quinta-feira, 28 de maio de 2020

NOTA DE IMPRENSA:

 
De olhos postos na retoma das actividades das escolas no país, o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior reuniu-se em separado com a Associação dos Pais e Encarregados de Educação e Associações e Confederações Estudantis da Guiné-Bissau para debater o Plano de Contingência do Sector Educativo.

As reuniões decorreram nas Instalações do Ministério e nelas participaram, também, alguns dirigentes e responsáveis desta Instituição da Educação e Formação.

Na sua explanação perante os Pais e Encarregados de Educação e as Associações Estudantis, o titular da pasta da educação, Dr. Ariceni Abdulai jubrilo Baldé, informou que, apesar da Pandemia do Covid-19, a instituição que dirige ativou serviços essenciais e continuaram a trabalhar para dar respostas a situação, revelando que muito trabalho foi feito para a melhoria do sistema do ensino a nível nacional, nomeadamente o levantamento da situação dos professores a nível nacional.

Dr. Ariceni Jibrilo Baldé falou da relação e cooperação do Ministério com a Conferência dos Ministros da Educação dos Estados e Governos da Francofonia (CONFEMEN) informando que o país já tem um novo correspondente Nacional na pessoa do Dr. Braima Mané que substituiu o Dr. Ibrhaima Diallo que já se encontrava na idade de reforma.

O Ministro explicou ainda das ideias do Ministério que dirige na melhoria de funcionamento da comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que praticamente não funciona e a Organização Islâmica de Educação, Ciência e Cultura, (ISESCO) também será estruturada para ganhar as ventagens da presença do país nesta Organização dos países Islâmicos.

Também sublinhou o trabalho que tem desenvolvido conjuntamente com a secretaria de Estado da Cultura e a secretaria de Estado da Juventude e dos Desportos, sobre a questão de reativar o Desporto Escolar, e ainda a intenção de reformulação da Biblioteca pública do INEP da Guiné-Bissau e a projetada criação de um palácio de cultura, criação de uma biblioteca nacional e a recriação de uma direção de serviços de arquivo e documentação e, a partir dela, colocar bibliotecas nas escolas a nível nacional.

Melhorias de algumas infraestruturas escolares, a realização de uma conferência nacional sobre a Educação fazem parte das acções projetadas pela nova liderança do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior.

Para finalizar o Ministro revelou que o Plano de contingência para o sector educativo poderá ser debatido e adoptado em breve no Conselho de Ministros, sublinhando que o plano prevê a suspensão do pagamento de propinas no próximo ano letivo nas escolas públicas, e em relação ao sector privado o Ministério projeta uma subvenção parcial, deixando claro que o pais e encarregados de educação dos alunos das escolas privadas devem compreender que os seus educandos são iguais aos alunos das escolas públicas.

A mesma Informação foi igualmente transmitida as associações estudantis que no final da reunião manifestaram contentes com o grande trabalho da equipa do ministério nas reformas e sobretudo na elaboração do plano de contingência para o sector educativo.
Estiveram presentes no encontro a Confederação Nacional das Associações Estudantis, Rede de Associações Estudantis da Guiné Bissau, todos reconheceram que a nova direcção da educação está a realizar um bom trabalho e em sinergia com todos.



Bissau 28 de Maio 2020
Assessor de Imprensa e Porte-voz

Amadú Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Guiné-Bissau: Pedida comissão de inquérito à morte de cidadão em manifestação em Bissau

O Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) e o Partido da Renovação Social (PRS) pediram hoje uma comissão de inquérito à morte de um cidadão guineense durante uma manifestação em outubro de 2019, na capital da Guiné-Bissau.
  

"Os grupos parlamentares do Madem-G15 e do PRS requerem ao presidente da Assembleia Nacional Popular" para "deferir o presente pedido para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito no sentido de identificar, descobrir os autores, materiais e morais, dos crimes perpetrados e as circunstâncias em que eles ocorreram", referem os dois partidos numa carta enviada ao presidente do parlamento.

Em outubro, o Madem-G15, o PRS e a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau organizaram um protesto em Bissau para reclamar da forma como estavam a ser organizadas as eleições presidenciais e o trabalho do Governo liderado por Aristides Gomes.

O protesto, que reuniu milhares de manifestantes e estava proibido pelo Ministério Público, foi disperso pela polícia guineense com gás lacrimogéneo. Um manifestante apareceu morto.

O Ministério do Interior anunciou a abertura de um inquérito que seria conduzido por entidades independentes especializadas, mas, na ocasião, afirmou que a morte do homem não teria ocorrido devido à atuação das forças policiais.

Na carta hoje enviada ao presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, o Madem-G15 e o PRS denunciam que as forças de segurança espancaram dois manifestantes "com maior gravidade" e um outro que acabou por morrer.

"Não se compreende o silêncio ensurdecedor e a omissão sobre este acontecimento contra graves violações dos direitos fundamentais", salientam os partidos.

O pedido de inquérito parlamentar surge um dia depois de o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) ter solicitado a criação de uma comissão de inquérito parlamentar ao ataque ao deputado guineense Marciano Indi.

In LUSA

Diário de Covid19: NÚMERO ÓBITOS SOBE PARA OITO E A INFEÇÃO ATINGE 1195 PESSOAS NA GUINÉ-BISSAU

O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio  Cumba anunciou esta quinta-feira, 28 de maio de 2020, que o número de óbitos por Covid-19 subiu, nas últimas 24 horas, para oito e a infeção já atingiu 1195 casos confirmados na Guiné-Bissau.

As estatísticas foram divulgadas durante a habitual apresentação do boletim diário sobre a evolução da situação do coronavírus no país.

O também Coordenador do Centro de Operações de Emergências em Saúde informou que o Laboratório Nacional da Saúde Pública (LNSP) não  analisou ainda novas amostras e nem tem novos resultados, razão supostamente estaria ligada à insuficiência de placas. O número de infetados mantém-se em 1195,  42 pessoas recuperadas e 08 óbitos.

O cirurgião disse estar preocupado com a possível falta de oxigénio que o país poderá vir a enfrentar nos próximos dias, devido ao número de pacientes com necessidade de oxigénio.

Informou que já foi montada a equipa de seguimento comunitária das pessoas infetadas pelo coronavírus consideradas fator de risco, que se encontram isoladas nos respetivos domicílios.

De recordar que o vírus já atingiu, além do Setor Autónomo de Bissau, quatro regiões, nomeadamente, Biombo e Cacheu (a norte do país) e Bafatá e Gabú (leste).

Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M

Jornal Odemocrata

Guiné-Bissau - Presidente da ANP recebe em audiência grupo P5 sobre a situação polítia no pais.


P5 MANIFESTA-SE DISPONÍVEL PARA AJUDAR A ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU

A Comunidade Internacional agrupado no chamado P5 (as Nações Unidas, a União Africana, a CEDEAO, a União Europeia e a CPLP), manifestou a sua disponibilidade para ajudar os atores políticos guineenses a encontrarem uma saída política no concernente à formação do novo governo, respeitando a Constituição da República e os resultados eleitorais das legislativas de 10 de março de 2019.


A intenção do P5 foi manifestada esta quinta-feira, 28 de maio de 2020, por Ovídeo Pequeno, porta-voz do grupo, à saída de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá. 

Em declaração aos jornalistas, o representante da União Africana na Guiné-Bissau referiu que Cipriano Cassamásolicitou o apoio da comunidade internacional para encontrar uma solução política para a formação do novo governo.

“Fomos convidados pelo presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, para nos explicar que tinha sido convidado pelo Presidente da República para encontrar uma solução para a governação, sobretudo no quadro do comunicado da CEDEAO de 22 de abril, cujo prazo expirou no dia 22 do mês em curso e que ele tinha agora até 18 de junho para apresentar uma solução. Precisamente neste âmbito, ele quis encontrar-se com o P5 e informar das demarches que irá encetar, também pediu que apoiássemos e acompanhássemos o processo”, informou.

O diplomata São-tomense assinalou que a comunidade internacional manifestou a sua disponibilidade para ajudar na solução da crise que se vive no Parlamento quanto à formação de novo governo e na sequência deste encontro, o grupo reunir-se-á para depois saber qual será a ação do P5 neste processo.

Na sua última cimeira, a Comunidade Económica dos estados da África Ocidental (CEDEAO) recomendou às autoridades nacionais que formassem um novo governo até ao passado dia 22 de maio, observando a Constituição e os resultados eleitorais das legislativas de 10 de março de 2019.

Terminado o prazo e depois de consultas internas encetadas com diferentes atores políticos e a sociedade civil, o chefe de Estado, Úmaro Sissoco Embaló, atribuiu ao presidente da ANP a responsabilidade de encontrar um entendimento entre os partidos políticos representados no Parlamento até o dia 18 de junho próximo.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A   

O COORDENADOR DO MADEM G15 BRAIMA CAMARÁ, OFERECE DONATIVOS A CENTRO MAT...

Director-geral da TGB nega existência de lista de funcionários impedidos de entrar na instituição

Bissau, 28 Mai 20 (ANG) – O Director-geral da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), negou hoje a  existência de uma  lista com nomes de funcionários  impedidos de entrar na instituição, frisando que as informações postas a circular não correspondem minimamente a verdade.


Amadu Jamanca, em declarações  à ANG, disse que ninguém tem o direito de impedir alguém de estar ou entrar no seu local de trabalho, salientando que o país se encontra num momento de muito risco por causa do Covid-19, onde cada responsável de instituição é obrigado a primar pela segurança dos  funcionários.

Em entrevista concedida recentemente ao jornal Donos da Bola, o Presidente do Sindicato de Base da TGB, Tiago Domingos Gomes, disse desconhecer o despacho de nomeação de Amadu Jamanca nas funções de DG da TGB, com o qual está a tomar medidas e a ditar regras na única estação televisiva do país.

Aquele lider sindical afirmou ainda que entre as novas regras estabelecidas pelo novo DG da TGB, abrange suspensão temporária de 13 funcionários.

Jamanca frisou que é preciso disciplinar o fluxo de entrada nesta instituição ou seja deve se saber quem vai entrar, qual será o seu trabalho, como acontece em toda parte do mundo, salientando que, se outrora as pessoas entravam a calhar na TGB, hoje devem saber que existem regras para o efeito.

“Como é de conhecimento público, já se confirmou casos positivos de  coronavirus  entre os funcionários da TGB e é a nossa obrigação proteger os outros que ainda não contraíram a doença e fazer a Televisão funcionar porque neste período em que nos encontramos a única estação televisiva do país não pode parar. Isso significa que temos de manter seguro as pessoas que estão ali a trabalhar”,disse.

O DG da Televisão Nacional disse que a lista que foi fixada na entrada da estação é dos trabalhadores com contratos activos, acrescentando que, se alguém é estranha a esta instituição deve ter uma autorização prévia para ter acesso ao seu interior.

Disse que os funcionários que não foram escalados devem ficar em casa observando distanciamento social, adiantando que tudo tem a ver com a prevenção da pandemia que abalou o mundo.

Questionado sobre a posição do Sindicato de Base da TGB que numa entrevista ao site do Jornal Donos da Bola, que alega desconhecer a nomeação de Jamanca para o cargo de DG, Amadu Jamanca disse que este assunto já foi ultrapassado, salientando que o que houve foi um mal entendido.

“Nós fomos nomeados Presidente da Comissão de Gestão no dia 12 de Março de 2020, por um mês, o que já terminou no dia 12 de Abril e passados dois ou três dias fomos nomeados  Director-geral, por despacho de Secretário de Estado de Comunicação Social, com a data de 16 da Abril”, esclareceu.

Acrescentou  que, só que o Conselho de Ministros não se reuniu na altura por causa do Coronavírus e que o despacho foi afixado, tanto na Secretaria de Estado, como na vetrina da TGB. 

ANG/MSC/ÂC//SG

Presidente da ACOBES acusa governantes de priorizar mais aspetos políticos do que sociais

Bissau, 28 mai 20 (ANG) – O Presidente da Associação de Consumidores, Bens e Serviços(Acobes), acusa os governantes do país, de priorizarem mais aspetos políticos do que sociais.

Segundo ele, havia toda a necessidade de se criar condições para o isolamento, em termos de  infraestruturas hospitalares, o que infelizmente não se verificou.

Em entrevista exclusiva esta quinta-feira à ANG, Bambó Sanhá considerou de “grave” o comportamento dos políticos em relação à primeira vaga de  isolamento, em casa, feito pelos primeiros infetados com o novo coronavírus, acrescentando que o governo tem a obrigatoriedade de salvar a vida da população.

Pede  ao governo   deligências juntos dos parceiros nacionais e internacionais no sentido de proteger os cidadãos e estancar a pandemia, sustentando que a população tem o direito ao consumo.

“É de louvar a  distribuição de produtos da primeira necessidade que está a ser feita pelo governo , mas, para mim, não é suficiente porque continuamos a ter populações mais carenciadas que ainda não beneficiaram do género. Por isso, o governo deve reforçar as deligências para fazer chegar produtos de desinfecção e alimentícios às tabancas mais longínquas”, disse Bambó Sanhá.

Afirmou que a medida de prevenção é “muito fundamental” porque o país é vulnerável e frágil, sem infraestruturas sanitárias, sem materiais médicos, e recursos humanos suficientes, para poder controlar esta pandemia, tal  como  se verifica  noutras partes do mundo.

“Esperamos que o governo reforce as suas medidas para poder, de fato, ajudar essa pobre população. Sabemos que mesmos os nossos dirigentes e o governo, em particular, não têm condições financeiras para atenuar esta doença, por isso a medida de prevenção é importante”, frisou.

Aquele responsável pediu a população a encarar a doença como uma realidade no país, pede a população para usar  máscara e  cumprir a medida de distanciamento nos lugares públicos, sobretudo nos mercados, bancos, entre outros, para se proteger do coronavírus.

Acrescentou que as pessoas devem acatar o conselho dos técnicos de saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em relação a retoma dos transportes urbano nomeadamente toca-tocas e táxis, Sanhá lamentou que  o estado de emergência tenha reduzido muitos direitos aos cidadãos, mas que é  compreensível porque o país não está numa situação normal.

Sublinhou  que as vidas têm que ser protegidas mas que a economia também tem que ser defendida.

“Esses dois aspectos são fundamentais para a existência dos seres humanos,  por isso, entendemos que a limitação da lotação nos transportes é aceitável porque os casos estão a subir drasticamente”, disse.

O presidente da ACOBES apela  aos motoristas a se abdicarem de aumentar a tarifa aos utentes “porque o momento é crucial e de solidariedade” .

Disse que toda a luta deve ser contra a pandemia, e que espera que o desconfinamento seja de forma gradual, tal como decido pelo Governo.

ANG/DMG/ÂC//SG

O COORDENADOR DO MADEM G15, BRAIMA CAMARÁ, OFERECE DONATIVOS A CENTRO MATERNO INFANTIL


Hoje dia 28 de Maio o coordenador do Madem G15, Braima Camara, oferece donativos a Centro Materno Infantil, este centro Materno Infantil foi reabilitado por Braima Camara desde 2018 quando cabeça de lista do PAIGC de circulo eleitoral 24, e Coordenador Nacional do Madem G15 Braima Camara imparável continua ainda dar assistência aquele Centro Materno infantil.





 






Viva Madem G15
Viva Braima Camara

Imagem e Texto: TAFA CASSAMA

Fonte: Mustafa Cassamá

Guiné-Bissau - Cobra encontrado dentro do Táxi.


Isso aconteceu no Bairro de Ajuda em frente do Lenox

O Taxista com apoio de algumas gentes tentou apanhar a cobra mais escondeu-se debaixo da porta-malas do táxi. 

O taxista decidiu dirigir o carro com a cobra dentro para um local desconhecido.


A pele de cobra foi encontrada no porta-malas do carro.

O táxi ficou parado por muito tempo, e a cobra até já trocou de pele.

Faladepapagaio

FAKE NEWS !!!


Guiné-Bissau: Maria Da Conceicao Evora - Ainda tenho muito que conhecer. Hoje mostraram-me o Peixe papagaio. MUITO bonito


Maria Da Conceicao Evora



No que toca legalmente a representação da Sagres na Guiné-Bissau, o jovem empresário LAUS vai levando a melhor na justiça para com o empresário Libanes Hussein Farahat. Neste momento os tribunais guineenses metem Hussein Farahat entre a parede e a espada este está sem margem de manobra.




dokainternacionaldenunciante.blogspot.com