terça-feira, 4 de julho de 2023

Rússia acusa Kyiv, EUA e NATO após abater cinco 'drones' sobre Moscovo

© Reuters

POR LUSA   04/07/23 

A Rússia anunciou hoje ter abatido cinco 'drones' que sobrevoavam a região de Moscovo, um ataque que atribuiu a Kiev e que, segundo afirmou, só poderá ter ocorrido com a ajuda dos Estados Unidos e da NATO.

Por sua vez, a Ucrânia referiu-se hoje a diversos ataques russos, em particular o efetuado na região de Kharkiv, nordeste do país, que terá provocado 38 feridos, incluindo 12 crianças.

O ataque na Rússia visou locais na região de Moscovo e arredores, que desde o início da ofensiva na Ucrânia já foram selecionados algumas vezes mas sem graves consequências, segundo indicam as agências internacionais.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, quatro 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) foram destruídos pela defesa antiaérea perto da capital e um quinto foi neutralizado por "meios de guerra eletrónicos", antes de se despenhar na região de Moscovo.

O ataque não provocou vítimas nem estragos, sublinhou o ministério.

"Todos os ataques foram repelidos pela defesa antiaérea, todos os 'drones' detetados foram neutralizados", indicou o presidente da Câmara Municipal de Moscovo, Serguei Sobianine, numa mensagem publicada na plataforma Telegram.

No entanto, o ataque perturbou durante três horas o funcionamento do aeroporto Vnoukovo, um dos três grandes aeroportos internacionais de Moscovo.

Um dos 'drones' foi neutralizado perto de Koubinka, localidade situada a 40 quilómetros do aeroporto.

"Estes ataques não seriam possíveis sem a ajuda fornecida ao regime de Kyiv pelos Estados Unidos e seus aliados da NATO", assegurou, por sua vez, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Os ocidentais "dão formação aos operadores de 'drones' e fornecem as informações necessárias para cometer semelhantes crimes", acrescentou.

Após o ataque, a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, denunciou no Telegram um "ato terrorista" que tentava atingir uma zona onde se situam "infraestruturas civis".

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.


Leia Também: Rússia diz ter evitado "ato terrorista" ucraniano em aeroporto de Moscovo

Presidente de Instituto Nacional de Estatística Roberto Vieira reage sobre a notícia que se circula nas redes sociais sobre o concurso lançado.

©  Radio Voz Do Povo

Embaixador de república do Senegal fez uma visita de cortesia esta manhã ao presidente da ANP Cipriano Cassama.

 Radio TV Bantaba

"As praias mais brancas da Crimeia" ou "Relaxe e desfrute do verão em grande estilo". Russos tentam atrair turistas para o mar de Azov (onde ninguém tem medo da guerra)

Por Cnnportugal.iol.pt  04/07/23

Autoridades lutam para manter o turismo em alta na região. Guia turístico garante que os turistas continuam a visitar a região e que o vão fazer "sempre"

A Crimeia, península do Mar Negro que a Rússia anexou em 2014, tem vindo a ser alvo de repetidos ataques nas últimas semanas de guerra na Ucrânia. Depois de Moscovo ter acusado Kiev de ter disparado mísseis britânicos Storm Shadow contra uma ponte que liga Chonhar à Crimeia, a Ucrânia mostra que quer intensificar a sua contraofensiva para tentar recuperar a península.

Mas nem isso parece demover as autoridades russas de que passar o verão junto ao mar de Azov é uma ideia e os anúncios para pacotes de férias e casas para arrendar multiplicam-se nas redes sociais.

De acordo com o Washington Post, aquele que é um dos destinos favoritos quer das elites russas como dos cidadãos comuns tem vindo a ser anunciado sem parar para tentar evitar que a guerra destrua aquela que é uma das fontes de rendimento da Crimeia: o turismo.

"As praias mais brancas da Crimeia!", "Relaxe e desfrute do seu verão em grande estilo", "Praias extensas, mares límpidos e uma infraestrutura hoteleira em desenvolvimento não o deixarão indiferente!", são alguns dos anúncios que podem ser encontrados online, segundo o jornal norte-americano.

Depois de no verão passado a Crimeia ter sido afetada pelo bombardeamento da base aérea e pela explosão da ponte Kerch, a Rússia garante agora que a situação na península é calma e propícia ao turismo e que nem o rebentamento da barragem Kakhovka vai afetar o fornecimento de água da região.

Em declarações ao jornal, um guia turístico da Crimeia garante que os turistas continuam a visitar a região e que o vão fazer "sempre". 

"Aqui não temos medo de nada. Aqui é o lugar mais seguro do país em termos de defesa e armas. Isto não é propaganda. Não fariam tais perguntas se passassem um único dia em Lugansk, Donetsk e na Crimeia e falassem com os residentes locais", afirmou Moryachok, identificado apenas pelo nome que usa nas redes sociais. 

Elena, uma professora de 55 anos de Moscovo, garante que está nos planos da família tirar férias na Crimeia este ano, como é habitual, e garante que "não está nada preocupada". 

"Quanto a eventuais problemas com alimentos, água e eletricidade, não estou nada preocupada. Já houve alturas diferentes e até piores. Costumava ir à Crimeia no tempo da União Soviética, antes de 2014 e depois. É claro que este ano a situação geral é preocupante, mas há fé na prudência, na humanidade e em Deus", garantiu.

Avião militar cai no leste da Rússia. Tripulantes estão desaparecidos

© Mikhail Svetlov/Getty Images

Notícias ao Minuto   04/07/23 

As equipas de resgate procuram agora os tripulantes. De notar que a aeronave não transportava armas e que ainda não há detalhes sobre as causas do acidente. 

Um caça MIG-31 russo caiu durante uma missão de treino na costa do Pacífico do país, sendo que o paradeiro dos seus dois tripulantes é atualmente desconhecido. 

Os militares russos disseram que o avião caiu na Baía de Avacha, na costa sudeste da Península de Kamchatka, revela a Sky News. As equipas de resgate procuram agora os tripulantes.

De notar que a aeronave não transportava armas e ainda não há detalhes sobre as causas do acidente. 

O MiG-31 é um caça supersónico bimotor de dois lugares projetado para intercetar aviões inimigos e mísseis de cruzeiro a longas distâncias. Está em serviço com as forças aéreas soviéticas e russas desde 1980.

A guerra na Ucrânia já fez mais de nove mil mortos entre a população civil, além de 15 mil feridos, segundo os dados atualizados no domingo pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a agência alerta que o número real de baixas civis deverá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar os mortos em zonas ocupadas pelos russos, como em Mariupol, onde se estima que tenham morrido milhares de pessoas durante o longo cerco à cidade.


Leia Também: Putin admite encaminhar turistas para a Crimeia por regiões ocupadas

EUA aplaudem decisão de Macky Sall de não concorrer às presidenciais

© Getty Images

POR LUSA  04/07/23 

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos da América, Antony Blinken, considerou hoje que a decisão do Presidente do Senegal, Macky Sall, de não concorrer a um terceiro mandato presidencial é "um exemplo para a região".

"O anúncio claro do Presidente Sall constitui um exemplo para a região, em contraste com aqueles que procuram corroer o respeito pelos princípios democráticos, incluindo os limites de mandatos", afirmou Blinken, citado pela agência France-Presse.

"Acreditamos que eleições livres e justas e transições de poder constroem instituições mais fortes e países mais estáveis e prósperos", acrescentou o secretário de Estado norte-americano, que disse que o seu país está "orgulhoso de apoiar as instituições eleitorais do Senegal" e prometeu "continuar a trabalhar com o Senegal para apoiar o compromisso tenaz do povo senegalês com a democracia".

O Senegal é considerado um parceiro fundamental para os Estados Unidos, que manifestou recentemente a sua vontade de reforçar os seus laços com os países africanos.

Em dezembro de 2022, Joe Biden organizou em Washington uma cimeira que reuniu cerca de 50 dirigentes do continente, entre os quais o Presidente Macky Sall.

A oposição no Senegal considerou que foi a pressão popular, marcada por frequentes protestos, que obrigou o Presidente da República, Macky Sall, a recuar na decisão de concorrer a um terceiro mandato nas eleições de 2024.

"Todos sabemos o que queria, infelizmente para ele a pressão foi tal que não tinha outra opção que não respeitar a Constituição, que citou muitas vezes e que votou em 2016", disse o coordenador do partido Patriotas Africanos do Senegal para o Trabalho, Ética e Fraternidade, Abbas Fall, liderado por Ousmane Sonko.

A ex-primeira-ministra e atual opositora Aminata Touré afirmou que a rejeição de uma nova candidatura "não é um favor que Sall faz ao Senegal, mas sim um recuo perante a vontade popular" e acrescentou: "Creio que podia ter-nos poupado a estes momentos difíceis para o país e especialmente a morte de 16 manifestantes".

As manifestações de concordância com a decisão de Macky Sall de não concorrer às eleições de fevereiro de 2024 foram generalizadas em toda a sociedade senegalesa, noticia a agência Efe, citando, entre outros, o coordenador da plataforma de organizações civis F24, Mamadou Mbodj, que se junta a várias vozes internacionais.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, saudaram a decisão do Presidente senegalês, Macky Sall, de não tentar um terceiro mandato.

"Gostaria de manifestar o meu profundo apreço pelo Presidente Macky Sall e pelo sentido de Estado que demonstrou. A sua decisão é um exemplo muito importante para o seu país e para o resto do mundo", declarou Guterres, na segunda-feira, na sua conta na rede social Twitter, pouco depois de Sall ter anunciado a sua decisão num discurso à nação.

Também através do Twitter, Mahamat saudou a "sábia decisão" do chefe de Estado senegalês, a quem chamou "irmão", de "não se candidatar às eleições presidenciais de 2024".

"Expresso a minha admiração pelo grande estadista que ele é por ter colocado os interesses superiores do Senegal em primeiro lugar e assim ter preservado o modelo democrático senegalês, que é o orgulho de África", acrescentou o chefe da Comissão (secretariado) da UA.

Na mesma linha, Michel também disse "congratular-se" com o anúncio de Sall.

Também o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, enquanto presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), saudou a "decisão corajosa" do seu homólogo senegalês, de não se recandidatar a um terceiro mandato, considerando-o um "grande estadista".


Leia Também: Senegal. Oposição aplaude decisão de Macky Sall de não se recandidatar

Funcionário do Parlamento em Cabo Verde faz greve de fome

Em Cabo Verde, o cidadão Adelino Tavares Moreira entrou nesta segunda-feira, 3, no sexto dia de uma greve de fome, em protesto contra o que considera ser perseguição política por ser simpatizante de uma força política da oposição.

AFEGANISTÃO: Governo talibã extingue salões de beleza para mulheres no Afeganistão

© Getty/Majid Saeedi

POR LUSA    04/07/23 

O Governo talibã no poder no Afeganistão vai proibir os salões de beleza para mulheres em todo o país, aos quais deu o prazo de um mês para encerrarem.

"O ministério enviou uma carta aos municípios para o cancelamento dos salões de beleza" a partir do dia 23 de julho, disse hoje à agência de notícias espanhola EFE o porta-voz do Ministério para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, Mohammad Sadiuq Akig Mahajir. 

Na mesma missiva enviada para as localidades de todo o país, o Governo talibã alerta que os centros de beleza para mulheres devem terminar todas as atividades ao longo do mês de julho e que, "uma vez ultrapassado o prazo", os espaços passam a ser ilegais. 

A medida foi adotada após uma ordem do líder supremo dos talibã, mullah Mawlawi Haibatullah Akhundzad.

Esta proibição, que se junta à lista de restrições impostas às mulheres afegãs desde a chegada ao poder dos talibãs em agosto de 2021, afeta também uma das poucas oportunidades de negócio no país. 

"Milhares de famílias encabeçadas por mulheres vão perder rendimentos. Isto é realmente difícil para nós, para podermos sobreviver. É uma espécie de tortura para nós (mulheres)", disse à EFE uma maquilhadora de um centro de estética em Cabul. 

Desde que os fundamentalistas islâmicos tomaram o poder, as mulheres têm-se visto privadas de direitos e sujeitas a restrições como a segregação sexual em locais públicos, a imposição do véu islâmico ou a obrigação de viajarem com familiares do sexo masculino. 

À lista que suprime os direitos das mulheres incluiu-se desde o passado mês de dezembro a proibição de trabalho para organizações não-governamentais ou frequência universitária, ordem que sucedeu à proibição de mulheres no ensino secundário. 

A realidade das mulheres no Afeganistão assemelha-se cada vez mais à época do primeiro regime talibã, que se manteve no poder entre 1996 e 2001, e que tem como base uma intrepretação fundamentalista do Islão.  

O Ministério para a Promoção da Virtude e Prevenção contra o Vício esteve em funções até 2001 tendo sido extinto após a intervenção militar internacional que se prolongou durante vinte anos e que voltou a fazer parte do novo governo fundamentalista após a retirada das forças da NATO, incluindo Portugal, lideradas pelos Estados Unidos.  


Leia Também: Afeganistão foi o país que viveu as piores emoções do mundo em 2022

"A Rússia vai continuar a resistir às pressões exteriores", garante Putin

© GAVRIIL GRIGOROV/SPUTNIK/AFP via Getty Images

POR LUSA    04/07/23 

A Rússia "vai continuar a resistir" às pressões "exteriores e às sanções", garantiu hoje o Presidente, Vladimir Putin, durante uma cimeira da Organização de Cooperação de Xangai que se realizou de forma virtual. 

"A Rússia vai seguramente resistir e vai continuar a resistir às pressões exteriores, às sanções e às provocações", disse Putin, agradecendo aos países que pertencem à Organização de Cooperação de Xangai que exprimiram apoio a Moscovo durante a rebelião do grupo paramilitar Wagner, no final de junho. 

"O povo russo está unido como nunca esteve", disse o chefe de Estado, acrescentando que "toda a sociedade russa" esteve unida numa frente contra a tentativa de rebelião armada" do grupo de mercenários Wagner.

Putin agradeceu aos "colegas da Organização de Cooperação de Xangai que exprimiram o apoio às ações das autoridades russas que visaram defender a ordem constitucional, a vida e a segurança dos cidadãos". 

"Agradecemos muito", disse.

O líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, liderou uma sublevação em 23 e 24 de junho, tendo os mercenários contratados pelo oligarca ocupado posições em bases militares no sul da Rússia, antes de terminar com o motim após a mediação do Presidente bielorrusso Alexander Lukashenko.

O grupo Wagner participou na última ofensiva militar de Moscovo contra a Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022. 

A Organização para a Cooperação de Xangai foi fundada em 2001 pela República Popular da China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão.

Desde 2017 que a Índia e o Paquistão também integram o organismo destinado à cooperação política, económica, militar, assim como partilha de informações e contactos relativos a áreas de segurança, sobretudo no combate ao "terrorismo, separatismo e extremismo". 


Leia Também: "Para mostrar a sua liderança militar, Putin vai endurecer a guerra"

Conferência de Imprensa do Instituto Nacional de Fiscalização e Controlo das actividades das Pescas, em resposta ao Sindicato de base da sua instituição. ...Coordenador Vladimir Lenine Djomel.

Radio TV Bantaba 

SENEGAL: ONU, UA e UE saúdam decisão do Presidente do Senegal não se recandidatar

© Getty Images

POR LUSA   04/07/23 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, saudaram a decisão do presidente senegalês, Macky Sall, de não tentar um terceiro mandato.

"Gostaria de manifestar o meu profundo apreço pelo Presidente Macky Sall e pelo sentido de Estado que demonstrou. A sua decisão é um exemplo muito importante para o seu país e para o resto do mundo", declarou Guterres na segunda-feira na sua conta na rede social Twitter, pouco depois de Sall ter anunciado a sua decisão num discurso à nação.

Também através do Twitter, Mahamat saudou a "sábia decisão" do chefe de Estado senegalês, a quem chamou "irmão", de "não se candidatar às eleições presidenciais de 2024".

"Expresso a minha admiração pelo grande estadista que ele é por ter colocado os interesses superiores do Senegal em primeiro lugar e assim ter preservado o modelo democrático senegalês, que é o orgulho de África", acrescentou o chefe da Comissão (secretariado) da União Africana (UA).

Na mesma linha, Michel também disse "congratular-se" com o anúncio de Sall.

"Está a trabalhar para o Senegal e a defender uma África forte e respeitada. Obrigado pela excelente cooperação. A UA no G20 (grupo de países com as economias mais desenvolvidas e emergentes), uma transição climática justa e a reforma do financiamento do desenvolvimento: são muitos os desafios que estamos a enfrentar juntos", acrescentou Charles Michel.

Sall anunciou na segunda-feira que não vai concorrer às próximas eleições presidenciais do Senegal, previstas para fevereiro de 2024, após meses de controvérsia, incerteza e tensão política no país, com protestos em larga escala, fortemente reprimidos pelas forças de segurança.

O Presidente, que governa o Senegal desde 2012 e se aproxima do fim de dois mandatos de sete e cinco anos, considera que a sua terceira candidatura não seria ilegal, apesar de a Constituição do país africano proibir mais de dois mandatos consecutivos.

Segundo Sall e os seus apoiantes, como a Constituição foi alterada em 2016 e o Presidente só cumpriu um mandato de cinco anos, o primeiro mandato de sete anos não deveria contar e ele teria o direito a candidatar-se novamente.

Tanto a oposição como a sociedade civil do Senegal, país vizinho da Guiné-Bissau, rejeitam esta tese.

A incerteza provocou um aumento da tensão política no país, agravada pela acusação paralela do líder da oposição Ousmane Sonko, que foi condenado a dois anos de prisão no passado dia 1 de junho.

Sonko denunciou a "instrumentalização" da justiça pelo "poder de Macky Sall" para o excluir da candidatura presidencial.


Leia Também: A consultora Eurasia considerou hoje que a decisão do Presidente do Senegal, Macky Sall, de não concorrer a um terceiro mandato vai acalmar as tensões políticas e permitir o fim da violência que tem marcado as últimas semanas.

NATO. Jens Stoltenberg continuará como secretário-geral por mais um ano

© Omar Havana/Getty Images

POR LUSA   04/07/23 

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou hoje a extensão do seu mandato até 1 de outubro de 2024, na sequência de uma decisão concertada entre os 31 Estados-membros da Aliança Atlântica.

"Estou honrado pela decisão dos aliados da Organização do Tratado do Atlântica Norte [NATO] de prolongarem o meu mandato como secretário-geral até 01 de outubro de 2024", escreveu Jens Stoltenberg na rede social Twitter.

O secretário-geral da NATO acrescentou que "a ligação transatlântica entre a Europa e a América do Norte tem assegurado a liberdade e segurança durante quase 75 anos".

"Num mundo ainda mais perigoso, a nossa aliança é mais importante do que nunca", completou.

O anúncio de Stoltenberg coloca um ponto final na especulação quanto à sua continuação ou não como o secretário-geral da Aliança Atlântica.

O mandato tem habitualmente uma duração de quatro anos. O de Jens Stoltenberg devia ter terminado em setembro de 2022, no entanto, por causa da invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro desse ano, os aliados optaram por prolongá-lo.

A questão da sucessão surgiu no início deste ano, mas Stoltenberg manteve o 'tabu', enquanto vários órgãos de comunicação social internacionais antecipavam possíveis sucessores.

Na semana passada fontes da Aliança Atlântica confirmaram a vários órgãos de comunicação social, incluindo a Lusa, que estaria em cima da mesa uma segunda extensão do mandato de Jens Stoltenberg, antigo primeiro-ministro norueguês.

A precisamente uma semana do início da Cimeira da NATO, em Vílnius, na Lituânia, o secretário-geral anunciou que os 31 Estados-membros concordaram em manter a liderança, pelo menos mais um ano.

São Estados-membros da NATO Portugal, os Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Albânia, Bélgica, Bulgária, Canadá, República Checa, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Finlândia (aderiu em abril deste ano), Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Roménia e Turquia.


Leia Também: A Ucrânia saudou hoje a "forte liderança" de Jens Stoltenberg, um dos principais apoiantes de Kiev face à invasão russa, após o político e diplomata norueguês ter sido reconduzido para a chefia da NATO por mais um ano.

Rússia diz ter evitado "ato terrorista" ucraniano em aeroporto de Moscovo

© Reuters

POR LUSA  04/07/23 

O ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse hoje ter evitado um "ato terrorista" da Ucrânia, depois de vários 'drones' terem obrigado à interrupção dos voos no aeroporto de Vnukovo, nos arredores de Moscovo.

Foi "uma tentativa do regime de Kiev de atacar uma área onde estão localizadas infraestruturas civis, incluindo um aeroporto que, aliás, recebe voos internacionais", disse, na plataforma Telegram, a porta-voz do Ministério Maria Zakharova.

O Presidente da Ucrânia "está a cometer esses atos terroristas usando armas entregues pelo Ocidente ou compradas com financiamento ocidental, isso é terrorismo internacional", disse Zakharova.

"A comunidade internacional deve perceber que os Estados Unidos, Reino Unido e França, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, estão a financiar um regime terrorista", acrescentou.

A presença dos 'drones' [veículos aéreos não tripulados] interrompeu brevemente o funcionamento do aeroporto de Vnukovo e obrigou a redirecionar vários voos para outros aeroportos, indicou a Agência de Transporte Aéreo da Rússia.

A partir das 07:00 (05:00 em Lisboa), todas as restrições foram suspensas no aeroporto de Vnukovo, que "retomou a atividade", disse a agência, num comunicado.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que o exército neutralizou cinco 'drones' ucranianos perto da região de Moscovo, num ataque que não causou vítimas ou danos.

"Esta manhã, foi impedida uma tentativa do regime de Kiev de realizar um ato terrorista com cinco 'drones'", que tinham como alvos locais em Moscovo e nos arredores da capital russa, disse o Ministério, em comunicado.

As defesas antiaéreas russas destruíram quatro 'drones' perto de Moscovo e um quinto foi neutralizado através de "meios de guerra eletrónica", perto da capital, referiu.

De acorco com os serviços de emergência, citados pela agência de notícias estatal russa RIA Novosti, dois 'drones' foram abatidos perto da aldeia de Valouïevo, nos arredores de Moscovo, enquanto outro foi neutralizado perto de Kubinka, a 40 quilómetros do aeroporto de Vnukovo.

A defesa antiaérea russa também abateu um 'drone' na região de Kaluga, a sudoeste de Moscovo, informou a agência de notícias oficial russa TASS.

A Ucrânia lançou uma contraofensiva em 04 de junho e, de acordo com o Ministério da Defesa ucraniano, o exército de Kiev recuperou na última semana mais de 158 quilómetros quadrados na zona sul do país, conquistados pelas forças russas, na sequência da operação militar lançada em fevereiro do ano passado.


Leia Também: Zelensky pede que Kyiv se torne na "base do escudo aéreo europeu"