sábado, 20 de junho de 2020

EMPRESÁRIO ARMANDO CORREIA DIAS “NDINHO” DETIDO EM BISSAU COM “DUAS ARMAS AK E UMA CATANA”

Fonte: Governação na Guiné-Bissau

O empresário guineense e dirigente do PAIGC, Armando Correia Dias vulgo “Ndinho” foi detido na manhã deste sábado em Bissau pela força de segurança e conduzido para o Ministério do Interior, onde se encontra neste momento numa audição.

De acordo com uma fonte credível, Ministério do Interior dispõe de uma informação já há uma semana que dá conta que, há algumas pessoas armadas à ameaçarem algumas pessoas em Bissau, supostamente, sobre disputa de duas maiorias parlamentares e que “Ndinho” terá ligação a esse grupo assustador.

Conforme a informante, “Ndinho” foi preso numa viatura com duas armas de marca Ak e uma arma branca semelhante com uma catana.

A fonte remata que, o ministério do Interior vai dar uma conferência de imprensa sobre o caso, assim que ultimar o processo de auscultação com o empresário.

Na Guiné-Bissau, qualquer cidadão Guineense, que representa um grande ameaça a ordem pública, independentemente de quem ele é, as forças da segurança pública que é defesa nacional deve prender o sujeito mais rápido possível...


Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau

A Liga Guineense dos Direitos do PAIGC agora tem a competência para exigir a liberdade de um cidadão preso, e os outros casos Anteriores, ou sejá a Liga Guineense dos direitos do PAIGC primeiro esperava ter alimentos abjetivas pré-treino fundamental, para depois abrir a Boca Suja!

Agora vamos lá: as Autoridades locais devem juntar as peças quebra cabeça associando assim nesse contexto que afirma presença dos últimos acontecimentos, tais como a torcida cruzeirense agitada do Líder derrotado ontem, e o que levou Prisão do Armando Correia Dias, também empresário guineense e conhecido por N'Dinho, e consequentemente as ameças dos 3 Encapuzados kukas clan.


Se ele não representar perigo e foi raptado eu pessoalmente Condeno com Veemência, e é vice versa se o Ndinho representar um perigo iminente a ordem constitucional, eu apoio o rapto dele para que ele não põe em causa a integridade da pessoa humana.

Por outro lado, não podendo deixar de dar relevo às ciências diferentes riscos e perigos para a segurança nacional, que lhe estão colocar este valor em perspectiva, ele representa o conjunto do peso segundo disse as autoridades.

Outra coisa é:
Agora na Guiné-Bissau, têm grupos de gorilas ladrões bandidos que transformaram em Ku Klux Klan dos Estados Unidos como mostra a imagem na foto em baixo os três encapuzados, dizer que é um vídeo muito sério que as nossas forças de segurança não devem ignorar.

As máscaras não podem ser feitas ou compradas na Guiné-Bissau são sofisticadas e parecem de uma alta corporação da máfia.
----------------‐--------‐--‐------------------------‐--‐--‐-------
Vamos falar sobre a prisão de um cidadão em Bissau, que leva aguns Cachorros Golden Retriver estão a later, é claro que ele merece a proteção da Lei, que deve lhe assistir como cidadão de bem, qualquer cidadão está sujeito a acusações e ficar sob custódia das autoridades institucionais e que brevemente será clarificado, e se isso não acontecer nós como observadores atentos temos por dever e obrigação de denunciar a situação, eu defendo valores.

A sociedade Guineense na sua escala global, em nome dos cidadãos amantes da paz e da Democracia devem exigir explicações imediato da sua detenção, mas também é bom ter clareza de que: todos os traficantes, protegidos por uma organização corrupta e alinhada com os políticos de um determinado partido, não pode ter nenhuma credibilidade e muito menos integridade!



O PAIGC FASCISTA não é uma organização isenta, ela é verdadíssima ligada a corrupção!

A pergunta que alguém pode me fazer é: então quem é que não manda ou tenha autoridade na Guiné-Bissau!?

A) Na Guiné-Bissau nós mandamos!

Na Guiné-Bissau, qualquer cidadão Guineense, que representa um grande ameaça a ordem pública, independentemente de quem ele é, as forças da segurança pública que é defesa nacional deve prender o sujeito mais rápido possível, agora é preciso tomar as medidas a marcas restritivas, que não deviam ser efetivamente tomadas, mas por imperativo de responsabilidade democrática, agora com as Ondas de ameaças subsequentes essas medidas coercitivas duras e severas devem ser tomadas com rigor e prodência para que os Gangues não assustar o povo Soberano, e manter as vidas sub conscritos a proteção constitucional.

Dez de já que foram respeitados os seus direitos fundamentais que a constituição da República garantiu-lhe, até porque esses direitos advêm da própria natureza humana, daí o seu caráter, é civilizada se os seus Direitos Humanos são protegidos e respeitados pelas autoridades competentes do país, a Constituição da República é clara para quem tem visão alargada mais progressista sobre a Lei, e não para os Tolos.

As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm, término do mandato dos seus antecessores, e a posse ocorrerá em primeiro lugar garantir a segurança jurídica institucional para todos sem exceção.

Os vândalos e vassalos amigos de distúrbios sociais devem ser efetivamente reprimidos presos interrogados processados, e depois da sentença penal condenatória transitada em julgados condenados e simplesmente aprisionados.

Como eu disse na frase em cima:
Todos os Gangues Vândalos e Vassalos, que representam perigoso Iminente contra a ordem constitucional democrática estabelecida no país, as autoridades locais competentes tem a legitimidade judicial inequivocamente para reprimir os amigos de distúrbios sociais sem quaisquer sombras de dúvidas ou equívocos podem ser raptados nas vias públicas, é possível neutralizar os seus direitos fundamentais, isso chama-se excludente de ilicitude, uso de monopólio legítimo de força, dez de já que objetivo cuja defender algo de maior relevância, o que significa Distrito senso comum do comportamento regular de Direito.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I'm still learn
about Life!

Nota de Imprensa:

Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé e principais intervenientes no sector educativo concordaram hoje em validar, parcialmente, o ano letivo 2019/2020 nas escolas que reunirem condições apuradas pela comissão técnica criada para o efeito.
O consenso foi alcançado após uma reunião que decorreu hoje sábado 20 de Junho 2020 nas instalações da ENA, ex-CENFA em Bissau.

Para além da avaliação parcial do ano letivo, os intervenientes do sector concordaram ainda em integrar representantes da classe de cada organização parceira do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior na comissão técnica pedagógica criada para verificação das reais situações e condições nas Escolas, como também criar uma equipa de sensibilização sobre como funcionarão as aulas face a covid-19.

As partes propuseram ainda a conclusão do ano letivo 2019/2020 para o período de 13 de Julho a 19 de setembro para as escolas que reunirem condições, e admitir a passagens automáticas das crianças dos infantários e jardins de infância.

As conclusões da reunião do Ministro Jibrilo Baldé, com os principais intervenientes do sector educativo também recomendou que seja privilegiado o espírito de diálogo democrático entre os actores e parceiros do sector do ensino na busca de soluções duradoras às problemáticas do sector para já mais permitir que uma criança veja o ano lectivo inconclusivo.

Foi ainda sublinhada a necessidade de acionar mecanísmos e medidas para facilitar o cumprimento cabal do plano de contingência que o governo aprovou para o sector do educação formação, e ajustar as escolas que vierem a ser seleccionadas para concluir o ano letivo 2019/2020 ao calendário do ano lectivo 2020/202, em todas, observando os 218 dias letivos.

As propostas serão agora levadas para o Conselho de Ministro para a sua aprovação e consequente implementação.

Ex-Ministro da Educação Nacional, Huco Monteiro Assistiu a reunião e não escondeu a sua Satisfação pela forma sabia e democrática como o Ministro Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé tem dirigido o seu pelouro e desejou muita sorte e que esteja longos anos a frente da Educação para mudar, pela positiva, o paradigma do sector.

Tomaram parte neste encontro, Sindicatos do Sector, Associações e confederações Juvenis e Estudantis, Pais e Encarregados de Educação, Proprietários das Escolas privadas, entre outros actores da educação.

Bissau 20 de Junho 2020

Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

FACE A GRAVES AMEAÇAS QUE TÊM VINDO AO PÚBLICO CONTRA DEPUTADOS DA NAÇÃO O GOVERNO APELA A CALMA E SERENIDADE




Joaquim Batista Correia

Federação de Futebol da Guiné-Bissau, FFGB realiza Assebleia-geral eletiva a 25 de Julho.


A decisão foi tomada hoje por 41 clubes e associações durante o congresso extraordinário que elegeu o Presidente do FC Lagartos de Bambadinca, Lino Lopes, como Presidente da Comissão Eleitoral.

Após aprovação do Relatório de Contas-2019, o Presidente Manuel I. L. Nascimento diz estar confiante na vitória para o terceiro mandato.


Fonte: Aliu Cande

Ouçam conferência de imprensa de MADEM G15.

Domingos Simões Pereira - Deputado da Nação pelo PAIGC, Wasna Papai Danfa denuncia tentativa de prova forjada por policiais que sequestraram N’Dinho. Armas seriam usadas para incrimina-lo e como instrumento de falsa acusação que está a ser tramada pelos ..... no poder.


Foto: Bambaram Di Padida
Video: dsimoespereira.paigc

Leia Também: 

Por Francisco Jose Gomes Fernandes

Bom, contra factos..... essas armas militares alegadamente foram encontrados no carro aonde seguia o cidadão Armando Correia Dias (Ndinho) um empresário de sucesso na Guiné-Bissau e alto dirigente do partido libertador.


Recorde-se que num passado recente, esse mesmo empresário numa entrevista concedida ao blogger e simpatizante fanático do partido libertador, Gervasio Silva Lopes fez ameaças à integridade física de várias figuras do estado da Guiné-Bissau ( passado e presente). Ele inclusive insultou o atual presidente da República da Guiné-Bissau, que na altura era um dos candidatos presidenciais, ele insultou o General Antonio Indjai, um combatente da liberdade da pátria, mas com isso tudo eu não quero dizer nada, até porque um homem é inocente até prova ao contrário.

Mas recentemente, devido à uma dúvida em relação à quem detém a maioria na ANP, alguns deputados do partido libertador foram ameaçados de violência física e morte por parte de indivíduos auto-intitulados de facção armada do partido libertador, no decorrer das investigações o senhor Correia Dias foi apanhado com esse arsenal militar no carro em que seguia, põe se a questão; a quem pertence essas armas? A pessoa tem licença de posse de armamento militar? Para que iriam servir essas armas de Guerra?

As informações que temos é de que esse senhor está preso preventivamente, que a justiça funcione de uma vez por todas neste País, se os trâmites legais foram seguidos à letra, a verdade virá ao de cima. Que as pessoas fiquem a saber que isto não tem nada a ver com políticas, mas sim o dever de proteção do estado e das populações, os agentes do ministério do interior e a posteriori o ministério público tem de ser deixados fazerem o seu trabalho na perfeita paz, quem não deve não teme!


A República das Bananas Acabou!

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - A MINHA CONVERSA COM N’DINHO ASSIM FALA O HOMEM - Gervasio Silva Lopes - Domingo, 22 de dezembro de 2019

Fonte: LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Detenção abusiva!

A LGDH recebeu as denúncias da detenção do Sr. Armando Correia vulgarmente conhecido por Ndinho, por agentes do Ministério do Interior, nas periferias desta instituição.

Segundo as informações que a organização teve acesso, o Sr. Ndinho foi detido sem nenhum mandado, muito menos uma notificação prévia para o efeito.

A LGDH condena a forma ilegal e arbitrária como foi efetuada esta detenção e exige a sua libertação imediata.

A organização exorta ao Ministério do Interior, no sentido de abster de práticas de atos ilegais e abusivos, adequando a conduta dos seus agentes no estrito cumprimento da lei.

Armando Dias, do comité central do PAIGC, detido hoje em Bissau

O membro do comité central do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Armando Correia Dias foi hoje detido em Bissau, disse à Lusa fonte daquela formação política da Guiné-Bissau.

Armando Correia Dias, também empresário guineense e conhecido por N’Dinho, foi detido quando circulava numa viatura, como passageiro, onde seguiam ainda o deputado do PAIGC Wasna Papai Danfa e uma outra pessoa.

Segundo a fonte, Armando Correia Dias está detido na segunda esquadra em Bissau.

Numa mensagem divulgada na rede social Facebook, o PAIGC questiona se a “comunidade internacional é cúmplice ou patrocinadora de sequestros e torturas”. “O empresário Armando Correia Dias pode ser assassinado se algo não for feito para impedir uma tragédia anunciada. Estejamos todos vigilantes”, acrescenta a mensagem.

O advogado guineense Suleimane Cassamá, que representa Armando Dias, disse hoje que o seu cliente foi “sequestrado” pelo Ministério do Interior. “Depois das primeiras diligências feitas constatamos que na verdade há um plano premeditado para o sequestro de N’Dinho”, afirmou o advogado, em declarações aos jornalistas.

“Ele está sequestrado pelo Ministério do Interior. Não há notificação, não há mandado, nada”, disse Suleimane Cassamá, acrescentando que não consegue falar com o seu cliente. Diz ter sido informado de que as entradas na segunda esquadra estão proibidas e o acesso está vedado.

“A lei obriga a dar acesso aos advogados em relação aos seus constituintes”, salientou.

Nestas declarações à imprensa, ao lado do advogado, estava também o deputado do PAIGC Wasna Papai Danfa, que acompanhava Armando Dias Correia quando este foi levado por elementos da Polícia de Intervenção Rápida (PIR).

“Quando estávamos a passar junto à PIR veio um carro de marca Mercedes que nos intercetou”, disse aos jornalistas. Segundo o deputado, o homem da viatura foi falar com os agentes da PIR, que se aproximaram do carro onde seguia com Armando Dias Correia e outro membro do PAIGC e os mandaram sair.

Wasna Papai Danfa disse que se identificou como deputado e que os agentes tentaram meter no carro uma mala com armas.

“Eles começaram a dizer que as armas eram nossas, meteram as armas no carro”, explicou o deputado, questionando qual a razão por só Armando Dias Correia ser levado pela PIR.

Wasna Papai Danfa disse que os três iam buscar um outro deputado do PAIGC, que estava com medo de sair de casa para participar nas jornadas parlamentares do partido.

Segundo o deputado guineense, o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, está a tentar contactar com o ministro do Interior, Botche Candé, para saber o que se passa.

In plataformamedia.com

Leia Também: 

Empresário, Armando Correia Dias, membro do Comité Central do Paigc encontra-se detido no Ministério do Interior. Assim denunciou o deputado Wasna Papai Danfa, acompanhado pelo advogado Suleimane Cassama.


COVID-19 - Mortos em África sobem para 7.693 em mais de 286 mil casos

O continente africano registou, nas últimas 24 horas, mais 298 mortos, elevando o total para 7.693, em mais de 286 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados subiu de 275.327 para 286.141, mais 10.814 que na sexta-feira.

O número de recuperados é hoje de 132.412, mais 7.096.

A África Austral lidera em número de casos (91.845) e conta 1.871 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais casos em todo o continente (87.815) e que regista 1.831 vítimas mortais.

O Norte de África continua a contabilizar o maior número de mortes (3.210), em 77.207 infeções.

A África Ocidental conta 1.076 mortos em 59.120 infetados, a África Oriental regista 915 vítimas mortais e 29.976 casos, enquanto na África Central há 621 mortos em 27.993 infeções.

O Egito superou hoje a barreira dos dois mil mortos (2.017) e conta 52.211 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 825 vítimas mortais e 11.504 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 487 mortos e 19.147 infetados, e o Gana, com 70 mortes em 13.203 infeções.

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.541 casos e 17 vítimas mortais.

Cabo Verde tem 848 infeções e oito mortos e São Tomé e Príncipe contabiliza 693 casos e 12 mortos.

Moçambique conta 668 doentes infetados e quatro mortos e Angola tem 172 casos confirmados de covid-19 e oito mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), regista 1.664 casos e 32 mortos, de acordo com o último relatório do Governo daquele país.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 456 mil mortos e infetou mais de 8,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

In LUSA

Guiné-Bissau: Detido agente de viagens por falsificação de certificados de testes

A Polícia Judiciária guineense deteve um agente de viagens em Bissau por alegada falsificação de certificados de testes de infeção por covid-19 para permitir aos passageiros viajarem para a Europa, anunciou a corporação.


Por imposição das autoridades guineenses e no âmbito das medidas de estado de emergência sanitária, o passageiro que pretende viajar para a Europa a partir da Guiné-Bissau tem de apresentar um certificado a atestar que não está infetado com a covid-19, bem como os que pretendem entrar na Guiné-Bissau.

O homem, um cidadão estrangeiro dono de uma agência de viagens, encontra-se detido nas celas da PJ em Bissau e na segunda-feira deverá ser presente ao Ministério Público, refere a nota divulgada à imprensa.

Algumas agências de viagens na Guiné-Bissau têm efetuado voos fretados de e para Portugal nos últimos dias e a questão de certificados de testes da covid-19 tem sido motivo de discussão entre os passageiros e as autoridades aeroportuárias.

Em várias situações, alguns passageiros foram impedidos de embarcar por não apresentarem certificados válidos.

A PJ acredita que muitos certificados de testes da covid-19 estão a ser falsificados, daí ter desencadeado uma operação de averiguação, assinalou a fonte da corporação.

In LUSA

Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam faz balanço de 100 dias de Governação

SINDICATOS DE CONTRIBUIÇÃO E IMPOSTOS EXIGEM TRANSPARÊNCIA NA NOMEAÇÃO DE DIRETORES

19/06/2020 / Jornal Odemocrata 

Os dois Sindicatos dos Serviços de Contribuição e Impostos exigem esta sexta-feira, 19 de Junho de 2020, maior transparência na nomeação de diretores  e chefes de repartições e aconselham que o processo seja com base na legalidade democrática, sobretudo devem ser sindicalistas de carreira.

A exigência foi tornada pública em conferência de imprensa por Karim Mané, presidente do sindicato democrático dos funcionários dos Impostos, na qual os dois sindicatos acusam a direção-geral de Contribuições e Impostos de recrutar pessoas sem vínculo com o Estado e de cometer um “conjunto de anomalias” diariamente na direção-geral de Contribuição e Impostos, uma instituição tutelada pelo Ministério das Finanças.

Karim Mané avisa, por isso, que não vão permitir, de forma nenhuma, que se recrutam quadros de outras instituições para os serviços de Contribuição e Impostos.

“As nomeações que são feitas não correspondem à realidade, tendo em conta que são nomeações inadmissíveis, inaceitável e inconcebíveis, visto que não têm enquadramento legal”, criticou, lembrando que por norma, elas são feitas em função da carreira sindical, por isso exigiram a revogação do despacho que nomeou os últimos diretores-gerais e chefes de repartições daquela instituição.

Embora tenha admitido ter consciência e estar preocupado com o estado de emergência decretado na sequência do novo Coronavírus, o sindicalista referiu que o que se está a passar na direção-geral de Contribuição e Impostos “ultrapassa tudo o que é aceitável”, revelando que, apesar de estado de emergência em vigor, os atuais diretores de Contribuição e Impostoscontinuam a violar os procedimento, facilitando a entrada de pessoas ilegalmente e a cometer “atrocidades”.

“Todos os dias, guias de marcha de pessoas sem vínculo com o Estado são entregues aos novos funcionários e sem mínima responsabilidade, assumem funções de responsabilidade dentro dos serviços da direção dos Imposto. O mais grave é que todos os quadros técnicos foram substituídos”, criticou Karim Mané.

De acordo com Karim Mane, o estatuto orgânico daquela instituição prevê que o número de funcionários deve ser de 411, mas dada a atual situação houve uma aberração e o número subiu para quase 600 funcionários.

“Porém, apesar dessa violação, continuam a contratar pessoas de forma aleatória”, insistiu.

Por: Carolina Djemé

Guiné-Bissau: MILITANTES DE PAIGC MASCARADOS PROFERINDO AMEAÇAS AOS DEPUTADOS DO PARTIDO

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló - Viagem de trabalho à Ancara/ Turquia a convite do Presidente da Turquia - Recep Tayyip ERDOGÃN.

NO COMMENT - O vídeo fala por si