domingo, 21 de maio de 2023

CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - MADEM-G15 EM GÂMBIA 2

Encontro do coordenador nacional do MADEM-G5, Braima Camará com a comunidade Guineense residente em Gâmbia.


Braima Camará, candidato a primeiro-ministro do MADEM-G15, esteve na Gâmbia com a comunidade guineense, a auscultar os problemas dos emigrantes. No entanto, apresentou as soluções que o partido que lidera considera no programa eleitoral, nomeadamente as taxas aduaneiras, que têm sido uma grande dificuldade dos emigrantes.

O coordenador teve oportunidade de partilhar um pouco do seu trajeto de vida, filho de pais humildes e trabalhadores, que hoje fizeram de Bá Quecuto quem ele é hoje. A mensagem que o líder deixa é que o foco e o trabalho foram os seus guias.
Com a promessa de regressar como primeiro-ministro, Braima Camará encerra o comício em euforia.

HORA TCHIGA PA NO GANHA CU MAIORIA!

VIDEO by:  Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15
Fotos: G15-COMUNICAÇÃO-JUADEM

NO COMMENT!!!

@Lassana Camara

O ministro da Saúde de Taiwan, Hsueh Jui-yuan, alertou hoje em Genebra que a exclusão do território da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma ação secundária resultante da pressão da China, representa uma ameaça à saúde mundial.

© Lusa

POR LUSA    21/05/23 

 Excluir Taiwan da OMS "prejudica os esforços pela saúde de todos"

O ministro da Saúde de Taiwan, Hsueh Jui-yuan, alertou hoje em Genebra que a exclusão do território da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma ação secundária resultante da pressão da China, representa uma ameaça à saúde mundial.

"Excluir Taiwan da OMS não só compromete o direito à saúde dos 23,5 milhões de cidadãos de Taiwan, mas também prejudica os esforços da OMS pela saúde de todos", disse o ministro durante um evento organizado no Swiss Press Club.

Hsueh falava hoje antes da abertura da Assembleia Mundial da Saúde, que todos os anos reúne representantes dos Estados membros e que será realizada, mais uma vez, sem a participação de Taiwan.

Taiwan perdeu o seu estatuto de observador na Assembleia Mundial da Saúde em 2016 sob pressão de Pequim, que considera a ilha parte da China.

Muitos apelos foram feitos na comunidade internacional para permitir que Taiwan participe na Assembleia como observador, especialmente porque a pandemia da covid-19 evidenciou a necessidade de cooperação global para controlar doenças infecciosas.

Hsueh apontou que a marginalização de Taiwan impede a partilha rápida e eficaz de informações, essenciais para prevenir doenças infecciosas emergentes ou fornecer uma resposta eficaz a uma próxima ameaça pandémica.

"Temo que Taiwan se torne o buraco da próxima pandemia", acrescentou o ministro, cujas declarações foram traduzidas. Teria "um impacto terrível para o mundo inteiro", alertou ainda.

Antes desta 76.ª Assembleia Mundial da Saúde, Washington alertou para as consequências negativas da exclusão de Taiwan.

"Embora ainda enfrentemos ameaças emergentes à saúde global, o afastamento de Taiwan da WHA76, o proeminente fórum global da saúde, prejudica a cooperação global inclusiva em saúde pública liderada pela OMS", disse a missão diplomática dos EUA, em Genebra, num 'tweet', no sábado.

Por sua vez, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, num 'tweet' transmitido nos últimos dias, reiterou sua oposição aos esforços para integrar Taiwan como observador na Assembleia Mundial da Saúde, dizendo que visam "de facto expandir o espaço internacional para ' independência de Taiwan'".

"Todas as tentativas de jogar a 'carta de Taiwan' para conter a China não levará a lugar nenhum", advertiu o ministério.

Taiwan foi expulso da OMS em 1972, um ano depois de perder seu assento na ONU para Pequim.

O estado insular foi autorizado a participar como observador nas reuniões anuais da OMS entre 2009 e 2016, quando as tensões com a China eram menores.

Mas Pequim aumentou a sua pressão sobre Taiwan desde que a presidente separatista Tsai Ing-wen chegou ao poder, recusando-se a considerar, como exigem os líderes chineses, que a ilha seja parte integrante da China comunista.


Leia Também: Taiwan reconhece contactos com os EUA para receber ajuda militar

ANTÓNIO GUTERRES: "É hora de reformar o Conselho de Segurança", o FMI e o Banco Mundial

© Lusa

POR LUSA  21/05/23 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu hoje a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, para transformar as relações de poder entre os países.

"No quadro da economia e finanças globais, existe uma distorção injusta e sistemática a favor dos países ricos que, como é natural, tem gerado uma enorme frustração no mundo em vias de desenvolvimento", denunciou Guterres, na cimeira do G7 - sete das maiores economias do mundo, representando mais da metade da riqueza líquida do mundo - em Hiroxima, Japão.

Na sua intervenção, defendeu uma reforma do Conselho de Segurança da ONU e das duas grandes instituições internacionais resultantes do acordo de Bretton Woods em 1945, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, para transformar de vez as relações de poder, financeiras e morais que afundaram os países em desenvolvimento a golpes de endividamento.

O secretário-geral das Nações Unidas considerou que os planos de recuperação da pandemia de covid-19 são um exemplo claro da enorme diferença que separa estes dois tipos de países.

Os países do G7, em que a população total é de 772 milhões de pessoas, receberam 280.000 milhões de dólares (cerca de 260.000 milhões de euros) atribuídos pelo Fundo Monetário Internacional (FIM), enquanto todo o continente africano, onde vivem 1.300 milhões de pessoas, recebeu apenas 34.000 milhões de dólares (cerca de 31.000 milhões de euros).

Na perspetiva Guterres, esta diferença representa um fracasso moral "por muito que tenham seguido as regras a esse respeito", por isso entende que "há algo de fundamentalmente errado com os próprios regulamentos".

O secretário-geral da ONU declarou-se assim surpreendido com a resposta a uma crise económica que deixou 52 países do mundo à beira da falência e sem acesso a políticas de alívio da dívida.

Guterres considerou que toda esta situação decorre das relações de poder estabelecidas principalmente após a Segunda Guerra Mundial, através do sistema de Bretton Woods e do Conselho de Segurança da ONU, órgão executivo máximo da organização, sobrecarregado pelo veto que os cinco membros permanentes possam impor a qualquer decisão em debate.

"Muitas coisas mudaram desde 1945. A arquitetura financeira global está desatualizada, disfuncional e injusta. Os impactos económicos da pandemia e da invasão russa da Ucrânia mostraram que falhou em cumprir o seu papel essencial como rede de segurança global", lamentou Guterres.

Assim, "é hora de reformar o Conselho de Segurança e as instituições de Bretton Woods para redistribuir o poder de acordo com a realidade do mundo de hoje", defendeu.

Como solução de curto prazo, Guterres voltou a insistir na sua proposta de um Pacote Global de Estímulos ao Desenvolvimento Sustentado para aumentar os prazos de financiamento da dívida, para o qual é necessária a cooperação entre os bancos multilaterais de desenvolvimento.

Neste sentido, Guterres apelou à comunidade internacional para que siga o exemplo do Japão que, em abril deste ano, se comprometeu a duplicar a percentagem das reservas monetárias de direitos especiais de retirada do Fundo Monetário Internacional - um ativo de reserva internacional que complementa as reservas oficiais dos países membros - que serão realocadas em até 40% para os países mais pobres.

"Acho que tudo está muito claro [...]. Quando digo que há uma consciência crescente entre os países desenvolvidos de que eles não estão a fazer o suficiente para reformar instituições obsoletas ou, muito menos, aliviar as frustrações do Sul Global (a zona mundial que inclui a maioria dos países do hemisfério sul, incluindo toda a África e Sul da Ásia) com uma política eficaz de solidariedade.


CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - MADEM-G15 EM GÂMBIA 02

VIDEO by:  Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - MADEM-G15 EM GÂMBIA


VIDEO by:  Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - MADEM-G15 EM ZIGUINCHOR - SENEGAL 2

Exército ucraniano diz controlar parte "insignificante" de Bakhmut

© Lusa

POR LUSA  21/05/23 

O comandante das forças terrestres ucranianas, Oleksandre Syrsky, admitiu hoje que as suas tropas apenas controlam uma parte "insignificante" de Bakhmut, da qual Moscovo reclamou a captura, mas assegurou que continuam a avançar pelos flancos.

"Apesar de controlarmos agora apenas uma parte insignificante de Bakhmut, a importância da sua defesa mantém-se. Isto dá-nos a oportunidade de entrar na cidade se a situação mudar, o que certamente acontecerá", afirmou numa publicação na rede social Telegram.

Reiterando que prossegue o "avanço pelos flancos nos arredores de Bakhmut" e que os militares se "aproximam da captura da cidade num cerco tático", o comandante acrescentou que Kiev mantém a defesa da cidade.

A Rússia reivindicou no sábado, ao meio-dia, ter capturado toda a cidade devastada de Bakhmut, palco de uma longa batalha da guerra que começou em fevereiro de 2022.

Em declarações à margem da cimeira do G7, no Japão, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a cidade não havia sido ocupada pelas tropas russas.

A vice-ministra da Defesa, Ganna Maliar, afirmou que o recente avanço ucraniano no norte e no sul da cidade permitiu a Kiev "cercar parcialmente" Bakhmut.

Segundo a governante, as tropas ucranianas ainda controlam "algumas instalações industriais e infraestruturas" em Bakhmut, embora a sua situação seja "crítica".

O chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, cujos homens estão na linha da frente em Bakhmut e que foi o primeiro a reivindicar a sua captura, garantiu hoje que a cidade tinha sido tomada "até ao último centímetro" dentro das suas "fronteiras legais".

"Não há um único soldado ucraniano em Bakhmut", disse.

A informação hoje divulgada pelo Ministério do Interior ucraniano anuncia a retirada de dez pessoas, incluindo um adolescente, de Bakhmut.

Ainda segundo o ministério, "a operação de salvamento foi difícil, decorrendo por entre minas e sob fogo dos ocupantes".

"Se o inferno existe, está em Bakhmut", declarou um dos habitantes retirados, citado pelo ministério ucraniano.


Leia Também: Zelensky nega conquista de Bakhmut e compara destruição à de Hiroshima


'Vice' morre no regresso à Rússia. Aterragem de emergência não o salvou ... O responsável chegava de uma viagem oficial a Cuba quando se sentiu mal.

© silupescu/ Twitter

Notícias ao Minuto   21/05/23 

O vice-ministro da Ciência e Educação e do Ensino Superior da Rússia, Petr Alexandrovich Kucherenko, morreu no sábado, de acordo com uma nota partilhada, este domingo, pela tutela.

Segundo a informação disponibilizada, o responsável, que morreu aos 46 anos, sentiu-se mal durante um voo após uma visita oficial em Cuba. 

Segundo a agência Tass, foi realizada uma aterragem de emergência no aeroporto de Mineralnye Vody, já na Rússia, e os médicos embarcaram no avião "de imediato para que manobras de reanimação fossem feitas". Os serviços de saúde explicam ainda que tentaram fazer de tudo, mas não foi possível salvar o responsável.

"Damos as nossas mais profundas condolências à família e amigos de Peter Alexandrovich", diz a nota oficial do ministério da Ciência e do Ensino Superior.

Deixa esposa e um filho, de acordo com as publicações internacionais.

A guerra da Rússia contra a Ucrânia mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Desconhece-se o número de baixas civis e militares no conflito, mas diversas fontes, incluindo as Nações Unidas, têm admitido que será muito elevado.


Leia Também: O novo pacote de ajuda militar dos Estados Unidos à Ucrânia inclui munições adicionais para o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars), anunciou hoje o Pentágono, o Departamento de Defesa norte-americano.

Kyiv anuncia cerco parcial de Bakhmut após anúncio russo de vitória

© Getty Images

POR LUSA  21/05/23 

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, anunciou hoje o cerco parcial de Bakhmut pelas forças de Kiev, depois de a Rússia ter reivindicado a tomada total da cidade do leste da Ucrânia.

"O avanço das nossas tropas para os flancos nos subúrbios, que ainda está a decorrer, torna muito difícil a presença do inimigo em Bakhmut", disse Maliar na rede social Telegram, citada pela agência francesa AFP.

"As nossas tropas cercaram parcialmente a cidade, o que nos dá a oportunidade de destruir o inimigo. É por isso que o inimigo, na parte da cidade que controla, tem de se defender", acrescentou, segundo a agência ucraniana Ukrinform.

A conquista total de Bakhmut foi anunciada, no sábado, pelo chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigojin.

A informação foi confirmada posteriormente pelo Ministério da Defesa da Rússia e saudada pelo Presidente Vladimir Putin.

Já hoje, o Ministério da Defesa da Rússia reafirmou, em comunicado citado pela agência oficial TASS, "a libertação da cidade de Artemovsk", usando o nome russo de Bakhmut.

Em Hiroshima, onde se deslocou para participar na cimeira das sete democracias mais industrializadas (G7), o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, respondeu de forma ambígua a uma pergunta sobre Bakhmut.

Inicialmente, a resposta de Zelensky foi interpretada como uma admissão da perda de Bakhmut, mas o seu porta-voz clarificou posteriormente que o líder ucraniano dissera que achava que a cidade ainda não estava sob controlo total dos russos.

"Para já, Bakhmut existe apenas nos nossos corações. Não há lá nada", acrescentou Zelensky, à saída de um encontro com o homólogo norte-americano, Joe Biden, na cidade do oeste do Japão.

Também o exército ucraniano, na avaliação operacional divulgada hoje, ainda não considera a cidade perdida.

"No eixo de Bakhmut, o inimigo continua as operações ofensivas e os combates pela cidade continuam", disse hoje o estado-maior ucraniano, citado pela agência espanhola Europa Press.

As informações sobre o curso da guerra divulgadas pelas duas partes não podem ser confirmadas de imediato de forma independente.

Situada a 55 quilómetros da capital da região de Donetsk, Bakhmut tinha cerca de 80 mil habitantes antes da guerra iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

Apesar de não ser considerada uma cidade estratégica, a batalha por Bakhmut assumiu uma importância simbólica para ucranianos e russos, que perderam um grande número de soldados em oito meses de combates.

A batalha por Bakhmut tem sido considerada como a mais longa e mais sangrenta da guerra da Rússia contra a Ucrânia, com uma balanço por determinar, à semelhança de todo o conflito.


Leia Também: Bakhmut, a batalha mais longa. Uma cronologia da guerra


Leia Também: O porta-voz do Presidente da Ucrânia negou hoje que Volodymyr Zelensky tenha confirmado a captura da cidade de Bakhmut pelas forças russas, após declarações ambíguas à margem da cimeira do G7 no Japão.

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 ...#eleições2023 ...#HoraTchiga


ELEICÕES 2023 - HORA TCHIGA PA KUMPU GUINÉ (TOMBALI 3º DIA)... NO DIA 4 DE JUNHO, VOTA NO MADEM-G15 PARA GARANTIR O SEU O FUTURO.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu hoje, de forma ambígua, o controlo russo de Bakhmut, mas minimizou a importância estratégica da cidade, onde disse já nada existir.

© Getty Images

POR LUSA   21/05/23 

 Zelensky admite e desvaloriza perda de Bakhmut para as forças russas

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu hoje, de forma ambígua, o controlo russo de Bakhmut, mas minimizou a importância estratégica da cidade, onde disse já nada existir.

"Não me parece", respondeu Zelensky aos jornalistas em Hiroxima, Japão, ao ser questionado sobre se a cidade do leste da Ucrânia ainda estava nas mãos das forças ucranianas.

Em seguida, virando-se para o jornalista que tinha feito a pergunta, acrescentou: "o que tem de compreender é que não lá existe nada, todos os edifícios foram destruídos".

"Para já, Bakhmut existe apenas nos nossos corações. Não há nada. Bem, muitos soldados russos mortos, mas eles vieram por nossa causa", disse ainda, segundo o relato da agência espanhola EFE.

Zelensky viajou para Hiroxima para participar na cimeira do grupo das sete democracias mais desenvolvidas, o G7, e foi questionado sobre Bakhmut à saída de uma reunião bilateral com o homólogo norte-americano, Joe Biden.

O chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigojin, anunciou, no sábado, a conquista total da cidade de Bakhmut.

A informação foi confirmada posteriormente pelo Ministério da Defesa da Rússia e saudada pelo Presidente Vladimir Putin.

Os mercenários do grupo Wagner lideraram as forças russas na batalha por Bakhmut, a mais longa e sangrenta desde a invasão da Ucrânia, em 22 de fevereiro de 2022.

Zelensky agradeceu aos soldados que lutaram contra as tropas russas durante oito meses em Bakhmut.

"Os nossos defensores em Bakhmut fizeram um bom trabalho e, naturalmente, apreciamos o excelente trabalho que realizaram", afirmou.

No início do encontro com Biden, Zelensky disse que a Ucrânia "tem uma posição forte no campo de batalha" e que se mantém a expectativa de que lance em breve uma contraofensiva para retomar as regiões ocupadas pelos russos.

Apesar de ser considerada uma cidade sem valor estratégico, a batalha por Bakhmut assumiu uma importância simbólica para ambos os lados, que perderam um grande número de soldados em oito meses de combates.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares na batalha pelo controlo de Bakhmut, bem como nos 15 meses de guerra na Ucrânia.

Situada a 55 quilómetros da capital da região de Donetsk, a cidade de Bakhmut tinha cerca de 80 mil habitantes antes da guerra.


Leia Também: Presença de Zelensky no G7 é "uma forma de construir a paz", diz Macron

TAIWAN: O Ministério da Defesa de Taiwan detetou esta manhã 24 aeronaves e cinco navios de guerra chineses à volta da ilha, um dia após o G7 ter apelado a uma "resolução pacífica" dos litígios com a China.

© Lusa

POR LUSA   21/05/23 

 Taiwan deteta 24 aeronaves e cinco navios de guerra chineses

O Ministério da Defesa de Taiwan detetou esta manhã 24 aeronaves e cinco navios de guerra chineses à volta da ilha, um dia após o G7 ter apelado a uma "resolução pacífica" dos litígios com a China.

Num comunicado divulgado na rede social Twitter, o ministério disse que 12 dos 24 aviões militares atravessaram, no sudoeste de Taiwan, a linha mediana que separa a ilha da China continental.

O ministério disse que as Forças Armadas taiwanesas acompanharam a situação e responderam com o envio de aeronaves e barcos e com a ativação de sistemas de mísseis terrestres.

Os líderes do G7, bloco que junta Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, mais a União Europeia (UE), apelaram no sábado à China para uma "resolução pacífica" dos litígios com Taiwan, após uma cimeira em Hiroshima, no Japão.

Em resposta, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês criticou os países do G7 por não mostrarem oposição clara ao movimento de independência taiwanês.

"O G7 diz que pretende avançar para um mundo pacífico, estável e próspero. Mas, na realidade, impede a paz mundial, prejudica a estabilidade regional e inibe o desenvolvimento de outros países", afirmou o ministério, segundo o qual "esta abordagem não tem qualquer credibilidade internacional".

Também no sábado, a Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, tinha prometido manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan face às ameaças da China, e defendeu que "a guerra não é uma opção".

Num discurso em Taipé que assinalou sete anos de mandato, Tsai assegurou que Taiwan não adotará atitudes de provocação ou de agressividade em relação à China, mas também não cederá a pressões.

"A guerra não é uma opção e nenhuma das partes pode alterar unilateralmente o 'status quo' de forma não pacífica", disse Tsai.

Tsai afirmou que, desde que assumiu funções, Taiwan tem mostrado ao mundo determinação, mas sem ceder a provocações.

"Perante os ataques civis e as ameaças militares da China, o povo de Taiwan é calmo e não agressivo, racional e não provocador", afirmou.

Taiwan está a preparar-se para as próximas eleições presidenciais em janeiro de 2024.

Tsai, 66 anos, não pode candidatar-se por ter cumprido dois mandatos consecutivos e o vice-presidente, William Lai, será o candidato do Partido Democrático Progressista (PDP, no poder), que tradicionalmente defende a independência.

Lai, 63 anos, tem sido mais franco do que Tsai sobre as aspirações independentistas e afirmou, em janeiro, que considera Taiwan "um país soberano".

Terá como adversário o presidente do município de Nova Taipé, Hou Yu-ih, do partido da oposição Kuomintang, que favorece a aproximação a Pequim.

Hou disse recentemente que se opõe à independência de Taiwan, mas também ao modelo "um país, dois sistemas" utilizado pela China para recuperar Hong Kong e Macau.

Pequim propôs o mesmo modelo para Taiwan, mas a maioria dos taiwaneses rejeitou-o, especialmente depois da repressão chinesa das liberdades políticas em Hong Kong.


Leia Também: Taiwan rejeita guerra como "opção" para resolver relação com Pequim


CAMPANHA: ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2023 - MADEM-G15 EM ZIGUINCHOR-SENEGAL

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

O Centro Cultural em Zinguinchor foi hoje o palco de encontro entre o candidato a primeiro ministro do MADEM-G15, Braima Camará, e a comunidade guineense ali residente. Uma sala carregada de convicção e engajamento manifestou as suas preocupações e foram ouvidos, para que no futuro governo todas as preocupações sejam solucionadas.

Com a promessa de regressar no dia 5 de junho para juntos festejar a vitória, uma vez eleito, contando desde já com o voto massivo de Ziguinchor, o líder fez menção ao programa eleitoral do Movimento para Alternância Democrática G-15, que tem como eixos a melhoria da educação tanto em quantidade como em qualidade, os planos de saúde dignos para os estrangeiros e a fiscalização das taxas aduaneiras, entre outras questões levantadas, que já fazem parte das preocupações dos guineenses. Um governo que irá primar por resgatar a dignidade e qualidade de vida de cada cidadão, onde quer que esteja.

Com as cores do MADEM-G15, a euforia terminou esta grande festa da democracia, rumo à vitória final.

HORA TCHIGA!

Ucrânia: Putin felicita Exército e grupo Wagner pela conquista de Bakhmut

© Reuters

POR LUSA  20/05/23 

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou hoje o Exército e o grupo paramilitar Wagner pela conquista da cidade de Bakhmut, leste da Ucrânia.

Putin também elogiou o apoio fornecido e a cobertura de flancos realizada pelas tropas das Forças Armadas russos aos grupos de assalto do Wagner, e anunciou condecorações para quem "sobressaiu", segundo o serviço de imprensa do Kremlin citado pela cadeia televisiva russa RBK.

Às primeiras horas de domingo (hora local), o ministério da Defesa russo indicou que o exército privado Wagner, com o apoio de tropas russas, assumiu o controlo total da cidade.

O chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigojin, já tinha hoje reivindicado a conquista de Bakhmut pelas forças russas, uma declaração imediatamente desmentida pelo Exército ucraniano.

Na ocasião, as autoridades ucranianas referiram que o combate por Bakhmut prosseguia.

"A situação é crítica. Ao mesmo tempo, [...] os nossos defensores controlam algumas instalações industriais e infraestruturas na área, bem como no setor privado", disse a vice-ministra da Defesa ucraniana, Ganna Maliar, na rede social Telegram.

No entanto, e num comunicado divulgado na madrugada de domingo, as Forças Armadas russas anunciaram que Bakhmut está "totalmente libertada".

Os mercenários do Grupo Wagner têm estado envolvidos na batalha por Bakhmut, a mais longa e sangrenta desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

"A operação de tomada de Bakhmut durou 224 dias [...]. Aqui, só havia Wagner", disse Prigojin, que está em conflito aberto com a hierarquia militar russa.

Prigojin anunciou também que os seus homens vão entregar o controlo de Bakhmut ao exército russo na próxima quinta-feira.

"No dia 25 de maio, vamos vasculhar completamente a cidade, criar posições defensivas e entregá-la aos militares. Pela nossa parte, regressaremos às bases", acrescentou o empresário próximo do Presidente russo, Vladimir Putin.

Ambos os lados sofreram pesadas baixas na batalha de Bakhmut, cuja importância estratégica é contestada.

A Ucrânia afirmou, esta semana, ter recuperado mais de 20 quilómetros quadrados às forças russas a norte e a sul da cidade.

Ao mesmo tempo, reconheceu um avanço dos combatentes do Grupo Wagner na própria cidade, onde apenas restava uma pequena bolsa de resistência ucraniana a oeste.

Os flancos onde os ucranianos dizem ter avançado perto de Bakhmut são ocupados por tropas regulares do exército russo.

Prigojin tem acusado as tropas russas de fugirem das posições na batalha de Bakhmut e o Estado-Maior em Moscovo de não fornecer munições suficientes aos mercenários do Grupo Wagner.

Se confirmada, a captura de Bakhmut daria a Moscovo uma vitória após vários reveses humilhantes.

As informações sobre o curso da guerra divulgadas pelas duas partes não podem ser verificadas de imediato de forma independente.

A guerra da Rússia contra a Ucrânia mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Desconhece-se o número de baixas civis e militares no conflito, mas diversas fontes, incluindo as Nações Unidas, têm admitido que será muito elevado.


Leia Também: Moscovo diz que grupo Wagner e tropas russas controlam totalmente Bakhmut

Líder de APU-PDGB: “HAVERÁ NOVA GERINGONÇA NA GUINÉ-BISSAU PARA FORMAR GOVERNO”

 O DEMOCRATA  20/05/2023 

[Campanha eleitoral] O líder de Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Gomes Nabian, afirmou que nenhum partido ganhará as eleições legislativas de junho com maioria absoluta, por isso haverá nova “geringonça” para formar governo. 

Nabian, que também exerce a função de chefe do governo, fez estas afirmações no comício popular realizado na tarde deste sábado, 20 de maio de 2023, no círculo eleitoral 25, concretamente no bairro “Lala Quema” para apoiar a cabeça de lista dos apuanos naquele círculo, Juelma Cubala

Reconheceu que as eleições vão ser muito renhidas, que nenhuma formação política vencerá com maioria absoluta, tendo frisado que se o seu partido estiver a frente ou merecer a confiança dos guineense para dirigir o país, vai reunir todos os partidos para dialogar e tentar formar uma coligação para formar um governo. 

Acrescentou que se não ganharem as eleições, estarão abertos para negociar com o partido vencedor.

Sobre a situação da campanha de cajú, o chefe de governo explicou que o seu executivo está a trabalhar para encontrar uma solução.

“Temos que passar a mensagem clara sobre a situação da campanha de cajú à nossa população. A situação é conjuntural e como sabem, o mundo não está bem. O governo fez esforços e baixou as taxas como forma de encontrar uma solução para a presente campanha e permitir que os empresários comprem a castanha”, disse.

Revelou que o governo reuniu com os bancos no sentido abrir uma linha de crédito aos empresários a fim de poderem comprar a castanha de cajú, contudo declarou que a situação é conjuntural e que o governo está a fazer tudo para encontrar uma solução.

Nabian disse que o seu partido não está apegado ao poder e que está aberto para trabalhar com outras formações políticas. 

Alertou, neste particular, que é necessário que o governo esteja disponível para coabitar com o Presidente da República, realçando que a APU-PDGB mostrou o exemplo de coabitação com o Presidente da República durante estes três anos. 

Questionado sobre a situação de segurança, respondeu que o executivo que lidera investiu muito dinheiro a nível dos setores da defesa e segurança com o intuito de criar as condições para garantir a segurança aos guineenses.

Por: Assana Sambú

Foto: Marcelo Na Ritche