terça-feira, 2 de agosto de 2022

1.ª Edição da Conferência Internacional do MADEM-G15... MADEM-G15 e os Desafios do Futuro... Galeria Dia 2.

@Radio Bantaba Discurso do coordenador nacional do MADEM-G15,  Braima Camará no encerramento da 1a edição da conferência internacional dos quadros do MADEM-G15.
Vídeo de Mustafa Cassama Gabinete de Imagem MADEM-G15☝



Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

GOVERNO RECONHECE QUE AS REGIÕES ESTÃO TOTALMENTE ‘PARALISADAS’

 JORNAL ODEMOCRATA  02/08/2022  

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, reconheceu esta terça-feira, 02 de agosto de 2022, que as regiões da Guiné-Bissau estão totalmente “paralisadas”, sublinhando, que o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, está inconformado com a situação em que se encontram as regiões do país, pelo que é preciso mudar a tendência.

Fernando Gomes falava na cerimônia de posse dos governadores da Região de Bolama Bijagós, Fernando Ié; de Oio, Martinho Moreira; e de Biombo, Franklin Rosete Lopes Rodrigues, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Bissau, Fernando Gomes. O ato decorreu no palácio do Governo, em Bissau, no qual Gomes revelou que, pela primeira vez na Guiné-Bissau, o Presidente da República tomou a iniciativa de equiparar os governadores das regiões com as funções e regalias de Secretários de Estado, e os administradores passarão a ser equiparados aos diretores gerais.

O governante informou que a iniciativa do Chefe de Estado visa  exigir dos governadores e administradores mais trabalho, transparência e gestão rigorosa, para melhorar a situação das regiões do país. 

“Seremos muito rigorosos nas receitas cobradas no país, começando pela Câmara Municipal de Bissau, regiões e setores. Temos que ver algum investimento nas regiões, não é possível as pessoas continuarem acobrar receitas, depois o Estado não sabe do paradeiro dos fundos coletados. Isso deve acabar, enquanto titular do ministério da administração territorial e poder local. Cada região adotou o seu recibo e talão de cobrança de forma desenfreada e nada é revertido para construir algo naquelas localidades. Doravante, será produzido único modelo recibo de cobrança para todas as regiões para melhor controlar receitas que serão  repartidas de acordo com a lei”, advertiu.

Fernando Gomes reconheceu que o tempo útil de vida do atual governo é muito curto, porque o horizonte é para 18 de dezembro e a missão principal é organizar eleições, mas disse ser possível fazer algo.

Gomes informou que a Câmara Municipal de Bissau, está completamente arruinada, com dívidas herdadas, sem fundo, mas apelou a nova direção a imprimir esforços para remover lixos em Bissau e gerir receitas.

“A atual direção da Câmara Municipal de Bissau herdou aquela instituição de forma catastrófica, de maneira que devem trabalhar arduamente para inverter essa situação, recebendo claro apoio do executivo, na medida possível, para ultrapassar a situação que a cidade de Bissau se encontra e as regiões”, concluiu.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A


A Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Dra. Teresa Alexandrina da Silva entregou esta terça-feira, 02.08.2022, 3 viaturas TOYOTA HILUX a 3 departamentos do Ministério.

Na cerimónia de abertura da entrega, a Ministra pediu aos beneficiários o bom uso das mesmas.

De lembrar que as referidas viaturas fazem parte do acordo com empresa SEMLEX, onde esta fornecerá ao ESTADO três veículos equipados com um total de dez estações de registo Biométrico para realizar as operações de inscrição móvel, no prazo de seis meses.

 Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos