19 de novembro de 2013

Ex-fumante, garoto indonésio de 5 anos agora luta contra obesidade


Aldi Rizal é um garoto indonésio que hoje tem 5 anos e já é conhecido no mundo todo. O motivo, porém, não é dos melhores: ele chocou a todos quando teve divulgado vídeo no qual, com apenas 3 anos, fumava cigarros sem parar. Livre do vício na nicotina, hoje ele luta contra a obesidade.

Após tratamento psiquiátrico financiado pelo governo da Indonésia, que inclusive resolveu fazer campanha contra o fumo infantil por conta de Aldi, o garoto largou os cerca de 40 cigarros diários. Desde então, porém, ele desenvolveu compulsão por comida e passou a preocupar por conta da obesidade.

“Muitas pessoas ainda oferecem cigarros a Aldi, mas ele recusa. Quando ele parou de fumar, pedia muitos brinquedos. Ele batia sua cabeça contra a parede se não conseguisse o que queria. Foi por causa do seu temperamento que comecei a dar cigarros. Agora eu não dou cigarros, mas ele come muito. Morando com tantas pessoas, é difícil impedi-lo de conseguir comida”, afirma Diane Rizal, mãe de Aldi, ao britânico Daily Mail.

Com 24kg, Aldi deveria pesar apenas 17kg segundo os médicos e pode ver seu quadro piorar por conta da compulsão por comida. Especialistas acreditam que apenas tratamento psiquiátrico intensivo seria capaz de livrar a criança de sua compulsão, seja ela por cigarros ou comida.