4 de outubro de 2019

REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, COMUNICADO A IMPRENSA, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA









Guiné-Bissau: CEDEAO, União Africana, ONU e CPLP realizam missão conjunta

Uma missão de alto nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Nações Unidas, União Africana e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa chega domingo à Guiné-Bissau para avaliar os preparativos para as eleições presidenciais.

"Amissão tem por objetivo, entre outros, inteirar-se dos preparativos para as eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro", refere uma nota divulgado hoje à imprensa pela CEDEAO.

Durante a sua estada em Bissau, que termina segunda-feira, a missão vai reunir-se com as autoridades políticas guineenses, partidos políticos e candidatos às eleições presidenciais.

Na última missão que realizou à Guiné-Bissau, a 10 de setembro, a CEDEAO salientou que o atual Governo deve permanecer em funções até que sejam realizadas eleições presidenciais, de acordo com as decisões da última cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, e insistiu na manutenção dos cadernos eleitorais utilizados nas legislativas de março.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais a 24 de novembro, e a segunda volta, caso haja necessidade, vai decorrer a 29 de dezembro.

O Supremo Tribunal de Justiça deverá anunciar a 15 de outubro a lista definitiva dos candidatos às presidenciais.




Por NAOM

GUINÉ-BISSAU - Interesse nacional preservado com suspensão de greve dos magistrados

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, afirmou hoje que o interesse nacional foi preservado com o anúncio da suspensão da greve dos magistrados do país.


"Após várias rondas negociais, ficou suspensa a greve dos magistrados. O interesse nacional deve ser preservado sempre. O país em primeiro lugar", escreveu Aristides Gomes, na sua página nas redes sociais.

Os magistrados da Guiné-Bissau decidiram suspender a greve para exigir a aplicação lei sobre o novo estatuto remuneratório devido às eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro, refere-se num comunicado a que a Lusa teve hoje acesso.

"Apela-se aos magistrados para retomarem as suas atividades profissionais a partir de sexta-feira e manterem-se calmos e serenos na certeza de que os seus representantes se mantêm firmes e determinados em prosseguir na luta pela defesa dos seus direitos e interesses", refere-se no comunicado, divulgado ao final do dia de quinta-feira.

No documento, os representantes sindicais dos magistrados judiciais e do Ministério Público salientam que tomaram a decisão de suspender a greve devido aos "interesses superiores da Nação", nomeadamente a apreciação das candidaturas às eleições presidenciais.

O Supremo Tribunal de Justiça tem de anunciar em 15 de outubro a lista dos candidatos aprovados para participar nas presidenciais.

No total foram submetidas para apreciação no Supremo 19 candidaturas às presidenciais

NAOM

Jorge Herbert- DE KABUNKA A MANDJAKUS

Por Jorge Herbert

O grave incidente que envolveu um ilustre guineense Dr. Jorge Fernandes, num Aeroporto Caboverdeano, não é um caso isolado, nem será o último em Cabo-Verde, nem em qualquer parte do mundo civilizado. Teve o impacto que teve, por se tratar de uma pessoa esclarecida dos seus direitos e soube comportar-se na legalidade, apesar de ter visto espezinhado todos os seus direitos mais básicos...

Não restam dúvidas que há um maior sentimento de revolta quando se trata de Cabo-Verde, por razões históricas de irmandade que motivou uma luta de libertação conjunta e por a Guiné-Bissau assim como São-Tomé e Angola terem sido destinos de acolhimento de Caboverdeanos, nos tempos em que a fome assolava esse arquipélago.

Mas, este problema que afeta o fluxo migratório dos guineenses em direção à Cabo-Verde, ou usando o arquipélago apenas como ponto de passagem para atingir a sonhada Europa, deve ser olhado não só na óptica de uma ingratidão caboverdeana pela sua história, de que não nego existir e que já denunciei noutros textos, essa dualidade ou dicotomia do posicionamento caboverdeano que deseja ser europeu mas não chega a sê-lo de pleno direito porque é tratado pelos ex-colonialistas como europeus de quarta, a seguir às populações das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, mas também não assume as suas origens africanas, por complexo do colonizado que acha que ser igual ou parecido ao colonizador é que é ser civilizado e ser próximos da cultura africana é ser-se gentio! 

Sem qualquer intenção de ofender aos meus amigos e familiares caboverdeanos, julgo que esse complexo é quase genético e histórico, por esses arquipélagos terem sido povoados pelos filhos do patrão branco com a escrava negra. Um filho gerado e criado nesse conceito não pode aceitar e adoptar com orgulho a cultura da mãe escrava, o que fará com facilidade em relação à cultura do pai patrão... Em todo o caso, também não podemos ser tão hipócritas ao ponto de esquecermos que, aqueles guineenses que hoje reclamam por um trato diferente no território caboverdeano, alegando laços históricos antigos, muitos são os que na década de oitenta na Guiné-Bissau enchiam o peito para dizer à qualquer indivíduo de tez clara, “kabrianu ou kabunka, bai pa bu terra”! 

Infelizmente a ignorância evoluiu de “kabunka a mandjaku”, os complexos se exaltaram e os laços históricos foram esquecidos!
Mas, o objetivo principal deste texto era alertar que, o cerne deste problema do trato não está só nos complexos caboverdeanos, mas sim no obscurantismo, no atraso económico e social e essencialmente na corrupção a que o PAIGC remeteu a Guiné-Bissau nestas últimas quatro décadas e meia! 

O guineense hoje é menos respeitado no estrangeiro, porque estamos na lista dos países mais pobres do mundo. Os nossos documentos não têm peso nem valor, nem respeito, em qualquer país do mundo, porque os nossos sucessivos governos e Embaixadas transformaram os nossos documentos (de passaporte à cartas de condução) em autênticas mercadorias a ser negociadas no mercado negro e em apoio ao tráfico de substâncias ilícitas! 

Perante um passaporte guineense, qualquer autoridade, de qualquer país do mundo, fica automaticamente alerta e de pé atrás, a procura de rotas de algum negócio ilícito! E, se juntarmos a isso um polícia com forte complexo de colonizado, com um intelectual cuja aparência foge aos ditames daquilo que o colonizador ensinou-lhe (ao polícia complexado) de como são os intelectuais, tem tudo para dar asneira e creio que foi o que aconteceu com o nosso conterrâneo num aeroporto em Cabo-Verde.

Mas, julgo essencial, antes de exigirmos respeito aos outros povos, arrumarmos a nossa casa, respeitarmo-nos primeiro para podermos exigir respeito aos outros e sermos efetivamente respeitados! 

Não podemos ter governantes e Embaixadas comprometidos com tráficos de passaportes de serviço, diplomáticos e outros e continuamos a aplaudi-los e a votar neles! 

Não podemos aceitar a banalização da nossa soberania por políticos comprometidos com uma estratégia neocolonializadora com base numa ditadura económica e queremos continuar a sermos respeitados por esse mundo fora!

Abaixo vendedores dos passaportes.
Abaixo os Kulkaduris di terra.
Abaixo os Honórios Barretos dos tempos modernos.

Jorge Herbert

O GOVERNO REAGE COM ESTRANHEZA A HUMILHAÇÃO DO CIDADÃO GUINEENSE, EM CABO-VERDE


Bacai Sanha, secretário de Estados das Comunidades da Guiné-Bissau, congratulou-se com a posição dos ativistas, que saíram às ruas de Bissau, em protesto contra a detenção arbitrária, pelas autoridades caboverdianas, de Jeorge de Pina Fernandes.

O governante garantiu, tudo fazer para que, alegada agressão contra o cidadão guineense seja a última para qualquer outro.

Sanha diz aguardar a conclusão do inquérito que vai apurar mais informações sobre o caso, tendo encorajado os ativistas a prosseguirem com as ações tendentes ao combate a descriminação e tratamento desumano.

Fonte: Nicolau Gomes Dautarim


Leia Também: 

Jovens ativistas exigem das autoridades caboverdianas, o respeito e consideração para com os cidadãos guineenses.


Secretaria do Estado das Comunidades foi, um dos palcos de protesto, esta manhã, em Bissau, contra aquilo que é pior manifestação da complexidade que os caboverdianos têm revelado, durante as décadas perante o mundo e em especial aos africanos.

Para os manifestantes, "Cabo-verdade não é o arquipélago de Açores e, muito menos, a ilha de Madeira territórios portugueses, no mediterrâneo".

Dizem ainda que, "Cabo Verde é África, o isolamento no Atlântico não deve confundir os caboverdianos a perderem de parte, com sua origem.


Os ativistas replicam ainda, exigindo o governo a se posicionar, contra os actos macabros que os caboverdianos têm praticado contra os guineenses residentes em cabo-verdade, assim como, os que utilizam o seu território só por trânsito para outro destino.


O Democrata Osvaldo Osvaldo - Irmãos pátriotas Guineenses, cuidem-se, por favor. - Diplomacia é a palavra de honra.

Falar Sobre o assunto de Cabo Verde, exige a responsabilidade e a competência linguística sobre tudo na interpretação do caso, portanto mais uma vez cuidem! parem de falar sem mínimas noção sem vocação para tal.

Diplomacia é a palavra de honra.

Afirma o Democrata em ação.


No comment 4!


Vitória Vaz - Everything that is done in a hurry will end up being bad, because everyone is saying that the president is a coward that doesn’t make decisions on time, but I will tell you that it isn’t easy, to fight against criminals and corruption for the 5 years while on power is not easy for anyone, all of this means that the president thinks and wants to do well for its citizens and growth of our country.

Por Vitória Vaz
Português 
Tudo que é feito a presa acaba por terminar no mal, porque alguns dizem que o presidente é um cobarde que não toma as decisões na hora, mas digo não é fácil, porque lutar contra os criminosos e a corrupção durante os 5 anos do mandato não é fácil para qualquer um, tudo isso significa que o presidente pensa bem para o seu povo e o desenvolvimento do nosso país.
Viva povo da Guiné Bissau! 
Força Dr José Mário Vaz o povo está consigo!



Ass: Vitória Vaz

Resposta ao Belmiro Pimentel


No comment 3!


No comment 2!


No comment!


Tartaruga mais velha de África morre aos 344 anos

Alagba, uma tartaruga gigante considerada a mais velha em África, morreu aos 344 anos no palácio do rei tradicional da cidade de Ogbomoso (sudoeste da Nigéria), Oba Jimoh Oyewunmi, disse hoje o secretário particular do dirigente.


Atartaruga do sexo masculino e cujo nome na língua iorubá significa "o mais velho" morreu na quinta-feira de doença súbita, disse Toyin Ajamu, citado pelos média locais.

"Alagba viveu no palácio durante séculos. A tartaruga recebeu muitos monarcas em Ogbomoso, no passado", disse o secretário particular.

O animal, cuja espécie é caracterizada por ter grande longevidade, alcançou popularidade, porque o atual rei tradicional "utilizava os seus recursos pessoais para lhe dar bem-estar".

Atualmente, a tartaruga "tinha dois funcionários do palácio dedicados a ela", precisou o secretário.

Esses funcionários, disse ele, "davam-lhe comida, assistência médica e tratavam de todas as questões logísticas para garantir que o animal recebesse o melhor tratamento".

"Todos os dias, Alagba recebia turistas que a visitavam, de diferentes partes do mundo", disse Ajamu, que observou que o palácio e o setor de turismo "lamentam a morte" da tartaruga.

A fim de manter o animal popular na memória de todos, o secretário anunciou que há planos para preservar o seu corpo para que os turistas continuem a poder desfrutar da sua presença.

NAOM

R Kelly R Kelly Sané estava ao vivo com O Democrata Osvaldo Osvaldo e Antônio Dá Costa.

R Kelly R Kelly Sané estava ao vivo com Antônio Dá Costa 


R Kelly R Kelly Sané estava ao vivo com O Democrata Osvaldo Osvaldo



By R Kelly R Kelly Sané

Belmiro Pimentel - Brevemente...



By Belmiro Pimentel

R. Kelly afirma que está doente e pede para sair da cadeia

R. Kelly está atrás das grades desde julho, com muitas visitas ao tribunal desde então.


O cantor de Chicago foi preso por acusações federais de crimes sexuais em Chicago e está enfrentando casos semelhantes em Minnesota e Nova York. O TMZ relata que ele não se saiu muito bem desde que esteve na prisão, pois detalhou vários problemas médicos que ele experimentou desde a sua encarceração em documentos legais recentemente publicados.


O advogado de Kelly, Steve Greenberg, afirmou que seu cliente não recebeu tratamento médico suficiente na prisão e disse que seu confinamento é “sufocante”. Entre as questões listadas estão dormência nas mãos, ansiedade e hérnia não tratada. Greenberg acrescentou que acredita que R. Kelly não é um risco de fuga e que, como resultado, ele deve ser libertado da prisão enquanto aguarda um veredicto dos juízes de Chicago e Nova York.

Ao falar com o TMZ, Greenberg disse que as namoradas de Kelly, Azriel Clary, estão atualmente na lista de espera para visitá-lo na prisão. “Embora ele viva e tenha morado com duas amigas, apenas uma delas pode estar na sua lista de visitas”, explicou Greenberg. Enquanto isso, Joycelyn Savage terá que esperar um pouco até ter a oportunidade de visitar Kelly.

No início deste mês, R. Kelly teve um mandado de prisão expedido depois que ele não compareceu à audiência em Minnesota. (mesmo ele já estando preso) Ele está enfrentando duas acusações por se envolver em prostituição com menores de 18 anos e concordar em contratar alguém para contato sexual no estado.

portalrapmais.com


Read Also ....

R. Kelly Slapped With Legal Papers By Sheriff Suing Him For Breaking Up His Marriage


Eis o relato do Dr. Jorge Fernandes sobre o ocorrido no aeroporto de Praia_Cabo Verde:

“Exmo. Senhor Ministro de Administração Interna de Cabo Verde

Exmo. Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde

Senhor Diretor Nacional de Policia Nacional

Senhora Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania

Exmo. Senhor Embaixador da Republica da Guiné-Bissau em cabo Verde

Senhora Representante da Agência das Nações Unidas para as Migrações

Relato circunstanciado

Eu, Jorge Mário Fernandes, guineense, Cientista Social e professor Universitário, venho, pelo presente, relatar as circunstâncias da minha detenção (ou rapto) no aeroporto Internacional Nelson Mandela na Cidade de Praia em Cabo Verde nos dias 1 e 2 de outubro do corrente ano.

Por volta das 13:45 (hora local), aterra no supra aeroporto o voo da TRANSAIR, onde eu me encontrava, descendo do avião fomos encaminhados para o saguão onde fica a parte do controle, Serviços de Emigração e Fronteiras cabo-verdianos. Chegando a minha vez de ser atendido, dirigi-me ao guichet onde se encontrava o agente de nome José Maria António Tavares, entreguei todos os documentos e informei-lhe que estava de passagem (em trânsito) para o Brasil para tratar dos assuntos finais do meu doutoramento. O referido agente mal recebeu os meus documentos começou a questionar várias coisas (inclusive sobre a veracidade dos meus documentos da residência no Brasil), até aí tudo normal, tendo em conta o papel de ser a polícia da lei, embora senti que ele estava procurando algo em mim que não estava encontrando no meu documento porque estava tudo em conformidade com a lei. Entretanto, quando ele me questionou sobre a validade do meu passaporte (que tem a data de validade para o dia 29 de janeiro de 2020), repostei que a minha viagem é para o Brasil- onde tenho residência permanente e estou em trânsito por Cabo Verde só por horas.

O supracitado agente continuou a sua saga em busca de alguma coisa que pudesse impedir o seguimento da viagem a um jovem (padrão daquilo que julgam não prestar), rasta, de ténis e calça jeans slim e, para piorar, portando o passaporte da Guiné-Bissau. Disse-me que teria que voltar a Bissau para ir renovar o meu passaporte (que só vence em 29 de janeiro de 2020), repostei que não precisava, tendo em conta que estou fazendo uma viagem para o Brasil onde tenho a minha residência permanente e, mesmo que o passaporte tivesse um dia de prazo, ainda dava para entrar no Brasil e poder renovar por lá, porque sou residente nesse (tenho documentos da minha residência que já estava com ele, o agente), mesmo com a chamada de atenção do colega dele- um outro agente que estava do lado, de que o documento da minha residência permanente no Brasil ainda estava com validade para o dia 21 de dezembro de 2021 o que anularia o argumento do prazo de passaporte, mas ele não deu ouvidos. Disse-me que o agente era ele, sabia o que estava fazer e que dispensava a minha opinião, repostei-lhe que só estava a responder às suas (dele) perguntas e que não via nenhum embasamento jurídico-legal para impedir-me de prosseguir a minha viagem. Daí veio a sentença, num tom ameaçador “Xinta la bu spera, bu ta odja kuze ki embazamentu…” ou seja, disse-me pra ir esperando, que iria mostrar-me o que seria, para ele, embasamento jurídico-legal.

Dali seguiram-se sessões de humilhações, mandaram-me para o Raio-X com comprovar que não carregava nada ilegal comigo, depois do nada consta da máquina, mandaram-me sentar num quarto lá do aeroporto a espera do…nada. Depois de mais de duas horas sentado, veio uma outra agente de nome Ângela (não consegui reter o sobrenome), começou a fazer-me várias perguntas e fui respondendo, por último perguntou-me o que eu fazia da vida, disse-lhe que era professor universitário e ela em tom de deboche, disse-me que também era professora, a família toda era e que não existia nada que eu poderia dizer que ele não sabia, aí falei, que bom. Então qual a razão da minha permanência aqui nesta sala há mais de duas horas? Perguntei a ela e ela ”não sei, vim substituir o agente Tavares e ele não me passou a sua ocorrência, pelo que vais ter que aguardar o chefe chegar”, respondeu-me. Questionei mais uma vez, se estava preso? Disseram que não, mas que precisaria tirar os cadarços dos sapatos e todos os acessórios para eles guardarem. Pedi um telefone para ligar à pessoa que viria apanhar-me no aeroporto e estava fora à minha espera, disseram que não, que o telefone era para uso interno deles e que não poderiam atender ao meu pedido, contra argumentei que era o meu direito, disseram que eu não tinha esse direito em Cabo verde. Portanto, falei que não iria entregar as minhas coisas até porque não estava sendo preso e nem tinha motivos para tal…neste momento, entrou em cena um outro agente (não consegui reter o nome), disse-me que se não fizer o que a agente estava a ordenar, ele mesmo o faria à força. Vendo o rumo em que a nossa conversa estava, saquei o meu telefone no bolso e comecei a registar a ação deles contra mim…mal comecei a filmar, vieram os dois pra cima de mim, numa ação brutal deram-me um grampo e retiraram o meu telefone celular e me jogaram na cela, passado uns 20 minutos voltaram pra cela e obrigaram-me a desbloquear o meu telefone para apagar o vídeo das agressões verbais e físicas que tinham feito contra mim, o que recusei na hora, mas sob ameaça de deletarem tudo o que tinha no telefone, fui obrigado e desbloquear e apagar o vídeo...mas apaguei o vídeo, num ato de força tiraram-me o telefone da mão e começaram a abrir e assistir os meus vídeos privados, rindo da minha cara, assim levaram o meu telefone desbloqueado, sabendo só a Deus o que fizeram com ele, sim, tenho toda a minha vida por lá.

Depois de dois dias na cela, jogado feito um animal, sob humilhações e coisas de baixo nível, sem o conhecimento da embaixada e muito menos da minha família e amigos que estavam todos aflitos sem saber do meu paradeiro, veio uma nova equipa, de duas policiais do bem, uma de nome Aleida Mendes, não me lembro o nome da segunda, estranharam a minha presença por lá, perguntaram o porquê de eu estar lá, quando comecei a fazer o relato, logo mandaram-me sair de lá, contrariadas com toda aquela situação, pediram-me desculpas e ligaram para o Dr. Cláudio Furtado que era a pessoa que iria receber-me na Praia. Perdi o meu voo, que era no dia seguinte para ilha de Sal e perdi o meu voo seguinte que era para o Brasil, até o momento, ninguém se responsabilizou pelo ocorrido, fora as desculpas pelo mal-entendido e nada mais.

Faço esse relato, não só por mim, mas pelos irmãos africanos que diariamente passam pelos mesmos constrangimentos, humilhações e desrespeitos à dignidade humana só por estarem a viajar em busca de condição de vida melhor ou por motivos académicos, como é o meu caso, ou, simplesmente, a trabalho.

Termino esse relato com algumas frases timbradas que consegui captar na cela:
We are not animals!!!
Respect the human rights!
Be good with your brothers!
We are one people, we are one Africa!!!
Anós i un son, fidjus di Cabral no pega n´ghutru no mama (minha adaptação).”

Por Bernardo Mário Catchura 

VISÃO DAS CRIANÇAS - Cinco condições que afetam a visão das crianças e oito cuidados a ter

Artigo de Opinião de Raúl de Sousa, Optometrista e Presidente da APLO.


Boa visão é essencial para que as crianças se possam desenvolver e atingir todo o seu potencial. A sua importância abrange diversas instâncias da vida do indivíduo, que vão desde a perceção, cognição, interação social até à aprendizagem e ao desenvolvimento intelectual. Por falta de melhor referencial, uma criança pode assumir que a sua atual má visão é visão 'normal'.  É por isso crucial que os adultos estejam atentos à visão das crianças e procurem analisar e comparar os vários parâmetros optométricos que permitem avaliar a visão das crianças com medidas objetivas e exatas, tal como se faz numa consulta de Optometria.

Segundo o Programa Nacional para a Saúde da Visão da Direção-Geral da Saúde, perto de 20% das crianças portuguesas sofre de erros refrativos significativos. Miopia, hipermetropia, astigmatismo, ambliopia e estrabismo manifestam-se, na sua maioria, em tenra idade, e a sua adequada compensação através das lentes adequadas é possível se a deteção for feita atempadamente por um especialista dos cuidados da saúde da visão.

Porém, antes de um optometrista ou de um oftalmologista efetuar o diagnóstico, os pais, os educadores e os professores desempenham um papel crítico, dada a sua proximidade e convivência com as crianças, sendo frequentemente as primeiras pessoas a detetar dificuldades visuais nas crianças, e por isso devem estar atentos aos sinais de alerta.

A idade escolar é um período da vida da criança em que é possível observar alguns comportamentos indicativos da presença de uma alteração na visão, nomeadamente: aproximar-se muito para ler, escrever ou desenhar; durante a leitura, seguir o texto com o dedo; apresentar dificuldades de concentração; cometer erros ortográficos com frequência na cópia de textos; esfregar os olhos com muita frequência; trocar a orientação das letras; semicerrar os olhos para ver ao longe (por exemplo, para ler o que está escrito no quadro); ou queixar-se de cefaleias, dores de cabeça, ou ardor nos olhos.

Qualquer limitação à visão tem impacto significativo no rendimento escolar da criança (estudos afirmam que 75% dos fracassos escolares podem dever-se a problemas de visão) e pode causar perda de visão irreversível, denominada como ambliopia, conhecida popularmente como olho preguiçoso.

Contudo, cada caso é um caso, e o tipo de sinais e sintomas depende da condição visual que afeta a criança.

Desta forma, convido-o a conhecer um pouco melhor algumas das alterações visuais mais frequentes na infância:

Miopia: Carateriza-se por uma visão desfocada dos objetos situados ao longe e visão mais nítida dos objetos próximos. Na presença desta condição, as imagens dos objetos situados a mais de cinco metros atingem a retina de forma desfocada, dado que o foco da imagem se encontra antes da retina.

Hipermetropia: É um erro refrativo que, apesar de estar relacionado com um problema de focagem em visão de longe, produz as suas consequências mais significativas na visão de perto. Esta condição visual consiste no estado de refração ocular em que um feixe de raios de luz paralelos, proveniente dos objetos situados ao longe, ao atravessar a córnea, foca-se e forma uma imagem para além da retina.

Astigmatismo: É um erro refrativo caraterizado pela variação de potência refrativa ao longo dos diferentes meridianos do olho. Implica que há determinados pormenores da imagem que estarão mais desfocados do que outros. Os efeitos produzidos variam consoante a gravidade. Nos casos que apresentam pequeno grau astigmático, podem não surgir efeitos típicos, havendo apenas astenopia, cansaço visual com esforço prolongado de visão, uma vez que a pessoa tenta obter uma imagem mais nítida com maior tempo de fixação. Entre diversos outros efeitos, são também comuns fotofobia, a dificuldade de encarar a luz, bem como irritação conjuntival acompanhada de picadas.

Ambliopia: Também conhecida por «olho preguiçoso», esta condição consiste na diminuição da acuidade visual de um ou dos dois olhos, não melhorável com óculos ou lentes de contacto, devido a problemas no desenvolvimento da visão, e afeta principalmente as crianças. Uma diferença significativa na qualidade de visão entre os dois olhos é um sinal fortemente associado à ambliopia unilateral. A dificuldade em ler um livro ou realizar tarefas visuais simples, mesmo com recurso a óculos ou lentes de contacto, são sinais associados à ambliopia bilateral.

Estrabismo: Consiste na incapacidade de fixar os dois olhos com a visão central, simultaneamente, no mesmo objeto. Um sinal típico é um evidente desalinhamento entre os dois olhos, embora haja casos onde o desalinhamento não é evidente. Os olhos devem estar orientados para o mesmo ponto de fixação, em todas as posições e movimentos. Se os olhos não se dirigem exatamente para o mesmo ponto de fixação, o cérebro perceciona duas imagens do mesmo objeto, que não consegue fundir, e a criança acaba por ter visão dupla. Para além de impedir a perceção tridimensional, o estrabismo pode levar a que o olho desviado perca ou não desenvolva função visual.

Os cuidados com a saúde da visão estendem-se a qualquer criança.

Apesar de existir um especial cuidado com a saúde da visão das crianças que apresentam alguma alteração da visão, importa não esquecer que é estritamente necessário que se tomem medidas preventivas para o desenvolvimento de condições visuais ou doenças oculares em idades posteriores.

Desta forma, toda a família deve seguir as seguintes recomendações:

- Iluminar a divisão da casa sempre que a criança está a estudar ou a utilizar um dispositivo tecnológico, de modo a reduzir o esforço visual;

- Garantir que a criança esteja a uma distância adequada da televisão, smartphone, computador, tablet, etc.;

- Fazer pausas, olhando para longe, para descansar a visão a cada hora;

- Regularmente comparar a visão entre os dois olhos da criança;

- Sempre que sair à rua, utilizar óculos de sol com uma correta proteção contra raios ultravioleta;

- Não utilizar o telemóvel antes de ir dormir ou quando estiver na cama;

- Dormir o número de horas recomendado, para garantir o descanso da visão;

- Consultar regularmente um optometrista ou um oftalmologista.

NAOM


Leia Também: Até 67% das crianças, entre os 0 e os 3 anos, utilizam novas tecnologias

VACINA CONTRA A GRIPE - Vacina sem agulha. Cientistas criam adesivo que previne a gripe

Há aproximadamente duas décadas, cientistas têm estudado a vacinação com uma abordagem livre de agulhas, mas nenhuma tecnologia desenvolvida alcançou eficácia suficiente para ser utilizada em massa, pelo menos até agora.


Benjamin L. Miller, professor de dermatologia no Centro Médico da Universidade de Rochester no estado de Nova Iorque, nos EUA, é o principal autor de um novo artigo científico sobre vacinas adesivas contra a gripe. 

O artigo, publicado no periódico científico Journal of Investigative Dermatology, fala sobre uma invenção com potencial para substituir o método atual de vacinação com agulhas. Os adesivos dispensam a aplicação por um profissional da saúde e não produzem resíduos de risco biológico, como as seringas.

Para o investigador o próximo passo será testar esses adesivos nos seres humanos.

Pele, a maior defesa do corpo humano

É importante ressaltar que desenvolver uma tecnologia capaz de transportar grandes moléculas, como as proteínas da vacina contra a gripe, pela pele se trata de um enorme desafio, afinal, a derme tem o objetivo de manter ‘agentes estranhos’ fora do corpo, e não deixá-los entrar.

Lisa A. Beck, co-autora do artigo e também professora de dermatologia, descobriu que uma proteína chamada claudin-1 induz a fortificação da barreira e, por outro lado, reduz a permeabilidade da pele. Apesar da descoberta, era preciso criar um cenário perfeito em que a barreira fosse rompida apenas por tempo suficiente para libertar as proteínas contra a gripe, sem permitir que agentes indesejados entrassem.

A porta de entrada

Após várias pesquisas conduzidas em roedores, os cientistas conseguiram criar a versão ideal do adesivo, de modo que a vacina fosse ‘injetada’ adequadamente sem que uma situação de vulnerabilidade fosse provocada no sistema imunitário. "Quando aplicamos o adesivo com o peptídeo (que inibe a claudin-1), a pele do rato tornou-se permeável por um curto período de tempo", declarou Matthew Brewer, outro coautor do artigo. “Mas assim que o adesivo foi removido, a barreira da pele começou a fechar-se. Após 24 horas, a pele voltou ao normal — o que é uma ótima notícia do ponto de vista de segurança”.

A democratização das vacinas

As vacinas atuais são eficazes, mas exigem que profissionais especializados de saúde as apliquem, o que causa barreiras à vacinação sobretudo em países em vias de desenvolvimento. "Esses países não têm mão de obra para vacinar populações inteiras", declarou Lisa Beck. "Além disso, há uma aversão aos cuidados de saúde em muitas dessas comunidades. Uma agulha é dolorosa, é invasiva e dificulta as coisas quando lida com um viés cultural que tem resistências à medicina preventiva". Nesse contexto, então, um adesivo contra a gripe seria uma maneira não invasiva de administrar vacinas de forma rápida e barata a um grande número de pessoas.

Leia Também: Quénia torna-se o terceiro país africano a aplicar vacina da malária

NAOM

GREVE DOS MAGISTRADOS SUSPENSA NA GUINÉ-BISSAU

Sete dias depois de paralisação do sector judiciário da Guiné-Bissau, os dois sindicatos dos magistrados "ASMAGUI e o SIMAMP" decidiram suspender esta quinta-feira, 03 de outubro de 2019, a greve.

Numa nota enviada à imprensa, os dois sindicatos justificam a suspensão tendo em conta os interesses superiores da nação, que é apreciação de dossiês dos candidatos às eleições presidenciais marcadas para o dia 24 de novembro do ano em curso.

"Além da apreciação dos dossiês dos candidatos, a outra razão que levou os sindicatos a suspender a greve, tem haver com a impossibilidade objetiva manifestada pelo executivo em atender, de momento, a satisfação de todos os pontos constantes do caderno reivindicativo, e bem assim, a disponibilidade em proceder a inscrição da lei ñ 5/2018, de novembro, na lei do orçamento geral do Estado para o ano económico de 2020, acrescenta ainda a nota.

Por fim, os sindicatos apelaram aos associados a retomarem suas atividades profissionais, a partir desta sexta-feira, e a manterem -se calmos e serenos, na certeza de que os seus representantes mantêm -se firmes e determinados em prosseguir na luta pela defesa dos seus direitos e interesses.

De referir que os sindicatos exigem o cumprimento escrupuloso e integral do decreto número 21/95, que definiu o Estatuto Remuneratório dos magistrados judiciais e do ministério público, respeitando as margens de diferenças entre as remunerações de diferentes categorias de magistrados.

Tais exigências foi aprovado pelo Parlamento em novembro de 2018, promulgado pelo Chefe de Estado e publicada no Boletim Oficial em novembro do mesmo ano para entrar em vigor em junho do corrente ano.

A lei entrou em vigor, porém, o executivo pura e simplesmente ignora a sua aplicação.

Por: AC

Rádio Jovem Bissau