radiosolmansi.net

DIRECÇÃO DA FLORESTA REPLANTA ÁRVORES E LUTA CONTRA DESERTIFICAÇÃO


A Direcção-Geral das Florestas e Faunas pretende replantar este ano de 2019, a nível nacional, 32 hectares das terras degradáveis com vista a atingir as metas do Objectivo do Desenvolvimento Durável na luta contra a desertificação

Anuncia, esta segunda-feira (17), o director-geral das florestas e faunas, Augusto Cabi, na abertura do encontro de validação do plano nacional da seca na Guiné-Bissau, realizado no salão da conferência do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidos- IBAP.

O encontro é no âmbito da celebração do dia mundial de combate a desertificação e que coincide com os 25 anos desde a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.

“Isso corresponde a 4 hectares por região das terras degradadas com vista a assegurar que seja alcançado, até 2030, o ponto 15.3 do objectivo do desenvolvimento durável”, sustenta.

Segundo dados até 2045, cerca de 135 milhões de pessoas poderão ser deslocadas como resultado da desertificação. O fenómeno causa mais mortes e desloca mais pessoas do que qualquer outro desastre natural.

Entretanto, Augusto Cabi revela que já foram produzidas 200 mil plantas de diferentes espécies, para os campos considerados degradados no país.

“Na sequência foram identificados, delimitados e cartografados os campos ou terras degradas para a restauração. O processo da definição deste plano, faz parte dos mecanismos de coordenação já existentes na Guiné-Bissau ligada à carta política do desenvolvimento agrário”, explica.

De a cordo com os dados da ONU, a Planeta perde 24 bilhões de toneladas de solo fértil todos os anos.

Em mensagem sobre a data, o secretário-geral disse que é preciso “mudar essas tendências urgentemente” porque a desertificação, a degradação da terra e a seca são grandes ameaças que afectam milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente mulheres e crianças.”

Há 25 anos, 197 Partes adoptaram a Convenção das Nações Unidas para Combater a Desertificação. Guterres disse que a convenção é “histórica”, mas “ainda há muito a fazer”. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

TERÇA-FEIRA: Data das presidenciais em cima da mesa no Palácio da República

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, vai ouvir terça-feira os partidos políticos do país, a Comissão Nacional de Eleições e a Assembleia Nacional Popular no âmbito das consultas para a marcação das eleições presidenciais.

A informação consta de uma nota da agenda do Presidente guineense para terça-feira, divulgada hoje.

José Mário Vaz cumpre domingo cinco anos de mandato como Presidente guineense.




Braima Darame

O Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, fala sobre o encontro com Conselho de Paz e Segurança da União Africana



PAIGC 2019 

ÚLTIMA HORA: PAIGC reuniu a Comissão Permanente



ditaduraeconsenso

Presidente da República, José Mário Vaz convidou hoje ao PAIGC a indicar o nome do futuro primeiro-ministro

A luta do povo guineense escreve hoje mais um capítulo de vitória na nossa história.
Depois de exigir e pressionar internamente e com o apoio da comunidade internacional, o povo da Guiné-Bissau celebra hoje o resultado nas urnas de 10 de Março.
DSP será o nomeado Primeiro-Ministro.
Viva, Guiné-Bissau!




Por PAIGC 2019

Atualidade: Presidente da República recebe em audiência o embaixador dos Estados Unidos da América para a Guiné-Bissau, Tulinanbo Musingi.








À REPRESENTAÇÃO DE FAO SERÁ OUVIDA NO DIA 21


Fonte:ditaduraeconsenso

PAIGC - CONFERÊNCIA DE IMPRENSA


TRIPLO ATENTADO SUICIDA MATOU 30 PESSOAS E FEZ MAIS DE 40 FERIDOS NA NIGÉRIA


Um triplo atentado suicida, atribuído ao grupo `jihadista` Boko Haram, no domingo, fez 30 mortos e mais de 40 feridos no nordeste da Nigéria, segundo a anunciaram hoje os serviços de segurança do país. De acordo com as mesmas fontes, este foi um dos atentados mais mortíferos perpetrado pelo grupo islamista naquela região.

“Por agora, nós registámos 30 mortos e mais de 40 feridos”, explicou à agência francesa AFP Usman Kachalla, responsável local dos serviços de segurança.

Três bombistas suicidas fizeram-se explodir no domingo à tarde em frente a um centro de retransmissão de futebol, onde dezenas de pessoas estavam a ver um jogo na aldeia de Konduga, a 38 quilómetros de Maiduguri, a capital do estado de Borno.

O atentado ocorre quase uma semana depois de o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, ter prometido retirar da pobreza 100 milhões de pessoas e melhorar segurança do país, que sofre devido ao terrorismo `jihadista` do Boko Haram.

“Com liderança e motivação, podemos livrar da pobreza 100 milhões de nigerianos em dez anos”, disse Buhari, durante um discurso em Abuja para comemorar a restauração da democracia em 1999 no país mais populoso da África, com quase 200 milhões de habitantes. Buhari, que foi empossado no mês passado depois de ser reeleito nas eleições de 23 de fevereiro, chegou ao poder em 2015 com a promessa de acabar com o terrorismo do Boko Haram e disse na semana passada que continuará a luta contra os `jihadistas`.

O presidente lembrou que, em 2015, o grupo terrorista “poderia atacar qualquer cidade, incluindo a capital federal”, Abuja, ao contrário de que acontece hoje.

No entanto, admitiu que “alguns desafios” persistem nas áreas rurais, onde os `jihadistas` cometem ataques e sequestros.

O grupo Boko Haram foi criado em 2002 no nordeste da Nigéria por Mohameh Yusuf, após o abandono do norte do país pelas autoridades.

Inicialmente, os seus ataques eram dirigidos à polícia nigeriana, uma vez que representava o Estado. No entanto, desde a morte de Yusuf, em 2009, o grupo passou a ter uma abordagem mais radical.

Desde então, o Boko Haram matou mais de 20.000 pessoas e as suas ofensivas provocaram aproximadamente dois milhões de deslocados, de acordo com as Nações Unidas.

Em 2015, com a sua filiação no autoproclamado Estado Islâmico, o grupo adotou também a denominação Estado Islâmico na África Ocidental.

Noémia Gomes da Silva

Rádio Nossa 17.06.19


Última hora: ANP, sessão terminou antes de ter iniciado e, deixou missão da União Africana (UA) muito mal e sem credito?

A missão tinha marcado presença na assembleia para tentar completar a mesa. 


Uma fonte dentro do PAIGC, disse que o Domingos solicitou Cipriano Cassama para mudar o ordem do dia a fim de permitir cedência do lugar do PRS e viabilização do nome do líder de MADEM-G15, mas o Presidente da ANP recusou na frente da missão da UA, alegando ser usado por Domingos Simões Pereira, porque foi ele o autor da toda essa trapalhada e agora quer voltar atrás, mostrando organismo internacional que, mais uma vez é ele o factor do imbróglio.

Entretanto, acabou sessão e missão da UA, sem honra e nem glória

Fonte: O PAÍS

GUINEENSES USAM JUNTA MÉDICA COMO DISFARCE PARA MIGRAÇÃO

Directora-Geral de Estabelecimento de cuidados de Saúde Pública da Guiné-Bissau reconhece a existência da junta médica disfarçada com a finalidade de entrada na Europa

A Rádio Sol Mansi (RSM) soube que há várias pessoas que entraram no território português por intermédio da junta médica a partir da Guiné- Bissau mas que, no entanto, nunca chegaram de apresentar nas unidades hospitalares onde as suas consultas foram marcadas.

Confrontada com este fato, numa entrevista à Rádio Sol Mansi, esta segunda-feira (17), a Directoria-geral de Estabelecimento dos cuidados dos Saúde Pública na Guiné-Bissau, Salimatu Sanhá, reconhece o facto. Contudo, assegura que de Dezembro para cá foram adotados outros mecanismos com a criação de uma plataforma que monitorize todo o processo da junta médica contribuindo, desta feita na redução drástica deste tipo de caso.

“Em Dezembro, na Guiné-Bissau, houve excesso na entrada do processo da junta médica”, denuncia.

A responsável afirmou ainda que maior dor de cabeça com que a sua direção vem deparando são, de um lado, os próprios médicos que escrevem a junta médica a duvidosos doentes disfarçados com a finalidade de entrar no território europeu e, por outro lado, os falsos médicos que circulam pelas ruas da capital e na posse de carimbos falsificados para emissão de juntas médicas falsas.

“Atribuo a responsabilidade às pessoas que escrevem junta médica mas não tiro mérito a outros profissionais que fazem tudo com base na lei. Mas existem pessoas nas nossas praças que falsificam carimbos e assinaturas atribuindo junta médica mas vamos pegar estas pessoas”, sustenta.

Salimatu Sanhá apela os médicos a se abdicarem de passar juntas médicas às pessoas que não têm problemas de saúde, lembrando que esta prática mina a credibilidade dos médicos guineenses.

Sanhá alerta ainda que caso persistir o comportamento do género Portugal até poderia vir a cortar a cooperação com a Guiné-Bissau neste domínio.

Aos pacientes que têm ou que procuram juntas médicas, a responsável pede que apenas sejam percorridos os trâmites legais.

“As pessoas correm atras de informações erradas e acabam por penalizar”, alerta.

A situação é do conhecimento do governo guineense. Alias, em 2017 o então ministro da saúde, Carlitos Barai, havia denunciado a existência de falsas juntas médicas no país.

Muitas pessoas em situações de saúde críticas morrem a espera de conseguir uma junta médica, enquanto muitas outras que gozem de boa saúde partem disfarçadamente encobertos de junta médica, em troca de somas de dinheiros, quando a finalidade é a emigração, uma situação que a directoria-geral de Estabelecimento de cuidados de Saúde Pública do país promete não baixar braços em banir as tais práticas. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Casimiro Jorge Cajucam

radiosolmansi.net

União Africana inicia hoje missão em Bissau para analisar situação política do país

Bissau, 17 jun 2019 (Lusa) - A União Africana inicia hoje em Bissau, Guiné-Bissau, uma missão para analisar com as autoridades nacionais e os principais atores políticos a situação política no país, sem Governo formado mais de três meses após as eleições legislativas.


A missão chegou domingo à capital da Guiné-Bissau e parte quarta-feira, mas os encontros de trabalho vão decorrer entre hoje e terça-feira.

Para hoje, a União Africana (UA) tem previstos encontros com os parceiros internacionais, as autoridades guineenses e partidos políticos com representação parlamentar.

Na terça-feira, vai reunir-se com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, sociedade civil e com os partidos políticos sem representação parlamentar.

A missão acontece depois de, na semana passada, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, na sequência de uma reunião para analisar a situação na Guiné-Bissau, ter manifestado "profunda preocupação"com a ausência de progressos para a resolução do impasse político no país, incluindo a nomeação de um primeiro-ministro e a eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular.

Para a União Africana, aquelas situações têm um impacto negativo na situação socioeconómica do país.

As eleições legislativas na Guiné-Bissau realizaram-se a 10 de março, mas o Presidente, José Mário Vaz, só na sexta-feira paassada começou a ouvir os partidos para indigitar o primeiro-ministro e consequente nomeação do Governo.

O Presidente guineense tem justificado o atraso na indigitação do futuro chefe do Governo com o impasse que se verifica no parlamento para a eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular.

Os novos deputados guineenses tomaram posse a 18 de abril, mas não se entenderam quanto à eleição do segundo vice-presidente da mesa.

Depois de Cipriano Cassamá, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), ter sido reconduzido no cargo de presidente do parlamento, e Nuno Nabian, da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), ter sido eleito primeiro vice-presidente, a maior parte dos deputados guineenses votou contra o nome do coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará, para segundo vice-presidente do parlamento.

O Madem-G15 recusou avançar com outro nome para cargo e apresentou uma providência cautelar para anular a votação, mas que foi recusada pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Por outro lado, o Partido de Renovação Social (PRS) reclama para si a indicação do nome do primeiro secretário da mesa da assembleia.

O parlamento da Guiné-Bissau está dividido em dois grandes blocos, um, que inclui o PAIGC (partido mais votado nas legislativas, mas sem maioria), a APU-PDGB, a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia, com 54 deputados, e outro, que juntou o Madem-G15 (segundo partido mais votado) e o PRS, com 48.

Por DN

Visita do Embaixador dos EUA à Vigília das Mulheres



Domingos Simões Pereira

A delegação de uma missão da União Africana que esteve no país, já se encontra no Palácio da República numa reunião com o chefe do estado José Mário Vaz.



Nicolau Gomes Dautarim

Última Hora: Movimento Jomav, afirma que vão desmobilizar e não vão acompanhar o presidente da república José Mário Vaz, em caso, este vier à nomear Domingos Simões Pereira, líder de PAIGC, como primeiro-ministro. Ainda advertem o presidente da república, para respeitar constituição da república



O Que Os Outros Pensam Sobre Si Reflete Quem Eles São, Não Quem Você É

Julgar os outros é muito fácil, colocarmo-nos no lugar deles é um pouco mais difícil. Hoje em dia, muito poucas pessoas sabem o que é ter empatia.



Somos todos humanos, e como tal procuramos compreensão, carinho e apoio. Quando não o recebemos, sentimo-nos incompreendidos e rejeitados.

É normal querer alguém para nos ouvir e dar força, mas deixar que a nossa felicidade dependa da aceitação de terceiro ou tomar decisões com base no medo que não nos compreendam é um grande erro.

Na realidade, o que os outros pensam sobre si diz mais sobre eles do que sobre a sua pessoa. É um reflexo daquilo que são.

Quando criticamos alguém sem a empatia de nos colocarmos no seu lugar e sem tentar compreender o ponto de vista do outro, estamos a expor a nossa maneira de ser. Quando alguém diz mal de si a outras pessoas, isso mostra que essa é insegura e amarga.

Por trás das críticas destrutivas, encontra-se sempre ignorância e negação de si mesmo. Muitas pessoas criticam-no porque não compreendem o que está por trás das suas decisões, não caminham com os seus sapatos, não conhecem a sua história.

Estas pessoas costumam ser arrogantes e pensam que são os donos da verdade absoluta e incontestável.

Noutros casos, as pessoas criticam-no porque veem refletidas em si certas características ou talentos que não querem reconhecer. Por exemplo, uma mulher que é maltratada pelo seu marido pode criticar duramente o divórcio, numa tentativa de reafirmar sua posição, de dizer a si mesma que consegue suportar essa situação.

Basicamente, a crítica destrutiva não é mais do que pura maldade gratuita ou um mecanismo de defesa conhecido como projeção.

Ninguém gosta de ser criticado, principalmente se sofrerem duros ataques verbais. Infelizmente, nem sempre podemos evitar passar por isso, mas podemos aprender a lidar com isso sem nos deixar afetar excessivamente.

Para ajudar, deixamos algumas estratégias diferentes e eficazes:

Coloque-se no lugar de quem o critica

A empatia é um poderoso antídoto contra a raiva. Não podemos ter raiva de alguém quando compreendemos como a pessoa se sente. Por isso, da próxima vez que alguém o criticar, tente pôr-se no seu lugar ainda que essa pessoa não seja capaz de se colocar no seu. Então, vai ver que é provável que se trate de uma pessoa muito frustrada, amarga e rancorosa e vai perceber que não vale a pena preocupar-se com palavras ditas com raiva.

Lembre-se que é só uma opinião, nada mais

O que os outros pensam sobre si é a realidade deles, não a sua. As pessoas estão a julga-lo segundo as suas experiências, valores e critérios. Se tivessem caminhado com os seus sapatos, e andado pelos mesmos caminhos, provavelmente iam compreender. Interiorize que as críticas delas são apenas opiniões tendenciosas atiradas ao vento, e não mais que isso.

Devolve a crítica graciosamente

Quando se trata de críticas destrutivas, o melhor a fazer é ignorar, pois está claro que a pessoa não está aberta ao diálogo. Se estivesse, em vez de julgar e atacar, mostraria uma atitude mais respeitosa e compreensiva. Contudo, há casos em que é preciso dizer “basta”. Nessas situações, responda sem se alterar, e com frases breves mas assertivas, que não motivem grandes reação.

pequenascoisas.pt

NOTA DE IMPRENSA ALUSIVA A CELEBRAÇÃO DO DIA 17 DE JUNHO DE 2019 - DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO.



V Conselho Nacional da UDEMU





PAIGC 2019


Porque é que, em nome da Guiné-Bissau e do Povo Guineense, milhões de Euros são gastos há tantos anos, alegadamente, para resolver crises políticas e institucionais na Guiné-Bissau, por uma Comunidade Internacional que nunca soube reconhecer que, sempre houve, há, e haverá sempre, mais Guiné-Bissau e mais Guineenses, para além dos Partidos Políticos e dos seus líderes...?!

Positiva e construtivamente.

Didinho 16.06.2019

Em mim, jorram lágrimas, sentimentos de culpa e de remorsos, de um adolescente, na altura, e que volvidos tantos anos, nunca perdoou a si mesmo, pelo facto de ter deixado o seu País e os seus irmãos guineenses em 1981 à "mercê do diabo"... Didinho - In "Meus Pensamentos, Minhas Sementes para a Guiné-Bissau."

Por Fernando Casimiro